Jornal do Baixo Guadiana_Edição Março 2011

Page 11

JORNAL DO BAIXO GUADIANA | MARÇO 2011 |

11

LO CAL  Violência Doméstica vai ser debatida em Março

Tertúlia JBG com CPCJ aborda violência doméstica As tertúlias do «Jornal do Baixo Guadiana» continuam no território e em Março a Comissão de Protecção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Vila Real de Santo António junta-se ao mensário para falar sobre violência doméstica. A violência doméstica vai ser mote para a próxima tertúlia do JBG. Vai acontecer a 11 de Março às 17h30 na biblioteca municipal «Vicente Campinas», em Vila Real de Santo António. O tema surge de um repto lançado pela CPCJ vilarealense, presidido pela psicóloga Sílvia Cardoso, e representa a vontade de partilhar o tema com a comunidade local através da informalidade e proximidade que

caracterizam as tertúlias. A CPCJ de Vila Real de Santo António, tem como principal função ajudar as famílias, em particular as crianças e jovens do concelho e os responsáveis nesta entidade acreditam que ao realizarem uma tertúlia para debater os temas que “dizem respeito a toda a comunidade” poderão estar mais perto da população e de contributos para ajudar a minizar, neste caso, os problemas de violência doméstica.

Entrada livre As tertúlias do Jornal do Baixo Guadiana são já um encontro regular, mensal, no território. O objectivo tem sido proporcionar as tertúlias em Alcoutim, Castro Marim e VRSA e estar perto da população com temas que lhes despertem o interesse. A iniciativa tem o alto-patrocínio da Rede de Bibliotecas do Baixo Guadiana – que inclui bibliotecas escolares e municipais.

Regimento de Infantaria alia-se ao município de Castro Marim na divulgação histórica O Regimento de Infantaria nº 1 de Tavira, em estreita colaboração com a Câmara Municipal, está a promover um Ciclo de Exposições do Instituto Geográfico Português do Exército (IGeoE), na vila de Castro Marim, que decorre desde Fevereiro até Abril. O ciclo temático inaugurou com a exposição «Operações Militares no Norte de Portugal durante as invasões Francesas». A primeira das três exposições, que esteve patente em Fevereiro, integrou as comemorações do bicentenário da Guerra Peninsular realizadas pelo Exército Português e retrata as efemérides ocorridas no período da segunda Invasão Francesa, entre Fevereiro e Maio de 1809.

ções do Instituto Geográfico Português do Exército Português em Castro Marim, vai estar patente ao público, durante o mês de Abril no Revelim de Santo António, «Cursos e Percursos para o Mar Oceano». “Esta iniciativa do Regimento

de Infantaria é um testemunho da maior importância para um melhor conhecimento do país do ponto de vista cartográfico e militar, mas também a sua acção na estratégia militar, durante as invasões Francesas”, reconhece a autarquia em comunicado.

Delimitações de fronteira «Finis Portugalliae» é a segunda mostra do IGeoE que aborda acontecimentos determinantes na delimitação da fronteira terrestre e os conflitos inerentes, divulgando o trabalho, a nível da cartografia e da arquitectura militar, em Portugal. Estará visitável, no Centro de Interpretação do Território do Revelim de Santo António, durante o mês de Março, diariamente, entre as 10h e às 19h. A encerrar o ciclo de exposi-

Castro Marim recebe ciclo de exposições até Abril

Tertúlias do JBG percorrem mensalmente o território há cerca de um ano com temas de interesse geral

pub


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.