O preparo da Igreja para o arrebatamento - Apocalipse - Parte XLII

Page 1


Escola Bíblica Dominical

30 de março de 2025

O preparo da Igreja para o arrebatamento - Apocalipse - Parte XLII

Escola Bíblica Dominical

30 de março de 2025

O preparo da Igreja para o arrebatamento

- Apocalipse - Parte XLII

AEscola Bíblica Dominical do dia 30 de março de 2025 foi realizada ao vivo, diretamente dos estúdios da Central de Comunicações da Igreja Cristã Maranata, Rádio e TV Web Maanaim, Vila Velha, Espírito Santo, com a participação dos pastores Gedelti Gueiros, Gilson Sousa e Josias Junior.

Palavra do Pr. Gilson Sousa:

Saudamos todos os irmãos com a paz do Senhor Jesus!

Estamos iniciando a Escola Bíblica Dominical. O assunto a ser apresentado é sobre o livro de Apocalipse: a mensagem do Espírito Santo repercute no

meio da Igreja Fiel, em relação aos marcadores proféticos que se cumprem nos nossos dias, no preparo da Igreja para o arrebatamento.

Foram apresentadas, pelo Pr. Gilson Sousa, as respostas dadas por diversos irmãos às perguntas formuladas, bem como várias experiências e testemunhos.

Pergunta

[Respondida por meio de vídeo]

Lendo Apocalipse, capítulo 3, identifique as sete operações do Espírito de Deus em Sardes. Faça um breve comentário so-

bre cada uma das respostas.

a. Espírito do Senhor;

b. Espírito de Sabedoria; c. Espírito de Inteligência; d. Espírito de Conselho; e. Espírito de Fortaleza; f. Espírito de Conhecimento; g. Espírito de Temor.

Resposta:

O Espírito do Senhor – verso 1a – “...o que tem os sete Espíritos de Deus, e as sete estrelas [...].”

O Espírito de Sabedoria – verso 3a – “Lembra-te pois do que tens recebido e ouvido, e guarda-o [...]”.

O Espírito de Inteligência ou discernimento – verso 1b – “[...] tens nome de que vives, e estás morto.”

O Espírito de Conselho - verso 2 – “Sê vigilante, e confirma os restantes, que estavam para morrer [...].”

Verso 3a – “[...] arrepende-te [...]”.

O Espírito de Fortaleza – verso 4 - “[...] não contaminaram seus vestidos.”

O Espírito de Conhecimento ou

Pr. Gilson Sousa realizando a condução da Escola Bíblica Dominical

O preparo da Igreja para o arrebatamento - Apocalipse - Parte XLII

Revelação – verso 2 – “[...] não achei as tuas obras perfeitas diante de Deus.”

O Espírito de Temor do Senhor – verso 3b – “[...] virei sobre ti como um ladrão, e não saberás a que hora sobre ti virei.”

Palavra do Pr. Gedelti Gueiros:

Queremos nos situar, mais uma vez, com relação aos assuntos que são tratados na Escola Bíblica. O que interessa para nós é falar sobre a experiência que temos tido hoje com relação à operação do Espirito Santo nos nossos dias.

Somos o resultado daquilo que foi profetizado, acerca dos últimos dias. O tempo está se esgotando. São quase dois mil anos e a porta se fechará em breve. Não sabemos o dia nem a hora, mas ela vai se fechar. Mas, antes que ela se feche, é preciso dizer que estamos vivendo em um mundo em convulsão.

Todos estão vendo isso. É evidente que há um outro mundo que está destinado à destruição. A família está sendo atingida e, principalmente, as crianças. Estamos em uma fase de transição. Estamos vendo o mundo se entregando a um futuro incerto. Mas, a Igreja Fiel não tem motivos para ficar preocupada. Porque ela é mestra, não é cauda, mas cabeça. Ela vai continuar seguindo o seu destino e o seu rumo.

Após as duas guerras mundiais, o mundo mudou. O mundo ficou sem direção. A religião perdeu o sentido, porque deixou de ser profética, pois professa uma fé histórica. Esta fé está eivada de conceitos socialistas que estão levando o mundo para uma situação de insolvên-

cia. Mas, o que importava para nós estava relacionado à profecia de Joel:

“E há de ser que, depois, derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões. E também sobre os servos e sobre as servas, naqueles dias, derramarei o meu Espírito.”

Joel 2:28-29

Depois da guerra, a filosofia tentou resolver o problema. Mas não resolveu. Aquilo que era para consertar, não consertou. A filosofia tem valor para o homem, porém não transcende, porque é da razão humana.

Mas, o grande mal do cristianismo não foi a filosofia, mas a teologia que veio baseada na filosofia. A fé deixou de ser espiritual para ser racional. E a fé racional não tira o homem da obra criadora, pois está dentro das quatro medidas do universo.

Assim, filosofia e teologia, hoje, estão unidas. Não há nenhum mal nisso, porém, isso não leva o homem para a eternidade. A fé passou, assim, a ser uma composição humana, teológica e filosófica, não precisando mais do Espírito Santo.

O que a teologia trouxe foi a explicação dos grandes teólogos

Pr. Gedelti Gueiros conduzindo a síntese da Escola Bíblica Dominical

O preparo da Igreja para o arrebatamento - Apocalipse - Parte XLII

modernistas de que Deus havia morrido. Essa foi a teologia que ficou para orientar a tradição.

A ortodoxia não trouxe nada para o cristianismo. Por isso, os socialistas mostraram que a religião não tinha valor algum. Atualmente, o que se vê em todo o mundo são igrejas que estão sendo fechadas porque não há mais ninguém para participar dos cultos e sustentar as despesas necessárias. Este é o cristianismo que aí está.

Quando nós, a Obra do Espírito, nos deparamos diante destes fatos, vimos que estávamos em uma situação caótica.

Em 1962, o papa João XXIII fez um concílio ecumênico para colocar a Igreja Católica dentro da modernidade. O motivo foi o entendimento de que a Igreja Católica Romana se viu diante de uma grande dificuldade no pós guerra. De um lado estava a questão política. O Papa viu que a Igreja Católica Romana, com o nome de cristianismo, não iria subsistir diante do comunismo e do socialismo. Então, o entendimento havido foi que ela deveria se juntar com os protestantes. O resultado foi uma união com os pastores que não tinham mais fé, os quais se uniram com a idolatria. Mas, o Espírito Santo não abandonou o Evangelho.

Estamos falando, em Sardes, de uma época de avivamento. Este avivamento não acabou.

Quando o Senhor nos chamou, tínhamos o ecumenismo de um lado e os movimentos do outro lado.

Os movimentos passaram a imitar os erros do pentecostacionalismo. Da igreja Batista surgiram vários movimentos. Um dos movimentos foi a reno-

vação. O outro foi o de restauração. A restauração estava focada em profecia. Eles tinham livros de profecia. Chegaram a crer que os dois grandes líderes seriam as duas testemunhas do Apocalipse. Outros movimentos vieram, tais como, “Brasil para Cristo”, dentre outros.

Para nós, o Senhor mostrou que era preciso obediência. Assim, começamos a entender que se o Espírito Santo não tivesse um lugar na nossa vida para operar, tudo estaria terminado.

Somos a igreja de Sardes, resultado do último derramamento. O primeiro derramamento foi no Pentecostes para a saída da Igreja. Agora, o derramamento é para o preparo da Igreja Fiel para a eternidade.

Que o Senhor nos abençoe.

Pr. Gedelti Gueiros Presidente da Igreja Cristã Maranata

Clique aqi ou aponte a câmera do seu celular para o código abaixo e assista, na íntegra, à Escola Bíblica Dominical.

Participações EBD - Exterior

Nesta seção, registramos, algumas das participações enviadas pelos irmãos, em resposta às perguntas formuladas para a Escola Bíblica Dominical de 30 de março de 2025.

Alemanha

Participação do irmão Konrad Brune, da Igreja em Köln, Pastor Ricardo Bravin:

Pergunta 1: O Espírito Santo de Deus opera na vida da igreja de formas distintas, mas sempre com o propósito de prepará-la ao arrebatamento que, em breve, se dará. Nesse contexto profético vemos que Isaias disse na Capítulo 11 quando asseverou, vaticinando, as sete ênfases da ação do Espírito Santo, quando as distinguiu: Espírito do Senhor, Espírito de Sabedoria, Discernimento, Conselho, Fortaleza, Conhecimento e Temor. Tais ênfases se manifestam na medida da necessidade do fiel, uma vez que momentos há em que a necessidade vai ser de temor, em outros momentos de conselho, outros todavia de sabedoria, enfim, as sete ênfases se manifestam na vida da igreja segunda a necessidade momentânea de que a igreja vive, mas tudo com o proposito único e inafastável de nos preparar para o dia do arrebatamento. Com efeito, em Sardes não foi diferente uma vez que aquela igreja foi auxiliada pelo Espírito Santo - que nela agiu - fornecendo todas as condições espirituais para que o propósito do Pai para aquele tempo se cumprisse fielmente. Era o tempo da reforma. Hoje é o tempo do breve, e de igual forma o Espírito Santo coopera com a igreja fiel com vistas a supri-la de todas as bênçãos espirituais para que se prepare ao arrebatamento. Em resposta à pergunta vemos as ênfases do Espírito Santo em Sardes nos seguintes momentos. O ESPÍRITO DO SENHOR - “...o que tem os sete Espíritos de Deus, e as sete estrelas...” Aqui vemos a ação do

Espírito Santo na sua plenitude e completude, sete Espíritos, sete estrelas, a perfeição de Deus. A obra de Deus na nossa vida, feita pelo Espírito Santo é perfeita. O ESPÍRITO DE SABEDORIA - “Lembra-te pois do que tens recebido e ouvido, e guarda-o...”. Guardar o que recebemos da parte do Senhor é sabedoria, é sábio. Devemos guardar o que o Senhor nos ensina. O ESPÍRITO DE INTELIGÊNCIA OU DISCERNIMENTO – vs. 1b - “...tens nome de que vives, e estás morto.” Devemos discernir o nosso estado espiritual, muitas pensamos que estamos vivos, mas estamos mortos, pelo discernimento nós podemos saber do nosso estado diante de Deus. O ESPÍRITO DE CONSELHO - “Sê vigilante, e confirma os restantes, que estavam para morrer;” O conselho do Senhor está na vigilância, vigiar é um mistério. O ESPÍRITO DE FORTALEZA - não contaminaram seus vestidos. Somente pela força do Espírito Santo é que nós podemos nos manter santificados e não nos contaminar com o mundo e sua impureza, mas somente se o Espírito nos der força. O ESPÍRITO DE CONHECIMENTO OU REVELAÇÃO – vs. 2 - “...não achei as tuas obras perfeitas diante de Deus. “ O oculto foi revelado, Deus revela as coisas que não estão em conformidade profética na nossa vida e quando há o novo nascimento, somos renovados e preparados para o dia do Senhor. O ESPÍRITO DE TEMOR DO SENHOR –vs. 3b - “...virei sobre ti como um ladrão, e não saberás a que hora sobre ti virei. “ Devemos temer ao Senhor como o profeta Habacuque temeu, dizendo: ouvi Senhor a tua palavra e temi. O temor vem em ouvir a palavra

de Deus e guardá-la.

Áustria

Participação da irmã Ana Clara Rodrigues Gibim, Igreja em Linz, Pastor Ricardo Bravin: Pergunta 1: O Espírito Santo de Deus opera na vida da igreja de formas distintas, mas sempre com o propósito de prepará-la ao arrebatamento que, em breve, se dará. Nesse contexto profético vemos que Isaias disse na Capítulo 11 quando asseverou, vaticinando, as sete ênfases da ação do Espírito Santo, quando as distinguiu: Espírito do Senhor, Espírito de Sabedoria, Discernimento, Conselho, Fortaleza, Conhecimento e Temor. Tais ênfases se manifestam na medida da necessidade do fiel, uma vez que momentos há em que a necessidade vai ser de temor, em outros momentos de conselho, outros todavia de sabedoria, enfim, as sete ênfases se manifestam na vida da igreja segunda a necessidade momentânea de que ela vive mas tudo com o proposito único e inafastável de nos preparar para o dia do arrebatamento. Com efeito, em Sardes não foi diferente uma vez que aquela igreja foi auxiliada pelo Espírito Santo - que nela agiu - fornecendo todas as condições espirituais para que o propósito do Pai para aquele tempo se cumprisse fielmente. Era o tempo da reforma. Hoje é o tempo do breve, e de igual forma o Espírito Santo coopera com a igreja fiel com vistas a supri-la de todas as bênçãos espirituais para que se prepare ao arrebatamento. Em resposta à pergunta vemos as ênfases do Espírito Santo em Sardes nos seguintes momentos. O ESPÍRITO DO SENHOR - “...o que tem os sete

Participações EBD - Exterior

Nesta seção, registramos, algumas das participações enviadas pelos irmãos, em resposta às perguntas formuladas para a Escola Bíblica Dominical de 30 de março de 2025.

Espíritos de Deus, e as sete estrelas...” Aqui vemos a ação do Espírito Santo na sua plenitude e completude, sete Espíritos, sete estrelas, a perfeição de Deus. A obra de Deus na nossa vida, feita pelo Espírito Santo é perfeita. O ESPÍRITO DE SABEDORIA - “Lembra-te pois do que tens recebido e ouvido, e guarda-o...”. Guardar o que recebemos da parte do Senhor é sabedoria, é sábio. Devemos guardar o que o Senhor nos ensina. O ESPÍRITO DE INTELIGÊNCIA OU DISCERNIMENTO – vs. 1b - “...tens nome de que vives, e estás morto.” Devemos discernir o nosso estado espiritual, muitas pensamos que estamos vivos, mas estamos mortos, pelo discernimento nós podemos saber do nosso estado diante de Deus. O ESPÍRITO DE CONSELHO - “Sê vigilante, e confirma os restantes, que estavam para morrer;” O conselho do Senhor está na vigilância, vigiar é um mistério. O ESPÍRITO DE FORTALEZA - não contaminaram seus vestidos. Somente pela força do Espírito Santo é que nós podemos nos manter santificados e não nos contaminar com o mundo e sua impureza, mas somente se o Espírito nos der força. O ESPÍRITO DE CONHECIMENTO OU REVELAÇÃO – vs. 2 - “...não achei as tuas obras perfeitas diante de Deus. “ O oculto foi revelado, Deus revela as coisas que não estão em conformidade profética na nossa vida e quando há o novo nascimento, somos renovados e preparados para o dia do Senhor. O ESPÍRITO DE TEMOR DO SENHOR –vs. 3b - “...virei sobre ti como um ladrão, e não saberás a que hora sobre ti virei. “ Devemos temer ao Senhor como o profeta Habacuque temeu, dizendo: ouvi

Senhor a tua palavra e temi. O temor vem em ouvir a palavra de Deus e guardá-la.

