8 minute read

Liderança ética

Pessoa moral

Valores morais

Advertisement

Integridade

Honestidade

Respeito

Comportamentos

Fazer o correto

Preocupar-se com as pessoas

Ser aberto

Gestor moral

Ser um modelo através de ação visível

Encorajar, recompensar ou disciplinar os empregados

Comunicar sobre éticas e valores

Incluir um código de ética para guiar o comportamento dos empregados e fornecedores e para comunicar valores aos stakeholders externos.

Figura 3: Liderança ética

Tomada de decisões

Seguir valores e regras para uma decisão ética

Ser objetivo e justo

Preocupar-se com a sociedade

O segundo pilar descreve o que um gestor deve fazer para se tornar um gestor moral. Não é suficiente ser uma pessoa moral a fazer gestão. Apenas se consegue alcançar uma liderança ética quando se gerem os processos para desenvolver e manter o negócio ético especificamente com a intenção de influenciar de forma ativa o comportamento dos outros. O gestor moral torna o seu ponto de vista ético visível aos stakeholders internos e externos através da comunicação sobre decisões-chave. Se o gestor quiser que um determinado conjunto de valores fundamentais seja incorporado na empresa, ou seja, orientando e moldando uma determinada cultura e comportamento dos funcionários no local de trabalho, deve desenvolver-se um código de ética explícito para a empresa.

Exercício para Reflexão

Como desempenha a liderança ética? Tenta influenciar ativamente o comportamento dos seus empregados de acordo com determinados princípios?

Um código de ética empresarial - Finalidade para além do produto

O que representa como pessoa? Como é que os seus pontos de vista se refletem no seu trabalho diário? Está aberto a rever a sua opinião sobre as coisas? Estas são as perguntas mais importantes a fazer a si próprio quando identifica «a forma como trabalhamos» ou «como fazemos negócios». As respostas a estas perguntas sustentam o facto de estar no negócio não só para produzir um produto de qualidade e ser rentável, mas também para o fazer de uma certa forma. O seu negócio tem um propósito para além do seu produto.

Estudo de Caso: Empresas de Eletricidade DomésticaSustentabilidade ambiental

Jens é o jovem proprietário-gerente de uma empresa de eletricidade com cerca de 20 empregados. Ser pai motivou-o a trabalhar para um ambiente melhor. Assim, começou a procurar formas de capturar e reciclar todos os resíduos e materiais em excesso produzidos pela empresa, tanto nas instalações da oficina como durante as tarefas de serviço para clientes, o que rapidamente se transformou numa triagem meticulosa de todos os resíduos comerciais a um grau muito superior ao sistema público de reciclagem de resíduos. Todas as carrinhas comerciais estão equipadas com um conjunto de cestos de triagem, e os empregados são instruídos a limpar após cada etapa do processo de trabalho para manter os materiais residuais separados. Os materiais são revendidos ou entregues ao clube de futebol local para posterior eliminação. Até agora, o esforço está longe de ser rentável. Alguns dos trabalhadores acham as ideias de Jens engraçadas e um pouco demoradas a concretizar, mas Jens continua a sua missão com um sorriso e uma conversa calma com a equipa sobre as suas prioridades. Afinal de contas, trata-se apenas de ligeiras modificações nos hábitos.

Exercício para Reflexão

Qual é o propósito de Jens para além do produto? Como é que o negócio cumpre este objetivo?

E qual é o seu propósito para além do produto?

Os valores essenciais podem ser identificados como valores empresariais ou valores éticos. A figura 4 mostra um exemplo típico de ambos os tipos de valores. Um código de ética pode ser definido como um conjunto específico de valores éticos, que se podem transformar em frases que descrevem princípios relativos à «forma como trabalhamos» e ao «nosso objetivo para além do produto».

A distinção entre negócios e valores éticos mantém-se apenas em teoria e é frequentemente alvo de confusão. Valores éticos como honestidade e justiça podem ser considerados parte do produto - especialmente para os prestadores de serviços. Do mesmo modo, um produto de qualidade construído para durar é ambientalmente sustentável e tem uma boa relação custo-benefício. Na verdade, esta distinção pode ser cada vez mais difícil de fazer se os clientes e outros stakeholders não o fizerem.

Valores empresariais típicos

Serviço ao cliente

Qualidade

Inovação

Fiabilidade

Eficiência

Valor pelo dinheiro

Sustentabilidade económica

Estudo de Caso: ATM Concrete – Quatro pilares

Valores éticos típicos

Integridade

Honestidade

Abertura

Respeito

Justiça

Responsabilidade

Sustentabilidade ambiental Sustentabilidade social

Citação de um CEO da ATM Concrete: «Nunca discutimos ética. Preocupamo-nos que os funcionários sintam orgulho no que fazem. Somos bem sucedidos quando os funcionários nos recomendam a amigos e familiares.

A visão e o principal objetivo comercial da nossa empresa é que todos os empreiteiros do grupo-alvo no mundo solicitem um orçamento à ATM

Concrete quando planearem um novo projeto. Para o alcançar, precisamos de uma agenda verde. Nunca chegaremos a número um se não formos justos. Nunca pusemos nada por escrito, mas tudo o que fazemos assenta em quatro pilares:

Qualidade

Orgulho

Equidade e honestidade

Sustentabilidade».

Exercício para Reflexão

Os quatro pilares da ATM Concrete são exemplos de valores fundamentais. Como rotularia cada valor relativamente aos valores empresariais versus valores éticos? Consegue elaborar um código de ética para a ATM Concrete?

Análise de Caso: ATM Concrete – Quatro pilares

A qualidade está relacionada com o produto sendo, portanto, um valor comercial. Orgulho, justiça e honestidade descrevem a forma como as se trabalha e como se gere o negócio, sem fazer parte do produto. Estes são valores éticos. A sustentabilidade pode ser ambos, dependendo do que se entende pela palavra. Se significa sustentabilidade económica mediada através de estratégias económicas («sustentabilidade negra»), então a sustentabilidade é um valor empresarial. Se significar sustentabilidade ambiental (verde) ou social (vermelha), então é um valor ético. Um código de ética para a ATM Concrete poderia girar em torno dos seguintes valores éticos:

Orgulho

Equidade e honestidade

Sustentabilidade (vermelha e verde)

Atividade de Aprendizagem 2 - Código de Ética

Desenvolva um código de ética para o seu negócio, utilizando esta ferramenta simples.

Numa PME, os proprietários e/ou gestores tentarão tipicamente moldar a cultura e o ambiente empresarial de acordo com os seus interesses. O gestor moral incluirá empregados e proprietários no processo de desenvolvimento para criar propriedade e fazer que o código de ética se traduza em ação. Consulte as unidades relevantes do curso TITAN para saber mais sobre a incorporação de valores no plano de negócios e na cultura empresarial.

Uma vez criado um código de ética, é necessário estar constantemente atento a quaisquer mudanças nas expectativas dos stakeholders. O gestor responsável de uma PME utilizará o código de ética para orientar a resposta aos stakeholders externos.

Parceria para a sustentabilidade

A análise dos stakeholders importantes, curiosidade pelas suas necessidades e desejos, e uma ideia clara do seu próprio ponto de vista e interesse formam uma base sólida para iniciar parcerias com stakeholders internos e externos.

Caixa 4: Citação de Larry Fink, da sua 10.ª carta anual aos CEO, Janeiro 2022 (8)

«O capitalismo dos stakeholders não tem que ver com política. Não se trata de uma agenda social ou ideológica. Não é "acordada". É capitalismo, impulsionado por relações mutuamente benéficas, entre si e os empregados, clientes, fornecedores e comunidades em que a sua empresa depende para prosperar. Este é o poder do capitalismo.»

Poucas PME estão diretamente envolvidas com o Blackrock, o maior fundo de cobertura dos EUA. Ainda assim, vale a pena ter em conta os conselhos dados pelo seu CEO Larry Fink, que pode ser visto como o maior investidor privado do mundo, nas cartas que escreve anualmente aos CEO de todo o mundo. As previsões contidas nestas cartas provaram ser bastante fiáveis. As boas parcerias beneficiam todos os parceiros, e podem dar à sua empresa a oportunidade de servir um propósito para além do produto e do lucro, sem comprometer os valores empresariais ou impor consequências económicas negativas.

(8) https://www.blackrock.com/corporate/investor-relations/larry-fink-ceo-letter

Caso: ATM Concrete – Parceria

Na ATM Concrete as técnicas de produção são altamente especializadas, e a empresa deve formar novos funcionários e proporcionar-lhes as competências específicas necessárias em cada fase do processo. Os quadros superiores descobriram que a dedicação e a vontade de aprender novas competências eram mais importantes do que as competências certificadas adquiridas através da educação convencional. Encontraram os traços desejados entre as pessoas em risco de marginalização social e inspiraram-se para delinear um programa de recrutamento feito à medida. Formaram uma parceria com o Instituto do Emprego e Formação Profissional, o Centro de Formação Linguística, e o Serviço Prisional e de Liberdade Condicional para criar um programa de formação para os clientes destes serviços. O programa combinava ativação, integração, formação linguística, avaliação de competências e formação especializada no local de trabalho. Cerca de um terço da equipa atual foi recrutado desta forma. A ATM Concrete foi premiada com um prémio nacional de Responsabilidade Social Empresarial (RSE) por este esforço.

Exercício para Reflexão

Nomeie os stakeholders da ATM Concrete.

Como é que a parceria beneficia a ATM Concrete, cada um dos stakeholders, e a sociedade em geral?

Como é que esta parceria reflete o código de ética da ATM Concrete?

O Instituto do Emprego e Formação Profissional, o Centro de Formação

Linguística, e o Serviço Prisional e de Liberdade Condicional são os três stakeholders, que beneficiam todos da parceria. O programa ajuda estes serviços públicos a alcançar importantes objetivos internos. A sinergia da parceria é um bom «resultado» para o estagiário individual e para a sociedade em geral: Aos cidadãos desempregados à margem do mercado de trabalho e da sociedade civil é dada a oportunidade de obter um modo de vida decente e de contribuir para a manutenção do bem-estar público através do pagamento de impostos.

AATM Concrete ainda não definiu um objetivo para além do produto, mas este esforço serve certamente um propósito num domínio que ultrapassa objetivos comerciais económicos estreitos. O esforço é uma manifestação viva dos três valores do código de ética da ATM Concrete.

A responsabilidade social assumida pela direção está em consonância com os objetivos específicos de desenvolvimento social sustentável emitidos pelas Nações Unidas. A iniciativa surgiu da convicção dos CEO de que todos deveriam ter uma oportunidade justa e igual, e que a empresa poderia proporcioná-la e assegurar uma força de trabalho especializada e leal ao mesmo tempo. O reconhecimento contribuiu para a reputação da empresa de cuidar das pessoas e fez que os seus empregados se orgulhassem de lá trabalhar.

Uma parceria é fomentada por uma boa ideia. É fácil para o gestor definir as suas expectativas aos eventuais parceiros e também é importante responder às destes, de forma a empenhar-se num diálogo igualitário. As expectativas dos stakeholders não são na maior parte das vezes encaminhadas diretamente para a empresa individual, mas sim como um endereço comum para a comunidade empresarial. Por exemplo, o Instituto do Emprego e Formação Profissional espera que as empresas cooperem na garantia de ocupação para os desempregados. Regra geral, tal expectativa não seria expressa diretamente por um representante do IEFP a si, a menos que já estivesse envolvido em algum tipo de cooperação. Mas poderia sempre dedicar algum tempo a imaginar o que um stakeholder e eventual parceiro como o IEFP esperaria de si. Ao antecipar as expectativas dos stakeholders, está preparado para construir relações positivas ou mesmo iniciar parcerias inovadoras que irão durar porque vão ao encontro das expectativas dos seus parceiros, bem como das suas.

No exemplo do caso acima, os gestores de ATM Concrete tinham antecipado que tanto o IEFP como o Centro de Formação Linguística esperavam ajudar os clientes a integrarem-se no mercado de trabalho. A sua resposta foi pô-los em contacto com os stakeholders e formar uma parceria de sucesso, o que não teria acontecido se a ATM Concrete não tivesse tomado uma atitude pró-ativa. Começaram por preparar uma resposta às expectativas dos stakeholders.

Atividade de aprendizagem 3: Resposta aos stakeholders Abra o seu documento Análise das Expectativas dos Stakeholders da Atividade de Aprendizagem 1. Desenvolva a sua própria visão geral das suas respostas aos stakeholders, preenchendo as caixas da coluna 4 para cada stakeholder.

This article is from: