Jornal Realidade Regional - Edição 142 -09 a 11 SETEMBRO 2022

Page 1

Circulação: Região Oeste da Grande São Paulo e interior ANO IV | EDIÇÃO Nº 142 | 09 a 11 SETEMBRO 2022 BARUERI BARUERI Pág 02 ARAÇARIGUAMA A Secretaria de Assistência Social SAS está abrindo espaço para que mulheres empreendedoras Pág 04 BARUERI Guarda Municipal de Barueri completa 28 anos assegurandodireitos à população Nova lei em Barueri pune com multa e remoção a prática de ‘pegar rabeira’ COTIA Cotia retomará trabalho com mulheres vítimas de violência e terá a participação de diversasPágfrentes03 BURNING FEST – Batalha de Assadores chega em Barueri no Parque DomPágPágJosé0505

ARAÇARIGUAMA

Diagramação e Arte: Jornal Realidade Periodicidade: Semanal E-mail: Jornalrealidadeonline@hotmail.com

A Secretaria de Assistência Social - SAS está abrindo espaço para que mulheres SETEMBROempreendedorasAMARELO

Copa de Judô Laís Helena Rizzardo em Sorocaba

Judocas do Programa Atleta do Futuro de Jandira, em parceria com SESI-SP, participaram, no dia 04/09, da 7ª Copa de Judô Laís Helena Rizzardo, organizada pela Associação Desportiva Bandeiran tes Sorocaba, afiliada a Federação Paulista de Judô, na Arena Soroca ba, no interior de São Paulo. O evento tem como objetivo incen tivar os atletas iniciantes na moda lidade. A competição, em formato de festival, é realizada com chaves de até quatro atletas, dando assim, oportunidade de todos os partici pantes subirem ao pódio. A competição também oferece oportunidades para atletas mais graduados participarem do evento como oficiais de mesa, na arbitra gem e apoio técnico, adquirindo experiências para participar de competições oficiais da Federação Paulista de Judô, no âmbito regio nal, estadual e nacional. Pódio Os atletas da Escolinha de Judô de Jandira tiveram um bom desempe nho nos combates. A atleta Ana Rebecca Sampaio Ferreira ficou no ponto mais alto do pódio, sendo campeã, na categoria Sub-13 / Meio Pesado. Outro campeão foi Matheus Ribeiro de Souza, na categoria Sub-18 / Médio. A delegação ainda contou com dois vice-campeões: Gustavo Nas cimento de Almeida, na categoria Sub-13 / Super Pesado e o atleta João Pedro Souza de Araújo, na categoria Sub-13 / Pesado.

Outros três judocas conquistaram o bronze: Manuely Nascimento de Almeida, na categoria Sub-11 / Ligeiro; na sequência, Thiago Pereira do Nascimento, na categoria Sub-13 / Meio Pesado, seguido por Pablo Diniz Silva, na categoria Sub-13 / Super Pesado. Equipe técnica Participaram das equipes oficial de mesa, de apoio técnico e arbitra gem, os senseis Felipe Ishimaru e Diógenes Ricardo da Silva Ferreira, além dos atletas Marcus Vinicius Souza Matos, Vitor Manoel de Souza Silva, Matheus Ribeiro de Souza e Lucas Mateus.

A competição reuniu mais de 500 atletas e os jandirenses foram destaque em mais uma competição

Tiragem: 10 mil Jandira: Atletas do Futuro participam da 7ª

FESTIVAL

Circulação: Região Oeste da Grande São Paulo PÁGIN A 02 JANDIRA • EDIÇÃO N°142 | 09 a 11 SETEMBRO 2022 - CNPJ DIRETOR E JORNALISTA RESPONÁVEL:26.688.680/0001-71 OSVALDO DE SOUZA - MTB Nº 74538/SPJMF Propaganda e Marketing Ltda-ME Filial: Redação, Administração e Publicidade: Avenida das Flores número 660 Sala 05 jardim das Flores Osasco cep 06110-100 Tel: (11) 99991-1321

Visite o Site: Instagram:www.jornalrealidade @jornalrealidadeonlineFacebook: jornal realidade .com.br

A Secretaria de Assistência Social - SAS está abrindo espaço para que mulheres empreendedoras possam expor seus negócios para o públi co, comercializar seus produtos, captar novos clientes, fazer novos contatos, conhecer outras empre endedoras e fomentar o empreen dedorismo feminino de nosso município. As inscrições para o 1° DA MULHER EMPREENDEDORA podem ser realizadas de 05 a 30 de setembro, das 8 às 11 e das 13 às 16h, de segunda a sexta, na SAS (Rua Coronel Joaquim Augusto, 242, Centro). Informações: (11) 93033 -7189.O evento será realizado em outubro e contará com diversos atrativos. Dando continuida de à programação da SoaresFilipepsiquiatra,dapalestraentradaCentro),SantacialAtenção16h,próximoSaúdeSecretarianoSetembroCampanhaAmarelomunicípio,aderealizanodia14,àsnoCentrodePsicosso–CAPS(RuaCruz,260,comgratuita,ministrapelomédicoDr.Taddeo

COTIA

Circulação: Região Oeste da Grande São Paulo PÁGIN A 03 • EDIÇÃO N°142 | 09 a 11 SETEMBRO 2022

Secretaria de Educação realizou a 2ª Semana Pedagógica de Cotia Entre os dias 29 de agosto e 1º de setembro, a Secretaria de Educação de Cotia reali zou a 2ª Semana Pedagógica de formação dos educadores, a programação contou com a parceria da Opet, além do apoio do Colégio Português, na Granja Viana, que cedeu o espaço para a realização do evento. Diretores, vice-diretores, professores coordenadores, professores e auxiliares de classe participaram de uma jornada repleta de estudos, vivências e muita aprendiza gem com conteúdo de formação exposto em aulas específicas para cada segmento de ensino.“Nossa primeira semana pedagógica aconteceu em 2019 e encerramos mais um ciclo, nesta semana, com uma rica programação para preparamos ainda mais o nosso time de educadores para que, no dia a dia, possam seguir fazendo um trabalho de com nossos alunos e ajudando Cotia a avançar nos indicadores que medem a qualidade do ensino no país. Contamos com este time para a construção de um mundo melhor e isso é possível com educação”, disse Luciano Corrêa, titular da Secretaria de Educação.

Fim de semana de conquistas para a ginástica rítmica de Cotia terá a participação de diversas frentes Por ocasião do feriado nacional da Independência do Brasil (7 de setembro), do feriado municipal da Padroeira de Cotia ‘Nossa Senhora do Monte Serrate’ (8 de setembro) e do ponto facultativo (9 de setembro), as repartições públicas municipais estarão com expediente suspensos, exceto os serviços essenciais como pronto atendimento e seguran ça. O Centro Integrado Tributário (CIT), no entanto, vai funcionar normalmente nos dias 8 (quinta-feira) e 9 (sexta-feira). A cobrança do estacionamento rotativo (zona azul), tanto em Cotia quanto em Caucaia do Alto, estará suspensa nos dias 7 (quarta-feira) e 8 (quinta -feira). No dia 9 (sexta-feira) a cobrança será normalizada.

excelência

Ambas as competições aconteceram na Estância Turística de Pereira Barreto e os resulta dos ratificam a qualidade e o nível das alunas que participam das atividades oferecidas gratuitamente pela Secretaria de Esportes e da Juventude. “Parabéns a estas ginastas que representaram Cotia com tanta garra. Apesar da pouca idade destas jovens, deram um Na manhã desta segunda-feira (05/09), a Secretaria dos Direitos Humanos, Cidadania e da Mulher de Cotia promoveu uma reunião com representantes de diversas secretarias municipais, além do Conselho Tutelar, para tratar sobre a retomada da ‘Roda de Mulheres Independentes (RMI)’ - que acontecia antes da pandemia da covid-19 - e que agora será chamada de ‘Saúde – Encontro das Emoções’, que inicia as ações com a construção de um fluxo de atendimento a mulheres vítimas de violência, dependência química, dependência financeira, entre outras, além de crianças e adolescentes.

Já estão confirmadas na ‘Saúde – Encontro das Emoções’ diversas frentes: educação, saúde, saúde mental, segurança, Conselho Tutelar, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, entre outros. “Começamos a RMI com um grupo de profissio nais voluntários que atendia e encaminhava mulheres, veio a pandemia e não tivemos mais os encontros. Mas este período de retomada nos mostrou que precisamos mais do que encontros com mulheres ‘dependentes’, pois a violência aumentou e está muito forte e presente na vida dos nossos jovens e de nossas crianças”, alertou a vice-prefeita e Secretá ria da Pasta de Direitos Humanos, Ângela Maluf, idealizadora da iniciativa. Durante a reunião, ficou acertado que, nos próximos dias, um grupo de trabalho fará visitas a municípios que contam com ‘cases’ implantados para adaptarem às necessidades e à realidade de Cotia. “Precisamos estruturar uma rede de atendimento ao paciente vítima de violência que chegue a nós, enquanto Prefeitura, por meio da UPA, da UBS, do CRAS, da Delegacia, do CAPS. Temos que estabelecer um fluxo assertivo e eficiente para os casos que nos chegarem”, disse Ângela Maluf.

Atenção ao funcionamento das repartições públicas nos feriados de 7 e 8/09

“O papel da Guarda Municipal é assegu rar o direito do cidadão. O direito de sair de casa e ir ao trabalho ou à escola sem que seja vítima de algum crime, por exemplo. Além de estar disponível para atendimento em casos de socorro”, resume o comandan te Hélio Silva.

Circulação: Região Oeste da Grande São Paulo PÁGIN A 04 • EDIÇÃO N°142 | 09 a 11 SETEMBRO 2022

Ele ressalta que na segurança pública, a Guarda Municipal é quem está mais próxi ma ao cidadão e por isso precisa ter uma qualidade muito boa de atendimento. “E isso significa atender desde a ocorrência de perturbação do sossego ou ajudar uma senhora a atravessar a rua e até eventual mente agir em caso de roubo a banco”, afirmou.Aproximidade com a população faz com que os agentes conheçam pessoalmente os moradores e comerciantes da cidade de longa data, facilitando a integração e o trabalho da Guarda. “Exemplo disso sou eu mesmo, servidor na GCM desde o começo”, afirma Silva. Assim como o coordenador Hengles, o primeiro a socor rer um cidadão pela Guarda Municipal 27 anosRaioatrás.Xda GCM - 531 guardas - Mais de 100 viaturas - 520 câmeras de monitoramento - 1 ônibus equipado com monitora mento de câmeras dos materiais que existem na escola para eles. Enfim, a vivência de construir um trabalho coletivamente tem o intuito de despertar a noção de cada um e é importante para uma finalização satisfatória do trabalho”, expli cou o professor Murilo.

Bocha do Barueri Esporte Forte vence

Guarda Municipal de Barueri completa 28 anos assegurando direitos à população

Mais uma rodada do Torneio de Verão Temporim de Bocha Rafa ocorreu neste sábado, dia 3, na Cancha do Clube Temporim, em Osasco. O Barueri Esporte bateu a equipe do Estrela/Mazzei (clubes associados) por 2 jogos a 1. Nossos atletas Sebastião Costa e Nestor Bastos perderam o primeiro confronto para Carlos e Antônio por 18 a 10. Yrani Soares e Luiz Carlos Dias venceram Valter e Ricardo no segundo jogo por 18 a 12 e Jamil Moretto e Carlos Luciano venceram Marcos e Miguel pelo mesmo placar.

Estrela/Mazzei pelo Torneio de Verão

BARUERI

De fato, os guardas passam por diversos cursos de formação e atualização com especialistas. Além de se prepararem no aprendizado e treinamento das técnicas policiais, os agentes recebem noções de Direito, Legislação (normas e regulamento

Era uma manhã de domingo quando um fiscal do Terminal Rodoviário do Centro de Barueri acionou uma equipe da Guarda Civil Municipal (GCM) para socorrer um homem caído no local. Ao constatar que a vítima estava inconsciente, os agentes o levaram para atendimento no antigo Sameb (Serviço de Atendimento Médico Especializado de Barueri), hoje Pronto-So corroUmaCentral.ocorrência comum se não fosse o fato de ser a primeira realizada pela GCM de Barueri, que hoje, dia 6 de setembro, completa exatamente 28 anos de existên cia.O agente na época do socorro que foi avisado pelo fiscal era um rapaz de 21 anos, cuja formatura na Guarda havia acontecido no dia anterior. “Lembro-me que estávamos numa expectativa danada para começarmos a trabalhar”, recorda Leandro Hengles Siqueira, atualmente coordenador operacional da GCM. A ocorrência no Terminal Rodoviário, lembra Hengles, foi às 9h do dia 11 de junho de 1995, alguns meses depois da publicação da Lei Complementar nº 20, de 1994, que criou oficialmente a GCM. Formação de pessoal De lá para cá muita coisa mudou na GCM de Barueri, tornando-a uma corporação de referência no Brasil. Houve ganhos não apenas em novos equipamentos como viaturas (de 18 para cerca de 100) e câme ras de monitoramento (520), mas sobretu do de pessoal. “Houve uma grande evolu ção em treinamento de agentes como nos equipamentos”, afirma o comandante da GCM, Hélio Manoel da Silva.

um grupo de agentes participou de um evento sobre Justiça Restaurativa ministrado por especialistas na área, trazendo uma outra visão na resolução de conflitos, a partir da ideia geral de que violência não pode ser comba tida com mais violência.

dinâmica da atividade faz com que os próprios alunos elaborem peças e regras para o jogo. Ao final do processo, acontecem as apresentações nas quais cada grupo mostra o seu jogo, sem seguida, a próxima equipe trocará o tabuleiro e lerá as regras do outro cia, entre Recentementeoutros.

A Cidade de Barueri receberá nos próximos dias 16, 17 e 18 de Setem bro no Parque Dom José, o BUR NING FEST- A BATALHA DE ASSADORES, com muita variedade de comidas, uma ótima gastronomia de rua com seus food Trucks, e grandes cervejarias do município. O Burning Fest conta com uma programação recheada de coisas boas, além de um encontro delicioso com a Batalha de Assadores e seus: • Churrasco • Parrila • Costela de chão • Burgues e muito mais Os melhores Trucks de Gastronomia variada entre eles: • Torresmo • Crepes • Mexicano • Churros e Sorvete E ainda uma seleção premiada de Chopp e Cervejas Artesanais. Para os cidadãos poderem curtirem melhor ainda a Batalha de Assadores, contará com Shows ao Vivo de Rock, Espaço Kids para ás crianças brincarem com segurança enquanto os pais curtem o evento, Pet Friendlly.

BURNING FEST – Batalha de Assadores chega em Barueri no Parque Dom José firme decisão contra a perigosa prática de “pegar rabeira” em veículos como cami nhão e ônibus. Foi sancionada uma lei que proíbe esse tipo de conduta sob pena de multa de R$ 421,00 (equivalente a 10 UFIBs, em valores de hoje) e remoção da bicicleta, skate, patinete ou similares. A Lei 2.943, de 25 de agosto de 2022, “tem por objetivo prevenir acidentes e conscientizar especialmente crianças e adolescentes quanto ao perigo direto e iminente à vida e à saúde ao qual ficam expostos na prática da ação aqui proibi da”, conforme consta no texto. A prática consiste em se segurar em alguma parte na traseira de veículo automotor em movimento (geralmente em subidas íngremes quando a velocida de de caminhões e ônibus, por exemplo, é reduzida) enquanto se está em uma bicicleta, patinete ou skate. Para o secretário Valter de Oliveira, da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semurb) de Barueri, a lei foi sancionada para dar mais instrumentos à Prefeitura para preservar vidas. "O objetivo dessa lei é inibir a prática em nosso município. Sabemos dos perigos que existem em pegar rabeira em ônibus e caminhões, principalmente por crianças e adolescentes. Nosso intuito é preservar vidas e alertar sobre o risco que essa prática pode causar", afirma o secretá rio.Os Agentes de Trânsito da Semurb e os Guardas Civis Municipais da Secretaria de Segurança Urbana e Defesa Social (SSUDS) têm a responsabilidade de fiscali zar o cumprimento da proibição.

Ainda dá tempo de participar do programa ‘Empodera Mulher’ da Secretaria da Mulher de Barueri. Com direito a certificado, o progra ma oferece uma formação para mulheres sobre o empoderamento feminino com temas que abrangem os direitos das mulheres, saúde, combate à violência e empreendedo rismo.Osencontros são gratuitos, realiza dos na sede da Secretaria da Mulher (Vila Porto) e reúnem os melhores conteúdos com o objetivo de fortale cer as mulheres no combate ao machismo estrutural, violência de gênero e acesso aos direitos que garantem a dignidade humana. Em setembro, no dia 15, começa mais uma etapa do programa, que vai aprofundar sobre empreendedorismo e mercado de trabalho para o público feminino. Os temas desses encontros abordarão empoderamento femini no; direitos do trabalho aplicados à mulher; empreendedorismo e coope rativismo; educação financeira (se posicionar e investir); marketing digital; e uso das tecnologias nos negócios. Para esta temática a forma ção terá a duração de cinco semanas, e os encontros acontecerão sempre às quintas-feiras, das 10h às 11h30. Para participar é só comparecer nos dias e horários“Espera-se,informados.comeste programa, forta lecer as políticas públicas para mulhe res no município e incentivar na socie dade o desejo pela luta da não violação dos direitos das mulheres”, destaca a secretária da Mulher, Giani Cristina de Souza.Oprograma segue uma abordagem considerando as mulheres na sua diver sidade, com diálogos que englobam mulheres com deficiência, refugiadas, indígenas, negras, idosas e mulheres trans.Vale lembrar que a última etapa do programa começa em outubro, no dia 5, quando o tema central será sobre “Combate à violência contra mulher” e seguirá até 14 de dezembro. Os encontros podem ocorrer também de forma on-line. Fique atento às redes sociais da Secretaria da Mulher, que fica na rua Sebastião Davino dos Reis, 756 – Vila Porto. Para mais informa ções, entre em contato por (ramalv.brsecmulher.redemulher@barueri.sp.goe-mail:oupelotelefone(11)4706-4046282).

Prevenção e conscientização A Lei também estipula que os ônibus de transporte coletivo público, sob concessão municipal, serão obrigados a exibir na traseira adesivos de fácil visualização com os dizeres: “Pegar carona na rabeira MATA!!”. Além disso, deverão ser realiza dos programas educacionais por parte da Prefeitura, por meio de “conteúdos que contribuam para a conscientização das crianças e adolescentes no sentido de inibir a prática da Campanhas‘rabeira’”.depropaganda para a cons cientização da população também deverão ser realizadas pela Prefeitura em toda a cidade.

O chefe de Gabinete de Tecnologias da SSUDS, Francisco Alves Cangerana Neto, afirma que o projeto permitirá o monitora mento de praticamente 100% da cidade.

BARUERI Circulação: Região Oeste da Grande São Paulo • EDIÇÃO N°142 | 09 a 11 SETEMBRO 2022 Direitos da mulher, combate à violência e empreendedorismo são temas do ‘Empodera Mulher’

“É um sistema que integra as câmeras, inteligência artificial e um grande banco de dados em que será possível fazer associa ções de movimentações de veículos e objetos. Isso vai permitir, por exemplo, identificar se determinado veículo esteve na cena de algum crime para poder interceptá -lo”, explica Cangerana. Para que possam captar adequadamente os números das placas, terão de ser instalados em cada local onde estará a câmera uma estrutura especial com braço mecânico, a fim de a lente poder se posicionar em vários ângulos possíveis. Centro de monitoramento Hoje o sistema de videomonitoramento da cidade é composto por 520 câmeras, além de possuir um banco de dados com informa ções vindas tanto da esfera municipal quanto da estadual e federal. O local que gerencia esse sistema é o CIM (Centro Integrado de Monitoramento), que funciona 24 horas por dia. De lá, agentes vigiam as ruas, prédios públicos e ainda tem o suporte de 80 câmeras nas escolas munici pais, parte das 520 do conjunto.

Local: Parque Dom José Dias 16, 17 e 18 de Setembro das 12h00 ás 22h00 Endereço: Rua Angêla Mirella, 500 Jardim Maria Tereza – Barueri Um aprimoramento do sistema de vigilância por monitoramento eletrônico vem sendo preparado pela Prefeitura de Barueri. Em breve, 70 novas câmeras inteligentes serão instaladas em pontos estratégicos para identificar as placas de todos os veículos que entram e saem na cidade.Oprojeto denominado Muralha Eletrôni ca será um sistema com uso de inteligência artificial capaz de associar dados, como locais de incidência de crimes e os veícu los que eventualmente tenham participado de tais ilícitos. Além, obviamente, de reconhecer placas de automóveis rouba dos.Àfrente do projeto está a Secretaria de Segurança Urbana e Defesa Social (SSUDS), que vai gerenciar os dados captados das novas 70 câmeras inteligen tes, que serão somadas às 38 já existentes, com sistema LPR (do inglês License Plate Recognition ou reconhecimento de placa).

O moderno prédio, com seis mil metros m², chama a atenção de quem passa pela região central de Barueri. Mas não são apenas a arquitetura e a imponência do Centro de Especiali dades de Barueri que se destacam na área entre as ruas Benedita Guerra Zendron e Santa Úrsula, com a aveni da Henriqueta Mendes Guerra. Os números que o envolvem também são expressivos: são cerca de 33 mil aten dimentos por mês e 165 funcionários da área da saúde para dar conta dos procedimentos relativos às suas 23 especialidades.Énessecenário que o Centro de Especialidades Luiz Maria Barletta completa dois anos após passar por uma grande ampliação. São 66 salas no Centro, sendo 50 consultórios, além da área administrativa e auditó rio para atendimentos em grupo e realização de eventos. Dos 165 funcionários, 96 são médicos. Processo em evolução O novo Centro de Especialidades é o resultado de um processo de evolu ção dos investimentos na área da saúde realizado ao longo dos últimos anos pela Prefeitura. O atual prédio é uma ampliação do antigo Ambulató rio de Especialidades, que contava com 30 salas a menos. Mas antes do antigo Ambulatório, havia o CS1 (Centro de Saúde 1), que abrigava poucas especialidades em apenas 12 salas de consultório. Trata va-se de um equipamento de co-ges tão entre o município e o governo do Estado. Em 1993, com a entrega do então chamado Sameb (hoje Pronto -Socorro Central), o lugar abrigou o Ambulatório de Especialidades no seu andar térreo, agora gerido 100% pelo município e com maior oferta de especialidades médicas.

“Estamos nesse desafio para a gente conseguir conscientizar e melhorar um pouquinho de cada vez, e como vocês podem ser felizes comendo de forma saudável e levar isso para a casa de vocês”, explica a educadora física e nutricio nista Fernanda Reis. Ela vai utilizar o método da bioimpedância, um exame que analisa a composição corporal e como a quantidade de gordura, a idade metabó lica, a quantidade de líquido, dentre outras informações podem mensurar a evolução de cada inscrita durante o programa.

