
1 minute read
EPSA/IPSF
by O Pilão
Por Ana Raquel Fernandes e Luana Rocha
EPSA “Bringing Pharmacy Knowledge and Students Together”
Advertisement
A European Pharmaceutical Students Association, fundada em 1978 e com sede em Bruxelas, Bélgica, é uma associação sem fins lucrativos que representa mais de cem mil estudantes de Ciências Farmacêuticas na Europa, através dos trinta e sete países representados. O seu principal objetivo é promover o contacto e a cooperação entre as Associações de Estudantes de Farmácia a nível europeu e defender os seus interesses, bem como os interesses e opiniões dos seus estudantes, através da partilha de experiências e do debate ativo. Assim, fomenta a interação entre os estudantes e aproxima-os à área Farmacêutica e, simultaneamente, promove o seu desenvolvimento pessoal. Desta forma, a EPSA pretende melhorar a educação, a profissão e os progressos científicos da área. A EPSA proporciona todo o tipo de atividades para desenvolver as capacidades dos futuros Farmacêuticos. Entre as várias atividades realizadas pela EPSA, destacam-se:
• Annual Congress – evento que decorre em abril, em paralelo à Assembleia Geral, que elege os novos
Órgãos Sociais da EPSA; • Autumn Assembly – evento que decorre em outubro/novembro; • Career Week – atividade profissional; • EPSA Students Science publication – atividade científica; • Summer University – evento de caráter mais social que decorre nas férias de Verão; • Twinnet – programa de intercâmbio entre duas ou mais associações europeias; • Individual Mobility Project – oportunidade de desenvolver um estágio remunerado num país estrangeiro.
IPSF “Students today, pharmacists tomorrow”
A International Pharmaceutical Students Federation, fundada em 1949 e com sede em Haia, Holanda, é uma organização não governamental, não política e não religiosa que representa os estudantes de Farmácia e recém-licenciados a nível mundial. É a principal organização internacional de defesa de Farmácias, estudantes de Ciências Farmacêuticas e recém-formados, promovendo a melhoria da saúde pública por meio do fornecimento de informações, educação, networking e uma série de publicações e iniciativas profissionais. As suas principais áreas de atuação são pharmacy education, public health, professional development e advocacy. Através destes projetos contribuem para o desenvolvimento de competências e habilidades dos membros. A IPSF tem, ainda, um SEP (Student Exchange Programme), no qual todas as viagens têm destinos secretos. Através deste programa, os membros adquirem uma prática farmacêutica única nas diferentes áreas de atuação, em mais de 60 países.