Jornal Realidade Regional - EDIÇÃO N°153 | 24 a 27 de NOVEMBRO de 2022

Page 1

Circulação: Região Oeste da Grande São Paulo e interior ANO IV | EDIÇÃO Nº 153 | 24 a 27 NOVEMBRO 2022 JANDIRA JANDIRA BARUERI BARUERI Pág 04 ARAÇARIGUAMA ARAÇARIGUAMA COTIA COTIA Donos de imóveis no Recanto dos Victors recebem Título de Propriedade Neste sábado, 26 de novembro, a Operação CATA-BAGULHO Doutor Sato fecha parceria com empresa internacional e oficializa: Jandira será sede da Yamaha em São Paulo BARUERI BARUERI Repartições da Prefeitura de Barueri não terão expediente nos dias de jogos do Brasil Barueri é destaque em geração de emprego no Prêmio Cidades Excelentes Pág 07 Pág 02 Pág 03 Pág 06

Com o objetivo de expandir o desenvolvimento socioeconômico da cidade de Jandira, o prefeito Doutor Sato recebeu, nesta semana, representantes da Yamaha para oficializar, após diversas tratativas, a confirmação de que o município será sede da empresa no estado de São Paulo.

A empresa internacional, que tem como objetivo ampliar as possibilidades humanas através de um crescimento susten tável, será instalada em Jandira nos próximos meses.

Através disso, mais de duzentos empregos serão gerados no próximo ano, assegurando melhores condições e qualidade de vida, empregabilidade e renda à população jandirense.

A Yamaha, que surgiu no Japão em 1955 e chegou ao Brasil em 1970, nasceu fabricando instrumentos musicais e hoje está presente em mais de duzentos países e fabrica uma vasta gama de soluções, como motos para neve, quadriciclos, carros de golfe, bicicletas elétricas, piscinas, geradores, helicóptero de controle remoto, entre outros.

“Estou muito feliz. Trata-se de mais uma grande empresa que está acreditando em nosso município. Seguimos traba lhando para, juntos, devolvermos o orgulho do cidadão jandirense. Essa conquista é de vocês e para vocês”, celebrou Doutor Sato ao enfatizar que esse benefício é para os munícipes.

Com a missão de despertar sentimentos simultâneos de profunda satisfação e intenso entusiasmo ao encontrar algo de valor excepcional, a empresa agregará ao segmento da economia e, consequentemente, contribuirá para a evolução da cidade como um todo.

Segurança, confiabilidade e responsabilidade: essas palavras dão ênfase ao novo ciclo que marca a instalação de mais uma empresa internacional e a criação de centenas de oportunidades no município.

Circulação: Região Oeste da Grande São Paulo PÁGIN A 02 JANDIRA • EDIÇÃO N°153 | 24 a 27 de NOVEMBRO de 2022 - CNPJ DIRETOR E JORNALISTA RESPONÁVEL: 26.688.680/0001-71 OSVALDO DE SOUZA - MTB Nº 74538/SP JMF Propaganda e Marketing Ltda-ME Filial: Redação, Administração e Publicidade: Avenida das Flores número 660 Sala 05 jardim das Flores Osasco cep 06110-100 Tel: (11) 99991-1321 Diagramação e Arte: Jornal Realidade Periodicidade: Semanal E-mail: Jornalrealidadeonline@hotmail.com Visite o Site: Instagram: www.jornalrealidade @jornalrealidadeonline Facebook: jornal realidade .com.br Tiragem: 10 mil Doutor Sato fecha parceria com empresa internacional e oficializa: Jandira será sede da Yamaha em São Paulo A novidade proporcionará mais de duzentas oportunidades de emprego no próximo ano

COTIA

Na manhã de sábado (19/11), um grupo de 98 proprietários de imóveis no bairro Recanto dos Victors recebeu as matrículas de seus imóveis por meio do programa de Regularização Fundiária Urbana (Reurb). Todo o processo foi feito com base na Lei 13.465/2017 que desburocratizou e trouxe mais agilidade à atividade. O documento entregue aos proprietários confere publicidade à propriedade, isso significa que torna pública e aces sível à sociedade a informação de que ele é o dono do imóvel. Além disso, confere segurança jurídica em relação ao seu patrimônio. Na mesma data, a Prefeitura assinou as certidões de regularização para início do processo de regularização no bairro Jardim Rebelato.

A Reurb no Recanto dos Victors foi viabilizada por meio de uma parceria entre a iniciativa privada e a Prefeitura de Cotia, por meio da Secretaria de Habitação e Urbanismo. A municipa lidade participou do levantamento topográfico, forneceu e fez análise da documentação necessária para que a empresa realizasse o processo de regularização, além de emitir cada um dos Títulos de Legitimação de Posse necessários para a emissão da Matrí cula.

“Esta é uma data histórica para Cotia, é a primeira regularização fundiária da história da cidade, e vocês [proprietários] são os protago nistas. Tudo foi viabilizado em parce ria com a Prefeitura e é muito bom saber que o resultado desta parceria é a entrega das matrículas de seus imóveis”, disse o prefeito Rogério

Franco.

Neste processo, mais do que recebe ram a matrícula de seus imóveis, os proprietários recebem segurança jurídica sobre o seu patrimônio que, inclusive, poderá ser transmitido aos herdeiros. Com a regularização, o patrimônio passa a servir, inclusive como garantia no caso de financia mento de bens móveis e imóveis, além de ser impactado com uma valoriza ção de 30% a 150% do valor atual.

A moradora do Recanto dos Victors, Fátima Das Dores e o seu marido, Miguel Luiz de Oliveira, estavam entre os proprietários que receberam a documentação de seu imóvel. “Eu comprei o terreno há 35 anos. Eu sabia que não era regularizado, mas eu sabia que eu precisava deste documento. Estou feliz que deu tudo certo, eu acreditei que daria”, disse Fátima.

A entrega das matrículas dos imóveis foi acompanhada pela vice-prefeita Ângela Maluf, Secretário da Habita ção, Onofre de Oliveira, e outros secretários municipais, além dos vere adores Celso Itiki (presidente da Câmara), Sérgio Folha, entre outros parlamentares.

Vantagens da Reurb: Desburocratização do processo de regularização fundiária urbana; auto rização para que os municípios emitam os títulos (o que antes era feito apenas pelo governo do estado); não há pagamento de taxas ou recolhimen to de impostos; economia com gastos com advogado, topógrafo, cartório, tributos e redução de até 80% no tempo para conclusão do processo.

O mês do Dia Nacional da Consciência Negra em Cotia foi celebrado com grandes eventos e conquistas. Além da programação cultural que aconteceu no dia 13/11, em Caucaia do Alto, teve ainda sessão solene na Câmara Municipal (dia 18/11) e Café com Axé especial no dia da Consciência Negra (20/11), na Congada de São Benedito de Cotia. Na Câmara, os vereadores aprovaram a criação do Conselho Municipal de Desenvol vimento e Promoção da Igualdade Racial, a alteração do nome da Estrada das Mulatas, em Caucaia do Alto, para Estrada Carolina Maria de Jesus (uma das primeiras escritoras negras do Brasil) e aprovaram a instituição da Folia de Reis como patrimônio imaterial de Cotia. A programação que marcou as celebrações do Dia da Consciência Negra contou com parceria entre as Secretarias de Cultura e Lazer e dos Direitos Humanos, Cidadania e Mulher. E foi esta última secretaria que propôs a mudança do nome da Estrada das Mulatas para Carolina Maria de Jesus. "O Brasil deve uma reparação imensa e estrutural ao nosso povo preto. Somos iguais na Constituição, mas ainda precisamos de tratamento diverso na nossa diversidade e especificidades. Ofere cer mais hoje a quem tanto foi negado e retira do no passado”, disse Ângela Maluf, vice-pre feita e titular dos Direitos Humanos, Cidada-

nia e Mulher.

Os vereadores também aprovaram um Projeto de Lei que autoriza a Prefeitura de Cotia a criar o Conselho Municipal de Desenvolvimento e Promoção da Igual dade Racial o que, segundo Ângela Maluf, é uma grande conquista para o município. “Cotia é uma cidade que abraça todas as diferenças. Nós construí mos laços e caminhamos juntos. Nos sentimos um pouco brancos, um pouco pretos, um pouco amarelos, um pouco vermelhos. Somos diversos. É isso que nos faz tão lindos, tão belos e tão cultu ralmente fortes. E este Conselho Munici pal significa uma grande conquista em favor da luta pela igualdade e por políti cas públicas que nos coloquem todos em situação de igualdade de fato”, comentou Ângela Maluf.

A celebração do Dia Nacional da Cons ciência Negra terminou na ‘casa’ de um dos patrimônios culturais imateriais de Cotia: a Congada de São Benedito de Cotia, na Vila São Joaquim, no domingo (20/11). O local recebeu uma edição especial do ‘Café com Axé’ – evento que faz parte do movimento ‘Caminhada Pela Cultura de Paz e Não-violência de Cotia’.

Sábado, 26, o CEUC de Caucaia recebe o projeto ‘Cuidar + Social e Saúde na Área’

da rede municipal, além de seus familiares. A iniciativa é realizada por meio de uma parceria entre as Secretarias de Desenvol vimento Social, de Saúde e de Educação. Durante o “Cuidar + Social e Saúde na Área” a população de todas as idades terá a oportunidade de fazer atualização vacinal (conforme as doses indicadas para a faixa etária), avaliação de dados antropométri cos (peso e altura), orientações sobre higie ne bucal, testes de acuidade visual e encaminhamento para oftalmologia, nutricionista, além da oferta de exame de Papanicolau . Em função da campanha ‘Novembro Azul’ (que alerta sobre preven ção de câncer de próstata), a Secretaria de Saúde fará a oferta da coleta de PSA (Antí geno Prostático Específico) para homens com idade a partir de 50 anos.

Também serão oferecidos serviços de atualizações em Cadastro Único, orienta ções sobre os projetos do Fundo Social, Carteira de Identificação de AutistaCIPTEA, entre outros.

Serviço Cuidar + Social e Saúde na Área Dia 26 de novembro – das 9h às 16h

Local: CEUC Pref. Carmelino P. de Oliveira

Av. Luiz Sacramento, 730,

alunos e pais das seguintes

CEUC PREFEITO CARMELINO

PIRES DE OLIVEIRA (POLO)

CE VITÓRIA RÉGIA

EM MAISA APARECIDA RIBEIRO

EM PREF IVO MARIO ISAAC

PIRES

CE BENEDICTA STEFANO ANTU

NES DE OLIVEIRA

CE DORVALINA MARIA DE JESUS

EM JOSÉ MANOEL DE OLIVEIRA

EM JOSÉ MENDES DA SILVA

EM CÂNDIDO PINTO

EM CAMPININHA

EM ROSA MACIEL DE OLIVEIRA

EM GASPAR DE GODOI MOREIRA

CE DR. DÉLIO LIMA JUNIOR

EM IDALINA GODINHO DA SILVA

EM ANDRESSA SOARES GOMES

CE MARIA JOSÉ DOS SANTOS

EM ASSIS JOSÉ DE OLIVEIRA

EM BENEDICTA VAZ PEDROSO DEEMALBUQUERQUE PROFESSOR JOÃO LUIZ MON

TANHEIRO

CE MOISES DIAS CORVELO

CE ALLAN KARDEC

CE DANIELLI ALBUQUERQUE MATHIAS

EM EDNEIA DOS SANTOS PIRES EM VITOR GONÇALVES

Circulação: Região Oeste da Grande São Paulo PÁGIN A 03 • EDIÇÃO N°153 | 24 a 27 de NOVEMBRO de 2022
Cotia aprova conselho da igualdade racial, ganha novo patrimônio imaterial e imortaliza
Donos de imóveis no Recanto dos Victors recebem

ARAÇARIGUAMA COTIA

Nesta quarta, 23 de novembro, dando continuidade ao 1° Festival de Prima vera do município, foi realizada a apresentação dos artistas de Coral, Musica lização, Violão e Pratica de Conjunto da Casa de Cultura. E hoje, 24 de novembro, com entrada gratuita, às 19h, no auditório da Casa de Cultura Cora Coralina (Rua Santa Cruz, 23, Centro), encerrando o Festival, teremos a apresentação dos artistas de Teatro e Grupo Melhor Idade. Confira: Confira: 24/11 – Quinta – 19h – Apresentação dos artistas de Teatro e Grupo Melhor Idade 21 à 24/11 – Exposição permanente dos artistas da oficina de Desenho

De acordo com decreto 9.107/2022, o expediente nas repartições públicas muni cipais de Cotia se encerrará uma hora antes do horário dos jogos da seleção brasileira na Copa do Mundo 2022. O documento ressalta, no entanto, que dada a especifici dade de alguns departamentos, os trabalhos não serão descontinuados e caberá às chefias de cada setor adequar o horário de trabalho dos colaboradores. Todos os colaboradores que encerrarem as ativida des mais cedo deverão fazer compensação das horas até o fim deste ano.

A Secretaria de Saúde deliberou que os serviços desta área encerrarão o expediente meia hora antes do jogo da seleção brasi-

leira apenas quando a partida iniciar às 16h, nos demais horários de jogos não haverá mudança no atendimento das unida des de saúde. No caso do atendimento nos Pronto Atendimentos e UPA o expediente não será alterado em nenhum momento.

Já a Secretaria de Educação, após consul ta aos gestores escolares, deliberou que os alunos serão dispensados uma hora antes dos jogos quando as partidas começarem às 16h. Quando o horário do jogo for às 13h, não haverá aula para o período da tarde.

Funcionamento das repartições munici pais nos dias de jogos do Brasil (de 24/11 a 2/12)

Circulação: Região Oeste da Grande São Paulo PÁGIN A 04 • EDIÇÃO N°153 | 24 a 27 de NOVEMBRO de 2022
Confira os horários nas repartições municipais nos dias de jogos da seleção brasileira
Nesta quarta, 23 de novembro, dando continuidade ao 1° Festival de Primavera do município Neste sábado, 26 de novembro, a Operação CATA-BAGULHO

são campeões

A força e a competência da mulher negra no transporte público de Barueri

A tarde ensolarada de sábado, dia 19, contri buiu para a consagração de mais um grande evento esportivo na Arena Barueri. As arquibancadas estiveram mais uma vez repletas de torcedores para presenciar as finais nacionais feminina e masculina de seleções estaduais da Taça das Favelas.

Final feminina

As paulistas criaram boas chances de gols nos primeiros minutos de jogo e só permitiram que a equipe do Rio de Janeiro reagisse aos 26 minutos numa cobrança de falta que passou à direita do gol. No segundo tempo, entretanto, Tuane marcou um belo gol da entrada da área aos 18 minutos e garantiu o título para as fluminenses.

A campanha

Rio de Janeiro 2 x 1 Goiás;

Rio de Janeiro 4 x 2 Paraná; Rio de Janeiro 0 x 0 Piauí; Rio de Janeiro 1 x 0 Distrito Federal.

Final masculina

No tempo normal do jogo, o domínio foi da seleção de Goiás, mas não houve abertura do placar e a decisão foi para a cobrança de pênaltis. A equipe de São Paulo foi mais eficiente, venceu por 5 a 4 e ficou com o título.

A campanha

São Paulo 2 x 1 Sergipe; São Paulo 1 x 1 Paraná; São Paulo 2 x 0 Distrito Federal; São Paulo 2 x 0 Ceará.

Emei João Evangelista realiza encerramento de projeto com exposição no CRPI

O projeto Olhar é uma iniciativa da Emei João Evangelista, do Jardim Mutinga. O objetivo é criar esculturas autorais individuais e coletivas utilizando materiais orgânicos coletados na escola como principal recurso. A ação propor cionou às crianças e famílias a aproximação com a natureza e a arte.

Ao longo de todo o ano aconteceram as atividades com a utilização de materiais de fácil acesso, como gravetos, sementes e galhos. De acordo com Neusa César, diretora da escola, durante todo o período da realização do projeto houve um grande envolvimento da comunidade escolar e das famílias.

Além dos contextos organizados na escola, materiais da natureza foram organizados e disponibilizados dentro de caixas e levadas para as famílias para que, junto com as crianças, criassem esculturas com os materiais enviados. “Foi uma grande e surpreendente

experiência, as crianças e suas famílias chegavam na escola orgulhosos de suas esculturas”, contou a diretora.

“Por meios tecnológicos foi possível adentrar em outros territórios. Visitamos museus de maneira on-line e conhecemos diferentes modalidades de artes. Essas visitas foram feitas semanalmente e ganharam o nome carinhoso de ‘Quartas no Museu’, um momen to muito esperado pelas crianças, envolvido de muitas curiosidades, descobertas e aprendiza gens”, detalha Neusa.

No início desta semana aconteceu o encerra mento do projeto, com uma bonita exposição das esculturas individuais e coletivas das crianças no Centro de Referência pela Primei ra Infantil (CRPI). Foram dezenas de obras feitas pelos pequeninos artistas, que se sentiram orgulhosos ao verem seus trabalhos expostos em um lugar tão especial.

uma motorista com quase 10 anos de experiên cia, mas para alguns passageiros é.

“Há pessoas preconceituosas de todos os gêneros, mas geralmente as mulheres são mais receptivas e me dão a maior força: ‘nossa, você é corajosa. Parabéns’, dizem algumas. Agrade ço sem tirar os olhos do trânsito”, conta ela. Outras pessoas, entretanto, já embarcam com um olhar desconfiado e parecem ficar à espera de algum deslize dela para justificar o pressen timento negativo. “Já fui vítima de atitude discriminatória. Não sei se fiquei mais chateada com a atitude de quem me agrediu ou com a indiferença dos que assistiram. Não basta que as pessoas não sejam racistas, é preciso que elas sejam antirracistas”, complementa.

Pamella é a única motorista do sexo feminino entre os 114 profissionais da Ralip e teve que preencher os mesmos requisitos e se submeter aos mesmos testes que todos os outros para ser admitida. Os colegas já se acostumaram à presença dela. “Meus amigos e meus superiores me tratam com respeito. É muito bom ser tratada com igualdade”, diz ela.

Enéas Ferreira da Silva, gerente de tráfego da Ralip, fala do desempenho da motorista Pamella. “Ela é uma profissional como todos os outros da empresa. É responsável e cumpridora de todas as regras. Não há nada em seu prontuá rio que possa desaboná-la”, declara ele. Seus sonhos, entretanto, vão muito além do volante. Pamella possui curso superior incom pleto em Gestão em RH. “Sou muito comunica tiva e acho que levo jeito para trabalhar em seleção de pessoal. Quem sabe eu possa come çar aqui nessa empresa mesmo”, sonha.

Ela garante que interrompeu os estudos por falta de tempo. “Quero concluir meu curso muito em breve”, afirma.

Sobre Pamella

Ela nasceu em Carapicuíba há 37 anos. Seu sobrenome exótico vem de um bisavô russo, mas isso não a faz gostar do alto mandatário do Kremlin. “Não apoio as atitudes do Vladimir Putin”, conta. Ela começou como cobradora lá mesmo e em poucos meses se tornou motorista. Veio para Barueri buscando melhores condi ções de trabalho e remuneração.

Para assumir o volante da linha A 168 (Jardim Itaquiti / Jardim Graziela) na garagem da Ralip no bairro Votupoca às 5h, Pamella precisa sair de casa uma hora antes, no mínimo. Sua jornada normal vai até as 15h20, mas ela faz algumas horas extras para reforçar o orçamento e só chega em casa por volta das 21h30.

Tem que administrar muito bem esse pouco tempo para seus afazeres domésti cos, porque precisa descansar para reassumir o volante no dia seguinte. Ela é divorciada e aproveita a única folga semanal para curtir intensamente as filhas Carolina, de 17 anos, e Lívia, de 5. Recentemente as três foram assistir ao filme “Wakanda para Sempre”. “Nós valorizamos demais a cultura negra”, afirma Pamella.

Consciência Negra

Em 20 de novembro celebra-se o Dia Nacional da Consciência Negra. A data foi criada para conscientizar sobre a força e a resistência da população negra no Brasil, assim como reconhecer e reparar o sofrimento imposto a esse povo desde a colonização.

Nos dias 17 e 18 de novembro a Secretaria de Educação de Barueri está realizando a Avaliação Externa 2022.

Na oportunidade, mais de 33 mil alunos do 3º ao 9º ano estão participando das provas, que avaliarão a aprendizagem dos estudantes em todas as

A iniciativa visa a checagem do conhecimento dos estudantes, além de servir como ferramenta eficaz para o mapeamento e o direcionamento pedagógico que balizam decisões específicas para ações da rede de ensino.

A Avaliação Externa também é instituída

sionais do magistério e correlacionados como um dos critérios nas escolas de Ensino Fundamental.

Para garantir a lisura de todo o processo de avaliação, uma grande equipe de profissio nais de todos os departamentos da Secreta ria de Educação foi mobilizada para atuar nas escolas.

De acordo com o secretário de Educação de Barueri, Celso Furlan, “sou grato a todos os servidores da Educação pela grande adesão e envolvimento para a realização deste importante processo. Agradeço a

BARUERI Circulação: Região Oeste da Grande São Paulo PÁGIN A 05 • EDIÇÃO N°153 | 24 a 27 de NOVEMBRO de 2022
Taça das Favelas na Arena Barueri: Rio de Janeiro e São Paulo Conduzir um ônibus com dezenas de passa geiros diariamente pelas ruas de Barueri não é novidade alguma para Pamella Gweendolyn Romanovsky Rufino, afinal de contas, ela é
Mais de 33 mil alunos do ensino fundamental participam das avaliações externas

Barueri realiza ação pelo Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito

Por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semurb), Barueri realizou na sexta-feira, dia 18, uma ação educativa para marcar o Dia Mundial em Memó ria das Vítimas de Trânsito (celebrado no terceiro domingo de novembro - dia 20 neste ano). O evento teve momento de reflexão e fé, e foi finalizado com o plantio de vinte mudas de ipês (branco, roxo e amarelo) em frente à Câmara Municipal, na rua Carlos Capriotti com a rua Wagih Salles Nemer - Bairro Centro. A Semurb contou com a parce ria da Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente (Sema).

O objetivo da ação é conscientizar condutores e pedestres para que adqui ram comportamentos e atitudes que tornem o trânsito cada vez mais seguro para todos, obedecendo normas como respeitar os limites de velocidade e não usar o celular enquanto dirige. “Conse quentemente preservam-se vidas, pois nenhuma morte no trânsito é aceitável”, alerta Joyce Fazolin, diretora do Depar tamento de Educação para o Trânsito (DET) da Semurb.

