Jornal Realidade Regional - Edição 151 -11 a 13 NOVEMBRO 2022

Page 1

Circulação: Região Oeste da Grande São Paulo e interior ANO IV | EDIÇÃO Nº 151 | 11 a 13 NOVEMBRO 2022 BARUERI BARUERI BARUERI BARUERI Pág 02 ARAÇARIGUAMA ARAÇARIGUAMA 12° Conferência municipal dos direitos da Criança e Adolecente COTIA COTIA Novidade chegando ! Fieb está com inscrições abertas para cursos técnicos modulares JANDIRA JANDIRA Doutor Sato inaugura nova sede da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Prédios públicos e sustentáveis: Prefeitura investe em cisternas e captação de energia solar Pág 07 Pág 06 Pág 04 Pág 02

ARAÇARIGUAMA

de

Econômico, novo nome da

denominada como Secre taria de Indústria e Comércio, inaugu rou o seu novo espaço, instalado no Supermercado Lopes da Via Expressa Mauri Sebastião Barufi, 1.570, Vila Mercedes - Jandira.

que

O objetivo da mudança da sede visa atender toda a demanda da população da melhor maneira possível em um ambiente amplo, com uma estrutura revitalizada, proporcionando, assim, melhores condições aos munícipes e, consequentemente, colaboradores, além de priorizar o atendimento ao INSS Digital.

Com essa modificação, todos os servi ços oferecidos aos cidadãos, como a Casa do Trabalhador, Banco do Povo, INSS Digital, PROCON, SEBRAE e muito mais estarão centralizados em um local totalmente novo e aconche gante, reforçando um melhor aproveita mento durante os processos seletivos e cursos que são disponibilizados.

“Esse é um momento de organização da nossa administração. Essa organiza ção é contínua. Estamos trabalhando incansavelmente para avançarmos diariamente em todos os aspectos. Posso assegurar que isso resultará em um crescimento significativo para a nossa cidade e para o nosso povo”, iniciou Doutor Sato.

“Estou muito feliz por este avanço na Secretaria de Desenvolvimento Econômi co. Falando sobre este segmento, imensa é a minha alegria por anunciar que teremos três grandes frigoríficos em curto espaço de tempo em Jandira. É apenas o início de um novo ciclo com mais felicidade, empregabilidade e renda à população jandirense”, enfatizou o prefeito.

“Nós estamos aqui para incentivar cada vez mais o empreendedorismo. Ter o seu próprio negócio está, hoje, entre os cinco maiores sonhos do brasileiro. Aqui nós transformamos esse sonho em realidade de todas as formas. Com este novo espaço, vamos conseguir trazer maior proteção, segurança, estacionamento e cursos em todos os períodos”, disse Thiago Alexan dre, gerente regional do SEBRAE.

Além do Thiago, a celebração desta conquista contou com a presença de Vanessa Gomes, gestora do SEBRAE Aqui, Viviane Teixeira, consultora de políticas públicas, Wagner Alves, presi dente da ACE (Associação Comercial e Empresarial de Jandira), Carlos Yassu take, representante da ACE e diversas outras pessoas que contribuem para o crescimento da cidade.

O Doutor Sato fez questão de ressaltar o seu comprometimento em planejar, desen volver e executar políticas públicas para o desenvolvimento socioeconômico do município bem como de cada munícipe

Sonho começa a se concretizar

E o sonho começa a se concretizar Nesta segunda, 07 de novembro, atendendo a mais uma antiga reivindicação da população, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Planejamento, solicitou ao Departamento de Estradas de Rodagem –DER a execução das obras de pavi mentação asfáltica e recuperação funcional de 5.626KM da Estrada Imperial, Bairro Santaella.

Após décadas de muitas lutas, dificuldades e pedidos por melhorias, os moradores do bairro já podem comemorar sua tão sonhada pavimentação.

Judô da Prefeitura de Jandira, por meio da SELAR (Secretaria de Esportes Lazer e Recreação), participaram, no dia (05/11), do Festival Sensei Paulo Kohara, promovido pela Prefeitura de Cotia, no Ginásio de Esporte Municipal da cidade.

A delegação foi formada por sete judocas, mais equipe técnica, na ocasião, participaram atletas que tem disponibilidade e interesse de partici par de competições da modalidade. O evento contou com três atividades, já os jandirenses participaram do Festi val de Iniciação Competitiva para judo cas de 5 a 12 anos de idade. Uma opor

tunidade para adquirirem experiências em colos exigidos em campeonatos, torneios,

liano Prado; Rafaella Victoria do Amparo; Gabriella Victoria do Amparo; Fabio Takeshi Yoshino Raphael; Manuely do Nascimento Almeida; Bianca Vitória Mota do Nascimento e Pablo Diniz Silva. Todos os atletas receberam medalhas de participação.

Já a equipe técnica foi formada pelo sensei, Diogenes Ricardo da Silva Ferrei ra e a professora de judô, Evelyn Oliveira Araújo.

12° Conferência municipal dos direitos da Criança e Adolecente

A Prefeitura de Araçariguama por meio da Secretaria de Assistência Social e o Conselho Municipal do Direito da Criança e do Adolescente - CMDCA convidam V.Sª a partici par da 12°Conferência Municipal Convencional e Lúdica dos Direitos da Criança e do Adolescente. TEMA: SITUAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS DE CRIANÇAS E ADOLES CENTES EM TEMPO DE PANDEMIA DA COVID-19: VIOLAÇÕES E VULNERABILIDADES, AÇÕES NECES SÁRIAS PARA REPARAÇÃO E GARANTIA DE POLÍTI CAS DE PROTEÇÃO INTEGRAL, COM RESPEITO À DIVERSIDADE! Dia 11 de Novembro a partir das 8h no Ginásio dos Campe ões à Rua Espirito Santo, S/N. Não Percam!