Belarus

Participação do irmão Pável Antonov, da igreja em Minsk:

Pergunta 1: a) Espírito do Senhor - versículo 1, “Isto diz o que tem os sete espíritos de Deus”. número 7 - a plenitude da Obra do Espírito Santo em Sardes para restaurar a doutrina dos apóstolos. b) Espírito de Sabedoria - versículo 4 “algumas poucas pessoas que não contaminaram suas vestes” Precisamos da sabedoria do Senhor para permanecermos em vestes brancas enquanto vivemos entre os apóstatas de Tiatira. A sabedoria consiste em aplicar continuamente o Sangue do Novo Testamento. c) Espírito de Inteligência - versículo 1 “tens nome de que vives, e estás morto”. Somente o discernimento do Espírito Santo nos ajuda a compreender o nosso verdadeiro estado espiritual e se estamos longe ou perto de Deus. d) Espírito do Conselho - versículo 3, “Lembra-te, pois, do que tens recebido e ouvido, e guarda-o” - o Senhor aconselha a lembrar o Pentecostes e começar a viver nele. e) Espírito da Fortaleza - versículo 5: “O que vencer será vestido de vestes brancas” - uma força para vencer e andar com vestes brancas. O Sangue do Cordeiro e a Palavra, “E eles o venceram pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do seu testemunho”. f) Espírito de Conhecimentoversículo 1, “Conheço as tuas obras” - o Senhor sabe tudo o que fazemos e nos corrige por meio de Sua revelação. g) Espírito de Temor - versículo 3: “se não vigiares, virei sobre ti como

um ladrão” - um aviso sobre a importância da vigilância. Caso contrário o arrebatamento será perdido.

Participação da irmã Anna Antónova, da igreja em Minsk: Pergunta 2: “Santo” é Deus Pai - Deus é santo. “Aquele que tem a chave de Davi” é Deus Filho (Jesus) - Jesus nasceu na cidade de Davi. “E ao anjo da igreja que está em Filadélfia escreve” é o Espírito Santo - o Espírito Santo disse a João o que escrever, e João escreveu. O Espírito Santo também fala conosco. Devemos obedecê-lo.

Canadá

Participação do Grupo de obreiros, da Igreja em Vancouver, Pastor Adonias Novaes:

Pergunta 1: a) Espírito do Senhor - vs. 1a - “...o que tem os sete Espíritos de Deus, e as sete estrelas...” - A Igreja deve estar sob o governo do Espírito Santo para ter verdadeira vida e identidade espiritual e isso só se alcança atras do Espírito do Senho. b) Espírito de Sabedoria - vs. 3a - “Lembra-te pois do que tens recebido e ouvido, e guarda-o...” - A igreja de Sardes teve a sabedoria do Senhor em receber, ouvir e guardar a Palavra do Senhor. A sabedoria do Espírito permite enxergar além do natural e fazer separação daquilo que é santo e do que não é santo, tomar decisões corretas. c) Espírito de Inteligência ou de Discernimento - vs. 1b - “...tens nome de que vives, e estás morto.” O discernimento é essencial para identificarmos e separarmos o espiritual do carnal. Essa igreja tinha a aparência de viva, com toda sua riqueza e poder sobre homens

Participações EBD - Exterior

3b - “...virei sobre ti como um ladrão, e não saberás a que hora sobre ti virei.” O Temor é a consciência de que Deus está vivo e presente. Provérbios 9:10. Com o temor a igreja conseguira separar o santo do profano para estar vigilante e atento.

Pergunta 2: Na expressão “... ao anjo da igreja...” - Podemos identificar a figura profética do ESPÍRITO SANTO. Na expressão “...o que é santo e verdadeiro...”Identificamos a representação de Deus, O PAI. E na expressão: “...o que tem a chave de Davi...” - O FILHO.

Chile

Participação do irmão Ricardo Bermudez, da Igreja em Quinta Normal, Pastor Jose Patricio Navarrete:

Pergunta 1: a) Espírito do Senhor – vs. 1a - “...aquele que tem os sete Espíritos de Deus, e as sete estrelas...” - É a operação do Espírito Santo que nos faz reconhecer a autoridade do Senhor Jesus, Ele é nosso Senhor, nós somos seus servos, por meio do Espírito Santo. Aprendemos a obedecer à voz do Senhor, aprendemos a nos submeter à vontade do Senhor. Sardes foi reconhecida como tendo “nome de que estava viva, e estava morta” (Apocalipse 3:1), demonstrando a necessidade da presença viva e real do Senhor para restaurar sua condição espiritual. A Igreja deve estar sob o governo do Espírito Santo para ter verdadeira vida e identidade espiritual. O Espírito do Senhor traz vida e direção àqueles que o buscam. A operação do Espírito do Senhor destaca a soberania do Senhor e seu lugar como Rei no meio da igreja. Em Sardes, como em nossos dias, essa operação foi

essencial para confirmar Jesus como Rei nos corações dos fiéis, mesmo que houvesse um reino terreno estabelecido que perseguisse a igreja fiel. Em Sardes a operação dos sete espíritos foi necessária porque a igreja retornaria à condição de igreja profética. Esta operação resulta na bênção da promessa que esta igreja recebe, porque confessou Jesus como Rei e, portanto, Jesus o confessará diante do Pai. b) Espírito de Sabedoria – vs. 3a - …”Lembra-te, pois, do que recebeste e ouviste, e guarda-o,…” - A igreja de Sardes tinha a sabedoria do Senhor em receber, ouça e guarde a Palavra do Senhor. A sabedoria do Espírito nos permite ver além do natural e tomar decisões corretas. No contexto de Isaías 28, Deus é descrito como aquele que ensina e dá entendimento aos seus servos. Todos os que guardaram a palavra eram sábios, conforme o Senhor orienta desde o princípio do livro (Apocalipse 1:3). O Espírito de sabedoria trabalhou na igreja de Sardes para lembrar e confiar na promessa feita à igreja de Pérgamo: “...e eu lutarei contra eles com a espada da minha boca.” (Apocalipse 2:16).

Isso foi essencial para que a Reforma Protestante começasse durante esse período. Além disso, a sabedoria forneceu as condições para que a igreja continuasse a entender o que era santo e o que não era santo. Refere-se à capacidade de aplicar corretamente o conhecimento de Deus. Sardes precisava dessa sabedoria para discernir sua verdadeira condição espiritual e buscar arrependimento genuíno. c) Espírito de Inteligência ou Discernimento – vs. 1b“...que tem nome de que vives, e estás morto.” Foi dado a Da-

Nesta seção, registramos, algumas das participações enviadas pelos irmãos, em resposta às perguntas formuladas para a Escola Bíblica Dominical de 30 de março de 2025. e governos demonstrava uma força com b aparentemente divino. Porém ao ser observada com os olhos do Senhor Jesus ela é revelada como uma igreja morta, pois não tenha ação do Espírito Santo para dar a vida que é necessária. Sardes precisava desse discernimento para perceber que suas obras não estavam agradáveis diante de Deus. d) Espírito de Conselhovs. 2 - “Sê vigilante, e confirma os restantes, que estavam para morrer;” - vs. 3a - “...arrepende-te...” - Aqueles que eram os fiéis da igreja de Sardes receberam esse conselho para não cair no estado de morte espiritual mas continuar no profético, aparando as arestas e sendo vigilante ao que estava acontecendo em sua volta: a religião e o desvio da Doutrina do Senhor Jesus. e) Espírito de Fortalezavs. 4 - “não contaminaram seus vestidos,”. estes foram os que não contaminaram seu testemunho com a aparência mundana e religiosas, sem a direção do Espírito Santo. O Espírito de Fortaleza age na vida do homem dando fé, para suportar toda a adversidade que vem contra ela para não se afastar do profético. Não contaminar: Sede santo porque sou santo. f) Espírito de Conhecimento ou Revelação - vs. 2 - “...não achei as tuas obras perfeitas diante de Deus.” - Jesus orientou a igreja de Sardes dando o conhecimento e a Revelação sobre o que não era agradável perante Deus. Mateus 22:29 Jesus, porém, respondendo, disse-lhes: Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus. Precisamos conhecer o Senhor cada vez mais para estarmos de acordo com a Palavra, no caminho de Deus. g) Espírito de Temor do Senhor - vs.

