3 minute read

Consolidação de um polo do ensino

OVale do Taquari experimenta um notável crescimento populacional e de desenvolvimento econômico e social. Em meio a essa prosperidade, destacam-se setores, como a saúde, a indústria e, o mais recente, o turismo.

Segmentos que têm no alicerce os princípios da educação.

As instituições já consolidadas e tradicionais oferecem desde a formação básica, ao ensino superior e de especialização. Um trabalho feito por várias mãos e que reflete no preparo dos profissionais do futuro. Área vital para assegurar o crescimento de um Vale repleto de oportunidades.

NaturaldeEncantado,a professoraCarmenMaria Pretto,70,ajudouna formaçãodegeraçõesde alunosdaregião.Comseu carismaededicação,também marcouavidadoscolegasde pro ssãonasescolasonde lecionou.Hoje,aposentada, guardaosmomentos marcanteserelembra históriasquevivenciou.A trajetóriadelatambémfoi reconhecidapeloColégio SinodalConventoscom umahomenagemnos últimosmeses

Sem se limitar ao olhar do setor público, também é notável o engajamento de organizações do setor privado que fazem toda a diferença. Há um mês, o Colégio Evangélico Alberto Torres (Ceat) apresentou o projeto do seu novo complexo e obras de interligação entre unidades, visando aprimorar ainda mais o ensino.

Agora, é o Colégio Madre Bárbara, da Rede ICM, que revela a expansão de sua unidade, demonstrando o quanto é essencial estar em constante evolução e aperfeiçoamento. Esses exemplos ressaltam a importância de acompanhar o progresso da sociedade, uma vez que o processo de ensino exige cada vez mais uma atenção e investimentos coletivos.

Filiado à

Fundado em 1º de julho de 2002 | Vale do Taquari - Lajeado - RS

Av. Benjamin Constant, 1034, Centro, Lajeado/RS grupoahora.net.br / CEP 95900-104

FAÇA

Sua

ASSINATURA 51 3710-4200

Editor-chefe da Central de Jornalismo: Felipe Neitzke

Contatos eletrônicos: assinaturas@grupoahora.net.br comercial@grupoahora.net.br faturamento@grupoahora.net.br financeiro@grupoahora.net.br centraldejornalismo@grupoahora.net.br atendimento@grupoahora.net.br

Os artigos e colunas publicados não traduzem necessariamente a opinião do jornal e são de inteira responsabilidade de seus autores.

Impressão Zero Hora Gráfica

Diretor Executivo: Adair Weiss

Diretor de Mercado e Estratégia: Fernando Weiss

Diretor de Conteúdo

Editorial: Rodrigo Martini

O que a levou escolher Letras?

Na verdade não foi, inicialmente, uma escolha. Sou filha de pais humildes, honestos, de bom caráter e que tiveram muito trabalho para criar os seis filhos. Quando viemos morar em Lajeado, passei por vários empregos. Queria muito fazer uma graduação. Lajeado tinha, na época, poucas opções de cursos na Fates (hoje Univates). Decidi cursar Letras e logo percebi que acertei na escolha. Cada dia me apaixonava mais pelo curso.

O que significa lecionar para você?

Lecionar foi minha vida. Me aposentei no fim de 2022. Durante minha trajetória como educadora, trabalhei em várias escolas de Lajeado, mas os últimos anos foram no Colégio Sinodal Conventos, onde permaneci até minha aposentadoria. Todas foram muito importantes para mim, e tenho saudades de todos meus queridos alunos, de todas as escolas que passei. Trabalhei como professora por quatro décadas. Compartilhar meu conhecimento com os educandos, para o aprimoramento e o crescimento pessoal e coletivo foi gratificante.

Como está sendo ficar longe da sala de aula?

Ficar longe do que amo, inicialmente foi difícil. Senti, e sinto, muita saudade das conversas com os colegas, dos funcionários e, principalmente, dos alunos. Uma coisa é certa: quero continuar fazendo parte do colégio, nas festas, eventos, continuar mantendo laços. Agora é trilhar novos caminhos, novas aventuras. Quero viajar mais, ler mais, mais caminhadas, conhecer lugares novos, enfim, novos desafios.

Há alguma história marcante na sua trajetória como educadora?

Tenho várias, difícil escolher. Mas são grandes recordações das viagens de estudos, dos piqueniques das escolas, dos aniversários, das formaturas.... Enfim, muitas lembranças boas. Mas posso citar a mais recente, que foi ser homenageada pelo colégio Sinodal. Me emocionou muito. Depois de 40 anos, ser valorizada pela minha trajetória, por ter feito parte dessa “família”, foi muito bom. Só tenho gratidão.

Tinha noção do quão querida você era e ainda é?

Quando realizamos nosso trabalho com amor e dedicação, certamente colhemos bons frutos. Fico realizada quando encontro ex-alunos e me mostram seus filhos, ou que fico sabendo que se tornaram profissionais bem sucedidos, tenho a certeza que as conversas, os compartilhamentos, respeito, se frutificaram. Como disse uma ex-aluna: “as sementinhas plantadas em cada coração, deram bons frutos”. É um presente ter esse carinho. Estamos em tempos difíceis, e a profissão de educadora está cada vez mais rara, pois há outras atividades que atraem mais que a sala de aula. Mais uma razão de termos professores cada vez mais criativos na aprendizagem das crianças.

Foi Not Cia

Programa Escola em Tempo Integral é instituído

O presidente Lula sancionou ontem, 31, a lei que institui o Programa Escola em Tempo Integral nas instituições de ensino básico. O programa prevê investimento de R$ 4 bilhões para auxiliar no número de matrículas. Escolas em tempo integral possuem jornadas de 35 horas semanais.

Mortes

A Secretaria de Saúde do RS conrmou a 20ª morte por meningite bacteriana. Aumento de 25% em relação ao mesmo período de 2022. Casos con rmados também apresentaram alta. Os índices alertam a população para cuidados e prevenções. A rede pública disponibiliza vacinas.

Salas

O Ministério da Saúde comunicou ontem, 31, que pretende implantar salas de amamentação em Unidades Básicas de Saúde (UBS).

A ideia é facilitar a amamentação materna e apoiar mães no trabalho fora de casa, principalmente para quem não têm vínculo empregatício formal.

Realização

This article is from: