Revista Intertox - Revinter - Volume 4 Número 2 Junho de 2011 - São Paulo

Page 107

Ensaio

RevInter ISBN 1984-3577

na avaliação da capacidade preditiva dentre modelos CAESAR de avaliação de toxicidade para o desenvolvimento (Cassano, 2010).

Outras informações mecanísticas Não foram identificadas subestruturas na substância com potencial de ligação ao DNA, segundo os alertas estruturais da OECD e OASIS inclusos no QSAR Toolbox. Quanto à reatividade, o derivado dioxolano foi classificado pelo Toxtree como “não reativo via adição de Michael”. Sabe-se que agentes químicos que agem como aceitadores de Michael são capazes de formar ligações irreversíveis com biomoléculas nucleofílicas, como proteínas e o DNA, podendo resultar em diversos de efeitos tóxicos (Schwöbel, 2010, p. 3).

Informação em bases de dados Na busca feita pelo Expub sobre o 1,3-Dioxolano-4-Metanol,2,2-Dimetil-, um resultado de ensaio de toxicidade aguda para Fathead minnow (CL50, 96 hs) foi obtido nas bases de dados ECOTOX e Fathead Minnow Database, com valor igual a 16700 mg/L, provavelmente o mesmo encontrado pelo software T.E.S.T©, apresentado anteriormente. Pela mesma busca foram encontrados resultados na base de dados RTECS - Registry of Toxic Effects of Chemicals Substances®, em que são apresentados resultados de testes de toxicidade aguda e de micronúcleo. O resultado de toxicidade aguda, teve como resultado uma DL50 (oral, para ratos) de 7 g/kg (7000 mg/kg), nesse caso, do mesmo estudo encontrado no ChemIDplus e software T.E.S.T©. No resultado encontrado de teste de micronúcleo com dioxolano, houve aumento significante da incidência de células sanguíneas micronucleadas de camundongos expostos a faixa de dose de 1500-6000 mg/kg (via intraperitoneal), o que concordaria com o alerta estrutural que encontramos de Regras de ensaio de micronúcleo em roedores, embora não haja detalhes de qual forma do dioxolano tenha sido utilizada no teste encontrado na base de dados RTECS. SANTOS, Carlos Eduardo Matos dos. Toxicologia in silico: categorização e predição da toxicidade do 1,3-Dioxolano-4-Metanol,2-2Dimetil, (4-R). RevInter Revista Intertox de Toxicologia, Risco Ambiental e Sociedade, v. 4, n. 2, p. 92-109, jun. 2011. 104


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.