Segundo a diretora, a ação demonstra o respeito e a empatia com os familia res das vítimas. “Toda morte no trânsito é precoce e a Secretaria de Mobilidade Urbana de Barueri tem se empenhado para evitá-las”, reforçou Joyce, que esteve no evento acompanhada pelo secretário-adjunto, Carlos Eduardo dos Reis Leal, e outros agentes de trânsito da pasta.

O evento foi emocionante, pois contou com a participação de familiares do jovem Gustavo Rabelo – vítima fatal de trânsito há cinco anos. Ele faleceu, aos 21 anos, a poucos dias do Natal de 2017, após acidente na estrada Velha de

Itapevi. Guh, como era conhecido, estava com outros colegas em um carro e perdeu a vida. Foi arremessado do banco traseiro, sofreu traumatismo craniano e não resistiu. Os demais sobreviveram. Gustavo deixou uma filha, hoje com seis anos de idade.

Muito triste, Márcia da Silva Rabelo, mãe de Guh, disse que a conscientiza ção é de grande importância, e chama a atenção para o respeito às normas de trânsito. “Além de todas as regras a serem cumpridas, uma das coisas que a gente tanto ouve falar é de que ‘se beber, não dirija’. É um dos fatores que mais levam pessoas a cometer aciden tes. É difícil, pois vai-se embora uma pessoa amada e os que ficam sofrem bastante”, relatou.

De acordo com levantamento, a Semurb informou que em Barueri, entre mortes e sequelados, foram regis trados 25 acidentes em 2019, dezenove em 2020 e 23 no ano de 2021. A média é de 22,33 ocorrências nos últimos três anos.

O Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito foi criado em 1993 pela RoadPeace, uma organização social do Reino Unido. A mobilização teve apoio inicial da Federação Euro peia e de várias outras organizações parceiras. Foi adotada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 26 de outubro de 2005. Chegou ao Brasil em 2007, por iniciativa da ONG Trânsito Amigo, e a partir daí entidades e órgãos do Sistema Nacional de Trânsito (SNT) realizam ações em diversos estados brasileiros.

Nos dias dos jogos da Seleção Brasileira de futebol na Copa do Mundo 2022 as repartições públicas da Prefeitura de Barueri não terão expediente. A medida está no decreto municipal número 9.693, publicado no dia 17 de novembro (con sulte AQUI).

As exceções ficam por conta das reparti ções “que prestam serviços essenciais e de interesse público, que tenham funcio namento ininterrupto”, casos, por exem plo, dos Prontos-socorros, Hospital Municipal de Barueri (HMB), serviço funerário, Guarda Municipal, Defesa Civil, agentes de mobilidade urbana, Farmácia Municipal, entre outros.

As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) terão horário adaptado, de acordo com cada jogo. No dia 24 de novembro, primeiro jogo do Brasil na Copa, as UBSs fecharão às 14h. Mais informações podem ser obtidas diretamente nas unidades.

Na primeira fase da Copa do Mundo, a seleção brasileira joga nos dias 24 e 28 de novembro (quinta e segunda-feira, respectivamente) e 2 de dezembro (sexta-feira).

De acordo com o decreto, a medida atinge os órgãos da Administração Pública Direta e Indireta.

projetos "Práticas de Artes - Artista e Arteiros" e "Eu cuido de quem cuida de mim", das professoras de 2ª fase, Rosemeia Provazi e Kristine Strufaldi.

Com a participação de toda comunidade escolar, os projetos contaram com apresenta ções musicais, mostra de artes e a presença do conceituado artista plástico Walter Nomura. O projeto “Práticas de Artes” surgiu como uma forma de preservar técnicas e estratégias usadas no projeto “Artistas e Arteiros", com o objetivo de agregar o brinquedo e o brincar como instrumentos de um fazer artístico.

“Como forma de manifestação espontânea da criança de elaborar suas construções e intera gir com obras de Arte e objetos diversos”, disse a professora Rosemeia Provazi.

Já o projeto "Eu cuido de quem cuida de mim" visou despertar o interesse pela preser vação do meio ambiente, por meio da compre ensão da importância em reutilizar e recriar utilizando brinquedos e brincadeiras. “As várias propostas lúdicas do projeto propicia ram vivências e observações que contribuirão para a formação de adultos conscientes e responsáveis com os recursos naturais dispo níveis”, comentou a professora Kristine Strufaldi.

Ambos os projetos foram inspirados nas obras do artista Walter Nomura, que presti-

de grafites, reflexões sobre o universo infantil.re Luiz de Oliveira Andrade, do Engenho Novo, montaram um grupo teatral que é um grande sucesso.

