Jornal Realidade Regional - EDIÇÃO N°154 | 02 a 04 de DEZEMBRO de 2022

Page 1

Circulação: Região Oeste da Grande São Paulo e interior ANO IV | EDIÇÃO Nº 154 | 2 a 4 DEZEMBRO 2022 COTIA COTIA BARUERI BARUERI Pág 02 ARAÇARIGUAMA ARAÇARIGUAMA JANDIRA JANDIRA Escola de Jandira realiza evento com as famílias no Portal Ecológico da cidade 1° FESTIVAL DA MULHER EMPREENDEDORA Educação de Cotia vence em três categorias do ‘12º Prêmio Ação Destaque’ BARUERI BARUERI Arena Barueri será palco de partida de futebol em prol do GRAACC Barueri é 3º colocada em inovação no Prêmio A3P do governo federal Pág 05 Pág 04 Pág 04 Pág 06

Escola de Jandira realiza evento com as famílias no Portal Ecológico da cidade

No último sábado (26), a EMEB Hélio Morei ra concluiu mais um projeto com a finalidade de aproximar as famílias da comunidade escolar. Para isso, foi realizado um passeio ao Parque Pedra Bonita, que contou com a presen ça de grande parte das famílias. O projeto foi viabilizado pela Secretaria da Educação, por meio de seu Departamento de Transportes. A ação, que teve seu início às 09h, promoveu uma caminhada ecológica entre pais e filhos, e durante o processo os participantes puderam aprender mais sobre a fauna e flora presentes no Portal, além de receberem orientações sobre temas voltados para a biodiversidade, como: as diferentes espécies de árvores, patos que estavam presentes no momento, as característi cas que compõem o lago do parque, entre outros.

Também houve um espaço para brincadeiras, onde as crianças praticaram exercícios físicos e dançaram, momento este que gerou muita alegria entre as famílias. Essa estratégia é de suma importância para a saúde física, além de estreitar os laços de união entre a comunidade.

Essa ação é mais uma das diretrizes da Secre taria da Educação, que busca incentivar projetos que envolvam a comunidade com a comunidade escolar, principalmente no que tange a aproximação das famílias.

A Secretaria da Educação, por meio da sua Secretária, Marta Cesario Vieira, parabenizou a direção, coordenação e colaboradores da escola por proporcionarem esse momento único que certamente ficará marcado na memória das crianças.

Alunos de escola de Jandira lançam livro

Imagine uma criança de 4 ou 5 anos tendo a oportunidade de construir sua primeira obra literária. O que parece distante para a maioria das pessoas, tornou-se realidade para os alunos da Escola Municipal de Jandira, Alegria de Viver, conforme detalharemos nesta matéria. Na última sexta-feira (25), ocorreu uma cerimônia de autógrafos na Escola Dimas Jordão, celebrando a publicação de um livro autoral por aluno, a partir da parceria com o Programa Super Autor. A ação em questão teve como foco um trabalho coletivo entre toda a comunidade escolar, tanto no contexto educa cional quanto no contexto familiar, resultando em um produto físico satisfatório para todos os envolvidos.

O projeto contou com o suporte da gestão escolar da diretora Adriana Nunes, e a coorde nação de Josefa Eliane, além do apoio da Secretaria de Educação, que tem investido em atividades como essa, visando incentivar as escolas a desenvolverem a capacidade de escrita dos alunos, além de encorajar o gosto pela leitura desde a infância.

As turmas envolvidas no projeto incluíram o Pré I e II, do qual dois alunos com Necessida des Educacionais Especiais (NEE) também participaram e desenvolveram seus livros, assim como os demais. Algumas das temáticas pensadas para o projeto foram: honestidade,

perdão, respeito, responsabilidade, autoesti ma, entre outros.

Quando questionada sobre a importância dessa ação, a mãe do aluno Richard Bernardo disse: “Desde o início ele vem se desenvolven do, é maravilhoso, e quando um evento assim acontece, é muito especial. Ele está muito animado”.

Para completar, a professora do Pré I, Carina Bueno, declarou: “Esse projeto é muito impor tante, porque eles pensam no coletivo, além de fazer o trabalho deles os alunos estão obser vando o projeto dos colegas. Nós realizamos uma conversa em que cada um tem a oportuni dade de explicar o que está desenvolvendo e eles conseguem ter uma visão mais ampla. É um momento propício para compartilhar ideias e auxiliar na construção da identidade dos alunos.”

Representando a Secretaria da Educação no evento de sessão de autógrafos, o Supervisor de Ensino Samuel Reis, parabenizou os presentes no evento, e ressaltou a importância não apenas da presença, mas também da participação ativa das famílias nas escolas. “A qualidade dos trabalhos é algo a ser evidencia do, além da importância da participação da escola no desenvolvimento desses alunos, tanto na competência leitora como na escrita”, concluiu.

Festival da Mulher Empreendedora, a Prefeitura iniciará oficialmente o II Natal Mágico em Araçariguama.