Circulação: Região Oeste da Grande São Paulo PÁGIN A 02 JANDIRA • EDIÇÃO N°151 | 11 a 13 de NOVEMBRO de 2022 - CNPJ DIRETOR E JORNALISTA RESPONÁVEL: 26.688.680/0001-71 OSVALDO DE SOUZA - MTB Nº 74538/SP JMF Propaganda e Marketing Ltda-ME Filial: Redação, Administração e Publicidade: Avenida das Flores número 660 Sala 05 jardim das Flores Osasco cep 06110-100 Tel: (11) 99991-1321 Diagramação e Arte: Jornal Realidade Periodicidade: Semanal E-mail: Jornalrealidadeonline@hotmail.com Visite o Site: Instagram: www.jornalrealidade @jornalrealidadeonline Facebook: jornal realidade .com.br Tiragem: 10 mil
Sato
Doutor
inaugura nova sede da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Nesta segunda-feira (7), o Doutor Sato, por meio da Secretaria
Desen volvimento
pasta
era
O prefeito aproveitou a ocasião para falar de novidades que resultarão em crescimento para o município Evento é destinado aos atletas com interesse em participar de competições

COTIA

Depois de uma pausa de dois anospor conta das medidas de proteção à pandemia - a ‘5ª Caminhada pela Cultura de Paz e Não-Violência de Cotia’ será presencial e está marcada para domingo (13/11). No mesmo dia, acontecerá a celebração ‘Consciência Negra’, pela passagem do Dia da Consciência Negra (21/11). A progra mação acontecerá na Praça dos Romeiros, em Caucaia do Alto, das 10h às 17h, com diversas atrações culturais e musicais para a população. A caminhada sairá da entrada de Caucaia [veja programação abaixo].

O movimento ‘Caminhada pela Cultura de Paz e Não-Violência de Cotia’ nasceu em 2018 com o apoio da Secretaria de Cultura e Lazer e tem o objetivo de promover a paz entre religiões e culturas, respeito à diversi dade, valorização da pessoa humana e a defesa da igualdade de direitos. A Cultura de Paz de Cotia é realizada pela Equipe de Base Warmis – Con vergência das Culturas, Mensagem de Silo, Instituto Gira Sol, Parque de Estudos e Reflexão de Caucaia do Alto e Secretarias de Cultura e Lazer, dos Direitos Humanos, Cidadania e da Mulher, com apoio da Secretaria de Educação.

“Esse movimento [Cultura de Paz] nasceu para construir pontes e vem sendo feito a muitas mãos. Represen tantes culturais e de diversas religiões se uniram para levar uma mensagem que desconstrua preconceitos e estabeleça respeito. Uma sociedade jamais poderá evoluir enquanto houver margens para preconceitos e pré-conceitos. Isso se desconstrói com informação, conscientização e é isso que este movimento tem feito desde 2018, quando ganhou as ruas de Cotia e o Brasil”, disse Gilmar de Almeida, gestor cultural de Cotia. Em 2020 e 2021, a Caminhada aconteceu de forma remota e contou com represen tantes culturais e com movimentos religiosos do Brasil todo, inclusive do exterior.

Neste ano, a ‘Cultura de Paz’ será seguida da celebração do ‘Dia da Consciência Negra’, fortalecendo a mensagem de respeito e de harmonia entre as culturas, as etnias, as religiões e toda forma de diversidade. Haverá tendas de pintura de rosto, tranças, contação de histórias, entre outros, voltados para desconstrução de preconceitos.

“Estamos muito felizes que, neste

ano, a Caminhada pela Cultura de Paz será celebrada no mês da Consci ência Negra. Pessoas informadas e conscientes não têm amarras com preconceitos. A falta de respeito com a diversidade nos apequena enquanto seres humanos. Cotia manda o seu recado para o Brasil e para o mundo: ‘aqui, temos uma cultura de paz que dissemina amor, respeito, união e o fim da violência étnica, religiosa, cultural. Há espaço para todos viver mos em harmonia e respeito”, disse Ângela Maluf, vice-prefeita e Secretá ria dos Direitos Humanos, Cidadania e da Mulher e embaixadora da Cami nhada pela Cultura de Paz de Cotia.

Serviço

5ª Caminhada pela Cultura de Paz e Não-Violência & Consciência Negra Dia 13 de novembro (Domingo)

Das 10h às 17h

Local: Praça dos Romeiros – Caucaia do Alto

Programação:

Caminhada de Cultura de Paz e Não -Violência 2022

· Concentração às 10h: ao lado do Estádio de Caucaia | passa pelo centro, Igreja Matriz e termina na Praça dos Romeiros (onde terá programação cultural)

· Abertura: apresentação da Comissão de Organização da Cultura de Paz (Tema central: Educação)

Apresentação cultural:

· Grupo Guaçatom

· Cia Baru – Instituto Gira-Sol

· Preto F (Fernando MendesBreaking)

· Paulo de Assis e Davi (Banda Black Jack)

· Triunfo Rap Nacional (Adelmo Oliveira – Rap)

· Val Bahia (clássicos da música brasileira)

· Mano Kimba, Damyen MC e Dih Happy (Rap)

· Raimundo Damasceno (Maes tro)

· Banda Conexão SP (Ricardo José da Silva)

· Desfile de Moda Afro Tendas:

· Tranças

· Pintura de rosto

· Contação de história

· Brinquedo inflável

· Pipoca

· Algodão doce

· RefrigeranteFeira de Artes e Artesanato

Pelo segundo ano consecutivo Cotia concorre ao Prêmio ‘Top Destinos Turísticos’, evento que reconhece os municípios que se destaca ram no ano em ações relacionadas ao turismo no estado de São Paulo. A premiação chegou à quarta edição e é realizada pela Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB) e do SKAL Internacional São Paulo. Qualquer pessoa pode votar, basta acessar o link https://votetop.com.br/voteago ra, validar o acesso por meio do link social (perfil do Facebook) ou e-mail (Gmail), acessar as categorias e escolher a cidade. Cotia concorre nas categorias: Turismo Religioso, Turismo Gastronômico e Turismo Rural. Cada perfil poderá registrar apenas um voto por categoria. O prazo de votação é até 20 de novembro.

Os municípios serão eleitos por votação popular e júri técnico. Os vencedores serão premiados com o título “Município TOP Destinos Turísticos 2022” em evento que acontecerá no dia 7 de dezembro, no Memorial

temos levado o nome de Cotia a impor tantes eventos do setor com o objetivo de projetar a cidade como uma alternati va mais do que interessante como roteiro turístico”, disse o titular da pasta, Nelson Broering.

Cotia destaca-se na região pela vasta área verde e riqueza natural em seu território, além disso, reúne opções de lazer como: parque aquático, Centro Municipal de Campismo, Parque Teresa Maia, Parque das Nascentes, Igreja Matriz, Templo Zu Lai, Represa Pedro Beicht, Sítio do Mandú, Kartódromo Internacional Granja Viana, Carmelo do Imaculado coração de Maria, Templo Budista Tibetano Odsal Ling, Arautos do Evangelho, dezenas de pesqueiros e fazendinhas, além do roteiro gastronô micos da região da Granja Viana e muito mais.

Serviço

4º Prêmio Top Destinos Turísticos 2022

momento em que poder público e sociedade civil abordarão soluções reparadoras para os efeitos socioeconômicos da crise sanitária advinda da pandemia de coronavírus. “O impacto social causado pela pandemia ainda é sentido pelas famílias. O poder público e a sociedade civil têm o dever de encontrar saídas e construir políticas públicas para minimizar e corrigir este impacto causado pela fome, pela violência, pelas diferenças que

aumentaram nos últimos dois anos”,

Entre os objetivos da Conferência estão: identificar os desafios a serem enfrentados durante e pós a pandemia de covid; definir ações para garantir o pleno acesso de crianças e adolescentes às

As discussões estarão estruturadas em eixos temáticos: Promoção e garantia dos direitos humanos de crianças e adolescentes no contexto pandêmico e ções e vulnerabilidades resultantes da pandemia de Covid-19; Ampliação e consolidação da participação de crianças e adolescentes nos espaços de discussão e deliberação de políticas públicas de promoção, proteção e defesa dos seus direitos, durante e após a pandemia; Participação da sociedade na delibera ção, execução, gestão e controle social de políticas públicas de promoção, prote ção e defesa dos direitos de crianças e adolescentes considerando o cenário pandêmico, e Garantia de recursos para as políticas públicas voltadas para crian ças e adolescentes durante e após a pandemia de Covid-19.

Circulação: Região Oeste da Grande São Paulo PÁGIN A 03 • EDIÇÃO N°151 | 11 a 13 de NOVEMBRO de 2022
Com votação on-line, Cotia concorre em três categorias no Prêmio ‘Top Destinos Turísticos’
Programação especial marca a ‘Caminhada pela Cultura de Paz’ e a ‘Consciência Negra’
Município está concorrendo nas categorias: Turismo Religioso, Turismo Gastronômico e Turismo Rural. População pode votar pela internet até o dia 20 de novembro Caminhada, apresentação musical, contação de história e atividades para crianças acontecerão no domingo (13/11) Cotia concorre nas categorias: Turismo Religioso, Turismo Rural e Turismo

E vem novidade chegando!

Preparamos

no

Ainda dá tempo de se inscrever para as últimas vagas da oficina ‘Do Mato Para o Prato’

Ainda dá tempo de se inscrever para as últimas vagas da 2ª edição da Oficina ‘Do Mato Para o Prato’ que será oferecida pela Prefeitura de Cotia, por meio das Secretarias dos Direitos Humanos, Cidadania e da Mulher, Desenvolvimento Social, de Saúde, de Educação e do Verde e Meio Ambiente, no Viveiro Municipal Parque Curupira. As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas pelo Whatsapp 11 93937-1333 ou pelo link https://forms.gle/BFv5fG4bVVGKmR1D8.

Serão quatro encontros, nos dias 12, 19, 26 de novembro e 3 de dezembro, sempre das 9h às 11h e, durante as aulas, os participantes aprenderão a identificar, cultivar, preparar receitas e se alimentar de Plantas Alimentí cias não Convencionais (PANCs), que são comestíveis e pouco conhecidas. Entre as PANC’s estão a taioba, a peixinho, a ora-pro -nóbis, a capuchinha, entre outras.

As oficinas serão ministradas pelos nutricio nistas:

· Daniela Nakajima: nutricionista pós-graduada em nutrição clínica, nutrição em oncologia e MBA em sustentabilidade empresarial. Pós-graduanda em fitoterapia com vivência em PANCs.

· Marilia Firmino de Castro Ribeiro e Igor Nogueira: da Coordenadoria de

Inscrições abertas para as últimas vagas para os cursos gratuitos de Argiloterapia e Fios Dourados e de Reflexologia

O Fundo Social de Cotia estendeu o prazo de inscrição para as últimas vagas disponí veis para os cursos gratuitos de argilotera pia e fios dourados e de reflexologia. As aulas começam este mês no Fundo Social (Avenida Benedito Isaac Pires, 35 – 4º andar), mesmo endereço para se fazer a inscrição. As interessadas devem apresen tar RG, CPF e comprovante de endereço de Cotia.

As aulas do curso de reflexologia acontecerão todas as quintas e sextas-fei ras, com turmas de manhã (das 8h às 12h) e à tarde (das 13h às 17h). Já o curso de argiloterapia e fios dourados acontecerá às quartas-feiras, com turmas de manhã (das 8h às 12h) e à tarde (das 13h às 17).

Festival de judô reuniu atletas de Cotia e da região no ginásio municipal

Cerca de 130 judocas de Cotia e da região estiveram presentes no Ginásio Municipal de Esportes de Cotia durante o IV Festival Sensei Paulo Kohara que aconteceu no fim de semana. A família do sensei Kohara (viúva, filhos e neta) prestigiou o evento e participou da abertura do festival que homenageou seu patrono, pioneiro do judô

tes e Juventude (SEJ) de Cotia. No início da tarde, 13 jovens atletas da equipe federada da SEJ Cotia disputaram um desafio por equipes contra atletas do Barueri Esporte Forte. O grupo foi dividido em duas equipes, com os confrontos sendo realizados simultaneamente. A equipe barueriense conseguiu terminar à frente no resultado final (6 x 1 e 4 x 3), mas a equipe cotiana mostrou evolução no desempenho

O Festival terminou com 60 judocas adolescentes e adultos (acima de 13 anos) em uma sessão de treino. Judocas do Barueri EF, Fundação Filhos de Buda, Judô Kohara, Instituto SRB Caucaia e da SEJ Cotia participaram desta parte do festival, que foi realizada em um contexto de muita

Segurança Alimentar e Nutricional da Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo.

· Kelly Salute: nutricionista emocional e mentora de saúde, atua na FIEB, Fundação Instituto de Educação de Barueri.

· Yan Carlos de Jesus Santos: pedagogo, vegetariano e estudioso do poder medicinal das plantas.

Serviço: Inscrições abertas – Últimas Vagas! Oficina “Do mato para o prato – Elas são as PANC’s”

(Plantas Alimentícias não Convencio nais)

Dias 12/11, 19/11 e 26/11 e 03/12 (sábados)

Horário das 9h às 11h

Inscrições: WhatsApp (11) 93937 -1333 ou pelo link https://forms.gle/BF v5fG4bVVGKmR1D8

Local das oficinas: Viveiro Municipal Parque Curupira

Endereço: Av. Benedito Isaac Pires, 1.105

Sub 17 de futebol de campo de Cotia conquistou o bronze na Taça São Paulo 2022

No domingo (6/11), o time de futebol de campo do Sub 17 da Secretaria de Esportes e Juventude de Cotia conquistou o 3º lugar na Taça São Paulo 2022. A partida aconteceu no

Paulo (F.A.D.). As partidas começaram no dia 20/08 com encerramento no último domingo. Ao todo, a Taça São Paulo contou com 92 equipes inscritas. A equipe Sub 17 treina periodicamente no Complexo Esportivo do Atalaia, sob o comando dos professores Chiquinho,

Circulação: Região Oeste da Grande São Paulo PÁGIN A 04 • EDIÇÃO N°151 | 11 a 13 de NOVEMBRO de 2022 COTIA
um time de peso pra falar com você sobre tudo o que rola por aí, seja na cidade, no país ou no mundo! O Conexão Cotia é um programa pensado pra te deixar bem informado, de um jeito leve e desconstraído! Se prepare ai: Mariana Marçal, Marcelo Júnior, Meg Chaluppe, Camila Mahara e Vânia Alves estão chegando com tudo! Fica ligado em todas as nossas redes. Já já tudo está Durante as aulas, participantes aprenderão a identificar, cultivar e preparar receitas com Plantas Alimentícias não Convencionais (PANCs)

Proclamação da República: veja o que abre e fecha no feriado prolongado

No dia 15 de novembro (terça-feira) celebra -se no Brasil a Proclamação da República, um feriado nacional. Em Barueri, seguindo o Decreto nº 9.467, de 18 de novembro de 2021, a data será marcada por um feriado prolonga do, uma vez que o município declarou a segunda-feira, dia 14, como dia sem expedien te.

21 de novembro

Em 21 de novembro (segunda-feira) haverá um ponto facultativo municipal: é o Dia de Nossa Senhora da Escada, padroeira da Aldeia de Barueri, oficializada por meio da Lei 21/67. O ponto facultativo nessa data foi determina do pelo Decreto 8.281/2015.

Tanto no feriado prolongado da Proclamação da República (de 12 a 15/11) quanto no ponto facultativo do dia 21 as repartições públicas municipais estarão fechadas. É o caso do Ganha Tempo, das Unidades Básicas de Saúde, das Secretarias Municipais e outros órgãos cuja atividade não seja de natureza ininterrupta. Os serviços retornarão na quarta -feira (dia 16) e no dia 22 (terça-feira) a partir

das 8h.

Os serviços essenciais permanecerão funcionando normalmente. É o caso dos prontos-socorros, da Farmácia Municipal, da Guarda Civil Municipal, da Defesa Civil e dos agentes de trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana.

Parques abertos

Os parques também estarão abertos para garantir a diversão das famílias. O Parque Municipal Dom José, na Vila Porto, funcio nará das 6h às 20h; o Parque Ecológico Tietê, em Alphaville, abrirá das 7h às 17h; já o Parque Taddeo Cananéia, no Parque Imperial, estará aberto das 6h às 18h.

Vacina Covid

A UBS Benedito de Oliveira Crudo, que está atendendo no 1º andar do Centro de Especialidades, na região central, continuará disponibilizando a vacina contra a Covid-19 a todos os públicos preconizados, aos sábados, domingos e feriados das 8h às 17h.

Stael e Orlando representam Barueri no Miss e Mister Melhor Idade Estadual

Barueri será sede do Grupo 24

De 2 a 25 de janeiro de 2023 ocorre em todo o Estado a Copa São Paulo de Futebol Júnior, popularmente conhecida como Copinha, a maior e mais tradicional competição de atletas aspirantes do futebol brasileiro.

128 clubes divididos em 32 grupos farão a alegria dos torcedores e alimentarão o sonho de muitos jovens que sonham em ter o mesmo destaque de grandes craques que brilharam nesta competição: Neymar, Dener, Cafu, Kaká, Raí, Gabriel Jesus e muitos outros.

Na última edição, a grande revelação foi o atacante Endrick, do Palmeiras, de apenas 15 anos. Além de vários golaços marcados, inclusive na Arena Barueri, ele ajudou o Verdão a conquistar o título inédito da Copinha e já brilha entre os veteranos na equipe principal.

Além do Oeste Barueri, dono da casa, a Arena

Barueri sediará as equipes do Fluminense (PI), Rosário Central (SE) e Internacional (RS), que é o segundo maior vencedor da competição com cinco títulos, ao lado do Fluminense (RJ).

Na primeira fase, todas as equipes se enfren tam dentro do grupo. Ao final das três rodadas, a primeira e a segunda colocadas avançam à fase seguinte da competição (eliminatória simples). Neste ano, a Arena Barueri foi palco de cerca de 70 jogos de várias divisões mascu lina e feminina de campeonatos regionais e nacionais. “Assim como fazemos todos os semestres, haverá uma revitalização geral do gramado a partir de 10 de dezembro para que esteja tudo bem para a temporada 2023”, revela Antônio José Geraldes, o administrador da Arena Barueri.

No próximo dia 8, terça-feira, ocorre o Concurso “Miss e Mister Melhor Idade” do Estado de São Paulo. O evento será no Círculo Militar clube tradicional no bairro do Ibirapue ra, na Capital paulista. Os juízes levam em consideração elegância, desenvoltura e simpa tia.

Barueri será representada por Orlando Orcílio da Silva e por Stael de Fátima Santana, vence dores do Concurso de Miss e Mister de Barueri, ocorrido no dia 19 de agosto. O evento foi promovido pela Secretaria de Família de Barueri (Sefam). Eles ganharam um televisor de 32 polegadas cada.

Stael, de 60 anos, surpreendeu todos na ocasião usando um traje afro composto por um vestido longo multicolorido e por um turbante (ojá) produzido pelo estilista Dja Franck Lagbre. Ele nasceu na Costa do Marfim, mas viveu vários anos no Senegal.

Orlando, de 94 anos, por sua vez, optou por um costume clássico (paletó e gravata) azul marinho e chapéu cinza. Desta vez ele usará um traje de gala na cor prata e uma cartola como acessório por orientação do estilista Ed Marques, do ateliê Maison Rigor.

Miss Stael vai apostar na negritude novamen te: “não quero dar muitos detalhes, mas meu estilista preparou um novo vestido típico das rainhas africanas”, conta. Ela não permitiu sequer que “estranhos” se aproximassem do carro onde estava a roupa. “As cores são em homenagem ao Estado de São Paulo”, comple menta ela.

Palavra do secretário “Barueri está muito bem representada pela

Na torcida”, declarou Sílvio Macedo, secretário da Sefam.

Os representantes

Orlando nasceu em Mariana (MG) e chegou ao Jardim Boa Vista há cerca de 50 anos: “era tudo terra naquela época. Eu mesmo paguei o asfalto da minha rua”, conta ele. “Assentei as paredes da minha casa com barro”, complementa.

Ele foi lavrador e pedreiro e se aposentou há mais de 20 anos. Tem 10 filhos, 11 netos e um bisneto. Frequenta a academia do Parque da Maturidade três vezes por semana e seu sonho é “viver em paz com todo mundo”.

O nome Stael é uma mistura de estrela (star) com anjo (el). Nasceu em Botucatu, mas chegou à Aldeia de Barueri muito pequena e foi registrada aqui. “Havia muitas enchentes e tínhamos dificuldade para atravessar a ‘ponte pênsil’”, conta ela. Foi jogadora de vôlei em Osasco, trabalhou em dois bancos privados.

Graduou-se em psicologia e em educação física, mas optou pela segunda formação. Foi personal trainer, coordenadora pedagógica e se aposentou como servidora da Educação de Barueri em 2015. Realiza trabalho voluntário para a Apae e seu maior sonho é “assistir a um jogo da NBA de dentro da quadra”.

Sema e OAB Barueri promovem Tarde Animal

Uma parceria da Ordem dos Advogados do Brasil, núcleo de Barueri, e a Secretaria de Recur sos Naturais e Meio Ambiente (Sema) resultou em um animado evento: o Tarde Animal, que aconte ceu na terça-feira (dia 25 de outubro).

A ação, encabeçada pela Comissão de Direito dos Animais, promoveu a entrega de mudas do Viveiro Municipal e também a adoção responsá vel de cães e gatos acolhidos pelo Centro de Proteção ao Animal Doméstico (Cepad).

Foram disponibilizadas cerca de 35 mudas de árvores nativas e 120 mini suculentas. A ideia é fazer com que Barueri fique cada vez mais verde, aumentando a cobertura vegetal e melhorando a qualidade de vida das pessoas.

A adoção de pets se deu mediante apresentação de documento oficial e assinatura de termo de responsabilidade. As adoções são muito importan tes para que o Cepad libere vagas para novos

Logo após a Tarde Animal, às 18h, no auditório da OAB

Não compre, adote

As pessoas podem adotar um cão ou gato procurando a unidade 1 do Cepad todos os dias (até sábados e domingos) das 9h às 16h, na rua Vera Cruz, 340, no Bairro dos Altos, ou por meio das feiras e eventos promovidos pelo Secretaria. Saiba mais por meio da página do Cepad no Instagram.

Eventos de adoção em novembro

A Sema também irá promover feiras de adoção de cães ao longo de todo o mês de novembro em diferentes pontos da cidade. Saiba mais AQUI.

BARUERI Circulação: Região Oeste da Grande São Paulo PÁGIN A 05 • EDIÇÃO N°151 | 11 a 13 de NOVEMBRO de 2022
Stael e o Sr. Orlando. Temos muito orgulho dos nossos participantes e estamos confiantes de que irão abrilhantar e nos surpreender no Miss e Mister Melhor Idade estadual. Barueri ocorreu a palestra “Políticas Públicas Municipais Referente ao Bem-estar Animal” com a presença de Marco Antônio de Oliveira (Bidu), biólogo e secretário de Recursos Naturais e Meio Ambiente de Barueri.

A Prefeitura de Barueri, por meio da Secretaria de Obras, criou um importante projeto para implantar uma nova via de acesso ao Parque Imperial - ligando a rua Tomé de Souza, no bairro, com a avenida Ceci, no Tamboré. O benefício visa dar maior agilidade no tráfego de veículos e ampliar o desenvolvimento da região. Está em fase de licitação, com prazo de entrega previsto de 365 dias a partir da ordem de início de execução da obra. A construção da nova via é mais uma alternativa como forma de aumentar o escoamento do tráfego, além de favore cer a prestação de serviços públicos, limpeza pública (coleta de lixo), serviços de saúde, segurança, transporte coletivo. Atualmente a principal via de entrada e saída do Parque Imperial é a rua Duarte da Costa, com acesso à rua Chico Mendes e avenida João Rodrigues Nunes (divisa com a vizinha cidade de Osasco).

O novo projeto de ligação do Parque Imperial compreende um trecho de 1.400 metros de extensão ao lado do rodoanel Governador Mário Covas, pista com quatro faixas de rolamento (sentido duplo, com 3,5 metros cada uma), passeio de pedestres e ciclovia (destino Parque Imperial, porém do lado do muro que fica no entorno de residências no bairro Tamboré).

Para o secretário Beto Piteri, a nova via será a realização de um projeto que já estava em estudo há alguns anos pela Prefeitura. “É mais um investimento na mobilidade urbana de Barueri, um proje to que vai impactar positivamente a vida

dos moradores do Parque Imperial. Interligação muito boa com o Tamboré e, daí então, com outras regiões da cidade. Uma obra pensada para facilitar a fluidez do trânsito e o desenvolvimento da região, beneficiando diretamente o acesso das famílias que moram na parte baixa do bairro”, disse Piteri.

Novo caminho

O estudo para implantação do projeto viário foi intensificado pela Prefeitura por entender a necessidade de um novo caminho de acesso ao Parque Imperial, já que o bairro não pode ter apenas uma única entrada e única saída, pois dificulta a circulação de motoristas e pedestres pela região dividida pela rede de trans missão de energia elétrica. “Isso tudo traz transtorno para quem mora na parte baixa do bairro. Com essa obra de ligação direta com o Tamboré, cria-se uma mobi lidade com alternativa maior de tráfego em horários de pico”, pontuou Ronaldo Dantas de Lima, diretor da Coordenado ria de Obras Viárias e Hídricas da Secre taria de Obras.

De acordo com o diretor, a gestão muni cipal entende ainda que o Parque Impe rial tem uma vida própria, um comércio ativo, com movimentação de compra e venda de produtos. “E todo mundo transitando pelo mesmo caminho gera um conflito muito grande de trânsito. Essa obra vai propiciar às pessoas terem um rápido acesso ao bairro. Provocará um crescimento mais organizado e valorizado do bairro”, completou Ronal do.

técnicos modulares

A Fundação Instituto de Educação de Barueri (Fieb) está com as inscrições abertas para diversos cursos técnicos profissionalizantes de nível médio para o próximo ano letivo de 2023. As inscrições seguem até o dia 22 de novembro às 16h pelo site ou em uma das quatro unida des.

Os chamados cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio Modular são destina dos para estudantes que em 2023 estejam cursando a 2ª ou 3ª série do ensino médio e para aqueles que já concluíram o segundo grau.

Os cursos oferecidos são para o período noturno. São eles: Administração, Informática para Internet (Web Design), Análises Clínicas, Manutenção e Suporte em Informática, Conta bilidade, Publicidade, Design de Interiores, Química, Edificações, Redes de Computado res, Eletroeletrônica, Segurança do Trabalho, Enfermagem, Serviços Jurídicos, Farmácia, Telecomunicações e Informática.

Para o curso de Segurança do Trabalho o interessado deverá ter 18 anos até a conclusão. Já para o curso de Enfermagem é obrigatório ter idade superior ou igual a 18 anos.

As inscrições devem ser feitas pelo site www. vestibulinho.fieb.edu.br, onde deverá ser preenchido um cadastro com os dados do

candidato. Leia atentamente o edital pra ficar ciente sobre as regras de inscrição, prazos, matrícula e informações sobre os cursos. Baixe o edital completo AQUI.

O valor da taxa de inscrição varia de acordo com a data de pagamento do boleto. Para pagamentos feitos até o dia 9/11 a taxa é de R$25; até 16/11, a taxa é de R$35; e até 22/11, a taxa é de R$50. O valor pode ser pago em qualquer agência bancária, casa lotérica, caixas eletrônicos ou internet banking. A inscrição só é efetivada após constar o pagamento da taxa. O comprovante deve ser guardado em seguran ça, pois pode ser solicitado em algum momento do processo.

A divulgação do local das provas será no dia 28 de novembro a partir das 16h também pelo site, na área no candidato. A aplicação da prova acontecerá no dia 4 de dezembro das 9h às 13h (portões abrem às 8h e fecharão pontualmente às 9h).

Para quem não tem acesso à internet, poderá utilizar os postos para fazer as inscrições. Eles estão no Ganha Tempo (Avenida Henriqueta Mendes Guerra, 550 – Centro) ou nos ITBs de Alphaville (Avenida Andrômeda, 500), Jardim Maria Cristina (Rua Ilha Porchat, 277) e Aldeia da Serra (Avenida dos Pinheiros, 400).

Com a Praça das Artes inaugurada e um teatro novo em folha, o ambiente está mais do que propício para a programação cultural de novembro da Secretaria de Cultura e Turismo de Barueri (Secult). Com mais de 900 lugares na plateia, o público terá a chance de assistir a peças teatrais de renome internacional, stand up e música da maior qualidade.

O Complexo Cultural Praça das Artes fica na rua Ministro Raphael de Barros Monteiro, 255, no Jardim dos Camargos. Os ingressos precisam ser reservados antecipadamente on-line, conforme os espetáculos.

No sábado, dia 12, às 20h, e no domin go, dia 13, às 19h, a grande atração é a peça “Gaslight - uma Relação Tóxica”. Trata-se do último trabalho de Jô Soares (1938-2022), que assinou a tradução, adaptação e direção do texto, com colaboração de Matinas Suzuki Jr. e Mau ricio Guilherme.

A Peça é baseada no filme homônimo sobre abuso psicológico nos relaciona mentos afetivos. Retrata um casal em conflito em que Jack (Giovani Tozi) mostra-se doce e apaixonado no início do casamento. No entanto, sob a alegação de que sua mulher Bella (Erica Montanhei ro) sofre de algum tipo de desequilíbrio mental, ele revela-se um homem impa ciente e menos cordial.

Os ingressos de “Gaslight” podem ser adquiridos pelo site Bilheteria Express.

Também no dia 13, às 16h, a atriz Kéfera Buchmann faz paródia de sua própria trajetória no espetáculo “É fogo!”. Kéfera, aliás, faz dupla jornada, uma vez que integra o elenco da peça “Gaslight”, em cartaz no mesmo dia.

“É Fogo!” é uma tragicomédia que destaca momentos da carreira da atriz e youtuber, a partir das angústias e questio-

e música

namentos da sua vida em busca de reconhecimento do público para além da imagem da “garota da internet”, que conquistou uma legião de fãs com os seus vídeos. Os ingressos são adquiridos pela Bilheteria Express.

O comediante Renato Albani é a estrela do seu quarto show solo, no dia 19, sábado, às 21h. O stand up relata os anos 1990/2000 e utiliza as referências do comediante com programas de TV, desenhos anima dos, amigos, histórias da infância e relacionamento familiar entre pais e filhos. A reserva também pode ser feita no Bilheteria Express.

No dia 29, terça-feira, a partir das 18h, o pianista, compositor e produ tor musical Rogério Rochlitz faz palestra e apresentação musical gratuitas no projeto Música na Villa, que é uma realização com incentivo do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac). Com o tema “Música e Mercado de Trabalho”, os interessados podem fazer a inscrição pelo Sympla.

Barueri Street Festival

O Centro de Eventos (av. Pastor Sebastião Davino dos Reis, 672, na Vila Porto) nos dias 12 e 13, sábado e domingo, vai sediar o “Barueri Street Festival”, um dos maiores encontros de Cultura e Esportes Urbanos da América Latina, com inscrições gratuitas.

O local será um espaço com teatro, área de exposições, praça de alimen tação, espaço kids e atividades para toda a família. Terá ainda muitas competições de dança de rua, concur sos, exposições, palestras, workshops, shows ao vivo e muito mais. Mais informações pelo site.

Prefeitura cria novo acesso viário ao Imperial com ligação pelo Tamboré
Fieb está com inscrições abertas para cursos
PÁGIN A 06 BARUERI
Programação cultural de novembro tem teatro, comédia

CIT celebra quatro anos promovendo inovação nos serviços públicos de Barueri

A Prefeitura de Barueri celebrou, no último dia 31 de outubro, o quarto ano de aniversário do Centro de Inovação e Tecnologia (CIT). A data foi tema na grade da programação da TV Inovação Barueri durante o programa especial “CIT em Ação”, exibido na última segunda-fei ra (dia 7), que lançou novas ferramentas intera tivas e de serviços para a população.

O CIT foi criado por meio da Lei Complemen tar Municipal nº 439, de 31 de outubro de 2018. À frente da pasta está Jonatas Randal, como administrador, que conta hoje com mais de 80 colaboradores na equipe.

“O CIT, dentro de suas competências, tem por dever informar e dar clareza aos projetos do governo na área de inovação e tecnologia, principalmente tornando acessível toda sistemática pertinente às Tecnologias da Informação de interesse da população, através de ferramentas de ponta e eficientes”, apontou Randal.

É assim que se faz uma cidade inteligente É por meio do trabalho do CIT que Barueri hoje dispõe dos mais modernos recursos feitos para facilitar a vida das pessoas, desburocrati zar processos e economizar recursos públicos.

A palestra sobre “Violência Obstétrica” foi promovida no dia 26 de outubro pela Secretaria da Mulher por meio da Coordenadoria Rede Mulher. A ação faz parte da programação do “Empodera Mulher” que, através de cursos gratuitos, tem o objetivo de levar e expandir conhecimento sobre o empoderamento feminino às baruerienses.

“O programa visa fortalecer as políticas públicas para mulheres no município e incentivar a luta da não violação dos direitos das mulheres, e umas das formas disso acontecer é dando acesso à informação”, destaca a secretária da Mulher, Giani Cristina de Souza.

Violência obstétrica

Conduzido pelo médico e professor Jefferson Drezet, da Faculdade de Saúde Pública da USP (Universidade de São Paulo), o assunto foi norteado sob os princípios dos direitos humanos.

“Alto padrão de saúde atingível, incluindo o direito a uma assistência digna e respeitosa durante toda a gravidez e o parto, assim como o direito de estar livre de violência e discrimina ção”, destaca Drezet ao citar declaração da Organização Mundial da Saúde (OMS) de 2014 garantindo ainda atendimento humanizado para o recém-nascido.

Considera-se violência

A violência obstétrica pode ocorrer durante a gestação, o parto e pós-parto, sendo física, psicológica e sexual, praticada pela pessoa que realiza a assistência. Maus-tratos estes que podem causar momentos traumáticos para a mulher e para o bebê.

Constrangimento

Atualmente a cidade conta com mais de 189 pontos de wi-fi grátis; 600 quilômetros de fibra ótica própria do município, capaz de interligar e integrar todos os órgãos públicos, bem como garantir o funcionamento das mais de 535 câmeras de segurança monitorando a cidade 24 horas por dia; aplicativos práticos e modernos para os mais diversos serviços da Prefeitura; implantação do Programa Barueri Sem Papel, Internet Social, Nota Fiscal Eletrônica, dentre outros.

Esses e outros investimentos tecnológicos já renderam diversos prêmios - nacionais e interna cionais - a Barueri, estabelecendo o município entre as cidades mais inteligentes do Brasil e do mundo.

Saiba mais

Na edição especial do “CIT em Ação” é possível conhecer as novidades para você, sua família, sua empresa e também saber mais sobre recursos interativos modernos e de lazer: chatbot, eventos, metahumans, metaverso, hotsite, jogos desafiado res, cursos e muito mais.

Você pode saber mais sobre o Centro de Inova ção e Tecnologia na AQUI e também no Instagram e no Facebook.

Violência obstétrica é tema do “Empodera Mulher”

O exemplo clássico vivido por mulheres durante o parto, inclusive relatado por uma das participantes do Empodera, é o comentário “na hora de fazer foi bom”, caracterizado como violência obstétrica por constranger ou humilhar a paciente. Veja outros exemplos de violências:

. Discriminação por causa da idade, cor, raça, classe social;

. Procedimentos médicos desnecessários, bem como não os comunicar ou aplicá-los sem consenti mento;

. Recusa ou postergar métodos de alívio da dor;

- Falta de privacidade e confidencialidade.

