1 minute read

Jejum

O assunto jejum é muito debatido atualmente. Alguns ensinam que a prática do jejum não é mais necessária; outros afirmam que não é necessário. Em Mateus 6.16-18 explica que não devemos jejuar e tocar trombeta. Alguns hipócritas, na época de Jesus, mostravam-se contristados, desfiguravam o rosto porque queriam ser vistos pelos homens. Jesus disse que esse tipo de gente já recebeu a sua recompensa.

A forma certa de jejuar é de forma secreta, no particular. O objetivo é não ser visto pelos homens, pois é Deus quem recompensa. Mateus 9.14-17 mostra os discípulos de João que vieram questionar Jesus, porque os Seus discípulos não jejuavam como eles. Cristo disse que Seus discípulos não precisavam jejuar enquanto o noivo estava presente.

Advertisement

Nesse texto, Ele explica que remendo de pano novo em veste velha, vinho novo em odres velhos não dá certo. Jesus veio para romper com o sistema religioso da época, um sistema que não seguia os princípios das Escrituras Sagradas. Era necessário afirmar que Ele veio trazer alegria e mudança, pois o sistema religioso da época trazia tristeza e continuidade das tradições.

O jejum bíblico que agrada a Deus é aquele que entende o propósito da vinda de Jesus a este mundo e muda o cidadão. A pessoa não continuará mais a mesma, ela irá viver um cristianismo autêntico.

Não é o jejum o mais importante, e, sim, a pessoa de Jesus. Que Ele seja sempre o centro da sua vida e mude o que precisa ser mudado para a honra e glória de Deus. n