1 minute read

História cíclica ou linear?

Pr. Julio Oliveira Sanches

O professor de História da Filosofia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) tentou, por várias aulas, levar os alunos a aceitar a Teoria de que a História da humanidade é cíclica. Ela se repete com o correr do tempo. Embora os personagens não sejam os mesmos e a época também não, há uma semelhança nos resultados que nos induzem a crer que a história se repete ao longo das eras. Firmado em fragmentos dos grandes filósofos da Grécia antiga, o Mestre tentava enfatizar que a história é cíclica. A posição do professor e suas justificativas me incomodavam.

Advertisement

Resolvi reagir. Disse-lhe e à classe que cria que a história humana é linear. Tem um ponto de partida e caminha para o seu zênite. Democrata que era, o professor disse-me que a próxima aula seria ministrada pelo aluno “rebelde” as suas posições. A classe vibrou e mostrou-se entusiasmada em ver a derrota do aluno. Aguardava com ansiedade o embate entre o aluno e professor.

Preparei o conteúdo da aula, firmado no que a Bíblia relata da história. Prevalece linha histórica no agir divino entre o aparecimento do homem no jardim do Éden e o apocalipse da humanidade. Não há acasos na história humana. Os fatos não se repetem. Os personagens são outros, embora atuem de modo semelhante, sob a influência da natureza pecaminosa, que a todos domina. Quando alguém diz: “eu já vi essa história”, não significa que a história antiga está sendo reescrita, mas que o homem é sempre o mesmo quando contaminado por sua natureza depravada. Os grandes loucos que marcaram e continuam marcando presença na história humana, têm em comum apenas a verdade, construir nova Babel e ser igual a Deus. Satanás inoculou no coração humano o grande objetivo de sua ação; levar o ser