1° FESTIVAL DA MULHER EMPREENDEDORA

Aproveitando a época mais festiva do ano, a Prefeitura, por meio da Secreta ria de Assistência Social – SAS, para fomentar o empreendedorismo femini no do município e para que mulheres empreendedoras possam expor seus negócios para o público, comercializar seus produtos, captar novos clientes, fazer novos contatos e conhecer outras empreendedoras, realizará, das 18 às 22h às sextas-feiras e das 13 às 22h aos sábados e domingos, de 2 a 4 e de 9 a 11 de dezembro, na Praça da Matriz, o 1° FESTIVAL DA MULHER EMPREENDEDORA. Durante o evento, micro e pequenas empresárias municipais, das mais variadas áreas e seguimentos, estarão expondo e

Circulação: Região Oeste da Grande São Paulo PÁGIN A 02 JANDIRA • EDIÇÃO N°154 | 2 a 4 de DEZEMBRO de 2022 DIRETOR E JORNALISTA RESPONÁVEL: 26.688.680/0001-71 OSVALDO DE SOUZA - MTB Nº 74538/SP JMF Propaganda e Marketing Ltda-ME Filial: Redação, Administração e Publicidade: Avenida das Flores número 660 Sala 05 jardim das Flores Osasco cep 06110-100 Tel: (11) 99999-6882 Diagramação e Arte: Jornal Realidade Periodicidade: Semanal E-mail: Jornalrealidadeonline@hotmail.com Visite o Site: Instagram: www.jornalrealidade @jornalrealidadeonline Facebook: jornal realidade .com.br Tiragem: 10 mil ARAÇARIGUAMA DECORAÇÃO NATALINA
02 de dezembro,
na Praça
Matriz, com
inauguração da
decoração
abertura
Na sexta,
às 18h,
da
a
iluminação e
natalina e a
do
A ação foi colocada em prática pela EMEB Hélio Moreira de Souza O livro foi publicado pelos alunos da EMEB Alegria de Viver, a partir do programa Super Autor

COTIA

Prêmio Ação Destaque’

Na última sexta-feira (25/11), foram revelados os vencedores do Prêmio Ação Destaque 2022, realizado pela Editora Opet e o Selo Sefe (Sistema Educacional Família e Escola) com o objetivo de incentivar, valorizar, divulgar e promover projetos educacionais inovadores que expressem transformação social e educati va. Cotia concorreu em três das oito categorias da premiação e levou a melhor em todas: ‘Gestores’, ‘Ensino Fundamental anos iniciais 1º ao 3º ano’ e ‘Especialistas – arte, educação física e Língua Inglesa’.

Os vencedores foram conhecidos em um evento que aconteceu em Curitiba (PR), com a presença dos finalistas. Na categoria ‘Gesto res’, Cotia venceu com o projeto ‘Construção de um Sistema de Avaliação para a Aprendiza gem’, dos diretores pedagógicos Adalberto Bastos Neto e Fabiana Custódio da Silva; na categoria ‘Especialistas – arte, educação física e Língua Inglesa’, o projeto ‘Capoeira & Cidadania: vem entrar nesta roda?’, da profes sora Samira Mohamad, foi o vencedor, e o projeto ‘Empoderamento Mirim’, da professora Ana Cristina Batista da Silva, foi o vencedor na categoria ‘Ensino Fundamental anos iniciais –1º ao 3º anos’.

“Parabéns a todos. A educação é feita por pessoas e são pessoas engajadas como estes colaboradores que ajudam na construção de uma sociedade melhor, com jovens mais bem preparados para encarar e vencer os desafios e se tornarem pessoas de sucesso no que escolhe rem fazer”, disse o prefeito Rogério Franco.

acompanhou os vencedores no evento de revelação. “Muito orgulho destes parceiros da educação e muito orgulho de ser gestor de uma

pasta que tem todo o apoio e incentivo da administração municipal. O prefeito Rogério Franco é um entusiasta da educação e nos dá liberdade para trabalharmos na melhoria da qualidade do ensino municipal”, comentou Luciano.

Sobre os projetos

‘Construção de um Sistema de Avaliação para a Aprendizagem’: dos diretores pedagógi cos Adalberto Bastos e Fabiana Custódio, criou e implantou um sistema de avaliação que gera informação diagnóstica a partir de critérios pré-estabelecidos, como o mapea mento do desenvolvimento dos alunos, proposta de encaminhamento para uso de material didático Opet, envolvimento da família e maneiras de subsidiar ações envol vendo alunos, a escola e o município. A partir dos conteúdos e resultados, o projeto permite a construção de uma cultura de avaliação para a aprendizagem.

‘Capoeira & Cidadania: vem entrar nesta roda?’: da professora Samira Mohamad, foi desenvolvido com alunos de 1º ao 5º ano, a iniciativa envolveu a prática de movimentos da Capoeira e ampliou os conhecimentos dos alunos com objetivo de valorizar a cultura e combater preconceitos por meio de informa ção.

‘Empoderamento Mirim’: da professora Ana Cristina Batista da Silva, foi aplicado com o objetivo de promover uma educação antirra cista efetivando os marcos legais da Lei

cias’, da editora Opet, a professora buscou empoderar as crianças de modo que pudessem valorizar as suas características e construírem

A partir desta terça-feira (29/11), o uso de másca ras volta a ser obrigatório no transporte público, no transporte por aplicativo e nos táxis do municí pio de Cotia. A nova determinação foi tomada pela Prefeitura seguindo análise técnica do Conselho Gestor da Secretaria Estadual de Ciência, Pesquisa e Desenvolvimento em Saúde frente ao aumento no número de casos confirmados da covid-19 nas últimas semanas.

Entre os dias 13 e 19 de novembro, a cidade de Cotia registrou 490 novos casos confirmados de

covid-19 e dois óbitos. Desde o início da pandemia, Cotia registra 29.026 casos confirmados da doença e 791 óbitos. “Aproveitamos para reforçar o apelo para que as pessoas se vacinem contra a doença. É fundamental que as pessoas concluam o esquema vacinal e tomem as doses de reforço para estarmos mais protegidos e, de fato, nos aproximarmos da porta de saída desta pandemia”, disse Silvana Silva, coordenadora da Vigilância Epidemiológi ca.

Até o dia 23 de dezembro, quem passar pela Biblioteca Batista Cepelos, no Parque Bahia, em Cotia, poderá conferir a exposição ‘Arte Afro-bra sileira – Negro é Bonito 2ª edição’ com obras assinadas por artistas plásticos de Cotia: Araciara França, Bane Radojevic, Glaucia Gita e Zé de Assis. A visitação pode ser feita de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, das 9h às 16h. A mostra é gratuita e livre para todas as idades.

A exposição é realizada pela Secretaria de Cultu ra e Lazer de Cotia e seguirá as restrições de proteção contra a covid-19, por isso, os visitantes serão convidados a entrarem na biblioteca com máscaras de proteção. A entrada será liberada para três pessoas por vez. Também é possível agendar a visita pelo telefone 11 4934-6596.

Serviço:

Exposição Arte Afro-brasileira - Negro é Bonito 2ª Edição

Local: Biblioteca Municipal Batista Cepelos

Endereço: Av. Prof. Manoel José Pedroso, 1147 – Pq. Bahia

Quando: De 30 de novembro de 2022 a 23 de dezembro de 2022

Visitação: de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h | sábados, das 9h às 16h

Entrada franca

Livre

Recomenda-se o uso de máscara

Circulação: Região Oeste da Grande São Paulo PÁGIN A 04 • EDIÇÃO N°154 | 2 a 4 de DEZEMBRO de 2022
Batista Cepelos recebe exposição ‘Negro é Bonito’ até 23/12
Educação de Cotia vence em três categorias do ‘12º
Prefeitura de Cotia volta a obrigar uso de máscaras no transporte coletivo Biblioteca
Premiação visa reconhecer e promover iniciativas que expressem a transformação social e educativa nas escolas e na sociedade

Procon de Barueri

visitas externas de esclarecimentos

Ao mesmo tempo em que retoma as ativida des do dia a dia nestes tempos de arrefeci mento da pandemia de Covid-19, o Procon de Barueri (Procuradoria de Proteção e Defesa do Consumidor) pretende retornar, e mesmo intensificar, uma das práticas que se mostra ram bastante efetivas na atuação do órgão: as visitas de esclarecimento sobre consumo nos equipamentos públicos da cidade.

A coordenadora do Procon em Barueri, Katia Tomita, disse que as visitas envolvem palestras que tratam das relações de consumo, com explicações sobre os direitos dos consu midores. Mas abordam também o problema dos golpes que, recentemente, cresceram de forma significativa nas plataformas digitais.

As visitas a espaços públicos já fizeram parte da rotina das atividades do Procon, mas foram interrompidas no auge da pandemia do coronavírus. A equipe do Procon promoveu palestras, e tirou dúvidas, dos usuários do Parque da Maturidade, de funcionários das secretarias municipais e do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), entre outros.

“A ação no Parque da Maturidade, por exemplo, foi bastante positiva, uma vez que os idosos fazem parte do público mais atingi do por golpes na internet”, comentou Adriana Padun, supervisora do Procon de Barueri. Ela alertou para os cuidados que os usuários, de qualquer idade, aliás, devem ter ao comprar em sites de e-commerce ou ofertas em posts de redes sociais. “Quando a oferta parece ser muito vantajosa, desconfie”, recomenda.

A pandemia não afetou apenas as visitas externas do Procon, mas o atendimento do órgão como um todo. No entanto, os atendi-

mentos ao público estão crescendo novamente e o desafio e voltar ao mesmo ritmo dos tempos de pré-pandemia.

Atendimentos

As projeções já apontam que os números podem superar os anos mais recentes. A coordenação do órgão acredita que neste ano os atendimentos devem atingir algo em torno de 13 mil suportes aos consumidores. No ano passado, o Procon registrou 10.594 atendimen tos. Em 2020, foram de 7.494. No entanto, na pré-pandemia o órgão chegou a contabilizar 26.173 atendimentos em 2019 e 27.233 em 2018.

Até outubro de 2022 foram 11.911 atendimen tos, entre consultas simples, cartas emitidas, cartas finalizadas com acordo, reclamações atendidas, reclamações não atendidas, audiên cias realizadas, orientações/retornos/certidões e questões referentes à Nota Fiscal Paulista.

A empresa de fornecimento de energia elétrica Enel é a campeã de reclamações no Procon de Barueri, seguida por casos envolvendo emprés timos bancários e golpes do PIX. “Muitas vezes a pessoa recebe empréstimos bancários consignados sem sequer ter solicitado e não consegue cancelar o procedimento”, comentou Katia Tomita.

Uma outra meta para o próximo exercício é o aumento das fiscalizações de rua. A coordena ção do órgão planeja retomar as visitas a estabelecimentos que estejam em desconformi dade com as determinações do Código Brasileiro de Defesa do Consumidor. A coorde nação do Procon também orienta as pessoas a procurarem o site do órgão para o registro de reclamações ou a página virtual da Secretaria Nacional de Defesa do Consumidor.

Barueri é 3º colocada em inovação no Prêmio A3P do governo federal

pela Prefeitura por meio do Centro de Inovação e Tecnologia (CIT) nas repartições municipais, foi reconhecido pelo Ministério do Meio Ambiente do governo federal como uma das melhores práticas de sustentabilidade no Brasil. Barueri foi premiada com a terceira colocação no 9º Prêmio A3P, na categoria “Inovação na Gestão Pública”. O prêmio do governo federal foi entregue na última terça-feira (dia 29) em solenidade realiza da em Brasília, juntamente com o 12º Fórum A3P, com transmissão on-line. A sigla A3P se refere à Agenda Ambiental na Administração Pública. Trata-se de uma iniciativa do Ministério destina do aos órgãos públicos de todos os poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário) nas esferas federal, estadual e municipal.

O A3P parte da premissa de que a administração pública também é grande consumidora de recursos naturais e, portanto, pode, e deve, ser exemplo de sustentabilidade em suas ações e decisões.

De acordo com o secretário de Recursos Naturais e Meio Ambiente (Sema) de Barueri, Marco Antônio de Oliveira (Bidu), a cidade foi contemplada porque apresentou resultados quantitativos significativos. Ele considera de fundamental importância a iniciativa do CIT na implementação do programa “Barueri sem Papel”, que fez reduzir substancialmente o consu mo de papel na Prefeitura.

“Nossa premiação é um indicador de que estamos no caminho certo para uma cidade inteligente e realmente sustentável”, completou Bidu.

A redução no consumo de material se dá porque há um processo de digitalização dos serviços

públicos em que documentos e atos, que eram registrados em papel e arquivados, passam a se constituir em formatos eletrôni cos. Além de também representar facilidade e desburocratização à população, já que vários serviços passaram a ser on-line.

Projeto finalista

Além do programa “Barueri sem Papel”, o projeto que a cidade apresentou ao Ministé rio contemplou também o uso consciente de água e energia, bem como a redução no consumo de copos descartáveis e papel nas unidades da Sema.

Para o administrador do CIT, Jonatas Randal, quem ganha com o reconhecimento do governo federal é toda a população da cidade. “É uma honra para nós sermos premiados em terceiro lugar. O programa ‘Barueri sem papel’ tem a coordenação técnica do CIT e envolve toda administra ção municipal, com condução da Secretaria de Administração e fomentado pela Sema”, explica Randal.

Ainda de acordo com a Sema, os resulta dos obtidos vão além da economia na compra de papel e copo descartável. No médio e no longo prazos haverá redução nos custos relativos ao consumo de combustível usado para transporte de materiais e documentos físicos e nos custos que envolvem materiais de escritório relacionados (desde impressoras e toners até grampeadores, clipes, canetas, carim bos, pastas, caixas de arquivo-morto etc.).

Há previsão ainda de redução futura no espaço ocupado em salas e estantes para arquivos físicos.

Defesa Civil de Barueri cuida da prevenção e de salvamentos em casos de

Alerta durante as 24 horas do dia e nos sete dias da semana, a Defesa Civil de Barueri, órgão que é parte da Secretaria de Segurança Urbana e Defesa Social (SSUDS), tem uma importante missão no que se refere à prevenção e salvamentos de pessoas em casos de acidentes naturais. É a Defesa Civil, articulada com outros órgãos municipais, que presta os serviços de socorro em casos de inundações, alagamentos e deslizamentos, por exemplo. Como parte de suas funções em Barueri, a Defesa Civil também oferece o serviço de Resgate Municipal. “Atendendo diuturnamente emergências em cooperação com o Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo, levando o atendimento pré-hospitalar e a condução de vítimas até a unidade médica mais próxima”, informa o órgão.

E quando se trata de prevenção, uma das principais ações da Defesa Civil é o trabalho desenvolvido nas escolas municipais, com a finalidade de instruir os alunos da rede sobre a importância da percepção dos riscos de desas tres naturais e tecnológicos na sua comunidade.

Plano nas chuvas de verão Nesta época do ano, com regime de chuvas intensas, a Defesa Civil de Barueri preparou medidas de prevenção contra eventuais incidentes típicos desta época do ano, como alagamentos e inundações.

Por essa razão, está em vigor no município o Plano Preventivo Chuvas de Verão (PPCV), que tem o objetivo de “intensificar as ações de prevenção, de atendimento emergencial e de assistência social, a fim de reduzir ameaças à integridade física dos munícipes, prestar rápido atendimento nas situações emergenciais e promover eficiente apoio assistencial às comu-

nidades afetadas por acidentes decorrentes das chuvas”.

O coordenador de Proteção e Defesa Civil, Roberto Lago, explica que o Plano Preventivo Chuvas de Verão é o instrumento por meio do qual a Administração Pública estabelece critérios para a definição dos níveis de critici dade para emergências de alagamentos, inundações e escorregamentos de massa (deslizamentos).

“Realizamos isso baseado no acompanhamen to das condições meteorológicas, nos níveis de precipitação, além de informações de campo. Todos os órgãos participantes do PPCV têm suas funções previamente definidas a fim de proporcionar a melhor resposta possível às famílias atingidas”, completa Lago. Os níveis de criticidade a que se refere Roberto Lago correspondem a “observação”, “atenção”, “alerta” e “alerta máximo”. Eles indicam o possível grau de gravidade caso haja alguma emergência.

Chuvas acima da média Atenta à estação de chuvas, a Defesa Civil de Barueri informa que as previsões do tempo apontam que os meses de dezembro de 2022, janeiro, fevereiro e março de 2023 devem ter um regime de chuvas dentro ou até um pouco acima da média para o período, com a confir mação do fenômeno “La Niña”.

Ainda segundo a Defesa Civil, especialmente no estado de São Paulo, em regiões como a da Grande São Paulo, devem receber chuvas acima das médias. "La Niña é o nome dado ao fenômeno climático-oceânico caracterizado pelo resfriamento anormal das águas do oceano Pacífico. Seus efeitos são sentidos no Brasil onde há um aumento no volume de

emergência

chuvas em várias regiões. No longo prazo, a Prefeitura tem investido bastante em grandes obras para o combate a inunda ções, como a construção de três piscinões e do túnel

BARUERI Circulação: Região Oeste da Grande São Paulo PÁGIN A 05 • EDIÇÃO N°154 | 2 a 4 de DEZEMBRO de 2022
planeja retomar
subterrâneo em Alphaville.

BARUERI

Arena Barueri será palco de partida de futebol em prol do GRAACC

Para mostrar a importância do diag nóstico precoce e ampliar as chances de cura do câncer infantojuvenil, o Hospi tal do GRAACC realiza mais uma edição do seu “GRAACC Futebol Clube”, reunindo um time de jogado res, ex-jogadores de clubes como Palmeiras, Santos e Corinthians, além de celebridades nacionais que entram em campo da Arena Barueri, no domin go, dia 4 de dezembro, às 19h. A entra da é gratuita, pelo portão 15.

O Arena Barueri fica na avenida Pref. João Vila-Lobos Quero, 1001 - Jardim Belval.

“O GRAACC Futebol Clube é uma grande festa que reúne jogadores e personalidades em prol de um objetivo comum, que é conscientizar sobre a importância do diagnóstico precoce no combate ao câncer infantojuvenil, além de mobilizar a sociedade para a realiza ção de doações que ajudam a manter o tratamento das crianças em nosso hospital, que atende em média quatro mil pacientes por ano, vindos de todas as regiões do Brasil”, afirma Tammy Allersdorfer, Superintendente de Desenvolvimento Institucional do

GRAACC.

Nesta edição do “GRAACC Futebol Clube”, o evento também contará com uma abertura especial conduzida pelo DJ, cantor e compositor Pedro Sam paio, que vai aquecer a torcida e prepa rar o clima para a partida.

Vão participar do evento os jogadores Zé Roberto e Sérgio Luís de Araújo (ex-Palmeiras), Fabiano, Dodo, Paulo Miranda, Valber e Souza (ex-São Paulo), Renato (ex-Santos), Leandro Castán (ex-Corinthians), João Guilher me (Figueirense), André Castro (Atléti co Goianiense), Léo e Everton (Améri ca-MG), Gabriel Nobre (Mértola United - Portugal), Bruno Agnello (Alianza Atlético - Peru).

Também participam Futblack e Barolo (influenciadores digitais), Rudy Landucci (humorista), Mc Kekel, Tato (grupo Falamansa) e Marlos Goes (can tor), Thiago Rosinhole (artista plásti co), Rato Borrachudo (Youtuber), entre outros.

Sobre o GRAACC O Hospital do GRAACC é referência no tratamento do câncer infantojuvenil, principalmente em casos de maior

Acompanhe os locais das feiras de adoção de pets em dezembro

Em dezembro seguem as Feiras de Adoção de Pets em Barueri, organizadas pelo Centro de Proteção ao Animal Doméstico (Cepad), departamento da Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente (Sema). As feiras começam no dia 2 e vão até o dia 18, sempre às sextas, sábados e domingos, das 10h às 15h.

Para adoção basta apresentar um documento original com foto como RG ou CNH; escolher seu pet favorito; assinar um Termo de Posse Responsável e levá-lo para casa.

Além das Feiras é possível fazer a adoção comparecendo ao Cepad 1, na rua Vera Cruz, 340 no Bairro dos Altos, todos os dias das 9h às 16. Mais informações pelos telefones (11) 4198-0819 (WhatsApp) ou (11) 3164-9735. Outra possibilidade de adoção é o acesso às redes sociais do Cepad pelo Instagram ou Facebook.

Veja os locais e datas das feiras em dezembro · Dia 2, no Shopping Flamingo - Alameda Araguaia, 762 – Alphaville;

· Dias 3 e 4, no Parque Ecológico Barueri - Av. Dr. Dib Sauaia Neto, 1600 - Alphaville Industrial;

· Dia 9, na Sodimac do Tamboré - Alame-

da Araguaia, 1801 - Alphaville Industrial;

· Dias 10 e 11, no Parque Taddeo Cananéia - R. Chico Mendes, 287 - Parque Imperial:

· Dia 16, no Centro Comercial de Alpha ville - Calçada Flôr de Lótus, 78 - Alphaville Comercial;

· Dias 17 e 18, no Parque Dom José - Rua Ângela Mirella, nº 500, na Vila Porto/Boa Vista.

O secretário da Sema, Marco Antônio de Oliveira (Bidu), convida a todos a levarem seu animalzinho para casa e passar o final de ano bem acompanhado. “Venham até as Feiras de Adoção do Cepad, pois além de fazer um bem para o animal estará fazendo um bem para você mesmo”, destaca.

Importância da adoção

Além de retirar da situação de abandono cães e gatos, a adoção ajuda a evitar que animais fiquem vulneráveis nas vias públicas correndo risco de contrair doenças e de sofrer acidentes. O contato entre o ser humano e o animal, quando este é acolhido, diminui o stress e eventuais princípios de depressão em ambos, proporcionando um ambiente mais feliz e tranquilo.

complexidade. Possui uma parceria técnico-científica com a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) que possibilita, além de diagnosticar e tratar o câncer pediátrico, o desenvolvimento de ensino e pesquisa.

Em 30 anos de atividades, o GRAACC elevou o patamar do tratamento de alta complexidade do câncer infantojuvenil no Brasil, com taxa média de 72% de chances cura, e investe constantemente em medicina individualizada e investiga ção genética para que cada vez mais crianças e adolescentes com câncer possam ter um futuro todo pela frente.

Barueri

promove inclusão e apoio no mercado de

trabalho

oportunidade de crescimento. É com esse objetivo que a cidade de Barueri, por meio da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SDPD) em parceria com a MPD Engenharia, amplia o apoio para pessoas com deficiência no mercado de trabalho e oferta de cursos de capacitação profis sional.

Por meio de um processo seletivo realizado pelo Departamento de Empregabilidade da SDPD, ao todo 15 pessoas foram selecionadas para partici parem do curso Técnico em Administração. Os candidatos recebem uma bolsa no valor R$ 1.000,00 mais auxílio transporte durante o período de um ano e meio.

Tanto a bolsa quanto o curso são custeados e oferecidos pela MPD Engenharia, que conta com o acompanhamento técnico da SDPD.

“É uma iniciativa nova, porque uma das grandes queixas das empresas é quanto a qualificação dos candidatos. Esse projeto proporciona um investi mento nesse currículo e ao final do curso a gente também vai poder direcioná-los às vagas que surgirem das empresas que estão em busca desses perfis”, disse a diretora do Departamento de Empregabilidade da SDPD, Patrícia Fulachio.

Parceria

De acordo com o secretário da SDPD, Carlos Roberto da Silva (Prof. Carlinhos), o apoio da iniciativa privada foi fundamental.

“A MPD foi uma grande parceira na contratação desses candidatos para participarem do programa de estudos. Foi um grande passo, até mesmo para motivá-los. O nosso o objetivo é engajar cada vez mais empresas e assim promover mais oportunida des de emprego para pessoas com deficiência”, ressalta.

dos terão oportunidade de serem contratados como colaboradores pela construtora e incorporadora. Capacitar e incluir estão entre os nossos objetivos para construir um futuro melhor para todos”, afirma a analista de Recursos Humanos da MPD Engenharia, Priscila Brandão Rodrigues.

