1 minute read

Parceria viabiliza a instalação de câmeras em área de lazer

Governo

Gabriel Santos gabriel@grupoahora.net.br

Arroio Do Meio

Com o objetivo de garantir mais segurança e facilidade na identificação de crimes, o governo municipal pretende concluir neste segundo semestre de 2023, uma parceria público privada para a instalação de três novos pontos de monitoramento na área de lazer Pérola do Vale.

A informação foi confirmada pelo secretário da Fazenda, Valdecir Leandro Crecêncio. Além disso, o governo também deve alterar o sistema de captação e em uma sala no centro administrativo, disponibilizar a gravação em arquivos das imagens.

Hoje, por meio do programa

De Olho na Praça, são seis câmeras de monitoramento. Elas estão instaladas, na área de Lazer, Rua de Eventos, esquina da Rua Monsenhor Seger e João Carlos Machado. Todas as imagens são transmitidas ao vivo e disponibilizadas pela prefeitura. “Com um novo sistema, teremos a gravação e disponibilização dessa imagem para as forças de segurança”.

Além das câmeras administradas pelo governo municipal, a cidade conta também com outros quatro pontos de monitoramento, onde as imagens captadas de oito câmeras são espalhadas em tempo real no quartel da Brigada Militar. O comando considera que no município seriam necessários 15 pontos de monitoramento, semelhante ao que ocorre em Cruzeiro do Sul.

Atualmente as imagens são captadas em quatro pontos, na saída da Ponte de Ferro, Presídio Estadual da Bela Vista, trevo da ERS130 e no trevo do bairro Aimoré.

Paralelo ao anúncio de investimentos no monitoramento, o município teve a confirmação da Secretaria Pública do Estado de aumento no efetivo da Polícia Civil, que nos próximos dias deve receber um novo servidor efetivo.

A equipe é formada por dois policiais, um inspetor, três estagiários e chefiada pela delegada Dieli Caumo Stobbe que também é responsável pela delegacia de Cruzeiro do Sul.

O aumento de servidores era uma reivindicação antiga dos líderes e foi reforçada em uma audiência no dia 29 de junho com o secretário adjunto de Segurança Pública do Estado, Mario Ikeda.

Sequência de crimes

A reivindicação por mais câmeras de segurança é tema recorrente na Câmara de Vereadores. O assunto ganhou força na última semana após a sequência de crimes. Na última semana a Brigada Militar prendeu três homens suspeitos por furtos qualificados em estabelecimentos comerciais.

Além disso, um arrombamento seguido de furto foi registrado na quarta-feira, 26. Conforme a BM, o crime ocorreu em um estabelecimento na rua Doutor João Carlos Machado.

This article is from: