
4 minute read
Governo adota medidas de controle de despesas
from A Hora – 01/08/2023
Executivo
não essenciais, bem como realização de cursos e capacitações
Teut Nia
Ordem de serviço publicada na terça-feira da semana passada, 25, determina medidas por parte da administração municipal para contenção de gastos. Conforme o documento, as providências são necessárias diante da queda de arrecadação e já estão em vigor. A previsão é mantê-las até o fechamento do exercício 2023.
CONFIRA AS MEDIDAS:
- Fica vedada a prestação de serviço extraordinário, com exceção dos serviços essenciais, situação de emergência ou calamidade pública, com prévia autorização do secretário municipal.
Governo local aciona órgãos ligados ao setor das telecomunicações para solicitar conserto de rede
Alexandre Miorim alexandre@grupoahora.net.br
Po O Das Antas
Aadministração municipal tenta resolver o problema de telefonia fixa causado há mais de um mês pelo rompimento de cabos na localidade de Boa Vista. São mais de 20 residências impactadas, entre famílias, empreendimentos e instituições. O serviço é de responsabilidade da empresa Oi, que está em recuperação judicial desde 2016.
O acidente aconteceu em 29 de junho, causado pela passagem de um caminhão. Segundo moradores, os cabos estavam baixos e foram rompidos quando o veículo passou.
A primeira previsão para o conserto por parte da Oi foi 17 de julho, o que não se confirmou. Conforme o secretário de Administração, Indústria e Comércio, Jair Schneider, o Executivo buscou uma série de órgãos vinculados ao setor de comunicações, mas ainda não obteve retorno de quando o serviço será restaurado.
Além da empresa, contatos e protocolos já foram feitos com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul (Agergs) e Empresa Brasileira de Telecomunicações (Embratel).
A empresa TIM, que assumiu base de clientes da Oi Móvel na área do Vale do Taquari também foi acionada.
De acordo com Schneider, Boa Vista consiste em uma localidade bastante importante em termos população e economia, que está prejudicada pelo problema de comunicação.
São pelo menos seis empresas, além da Escola Estadual Valentim
Problema de telefonia impacta pelo menos 20 residências na localidade de Boa Vista
Schneider e famílias sem o serviço em suas casas. Entre os negócios afetados, estão a Metalbovi Estruturas Metálicas, Esquadrias Boa Vista, Mercado Boa Vista, as serrarias Dilli e Ludwig e as empresas de transporte Transbaron e Ludwig.
Ainda que o governo tenha implantado uma rede de fibra óptica em todo o território municipal, a telefonia fixa ainda é bastante utilizada pela comunidade local.

Casos de furto
De forma a agravar o cenário, os cabos que estavam rompidos foram furtados. Alguns dias depois, segundo o secretário, em pelo menos outras duas ocasiões, mais furtos foram registrados também em locais em que não havia danos na rede. “É uma situação nova para nós”, comenta Schneider.
Entre as normas, estão cortes de diárias e serviços extraordinários, exceto para situações de emergência ou calamidade e para serviços essenciais, desde que com prévia autorização do secretário da área.
Também está vedada a realização de cursos e capacitações. Ainda está determinada a redução de horas-máquina terceirizadas, serviços de “papapoda” e recolhimento de mobiliário.
A ordem de serviço é assinada pela prefeita em exercício, Aline Röhrig Kohl, e considera a “queda da arrecadação e a necessidade de manutenção do equilíbrio das finanças públicas do município.
Contatado pela reportagem, o governo comunica que a referida queda é relacionada à previsão orçamentária. Trata-se de uma estratégia de planejamento e prevenção.
“Isso ocorre, em grande parte, em função da redução do ICMS do combustível, que neste ano, está impactando sobre os 12 meses, assim como o Fundeb, que está diretamente ligado”, informa o Executivo em nota.
- Ficam vedadas as solicitações de diárias dentro do RS, com exceção dos serviços essenciais, desde que com prévia autorização do secretário municipal.
- Fica determinada a redução de horas-máquina terceirizadas, serviços de papapoda e mobiliário.
- Fica vedada a realização de cursos e capacitações.
Outro motivo se deve ao FPM, que fechou julho com queda de 11,43%, com relação ao mesmo período de 2022, que também impacta no Fundeb.
A administração acrescenta as ações realizadas até o momento visam manter o equilíbrio financeiro, sem afetar a prestação dos serviços públicos à população. “A equipe da Comissão de Gestão e Governança tem acompanhado regularmente a evolução da receita/despesa, juntamente com o prefeito, a fim de monitorar e adotar medidas quando necessário”.
Obitu Rio
LURDES MARIA DE OLIVEIRA, 67, morreu ontem, 31. Os atos fúnebres ocorreram no Memorial e Crematório Jardim Montanha Dos Vales, em Santa Cruz do Sul.
ANA CÂNDIDA DEMARTINI, 83, morreu ontem, 31. O sepultamento ocorreu no cemitério Santa Casa de Porto Alegre
MARIA MERLO DECONTO, 93, morreu ontem, 31. O sepultamento ocorreu no cemitério municipal de Muçum.
VALDIR MARIUZZA, 74, morreu ontem, 31. O sepultamento ocorreu no cemitério Cristo Redentor, em Guaporé.
ESTER SOMMER, 82, morreu no domingo, 30. O sepultamento ocorreu no cemitério Luterano de Forquetinha.

ANNITA SCHAFER, 88, morreu no domingo, 30. O sepultamento ocorreu no cemitério católico de Daltro Filho, em Imigrante.
OSVINO JOÃO POHREN (conhecido por Osvino leiteiro), 89, morreu no domingo, 30. O sepultamento ocorreu no Cemitério do centro de Paverama.
FRANCINE BLANK (CONHECIDA POR FRAN), 28, morreu no domingo, 30. Os atos fúnebres ocorreram no Memorial e Crematório Jardim Montanha Dos Vales, em Santa Cruz do Sul.
ILDO SCHÄFFER, 79, morreu no domingo, 30. O sepultamento ocorreu no cemitério evangélico do bairro Alesgut, em Teutônia.
WANDERLEI RODRIGUES DE OLIVEIRA, 77, morreu no domingo, 30. O sepultamento ocorreu no cemitério católico de Estrela.

OLGA ARMANDA BIRCKHEUER (CONHECIDA POR MOSSE), 81, morreu no domingo, 30. O sepultamento ocorreu no cemitério evangélico de Linha Orlando, em Marques de Souza.
JEISIANE MARTINS, 34, morreu no sábado, 29. O sepultamento ocorreu no cemitério municipal do Florestal, em Lajeado.

ZELAVIR CAPITANI, 66, morreu no sábado, 29. O sepultamento ocorreu no cemitério de Encantado.
ROGÉRIO BORN, 69, morreu no sábado, 29. O sepultamento ocorreu no cemitério evangélico de Conventos.
ARI DOS SANTOS, 63, morreu no sábado, 29. O sepultamento ocorreu no cemitério católico Municipal de Cruzeiro do Sul.
JONY HOFFMANN, 88, morreu no sábado, 29. O sepultamento ocorreu no cemitério Luterano de Bela Vista, em Arroio do Meio.
• WhatsApp: 51 9248-7689

• Fone: 3710-4200
• E-mail: falecimentos@grupoahora.net.br