Nova perspectiva

As aulas são ministradas pelo Senai Barueri desde julho deste ano, e já mudaram a realidade e a perspectiva de Yara Santa’An na, de 57 anos, que tem deficiência física e estava fora do mercado de trabalho há seis anos.

“Está sendo uma experiência incrível. Um novo mundo se abriu para mim. Sou muito focada, e depois que eu concluir e arrumar um emprego, quero cursar contabilidade”, relata Yara. Ela revelou que tudo começou no Feirão do Emprego promovido pela SDPD.

“Eu fui convidada pela SDPD a participar do Feirão e vi um mundo de oportunidades surgindo. A SDPD dá todo apoio e suporte para pessoas com deficiência”, disse.

Empregabilidade

O Departamento de Empregabilidade da SDPD tem o objetivo de romper as barreiras que a pessoa com deficiência encontra para o ingresso no mercado de trabalho, dando apoio para o contratado, sua família e a empresa contratante. Para obter mais informações você pode ligar no (11) 4201-8034, ramais 118 e 120, ou enviar e-mail para sdpd.empregabilidade@barue ri.sp.gov.br.

Circulação: Região Oeste da Grande São Paulo PÁGIN A 06 • EDIÇÃO N°154 | 2 a 4 de DEZEMBRO de 2022

Nos dias 23, 24 e 25 de novembro foi realiza da de forma híbrida a Décima Primeira Confe rência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, que teve como tema “A situação dos direitos humanos de crianças e adolescentes em tempos de pandemia de Covid-19: violações e vulnerabilidades, ações necessárias para reparação e garantia de políticas de proteção integral, com respeito à diversidade”.

Norteada pela Décima-Segunda Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adoles cente, o objetivo foi avaliar os reflexos da pandemia de Covid-19 na vida de crianças e adolescentes.

A Conferência, organizada pelo CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) de Barueri, pela Sads (Secreta ria de Assistência e Desenvolvimento Social) e com apoio da Secretaria de Educação, foi aberta por Adriana Bueno Molina, secretária da Sads, que destacou a importância do tema e do momento. “É hora de reflexão e busca de soluções, pois a pandemia causou reflexos nas crianças, no ensino e, principalmente, nas famílias”.

Wilson Negrão, vice-presidente do CMDCA de Barueri, enfatizou que “as conferências são

CMDCA realiza Conferência

um importante marco onde há inclusão da população na tomada de decisões”.

Palestra

No primeiro dia de Conferência, a palestrante Gabriela Schreiner, consultora independente para assuntos relativos à família, gênero, direitos das crianças e adolescentes e políticas públicas no Brasil e na América Latina, orientou a reflexão sobre o tema. Ela abordou detalhadamente os cinco eixos propostos falando sobre saúde física e mental, a situação atual das políticas públicas para crianças e adolescentes, a questão da evasão escolar durante a pandemia, o aumento da violação de direitos de crianças e adolescentes, a importância da participação de crianças e adoles centes na tomada de decisões, os recursos econô micos etc.

Além da palestra no primeiro dia de Conferência, Gabriela já havia capacitado os técnicos sobre a metodologia para que fossem desenvolvidos previamente os temas com as crianças e adoles centes.

Cras

A participação dos seis Cras (Centros de Referência da Assistência Social) da cidade foi fundamental. Eles já haviam realizado a pré-con ferência com a participação das organizações da

Barueri Vôlei bate Bradesco e ganha o Campeonato Paulista de Vôlei Sub-17

Jogando pela finalíssima do Campeonato Paulista de Voleibol Feminino Sub-17 no último sábado, dia 26, no Ginásio Sportville, o Barueri Volleyball Club enfrentou a AD Bradesco e venceu por 3 sets a 0 com parciais de 25x18, 25x14 e 25x13. A partida teve duração de uma hora e 18 minutos e consagrou a ponteira Rebeca Viana como maior pontuadora com 12 finalizações.

O Campeonato Paulista é disputado anual mente por 17 fortes equipes da Grande São Paulo e do Interior. O Barueri Volleyball Club teve um excelente desempenho: dispu tou 22 partidas desde maio e perdeu apenas uma (para o Sesi Bauru fora de casa por 3 sets a 2 no dia 1º de outubro).

Na Taça Paraná, disputada em São José dos Pinhais, de 27 a 31 de outubro, jogou 10 partidas e foi campeão invicto. Os resultados das categorias de base são acompanhados por José Roberto Guimarães, técnico do time adulto de Barueri e também da seleção brasileira.

“Todas as nossas jogadoras tiveram um bom desempenho nos campeonatos desse ano, mas destaco a levantadora Eduarda Jardim, a líbero Kyalane, as ponteiras Rebeca e Lorena, a oposta/ponteira Ludmila, e as centrais Beatriz e Valeska”, avalia o técnico Serginho.