Com o objetivo de promover maior acesso à cultura, o espetáculo tem como proposta central a dramatização de poesias. No proces so de montagem trabalharam, além da leitura, discussão e intelecção de textos, o incentivo à valorização da cultura, especificamente voltada para as artes cênicas.

De acordo com o professor, os alunos tiveram a oportunidade de discutirem temas como o sentido do respeito ao próximo, com ênfase na disciplina e na integração do trabalho em equipe.

A peça teatral chama-se “Sentimentos da Alma” e foi apresentada para todos os alunos de 5º a 9º anos da escola. O espetáculo reúne estrofes de poesias que abordam temas variados, como a vida, o amor, a guerra, o medo e o sentimento do poeta por meio de uma profunda mensagem sobre o valor da existência.

“Foram dramatizados fragmentos poéticos e poesias inteiras, levadoss ao palco como forma de fazer a plateia refletir sobre a vivên cia humana”, explicou o professor José Roberto Lucas.

Repartições da Prefeitura de Barueri não terão expediente nos dias de jogos do Brasil
Circulação: Região Oeste da Grande São Paulo PÁGIN A 06 • EDIÇÃO N°153 | 24 a 27 de NOVEMBRO de 2022
Evento da Emei Seu Zequinha conta com presença de artista inspirador dos projetos
BARUERI

Clima festivo marca a cerimônia de premiação do projeto Cultura 10

Na manhã de terça-feira (dia 22) aconteceu a cerimônia de premiação dos estudantes que se destacaram no projeto Cultura 10. Alunos das 47 escolas que abrigam estudantes de 6º ao 9º ano da rede municipal participam da iniciativa, que tem como objetivo principal promover a curiosidade e incentivar a leitura e o pensamen to crítico.

Os estudantes de todas as unidades de ensino que mais se destacaram foram contemplados com prêmios especiais e certificados de partici pação. O primeiro colocado recebeu um smartphone; o segundo ganhou um tablet; e os demais, do terceiro ao décimo colocados, ganharam cartões Google Play.

As cerimônias contaram com brincadeiras, depoimentos de alunos e a animação de um robô que abrilhantou ainda mais os eventos. As Emefs Levy Gonçalves, Júlio Gomes Camisão e Maria Meduneckas foram as que mais se destacaram e tiveram como prêmio a visita do animado robô de led, que colocou todos para dançar.

A aluna Rarumy Gois dos Santos foi a primei ra colocada da escola e estava muito feliz com a premiação. “Eu adorei participar das atividades desta plataforma. É muito divertida e nos faz

pesquisar e aprender muito”, contou Sobre o Projeto Cultura Dez Atendendo às competências gerais da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), que trata do Pensamento Científico, Crítico e Criativo, Reper tório Cultural e Comunicação, a iniciativa utiliza -se de um portal especialmente criado no qual os estudantes de 6º a 9º anos participam de questões gamificadas, com acesso à linguagem contempo rânea e de fácil compreensão. Trata-se de um quiz competitivo que reconhece os melhores alunos por sua participação e comprometimento.

O programa tem despertado o exercício e a curiosidade intelectual por intermédio de aborda gem própria das ciências, incluindo a investiga ção, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.

Desde o início do projeto, os estudantes partici pantes têm demonstrado aprendizagem e desen volvimento no tocante às diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais.

Mais informações dobre o projeto, depoimentos e nomes dos premiados você encontra AQUI.

Barueri é destaque em geração de emprego no Prêmio Cidades Excelentes

A extraordinária capacidade de gerar novos postos de trabalho fez Barueri se tornar destaque no Prêmio Band Cidades Excelentes. De todos os municípios brasileiros acima de 100 mil habitan tes, Barueri é o que tem a melhor taxa de ocupa ção de emprego da população, que chega a 111%, de acordo com os organizadores da premiação. Barueri se posiciona à frente de municípios como São Caetano do Sul, no ABC Paulista, com taxa de ocupação de 74,7%, Florianópolis (SC), com 66%, e Vitória (ES), com 65,6%. A taxa de 111% significa que a cidade emprega mais gente que sua população economicamente ativa, sendo assim, muitas pessoas que moram em outras cidades vêm trabalhar em Barueri.

O Prêmio Band Cidades Excelentes utiliza indicadores do IGMA (Índice de Gestão Munici pal Aquila). A iniciativa é do Grupo Bandeirantes de Comunicação e do Instituto Aquila. Os principais objetivos do Prêmio são “reconhe cer boas práticas e iniciativas pioneiras de gestão pública municipal e incentivar a implementação de iniciativas de gestão públicas”.

De acordo com o secretário de Indústria, Comér cio e Trabalho (Sict) de Barueri, Joaldo Macedo Rodrigues (Magoo), “o destaque que Barueri recebeu reforça o compromisso de trabalhar para o aprimoramento do ambiente socioeconômico da cidade. Por isso a Prefeitura sempre procura facilitar a criação de novos postos de trabalho e de tornar mais adequadas as condições de funcio namento das empresas no nosso município”. Todos os municípios brasileiros são analisados pelos critérios do IGMA. O índice é consolidado

Não é novidade que os homens dão menos atenção à saúde do que as mulhe res. Por isso foi criado o Novembro Azul, que visa promover a conscientização dos homens com relação aos cuidados de saúde preventiva. Uma série de ações neste sentido foram programadas para este mês na cidade. Na sexta-feira (dia 18) aconteceu uma palestra sobre a saúde do homem proferida pelo urologista Gustavo Henrique Carneiro, do Hospital Munici pal de Barueri (HMB) Dr. Francisco Moran.

A palestra, com a presença de cerca de 30 pessoas, teve médicos, enfermeiros e técnicos administrativos do hospital. Foram abordadas as doenças mais comuns que acometem os homens, como prostati te, hiperplasia nodular da próstata, hiper plasia prostática benigna, câncer de testículo, disfunção erétil e HPV (Papilo mavírus Humano).

O câncer de próstata, por sua vez, apesar de ser uma das doenças que mais atingem os homens, não foi abordado. Isso porque o tema será tratado com exclusividade em outro evento da programação do Novem bro Azul, marcado para o dia 29, a ser feito pelo médico urologista Jair Pedralli Júnior, coordenador de urologia do HMB.

Preconceito Carneiro disse que, apesar de os homens ainda serem mais resistentes às consultas médicas do que as mulheres, tal situação vem se modificando nos últimos tempos. “Percebemos que o preconceito vem

através da análise de seis pilares e de 62 indicado res selecionados sobre:

· Governança, Eficiência Fiscal e Transparência; ·Educação; ·Saúde e Bem-estar; ·Infraestrutura e Mobilidade; · Sustentabilidade; ·Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública.

Aliada dos empregadores

A questão da empregabilidade é prioritária na gestão da Prefeitura de Barueri. É por isso que a Casa do Trabalhador, ligada à Sict, oferece gratui tamente serviços de recolocação profissional aos moradores da cidade.

Para a supervisora da Casa do Trabalhador, Lucia ne Lopes da Silva, a entidade tem sido bem flexível neste segundo semestre na disponibilidade de agendas para processos de contratação realizados.

“Com a procura de grandes empresas pelo nosso serviço ficamos com a agenda bem concorrida, e mesmo assim conseguimos atender a todos”, ressalta Luciane.

A responsável pelas contratações da empresa B2W, Shirley Jamile Pessoa, utiliza os serviços da Casa do Trabalhador e elogia a iniciativa da Prefeitura.

“Sem a Casa do Trabalhador não conseguiríamos captar bons profissionais”, afirma.

Louise Veloso, da Empresa Umana, também recomenda os serviços. Para ela é muito importante a parceria que se estabelece na divulgação das vagas e pela disponibilidade de locais para a realização dos processos seletivos.

diminuindo, que muitos homens acabam conhecendo algum parente ou vizinho com doenças que podiam ser evitadas ou curadas se detectadas no início e acabam procurando o serviço médico”, disse o especialista. “Eles (os homens) conhecem casos de doenças em estágio avançado e dizem não querer passar por isso”, comple tou Carneiro.

Conforme estudos do Centro de Referên cia da Saúde do Homem, 60% dos pacien tes chegam ao hospital com quadros de doenças avançados. Por isso os esforços da gestão de saúde de Barueri concentram-se nas rodas de conversa e palestras, sempre com o foco na conscientização. Aliás, o slogan desta edição do Novembro Azul é justamente #minha saúde no azul.

Informação acessível

O tecnólogo em saúde Alberto Sales Fiúza dos Santos aprovou a iniciativa da Secretaria de Saúde. “Muita gente não tem conhecimento das doenças, causas e tratamento. Assim, é importante divulgar as informações de modo claro e acessível”, disse Santos. Já a técnica em enfermagem Ana Paula de Oliveira comentou que vai levar as informações aos homens da família, principalmente para seu pai, que tem 72 anos.

Além da palestra sobre câncer de próstata no dia 29 no HMB, confira na tabela abaixo os demais eventos do Novembro Azul, estes programados pela Coordenado ria de Ações Básicas em Saúde (Cabs) nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

HMB promove palestra sobre saúde do homem no Novembro Azul
Circulação: Região Oeste da Grande São Paulo PÁGIN A 07 BARUERI • EDIÇÃO N°153 | 24 a 27 de NOVEMBRO de 2022
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.