Participações EBD - Exterior

Nesta seção, registramos, algumas das participações enviadas pelos irmãos, em resposta às perguntas formuladas para a Escola Bíblica Dominical de 30 de março de 2025.

niel e seus amigos quando eles recusaram as iguarias do rei. O espírito que agia sobre a igreja em Sardes não era o Espírito de Deus, pois se assim fosse, o próprio Senhor Jesus não diria que esta igreja estava quase morta. O discernimento é essencial para identificar o espiritual. Esta igreja tinha a aparência de estar viva, com toda sua riqueza e poder sobre os homens e governos, demonstrava uma força que, para aqueles sem entendimento, parecia algo aparentemente divino. Entretanto, quando observada pelos olhos do Senhor Jesus, ela se revela uma igreja morta, carente da ação do Espírito Santo para dar a vida que necessita. Ajuda na compreensão profunda das verdades espirituais. Sardes precisava desse discernimento para perceber que suas obras não estavam completas diante de Deus.

China

Participação do irmão Jose Domingos Magalhaes Vidal, da Igreja em Changzhou/ Jiangsu, Pastor Gilson Sousa:

Pergunta 1: a) verso 1: o que tem os sete espíritos. Operação completa, plenitude do Espírito. b) verso 3: lembra-te pois do que tem ouvido e guarda-o. Aquele que guarda aquilo que recebeu, tem a sabedoria. c) verso 1: tens o nome de que vives, e estás morto. Somente através do espírito de inteligência ou discernimento é possível separar aquilo que vem do Senhor. d) Verso 2: “Sê vigilante, e confirma os restantes, que estavam para morrer;” verso 3: “...arrepende-te... Através do Espírito de Conselho, o Senhor transforma a igreja. e) Verso 4: “que não contaminaram seus

vestidos, “ Graças ao Espírito de Fortaleza alguns puderam resistir e não se contaminar. f) Verso 2: “...não achei as tuas obras perfeitas diante de Deus. “Através do Espírito de Conhecimento foi possível conhecer o coração da igreja, e entender as obras. g) - Verso 3: “...virei sobre ti como um ladrão, e não saberás a que hora sobre ti virei. “ O temor é aquilo que garante ao servo a vigilância para estar preparado para a volta de Jesus.

Costa Rica

Participação do Pastor Manuel Ángel Cortés Villalobos, da igreja em San Luis Upala/ Alajuela:

Pergunta 1: A quinta carta do livro do Apocalipse se refere à igreja em Sardes, onde Jesus se revela como “aquele que tem os sete Espíritos e as sete estrelas”. A maioria dos servos do Senhor havia se desviado para a religião, eles não tinham mais o Espírito Santo em seus corações, então Jesus revelou a um servo, um dos fiéis remanescentes, a descoberta da Palavra (Mateus 13:44), e os mistérios da Eternidade escondidos dos olhos humanos, foram novamente revelados aos demais. a) v1a. É a operação do Espírito Santo que nos faz reconhecer a autoridade do Senhor Jesus, Ele é nosso Senhor, nós somos seus servos, pelo Espírito Santo. Aprendemos a obedecer à voz do Senhor, aprendemos a nos submeter à vontade do Senhor. Sardes era conhecida por “ter nome de que estava viva, mas estava morta” (Apocalipse 3:1), demonstrando a necessidade da presença viva e real do Senhor para restaurar sua condição espiritual. b) v 3a. “Lem-

bra-te, pois, do que recebeste e ouviste, e guarda...” - A igreja em Sardes tinha a sabedoria do Senhor em receber, ouvir e guardar a Palavra do Senhor. A sabedoria do Espírito nos permite ver além do natural e tomar decisões corretas. No contexto de Isaías 28, Deus é descrito como aquele que ensina e dá entendimento aos seus servos. c) v1b. Foi dado a Daniel e seus amigos quando eles recusaram as iguarias do rei. O espírito que agiu sobre a igreja de Sardes não era o Espírito de Deus, pois se assim fosse o próprio Senhor Jesus não diria que a igreja estava morta. d) v2 e v3a. A igreja em Sardes precisava urgentemente desse conselho para escapar de seu estado de morte espiritual e retornar ao estado profético onde Jesus dá vida. e) v4. Estes eram aqueles que não entravam no desvio da religião, das aparências religiosas, sem a orientação do Espírito Santo. f) v2. Jesus guiou a igreja em Sardes dando-lhes conhecimento e Revelação sobre o que não era agradável à Sua obra. Jesus disse: “Vocês estão enganados porque não conhecem as Escrituras”; Outro texto: “Meu povo perece por falta de conhecimento”, outro: “Continuemos a conhecer o Senhor hoje, amanhã e depois de amanhã”. g) v3b. O temor é a consciência de que Deus está vivo e presente. “O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo é a prudência.” Provérbios 9:10.

Estados Unidos

Participação do irmão Stephen Fenstermaker, Igreja em Bradenton, Pastor Taylor Vieira:

Pergunta 1: a) O ESPÍRITO DO

Participações EBD - Exterior

Nesta seção, registramos, algumas das participações enviadas pelos irmãos, em resposta às perguntas formuladas para a Escola Bíblica Dominical de 30 de março de 2025.

SENHOR – vs. 1a - “...o que tem os sete Espíritos de Deus, e as sete estrelas...”b) O ESPÍRITO DE SABEDORIA – vs. 3a - “Lembra-te pois do que tens recebido e ouvido, e guarda-o...”.c) O ESPÍRITO DE INTELIGÊNCIA OU DISCERNIMENTO – vs. 1b - “...tens nome de que vives, e estás morto.” d) O ESPÍRITO DE CONSELHO – vs. 2 - “Sê vigilante, e confirma os restantes, que estavam para morrer;” / vs. 3a - “...arrepende-te...”.e) O ESPÍRITO DE FORTALEZA – vs. 4 - “não contaminaram seus vestidos” f) O ESPÍRITO DE CONHECIMENTO OU REVELAÇÃO – vs. 2 - “... não achei as tuas obras perfeitas diante de Deus. “G) O ESPÍRITO DE TEMOR DO SENHOR – vs. 3b - “...virei sobre ti como um ladrão, e não saberás a que hora sobre ti virei. “

Gana

Participação do irmão Edward Ufoso, do Maranatha Bible Institute, em Accra/Madina, Pastor Stephen Sawiri:

Pergunta 1: d) O ESPÍRITO DE CONSELHO – vs. 2 ‘Vigiai, e confirmai os restantes que estavam para morrer’ – vs. 3a ‘arrependei-vos’. A igreja, de Sardes, começou a atender ao Conselho do Espírito Santo para manter confirmados os remanescentes que estavam para morrer, ou seja, aqueles que saíram dos escombros de um cristianismo idólatra e pagão. O arrependimento sempre fará parte daqueles que deixam a religião e conhecem a Obra do Espírito Santo. O conselho para a Igreja de Sardes é o mesmo para a Igreja de hoje. ‘Vigiai e confirmai’. O remanescente fiel precisa estar vigilante para não perder o que recebeu do Senhor, a Palavra Revela-

da e o Batismo com o Espírito Santo, como preparação para o arrebatamento, para a colheita. O conselho do Espírito Santo está sobre a igreja fiel, pois Ele governa a Sua igreja. A igreja nos dias de hoje está em vigília aguardando o noivo amado. Sua mensagem tem um compromisso profético ditado pelo Espírito Santo, que é o mensageiro desta última hora. O conselho do Senhor por meio da revelação na palavra e dos dons espirituais, faz da igreja fiel um remanescente neste mundo.

Japão

Participação da irmã Alessandra Ohya, da Igreja em Gifu, Pastor David Vieira:

Pergunta 1: a) Espírito do Senhor: verso 1 - “...Isto diz o que tem os sete espíritos de Deus, e as sete estrelas...”. A operação do Espírito do Senhor evidencia a majestade do Senhor e seu lugar de Rei no meio da igreja. Em Sardes, assim como em nossos dias, essa operação foi essencial para confirmar Jesus como Rei no coração dos fiéis, mesmo que houvesse um reino terreno estabelecido que perseguia a igreja fiel. Em Sardes a operação dos sete espíritos foi necessária pois a igreja voltaria à condição de igreja profética. Essa operação resulta na benção da promessa que essa igreja recebe, pois ela confessou Jesus como Rei e por isso Jesus a confessará diante do Pai. b) Espírito de Sabedoria Verso 3 - “...Lembra-te, pois, do que tens recebido e ouvido, e guarda-o...”Verso 4 - “...algumas pessoas que não contaminaram seus vestidos...”Foram sábios todos aqueles que guardaram a palavra assim como o Senhor orienta desde o início do livro

(Apocalipse 1:3). A sabedoria agiu na igreja de Sardes para a fazer lembrar e confiar na promessa que foi dada à igreja de Pérgamo “...contra eles batalharei com a espada da minha boca” (Apocalipse 2:16). Isso foi essencial para que a reforma protestante tivesse seu início nesse período. Além disso a sabedoria deu condições para que a igreja continuasse a entender aquilo que era santo e o que não era santo c) Espírito de Inteligência (discernimento):verso 1 - “...tens nome de que vives, e estás morto” O espírito que atuava sobre essa igreja não era o Espírito de Deus, pois se assim fosse o próprio Senhor Jesus não diria que essa igreja estava como morta. O discernimento é essencial para vermos aquilo que é espiritual. Essa igreja tinha a aparência de viva, com toda sua riqueza e poder sobre homens e governos demonstrava uma força que, para os sem entendimento, parecia ser algo divino. Porém ao ser observada com os olhos do Senhor Jesus ela é revelada como uma igreja morta, que não tem ação do ES para dar a vida que é necessária.

México

Participação da irmã Rita Pereira da Costa, da Igreja de Atizapan de Zaragoza – Pastor Sérgio Souza:

Pergunta 1: a) O ESPÍRITO DO SENHOR – vs. 1a - “...o que tem os sete Espíritos de Deus, e as sete estrelas...” É a operação do Espírito Santo que nos faz reconhecer a autoridade do Senhor Jesus, Ele é nosso Senhor, nós somos seus servos, pelo Espírito Santo. Aprendemos a obedecer à voz do Senhor, aprendemos a nos submeter a

Participações EBD - Brasil

Nesta seção, registramos, algumas das participações enviadas pelos irmãos, em resposta às perguntas formuladas para a Escola Bíblica Dominical de 30 de março de 2025. vontade do Senhor. Igreja deve estar sob o governo do Espírito Santo para ter verdadeira vida e identidade espiritual. b) O ESPÍRITO DE SABEDORIA – vs. 3a - “Lembra-te pois do que tens recebido e ouvido, e guarda-o...”. A igreja de Sardes teve a sabedoria do Senhor em receber, ouvir e guardar a Palavra do Senhor. A sabedoria do Espírito permite enxergar além do natural e tomar decisões corretas. No contexto de Isaías 28, Deus é descrito como aquele que ensina e dá entendimento aos seus servos. c) O ESPÍRITO DE INTELIGÊNCIA

OU DISCERNIMENTO – vs. 1b - “...tens nome de que vives, e estás morto.” Foi dado a Daniel e seus amigos quando rejeitaram as iguarias do rei. O espírito que atuava sobre a igreja de Sardes não era o Espírito de Deus, pois se assim fosse o próprio Senhor Jesus não diria que essa igreja estava como morta. O discernimento é essencial para identificarmos aquilo que é espiritual. d) O ESPÍRITO DE CONSELHO – vs. 2 - “Sê vigilante, e confirma os restantes, que estavam para morrer;” vs. 3a - “...arrepende-te...”. A igreja de Sardes necessitava, urgentemente, desse conselho para sair do seu estado de morte espiritual e voltar ao profético onde Jesus dá a vida. Era preciso estar vigilante ao que estava acontecendo em sua volta: a religião e o desvio da Doutrina do Senhor Jesus. Era necessário arrependimento e deixar o “velho homem” para traz, para permitir que o Espírito a transformasse em nova criatura. e) O ESPÍRITO DE FORTALEZA – vs. 4 - “não contaminaram seus vestidos, “ Mas também tens em Sardo algumas pessoas que não contaminaram seus

vestidos...”, estes foram os que não entraram no desvio da religião, das aparências religiosas, sem a direção do Espírito Santo. O Espírito de Fortaleza age na vida do homem dando fé, que nos dá condição de ouvirmos a voz do Senhor e nos desviarmos de tudo aquilo que pode nos afastar do profético. f) Espírito de Conhecimento ou Revelação – vs. 2 - “...não achei as tuas obras perfeitas diante de Deus.” Jesus orientou a igreja de Sardes dando o conhecimento e a Revelação sobre o que não era agradável a Sua obra. Jesus falou: “Errais por não conhecerem as escrituras”; outro texto, “O meu povo perece por falta de conhecimento”, outro: “Prossigamos em conhecer o Senhor hoje, amanhã e no dia seguinte”. Davi fala no Salmo 27,

G) Espírito de Temor do Senhor – vs. 3b - “...virei sobre ti como um ladrão, e não saberás a que hora sobre ti virei.” O Temor é a consciência de que Deus está vivo e presente. “O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo a prudência.”

Rep. Centro Africana

Participação do Pastor Stephen Nah, da Eglise Missionaire Maranatha, em Bangui: Pergunta 1: c) O ESPÍRITO DE INTELIGÊNCIA OU DISCERNIMENTO – vs. 1b - “... Você tem um nome que faz você viver, e você está morto. A operação do Espírito de Inteligência ou Discernimento permite à Igreja, desde Sardes, diferenciar entre o que é letra morta e Palavra viva. O tesouro que estava escondido em um campo e o tesouro que foi encontrado, e aquele que o

encontrou vendeu tudo o que tinha e comprou aquele campo. Como em Sardes, hoje há um cristianismo que abandonou o Espírito Santo; não vive mais o Pentecostes. Parece que ele está vivo, mas é apenas uma aparência exterior; por dentro, ele está sem vida. A Igreja fiel discerne esse cristianismo sem vida do evangelho eterno de Jesus porque ela tem o Espírito Santo. Em nosso tempo, a Igreja fiel discerniu por meio da revelação o que é carne e o que é espírito, o que é razão e o que é revelação. A Igreja fiel está viva porque ouviu a voz do Senhor por meio dos dons espirituais e da palavra revelada. A Igreja fiel não tem somente o nome pelo qual vive, mas tem a vida em si mesma, porque esta vida é dada pelo Espírito Santo presente no meio da Igreja. Ela tem vida porque carrega o nome de Jesus, ela também tem Jesus vivo e revelado como a cabeça da Igreja, pela operação do seu Espírito Santo.

Rússia

Participação do irmão Levon Arutyunov, da igreja em Veliki Novgorod:

Pergunta 1: a) Tendo sete estrelas, os sete Espíritos de Deus - o Espírito do Senhor. b) Lembre-se do que você recebeu e ouviu e guarda - o Espírito de Sabedoria. c) Espírito da Inteligência, você tem nome como se estivesse vivo, mas está morto. d) Fique acordado e confirme outras coisas próximas da morte - Espírito do Conselho. e) Espírito da Fortaleza - não contaminaram suas roupas. f) Espírito de ConhecimentoNão acho que suas obras sejam perfeitas diante do Meu Deus. g) Irei sobre você como um la-

Participações EBD - Brasil

Nesta seção, registramos, algumas das participações enviadas pelos irmãos, em resposta às perguntas formuladas para a Escola Bíblica Dominical de 30 de março de 2025. drão, e você não saberá a que horas irei sobre você. - Espírito de Temor

Pergunta 2: O anjo da igreja é o Espírito Santo, ou seja, ele traz uma mensagem para a Igreja.

Santo, Verdadeiro - Deus Pai tendo a chave de Davi - Jesus Cristo.

Uzbequistão

Participação da irmã Firuza Ismatova, da igreja em Samarkand, Pastor Zafar Khakimov:

Pergunta 1: a) O Espírito do Senhor - Apocalipse 3:1: “E ao anjo da igreja de Sardes escreve: Assim diz Aquele que tem os sete espíritos de Deus e as sete estrelas”: - a presença do Espírito do Senhor dá pleno domínio sobre a igreja. Nele está o Espírito de sabedoria, fortaleza, inteligência, conselho e conhecimento.

Ceará

Participação da irmã Nirvanda Maria da Costa, Igreja Bom Jardim, Pastor Denis de Freitas Minervino:

Pergunta 1: a) Espírito do Senhor – vs. 1a - “...o que tem os sete Espíritos de Deus, e as sete estrelas...” - É a operação do Espírito Santo que nos faz reconhecer a autoridade do Senhor Jesus, Ele é nosso Senhor, nós somos seus servos, pelo Espírito Santo. b) Espírito de Sabedoria - vs. 3a - “Lembra-te pois do que tens recebido e ouvido, e guarda-o...” - A igreja de Sardes teve a sabedoria do Senhor em receber, ouvir e guardar a Palavra do Senhor. A sabedoria

do Espírito permite enxergar além do natural e tomar decisões corretas. c) Espírito de Inteligência ou de Discernimento - vs. 1b - “...tens nome de que vives, e estás morto.” Foi dado a Daniel e seus amigos quando rejeitaram as iguarias do rei. d) Espírito de Conselho - vs. 2 - “Sê vigilante, e confirma os restantes, que estavam para morrer;” - vs. 3a - “...arrepende-te...” - A igreja de Sardes necessitava, urgentemente, desse conselho para sair do seu estado de morte espiritual e voltar ao profético onde Jesus dá a vida. e) Espírito de Fortaleza - vs. 4 - “não contaminaram seus vestidos,”. “Mas também tens em Sardo algumas pessoas que não contaminaram seus vestidos...”, estes foram os que não entraram no desvio da religião, das aparências religiosas, sem a direção do Espírito Santo. f) Espírito de Conhecimento ou Revelação - vs. 2 - “...não achei as tuas obras perfeitas diante de Deus.” - Jesus orientou a igreja de Sardes dando o conhecimento e a Revelação sobre o que não era agradável a Sua obra. g) Espírito de Temor do Senhor - vs. 3b - “...virei sobre ti como um ladrão, e não saberás a que hora sobre ti virei.” O Temor é a consciência de que Deus está vivo e presente. Precisamos da operação completa do Espírito Santo em nossas vidas. A igreja fiel só verá o seu Noivo após estas 7 operações se completarem na vida dela.

Participação da irmã Débora de Oliveira Ferreira, Igreja Rondonópolis, Pastor Valmir Loura de Oliveira:

Pergunta 1: da irmã Débora de Oliveira Ferreira, Igreja Rondo-

nópolis, Pastor Valmir Loura de Oliveira

Pará

Participação da irmã Maria Eduarda Nascimento Gomes, Igreja do Marco, Pastor Fábio André Leite Aguiar:

Pergunta 1: a) O ESPÍRITO DO SENHOR – vs. 1a - “...o que tem os sete Espíritos de Deus, e as sete estrelas...” O número “sete” fala de uma operação completa do Espírito Santo e a expressão “os sete Espíritos de Deus” é uma profecia sobre um renovo espiritual com o batismo com o Espírito Santo para capacitar os restantes fiéis remanescentes de Tiatira a saírem dos enganos daquele período para o retorno à doutrina de Éfeso (Igreja Profética). b) O ESPÍRITO DE SABEDORIA - Vs 3a - “Lembra-te pois do que tens recebido e ouvido, e guarda-o...”. A sabedoria do Espírito Santo nos faz valorizar o que temos recebido (Palavra revelada, batismo com o Espírito Santo, dons espirituais, doutrina apostólica, igreja como corpo de Cristo...) e essa sabedoria nos faz guardar com zelo tudo o que temos recebido do Espírito Santo. c) O ESPÍRITO DE INTELIGÊNCIA OU DISCERNIMENTO – vs. 1b - “...tens nome de que vives, e estás morto.” O Espírito de Inteligência (ou discernimento) é a ação do Espírito Santo que nos faz entender o que vem de Deus ou não. Essa ação abriu os olhos dos fiéis remanescentes em Sardes para reconhecerem que a igreja de Tiatira era apenas um rótulo (tens nome...) de um Cristianismo histórico que se afastou do Pentecoste (está morto). d) O ESPÍRITO DE CONSELHO – vs. 2 - “Sê vigilante, e confirma os restantes, que estavam para

Mato Grosso

Participações EBD - Brasil

Mauro Freitas, Igreja Campina Grande do Sul, Pastor Claudio Jose da Silva:

Nesta seção, registramos, algumas das participações enviadas pelos irmãos, em resposta às perguntas formuladas para a Escola Bíblica Dominical de 30 de março de 2025. morrer;” vs. 3a - “...arrepende-te...” O Espírito de Conselho no período de Sardes é o amor de Deus despertando a igreja para a vigilância necessária para não se contaminar com os enganos doutrinários de Tiatira, e, também, levar os fiéis ao arrependimento, deixando as obras mortas daquele período para serem confirmados como um remanescente fiel. Há um conselho da parte de Deus para as nossas vidas: Sê vigilante e arrepende-te. e) O ESPÍRITO DE FORTALEZA – vs. 4 - “não contaminaram seus vestidos, “ O Espírito de Fortaleza é a ênfase profética da ação do Espírito Santo na igreja de Sardes, pois esta ação garantiu a vitória da igreja sobre as doutrinas de engano que foram disseminadas no período de Tiatira. A força dessa igreja estava em não se contaminar; é a busca pela santificação. f) O ESPÍRITO DE CONHECIMENTO OU REVELAÇÃO – vs. 2 - “...não achei as tuas obras perfeitas diante de Deus. “A ação de Conhecimento (ou Revelação) do Espírito Santo em Sardes vem para revelar aos fiéis que as obras que estavam sendo realizadas não eram perfeitas, ou seja, não estavam agradando a Deus. Essa revelação, daquilo que estava oculto, leva o homem a reconhecer as suas falhas. g) O ESPÍRITO DE TEMOR DO SENHOR – vs. 3b - “...virei sobre ti como um ladrão, e não saberás a que hora sobre ti virei.” O Espírito de Temor trouxe à Igreja de Sardes, a consciência da breve volta do Senhor Jesus. É um despertamento para preparar a igreja com temor para o arrebatamento.