O médico também lembrou as práticas banidas por não apresentarem evidências científicas de seus benefícios, tais como episiotomia (corte cirúrgico feito no períneo) e a manobra Kristeller (técnica que consiste em pressionar a parte superior do útero para acelerar a saída do bebê).

Como se nasce no Brasil

O médico obstetra revela que a recomendação é optar pelo parto natural por oferecer menos riscos à saúde da mãe e do bebê, porém, no Brasil dados revelam que 55,5% dos nascimentos ocorrem por meio de cesarianas. De acordo com o especialista, 82% das mulheres relatam que o medo de sentir dor é o motivo que as levam a escolher cesárea.

Drezet completa: “não tem evidência científica que um parto normal bem-feito seja arriscado. Porém, dentro dessa realidade, junto com o medo da dor vem o medo de receber um atendimento ruim. Quando se tem um cenário onde o medo de uma experiência prevalece, a venda da cesárea é maior”, ressaltou o docente.

Boas práticas

“A

Mais segura

A professora Kelen Vasconcelos, de 29 anos, que está grávida de 30 semanas, se sente mais segura após ter acesso a essas informações. “Estou mais aliviada e me sinto mais preparada, porque eu quero um parto normal. As informações de hoje vieram ao encontro com o que eu quero. A palestra foi ótima e é disso que precisamos: conhecimento”, disse a munícipe.

Prédios públicos e sustentáveis: Prefeitura investe em cisternas e captação de energia solar

Economizar energia elétrica, aproveitar melhor a água e, de quebra, ajudar o meio ambiente. As Secretarias de Recursos Naturais e Meio Ambiente (Sema) e de Obras (SO) da Prefeitura de Barueri estão trabalhando juntas para implementar esses objetivos. Elas estão aumentando a instala ção de painéis solares e cisternas em prédios públicos da cidade, além de mapear as edificações que já possuem esses equipamentos.

Hoje existem 10 unidades municipais equipadas com energia fotovoltaica e cisterna (sistema que capta e armazena água da chuva), outras duas com cisterna e coletor solar para aquecimento de água e uma com energia fotovoltaica. Em outros cinco prédios em construção estão previs tos também a instalação desses sistemas.

A Câmara Municipal, a Praça das Artes, recém-inaugurada, os três Caps (Centros de Atenção Psicossocial), além de algumas Emeiefs (Escolas Municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental) são exem plos de prédios públicos que já utilizam energia solar e água da chuva.

“É uma iniciativa importante incorporar critérios de sustentabilidade às obras e prédios públicos. Sustentabilidade não é apenas um slogan da Administração Muni cipal, mas um valor agregado ao município e queremos com isso servir de exemplo à população”, afirmou o secretário da Sema, Marco Antônio de Oliveira (Bidu).

Município VerdeAzul

O levantamento de informações sobre os

painéis solares e cisternas nos prédios municipais feitos pela Sema faz parte do Programa Município VerdeAzul do Estado de São Paulo (PMVA). No último ciclo do Programa, que encerrou em setembro deste ano, foi enviado um relatório com informa ções detalhadas que traz as diretivas sobre o uso de energia elétrica renovável de baixo impacto ambiental e uso racional da água.

Barueri figura entre os 100 melhores muni cípios em desenvolvimento ambiental, atestado pelo PMVA.

Existem duas leis municipais que servem de incentivo a essa prática: a Lei 2.664/2019 e a Lei 2.607/2018 (a chamada lei do IPTU Verde).

A lei aprovada em 2019 “dispõe sobre a instalação de sistema de captação de energia solar e de sistema de captação (...) de águas pluviais nas construções de novos prédios públicos municipais”.

Seu artigo 1º determina que “as constru ções de prédios públicos municipais utiliza rão, preferencialmente, sistema de captação de energia solar e sistema de captação, armazenamento e utilização de águas pluviais”.

A lei do IPTU Verde ainda precisa de regulamentação e “dispõe sobre isenção no valor do imposto sobre a propriedade predial e territorial urbana – IPTU, para os imóveis edificados que adotem medidas efetivas de uso de energia verde, economia de água e reciclagem de resíduos sólidos e dá outras providências.”

ODS – Desenvolvimento Sustentável

Barueri também é signatária dos 17 ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da ONU (Organização das Nações Unidas), Agenda 2030. O uso de painéis solares e cisternas está alinhado com pelo menos quatro Objetivos: Água potável e Saneamento; Energia Acessível e Limpa; Cidades e comunidades sustentáveis; Ação contra a mudança global do clima.

O Caps AD III (Álcool e Drogas), da Secretaria de Saúde, que atende pessoas dependen tes de substâncias psicotrópicas, mantém uma série de terapias e oficinas que ajudam em reflexões sobre o meio ambiente, alimentação saldável e sobre a reutilização e recicla gem de materiais.

Como parte das oficinas está o cultivo de uma horta e de um pomar criado recentemen te. “É com a captação da água da chuva que as pessoas que fazem o acompanhamento conosco irrigam tanto a horta quanto o pomar”, afirmou a coordenadora técnica do CAPS III, Kathya Bertolini.

Jefferson ressaltou as boas práticas recomendadas para garantir um parto seguro e humanizado, como o direito a um acompanhante de livre escolha da paciente (Lei Federal de número 11.108/2005), contato pele a pele imediato com o bebê e a oferta do seio na sala de parto. gente precisa e quer uma experiência positiva para a paciente e para sua família. O processo do parto não é mais mecânico, portanto, é preciso um acompanhante próximo para a mulher se sentir segura e acolhida”, destacou o obstetra.
Circulação: Região Oeste da Grande São Paulo PÁGIN A 07 BARUERI • EDIÇÃO N°151 | 11 a 13 de NOVEMBRO de 2022
2023.1 LINH V STIBU INSCRIÇÕES ABERTAS Administração Análises Clínicas Contabilidade Design de Interiores Edificações Eletroeletrônica Enfermagem Farmácia Informática Informática para Internet (Web Design) Manutenção e Suporte em Informática Publicidade Química Redes de Computadores Segurança do Trabalho Serviços Jurídicos Telecomunicações TÉCNICO MODULAR CURSOS: VESTIBULINHO.FIEB.EDU.BR
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.