Circulação: Região Oeste da Grande São Paulo PÁGIN A 06 • EDIÇÃO N°142 | 09 a 11 SETEMBRO 2022 BARUERI

Amplitude no atendimento

Atendimento e absenteísmo A passadeira Lourdes Gomes Souza, do Jardim Silveira, trata de uma trom bose na perna esquerda há oito meses no Centro de Especialidades. “Tanto os médicos quanto enfermeiros tratam muito bem da gente”, afirmou. Elogios também vieram do aposentado Francis co Yukiharu Murata, de 68 anos, do Engenho Novo, que sofre com proble mas renais e utiliza os serviços da rede de saúde da cidade desde 1996. “Sempre gostei do atendimento.No geral, os serviços são ótimos”, disse. O atendimento, aliás, poderia ser ainda melhor se não fosse o absenteís mo (ausência ou falta sem justificativa por parte do paciente no dia agendado para a consulta). “Essa é uma das nossas maiores dificuldades. Por isso a necessidade de a população se cons cientizar sobre a importância e respon sabilidade em cumprir as datas de agen damento”, finaliza a coordenadora do equipamento.

Sidney Magal agita o Cultura no Parque no domingo, dia 11, com show gratuito

Centro de

Além dos educadores físicos, o programa contará com o apoio de uma nutricio nista que fará o acompanhamento de cada participante.

Na reforma mais recente, foram criadas uma sala a mais de oftalmolo

Especialidades completa dois anos com ampliação nos serviços

Atualmente, os serviços mais procu rados no Centro de Especialidades são os de cardiologista, oftalmologis ta, ortopedista e endocrinologista. Conforme a coordenadora da unida de, a médica Egg Regina Vendramin Wendriner, uma das características do equipamento é a amplitude na oferta de consultas e especialistas, mas também um aprimoramento constante no atendimento e busca por ofertar novos serviços “com uma infraestrutura física ampla, conforto e comodidade para a população”.

Secretaria da Mulher dá início a mais uma edição do “Desafio dos 12 dias” No próximo domingo, dia 11, às 11h, o Cultura no Parque vai fazer todo mundo sorrir, cantar e dançar sem parar. Sidney Magal vai estar no palco Bosque do Parque Dom José, apresentando o que há de melhor em seus 50 anos de carreira. Poucos são os artistas capazes de transcender o seu tempo, mantendo-se sempre moderno e atual. Magal é um desses raros exemplos e há cinco décadas vem conquistando diferentes gerações com a sua música e com a sua singularidade. Sucessos como Sandra Rosa Madalena, Meu Sangue Ferve por Você e Tenho fazem parte do imaginário musical de brasileiros de todas as idades. E isso acontece porque Magal é um artista de muita personalidade que, desde o início da carreira, deixou sua assinatura em diversos estilos musicais. Com gestos, trejeitos, acessórios e figuri nos, este carioca de 72 anos influenciou várias gerações que sambem de cor boa O programa Cultura no Parque, coordenado pela Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura de Barueri, acontece todos os domingos no Parque Municipal Dom No dia 1º de setembro a Secretaria da Mulher deu início ao programa “Desafio dos 12 Dias”, que tem o principal objetivo de resgatar a autoesti ma das participantes, desafia das a darem início a novos hábitos. A abertura do progra ma ocorreu na sede da Secreta ria da Mulher (Vila Porto). “A gente pensa, se aceita ou não aceita o desafio, se vou dar conta ou não, mas vocês já são vitoriosas por aceitarem, sair da zona de conforto é o mais difícil, mas ninguém chega ao milésimo passo sem dar o primeiro. Nesse programa não se trata de perder peso ou medida, isso é consequência, mas de desafiar a nossa mente. Quando a gente transforma a nossa mente, conquistamos um corpo mais saudável”, declarou a secretária da Mulher, Giani Cristina de Souza. Ao todo, 200 mulheres se inscreveram no programa. Dessas, 150 são alunas da Secretaria da Mulher e 50 foram abertas para as demais munícipes. Elas farão 12 exercícios desafiadores, entre eles estão yoga, pilates, exercícios aeróbicos, abdominais, dentre outras.

O Desafio dos 12 Dias seguirá até o dia 30 de setembro e as participantes concorrerão a brindes e prêmios. Para estar elegível às premiações, a assiduidade será considerada. O programa contará também com atividades externas e pales tras sobre qualidade de vida.