Paraná

Participação do irmão Ivo

Pergunta 1: a) Operação dos sete Espíritos. É a operação do Espírito Santo que nos faz reconhecer a autoridade do Senhor Jesus, Ele é nosso Senhor, nós somos seus servos, a igreja deve estar sob o governo do Espírito Santo para ter uma verdadeira vida espiritual. b) Espírito de sabedoria: - A igreja de Sardes teve a sabedoria do Senhor em receber, ouvir e guardar a Palavra do Senhor. A sabedoria do Espírito permite enxergar além do natural e a tomar decisões certas, lembrar e confiar na promessa que foi dada à igreja de Pérgamo, a igreja de hoje precisa dessa sabedoria para discernir sua verdadeira condição espiritual e buscar um arrependimento genuíno. c) Espírito de Inteligência ou discernimento: O discernimento é essencial para identificarmos aquilo que é espiritual. Essa igreja tinha a aparência de viva, com toda sua riqueza e poder sobre homens e governos demonstrava uma força que, para os sem entendimento, parecia ser algo aparentemente divino. Porém ao ser observada com os olhos do Senhor Jesus ela é revelada como uma igreja morta, que não tem ação do Espírito Santo para dar a vida que é necessária. d) Espírito de Conselho: A igreja de Sardes necessitava, urgentemente, desse conselho para sair do seu estado de morte espiritual e voltar ao profético onde Jesus dá a vida. Era preciso estar vigilante ao que estava acontecendo em sua volta: a religião e o desvio da Doutrina do Senhor Jesus. Era necessário arrependimento e deixar o “velho homem” para traz, para permitir

que o Espírito a transformasse em nova criatura. e) Espírito de Fortaleza: O Espírito de Fortaleza age na vida do homem dando fé, que nos dá condição de ouvirmos a voz do Senhor e nos desviarmos de tudo aquilo que pode nos afastar do profético. f) Espírito de Conhecimento: A palavra do Senhor nos diz “Errais por não conhecerem as escrituras”; Precisamos conhecer o Senhor cada vez mais para estarmos de acordo com a Palavra, no caminho de Deus. A obra do Senhor é perfeita porque é completa. Quando falta a operação do Espírito Santo na igreja, falta a comunhão e os dons espirituais, e assim o projeto de Salvação. g) Espírito de temor: O Temor é a consciência de que Deus está vivo e presente. Guardar a Doutrina dá condição a igreja de identificar o cumprimento das profecias, pois ela discerne pela Palavra o tempo que está vivendo.

Perguntas da Semana

31 de março a 06 de abril de 2025

Assunto: O preparo da Igreja para o arrabatamento

Texto base: Apocalipse, capítulo 3.

A mensagem do Espírito Santo repercute no meio da Igreja Fiel, em relação aos MARCADORES PROFÉTICOS que se cumprem nos nossos dias, no preparo da Igreja para o arrebatamento.

Perguntas para todos

Pergunta 1

Lendo Apocalipse, capítulo 3, verso 4, cite algumas características da Obra do Espírito Santo em nossos dias, no contexto dos remanescentes de Sardes.

Pergunta 2

Lendo Apocalipse, capítulo 3, versos 1 a 4, identifique as características da Obra do Espírito Santo, em nossos dias, como remasnecentes de Sardes.

a) Verso 1 b) Verso 2 c) Verso 3 d) Verso 4

Pergunta 3

Lendo Apocalipse, capítulo 3, versos 3 a 6, identifique a expressão que define a experiência da Obra do Espírito Santo em nosso meio, como remasnecentes de Sardes.

Clique aqui ou aponte a câmera para enviar uma participação escrita.

Clique aqui ou aponte a câmera para enviar uma participação em vídeo.

Clique aqui ou aponte a câmera para acessar todos os Boletins Informativos.

Perguntas da Semana

31 de março a 06 de abril de 2025

Perguntas para crianças, intermediários e adolescentes

Pergunta 4

Lendo Mateus, capítulo 13, verso 45 e 46, o que fez o homem que encontrou uma pérola de grande valor?

Perguntas para grupo de acessibilidade

Pergunta 5

Lendo Mateus, capítulo 13, verso 45 e 46, o que fez o homem que encontrou uma pérola muito valiosa?

Emissora Programa Abrangência

Horários

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom

Rede TV Culto Espírito Santo 17:30 17:30 17:30 17:30 17:30 17:30 17:30

Rede TV Evangelho Eterno Nacional 12:15

Rede TV Entrevista Espírito Santo 13:00 09:00

TV Band Culto Nacional 13:00

Rede Sim Culto Espírito Santo 21:00 21:00 21:00 21:00 21:00 21:00 21:00

TV Guarapari Culto Grande Vitória 18:30 18:30 18:30 18:30 18:30 18:30 18:30

Tribuna (SBT) Culto Espírito Santo 13:45

Informe Semanal

24 a 30 de março de 2025

Programa Anunciando o Evangelho Eterno

Ocorreu, no último final de semana, o programa “Anunciando o Evangelho Eterno”.

Confira na tabela abaixo toda a grade horária de transmissão do programa no Brasil e em alguns países do mundo.

Veículo de Comunicação Local Dias e Horários*

YouTube Mundo

RedeTV** Brasil

Sexta-feira (21h)

Segunda a Sexta-feira (17h)

Rádio SIM (FM 89,7) São Domingo do Norte (ES) Domingo (08h)

Rádio SIM (FM 96,1) Pedro Canário (ES)

Rádio SIM (FM 96,7) São Mateus (ES)

Rádio SIM (FM 97,9) Anchieta (ES)

Domingo (08h)

Domingo (08h)

Domingo (08h)

Rádio SIM (FM 102,1) Pinheiros (ES) Domingo (08h)

Rádio SIM (FM 105,3) Santa Teresa (ES) Domingo (08h)

Rádio SIM (FM 106,1) Linhares (ES) Domingo (08h)

Rádio SIM (FM 107,3) Aracruz (ES)

Rádio SIM (FM 107,7) Cachoeiro de Itapemirim (ES)

Rádio Extremo Sul (AM 830) Itamaraju (BA)

Rádio SIRT FM (FM 104,5) Tete/Moçambique - África

Domingo (08h)

Domingo (08h)

Sábado (13h) | Domingo (13h)

Sexta (07h) | Domingo (14h)

Rádio SIRT FM (FM 90,3) Manica e Sofala/Moçambique - África Sexta (07h) | Domingo (14h)

Rádio Braz USA (AM 1360) Massachusetts - EUA

Domingo (14h)

*Horário de Brasília

** Na Rede TV os cultos são transmitidos de segunda a sexta-feira, às 17h. Estes cultos são retransmitidos às 22 horas, de segunda a sextafeira pelo canal da Igreja Cristã Maranata no YouTube.

Clique aqui ou aponte a câmera para assistir o programa Anunciando o Evangelho Eterno no canal oficial da ICM no YouTube.

Informe Semanal

24

a 30 de março de 2025

Transmissão especial para as Igrejas do Brasil

No domingo, dia 30 de março de 2025, às 15h00 (hora de Brasília), ocorreu a transmissão especial para as igrejas do Brasil. A apresentação foi feita pelo Pr. Ismael Filho.

Primeira pergunta:

Esta pergunta foi respondida pelo irmão Alisson Barbosa de Porto Velho/RO, pelo irmão Giovanni Maia de São Gonçalo/RJ, pelo irmão Adriano Arão de Venda Nova do Imigrante/ ES, pelo irmão Carlos Eduardo de Ipatinga/MG, pelo Pr. Dário

Cézar de Santos/SP, pelo irmão

Claudio Gabriel do Rio de Janeiro/RJ e pelo irmão Paulo Márcio de Barra Mansa/RJ.

Segunda pergunta:

Esta pergunta foi respondida por Emanuel Barreto de Santos/SP e por Bernardo Montenegro de Magé/RJ.

Sexta pergunta:

Esta pergunta foi respondida por Maria Ribeiro do Rio de Janeiro/RJ.

As transmissões foram realizadas por meio do canal digital oficial do YouTube da Igreja Cristã Maranata.

