Projecto Náutica: Relatório Final

Page 97

Relatório Final Projecto Náutica |

97

O número de técnicos e agentes cujo potencial de desempenho se viu incrementado pela frequência das acções referidas ascendeu a um total de 49 técnicos, tendo 20 deles frequentado o curso de treinadores e os restantes 29 o curso de juízes e oficiais de regata.

De acordo com a estimativa da Federação, o número de praticantes de Vela, com alguma actividade regular, seja de lazer ou em competição, não será inferior a 15.000; para essa estimativa contribui, entre outros indicadores, o número de licenças desportivas emitidas desde 1990, em cerca de 18.500. A FPVela acredita que a grande maioria mantenha a prática da modalidade, após a perda do estatuto de atleta federado. Tal como já referido para outras modalidades, as escolas desportivas constituem um meio de atracção de novos aderentes pela oferta, a jovens e não só, de uma fonte de reequilíbrio mental, físico, social e pessoal. Existem trinta e sete (37) escolas de Vela no país, todas elas ligadas a clubes, das quais 6 (16,2%) estão a funcionar em clubes sitos na N U T I I – Norte; não nos foram cedidos quaisquer dados que caracterizem as actividades desenvolvidas nestas unidades, seja ao nível do número de praticantes ou de treinadores afectos.

b. Actividade formativa de agentes e técnicos desportivos A mais recente actividade formativa desenvolvida pela FPVela teve lugar no ano de 2006 e foi composta por duas acções: Curso de treinador (nível I) e Curso de Juízes e Oficiais de Regata; estas duas acções de formação representaram um volume de formação global de 1.264 horas (800 e 464 horas, respectivamente).

Gráfico 5.2.7.2 Estrutura R H por ligação contratual

➾➾ 10 ➾➾ 8 ➾➾ 12

0

2

Tempo Inteiro

4

6

Tempo Parcial

8

10

Sazonal

12

c. Estrutura própria de recursos humanos A estrutura de Recursos Humanos (R H ) afectos à FPVela é composta por um total de trinta (30) elementos, cuja ligação contratual se distribui, pelas três tipologias previstas, da forma que se pode ver no gráfico anterior. A colaboração a tempo parcial prestada à F PVela corresponde, em média, a períodos de quinze (15) horas semanais, sendo as funções atribuídas a estes colaboradores de âmbito técnico. Os colaboradores sazonais acima indicados colaboram com esta Federação no período compreendido entre os meses de Maio e Agosto de cada ano. Esta colaboração tem como intuito suprir o necessário apoio à formação de recursos humanos, enquadramento da equipa olímpica e jornalismo.

d. Identificação de factores de constrangimento à modalidade De acordo com os dados recolhidos junto da F PVela, os constrangimentos que a modalidade enfrenta, e que estão relacionados com a diminuição da sua prática desportiva, radicam em três questões fundamentais: ➻➻ Infra-estrutural: por todo o país verifica-se a falta de rampas de varadouro de acesso de embarcações ligeiras aos planos de água, tanto na costa oceânica como nas bacias hidrográficas; ➻➻ Legal: a legislação aplicável à náutica de recreio caracterizase por, em norma e ao contrário do que seria de esperar, colocar mais entraves à prática da modalidade do que aqueles que resolve; exemplos disso podem ser encontrados nos processos de registo de embarcações e de habilitação para a navegação de embarcações (cartas de marear); ➻➻ Cultural: refere-se a existência de uma barreira “invisível” à prática da náutica, tanto no acesso ao meio aquático como na navegação propriamente dita, que provoca um elevado desgaste nos agentes e praticantes da modalidade e funciona como um factor de desmotivação para eventuais novos praticantes.

e. Identificação de projectos propiciadores do seu desenvolvimento Genericamente, as actividades previstas pela F PVela para o desenvolvimento da modalidade consistem na organização de eventos ligados à Vela (de âmbito nacional ou internacional) e pela criação das condições e infra-estruturas de apoio às escolas de vela e clubes filiados (acompanhamento técnico, documentação pedagógica e divulgação de normas de actuação). Estas actividades fazem parte do plano de actividades da FPVela, estando a sua realização dependente de orçamentação específica.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.