Ficha técnica Campeonato Paulista de Voleibol Sub-17

Feminino – finalíssima

Ginásio Sportville (Barueri), sábado, dia 26 de novembro de 2022 – 17h

Barueri Volleyball Club 3 x 0 AD Bradesco (25x18, 25x14 e 25x13)

Primeiro árbitro: André Luiz Silva Costa Segundo árbitro: Aramis Roberto Fernan do Monteiro

Apontadora: Thaís Braga Santos

As campeãs

Centrais: Beatriz Souza, Laura Romão, Manuele de Jesus e Valesca Stafocher.

Levantadoras: Eduarda Souza, Gabriela Carvalho, Giovana Lima e Maria Eduarda de Souza.

Líberos: Eduarda Donatelli e Kaylane Lima.

Opostas: Caroliny Dioceser e Gabrielle Costa;

Ponteiras: Bárbara Santos, Eduarda Zeni, Isabella Souza, Ludmila Guimarães, Rebeca Viana, Sarah Martins, Vitória Barbosa e Lorena Astromakis.

Comissão técnica

Supervisor: Fernando de Mello; Técnico: Sérgio Braz;

Assistente técnico: Fábio Simplício; Preparador Físico: Eduardo Gomes; Fisioterapeuta: Daniel Kan; Analista de desempenho: Luciano Tavares.

Barueri Esporte Sub-15 é campeã invicta do Metropolitano de Vôlei Feminino

Ocorreu na noite desta terça-feira, dia 29, a finalíssima do Campeonato Metropolita no de Vôlei Feminino Sub-15, com a vitória do Barueri Esporte Forte contra o Centro Olímpico por 3 sets a 1, no Ginásio José Corrêa. A equipe de Barueri já havia venci do o Centro Olímpico por 3 sets a 0 na última sexta-feira, dia 25, fora de casa. Acostumada a mandar seus jogos no Ginásio Caetano Manoel da Silva (no Jardim Belval), onde o apoio da torcida se faz mais efetivo, a equipe estranhou a mudança e perdeu o primeiro set por 27 a 25, fato que não acontecia há vários jogos. As orientações do técnico Adroaldo Sousa surtiram efeito, as jogadoras cometeram menos erros e a equipe venceu os três sets seguintes: 25x16, 25x14 e 25x23. A partida durou uma hora e 57 minutos e garantiu a conquista do Campeonato Metropolitano com 26 partidas de invencibilidade (100% de aproveitamento).

Despedida

A ponteira Eduarda Zeni e a levantadora Gabriela Carvalho não estarão na próxima temporada nessa categoria, uma vez que já integram a equipe Sub-17 do Barueri Volleyball Club e foram campeãs recente mente quando a equipe venceu a AD Bradesco. Elas garantem que têm fome de campeãs: “Quanto mais campeonatos a gente ganhar, melhor”, afirmaram emocio nadas.

Ficha técnica

Campeonato Metropolitano de Voleibol Feminino Sub-15 - Finalíssima

Ginásio Poliesportivo José Corrêa, terça-feira, dia 29 de novembro de 2022 –18h30

Barueri Esporte Forte 3 x 1 Centro Olímpi co (25x27, 25x16, 25x14 e 25x23)

Primeiro árbitro: Mauro Noboru Monobi Segundo árbitro: Mauro Pereira dos Santos

Apontadora: Raíssa Rodrigues dos Santos As campeãs

Centrais: Geovanna da Silva Liberato (Liberato); Isabella Santos Clímaco (Isa); Maria Fernanda Silva Leite de Moraes (Mafê);

Sara Alves Jardiane da Silva (Sarinha); Levantadoras: Gabriela Melo de Moraes Carvalho (Gabi); Maria Fernanda Viana de Camargo (Fê); Líbero: Ana Beatriz Medeiros da Silva (Ana);

Opostas:

Laura Alves Cruz Moraes (Laurinha); Sarah Ribeiro de Souza (Sarah);

Ponteiras:

Eduardo Sabino Zeni (Zeni); Fernanda Delfin Rangel (Fê); Laura Carvalho Maccarone (Laura).

Comissão técnica

Técnico: Adroaldo Sousa; Assistente-técnico: José Vonaldo Sousa (Cunha).

sociedade civil de cada território. Durante o evento, crianças, adolescentes e técnicos formaram grupos para elaboração de propostas, votaram essas e escolheram um delegado por Cras. No terceiro e último dia de conferência, mais votações.
da Grande São Paulo PÁGIN A 07 BARUERI • EDIÇÃO N°154 | 2 a 4 de DEZEMBRO de 2022
Para cada um dos cinco eixos foi escolhida uma proposta e, de todos os delegados indicados, foram eleitos dois representantes do CMDCA; dois da sociedade civil; dois do governo; um do Conselho Tutelar; quatro adolescentes e duas crianças. Todos representarão Barueri na Conferência Regional.
Circulação: Região Oeste
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.