Revista Jardim Zoológico | Julho 2019

Page 23

23 SOPA DE LETR AS

Que memória é esta?

DESCOBRE AS 8 PALAVRAS E MOSTRA O QUE APRENDESTE SOBRE ELEFANTES

Terá sido o instinto de sobrevivência que os levou a desenvolver esta capacidade. De qualquer maneira, há sempre mais para aprender sobre estes extraordinários animais.

rior, e tem múltiplas funções: serve para respirar, beber, levar alimentos à boca, apanhar e mover objetos, deitar água, terra e lama sobre o corpo para se refrescarem e protegerem do sol, areia e insetos. Curiosamente, a tromba do elefante também tem uma função social importante: é usada para reconhecer e interagir com os outros membros do grupo.

Uma tromba muito útil Ao longo da vida a sua visão vai melhorando, mas nunca é ótima. Em compensação, o seu olfato e tato são excelentes. A tromba, com mais de 40 000 músculos, é formada pelo nariz e pelo lábio supe-

Que tristeza de ameaças O elefante é uma espécie classificada como Vulnerável pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), e a sua sobrevivência é ameaçada sobretudo pelos caçadores que pretendem vender a preços muito altos as suas presas, o marfim, que são apenas os dentes incisivos do elefante. Cada presa/dente pode pesar 10 kg, pelo que um animal pode morrer pela venda de 20 kg de marfim! Apesar de já se terem tomado medidas para os proteger, a sua capacidade de reprodução (de 4 em 4 anos e com gestações de 22 meses) é lenta

ESPÉCIE

quando os dentes caem Os dentes molares dos elefantes pesam à volta de 2 kg e têm o tamanho aproximado de um tijolo.

Caem com a idade, o que dificulta a sua sobrevivência, pois deixam de conseguir mastigar bem os alimentos.

para a ação dos caçadores ilegais e do tráfico internacional de marfim. No entanto, os próprios elefantes parecem estar a desenvolver mecanismos de proteção: hoje em dia, é mais comum que façam as suas grandes deslocações, altura em que estão mais vulneráveis à caça, durante a noite, quando são menos visíveis. Todos podemos proteger o elefante Falar nas ameaças que os elefantes enfrentam e ajudar as organizações que os protegem é sempre uma boa atitude e podes fazê-lo em casa, na escola e em todos os teus grupos de amigos. Mas a maior proteção que lhes podemos dar é recusarmos todo e qualquer objeto feito de marfim que nos possam querer vender. Para teres informação fidedigna sobre a situação atual dos elefantes, podes visitar sites como o do Jardim Zoológico — www.zoo.pt — e também de organizações internacionais como a Elephants Without Borders — w w w.elephantswithout borders.org — são boas fontes para fazeres trabalhos ou simplesmente saberes mais, através de textos e vídeos sempre muito interessantes e com carácter científico.

R V H P S A S I A H P O S

O E V I X V S M A R I C C

F G H T D O L F A T O V A

R M I N V E T A I S K I L M M R O M B A M Z R V R V K I P F L 9 C K I R M X D M P R E S A P I C V K R E L H A H K X L M V A N A A

ALGUMAS

K L A L P F V K R P R I K V C R Q A P E W K X F S U B E W J S R U K E W Z F C

SOLUÇÕES

De facto, os cientistas admitem que, ao percorrerem grandes distâncias, os elefantes lembram-se de onde há água e comida num determinado percurso.

ÁFRICA ÁSIA MARFIM OLFATO ORELHAS PRESAS TROMBA VEGETAIS

Quando alguém mostra que se lembra de muitas coisas, dizemos que tem «memória de elefante». Mas de onde vem esta ideia?

CURIOSIDADES

O cérebro dos elefantes é 3-4 vezes maior do que o dos humanos. É mesmo o maior entre todos os animais terrestres. Em África, os elefantes que vivem nas florestas são mais pequenos do que os que vivem na savana. É um representante de peso da vida selvagem africana, sem predadores para além do Homem. No entanto, ironicamente, é uma espécie ameaçada.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.