Jornal Realidade Regional - Edição 147 -13 a 16 OUTUBRO 2022

Page 1

Circulação: Região Oeste da Grande São Paulo e interior ANO IV | EDIÇÃO Nº 147 | 13 a 16 OUTUBRO 2022 JANDIRA JANDIRA Pág 02 JANDIRA Educação de Jandira caminha para a reta final do maior ciclo de formação da sua história Pág 02 ARAÇARIGUAMA Pastel Solidário Milhares de pessoas participaram da inauguração do complexo esportivo e educacional Arakan BARUERI Americanas abre contratação para preencher mil vagas temporárias Pág 06 Horta da Gente: hidroponia ampliará o número de atendidos com cestas verdes Pág 06 Pág 03

O ciclo de formação realizado pela Secretaria de Educação inicialmente priorizou o acolhimento de todos os seus profissionais, com foco na saúde mental, haja vista que naquele momen to o Brasil estava saindo da pandemia da Covid-19.

Posteriormente as formações foram direcionadas aos gestores tanto da escola quanto da Secretaria de Educa ção, sendo que a formação em questão destacou conceitos necessários no planejamento para solução de proble mas apresentados nas unidades escola res.

Os profissionais da alimentação esco lar também participaram deste ciclo, com um treinamento de boas práticas a todos os profissionais desta área consi derada essencial.

O ciclo de formação teve como um dos grandes momentos um encontro que aconteceu no mês de julho onde todos os profissionais da educação do muni cípio assistiram a uma palestra com o professor Cláudio Thebas, além de oficinas que tratavam sobre a importân cia da escuta, da alegria, entre outras competências que fazem a diferença na vida de todo ser humano.

O segundo semestre deste ano foi

marcado pela primeira grande forma ção para todos os monitores, ocorrida na EMEB Maria Marques Pires, além de novas etapas da formação junto aos gestores, que tratavam de assuntos relacionados ao planejamento e projeto pedagógico.

Chegando à reta final do maior ciclo de formação da história da Secretaria de Educação de Jandira, os dias 10 e 11 de outubro foram marcados por uma formação ministrada pela equipe da editora OPET e destinada a todos os professores da rede municipal de ensino, que abordou conceitos essen ciais que estão presentes nos materiais do SEFE (Sistema Educacional Família Escola), que está sendo implementado no município.

Para finalizar o ciclo aqui destacado, neste final de ano, terá a segunda formação do ano, destinada às famílias dos alunos das escolas municipais de Jandira.

Comentando sobre o tema da matéria, a Secretária de Educação, Marta Cesa rio Vieira, relatou a importância da formação para a evolução da educação no município: “investir na formação dos profissionais da educação, é inves tir no futuro da nossa cidade”.

Seguindo sua política de valorização, a secretaria ressaltou a relevância de seus profissionais estarem devidamente uniformizados

Neste mês de outubro, a Prefeitura de Jandira, por meio da Secretaria de Saúde, entregou uniformes aos seus profissionais, especificamente aos ACSs (Agentes Comunitários de Saúde) e colaboradores da enferma gem.

Eles foram contemplados no dia 05/10, ocasião em que também foi celebrado o Dia Nacional do Agente Comunitário de Saúde. A homenagem contou com coffee break aos profissio nais, palestra e apresentação musical do grupo D’Perfil.

“Hoje foi um dia muito especial para a valorização do nosso trabalho. A entre ga do uniforme é muito importante para o nosso dia a dia, para ir às casas acolher os nossos pacientes. Estou muito feliz e gostei muito”, disse Géssica Laís, ACS da UBS Santa Tereza.

“Com o desenvolver desse trabalho e a uniformização, vamos alcançar ainda mais esse acolhimento e aconchego”, completou a agente.

Gabriela Rocha, secretária de Saúde do município, destacou, por sua vez, a importância destes profissionais diante de todo o trabalho abrangente de acolhimento que está sendo realizado atualmente:

“Eles são de extrema importância para o município e para a população. Sem o

trabalho deles, nós não conseguimos chegar até o paciente e saber a vulnera bilidade, fazer todo esse rastreamento e acolhimento. Eles têm esse contato diariamente e trazem as demandas e necessidades para nós”, explicou.

Posteriormente, a equipe de enferma gem também recebeu os uniformes, visando garantir profissionalismo e organização de todos os funcionários e, consequentemente, de todas as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) da cidade.

Os profissionais de ambos segmentos são fundamentais na implementação do Sistema Único de Saúde, fortalecendo a integração entre os serviços da Atenção Primária à Saúde (APS) e a comunida de.

A secretaria responsável considera que a uniformização exerce um papel essencial no funcionamento de uma unidade de saúde, principalmente para destacar as categorias e, assim, garantir um melhor fluxo e qualidade de atendi mento.

ARAÇARIGUAMA Pastel Solidário

VAMOS AJUDAR O PEQUENO FRANCISCO!

Na sexta, 14 de outubro, das 10 às 18h, o Fundo Social de Solidarie dade (Rua Coronel Joaquim Augusto, 242, Centro), realiza mais um Pastel Solidário. Todo o valor arrecado será revertido para ajudar nas cirurgias do pequeno Francisco, que nasceu com Hemimelia Fibular.

Com apenas 2 aninhos de idade, Francisco, precisa passar por uma série de cirurgias de reconstruções ósseas. Um tratamento caro, doloroso e demorado. Os procedimentos cirúrgicos serão realizados até dezembro de 2022 em Curitiba, e o tempo estimado de tratamen to hospitalar é de 3 meses.

Não curte pastel ou a dieta não permite? Sem problema, o que importa é a solidariedade: https://www.vakinha.com.br/vaquinha/juntoscomfrancisco Pix pessoal : 315 347 828 77 (Ednelson Francisco dos Santos)

Ou

Conta Banco do Brasil (Poupança ) 205293-8 Ag 0523-1. Amanda Carolina J S Santos

Serviços de Poda e Roçagem

Circulação: Região Oeste da Grande São Paulo PÁGIN A 02 JANDIRA • EDIÇÃO N°147 | 13 a 16 OUTUBRO 2022 - CNPJ DIRETOR E JORNALISTA RESPONÁVEL:26.688.680/0001-71 OSVALDO DE SOUZA - MTB Nº 74538/SPJMF Propaganda e Marketing Ltda-ME Filial: Redação, Administração e Publicidade: Avenida das Flores número 660 Sala 05 jardim das Flores Osasco cep 06110-100 Tel: (11) 99991-1321 Diagramação e Arte: Jornal Realidade Periodicidade: Semanal E-mail: Jornalrealidadeonline@hotmail.com Visite o Site: Instagram:www.jornalrealidade @jornalrealidadeonlineFacebook: jornal realidade .com.br Tiragem: 10 mil
Educação
de Jandira caminha para a reta final do maior ciclo de formação da sua história de
Jandira recebem
uniformes
O destaque da semana está sendo a formação para todos os professores da rede municipal de ensino

Plante sua “carne”! Abertas as inscrições para a 2ª edição da Oficina ‘Do Mato Para o Prato’

A 2ª edição da Oficina ‘Do Mato Para o Prato' será oferecida pela Prefeitura de Cotia, com as Secretarias dos Direitos Humanos, Cidadania e da Mulher, Desen volvimento Social, de Saúde, de Educação e do Verde e Meio Ambiente, no Viveiro Municipal Parque Curupira. Serão quatro encontros, nos dias 12, 19, 26 de novembro e 3 de dezembro, sempre das 9h às 11h. As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas pelo Whatsapp 11 93937-1333 ou pelo link https://forms.gle/BFv5fG4bVV GKmR1D8.

Durante as aulas, os participantes apren derão a identificar, cultivar, preparar recei tas e se alimentar de Plantas Alimentícias não Convencionais (PANCs), que são comestíveis e pouco conhecidas. “Comum algumas pessoas identificarem as PANCs como mato ou ervas daninhas”, diz Ângela Maluf, vice-prefeita e secretária dos Direi tos Humanos, idealizadora do projeto. “Muitas destas plantas têm proteína equivalente à da carne e, além de muito saudáveis, são saborosas e fáceis de prepa rar, como a taioba, a peixinho, a ora-pro -nóbis, a capuchinha, entre outras tantas”, completa.

As oficinas serão ministradas pelos

nutricionistas:

• Daniela Nakajima: nutricionista pós-graduada em nutrição clínica, nutrição em oncologia e MBA em sustentabilidade empresarial. Pós-graduanda em fitoterapia com vivência em PANCs.

• Marilia Firmino de Castro Ribeiro e Igor Nogueira: da Coordenadoria de Segurança Alimentar e Nutricional da Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo.

• Kelly Salute: nutricionista emocional e mentora de saúde, atua na FIEB, Fundação Instituto de Educação de Barueri.

Serviço: Inscrições abertas – Vagas limitadas!

Oficina “Do mato para o prato – Elas são as PANC’s” (Plantas Alimentícias não Convencionais) Dias 12/11, 19/11 e 26/11 e 03/12 (sába dos)

Horário das 9h às 11h

Inscrições: WhatsApp (11) 93937-1333 ou pelo link https://forms.gle/BFv5fG4bV VGKmR1D8

Local das oficinas: Viveiro Municipal Parque Curupira Endereço: Av. Benedito Isaac Pires, 1.105

Milhares de pessoas participaram da inauguração do complexo esportivo e educacional Arakan

Uma grande festa com a presença de milhares de moradores do bairro Parque Turiguara e região marcou a inauguração do Centro Educacional e do Centro Esportivo Arakan. Os equipamentos públicos foram constru ídos pela Prefeitura de Cotia na área do antigo clube Arakan, que até então, era uma área abandonada e preocupa va os moradores do entorno.

A festa contou com atrações para crianças, apresentações culturais,artísticas e esportivas. “É um sonho que a gente realiza, com o apoio da Câmara Municipal, para o Turiguara e região. Muita gente achava que seria improvável isso acontecer, mas a partir de amanhã [quinta-feira, 13], este espaço [creche] já receberá as crianças com qualidade, carinho e respeito”, disse o prefeito Rogério Franco. “Entregamos aqui uma das creches públicas mais modernas de toda a região e o maior complexo esportivo da cidade de Cotia”, completou.

O Centro Educacional Arakan tem capacidade para 810 crianças do

Berçário, Maternal I e II e Jardim I e II. São 20 salas de aula, sala pedagógica, lactário, sala multimídia, pátio coberto e aberto, refeitório, entre outros, e os alunos são atendidos por equipe multidisciplinar. O prédio conta com acessibilidade, elevadores, farta iluminação natural. As turmas do Berçário e Maternal I serão atendidas em horário de funcionamento estendido até as 19h.

No Centro Esportivo Arakan a Prefeitura implantou pista de caminhada, duas quadras com grama sintética, academia ao ar livre, ginásio de esportes coberto com vestiários, playground, quiosques e bicicross. No local, serão oferecidas aulas de atividades esporti vas para crianças e adolescentes, de 5 a 17 anos de idade, como Jiu jitsu, futebol de campo, kung fu, karatê, entre outros. Infor mações de segunda a sexta-feira no local. Participaram da inauguração a vice-prefeita e secretária dos Direitos Humanos, Cidada nia e da Mulher, Ângela Maluf, e demais secretários, o presidente da Câmara, verea dor Celso Itiki, o vereador Edson Silva, e demais representantes do Legislativo muni cipal.

‘Cuidar’ e ‘Social e Saúde na área’ se juntam para atender a população

Os participantes poderão fazer a atualização de Cadastro Único, atua lização vacinal, teste de acuidade visual, orientação sobre saúde bucal, informação sobre nutrição e alimentação saudável, agendamento de Papanicolau e mamografia, dados antropométricos (estatura e peso), além de conhecerem os projetos do Fundo Social e da Secretaria de Desenvolvimento Social.

A E.M Jardim Panorama funcionará como polo e concentrará as ações que serão realizadas pela Prefeitura. “Montaremos toda a estrutura necessária para, durante todo o dia, atendermos o maior número de pessoas possível. Será uma grande mobilização e esperamos contar com a presença de todos os alunos das 17 escolas do cronograma e dos seus responsáveis”, disse Mara Franco, secretária de Desenvolvimento Social.

Serviço

Projetos ‘Cuidar’ e ‘Social e Saúde na Área’

Dia 15 de outubro

Das 9h às 16h

Local: E.M Jardim Panorama

Estrada Velha da Olaria, 2451 – Jd. Panorama

Alunos e pais das escolas contempladas:

E.M Vicentina Pires de Oliveira

E.M Isabel Ribeiro Leal Leite

C.E do Atalaia

E.M Paulo Zingg

E.M Profª Maria Ap. de Oliveira Pedroso

E.M Bairro São Miguel

No sábado, 15 de outubro, das 9h às 16h, os projetos ‘Cuidar’ e ‘Social e Saúde na Área’ se juntam para levar atendimento social e de saúde para a região do Jardim Panorama.

Uma grande mobilização acontecerá na E.M Panorama para atender pais e alunos de 17 unidades escolares da rede municipal [veja abaixo] com serviços das Secretarias de Desen volvimento Social e de Saúde.

“Esta mobilização marca a retoma da do projeto Cuidar e, desta vez, unido com o Social e Saúde na Área.

Nosso objetivo é atualizar a cader neta de vacinação das crianças, dos adolescentes e dos adultos, será falado sobre saúde bucal, programas sociais, será uma grande prestação de serviço que a Prefeitura de Cotia fará para a população”, disse o prefeito Rogério Franco.

E.M Jocinéia de Melo

E.M Benvinda dos Santos Oliveira

E.M Jardim Panorama

E.M Jardim das Graças

C.E Graciliana Maria da Conceição

C.E Ana Maria dos Santos Souza

C.E Antônio Salgado Olores

C.E Araruama

C.E Odária Mendonça da Fonseca

C.E São Miguel

C.E Jardim das Graças

Projetos
Circulação: Região Oeste da Grande São Paulo PÁGIN A 03 • EDIÇÃO N°147 | 13 a 16 OUTUBRO 2022
COTIA

todas estas pessoas recebem atendimento nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPSs).

De acordo com a coordenação da saúde mental da Secretaria de Saúde de Cotia, há dois anos, os CAPS atendiam cerca de 3.200 pessoas, atualmente, são 8.400. “A leitura que a gente faz deste salto é a mesma que o mundo tem feito: a pandemia afetou negati vamente a vida de muitas pessoas. Seja pela condição da pandemia em si, por não saberem o que aconteceria depois, pelo confinamento e até pelo abandono de tratamento e afastamento de atividades diárias”, disse Soraya Moraes, coordenadora da Saúde Mental de Cotia.

Nos CAPSs, os pacientes participam de atividades terapêuticas, oficinas e práticas integrativas. Os pacientes apresentam sofrimento psíquico ou transtorno mental, em alguns casos, somado ao uso, abuso e dependência química. “Temos o CAPS infantil e juvenil, o adulto e o álcool e drogas que contam com atividades adequadas para cada atender a estas demandas”, destacou Soraya.

Entre os atendimentos oferecidos nos CAPSs estão: atividades terapêuticas como: psicoterapia individual ou em grupo, oficinas

terapêuticas, atividades comunitárias,

to domiciliar e aos familiares, consulta

Práticas integrativas, aliadas da saúde

As práticas integrativas também estão presentes nos serviços oferecidos pela saúde mental de Cotia. Elas possuem uma abordagem que considera a saúde como um todo e visa à manutenção da qualidade de vida dos pacientes. Em Cotia, estas práticas estão presentes em atividades como medita ção, reiki e até na música, por meio da musicoterapia.

O reiki amplia a consciência, relaxa e reduz o estresse, equilibra as funções corpo rais, libera bloqueios e emoções reprimidas, renova a sensação de paz, alegria, amor, paz, entre outras sensações que impactam positivamente na saúde mental dos pacien tes.

Além disso, a musicoterapia permite interação entre o musicoterapeuta e os pacientes, estimula circuitos neuronais onde os medicamentos não conseguem atuar de forma plena. Os pacientes do CAPS, inclusive, participam de duas bandas musicais: a BatuCAPS e a Vide e Verso.

ServiçoCAPS Adulto e CAPS Álcool e Drogas

Rua Topázio, 96 – Jd. Nomura

CAPS Infantil

Rua Monsenhor Ladeira, 112 – Vl São Francisco de Assis

Atendimento para acolhimento é porta aberta

Abertas as inscrições para 25 oficinas culturais gratuitas

FUNDO SOCIAL FORMA MAIS UMA TURMA EM CURSOS DE GERAÇÃO DE RENDA

Na terça-feira (11/10), o Fundo Social de Cotia, com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento

Social, realizou a formatura de mais uma turma dos cursos de geração de renda oferecidos gratuitamente para a popula ção da cidade. Foram entregues os certifi cados para as participantes dos cursos de manicure, design de sobrancelha e depilação egípcia.

A presidente do Fundo Social, Mara Franco, afirmou que estes cursos são excelentes para quem está em busca de uma fonte de renda em pouco tempo, de conseguir trabalhar em casa ou perto de casa e ter mais liberdade para fazer a sua jornada de trabalho. “Estes cursos são muito procurados por pessoas que querem aumentar o orçamento familiar ou estão em busca de uma renda. Elas podem trabalhar em salões de beleza, atender em domicílio ou montarem um espaço de trabalho em casa mesmo. São

cursos muito bons e as participantes saem muito satisfeitas, muitas já termi nam o curso trabalhando”, disse Mara.

E, por falar em terminar o curso traba lhando, a formanda Margareth Moraes Lima fez o curso de manicure e já está tendo renda com a nova profissão. “Este curso foi uma grande oportunidade na minha vida. Não tinha renda e este curso me ajudou. A aula foi dada por uma profissional muito boa que ensinou toda a técnica para fazer unha. Saí satisfeita e já estou trabalhando. Agradeço a Prefei tura e o Fundo Social por este curso que me trouxe oportunidade”, comemorou.

Os cursos de capacitação e geração de renda são oferecidos o ano todo pelo Fundo Social, com o apoio da Prefeitura. Informações sobre novas turmas são divulgadas no site da Prefeitura bem como em suas redes sociais.

Cotia realiza programa de‘Educação no Trânsito’ para crianças e adolescentes

Estão abertas as inscrições para 25 oficinas culturais gratuitas que serão ofere cidas, nos meses de novembro e dezembro, pela Secretaria de Cultura e Econo mia Criativa do Estado de São Paulo com a parceria da Secretaria de Cultura e Lazer de Cotia. As aulas serão ao vivo, remotamente, via Zoom, a partir de novembro. Para se inscrever é preciso preencher o formulário referente à oficina ou às oficinas escolhidas.

Entre as oficinas estão: Intensidade da imagem cinematográfica; Do livro à cena; Planejamento de projetos culturais sustentáveis; Introdução à aquarela; Laboratório de expressão colagem; Dança urbana contemporânea; Técnicas e experimentos de papéis, entre outras.

Confira os links de inscrições, as informações e as datas de cada uma das ofici nas em https://cotia.sp.gov.br/public_html/uploads/source/OFICI

para o Trânsito, para ajudar na construção de uma sociedade com mais responsabili dade quando o assunto for o trânsito, seja na condição de motorista ou de pedestre. Desde a retomada das atividades presen ciais nas escolas, a Secretaria de Trans portes e Mobilidade (Setram) de Cotia retomou a agenda de palestras, minicir cuito de trânsito e distribuição de material escolar nas escolas da rede municipal.

Nesta terça-feira (11/10), a equipe da Educação no Trânsito da Setram cumpre agenda na E.M Profª Ana Maria Pereira, no Nakamura Park, e já tem programação marcada até o mês de novembro (veja abaixo). “Baixamos um decreto [8272], ainda em 2017, institucionalizando a campanha de educação para o trânsito porque acreditamos na educação como a ferramenta mais eficiente para construir mos a sociedade que queremos e entre estes objetivos está uma sociedade com menos acidentes e mortes no trânsito”, disse o idealizador da campanha, prefeito

A programação da Setram conta com palestras em linguagem adaptada para crianças e adolescentes, exibição de vídeos educativos, distribuição de material informativo e, dependendo do espaço disponível na escola, a equipe da Educação no Trânsito monta um minicircuito de trânsito para as crianças percorrerem um pequeno trajeto passan do por faixas de pedestre, semáforo e conhecerem sobre algumas placas de trânsito.

Programação – Campanha de Educa ção para o Trânsito

11/10: E.M Professora Ana Maria Pereira (manhã e tarde)

19/10: E.M Ildefonço Emeliano De Brito (manhã e tarde)

26/10: E.M Clodoaldo de Jesus Domingues (manhã e tarde)

09/11: E.M Benedicta Vaz Pedroso De Albuquerque (manhã e tarde) 16/11: E.M Campininha (manhã e tarde)

23/11: E.M Teresa Benvinda Hervey Costa Maia (manhã e tarde) 30/11: E.M Vicentina Pires de Oliveira (manhã e tarde)

Circulação: Região Oeste da Grande São Paulo PÁGIN A 04 • EDIÇÃO N°147 | 13 a 16 OUTUBRO 2022
NAS%20(1).pdf.
COTIA

Barueri conta agora com moderno Centro de Hemodinâmica

Um marco para o sistema de saúdemunicipal de Barueri. É desta maneira que pode ser vista a entrega nesta quinta -feira (dia 6) do novo Centro de Hemodi nâmica do Hospital Municipal de Barueri (HMB) Dr. Francisco Moran. Agora os pacientes daqui não têm mais que ser deslocados para hospitais de outros municípios para exames cardíacos ou vasculares. E, dependendo da gravidade do caso, o cuidado em um hospital próxi mo pode ser decisivo para a vida do paciente.

O novo Centro conta com quatro leitos e um dos mais modernos angiógrafos disponíveis no mercado. Fabricado pela alemã Siemens, o equipamento é de última geração, com alta capacidade de resolutividade em diagnóstico e interven ção. Ou seja, a qualidade das imagens permite ao médico descobrir a causa do problema e intervir com mais segurança. A visualização do chamado Stent, por exemplo, fica bem mais nítida com o aparelho.

Chamado Artis One, o equipamento faz procedimentos ligados às doenças do coração, como infarto agudo do miocár dio, e de doenças arteriais periféricas (DAP), que são distúrbios que atingem a circulação das pernas e dos pés. Neste

primeiro momento, serão 60 procedimen tos: 50 vasculares e 10 arteriais periféricos.

Entrega oficial

O secretário de Saúde, Dionísio Alvarez Mateos Filho, que cortou a faixa do novo Centro de Hemodinâmica ao lado de várias autoridades, explicou que o equipamento tem capacidade para fazer bem mais que 60 procedimentos, quantidade que pode ser revista mais adiante. Até a chegada do novo Centro, Barueri recebia, em média, 30 solicitações de encaminhamentos para procedimentos cardíacos ou vasculares para hospitais de outras cidades.

“A Prefeitura não deixa de fazer nada para a Saúde atender o mais prontamente possí vel o morador quando ele precisa recorrer à rede municipal”, disse Dionisio. O secretá rio de Saúde lembrou que o angiógrafo ocupa menos espaço físico nas dependên cias do Hospital, mas apesar de mais compacto, tem capacidade para atender uma pessoa de até 420 kg.

“Por fim, uma outra vantagem, que não é pouca coisa, está no aspecto de que, por suas dimensões e design, este angiógrafo permite ao médico uma proximidade muito maior com o paciente, o que acaba por humanizar o atendimento”, completou o secretário de Saúde.

Jardim Paulista recebe “Barueri veste rosa perto de você”

Mulher realizou no dia 7 (sexta-feira) o evento “Barueri Veste Rosa Perto de Você” no Jardim Paulista. A ação reuniu diversos serviços gratuitos à comunidade com o objetivo de atrair a atenção para a campanha de combate ao câncer de mama.

Na ação teve limpeza de pele, esmalta ção, massagem, maquiagem, aferição de pressão arterial, aula de zumba, ponto de arrecadação de absorventes higiênicos, oficina de artesanato, dentre outras atividades. As empreendedoras do Bazar Permanente também marcaram presença com a oferta de seus produtos artesanais, com o objetivo de incentivar o empreen dedorismo feminino local.

Perto de casa

“A Secretaria da Mulher é nota 10! Aqui é uma Vila, e às vezes tem gente que não tem condição de fazer uma limpeza de pele ou uma unha, e esta é uma oportuni dade. Além de incentivar as mulheres a cuidarem da saúde. Hoje eu vou dançar! Sempre quando tenho a chance eu aproveito”, conta a dona de casa Maria José de Souza, 60 anos, que frequenta a Secretaria da Mulher em diversas atividades.

“Eu achei muito legais essas tendas e os serviços oferecidos. Apesar de não frequentar a Secretaria da Mulher, já doei o meu cabelo lá. Afinal, têm muitas mulheres que passam pela doença e não têm condições de comprar uma peruca, eeu achei a iniciativa muito interessante. É uma campanha muito importante”, conta Eliane de Oliveira, de 38 anos.

O Núcleo de Combate ao Câncer de Mama (serviço de acolhimento para mulheres acometidas pelo câncer de mama da Secre taria da Mulher) estava à postos para orientar sobre como é feito o diagnóstico precoce do câncer de mama através de um modelo didático de autoexame chamado de “mamamiga”, dentre outras informações.

“Através desse modelo, é possível a mulher saber qual é maneira correta de apalpar as mamas e identificar se há algum nódulo. Uma forma prática de motivar o autoexame”, explica a coordenadora do Núcleo, Marilene Barbosa.

Acolhendo a dor da outra Rosilene Nogueira, de 47 anos, também é moradora do Jardim Paulista e membra do Núcleo de Combate ao Câncer de Mama. Ela conta emocionada sobre o apoio que recebe.

“Descobri o câncer de mama há um ano e vivo no Núcleo, é um lugar acolhedor. Fui recebida lá no momento mais difícil da minha vida. Toda a cidade deveria ter um núcleo assim. Participo de rodas de conver sa, é um momento de ouvir outras histórias parecidas, no qual cada uma sabe a dor da outra. Eu amei saber que elas estariam aqui no meu bairro”, disse.

Perto de você

A ação “Barueri Veste Rosa Perto de Você” continua no dia 18, no Parque Recreativo Taddeo Cananéia da Silva, na rua Chico Mendes, 287 - Parque Imperial. E no dia 25 de outubro estará na Praça do Audir, que fica na avenida do Exército Brasileiro, s/nºJardim São José. Os dois encontros aconte cem das 10h às 16h, com entrada franca.

Supersábado de finais de futsal lota o Ginásio José Corrêa

jovem tem 20 anos e a mais veterana (a goleira Sheila), tem 44”, explica Di Willian, a técnica campeã.

CNB 4x3 Invictus

O 35º Campeonato Amador de Futsal da Categoria Juvenil (até 18 anos) reuniu uma equipe do Jardim Tupancy (Cola na Banca) e outra do Jardim Silveira. O CNB terminou o primeiro tempo vencendo por 3 a 1 e ampliou o placar a cinco minutos do final.

Parecia que tudo seria tranquilo e a torcida já comemorava o título, quando o Invictus marcou dois gols e ainda mandou uma bola na trave a poucos segundos do final. Os dirigentes do Invictus se queixaram da arbitragem: “se o juiz tivesse dado um pênalti no fim do jogo, iríamos para a prorrogação”, lamentou Lucas Nemeth, o presidente.

Nelson de Souza, diretor do CNB, pediu que a torcida não comemorasse antes da hora. ”Isso dá azar. Olha o sufoco que passamos no final do jogo”, afirmou. Seu time também levou os troféus Disciplina e Defesa Menos Vazada. Richard Tiago foi o artilheiro com 17 gols.

Nóis e a Gente 1x3 Shelppi

As duas equipes finalistas do 19º Campeonato Amador da Segunda Divisão já entraram em quadra garantidas na Primeira Divisão em 2023, mas queriam o título de qualquer maneira. O Nóis, do Engenho Novo, saiu na frente com um gol no quinto minuto, mas não conseguiu segurar o time do Jardim Belval, que marcou três vezes.

Quatro finais de futsal do Campeonato Amador de Barueri lotaram as depen dências do Ginásio Poliesportivo José Corrêa no sábado, dia 8. Os amigos e familiares dos atletas e dirigentes vibraram a cada lance ao som intenso de tambores e caixas.

GRC 1x3 Brasinha

As meninas foram as primeiras a demonstrar seus talentos em quadra. O Grêmio Recreativo Camaleão saiu na frente com um gol logo no primeiro minuto, mas a equipe do Engenho Novo não se deixou abater.

A artilheira do Campeonato, Isamara, que já tinha marcado 46 vezes, conver teu mais três nessa partida e garantiu mais um título para o Brasinha, que também ficou com o troféu de Defesa Manos Vazada. “Uma final é vencida por quem comete poucos erros. Não soubemos aproveitar as oportunidades que criamos”, lamenta Elizeu Cavalcante, o técnico do GRC.

Essa foi a sétima edição do Campeonato Feminino de Futsal, que por não ter limite de idade, reúne atletas de várias faixas etárias. “Nossa jogadora mais

O campeão Shelppi também ganhou o Troféu Disciplina. Ailton Ferreira foi o artilheiro da competição com 27 gols. A Defesa Menos Vazada foi a da equipe do Sumemo, do Engenho Novo, que sofreu 42 gols.

Parque Viana 5x3 Meninos da Vila

O primeiro gol da final da Primeira Divisão do Campeonato de Futsal de Barueri foi marcado pelo Parque Viana a 9min 47seg do final do primeiro tempo, mas a equipe do Parque dos Camargos marcou três gols a seguir.

A partir da metade do segundo tempo, o técnico Cleyton Beiçola mandou o goleiro Douglas apoiar o time no ataque. “Ele joga bem com os pés e toca a bola com rapidez”, justificou. Deu certo: seu time marcou nada menos que quatro gols e ficou com o título.

O goleiro Douglas, que marcou o gol do empate, contou que esse fato não é raro. “Já marquei três gols nesse Campeonato e um lá em Guarulhos nesse ano”, orgulha-se. Os troféus Disciplina e Menos Vazada também ficaram para o Parque Viana. O artilheiro da competição, entretanto, foi Breno Vicente, do Meninos da Vila, com 22 gols.

BARUERI Circulação: Região Oeste da Grande São Paulo PÁGIN A 05 • EDIÇÃO N°147 | 13 a 16 OUTUBRO 2022

Gente: hidroponia ampliará o número de atendidos com cestas verdes

A Horta da Gente agora conta com o novo sistema de cultivo hidropônico, ampliando assim a produção que atenderá cerca de 5 mil famílias. Com capacidade de produzir até 27 mil mudas, a hidroponia do Horta da Gente já começou o cultivo das primeiras mudas de alface, dando início ao um processo moderno e tecnológico de cultivo de hortaliças de alta qualidade, contribuindo com a economia de água e mantendo a produção livre de agrotóxicos.

O início oficial da hidroponia aconte ceu na segunda-feira, dia 10, sob os olhos felizes e emocionados da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Sônia Furlan, responsável pelo projeto, da secretária de Assistência e Desenvolvimento

Social (Sads), Adriana Bueno Molina, membros do Renascer e os bolsistas do programa.

O cultivo

O cultivo hidropônico acontece sem que haja contato com o solo, no qual as raízes ficam submersas em uma solução nutritiva diluída na água, garantindo o crescimento da planta.

Tudo começa na chamada câmara escura, onde as sementes são implan tadas em uma espuma fenólica (subs trato estéril) e armazenadas por 72 horas. “Lá elas ficam no escuro e no quentinho, igual o útero, é onde a mágica acontece”, explica Reginaldo Francisco de Lima, facilitador do programa Horta da gente.

Após esse período, os pequenos brotos são expostos à luz em uma

bancada por 10 dias e irrigados só com água. Depois, os brotos mais crescidos vão para o “berçário”, já com a solução nutritiva, por mais 10 dias. Na última fase as mudas precisam de mais espaço, portanto, são transplantadas para outra bancada com perfurações maiores por aproximadamente mais 15 dias. O processo todo demora cerca de 35 dias até a a colheita.

Aproveitamento da água da chuva

A irrigação da hidroponia é realizada 100% com a água da chuva captada. Isso porque no local foi construído um sistema de captação com capacidade de armazenar 28 mil litros de água da chuva.

Desperdício zero

Além do aproveitamento da água da chuva, a cada colheita é feita a troca da solução nutritiva, porém, ela não é descartada, mas reutilizada para aduba ção foliar na horta convencional, contri buindo com a nutrição das plantas.

Trabalho e capacitação

Dentro do projeto Horta da Gente, 27 bolsistas do programa Renascer (que atende pessoas que viveram em situação de rua e foram abrigadas na CáritasCasa São Francisco de Assis) atuam com a mão de obra e também recebem capacitação para o manejo desse sistema moderno de cultivo.

“É uma forma de agregar conhecimen to. Aprendi novas técnicas e com certeza vai abrir muitas portas para mim e posso trabalhar com isso também”, comenta Cristian José da Silva Prado, de 50 anos, no projeto há mais de um ano.

“Me sinto muito feliz em ter o carinho

Atividades lúdicas homenageiam as crianças nas escolas da rede

das pessoas que recebem as cestas através do nosso trabalho. Agora esse número vai aumentar. Sinto muito orgulho”, conta José Inácio da Silva, de 58 anos, que atua da hidroponia.

“Sem dúvida é o projeto de maior sucesso, pois já estamos na sexta turma. Essas pesso as estavam antes numa situação de rua e eles começaram a ser capacitados, e a hidroponia é uma das capacitações, dentre as várias formações que o Renascer oferece”, destaca a secretária da Sads, Adriana.

Cestas verdes

As cestas verdes com legumes e verduras produzidos na Horta da Gente são entregues

às famílias cadastradas pela Sads e, em troca, entregam materiais recicláveis destinados para a coleta seletiva (Cooperya ra). Hoje, cerca de 500 famílias recebem as cestas verdes, e com a ampliação do cultivo, a previsão é atender mais de 5 mil famílias a partir do próximo ano.

“Estamos muito orgulhosos com esse modelo de responsabilidade ambiental e com o social fortalecido. Os integrantes do Renascer estão dando uma aula pra todos nós do quanto é necessário acreditar no ser humano, além deles darem uma demonstra ção efetiva de competência e engajamento pelo meio ambiente”, frisou Sônia Furlan.

Americanas abre contratação para preencher mil vagas temporárias

A rede varejista Americanas está com processo aberto para o preenchimento de 1000 vagas para os cargos de auxiliar operacional de logística e operador de empilhadeira elétrica. São vagas temporárias, com possibilidade de efetivação. O processo seletivo, promovido pela Casa do Trabalhador, ligada à Secretaria de Indústria, Trabalho e Empre go (Sict), vai acontecer na quinta-feira (dia 13) no ginásio José Correa, às 9h.

Os vencimentos para o cargo de auxiliar operacional de logística são de R$ 1.600,00. Podem se candidatar ambos os sexos, pede-se ensino fundamental completo e a empresa não exige experiência na função.

Para os trabalhos de operador de empilhadeira elétrica, o salário é de R$ 2.200,00. As vagas também são para ambos os sexos, mas o candidato deve ter ensino fundamental completo, experiência na função e não exige curso de reciclagem.

A empresa oferece vale transporte, refeição no local e após efetivação, convênio médico.

Os interessados devem comparecer no local da entrevista com documentos pessoais e currículo atualizado. O ginásio José Correa fica na avenida Guilherme Perereca Gugliel mo, número 1000, no Bethaville.

As escolas estão em clima festivo. É que para celebrar o mês das crianças (12 de outubro é o Dia da Criança no Brasil), ao longo de toda a semana as maternais e Emeis da rede de ensino de Barueri realizam uma programação especial para o público infantil. Apresenta ções teatrais, cinema, festa do pijama, baile à fantasia e muitas brincadeiras são algumas das atividades realizadas.

Cada escola ficou de planejar uma programação diferente. A diretora da Emei João Evangelista, do Jardim Mutinga, contou que os pais, professores e toda a equipe entraram no clima com muita criatividade e brincadeiras.

De acordo com o secretário de Educação, Celso Furlan, o momento deve ser muito festejado, pois trata-se da primeira festa para as crianças após o período de pandemia. “Toda equipe que trabalha nas unidades de ensino está de parabéns pela criatividade e pelo carinho que tratam todas as nossas crianças”, comentou.

Para Camila Santiago Morais, da maternal Leonardo Augusto Marcelo dos Santos, do Jardim Paraíso, os pais também ficaram encantados com a programação promovida pela escola. “Fizeram questão de participar levando as crianças fantasiadas, cuidando com muito carinho de cada detalhe”, comentou a diretora.

Na quarta-feira (dia 12) não haverá aulas por conta do feriado, no entanto, na quinta-feira (dia 13), a programação especial para as crianças continua sendo realizada nas escolas durante o intervalo.

Horta da
Circulação: Região Oeste da Grande São Paulo PÁGIN A 06 • EDIÇÃO N°147 | 13 a 16 OUTUBRO 2022 BARUERI

Encontro municipal de nutrição e alimentação discute segurança alimentar

Dia do Professor: docentes de Barueri oferecem a melhor formação aos alunos

Estima-se que a insegurança alimentar atinja atualmente cerca de 33 milhões de brasileiros. Diante dessa realidade, os conceitos de pobreza, de insegurança alimentar, do desperdício e aproveitamento integral dos alimentos e do meio ambiente tornaram-se fundamentais e ganharam centralidade durante o 2º Encontro Municipal de Alimentação e Nutrição, promovido pela Secreta ria de Saúde de Barueri por meio da diretoria de Nutrição no dia 7 de outubro.

Depois de dois anos do 1º Encontro, que ocorreu em 2019 e precisou ser interrompido por causa da pandemia de Covid-19, esta segunda rodada de palestras contou com a participação de 75 profissionais das áreas de nutrição, assistência social, enferma gem, gestores da Atenção Básica à Saúde, entre outros. A iniciativa vai ao encontro da Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas (ONU), que estabelece por metas a erradicação da pobreza, o fome zero e a agricultura sustentável.

A diretora técnica de Nutrição da Coordenadoria de Ações Básicas em Saúde (Cabs) e organizadora do encontro, Daniele Menezes Teixeira, explicou que o evento faz parte das comemorações do Dia Mundial da Alimentação, em 16 de outubro. Não por acaso, o tema deste ano é “Não deixar ninguém para trás: melhor produção, melhor nutrição, melhor meio ambiente e uma vida melhor”, por isso a intersetorialidade na abordagem do assunto, conforme o Encontro deste ano em Barueri. Desnutrição e obesidade Convidada para o evento, a nutri cionista Luisa Gazola Lages, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e doutoranda no programa Nutrição e Saúde Pública da USP (Universidade de São Paulo), pelo Núcleo de Pesquisas Epidemio lógicas em Nutrição e Saúde (Nupens), apresentou as “duas faces” de uma alimentação inadequada. Ela também falou sobre o guia alimentar e o consumo dos chamados ultrapro cessados.

Luisa falou sobre a falta de acesso a uma alimentação de qualidade. E também sobre a falta de qualidade nutricional dos alimentos que boa parte da população acaba por consu mir. “De um lado tem a alimentação inadequada que leva à desnutrição, e de outro, a que leva à obesidade”, completou.

Sociedade civil

Outra convidada, a nutricionista

Vera Helena Lessa Vilella, mestre em Saúde Pública pela USP e diretora do Sindicato de Nutricionistas do

Estado de São Paulo (Sindinu trisp), abordou a questão da responsabilidade da sociedade civil e do poder público no enfrenta mento do problema e também da importância do Comsea (Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional).

Pela Sads, as palestrantes Maria na de Oliveira Leite e Osvana da Silva Liecnienski, apresentaram o SUAS (Sistema Único de Assistên cia Social) e sua lógica de funcio namento no âmbito das relações com os demais níveis de governo –estadual e federal. “É preciso conhecer a realidade dos territórios e a realidade dos distritos, verificar as famílias mais vulneráveis e perceber que não se trata apenas, muitas vezes, de uma questão de renda, mas também de falta de acesso aos serviços públicos”, disse Mariana.

Mariana é diretora na Coordena doria Técnica de Gestão do Suas na Secretaria de Assistência e Desen volvimento Social de Barueri (Sads) e responsável pelo setor de vigilância socioassistencial, a cargo do gerenciamento do Cadas tro Único/Auxílio Brasil). Osvana da Silva Liecnienski é coordenado ra do serviço social do setor de atendimento da Sads.

E, por fim, a vice-presidente do Fundo Social de Solidariedade de Barueri, Valéria Fugii Conceição Rodrigues de Barros apresentou os programas o Horta da Gente e o Renascer, todos com suas devidas intersetorialidades junto aos demais órgãos do governo munici pal.

Saúde e assistência social

Para Lucineide Maria da Silva, enfermeira da Unidade Básica de Saúde (UBS) Hermelino Liberato Filho, no Jardim Belval, o encontro foi “muito interessante, principal mente pensando na ampliação dos serviços públicos, como a produ ção e entrega de produtos orgâni cos para ainda mais famílias do município”.

A assistente social Amanda Assunção, da UBS Adauto Ribeiro, no Parque dos Camargos, concor da. “Foi muito importante ver que nutrição não trata apenas de saúde, mas também do social”, pontuou. Posição semelhante à da colega Cleomarta de Jesus, do Hospital de Retaguarda do Jardim Paulista: “podemos ver que a questão da insegurança alimentar vai muito além da política de entrega de cesta básica, mas envolve vários outros aspectos”.

Em 15 de outubro é comemorado o Dia do Professor. A rede de ensino de Barueri conta com 4.164 docentes altamente capacitados e comprometi dos em oferecer a melhor educação para os estudantes baruerienses. Prova disso foi o excelente resultado aponta do pelo último Ideb (Índice Brasileiro da Educação Básica).

O professor representa cuidado, segurança e afeto. Trata-se de uma profissão que vai muito além da responsabilidade de ensinar crianças, jovens e adultos dentro da sala de aula, eles também exercem papel fundamen tal na formação ética e cidadã das pessoas. Educadores compartilham conhecimentos que são capazes de impactar os rumos da sociedade de forma significativa.

Quem não se lembra do seu primeiro professor ou professora? E daquele mestre do ensino médio ou da universi dade que foi tão importante em sua formação? Muitas pessoas carregam esses profissionais como inspiração para diferentes carreiras, sendo incenti vadas, apoiadas e percebidas por cada um deles desde o início da vida escolar.

De acordo com o secretário de Educa ção, Celso Furlan, a data deve ser lembrada para reconhecimento e gratidão a cada um dos professores que tanto têm feito para que a educação de Barueri seja destaque positivo em todo o país. “Nós, professores, temos orgulho de ter feito o melhor por cada aluno. Parabéns a todos os profissio nais maravilhosos que escolheram essa profissão tão especial”, disse.

Pensando em valorizar e reconhecer os profissionais da rede, a Secretaria de Educação de Barueri oferece as melho res ferramentas, como material didático

e

tecnológico, laboratórios, além do incentivo à formações e plano de carreira.

O que é ser professor?

Representando os professores de toda a rede, alguns docentes falaram sobre a importância e o orgulho de ser educador.

Ser professora é o que me faz acordar toda manhã e ir para o meu ambiente de trabalho para ver meus alunos aprenden do e compartilhando conhecimento. É amor, é afeto, é aprendizagem”.

Márcia Gibin, professora da Emef Nestor de Camargo

“Ser professor é instrumentalizar a cada um aluno com conhecimento, coragem, humanidade, empatia, senso de autocui dado, senso de autodisciplina e principal mente autonomia”.

Edson Luiz, professor da Emef João Tibúrcio

“Ser professora é a arte de transformar a realidade em sonhos”.

Adriana Alves Pinheiro Antônio, professora da Emef Maria Meduneckas

Ser professora é fazer parte de um ciclo em que ensinar e aprender são indissociá veis”.

Fernanda Conceição, professora da Emef João Tibúrcio

Ser professora é estar e passar por vidas de pessoas com variadas histórias que por um momento te deixam fazer parte dela, e você, com muita sabedoriadiria que divina -, apresenta caminhos e possibilidades. Uma hora instrui, outra corrige e por fim dá liberdade para que faça suas escolhas. Ser professora é ter todos os sentidos aguçados, e principal mente saber ouvir e ter a expertise de fazer tudo diferente quando for necessá rio”.

Áldria Vital, professora da Emef Margarida Maciel

Circulação: Região Oeste da Grande São Paulo PÁGIN A 07 BARUERI • EDIÇÃO N°147 | 13 a 16 OUTUBRO 2022
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.