A ampliação dos serviços segue com o oferecimento de tratamentos para novas modalidades. Aliás, além do Centro de Especialidades propria mente dito, o complexo como um todo abriga também o Centro Espe cializado em Reabilitação (CER), o Serviço de Assistência Especializada (SAE) e o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA). “Hematolo gia e psiquiatria, por exemplo, serão implantadas em breve, além da recém contratação de novos profissionais, como outros dois otorrinolaringolo gistas, um cardiologista e um ortope dista”, completouEgg, responsável pelo complexo. O secretário de Saúde, Dionisio Alvarez Mateos Filho, ressaltou a qualidade do atendimento, tendo a humanização como uma das diretri zes de trabalho. “Só tenho a agrade cer o empenho e dedicação de todos. Temos aqui não só um prédio muito bonito, mas um atendimento maravi lhoso”, completou o secretário na cerimônia de comemoração aos dois anos do Centro de Especialidades. Estrutura acessória A ortopedista Patrícia Andrade Olivei ra destacou o ambiente harmônico de trabalho, sendo que no Centro é possí vel fazer um atendimento mais comple to, aprofundado e mais produtivo, “por estarmos aqui num ambiente ambulato rial”. A médica, uma das mais experien tes do local, ressalta que no espaço tem condições de solicitar mais exames, além de prescrever terapias diferencia das, como fisioterapia e acupuntura. “Temos uma ótima estrutura acessória na rede para fazermos nosso trabalho”, concluiu.Paraa mastologista Anitta Camilla Lima, há oito meses na unidade, “a estrutura é muito boa, sendo muito importante a inclusão da especialidade da mastologia no tratamento da saúde da mulher”. A mastologia é o ramo da medicina que se ocupa das doenças relativas à mama, como tumores (benignos ou malignos, estes últimos considerados cânceres).

gia, outra de otorrinolaringologia e outra de ultrassonografia. Também foram feitas salas separadas de medi cação, pré e pós-consulta, de procedi mentos (pequenas cirurgias), inala ção, de gesso, medicação e raio-X.

“As crianças sempre surpreendem com a rapidez com que aprendem.

Barueri é destaque no 16º Fórum Brasileiro de Segurança Pública

“Procuramos ajudar as pessoas a buscar caminhos para superar os problemas, refle tir e resolver seus conflitos internos emocionais. Deus deu a vida para todos sermos felizes”, disse o médico aposentado da rede municipal de saúde de Barueri, Yoshihisa Iwahashi, o dr. Yoshi, de 66 anos, que fez uma palestra na Unidade Básica de Saúde (UBS) João de Siqueira, no Jardim Reginalice, na segunda-feira (dia 5). O evento contou ainda com apresentação musical de Erli Lopes, saxofonista e pai da enfermeira e técnica responsável pela UBS, Viviane Alves do Espírito Santo. Viviane, aliás, acompanhou o pai na apresentação cantando músicas da MPB. “Foi um evento muito bonito, leve e focado no sentir a vida”, disse Viviane. Artesanato e sarau Além da palestra e da apresentação musi cal, teve exposição de trabalhos feitos por artesãos locais e a presença dos profissio nais do Consultório na Rua, bem como um sarau de leitura com a escritora Mônica Ramos de Sena e seu marido, Juraci Silva.

O envolvimento da turma tornou a atividade ainda mais produtiva e especial. A criança é curiosa por natureza, gosta de descobrir, explo rar espaços; sente-se atraída pela novidade, está sempre em busca de novas experiências e sensações”, pontua a professora.

pior que sejam, são passageiros, foram iniciadas nesta terça-feira (dia 6) as ativida des do Setembro Amarelo, instituído no calendário oficial do país para conscientizar e esclarecer sobre a prevenção do suicídio –uma das maiores causas de morte no Brasil.

flutuam ou afundam e como algumas reações químicas podem alterar a densidade da água, como

crianças da Emei João Evangelista, do Jardim Mutinga, estão aprendendo muito sobre ciências. O projeto surgiu da necessidade e desejo de adentrar pelo universo das ciências e tem como foco principal aflorar a imagi nação e a criatividade da criança amplian do a capacidade de experimentar, criar, transformar, argumentar, perguntar e construir conhecimentos. Por intermédio de experiências muito interessantes, os alunos da professora Vilma Rifino estão desenvolvendo atividades de observação de objetos que

Crianças da Emei Evangelista realizam experiências que exploram o mundo das ciências Barueri participará novamente da Campanha Corrente do Bem em prol da AACD. Há anos a cidade se mobiliza através do Fundo Social de Solidarieda de. Sônia Furlan, presidente do Fundo Social e madrinha da Campanha no Município declara que “é gratificante ajudar a AACD, que é tão importante para as crianças não só de Barueri, mas de nosso país”. Com 72 anos e nove unidades espalha das pelo Brasil, a AACD (Associação de Assistência à Criança Deficiente) é uma organização sem fins lucrativos focada em garantir assistência médico -terapêutica de excelência em ortopedia e reabilitação. Com equipes multidisci plinares especializadas, a instituição atende pessoas de todas as idades, recebendo pacientes via Sistema Único de Saúde (SUS), planos de saúde e particular.EmSãoPaulo, o Hospital Ortopédico realiza cerca de 7 mil cirurgias por ano, sendo grande parte de alta complexida de. A instituição mantém ainda cinco oficinas ortopédicas, consideradas referência nacional na fabricação de órteses, próteses, adaptações para cadei ras de rodas e demais produtos ortopé dicos.

Circulação: Região Oeste da Grande São Paulo PÁGIN A 07 BARUERI • EDIÇÃO N°142 | 09 a 11 SETEMBRO 2022 Barueri entra na Campanha Corrente do Bem 2022 em prol da AACDD

Na ocasião, eles leram poesias e trechos do livro de Mônica, “Recriançar” (editora Soul). “Foi maravilhoso, espero que aconteçam outras iniciativas assim para que possamos levar alegria e arte para as pessoas”, completou a escritora.

“Trata-se de um tema muito delicado, o suicídio. Acreditamos que a arte tem uma importância muito grande para exaltar e valorizar a vida; por isso direcionamos as atividades neste senti do”, completou Viviane. Tempos conturbados Cerca de 40 pessoas, entre funcioná rios e usuários da UBS, participaram deste início do Setembro Amarelo. A técnica em enfermagem Ana Maria Cavalcanti, há 12 anos na UBS, afirmou ter gostado muito dos eventos. “´Foi muito interessante. Estamos vivendo tempos muito conturbados e todos precisamos dessas orientações, afinal, estamos no mesmo barco”, disse.Mas além da ação na UBS João de Siqueira, o calendário de eventos do Setembro Amarelo deste ano em Barueri é bastante extenso. Até o final do mês vão acontecer rodas de conver sa, exibição de filmes, palestras e até passeios em parques e piqueniques.

Clique AQUI para saber tudo o que está programado a respeito do Setembro Amarelo e a prevenção ao suicídio.

Barueri foi destaque com a apresenta ção na segunda-feira, dia 5, de dois trabalhos desenvolvidos pela Secretaria de Segurança Urbana e Defesa Social (SSUDS) na 16ª edição do Encontro Anual do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP). Os trabalhos apresentados foram o Programa Vizinhança em Guarda, realizado pela Guarda Civil Municipal (GCM), e a Diretoria Pró-Vida, de apoio aos servidores das Secretarias de Segu rança e da de Mobilidade Urbana (Semurb). Barueri foi o único município da Grande São Paulo que teve trabalhos selecionados pelo Fórum. O FBSP é uma organização que se dedica a construir um ambiente de referência e cooperação técnica na áreada segurança pública. É integrada por pesquisadores, cientistas sociais, gesto res públicos, policiais federais, civis e militares, operadores da justiça e profis sionais de entidades da sociedade civil que juntos contribuem para dar transpa rência às informações sobre violência e políticas de segurança. O evento deste ano acontece entre os O Programa Vizinhança em Guarda, criado em maio deste ano, conta com cinco grupos em um total de 200 cidadãos que participam ativamente levando à GCM informações sobre a segurança do bairro onde o programa está inserido. Já a Diretoria Pró-Vida foi instituída na reconfiguração da Secretaria de Segu rança Urbana e Defesa Social, também neste ano, com o objetivo de promover saúde, bem-estar e qualidade de vida, provendo um olhar biopsicossocial dos servidores da SSUDS, além dos integrantes da Semurb. Durante a apresentação dos trabalhos, os mediadores e demais instituições de segurança pública presentes no Fórum puderam conhecer as estratégias dessas ações, bem como estabelecer contatos entre Barueri e outros municípios de São Paulo e de outros estados. Outro importante reflexo dessa partici pação foi o convite pelos representantes do Fórum para que Barueri se inscreva na edição de 2023, a fim de compartilhar os resultados de médio prazo a serem obtidos pelos programas. Estes, de

História A cidade participou da Corrente do Bem pela primeira vez em 2006. Na época, em 20 dias de ações por todo o município, R$ 413 mil foram arrecada dos e entregues durante o Teleton, realizado pelo SBT em novembro daquele ano. No ano seguinte, Barueri liderou um grande movimento e junto com mais 10 prefeitos da região, entregou a Silvio Santos um cheque de pouco mais de um milhão de reais. Em 2022, o programa Teleton comemora 25 anos no ar e promete uma edição especial nos dias 4 e 5 de novembro. Corrente do Bem Inicialmente a Campanha Corrente do Bem consistia na distribuição de cofri nhos nas escolas para incentivar as crianças a praticarem a solidariedade doando suas moedinhas. Entretanto, Barueri adotou mais formatos para ajudar. Agora, poder público e iniciativa privada promovem ações para arrecadar recursos para a AACD. Faça parte Quem desejar um cofre para colaborar com a Campanha ou quiser saber como ajudar, pode procurar a sede da Secreta ria de Assistência e Desenvolvimento Social de Barueri (Sads). O telefone para informações é o (11) 4199.2800, ramal 170. Eles serão recolhidos até o dia 18 de outubro, quando o dinheiro será depositado na conta da AACD.

Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.