Jornal Realidade Regional - Edição 145 -28 a 30 SETEMBRO 2022

Page 1

Circulação: Região Oeste da Grande São Paulo e interior ANO IV | EDIÇÃO Nº 145| 28 a 30 SETEMBRO 2022 ARAÇARIGUAMA BARUERI Pág 06 BARUERI Pró-Vida: Secretaria de Segurançaamplia apoio psicológico aos seus colaboradores Pág 02 JANDIRA Secretaria de Educação de Jandira anuncia inscrições abertas para escola de tempo integral Prefeito de Araçariguama Rodrigo Andrade e sua esposa a primeira Dama Sra. Mirelle Trevisan, desabafam nas redes sociais e denunciam que estão sofrendo perseguições sucessivas por parte do Sr. Carlos Aymar, ex prefeito da cidade. COTIA Prevenção do suicídio: ainda dá tempo de se inscrever para as palestras do ‘Setembro Amarelo’ Pág 03 Novo Centro de Hemodinâmica do HMB conta com angiógrafo de última geração Pág 04 Pág 02

Secretaria de Educação de Jandira anuncia inscrições abertas para escola de tempo integral

A Secretaria de Educação de Jandira torna público o período de inscrições para a escola de tempo integral que atende a educação básica no municí pio.

A Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Prof. Antônio Gon çalves atende estudantes do 1º ao 5º ano, sendo que na portaria divulgada há a descrição de 25 vagas para o 1º ano e a possibilidade de realização de candidatura para as demais séries.

Na escola de Ensino Fundamental em tempo integral, durante o período da manhã os alunos estudam as disci plinas da mesma matriz curricular das demais escolas do município. No entanto, no contra turno há o acesso a projetos de judô, capoeira, dança, reforço escolar, identidade e valores, meio ambiente e cidadania.

Para realizar a inscrição no 1º ano e se candidatar para vagas futuras nas demais séries, é necessário compare cer na escola municipal no período de

Itu, s/n - Vila Márcia (06612-250) e os dados necessários para a realiza ção da inscrição são:

Nome completo e RG (Registro Geral) da criança;

Nome completo, RG (Registro Geral) e CPF (Cadastro da Pessoa Física) do responsável pela criança;

Endereço residencial dos pais ou responsáveis legais pela criança;

E-mail dos pais ou responsáveis;

Em caso de criança com necessidade educativa especial, apresentar laudo;

Número de dois telefones (de prefe rência dos pais ou responsáveis pela criança).

Por fim, ressalta-se que em caso de ocorrer um número maior de inscri ções em relação a quantidade de matrículas disponíveis, haverá um sorteio de 5 (cinco) vagas reservas para contemplar os inscritos, se houver desistência ou transferência de alunos no decorrer do ano letivo de 2023.

Para mais informações, o contato da EMEB Prof. Antônio Gonçalves é:

ARAÇARIGUAMA

Jandira anuncia terceiro processo seletivo da semana

Segundo eles, Carlos Aymar esta ria perseguindo até mesmo o seu filho Miguel, de apenas 01 ano e cinco meses de idade, acompa nhando seus passos, até mesmo na escola, fazendo campana em frente do local, tirando fotos da criança e expondo as imagens nas redes sociais em suas postagens.

O fato está causando pânico e a família teme pelas suas vidas.

A Sra. Mirelle declarou em vídeo em sua rede social (facebook), de forma desesperada que teme pela sua vida e a de sua família, pois até mesmo seus funcionários e a cuidadora do seu filho estão sendo perseguidos dia após dia e também temem por suas vidas.

Ela lembrou que o ex-prefeito Carlos Aymar tem histórico criminal gravíssimo e o considera perigoso.

Emocionalmente abalada afirma que está tão abalada que teme qualquer veículo ou moto que se aproxima dela, pois acha que a qualquer momento Carlos Aymar

pode mandar matá-la ou a seu marido, prefeito atual.

O Prefeito Rodrigo Andrade também fez uma manifestação em sua rede social, muito nervo so e comovido por uma recente perda familiar, declarou que a família toda está de luto, pois perderam um ente recentemente, e que não tem paz, que sua família está correndo perigo, que teme por sua

vida e pela vida de sua esposa e filho, mas afirma que agirá para proteger seus entes queridos caso seja necessário.

Segundo o casal, a justiça já foi acionada, mas a família ainda espera providências.

A primeira Dama Mirelle faz apelo desesperado e pede socorro as autoridades e a população local, para que sua integridade física e a de sua família seja protegida, pois teme que algo ruim possa ocorrer

Jandira, através da Secretaria de Indústria e Comércio, anunciou, nesta quarta-feira (28), o terceiro processo seletivo desta semana. O novo recrutamento acontecerá nesta sexta-feira, 30 de setembro, às 08h.

São 50 (cinquenta) novas oportuni dades aos munícipes da região, sendo 40 (quarenta) para Auxiliar de Pedreiro e 10 (dez) para Oficial Civil (pedreiro, carpinteiro e oficial de elétrica - técnico).

Para participar há três requisitos: ser homem, ter entre 18 e 55 anos e esco laridade. Os candidatos que têm inte resse no cargo de Auxiliar de Pedrei

pleto.

Ambos oferecem contrato de 6 meses para trabalhar em Pirapora do Bom Jesus. Além do salário, os funcionários receberão VT (vale -transporte), além de alimentação no local (almoço e café).

Os interessados deverão comparecer à Casa do Trabalhador, localizada na Rua Rubens Lopes da Silva, 333Centro, nesta sexta (30), às 08h, com documentos pessoais (RG e CPF) e currículos.

Em caso de dúvidas e/ou mais infor mações, entre em contato com a secretaria responsável através do telefone (11) 4707-6025.

estão disponíveis às pessoas do sexo masculino As inscrições serão realizadas na EMEB Prof. Antônio Gonçalves Prefeito de Araçariguama Rodrigo Andrade e sua esposa a primeira Dama Sra. Mirelle Trevisan, desabafam nas redes sociais e denunciam que estão sofrendo perseguições sucessivas por parte do Sr. Carlos Aymar, ex prefeito da cidade. Escaneie o QR para ver os videos
Circulação: Região Oeste da Grande São Paulo PÁGIN A 02 JANDIRA • EDIÇÃO N°144 | 28 a 30 SETEMBRO 2022 - CNPJ DIRETOR E JORNALISTA RESPONÁVEL:26.688.680/0001-71 OSVALDO DE SOUZA - MTB Nº 74538/SPJMF Propaganda e Marketing Ltda-ME Filial: Redação, Administração e Publicidade: Avenida das Flores número 660 Sala 05 jardim das Flores Osasco cep 06110-100 Tel: (11) 99991-1321 Diagramação e Arte: Jornal Realidade Periodicidade: Semanal E-mail: Jornalrealidadeonline@hotmail.com Visite o Site: Instagram:www.jornalrealidade @jornalrealidadeonlineFacebook: jornal realidade .com.br Tiragem: 10 mil
de

Participantes do Plogging recolhem 120 kg de resíduos das ruas de Cotia e plantam mais de 120 árvores

No domingo (25/09), centenas de pessoas de todas as idades participaram do 1º Plogging: Caminhada de Ecoturismo de Cotia e percorreram 2,9 km recolhendo resíduos sólidos recicláveis encontrados no trajeto, entre a Prefeitura e o Carmelo do Imaculado Coração de Maria e Santa Teresinha. A caminhada resultou na coleta de 120 kg de materiais e, já no Carmelo, no plantio de mais de 120 árvores nativas da região em homenagem ao Dia dos Rios (25 de setembro).

O Plogging é um movimento global de caminhada que reúne ações ambientais, de lazer, saúde e conscientização. Além de fazer bem à saúde, promover bem-estar físico e mental, os participantes, em um ato simbólico, deixam a mensagem de que todos têm responsabilidade de cuidar do meio ambiente dando destinação correta aos resíduos descartados.

“As ruas, os parques e os campos são extensão de nossas casas. Se queremos a nossa casa limpa, bonita, livre de insetos e de poluição, não pode ser diferente com o ambiente”, disse Ângela Maluf, vice-pre feita e Secretária dos Direitos Humanos, Cidadania e da Mulher. “Temos que ter responsabilidade na hora de descartar nossos resíduos e o plogging chega com a proposta de despertar esta conscientiza ção”, completou.

A ação foi realizada pela Prefeitura de Cotia, por meio das secretarias do Meio e do Ambiente, de Turismo, dos Direitos

Humanos, Cidadania e da Mulher com o apoio das secretarias de Educação, Desen volvimento Social, Saúde, Transportes e Mobilidade, Indústria e Comércio e de Segurança Pública.

O evento também foi apoiado pela Coper nova Cotia Recicla, que realizou todo o cenário da abertura do evento; Leandro Belini, especialista em Sustentabilidade e Resíduos Sólidos; Beethoven Narvaez-Ro mo e Amanda Pimentel Berk de Queiroz, do Programa USP Sustentabilidade, da Superintendência de Gestão Ambiental da USP; Templo Zu Lai e Blia -Associação Internacional Budista Progresso; Amavita Indústria de Alimentos e Saint Luiger Processadora de Alimentos Ltda; Somo Cotia; Associação Thaiwalter Karatê-Do e Kobu-do Shorin-RYU; Buddha’s Scouts Brasil, Brevi, Rotary International, Lobinho Melhor Possível e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Biblioteca Carlos Drummond de Andrade recebe a exposição “Orixás”

A partir desta terça-feira (27/09), quem passar pela Biblioteca Carlos Drummond de Andrade, em Caucaia do Alto, vai poder conferir a exposição ‘Os Orixás’, do artista Cloves Ferreira.

A mostra, que reúne cinco obras, busca provocar o olhar do público em relação à história da cultura afro-brasi leira. As fotografias poderão ser visita

cultos aos orixás”, detalhou Cloves Ferreira.

Segundo o fotógrafo, a exposição é fruto de uma pesquisa realizada por muitos anos e traz uma riqueza de materiais, cores e adornos utilizados nas práticas e rituais das religiões afro-brasileiras.

A exposição ‘Orixás’ está entre os projetos culturais contemplados pelo Edital de Premiação Seu Dito da Congada, lançado

lembrado como o mês de conscientiza ção e prevenção ao câncer de mama e, em Cotia, a Secretaria de Saúde preparou uma força-tarefa durante todo o mês para a realização de exames de mamografia para mulheres com idade entre 40 e 69 anos. O exame será feito mediante agendamento, mas não é preciso ter pedido médico, basta atender aos pré-re quisitos da campanha [veja abaixo]. A expectativa é que sejam realizados cerca de mil exames durante a ação.

O agendamento deve ser feito, a partir desta quarta-feira (28/09) na Unidade Básica de Saúde de referência, ou seja, a mais próxima da residência, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. O exame

será realizado no Setor de Diagnóstico por Imagem/Radiologia, na UBS do Atalaia. De acordo com a Secretaria de Saúde, apenas neste ano, o local já realizou mais de dois mil exames de mamografia.

Outubro Rosa

Força-tarefa para mamografia

Público-alvo*: mulheres com idade entre 40 e 69 anos de idade

Agendamento na UBS mais próxima da residência

Não é preciso pedido médico para fazer o agendamento

Local do exame: Setor de Diagnóstico por Imagem/Radiologia (UBS Atalaia)

Critérios: Não ter realizado o exame há menos de um ano e ter feito o agendamento na UBS mais próxima da residência

Durante todo o dia, na sexta-feira (30/09), uma Unidade Móvel de Atendi mento (UMA) da Enel estará em frente à Prefeitura de Cotia, na avenida Professor Manoel José Pedroso, 1347, Jardim Nomura. A loja itinerante contará com estrutura para prestar atendimento à população como esclarecimentos de dúvidas e solicitação de serviços.

Entre os serviços que estarão disponí veis na unidade móvel estão: emissão de

2ª via de conta, alteração de titularidade, atuali zação cadastral, religação de energia, consulta de débitos, cadastro de conta por e-mail, cadas tro de débito automático, esclarecimento de dúvidas, entre outros. O atendimento será feito por ordem de chegada.

As vagas são limitadas. O evento é aberto ao público, mas é preciso fazer inscrições prévias pelo Whatsapp 11 93937-1333

Ainda dá tempo de se inscrever para as palestras da programação da Campanha ‘Setembro Amarelo’ que serão norteadas pelo tema ‘A vida é a melhor escolha’. A programação acontecerá na sexta-feira (30/09), a partir das 14h, no auditório do Paço Municipal de Cotia, com o objetivo de falar sobre prevenção do suicídio. As inscrições deverão ser feitas, exclusi vamente, pelo Whatsapp 11 93937 -1333, basta enviar o nome completo.

O encontro será realizado pelas Secre tarias de Saúde, de Direitos Humanos, Cidadania e da Mulher e de Desenvol vimento Social de Cotia.

Palestras:

· ‘O maior segredo que ninguém te contou sobre suicídio’, com o Dr. Volnei Costa, médico especialista em psiquiatria pelo Hospital do Servidor Público de São Paulo e presidente do Conselho Científico da Associação Brasileira de Familiares, Amigos e Portadores de Transtornos Afetivos

(ABRATA);

· ‘A vida é a melhor escolha’, com o Dr. Gabriel Bolorini, médico da família e comu nidade, formado pela Unifesp, pós-graduado em psiquiatria;

· ‘A importância da prevenção no cuida do da saúde mental’, com Leila de Oliveira Côrtes, psicóloga clínica, professora de psicologia na Universidade Anhembi Morumbi e Mestre em Ciência da Educação.

· ‘Fluxo de atendimento às vítimas de tentativa de suicídio’, com a enfermeira Rosa Teixeira.

· O “Batucaps”, um conjunto musical coordenado pelo Centro de Atenção Psicos social (CAPS) de Cotia, também está confir mado no evento e fará uma apresentação especial para os presentes.

Serviço Inscrições para palestras da Campanha Setembro Amarelo

Dia 30 de setembro, das 14h às 16h30

Inscrições pelo Whatsapp: 11 93937-1333

Local: Auditório do Paço Municipal End.: Av. Prof. Manoel José Pedroso, 1347, Obrigatório fazer inscrição prévia Vagas limitadas

Outubro Rosa: Cotia terá força-tarefa para realização de
Unidade Móvel de Atendimento da Enel estará em Cotia na sexta-feira (30)
Circulação: Região Oeste da Grande São Paulo PÁGIN A 03 • EDIÇÃO N°144 | 28 a 30 SETEMBRO 2022
COTIA

A Quinta Nota recebe o Quinteto de Cordas e o repertório será com música galante

Novo Centro de Hemodinâmica do HMB conta com angiógrafo de última geração

O próximo espetáculo do Quinteto de Cordas de Barueri, realizado nesta quinta -feira (dia 29), às 19h30, terá o repertório focado na música galante. Esse estilo, inspirado nos ideais da Grécia Antiga, ocorreu no início do Classicismo (1750 a 1810) e concentrou-se na região da Alema nha. O Quinteto de Corda é formado por professores do Núcleo de Música da Secreta ria de Cultura e Turismo (Secult). O estilo galante foca na clareza, objetivida de, simetria e elegância. Tem sua maior expressão nas composições de Carl Philipp Emanuel Bach e na fase inicial de Joseph

Haydn e Mozart. O estilo aproxima a música do ouvinte e exprime uma composi ção ao mesmo tempo refinada e agradável. Todos esses elementos característicos da música do período clássico vão de encontro com o que se trabalhava no período anterior, o barroco.

Não perca mais esta oportunidade de presenciar gratuitamente a energia da história da música sendo feita ao vivo no palco do Centro de Eventos de Barueri, localizado na Avenida Sebastião Davino dos Reis, 672 - Jardim Tupanci.

Estão abertas as inscrições para o Prêmio Barueri de Literatura 2022

fase conclusão das obras. O espaço conta com um sofisticado angiógrafo, de última geração. Nesta semana teve início o processo de instalação do aparelho. Agora, os pacientes de Barueri não precisam mais ser deslocados para hospitais de outros municípios para a realização de exames cardíacos ou vasculares.

O secretário de Saúde, Dionísio Alvarez Mateos Filho, comemorou o “start up”feito ao equipamento. “É um grande avanço em termos de prestação de serviço aos nossos moradores”, disse o secretário.

O novo equipamento para cateterismo, moderno e avançado, entrará em funciona mento a partir do dia 7 de outubro.

O novo angiógrafo é um equipamento de última geração, com capacidade para 60 procedimentos mensais, com alta capaci dade de resolutividade em diagnóstico e intervenção. Fabricado pela empresa alemã Siemens, custa cerca de R$ 2 milhões. Batizado de Artis One, a máqui na faz procedimentos ligados às doenças do coração como infarto agudo do miocár dio, e de doenças arteriais periféricas (DAP), que são distúrbios que atingem a circulação das pernas e dos pés.

Altíssima qualidade de imagem

O Artis One, na verdade, é um sistema, muito mais que um equipamento. Seu conjunto de aparelhos possibilita a obten ção de imagens de altíssima qualidade. E com a menor dose de contraste possível. Permite, por exemplo, realce do stent (pequeno tubo colocado na artéria para abri-la e evitar entupimento, indicado para doenças coronarianas).

Pelo equipamento é possível manipular o cateter enquanto se obtém uma imagem nítida do stent posicionado em relação a outros tubos previamente implantados ou à anatomia cardíaca do paciente. Outra vantagem é que numa única varredura consegue-se todas as angulações neces sárias para o diagnóstico coronariano, de maneira a ter a melhor projeção no tratamento de uma lesão. E, por fim, permite ainda a obtenção de imagens em 3D – imagens tridimensionais, ou seja, que têm três dimensões geométricas: altura, profundidade e largura.

Autonomia ao médico

“O equipamento dá uma autonomia ao médico muito grande, que pode operá-lo conforme sua necessidade sem a ajuda de terceiros. E, além disso, humaniza o tratamento porque paciente e médico ficam lado a lado na hora dos exames”, disse o gerente de produtos da Siemens, Victor Augusto Veronezi.

A operação é intuitiva e inovadora, com a vantagem de ocupar menos espaçofísico. “É uma máquina compacta, versá til e muito rápida”, disse Fabio Oliveira, engenheiro especialista na área de hemo dinâmica, responsável pelo processo de inicialização do equipamento. Ele está no HMB para realizar a calibragem do aparelho.

“É um momento de grande importância ao município, pois torna a saúde local mais resolutiva e eficiente, conseguindo proporcionar um melhor tratamento para pacientes com infarto agudo do miocár dio”, comemorou o diretor técnico do

Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), abriu as inscrições para o Prêmio Barueri de Literatura 2022. O tema desta edição será livre, possibili tando assim maior criatividade e plura lidade literárias. Os interessados pode rão se inscrever exclusivamente pela internet, mediante o preenchimento e envio do formulário de inscrição até 18 de dezembro. O formulário de inscri ção, o edital e demais detalhes do concurso estão AQUI.

A divulgação dos trabalhos vencedo res será feita no dia 11 de fevereiro de 2023, por meio do Jornal Oficial de Barueri e pelo portal da Prefeitura de Barueri. A premiação será realizada em março de 2023.

O Concurso vai selecionar trabalhos inéditos, em categorias distintas, escri tos em língua portuguesa. Por inéditos se entende trabalhos que não poderão ter sido objeto de qualquer tipo de apresentação, veiculação ou publicação parcial ou integral antes da inscrição no concurso até a divulgação do resultado e entrega dos prêmios aos vencedores.

O Prêmio Barueri de Literatura aceita rá inscrições de escritores brasileiros nas seguintes categorias: Residente em Barueri Infantojuvenil (10 a 17 anos) –Conto e Poesia; Residente em Barueri acima de 18 anos – Conto e Poesia; Não Residente acima de 18 anos – Conto e Poesia. Cada autor poderá participar com apenas uma obra em cada modali dade.

Premiações

O concurso premiará os vencedores de cada categoria do primeiro ao quinto

obra e 50 exemplares da obra contendo Conto e Poesia

3º lugar - troféu, R$ 500,00, publicação da obra e 50 exemplares da obra contendo Conto e Poesia

4º e 5º lugares – certificado de Menção Honrosa, publicação da obra e 50 exempla res da obra contendo Conto e Poesia

Residente em Barueri cima de 18 anos:

1º lugar - troféu, R$4 mil, publicação da obra e 50 exemplares da obra contendo Conto e Poesia

2º lugar - troféu, R$2 mil, publicação da obra e 50 exemplares da obra contendo Conto e Poesia

3º lugar - troféu, R$1 mil, publicação da obra e 50 exemplares da obra contendo Conto e Poesia

4º e 5º lugares – certificado de Menção Honrosa, publicação da obra e 50 exempla res da obra contendo Conto e Poesia

Não residente em Barueri acima de 18 anos:

1º lugar - troféu, R$3 mil, publicação da obra e 50 exemplares da obra contendo Conto e Poesia

2º lugar - troféu, R$1 mil, publicação da obra e 50 exemplares da obra contendo Conto e Poesia

3º lugar - troféu, R$500, publicação da obra e 50 exemplares da obra contendo Conto e Poesia

4º e 5º lugares – certificado de Menção Honrosa, publicação da obra e 50 exempla res da obra contendo Conto e Poesia

unidade móvel de Educação Ambiental, resolveu distribuir sementes de girassol e realizar uma palestra educativa sobre arborização na Emef Professor Carlos Osmarinho de Lima, no Jardim Florida, na tarde de quinta-feira (dia 22).

O objetivo da ação é conscientizar sobre a preservação da flora e reforçar a questão do plantio para atenuar os efeitos do desmatamento e na recompo sição de áreas verdes preservadas, sejam elas em ambientes silvestres ou urbanos.

Participaram da iniciativa mais de 400 alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Funda mental, que receberam em torno de mil sementes. Essa distribuição é o primeiro passo para que as crianças comecem, desde cedo, essa cultura de plantio e de preservação do meio ambiente. Essa atitude cria futuros multiplicadores da causa ambiental, que levarão adiante essa questão.

O secretário de Recursos Naturais e

Meio Ambiente, Marco Antônio de Oliveira (Bidu), conta que a ideia é trabalhar em conjunto com as escolas para que as questões ambientais sejam executadas junto aos pequeninos e os transformem em ferramentas de preser vação e de difusão de conhecimentos relacionados ao meio ambiente.

“Trabalhar em parceria com as escolas sempre fez parte do trabalho da Sema, que busca, como neste trabalho, conscientizar as crianças a serem futuros agentes ambientais que vão crescer e levar esses conhecimentos adiante, tornando-os futuros multiplica dores dos conceitos e práticas relacio nadas à natureza”, ressalta.

A importância de se preservar

Quando você planta uma árvore, colabora com o ecossistema local, com a preservação indireta da mata, a capta ção de gás carbônico e a produção de oxigênio, com o controle da temperatu ra ambiente, a produção e conservação dos lençóis freáticos, dentre muitos outros aspectos que garantem a vida na Terra.

Circulação: Região Oeste da Grande São Paulo PÁGIN A 04 • EDIÇÃO N°144 | 28 a 30 SETEMBRO 2022
BARUERI

Com enfoque na prevenção, a cidade de Barueri, por meio do Departamento Técnico de Controle de Zoonoses (DTCZ), ligado à Coordenadoria de Vigilância em Saúde, da Secretaria de Saúde, comemora o Dia Mundial contra a Raiva, celebrado em 28 de setembro, sem registro de mortes pela doença em animais e humanos desde 2016.

A data é festejada também em homena gem a Louis Pasteur, falecido em 28 de setembro de 1895, com 73 anos de idade, cientista francês que desenvolveu a primeira vacina eficaz contra a raiva.

No pacote de atividades deste ano, o DTCZ desenvolve e realiza ações como vacinação contra raiva para cães e gatos no posto fixo da rua Anhanguera (região central), observação de animais domésti cos agressores e educação sobre o tema, além de ações de vigilância epidemioló gica contra a doença em humanos.

Em razão do Dia Mundial contra a Raiva, o DTCZ realizou atendimentos extras aos sábados de setembro, no posto fixo de vacinação contra raiva para cães e gatos.

O que é a doença A raiva é uma zoonose (doença transmi tida entre animais e pessoas), causada por um vírus que infecta mamíferos domésticos e selvagens e se transmite às pessoas por meio de mordidas ou arranhões por animais infectados com o vírus.

Embora não tenha havido mortes pela raiva no munícipio, os serviços de saúde de Barueri notificaram 379 casos de agressões (mordeduras e arranhaduras) por animais a pessoas até o mês de agosto de 2022.

Dicas preventivas:

- Nunca mexa com cães soltos na rua ou presos atrás das grades, portões ou muros;

- Nunca chegue perto de cães presos na guia junto a seus tutores;

- Peça sempre permissão ao responsável para tocar no animal, seja na rua ou na casa, mesmo se o animal for conhecido;

- Somente entre locais se os cães estive rem devidamente contidos;

- Nunca instigue seu animal contra outros animais ou o provoque;

- Não puxe o rabo ou orelhas dos animais, nem chacoalhe suas cabeças. Não os imobilize ou faça brincadeiras violentas;

- Nunca olhe direta e fixamente nos

olhos de um cão;

- Nunca corra ou grite quando um cão chegar perto. Permaneça imóvel como um poste, sem olhar nos seus olhos;

- Nunca faça movimentos bruscos perto dos animais. A aproximação deve ser de forma lenta e silenciosa;

- Nunca toque ou acorde bruscamente um cão ou gato que esteja dormindo;

-Nunca toque, se aproxime ou brinque com cão ou gato que esteja se alimentando;

- Nunca mexa em fêmeas com filhotes;

- Cuidado ao brincar com cães que sejam possessivos com seus pertences (brinque dos, caminhas, cobertas, petiscos);

- Nunca toque ou alimente animais silves tres (gambás/saruês, quatis, saguis e prima tas em geral);

- Ao encontrar um animal silvestre ferido ou doente, acione a Guarda Civil Ambiental do município;

- Nunca toque em morcegos. Em caso de entrada de morcego na residência, acione o Controle de Zoonoses.

Cuidados após agressões:

- Lave o local com água e sabão e procure imediatamente o serviço de saúde mais próximo de sua residência;

- Informe as características do animal (espécie, raça, cor, tamanho) e procure descobrir se o animal (no caso de cães e gatos) tem um responsável e está com a vacina contra raiva atualizada (há menos de um ano) ou se é um animal de rua.

- Em caso de animal com tutor, solicite que observe durante 10 dias seguidos e em caso de qualquer alteração de saúde ou compor tamento do animal, o Controle de Zoonoses deve ser comunicado.

Vacinação

De acordo com cronograma estabelecido pelo DTCZ, a vacinação contra a raiva para cães e gatos é realizada às segundas e quartas-feiras, das 8h30 às 16h, nos perío dos da manhã e tarde, mediante a marcação de dias e horários para atendimentos aos pets. O agendamento é aberto sempre na última semana de cada mês para vacinação no mês seguinte. A aplicação do imunizante segue o total de doses disponibilizadas pelo governo estadual.

Com uma delegação de 76 pessoas, Barueri, representada pelo Parque da Maturidade “José Dias da Silva”, que é administrado pela Secretaria da Família (Sefam), conquistou seis medalhas (duas de ouro, uma de prata e três de bronze) na 4ª edição dos Jogos Adaptados da Terceira Idade de Osasco (Jatio), competição realizada no período de 19 a 23 de setembro no Ginásio Sebastião Rafael da Silva (Geodésico), em Osasco.

Na classificação geral, Barueri obteve o sexto lugar, com 64 pontos, na disputa com outras dezessete cidades: Boituva, Cajamar, Cotia, Embu das Artes, Jaguariúna, Jarinu, Jundiaí, Osasco, Pirassununga, Sabino, Praia Grande, Salto, Santo André, São Bernardo do Campo, Sorocaba, Taboão da Serra e Vargem Grande Paulista. O título da tempo rada ficou com a anfitriã Osasco, com 187 pontos.

Barueri competiu com Atletismo, Bocha, Buraco, Coreografia, Damas, Dança de Salão, Dominó, Tênis de Mesa, Tranca e Vôlei. Os jogos tiveram ainda disputas nas modalidades Malha, Tênis, Truco e Xadrez.

Pódio garantido!

As duas medalhas de ouro para

Barueri vieram da seguinte forma: uma na modalidade “Tranca”, com a dupla Maria de Lourdes Barbosa dos Santos e Nair Amarante, e outra na disputa do “Dominó”, com Raimunda Paulina Moll e Maria Regina Alcântara Gomes.

A medalha de prata foi conquistada na modalidade “Dança de Salão”, catego ria a partir de 80 anos de idade, com a dupla Orlando de Andrade da Silva Ferraz e Neyde Corrêa da Silva.

Já as medalhas de bronze foram ganhas em três modalidades: no “Atle tismo”, com Benedito Messias dos Santos; no “Dominó”, pela dupla Carlos Sérgio da Silva e José Antonio Antonuzzi; e na “Tranca” com os atletas Francisco Pereira da Silva e João Ferreira dos Santos.

Retorno pós-pandemia

Os Jogos da Terceira Idade têm sido realizados como forma de incentivar a prática esportiva, promover a autoesti ma e bem-estar dos idosos. Vice-cam peã em 2019, Barueri voltou motivada à competição neste ano, após a pande mia de Covid-19. Para Ednaldo Cava lante (Ed), chefe da delegação e coordenador esportivo do Parque da Maturidade, os jogos de Osasco foram bem competitivos em seu retorno. “Um evento de alto nível técnico. Fomos bem, dentro do possível”, disse.

Com o objetivo de oportunizar momentos de formação e integração para as professoras de desenvolvi mento infantil, a gestão da maternal Maria Rosa Ferreira, do Jardim Mutinga, realizou eventos com o contador de histórias e escritor Rodrigo Líbano.

O projeto do autor chama-se Encontros, Contos e Encantos e leva histórias de seus diversos livros de uma forma lúdica e instrutiva. As oficinas serviram para melhorar as habilidades dos profissionais,

principalmente na hora do conto para as crianças.

Para Rodrigo Líbano, a imaginação é o que enriquece o mundo das crianças, é por meio das invenções e da criativi dade que elas alimentam suas vonta des, constroem seus sonhos e compre endem a realidade.

De acordo com a diretora Ivone Amé rico, os encontros foram muito produti vos e o texto e interpretação do pales trante encantou e emocionou todos os participantes.

Professoras da maternal Maria Rosa participam de formação com autor de livros infantis
Barueri comemora Dia Mundial contra a Raiva sem mortes de animais e humanos
Barueri conquista seis medalhas nos Jogos Adaptados da Terceira Idade
BARUERI Circulação: Região Oeste da Grande São Paulo PÁGIN A 05 • EDIÇÃO N°144 | 28 a 30 SETEMBRO 2022

Veteranos e Veteraníssimos fazem final de Futebol Amador na Arena Barueri

Esporte Clube Cruzada e XV de Novembro. Essas foram as equipes classificadas para a final da categoria Veteraníssimo (atletas maiores de 40 anos) do Campeonato Amador de Futebol realizada na tarde de sábado, dia 24, na Arena Barueri .

O Cruzada fez uma excelente campa nha na primeira fase: chegou em primeiro lugar com 12 vitórias, um empate e uma derrota e saldo de 26 gols (46 marcados e 20 sofridos). O XV de Novembro, por sua vez, foi o sétimo lugar com oito vitórias, três empates e quatro derrotas e saldo de quatro gols (27 marcados e 23 sofridos).

O jogo Uma falha incrível do goleiro Rogé rio, do Cruzada, foi o destaque do primeiro tempo. Tudo indicava que o jogo terminaria empatado, mas ele “bateu roupa” numa cobrança de falta e permitiu a conclusão de Clayton, o “Bekinha”.

O técnico Marcelo Valério promoveu duas substituições no começo da segunda etapa e comentou o gol sofrido: ”sabíamos que seria um jogo difícil, mas sofrer um gol dessa manei ra é triste”, desabafou.

No segundo tempo, Alanzinho ampliou a contagem para o XV de Novembro e aumentou o desânimo do Cruzada. Márcio “Guerreiro” ainda diminuiu, mas não ocorreu o empate.

Márcio Carioca, atacante do XV de Novembro, mesmo com a perna engessa da em razão de um rompimento do tendão de Aquiles na semifinal, vibrou demais com a conquista. “Tinha muita fé que meus amigos iriam me substituir à altura e ganhar o campeonato”, comen tou.

Daniel Augusto, do Ganga, autor de 15 gols, foi o artilheiro da competição. O troféu de Defesa Menos Vazada ficou para o América e o XV de Novembro ficou com o título de Equipe Mais Disci plinada.

Final da categoria Veterano

O bairro Silveira teve dois representan tes na finalíssima categoria Veterano, destinada a atletas maiores de 33 anos. Nibra, do Parque dos Camargos e Titanium, do Jardim Silveira, chegaram pela primeira vez à disputa do lugar mais alto do pódio.

Tradicional no futsal, o Nibra teve oito vitórias, três empates e quatro derrotas, ao passo que o Titanium teve o mesmo número de vitórias, mas empatou duas vezes e sofreu cinco derrotas. Os saldos de gols: 16 e 18, respectivamente.

O jogo

O Nibra, que utiliza um uniforme muito parecido com o do Atlético de Madri, criou mais oportunidades ao longo da partida e se queixou muito de um pênalti não marcado pelo árbitro Alex Oliveira Silva no primeiro tempo.

O Titanium, que teve um jogador expul-

e bastava ao Titanium converter uma das cobranças: errou também e deu a chance para que o adversário ficasse com o título.

América F.C, foi o artilheiro da competi ção com 24 gols.

Pró-Vida: Secretaria de Segurança amplia apoio psicológico aos seus colaboradores

como um todo”, explica a psicóloga e diretora do Pró-Vida, Rita de Cascia Santos.

Palestras

A nova Diretoria prevê ainda ações coletivas, como palestras e rodas de conversa que abordam diversos temas, como alimentação saudável, administração financeira e estresse, dentre outros.

“As palestras alcançam 90% do efetivo, e é nesse momento que ocorre a sensibilização e conscientização dos agentes sobre temas ligados à qualidade de vida. Ao final de cada evento, eles se despertam a procura rem a diretoria para apresentar as principais demandas relacionadas ao tema abordado”, explica Rita.

Porta aberta

Os agentes podem procurar o atendimento de forma espontânea, assim como podem indicar e incentivar que um colega busque o acolhimento, seja com o psicólogo, nutricionista, fisioterapeuta dentre os outros profissionais envolvidos. O atendimento é porta aberta para os agentes e se estende aos seus familiares.

“O nível de estresse do profissional de segurança deve ser sempre considerado. A partir do momento que ele coloca a farda e se arma, ele já eleva o seu nível de estresse. Essas ações do Pró-Vida são um olhar humanizado sobre o agente, é olhar aquele agente por de baixo daquela farda, pois ele também é pai, filho, esposo e precisa ser acolhido”, reitera a psicóloga.

O atendimento é ofertado para todos os servidores que atuam na SSUDS e na Semurb (Secretaria de Mobilidade Urbana).

Thalita Pereira da Silva é recepcionista da SSUDS e revela o quanto sentiu-se acolhida no atendimento psicológico. “Acho maravilhoso o Pró-Vida. Todos nós precisamos desse tipo de cuidado e esse acolhimen to faz diferença em nosso dia a dia”, relata.

Cuidar de quem cuida e protege, esse é o lema da recém implantada Direto ria Pró-Vida que está sob o comando da Secretaria de Segurança Urbana e Defesa Social (SSUDS). O objetivo é promover mais saúde aos agentes de segurança e demais funcionários por meio de ações preventivas voltadas à qualidade de vida.

Com uma equipe multidisciplinar composta por assistente social, enfer meiro, educador físico, fisioterapeuta,

nutricionista e psicólogo, a Pró-Vida foi criada por meio da Lei Complementar 528, de 19 de maio de 2022, com o foco na saúde biopsicossocial dos agentes.

Cuidado biopsicossocial “Quando falamos do cuidado biopsicos social, é olhar para o ser humano de forma integral. É levar em conta suas questões físicas, psicológicas e a sua interação social. Isso porque se uma dessas áreas apresentar qualquer proble ma ou patologia, essa pessoa será afetada

Já a agente de trânsito Nayara Ferreira de Souza passou com a nutricio nista e achou importante a nova estrutura de atendimento. “Recebo um acompanhamento individual e personalizado, a nutricionista me dá autonomia para que eu melhore minha relação com a alimentação. Espero que esse projeto só cresça, pois é importantíssimo para nós’, disse a agente.

Humanização

O guarda civil municipal Paulo Roberto Steinemeyer, após sofrer uma amputação da perna direita, devido a complicações causadas pela diabe tes, está afastado de suas funções. Neste caso, ele recebeu a equipe do Pró- Vida em casa, onde teve atendimento com todos os profissionais.

“Esse trabalho de humanização foi a melhor coisa que a Secretaria já fez. Os exercícios propostos pela fisioterapia me ajudaram com a dor nas costas, além do acompanhamento com a nutricionista, que é ótimo. Mudei meus hábitos alimentares. A minha qualidade de vida melhorou muito com o Pró-Vida”, declara.

Circulação: Região Oeste da Grande São Paulo PÁGIN A 06 • EDIÇÃO N°144 | 28 a 30 SETEMBRO 2022 BARUERI

Palestra no HMB destaca estigma estrutural com relação ao suicídio

I Jornada da Família encanta pais e alunos da FIEB

tra sobre prevenção ao suicídio aos profissionais de saúde no Hospital Municipal de Barueri (HMB) Dr. Francisco Moran. A fala fez parte das atividades do Setembro Amarelo, campanha destinada à prevenção do suicídio.

Aliás, Geraldo é o criador do Setembro Amarelo. Na palestra, que contou com um público de cerca de 50 profissionais, como médicos e enfermeiros, abordou desde o surgimento da campanha, seu significado, medidas de prevenção e os dados que colocam o suicídio como uma das principais causas de mortes na atualidade não só no Brasil, mas no mundo.

Sinal de alerta

O presidente da ABP apontou que os índices de suicídio têm aumentado na América Latina, dado bastante preocu pante se comparado aos números nos demais continentes, que estão em queda. Também comentou sobre a veiculação de notícias sobre suicídio. Estudos apontam que à medida que são noticia dos casos de suicídio, o número de mortes dessa natureza cresce. É o chamado Efeito Werther – personagem do escritor clássico alemão Goethe sobre um jovem apaixonado que se mata diante do casamento da amada com outro. Na época do romance, 1774, vários homens cometeram suicídio. A solução, segundo ele, está no chamado Efeito Papageno, que é a exposição da pessoa com tendência ao suicídio a notícias positivas de prevenção e superação da crise

prevenção”, disse.

Para demonstrar o estigma que atinge o tema, Antônio Geraldo citou que os próprios equipamentos públicos de saúde voltados para a saúde mental, muitas vezes ficam separados dos prédios que concentram as demais especialidades médicas.

O secretário de Saúde de Barueri, Dionísio Alvarez Mateos Filho, que assistiu toda a palestra de quase duas horas, apontou a excelência e a qualida de do material apresentado, assim como ressaltou a importância do tema para a sua pasta. “Temos um trabalho impor tante aqui, com os CAPS (Centros de Atenção Psicossocial), por exemplo, e toda uma preocupação com os cuidados da área, não apenas com os pacientes, mas também os profissionais. Por isso a relevância deste encontro aqui hoje”, completou.

A psicóloga Jéssica Monteiro, do setor de Psiquiatria do HMB, confirmou a questão do estigma no campo: “a gente vê muito preconceito, não só com relação ao paciente, mas a palestra tocou neste assunto e mostrou que os cuidados devem ser pensados num todo, em conjunto”.

O coordenador da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), Marcelo de Castro, considerou o encontro “extremamente” proveitoso, também destacou a questão do estigma e a importância do aprimo ramento constante no tratamento dos casos de saúde mental.

(Fundação Instituto de Educação de Barueri) promoveu a I Jornada da Família. O evento, que aconteceu na unidade Alphaville, reuniu famílias, estudantes, professores e funcioná rios das três escolas de educação básica da Fundação: ITB Professora Maria Theodora Pedreira de Freitas, ITB Professora Dagmar Ribas Trindade e ITB Professora Cristina Goldstein.

Idealizado pela equipe pedagógica, a I Jornada da Família Fieb teve como principal objetivo aproximar os familiares do cotidiano escolar dos filhos, sobretudo no atual cenário pós-pandêmico, quando novas dinâmicas e modelos educacionais exigem mais interação entre escola e família. Com o apoio da ‘Somos Educação’, foram preparadas atividades e oficinas pedagógicas construídas a partir dos novos mate riais didáticos utilizados pelos estudantes do ensino fundamental (anos iniciais e finais) e ensino médio regular da Fundação.

Educação colaborativa

A I Jornada da Família teve início no dia 20/09, através de um ciclo de palestras on-line conduzidas por especialistas em educação e temas relacionados ao desenvolvimento de crianças e adolescentes, entre eles: alimentação saudável, cultura maker e habilidades socioemocionais.

Já no dia 24/09, o encontro presen cial lotou as 35 salas de aula da unidade Alphaville, tematizadas especialmente com o enredo de

des e oficinas relacionadas ao tema, algumas das salas contaram com a presen ça dos próprios autores, que conversaram sobre o processo de criação dos livros e explicaram a importância da literatura no processo de ensino-aprendizagem.

Durante o evento, no palco montado no pátio da unidade, a criatividade, poesia e contação de histórias do grupo Girasonhos encantava a todos. Ao lado deles, as integrantes do Empório Mães Cuidadoras, da Secretaria de Assistência e Desenvolvi mento Social (Sads), fazia a festa dos presentes com deliciosas sobremesas.

Aliando cultura, educação, entretenimen to e a integração de todos os membros da comunidade escolar, a Fieb mais uma vez comprova que quando a relação família e escola é sólida e a gestão participativa acontece, os benefícios florescem para ambos os lados.

Para Pamela Gouveia, mãe do aluno do 4º ano, Pablo Mitsuo Gouveia Miyamura, a iniciativa da Fieb em reunir as famílias na escola, depois de quase dois anos de pandemia, ajuda a fortalecer o relaciona mento e a cooperação de ambos os lados, abrindo ainda mais espaço para o diálogo –algo que já existia antes, mas que hoje se tornou indispensável.

Para o superintendente da Fieb, Luiz Antonio Ribeiro, “trazer as famílias para dentro da escola, para que elas vivenciem momentos especiais juntamente com seus filhos, amplia o universo de experiências e potencializa o aprendizado das crianças e dos adolescentes”.

Barueri se destaca na região em ranking sobre qualidade de informaçãocontábil e fiscal

tipo de cuidado e esse acolhimento faz diferença em nosso dia a dia”, relata.

Porta aberta

Os agentes podem procurar o atendimento de forma espontânea, assim como podem indicar e incentivar que um colega busque o acolhi mento, seja com o psicólogo, nutricionista, fisioterapeuta dentre os outros profissionais envolvidos. O atendimento é porta aberta para os agentes e se estende aos seus familiares.

“O nível de estresse do profissional de segurança deve ser sempre considerado. A partir do momento que ele coloca a farda e se arma, ele já eleva o seu nível de estresse.

Essas ações do Pró-Vida são um olhar huma nizado sobre o agente, é olhar aquele agente por de baixo daquela farda, pois ele também é pai, filho, esposo e precisa ser acolhido”, reitera a psicóloga.

Já a agente de trânsito Nayara Ferreira de Souza passou com a nutricionista e achou importante a nova estrutura de atendimento.

“Recebo um acompanhamento individual e personalizado, a nutricionista me dá autono mia para que eu melhore minha relação com a alimentação. Espero que esse projeto só cresça, pois é importantíssimo para nós’, disse a agente.

Humanização

O guarda civil municipal Paulo Roberto Steinemeyer, após sofrer uma amputação da perna direita, devido a complicações causadas pela diabetes, está afastado de suas funções. Neste caso, ele recebeu a equipe do Pró- Vida em casa, onde teve atendimento com todos os profissionais.

e rodas de conversa que abordam diversos temas, como alimentação saudável, administração financeira e estresse, dentre outros.

“As palestras alcançam 90% do efetivo, e é nesse momento que ocorre a sensibilização e conscientização dos agentes sobre temas ligados à qualidade de vida. Ao final de cada evento, eles se despertam a procurarem a diretoria para

O atendimento é ofertado para todos os servidores que atuam na SSUDS e na Semurb (Secretaria de Mobilidade Urbana).

Thalita Pereira da Silva é recepcionista da SSUDS e revela o quanto sentiu-se acolhida no atendimento psicológico. “Acho maravi lhoso o Pró-Vida. Todos nós precisamos desse

“Esse trabalho de humanização foi a melhor coisa que a Secretaria já fez. Os exercícios propostos pela fisioterapia me ajudaram com a dor nas costas, além do acompanhamento com a nutricionista, que é ótimo. Mudei meus hábitos alimentares. A minha qualidade de vida melhorou muito com o Pró-Vida”, declara.

apresentar as principais demandas relaciona das ao tema abordado”, explica Rita.
Circulação: Região Oeste da Grande São Paulo PÁGIN A 07 BARUERI • EDIÇÃO N°144 | 28 a 30 SETEMBRO 2022
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.