3 minute read

A realidade da Trindade

“Pois os que dão testemunho são três: O Espírito, a água e o sangue; e os três concordam entre si” (I Jo 5.8).

O termo trindade não se encontra na Bíblia, entretanto, a realidade da trindade se faz presente nos dois Testamentos. Isto é, Deus é um só, subsiste em três pessoas: O Pai, o Filho e o Espírito Santo. São três pessoas distintas, porém da mesma substância. Assim o Pai, o Filho e o Espírito Santo são três pessoas coiguais e coeternas, têm a mesma essência, os mesmos atribu- tos, o mesmo poder. O texto a seguir, de Gênesis 1.1-2, expressa essa verdade: O Pai é o Deus Criador de todas as coisas. “No princípio, Deus criou os céus e a terra. A terra era sem forma e vazia, e havia trevas sobre a face do abismo, mas o Espírito de Deus pairava sobre a face das águas”.

Advertisement

O Filho, Jesus, é o Deus Salvador, o Verbo Eterno que se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e poder, para salvar o pecador, conforme João 1.1-3: “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez”. E, ainda, Isaías 12.1-2, que diz: “Eis que Deus é a minha salvação; nele confiarei, e não temerei, porque o SENHOR DEUS é a minha força e o meu cântico, e se tornou a minha salvação”.

O Espírito Santo é o Deus Consolador, Aquele que veio habitar entre nós para sempre: “E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre” (Jo 14.16).

Então, o Pai não é o Filho, nem o Filho é o Pai. O Espírito Santo não é o Pai, nem o Filho. Os três são pessoas coiguais, e coeternas, consubstanciais, têm a mesma essência.

Eis aí a realidade da Trindade. A verdade é que, para entender, faz-se necessário crer. Como tantas outras realidades transcendentais são entendidas pela fé, como, por exemplo, a criação do mundo. “Pela fé entendemos que os mundos pela palavra de Deus foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente.” (Hebreus 11.3). Em suma, a Trindade é um SÓ DEUS em três PESSOAS. Assim, podemos perceber e entender a presença da Trindade na Bíblia - Na criação: Gênesis 1.26; no batismo de Jesus: Lucas 3:21-22; na Igreja: II Coríntios 13.14.  n

Rubin Slobodticov pastor, colaborador de OJB

Dia 28 de fevereiro é lembrado como o Dia Mundial das Doenças Raras.

O mundo padece porque as pessoas são acometidas de doenças que as incapacitam ou limitam suas atividades. Doenças raras podem ser as degenerativas ou proliferativas, isto é, podem gradualmente comprometer funções vitais, como a Doença de Alzheimer e o Diabetes, ou as que se espalham com rapidez, como por contágio.

A ciência médica de alcance popular afirma que são conhecidas cerca de seis a oito mil tipos de doenças raras. Elas levam a óbito cerca de 30% de seus pacientes que morrem antes dos cinco anos de idade; 75% dessas doenças afetam crianças; 80% delas tem origem genética. Quase sempre as raras se manifestam por infecções bacterianas, causas virais, alérgicas e ambientais.

Assim, pois, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), Doença Rara é a doença que afeta até 65 pessoas em cada 100 mil indivíduos, ou seja, 1,3 para cada 2 mil pessoas. Para ter uma ideia: na União Europeia estima-se que 24 a 36 milhões de pessoas têm doenças raras, e no Brasil 13 milhões de pessoas, assegura a pesquisa da Interfarma, de reconhecimento público. E mais: no Brasil, cerca de 240 serviços oferecem ações de assistência e diagnóstico para tipos de doenças, e por serem raras são, na maioria das vezes, diagnosticadas tardiamente.

Doenças raras geralmente são crônicas, progressivas, degenerativas e trazem risco de morte. Para elas, não existe cura eficaz, a não ser medicamentos para tratar os sintomas; elas afetam diretamente a qualidade de vida das pessoas fazendo-as perder a autonomia para as atividades normais. Só para citar, eis algumas delas: (1) Doença de Gaucher: genética e hereditária, essa doença causa alterações no fígado e no baço; (2) Hemofilia: é um distúrbio genético que afeta a coagulação do sangue; (3) Acromegalia: é uma doença grave que provoca aumento das mãos e dos pés e de outros tecidos moles do organismo como o na-