3 minute read

Diário de um Caloiro

Next Article
Polimedicação

Polimedicação

Como o início do novo Ano Letivo, chegaram também à Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra (FFUC) os novos estudantes. Nesta edição do “Diário de um Caloiro”, o pelouro d’O Pilão recolheu o testemunho de três caloiros que ingressaram recentemente num dos cursos ministrados na FFUC.

Por Mariana Constantino

Advertisement

Ao princípio, foram muitas as saudades de casa e muito o medo desta nova etapa. Felizmente, não podia ter tido uma melhor experiência de primeiro dia como tive na Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra. Todos nos receberam a nós, caloiros, com a maior simpatia e mostraram grande disponibilidade para nos ajudarem. Especialmente as Doutoras de LCB, que fizeram um ótimo trabalho a receber-nos e a integrarem-nos. O ambiente da FFUC superou as minhas expetativas e fez-me sentir em casa. Tal como viver em Coimbra, que apesar de ainda conhecer pouco, está a ser uma experiência incrível onde, em pouco tempo, já criei boas memórias.

Laura Dias, Licenciatura em Ciências Bioanalíticas

Maria Dominguez, Licenciatura em Farmácia Biomédica

Coimbra tem outro encanto. Era o que eu ouvia dizer quando ainda não tencionava vir estudar para esta cidade. Cheguei por acaso, um acaso que se revelou bastante bonito. Sei bem que a entrada no Ensino Superior pode parecer assustadora, mas posso garantir que tem tanto de desafiante como de fascinante. Encontro-me a estudar Farmácia Biomédica na FFUC e posso afirmar, seguramente, que tanto a Faculdade como o curso são incríveis. Fui recebida como caloira da forma mais amável possível e sinto que já faço parte da família. Os meus Doutores acolheram-me como se eu sempre tivesse pertencido, o que facilitou imenso a minha adaptação. Se tiverem a sorte de estudar aqui, aproveitem ao máximo o ano de caloiro e tudo o que a Faculdade vos oferece. O sol brilha de forma diferente em Coimbra e é impossível não me sentir apaixonada pela magia que a Cidade dos Estudantes tem. Um muito obrigada!

Ser caloiro é muito mais do que o “típico primeiro ano de Faculdade”, em que somos praxados e temos dúvidas acerca de tudo, quer a nível académico e mesmo a nível pessoal, principalmente para quem não é da cidade e tem que deixar a sua zona de conforto para perseguir um sonho académico. A verdade é que o espírito universitário em volta do ano de caloiro é muito mais forte que isso! A praxe, contrariamente ao que se pensa ser um castigo físico, acaba por ser fundamental na integração de qualquer aluno. É aqui que conhecemos outros caloiros de outras zonas do país com outras características e há um embate incrível que só nos faz crescer enquanto pessoas. É aqui que as amizades se vão formando. O respeito entre Doutor e caloiro acaba por se tornar numa amizade para toda a vida, isto também é resultado do espírito com que nos recebem na Faculdade, que nos torna a nós, enquanto caloiros, uma família. Mas não só, todos os elementos da Faculdade também se tornam uma família para nós. Esta integração no Núcleo da Faculdade é o que realmente nos beneficia a todos e com apenas uma semana completa a nível académico, troquei o telemóvel pelas pessoas, troquei um lado introvertido por um à vontade espontâneo e, acima de tudo, e graças a todos: Doutores, Caloiros, Professores e outros que me ajudaram a sentir integrado nesta família, troquei o medo por uma felicidade que certamente durará durante todo o meu percurso académico.

This article is from: