Jornal Realidade Regional - EDIÇÃO N°152 | 18 a 20 de NOVEMBRO de 2022

Page 1

Circulação: Região Oeste da Grande São Paulo e interior ANO IV | EDIÇÃO Nº 152 | 18 a 20 NOVEMBRO 2022 COTIA COTIA BARUERI BARUERI Pág 02 ARAÇARIGUAMA ARAÇARIGUAMA ANISTIA 2022 COTIA COTIA Asfalto Novo: ruas do Jardim Cláudio passam por revitalização Dia 18 tem estreia do ‘Conexão Cotia’ 1º programa de jornalismo da Prefeitura com transmissão pela web JANDIRA JANDIRA Copa na Praça: telão será disponibilizado para jogos do Brasil na Copa do Mundo Semurb de Barueri alerta aos donos de taxis para verificação periódica, que começa dia 28 Pág 05 Pág 03 Pág 03 Pág 02

A Prefeitura de Jandira, através da Secretaria de Comunicação e Eventos, proporcionará uma experiência diferente à população para assistirem aos jogos do Brasil.

Será realizada uma edição especial, que será disponibilizada na Praça Anielo Gragnano, conhecida como Praça Central, com telão e pipoca para os munícipes acompanharem as trans missões das partidas da seleção brasi leira no mundial que acontece no Catar.

Inicialmente, a estrutura está agendada para os três primeiros jogos da seleção na primeira fase, conforme consta na progra mação abaixo:

24/11 (quinta-feira): Brasil x Sérvia, às 16h; 28/11 (segunda-feira): Brasil x Suíça, às 13h; 02/12 (sexta-feira): Camarões x Brasil, às 16h.

ARAÇARIGUAMA

Curso gratuito de confecção de touca e gorro cirúrgico

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Indústria e Comér cio, em parceria com o SEBRAE e o SENAI, realizará de 23 de novembro a 05 de dezembro, de segunda a quinta, das 13 às 17h, no Salão Paroquial (Rua Santa Cruz, 85, Centro – em cima da Pizzaria do Mário), o CURSO GRATUITO DE CON FECÇÃO DE TOUCA E GORRO CIRÚRGICO. As inscrições podem ser feitas via WhatsApp: (11) 97152-4612 ou (11) 93727-9684.

ANISTIA 2022

A ginástica artística jandirense tem se destacado nos eventos do segundo semestre. No dia 15 de outubro, as atletas participaram da Copa Hebraica de Ginástica Artística, dando realce à ginasta Joana Darc Pires da Silva. Já no dia 22/10, elas participaram do Festival Aberto Alphaville Tênis Clube, com destaque para a ginasta Eduarda Raquely Fernandes.

Além disso, neste mês, especifica mente no dia 05/11, houve a edição da Copa Jandira de Ginástica Artística deste ano, onde participaram atletas de organizações da região, tais como das Prefeituras de Itapevi, Embu das Artes, São Roque, SPFC (São Paulo Futebol Clube) e Círculo Militar de São Paulo. Confira as atletas participantes com as suas respectivas categorias e resul tados:

Categoria Adulto (ouro): Gabriela Ferreira Alves; Categoria Juvenil (prata):

Giovanna Pereira; Takemi Medina Watari; Categoria Infantil (ouro): Cindy e Raquelly Fernandes Pereira; Ana Luiza Moraes Prata; Categoria Mirim: Maria Eduarda dos Santos (bronze); Joana Darcy Pires da Silva (prata); Pré-mirim: Náthany Moraes Agostinho (ouro); Heloysa Maria de Oliveira (ouro); Ana Clara Souza (bronze).

Para a professora Sandra Pacheco Bezerra, responsável pelo departamento de ginástica artística do município, a equipe está muito feliz e confiante por retornar à competição após o cenário pandêmico. “Os pais incenti vam e sentem o que é participar das compe tições novamente”, disse.

“A modalidade está voltando a crescer. A nossa expectativa é de termos ainda mais eventos, participarmos do torneio nacional, irmos para o Uruguai novamente e, assim, sucessivamente”, enfatizou Sandra.

Termina no dia 30 de novembro o prazo para anistia de multas e juros para pagamento de impostos, taxas e tributos municipais, inscritos ou não em dívida ativa, VENCIDOS ATÉ 31 DE DEZEMBRO DE 2021.

Os descontos de multas e juros são de até 100% para paga mentos à vista; 90% para pagamentos em 4 vezes; 70% para parcelamentos de 5 a 8 vezes; e de 50% para pagamentos parcelados de 9 a 12 vezes. Para aderir à anistia, o contribuin te deve estar com seus débitos do exercício 2022 em dia.

Os interessados devem comparecer no Departamento de Rendas Municipal (Rua São João, 228, Centro), das 8h às 12h e das 13h às 17h. Não perca essa oportunidade. Regularize sua situação!

Circulação: Região Oeste da Grande São Paulo PÁGIN A 02 JANDIRA • EDIÇÃO N°152 | 18 a 20 de NOVEMBRO de 2022 - CNPJ DIRETOR E JORNALISTA RESPONÁVEL: 26.688.680/0001-71 OSVALDO DE SOUZA - MTB Nº 74538/SP JMF Propaganda e Marketing Ltda-ME Filial: Redação, Administração e Publicidade: Avenida das Flores número 660 Sala 05 jardim das Flores Osasco cep 06110-100 Tel: (11) 99991-1321 Diagramação e Arte: Jornal Realidade Periodicidade: Semanal E-mail: Jornalrealidadeonline@hotmail.com Visite o Site: Instagram: www.jornalrealidade @jornalrealidadeonline Facebook: jornal realidade .com.br Tiragem: 10 mil Copa na Praça: telão será disponibilizado para jogos do Brasil na Copa do
Mundo
Copa Jandira de Ginástica Artística 2022: confira os resultados e o destaque das atletas da modalidade na região
A estrutura será montada na Praça Central
A
equipe tem se destacado
cada vez mais nas competições e torneios, o que gera mais expectativa para o futuro do esporte e da equipe no município

COTIA

Programação especial marcou a Caminhada pela Cultura de Paz e a Consciência Negra

No domingo (13/11), Caucaia do Alto recebeu uma grande programação artístico cultural para comemorar as duas celebrações

Durante todo o domingo (13/11), o distrito de Caucaia do Alto, na Praça dos Romeiros, se transformou no palco de duas grandes celebrações: a 5ª Caminhada Pela Cultura de Paz e Não-Violência de Cotia e o Dia da Consciência Negra. Representantes de diversos movimentos culturais e religiões participaram da festa que contou com atrações para pessoas de todas as idades.

A Caminhada Pela Cultura da Paz abriu a programação do dia partindo da entrada do distrito (ao lado do estádio de futebol) até o local da festa (Praça dos Romeiros) onde a Prefeitu ra de Cotia montou uma estrutura com show, apresentações culturais, tendas, exposições, atividades para crianças, entre outras. A programação emendou as celebrações do Dia da Consciência Negra (lembrado em 20/11).

O Movimento de Cultura de Paz Cotia nasceu por iniciativa de repre sentantes de religiões de matriz africa na, Candomblé e Umbanda. Inicial mente, o evento foi batizado de Cami nhada do Axé. Porém, os próprios

integrantes das casas de matriz africana defenderam que o movimen to fosse inclusivo, de defesa dos direi tos todas as culturas e suas manifesta ções, promovendo valores e uma nova atitude e uma nova relação humana: de respeito ao comportamento, à crença religiosa e sua profissão de fé, aos povos e suas origens, gênero, promoção da solidariedade e dos direitos humanos, da democracia e da preservação do planeta. A partir desta atitude várias outras entidades se juntaram ao movimento, tornando-se inter-religioso e multicultural.

Desde 2018, o movimento Caminha da pela Cultura de Paz e Não-Violên cia de Cotia é realizado pela Equipe de Base Warmis – Convergência das Culturas, Mensagem de Silo, Instituto Gira Sol, Parque de Estudos e Refle xão de Caucaia do Alto, Casa de Ayrá Tradição e Cultura, Ilê Orixá Obá Ayrá e Secretarias de Cultura e Lazer, dos Direitos Humanos, Cidadania e da Mulher, com apoio da Secretaria de Educação.

Asfalto Novo: ruas do Jardim Cláudio passam por revitalização

O programa municipal “Asfalto Novo”, da Prefeitura de Cotia, está em andamento nas ruas do bairro Jardim Cláudio. Os trabalhos contemplam a fresagem para remoção do antigo pavimento e acerto da base antes da aplicação da nova massa asfáltica. Diversas ruas já começaram a receber o novo asfalto. revitalização viária da história de Cotia e está

tura de Cotia, por meio da Secretaria de Comunicação (Secom), inova mais uma vez com a estreia do “Conexão Cotia” - primeiro programa de jornalismo produzido pela Prefeitura com transmissão pela web. A novidade é versátil e entende a diversidade de preferências e de acesso dos internautas, por isso, a programação poderá ser acompanhada em diversas plataformas digitais como: Facebook, Site e Youtube oficiais da Prefeitu ra [links abaixo].

“O ‘Conexão Cotia’ abordará temas focados no cotidiano dos moradores de Cotia, sem deixar de lado os assuntos macros que também são relevantes no dia a dia de quem mora aqui. Vamos aproximar as pessoas das ações, das iniciativas e dos projetos da Prefei tura”, explicou Marcos Menão, titular da Secom.

Temas do cotidiano, cultura, culinária, esporte, entretenimento, saúde e muito mais

serão levados ao internauta por uma equipe de profissionais qualificados para encurtar a distância entre a população e os fatos mais importantes com relevân cia local e regional.

O programa trará pautas diversificadas com informações que vão impactar a vida de quem mora, estuda e trabalha na cidade. Inicialmente, serão dois progra mas semanais, às quartas e às sextas-fei ras. Todo o conteúdo ficará disponível para que o internauta possa assisti-lo e compartilhá-lo a qualquer momento.

Conexão Cotia

Estreia: 18 de novembro de 2022

Horário: 12h30

Transmissão: www.cotia.sp.gov.br/vi deos | Facebook.com/prefeituradecotia | Youtube.com/c/prefeituramunicipalde cotia

Às quartas e às sextas-feiras

Pela Cultura de Paz e Não-Violência de Cotia, de artistas locais e de representantes de religi ões de matrizes africanas. A sessão é aberta ao público.

O objetivo do evento é promover uma reflexão sobre a atual conjuntura do povo negro no país e está sendo organizado com o apoio das Secretarias dos Direitos Humanos, Cidadania e da Mulher e da Cultura e Lazer. Entre as atrações confirmadas estão os canto res de Cotia, Karen Santos e Fábio Maganha, que farão o lançamento de uma música produ zida especialmente para a data.

“Em Cotia o canal de reflexão, de conscienti zação, de combate ao preconceito e ao racismo está sempre aberto. Contamos com a presença da população neste evento que buscará, entre outros, debater, criar e fortale cer políticas públicas que corrijam injustiças com o povo preto e que dissolva o racismo que

ainda se faz presente”, disse Gilmar de Para o presidente da Câmara, vereador Celso Itiki, a sessão solene do Dia da ção do poder legislativo com a causa. “Aqui [Câmara] é a casa de leis, é o local onde são discutidas e aprovadas as políti cas públicas que resultam em ações que contemplam toda a sociedade e esta sessão solene reforça a preocupação do poder público com esta causa”, disse o vereador.

Dia Nacional da Consciência Negra O dia 20 de novembro foi instituído como o Dia Nacional da Consciência Negra pela Lei Federal 12.519/11. O objetivo é homenagear Zumbi dos Palmares, ícone negro que se tornou mártir da luta pela liberdade de culto e religião e contra a escravidão no Brasil. Zumbi ficou conhecido como o Herói da Liberdade. A data de sua morte é 20 de novembro de 1695.

Circulação:
Oeste da Grande São Paulo PÁGIN A 03 • EDIÇÃO
| 18 a 20 de NOVEMBRO de 2022
Região
N°152
Dia 18 tem estreia do ‘Conexão Cotia’ 1º programa de jornalismo da Prefeitura com transmissão pela web
em andamento em dezenas de bairros beneficiando centenas de ruas em todo o município. As ruas contempladas no Jardim Cláudio são: Coopersucar, Interlagos, Monza, Le Mans, Euricledes Formiga, Silverstone, Tarumã, Mônaco,

Edição especial do

com axé’marca a celebração do dia da consciência negra em Cotia

No domingo (20/11), data em que se celebra o Dia Nacional da Consciência Negra, Cotia terá uma edição especial do evento ‘Café com Axé’, a partir das 10h, na sede da Congada de São Benedito de Cotia, que fica na Vila São Joaquim. Os presentes discutirão sobre o tema ‘Respei to às diferenças – união na igualdade’. A entrada é franca e livre para todos os públi cos. Integrantes da Congada de São Bene dito farão uma apresentação especial para marcar a data.

A programação está sendo realizada pelo movimento Caminhada Pela Cultura de Paz e Não-Violência, que conta com a participação da Equipe de Base Warmis –Convergência das Culturas, Mensagem de Silo, Instituto Gira-Sol, Parque de Estudos e Reflexão de Caucaia do Alto, Casa de Ayrá Tradição e Cultura, Ilê Orixá Obá Ayrá, Secretarias de Cultura e Lazer, dos Direitos Humanos, Cidadania e da Mulher e de Educação, e pela Congada de São Benedito de Cotia.

Dia Nacional da Consciência Negra

O dia 20 de novembro foi instituído como

o Dia Nacional da Consciência Negra pela Lei Federal 12.519/11. O objetivo é home nagear Zumbi dos Palmares, ícone negro que se tornou mártir da luta pela liberdade de culto e religião e contra a escravidão no Brasil. Zumbi ficou conhecido como o Herói da Liberdade. A data de sua morte é 20 de novembro de 1695.

Café com Axé

Serviço

Dia Nacional da Consciência Negra

Tema: ‘Respeito às diferenças – união na igualdade’ 20 de novembro – 10h

Sede da Congada de São Benedito – Rua Padre Manoel Ferreira Seixas, 146 – Vila São Joaquim

Célio turino lança o livro ‘por todos os caminhos’ em cotia no dia 21 de novembro

Está marcado para o dia 21 de novembro, às 18h, o evento de lançamento do livro ‘Por todos os caminhos – Pontos de Cultu ra na América Latina’, assinado pelo histo riador, escritor e gestor de políticas públi cas, Célio Torino, que fará uma noite de autógrafos. O lançamento está sendo promovido Cidade Âncora e Instituto Gira-Sol com o apoio da Secretaria de Cultura e Lazer de Cotia e do Cioeste. O evento será no Âncora, que fica na estrada Municipal Walter Steurer, 1239, Jardim Rebelato.

Em ‘Por todos os caminhos’, Célio fala da importância das redes comunitárias que fundamentam a vida na América Latina. O autor remonta aos anos de 2004 a 2010, quando o Brasil implantou a Cultura Viva e

os Pontos de Cultura, cuja criação e implantação foram em grande parte uma obra de sua própria autoria. Turino viaja por pontos de cultura espalhados pela América Latina, diversos destes espaços são de cura social em regiões afetadas pela violência.

Lançamento e noite de autógrafos

Livro ‘Por todos os caminhos – Pontos de Cultura na América Latina’

Autor: Célio Turino

Dia 21 de novembro – 18h

Local: Cidade Âncora (Estr. Walter Steurer, 1239 – Jd. Rebelato)

Apoio: Secretaria de Cultura e Lazer de Cotia Gratuito

inicia implantação da governança e proteção de dados Guarda

No dia de feriado da Proclamação da República [15 de novembro], Guarda Civis de Cotia resgataram dois gatos que foram abandonados presos dentro de uma caixa de transporte de animais em meio a entulhos na rua Piracicaba, no Parque Rincão. Os animais apresentavam sinais de desidratação e foram encaminhados para uma ONG em Embu-Guaçu que dará abrigo temporário aos felinos. Abandono de animais é crime e quem identificar esta prática pode fazer denúncia anônima. De acordo com os guardas da equipe

dores do entorno disseram que viram quando a caixa foi deixada em meio aos escombros de construção civil pelo condu tor de um veículo que passou por ali, parou e logo partiu. As testemunhas não soube ram informar as características ou placa do veículo em questão.

De acordo com a Lei Municipal 861/1997 o abandono de animais e os maus tratos aos animais são crimes passíveis de punição. O morador que flagrar estas práticas pode fazer denúncia anônima e passar o máximo de informação possível que ajude as autori dades a identificarem o criminoso. A

colaboradores de diversas secretarias

Na manhã desta quinta-feira (10/11), a Prefeitura de Cotia, por meio da Secretaria de Gestão Estratégica e Inovação (SGEI), iniciou a implantação do sistema de governança e proteção de dados em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) - Lei Federal 13.709/2018. A primeira etapa da implantação contou com uma palestra de capacitação sobre a LGPD para colaboradores de diversos departamentos municipais que lidam com dados de munícipes, como Habita ção, Saúde, Meio Ambiente, entre outros.

A implantação da LGPD no serviço público municipal será coordenada pela empresa Ymsec, em parceria com a SGEI. Durante a capacitação dos colaboradores, o responsável técnico pela Ymsec, Yago Morgan, esclareceu

sobre as fases da implantação que passará pela organização do time (governança), classificação dos dados (sigilosos, públicos, etc), implementa ção da LGPD e auditoria.

Durante a palestra, a empresa Ymsec esclareceu dúvidas de colaboradores, explicou a diferença entre os tipos de informações e como a LGPD converge com a Lei de Acesso à Informação e à Transparência. “Nas próximas etapas da implantação da LGPD em Cotia, vamos fazer o mapeamento de quem são os controladores, operadores e encarrega dos de dados, vamos descartar dados desnecessários e aumentar a segurança da circulação de informações nos depar tamentos”, explicou Raphael Camargo, titular da SGEI.

Circulação: Região Oeste da Grande São Paulo PÁGIN A 04 • EDIÇÃO N°152 | 18 a 20 de NOVEMBRO de 2022
COTIA
‘Café
resgata gatos
civil
abandonados presos em uma caixa no pq. Rincão

Alunos da

fazem sucesso com espetáculo teatral

Com o apoio e direção do professor de Língua Portuguesa José Roberto

os estudantes da Emef Padre Luiz de Oliveira Andrade, do Engenho Novo, montaram um grupo teatral que é um grande sucesso.

Com o objetivo de promover maior acesso à cultura, o espetáculo tem como proposta central a dramatização de poesias. No proces so de montagem trabalharam, além da leitura, discussão e intelecção de textos, o incentivo à valorização da cultura, especificamente voltada para as artes cênicas.

De acordo com o professor, os alunos tiveram a oportunidade de discutirem temas como o sentido do respeito ao próximo, com

ênfase na disciplina e na integração do trabalho em equipe.

A peça teatral chama-se “Sentimentos da Alma” e foi apresentada para todos os alunos de 5º a 9º anos da escola. O espetáculo reúne estrofes de poesias que abordam temas variados, como a vida, o amor, a guerra, o medo e o sentimento do poeta por meio de uma profunda mensagem sobre o valor da existência.

“Foram dramatizados fragmentos poéticos e poesias inteiras, levadoss ao palco como forma de fazer a plateia refletir sobre a vivên cia humana”, explicou o professor José Roberto Lucas.

Semurb de Barueri alerta aos donos de taxis para verificação periódica, que começa dia 28

A Secretaria de Mobilidade Urbana (Semurb) de Barueri está alertando aos proprietários e motoristas de taxis para a realização da verifi cação periódica anual e mudança de tarifa dos taxímetros dos seus veículos, conforme portaria Ipem-SP 150/2022, publicada no Diário Oficial do Governo do Estado no dia 7 de setembro deste ano.

De acordo com a portaria do Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP), a verificação dos taxímetros “nos automóveis de aluguel para o transporte de passageiros do Município de Barueri” será feita entre os dias 28 de novembro e 2 de dezembro de 2022, mediante agendamento on-line.

Cetas repatria 20 animais para Porto Alegre

Na manhã de terça-feira (dia 8), o Centro de Triagem de Animais Silvestres de Barueri (Cetas), que pertence à Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente (Sema), realizou a repatriação de 20 animais para a cidade de Porto Alegre (RS).

Dentre os animais repatriados estão oito aves, entre elas cardeais e bicos-duros, e 12 tigres -d’água-de-orelha-amarela, oriundos do sul do Brasil. As espécies deram entrada no Cetas entre os anos de 2018 e 2022, vítimas de tráfico. A prática criminosa corresponde a 85% das entradas no Centro.

O tempo médio de recuperação desses animais girou em torno de 12 meses. No mês passado, deram entrada no Centro 177 espécies. As repatriações ocorreram duas vezes este ano. Já com relação as solturas, foram 84 animais que ganharam a liberdade só no mês passado. A bióloga do Cetas, Erika Sayuri Kaihara, explica o risco que o tráfico de animais silves tres acarreta à fauna brasileira. “O tráfico de animais silvestres contribui para a diminuição da variabilidade genética das espécies, uma vez

que estima-se que cerca de 38 milhões de indivíduos são retirados da natureza todos os anos. Interferindo também na variabilidade da flora, pois muitos dos animais traficados são importantes dispersores de sementes ou agentes polinizadores. Outro fator importante que abrange todos os tipos de tráfico é a ausên cia de contribuição fiscal e arrecadação de impostos. Estima-se que o tráfico de animais silvestres brasileiros movimente cerca de R$ 3 bilhões por ano, prejudicando seriamente a economia do país”, aponta a especialista.

