1 minute read

Cultura Ballroom Atualmente

Next Article
Voguing ou Vogue

Voguing ou Vogue

A cultura ballroom enfrentou dificuldades no final dos anos 1990 e início dos anos 2000, impactada pela perda do interesse popular sobre a cultura e com a morte de muitos membros da comunidade, incluindo alguns dos mais renomados como Papper LaBeija, Willi Ninja e Paris Dupree, que faleceram no início dos anos 2000 devido à complicações da Aids. Permaneceram, então, marginalizados, com raras exceções alcançando algum sucesso e condições financeiras adequadas. Somando isso, indagou-se acerca do fim da cultura ballroom (SANTOS, 2018). No entanto, notou-se uma nova leva de membros que se apropriaram desse espaço e, mesmo fora dos holofotes midiáticos, o número de houses só cresceu, como apontado por Lawrence (2011). Difundindo-se mundo afora, a cultura ballroom está em constante expansão e transformação, sendo parte fundamental da vivência e história LGBTQIA+. Atualmente, além de oferecerem um lugar seguro, protagonizam ações essenciais para a comunidade, como a prevenção contra o HIV. As houses, junta- mente às autoridades locais e ONGs, investem nesse movimento, iniciado na década de 1990 com a criação da House of Latex e a realização de um baile anual destinado à conscientização dos membros e à arrecadação de fundos para campanhas contra o HIV (LAWRENCE, 2011).

É importante indicar que, o contexto apresentado anteriormente acerca do funcionamento das ballrooms é ligado à cultura norte-americana, visto sua origem na periferia de Nova Iorque. Ainda que o funcionamento das ballrooms pelo mundo seja ditado por esse contexto e replique suas normas, nota-se variedades em seu funcionamento de acordo com a localização, como afirma Santos (2018):

Advertisement

Da mesma forma que os Ballrooms na atualidade não são mais exatamente a mesma dinâmica observada em sua fase de explosão midiática nos anos 1980, apesar de uma constante luta pela permanência de certas regras, rituais e atividades, é ingênuo pensar que sua migração para localidades bastante diversas ao que se tem na cidade de Nova York no bairro do Harlem, não irá

This article is from: