__MAIN_TEXT__

Page 1

ESPAÇO DO PROFESSOR

COLAGEM

ARTES VISUAIS


guia de Ă­cones ler observar, ver (obra de arte)

analisar, questionar, elaborar hipĂłteses, comentar (questionando)

registrar, criar, destacar, grifar, completar

apresentar, relatar, compartilhar em voz alta

comentar, explicar discutir, conversar


título

Colagem apresentação A colagem, é uma técnica antiga que tem como princípio unir, sobre uma mesma superfície, imagens e texturas diferentes. Difunde-se com sucesso ao longo dos anos. Utilizada por artistas como Carlos Scliar e Nelson Leirner, neste plano de aula é sugerida aos alunos, ativando a percepção sensorial sobre os materiais e texturas utilizados.

objetivos ••Estudar as características do gênero colagem; ••Desenvolver a percepção e a capacidade de apreciação estética; ••Estimular a relação entre o processo de criação artística e o cotidiano.

áreas do conhecimento

segmento

Artes visuais.

Ensino Fundamental II e Ensino Médio.

duração De 2 a 3 aulas.

recursos necessários ••Computadores com acesso à internet; ••Papéis variados, revistas e jornais; ••Objetos com atributos diversificados de cores, texturas, formatos e tamanhos; ••Tesoura, cola e fita adesiva.


desenvolvimento 1º MOMENTO

Provocação Prepare-se para trabalhar com os alunos lendo os verbetes sobre colagem, Nelson Leiner, Rubens Gerchman e Carlos Scliar. Inicie o debate coletando as impressões da turma sobre o que é arte e como é possível produzir uma obra de arte. Questione, por exemplo, quais materiais podem ser utilizados. A ideia é ampliar a compreensão sobre o que é arte e a diversidade de materiais utilizados na composição artística. Ofereça aos alunos uma contextualização de movimentos da arte moderna, como cubismo, dadaísmo e futurismo e como eles exploram outros materiais e ultrapassam as fronteiras entre pintura e escultura. Vocês podem ler juntos as definições dos verbetes da Enciclopédia Itaú Cultural e debater os principais pontos de convergência de cada movimento artístico. Apresente para os alunos obras que utilizam a técnica de colagem, como Acontecimento (1965), de Nelson Leiner, A Bela Lindonéia (1966) e O Sonho do Índio (1975), de Rubens Gerchman. Após a apreciação da classe, inicie um debate, propondo questões como: Por que vocês acham que determinado material é utilizado na obra? Quais são as diferenças e as semelhanças entre esses trabalhos?

6

ESPAÇO DO PROFESSOR


Nelson Leirner Acontecimento, 1965 laminado melamínico colado sobre madeira, metal, rato empalhado e ratoeiras de metal 47,5 x 60,5 x 10 cm Coleção Roger Wright, em comodato com a Pinacoteca do Estado de São Paulo Reprodução fotográfica de Edouard Fraipont.

COLAGEM

7


Rubens Gerchman A Bela Lindonéia, 1966 acrílica, vidro bisotê e colagem sobre madeira 90 x 90 cm Coleção Gilberto Chateaubriand - MAM/RJ Reprodução fotográfica de autoria desconhecida.

8

ESPAÇO DO PROFESSOR


Rubens Gerchman O Sonho do Índio, 1975 colagem, acrílica e penas sobre tela Acervo Ivan Marinho Reprodução fotográfica de autoria desconhecida.

COLAGEM

9


Instigue o grupo a identificar os elementos usados pelos artistas e a pensar sobre o papel desses materiais nas obras. Provavelmente os alunos estranharão alguns itens mais do que outros, como o rato empalhado em Acontecimento e as penas de O Sonho do Índio. Procure fazê-los expressar o porquê desse estranhamento. Estimule os alunos a elaborar hipóteses para o uso desses diferentes materiais pelos artistas, tais como ratoeiras e colagem com jornais. Tome cuidado para que a discussão seja breve, mantendo o interesse da turma. Finalize elencando as principais ideias apresentadas pelos alunos e, então, organize uma síntese dessas informações, relacionando-a com o conceito da técnica de colagem.

2º MOMENTO

Ateliê Com base no debate anterior, é hora de o grupo fazer seu próprio trabalho de colagem. Para tanto, proponha que cada aluno reflita sobre um tema ou sobre o que deseja expressar. Oriente os alunos para que cada um organize previamente a confecção do seu trabalho e planeje quais materiais serão necessários. Faça-os experimentar diferentes texturas e composições antes de uma decisão final. A ideia da atividade é que o aluno tome consciência da diversidade de narrativas que compõem o cotidiano e como eles podem construir, com a arte, um discurso próprio.

10

ESPAÇO DO PROFESSOR


reflexão final

P

ara dar maior significado ao tema, exponha os trabalhos dos alunos e peça para que eles os apresentem e comentem. O importante é o aluno mobilizar a sua capacidade de criação e expressão e seu potencial de apreender e analisar uma obra de arte.

referências A Bela Lindonéia. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2018. Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural. org.br/obra4798/a-bela-lindoneia>. Acesso em: jan. 2018. Verbete da Enciclopédia. ISBN: 978-85-7979-060-7. ACONTECIMENTO. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2018. Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural. org.br/obra65469/acontecimento>. Acesso em: jan. 2018. Verbete da Enciclopédia. ISBN: 978-85-7979-060-7. ARTE Moderna. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2018. Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural. org.br/termo355/arte-moderna>. Acesso em: jan 2018. Verbete da Enciclopédia. ISBN: 978-85-7979-060-7. CARLOS Scliar. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2018. Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural. org.br/pessoa9898/carlos-scliar>. Acesso em: jan. 2018. Verbete da Enciclopédia. ISBN: 978-85-7979-060-7. COLAGEM. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2018. Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org. br/termo369/colagem>. Acesso em: jan. 2018. Verbete da Enciclopédia. ISBN: 978-85-7979-060-7.

COLAGEM

11


CUBISMO. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2018. Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org. br/termo3781/cubismo>. Acesso em: jan. 2018. Verbete da Enciclopédia. ISBN: 978-85-7979-060-7. DADAÍSMO. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2018. Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural. org.br/termo3651/dadaismo>. Acesso em: jan. 2018. Verbete da Enciclopédia. ISBN: 978-85-7979-060-7. FUTURISMO. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2018. Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org. br/termo358/futurismo>. Acesso em: jan. 2018. Verbete da Enciclopédia. ISBN: 978-85-7979-060-7. GERCHMAN. Tradução Terezsa Costa; Rio de Janeiro; Salamandra, 1989. NELSON Leirner. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2018. Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural. org.br/pessoa9429/nelson-leirner>. Acesso em: jan. 2018. Verbete da Enciclopédia. ISBN: 978-85-7979-060-7. RUBENS Gerchman. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2018. Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa2104/rubens-gerchman>. Acesso em: jan. 2018. Verbete da Enciclopédia. ISBN: 978-85-7979-060-7. O Sonho do Índio. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2018. Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural. org.br/obra9607/o-sonho-do-indio>. Acesso em: jan. 2018. Verbete da Enciclopédia. ISBN: 978-85-7979-060-7.

12

ESPAÇO DO PROFESSOR


núcleo enciclopédia Gerência Tânia Rodrigues Coordenação Glaucy Tudda Equipe Camila Nader Elaine Lino Lucas Rosalin (estagiário)

núcleo comunicação Gerência Ana de Fátima Souza Coordenação Carlos Costa Direção de Arte Arthur Costa Luciana Orvat (terceirizada) Projeto Gráfico Serifaria Produção Editorial Victória Pimentel

Profile for Itaú Cultural

Colagem  

Neste plano de aula, a ideia é abordar a colagem como tema. Técnica antiga que tem como princípio unir, sobre uma mesma superfície, imagens...

Colagem  

Neste plano de aula, a ideia é abordar a colagem como tema. Técnica antiga que tem como princípio unir, sobre uma mesma superfície, imagens...