Erika ressalta que a população pode ajudar a combater essa prática com atitudes muito simples. “A população deve se conscientizar de que esse tipo de animal não se adapta facilmente a uma vida em cativeiro. Entretan to, caso haja interesse em adquirir esse tipo de animal, é importante saber que o animal silves tre deve ser obtido de forma legal, ou seja, deve ter anilha ou microchip de identificação e nota fiscal de criador licenciado com registro ativo no órgão ambiental competente”, ensina.

A Verificação metrológica vai ser realizada na avenida Praia Grande, na altura do número 232, City Bussocaba, em Osasco, próximo ao Parque Chico Mendes. O agendamento on-line terá de ser realizado por meio do site do Ipem -SP. O interessado deverá pagar a Taxa Metro lógica Antecipada, através de Guia de Recolhi mento da União (GRU), preferencialmente no Banco do Brasil.

“As ações feitas no nosso departamento, que são voltadas à regularização e fiscalização dos transportadores de escolares e de taxistas, têm por objetivo gerar mais segurança para os usuários desses serviços”, afirma Roberto Clineu Soares, diretor do Departamento de Transportes Diferenciados da Semurb.

Para a realização da verificação, os proprietá rios de taxis deverão ter os seguintes documen tos:

a) Alvará de estacionamento fornecido pela Prefeitura Municipal dentro do prazo de valida de; b) Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (categoria aluguel); c) Certificado de Verificação do Taxímetro

Ipem-SP referente à última verificação metrológica do instrumento;

d) Guia de Recolhimento da União (GRU) quitada;

e) Ordem de Serviço fornecida por oficina permissionária credenciada e devidamente autorizada pelo Ipem-SP para a execução dos serviços de instala ção, manutenção e reparo em taxímetros.

Caso o interessado precise de informa ções adicionais, elas poderão ser obtidas pessoalmente na Delegacia de Ação Regional Oeste do Ipem-SP, na avenida Afrânio Peixoto, 188, Butantã - São Paulo, ou pelos telefones (11) 5062-7761 e 5062-8510.

Departamento de Transportes Diferen ciados

Entre as funções da Semurb estão, além dos cuidados para com o transporte de taxi na cidade, os critérios de avaliação e circulação de veículos escolares, ambos sob a responsabilidade do Departamento de Transportes Diferenciados (DTD).

Ainda segundo o diretor Roberto Soares, “é de suma importância a apresentação do Laudo de Inspeção de Segurança Veicu lar, que é realizado por oficinas creden ciadas pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualida de Industrial), nos veículos destinados ao transporte de escolares”.

O DTD é responsável pelo recebimento de documentos, efetivação de cadastros e fiscalização dos Transportadores de escolares e do Transporte individual de passageiros (Taxi). O foco está na preven ção de sinistros de trânsito, priorizando a regularização da frota de escolares e taxis do município.

GCM de Barueri adquire novas motos que dão mais agilidade aos agentes

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Barueri tem agora à disposição um conjunto excelente de reforços que dá mais agilidade na atuação dos agentes na cidade. A corporação, ligada à Secreta ria de Segurança Urbana e Defesa Social (SSUDS), da Prefeitura de Barueri, adquiriu nove motocicletas de alta potência (95 cavalos cada) para auxiliar no grupo de policiais denominado “A missão desse efetivo é atuar em áreas da cidade com problemas crônicos ou pontuais e, com as novas motos, mais potentes, o trabalho dos agentes fica mais direcionado, diminuindo a chance de fuga de algum infrator”, explica o coordenador de Operações da GCM, Leandro

As nove motocicletas novas se juntam às outras

12 já existentes. As especificações técnicas das novas aquisições são:

Marca: Triumph

Modelo: Tiger

Cilindrada: 900 cc (centímetros cúbicos)

Potência: 95 CV (cavalos-força)

Ano/modelo: 2022

A GCM possui hoje cerca de 100 viaturas entre automóveis, utilitários, motocicletas e micro-ônibus, e um efetivo composto por mais de 530 agentes (homens e mulheres).

A Guarda Municipal tem atuação prevista no parágrafo 8º do artigo 144 da Constitui ção Federal, de agir na proteção de bens, serviços e instalações do município, apoian do ainda aos órgãos de segurança estaduais, dentro de sua esfera de competência.

BARUERI Circulação: Região Oeste da Grande São Paulo PÁGIN A 05 • EDIÇÃO N°152 | 18 a 20 de NOVEMBRO de 2022
Emef Padre Luiz
Lucas,

Bolsista do programa Renascer fará intercâmbio em Toronto

Era uma vez o João, em uma noite fria, após se ver sem muitas opções, decidiu dormir em uma praça até conseguir uma vaga no albergue. Nesse albergue, encon trou a chance de participar de um progra ma social. Começou a trabalhar, recebeu um auxílio e conseguiu pagar o aluguel de sua casa, estudou utilizando a internet gratuita da cidade (a Cidade Inteligente) e agora prepara o passaporte rumo a um intercâmbio no Canadá.

Parece um conto, mas essa história é real, João existe e prova que é possível trilhar novos caminhos, basta ter oportu nidade.

Do frio à esperança

João Augusto Sousa Barbosa, de 24 anos, é de Ilhéus (Bahia) e veio para Barueri para trabalhar e estudar. Morou com um parente, porém não recebeu o acolhimento que esperava. “Este parente não aceitou o fato de eu ser homossexual. O convívio não deu certo, por isso resolvi morar na casa de uma amiga, mas eu estava desempregado e me sentindo muito mal por morar de favor”, relatou João, que resolveu achar um local pra ficar, mas como não tinha dinheiro, decidiu dormir na Praça das Bandeiras, localizada na região central de Barueri.

“Foi o maior frio que já passei na vida, mas não perdi a esperança, e no dia seguinte consegui uma vaga no alber gue”, lembra.

Renascer

João abrigou-se no final de 2020 na Casa de Passagem São Francisco de Assis – Caritas, em Barueri, por um ano e dois meses e foi um dos participantes do Programa Renascer.

Idealizado pelo Fundo Social de Solida riedade e implementado pela Sads (Secretaria de Assistência e Desenvolvi mento Social), o Renascer oferece a pessoas acolhidas na Cáritas cursos de capacitação, apoio psicossocial e uma

bolsa-auxílio em retribuição ao trabalho realizado em algumas Secretarias. Por meio do programa os integrantes resga tam a autoestima e conseguem recomeçar a vida. E assim foi para João.

“Restart”

João, por meio do programa Renascer, se capacitou em cursos de jardinagem, trabalhou no projeto Horta da Gente, no cultivo de hortaliças. Depois que cumpria sua carga horária, ia até o Parque Munici pal Dom José, segundo ele um lugar tranquilo para se concentrar, onde usava o sinal de internet gratuita Cidade Inteli gente para acessar o curso de logística que pagava com o auxílio que recebia.

“O Renascer foi para mim um ‘restart’. Abracei a oportunidade do programa. Foi um respiro e uma chance de recomeçar. Com o dinheiro do auxílio paguei o aluguel da minha casa e ainda sobrou um dinheiro para fazer o curso. Lá encontrei pessoas que me inspiraram. Recebi muitos conselhos e decidi usar as ferra mentas que eu tinha em mãos: um celular muito velho e a internet gratuita pra estudar”, relata.

Intercâmbio

Guto, como prefere ser chamado, que gosta de ouvir músicas em inglês, acessa va a internet também para aprender mais sobre a língua. Essa busca o fez ousar e participar de uma entrevista para um intercâmbio no Canadá.

“Uma das colaboradoras do Renascer fez intercâmbio, isso me inspirou. Procu rei uma agência, me inscrevi e fui selecionado. Foi muito louco, porque a entrevista era em inglês e consegui passar. Foi uma grande emoção”, revela. Rumo a Toronto

Hoje Guto trabalha na Secretaria da Mulher, fruto de uma das ações do Renascer em que os bolsistas visitam as repartições com o objetivo de aproximá -los dos serviços públicos. Lá também

CIT lança Sala Metaverso

O Centro de Inovação e Tecnologia de Barueri (CIT) lançou na última segun da-feira (dia 7) o CIT no Metaverso: um universo digital de fácil acesso para que as pessoas trabalhem, estudem e possam também se divertir. O usuário do Meta verso percorre um espaço virtual com perspectivas reais, como em um filme “3D”, por exemplo.

O lançamento aconteceu durante a programação da TV Inovação, ao vivo, na edição especial do programa “Cit em Ação”, com apresentação do adminis trador do CIT, Jonatas Randal, e coapre sentação de Érika Alves.

Você pode fazer uma imersão nesse universo acessando o hotsite do CIT Metaverso e, percorrendo os espaços, conhecerá o “Ambiente de Aprendizado Imersivo (AAI)”, espaço que vai te levar a conhecer o dinamismo das redes sociais, ficar por dentro dos eventos e fazer cursos.

“Poder oferecer uma ferramenta de ponta e interativa para a população

barueriense é a realização de mais um sonho: o de levar realidade virtual eficiente para fortalecer o atendimento público na cidade de Barueri sem barrei ras à população”, disse Randal.

A pessoa interessada acessa o hotsite Metaverso do CIT, cria seu avatar (personagem) e interage com as ativida des disponíveis. Para aprender e experi mentar você poderá percorrer as instala ções físicas do CIT, na projeção virtual.

O CIT preparou um ambiente de descon tração para você vivenciar a experiência. Curso gratuito Inclusive, a plataforma já está com inscrições abertas para o curso de Inter net e Marketing Digital, totalmente gratuito. Clique AQUI para se inscrever.

Metaverso

É a palavra que designa uma espécie de mundo virtual que busca replicar a reali dade por meio de dispositivos digitais. Trata-se de um espaço coletivo que se utiliza de recursos como realidade virtu al, realidade aumentada e internet.

encontrou apoio de amigos para juntar dinheiro e seguir viagem para Toronto, onde fará o intercâmbio. O valor necessário para bancar as passagens e moradia durante o período de seis meses é de R$ 35 mil.

“Estou oferecendo rifas, trabalhando em outros locais e todos me incentivam a não desistir”, conta. A meta é conseguir o valor integral da viagem até maio do próximo ano.

“Tenho certeza de que vou conseguir. Quero ainda cursar Direito e nunca parar de estudar. Sonho grande. Essa guinada devo ao Renascer, e agora é só continuar voando alto”, enfatiza.

Você também pode ajudar o João Augusto a fazer o intercâmbio com uma doação de qualquer valor para o pix: (11) 1194568-5740.

O projeto “Profissões: o que você quer ser quando crescer?” foi implementado na Emeief Yojiro Takaoka, desenvolvido pela professora Vera Rosa de Souza Jorqueira, da 1ª fase.

De acordo com a professora, a ideia surgiu a partir da curiosidade das crian ças, que elaboram suas brincadeiras colocando-se no lugar do pai, da mãe ou de outro adulto que faça parte do seu convívio diário. “Percebemos que por meio das brincadeiras de ‘faz de conta’ elas demonstram interesse pela vida dos adultos, e as profissões aparecem cons tantemente nessas brincadeiras”, contou. Para o desenvolvimento do projeto, pais, responsáveis e membros da comunidade foram convidados a comparecer à escola para explanar, de maneira simples e até

lúdica, sobre as profissões que exercem. Tiveram um bate-papo com as crianças: policiais, um bombeiro, uma bailarina, uma médica veteriná ria, um arquiteto, uma professora e três empresários.

A iniciativa serviu para despertar ainda mais o interesse nas crianças e ampliar seus conhecimentos, bem como incentivar a valorização de cada profissão e a importância dos estudos.

De acordo com a coordenadora pedagógica da escola, Maria Elisabe te Nascimento, o desenvolvimento do Projeto Profissões “encantou as nossas crianças e nos ensinou que, de tudo que a profissão pode proporcio nar, o melhor é poder sonhar“.

Circulação: Região Oeste da Grande São Paulo PÁGIN A 06 • EDIÇÃO N°152 | 18 a 20 de NOVEMBRO de 2022
Emeief Takaoka desenvolve projeto que ensina sobre profissões
BARUERI

Já é tradição em Barueri a entrega de brinque dos de Natal para as crianças da cidade. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Assistên cia e Desenvolvimento Social (Sads), garante a alegria da criançada de até 10 anos incompletos que cumpram certos requisitos. São entregues brinquedos de ótima qualidade e adequados a cada faixa etária, mas é importante ficar atento às regras para receber o presente. O benefício é para as pessoas que residem em Barueri e para ter direito é necessário que a renda familiar não ultrapasse o equivalente a cinco salários mínimos.

A entrega de brinquedos de Natal seguirá o mesmo modelo do ano passado. Assim, todos os alunos matriculados na rede pública munici pal de ensino receberão os brinquedos na própria escola no período de 5 a 10 de dezem bro.

Cadastramento

Para as crianças não matriculadas na rede, o processo é diferente. É imprescindível que a criança e o responsável tenham o Cadastro do Cidadão. Neste caso, basta comparecer no

Brinquedos de Natal: fique atento para as regras

Ginásio Poliesportivo José Corrêa com todos os documentos: RG do responsável e da criança, comprovante de endereço atualizado em nome do responsável e a certidão de nascimento da criança. No mesmo dia será feito o cadastro, a retirada do cartão e do brinquedo.

Esse processo será feito no José Corrêa de 14 a 16 de dezembro, das 8h às 17h, e dia 17 das 8h até o meio-dia. O endereço é avenida Guilherme Perereca Guglielmo, 1000, no Centro. O responsá vel receberá um cartão correspondente à idade da criança que não poderá ser trocado.

Faixa etária

Estão mantidas as faixas etárias para que as crianças recebam brinquedos adequados à sua idade. São 3 tipos de brinquedos: 0 a 1 ano incom pleto; 1 ano completo a 3 anos incompletos; e 3 anos completos a 10 anos incompletos.

A distribuição dos brinquedos é coordenada pela Sads e foi instituída por Lei em 1991 (Lei 787, de 10 de setembro de 1991) e alterada pela Lei 2.566, de 11 de outubro de 2017. No entanto, ela ocorre desde o início dos anos 80.

Com chegada do verão, Barueri prepara-se para o enfrentamento da dengue

Com a chegada da temporada das chuvas, a Prefeitura de Barueri, com o Departamento Técnico de Controle de Zoonoses (DTCZ), da Vigilância em Saúde, adotou um plano de ações para o combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, zica, chikungunya e também da febre amarela, doenças chamadas de arboviroses. No fim de outubro o Ministério da Saúde lançou a campanha “Todo dia é dia de combater o mosquito”.

No dia 19 de novembro comemora-se o Dia Nacional de Combate à Dengue, conforme a lei nº 12.235, de 2010. Neste dia vai haver uma blitz, com distribuição de material educativo no Bairro Jardim Maria Helena. Serão 18 agentes de controle e prevenção de endemias (ACEs) que orientarão a população sobre a importância da eliminação de criadouros do mosquito Aedes Aegypti.

Blitz no bairro Mais para o final do mês estão programadas outras ações. Na semana entre os dias 21 e 26 de novembro o trabalho será intensificado com as blitze pelos bairros do município, finalizando no Engenho Novo e Jardim Belval.

A ação contra o mosquito da dengue conta com a participação dos bonecos Dengoso, Dengosa e o Agente Prevenido. “A intenção é chamar a atenção para esse tema tão importante e para a necessidade da participação da população em geral no combate ao mosquito e eliminação de possíveis criadouros”, disse a diretora do DTCZ,

Marta Chaves.

O diretor técnico da Vigilância em Saúde, Rafael Adão Buozo, lembra que as atitudes de combate ao mosquito devem ser constantes. “São necessárias atitudes de cada um de nós. Todas muito simples a serem realizadas no cotidiano da população, como armazenamento correto de pneus, garrafas, lixos, vedação das caixas d'água, utilização de telas em portas e janelas das residências, varrer bem os quintais e colocar areia em pratinhos de plantas, enfim, retirando de utensílios condições para que não possam acumular água parada”, explica o diretor.

Acúmulo de água As orientações do diretor técnico devem-se ao fato de que o Aedes Aegypti prolifera-se nas épocas de maior chuva e altas temperaturas. Portanto, deve-se evitar acúmulo de água parada em locais como pneus velhos e garrafas com boca virada para cima. Os cuidados se justificam com base nos números. Conforme a Secretaria de Saúde, os casos de dengue aumentaram 35,7% na comparação entre janeiro e setembro de 2021, com 42 ocorrências, e o mesmo período deste ano, com 57 casos. Neste ano não foi registrado nenhum óbito, mas no ano passado uma pessoa morreu vitimada pela dengue. Para mais informações ou denúncias de acúmulo de água ou presença do mosquito ligue gratuitamente para o disk dengue: 0800-7717207. O serviço funciona de segunda a sexta-feira.

Barueri é a capital brasileira do vôlei feminino

Sabe o que há de comum entre as atletas brasileiras que estão na elite do voleibol mundial feminino? Muitas delas passaram pelas escolinhas de Barueri ou jogaram aqui em algum momento de suas carreiras. Dentre as 14 jogadoras da seleção brasilei ra, vice-campeã no último Mundial realiza do na Holanda recentemente, seis já jogaram em Barueri.

Uma delas, a ponteira Tainara Lemes Santos, de 22 anos, nascida em Jandira, começou nas escolinhas de Barueri aos 12 anos e passou por diversas categorias de base até chegar à equipe principal em 2016 e ser campeã paulista contra a forte equipe de Osasco, na casa do adversário em 2019. Atualmente defende o Praia Clube, de Uberlândia, vencedor de vários títulos nacionais e internacionais.

José Vonaldo Sousa, o “Cunha”, fala com orgulho da atleta que ele ajudou a formar. “Tive a felicidade de trabalhar com ela, com as irmãs Kenya e Karyna e também com a Jaqueline. Comentava com os pais delas que um dia iria vê-las brilhando”, gaba-se.

A formação

O começo dessas jogadoras é muito difícil: antes dos 10 anos já estão treinando arduamente e não podem se descuidar dos estudos. Barueri exige que elas treinem sempre no contraturno (três horas por dia, quatro vezes por semana). “Nosso objetivo é formar cidadãs através do esporte”, não se cansa de dizer o secretário de Esportes Tom Moisés.

Já nas competições de base (Sub-14 e Sub-15), algumas jogadoras se destacam e recebem propostas para integrar equipes de outras cidades. Uma de nossas jogadoras, a

oposta Lorrayna Marys da Silva, de 23 anos, aceitou proposta para jogar no Bérga mo, da Itália. No Campeonato Metropolita no deste ano, as duas equipes estão invictas há mais de 20 partidas. A equipe Sub-14 está na semifinal e a Sub-15 já avançou à final.

Nas seletivas (“peneiras”) organizadas anualmente por Barueri, quase sempre no Ginásio do Jardim Belval, é comum que muitas meninas abaixo de 11 anos, federa das ou não, queiram fazer parte das equipes da cidade, o que acaba dando muito trabalho aos técnicos Adroaldo Sousa e Cunha. A própria Federação Paulista de Volleyball ajuda a divulgar a seletiva em seu site.

O Barueri Esporte Forte se deu ao luxo de disputar recentemente a “Copa Hebraica de Voleibol” com uma equipe mista das catego rias Sub-14 e Sub-15 com jogadoras que não são titulares e foi campeão com muita propriedade: venceu as sete partidas (contra A Hebraica, Cotia e Diadema), quase todos por 3 sets a 0.

As conquistas

Barueri é uma referência nas categorias de base do voleibol feminino mesmo antes da chegada de José Roberto Guimarães, técnico do Barueri Volleyball Club e da seleção brasileira adulta. Em 2021, as equipes Sub-17, Sub-19 e Sub-21 chegaram às finais de todos os campeonatos disputados.

No Campeonato Sul-Americano Sub-23, realizado em novembro do ano passado na Colômbia, além do técnico Wagão (Wagner Coppini), Barueri cedeu as jogadoras Jacke Moreno, Diana, Lorrayna, Lorena e Jheova na. O Brasil foi o campeão e garantiu uma vaga nos Jogos Pan-Americanos que ocorre rão em Santiago (Chile) em 2023.

No Campeonato Brasileiro de Seleções

Sub-17,

Clube); Central: Lorena (Sesi Bauru); Líbero: Nyeme (Sesi Bauru) e Natinha (Osasco).

disputado em março deste ano em Saquarema (RJ), Barueri não só cedeu quatro jogadoras para a seleção paulista (Eduarda Zeni, Bárbara Santos, Lorena Astromiskis e Eduarda Souza) como também uma para o Estado do Paraná (Ludmila Guimarães), que terminou a competição como vice-campeã. Jogadoras da seleção brasileira com passagem por Barueri Opostas: Kisy (Minas Tênis) e Lorenne (Sesc Flamengo); Ponteira: Tainara (Praia
Circulação: Região Oeste da Grande São Paulo PÁGIN A 07 BARUERI • EDIÇÃO N°152 | 18 a 20 de NOVEMBRO de 2022
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.