Clique aqui ou aponte a câmera do seu celular para o código abaixo e assista, na íntegra, à Escola Bíblica Dominical.

Pr. Ismael Filho (ao centro) conduzindo a transmissão especial.

Testemunhos do Brasil e do exterior

Durante a Escola Bíblica Dominical, 30 de março de 2025, às 10h, foram transmitidos os testemunhos de vários jovens, crianças, obreiros, senhoras e pastores sobre a Escola Bíblica Dominical e os resultados na vida das igrejas.

Pr. Mundola Lazare

Níger

Sou sempre grato a Deus por ter me dado a benção de participar dos estudos bíblico da Escola Bíblica Dominical, enviando as minhas respostas e da minha igreja, na forma de um breve comentário. Eu e minha igreja somos abençoados e seremos sempre abençoados com esses estudos.

Irmão Thiago Barboza

Brasil

Igreja em Solar do Porto, Saquarema/RJ

Recebemos uma visitante que foi tocada profundamente durante o culto e que aceitou o chamado do Senhor. A irmã relatou que um dia estava em casa muito aflita e procurou no Youtube alguma mensagem e louvores para acalmar seu coração e ela encontrou o canal da Radio Maanaim e passou todo o dia ouvindo a rádio Maanaim. O seu filho, ao sair para o trabalho, a viu ouvindo a rádio e quando retornou à noite ela ainda estava ouvindo a programação. Ela disse ao filho que nunca Deus tinha falado tão profundamente com ela por meio do Youtube. À noite, sua sobrinha, que é membro de nossa igreja, ao vi-

Informe Semanal

24 a 30 de março de 2025

sitá-la, viu a tia ouvindo a Rádio Maanaim, e perguntou se ela conhecia a Igreja Cristã Maranata. Ela informou que não. A sobrinha fez o convite e ela foi à igreja. No culto, o Senhor mostrou uma visão que falava com detalhes a situação que ela estava passando e se identificou. Ela procurou o pastor, contou sua experiência e disse: “É por isso que quero me batizar, pois preciso dar esse testemunho que Deus falou comigo”.

Irmã Monalisa Sampaio

Brasil

Igreja em Itaobim/MG

Eu sou batizada e me casei na Igreja Batista e estava congregando na última cidade que residi, Batagassu-MS. Recentemente, após mudar para Minas Gerais, estava acompanhando os cultos aos domingos ao vivo pelo YouTube, mas senti o desejo de frequentar presencialmente uma igreja. Fiquei na dúvida se ia à Igreja Batista ou à ICM. Recebi um convite de um irmão para ir à ICM. No domingo, dia 16/03/2025, ao ir ao culto para visitar a ICM, pedi ao Senhor que falasse comigo e me mostrasse o caminho que deveria seguir. Cheguei após os louvores e na hora da Palavra o Senhor falou fortemente comi-

go. O pastor que estava ministrando disse ao final: “o Senhor manda dizer a uma irmã que entrou aqui pedindo respostas, que aqui você renascerá e irá seguir meus caminhos”. Eu renasci nesse dia e, desde então, estou participando dos cultos e a cada dia eu percebo o quanto eu era leiga da Palavra de Deus e o quanto a ICM tem para a me oferecer em ensinamentos e doutrinas. Eu encontrei a paz que precisava e nada preenchia o vazio que habitava em mim e agora sei que o que estava faltando era aceitar verdadeiramente o Senhor, e na ICM estou aprendendo cada vez mais através dos cultos presenciais, estudos das perguntas da Escola Bíblica Dominical e da Rádio e TV Maanaim.

Irmã Pedrina Maria

Brasil

Igreja em Venda da Cruz, Niterói/ RJ

A Escola Bíblica Dominical tem sido um grande amadurecimento espiritual para os nossos dias, ensinando e despertando a Igreja Fiel a não se contaminar com as falsas doutrinas e a cada momento o Espírito Santo nos tem chamado ao arrependimento, conforme o exemplo deixado na carta à Igreja de

Informe Semanal

24 a 30 de março de 2025

Sardes: Apocalipse 3:3 - Lembra-te, pois, do que tens recebido e ouvido, e guarda-o, e arrepende-te. E, se não vigiares, virei sobre ti como um ladrão, e não saberás a que hora sobre ti virei. O Espírito Santo está advertindo à vigilância para a igreja não ser pega desapercebida. Glórias a Jesus pelos ensinamentos da Escola Bíblica Dominical, nos ensinando o te-

Assistência 0800 está prestes a completar 150 mil assistências

Iniciada em Março/2020, tão logo foi decretada a pandemia de Covid-19 no Brasil e exterior com o objetivo de assistir, ouvir, orientar, ajudar por meio de uma palavra de conforto os nossos irmãos e toda a população em geral de todos os estados do Brasil e exterior, onde eramos procurados com as mais diversas necessidades, onde recebiam assistência espiritual por meio da oração e leitura da palavra.

O ápice da pandemia da Covid-19 passou e o atendimento a assistência através desse canal continuou e tem sido uma grande oportunidade de evangelização, de assistência con-

mor de Deus a cada domingo.

Pr. Lucimar Bízio

Brasil

Igreja em Terceira Divisão, Guarulhos/SP

Neste último domingo, na Escola Bíblica Dominical, além de algumas participações de irmãos em espanhol, no louvor cantado pela irmã do México,

tinuada com a apresentação e testemunho da Obra, o anúncio da Salvação em Jesus, com muitas experiências de restauração espiritual, familiar e profissional; curas; principalmente salvação e batismo nas águas.

Todo esse atendimento passou a ser formalizado através de um registro informatizado eleborado pela equipe de TI do Presbitério, personalizado e exclusivo para esse fim.

Essa marca expressiva e relevante de 150 mil atendimentos em 5 anos, representa uma média anual de 30 mil e mensal de 2.5

estava na ICM Terceira Divisão, a irmã Carmen, venezuelana, vizinha da igreja, visitante, que levou os seus netinhos na Escola Bíblica Dominical, para a aula das CIA. Ela ficou quebrantada com as respostas em espanhol e, de forma especial, com o louvor entoado em sua língua materna, pela irmã mexicana. À tarde, no seminário das CIA, a irmã Carmem retornou à igreja com 10 familiares.

mil atendimentos, com muitas experiências, principalmente com a mudança de sentido de viver de muitos assistidos que passavam e continuam passando pelas mais diversas necessidades, principalmente a falta do desejo de viver por falta de esperança ocasionada por meio das situações difíceis e sem aparente solução em que estão vivendo.

A tabela, a seguir ilustrada, demonstra os dados estatísticos dos atendimentos realizados.

Inf. Sobre a ICM

Litígio Justiça 0,30

Cultos Virtuais

Data: Todos os dias às 20h

Local: YouTube

Clique aqui para assistir

Transmissão Especial - Toda Igreja

Data: Domingo às 15h

Local: YouTube

Clique aqui para assistir

Maanaim News

Data: Segunda à quinta às 20h30

Local: YouTube

Clique aqui para assistir

Agenda da Semana

31 de março a 06 de abril de 2025

Escola Bíblica Dominical

Data: Domingo às 10h30

Local: YouTube

Clique aqui para assistir

Lâmpada para os meus pés

Data: Segunda às 10h30

Local: Rádio e TV Web Maanaim

Clique aqui para assistir

Razão e Revelação

Programação: Quinta às 10h

Local: YouTube

Clique aqui para assistir

Agenda da Semana

31 de março a 06 de abril de 2025

O Momento da Doutrina

Data: Terça às 21h

Local: YouTube

Clique aqui para assistir

De pastor para pastor

Data: Quarta às 21h

Local: YouTube

Clique aqui para assistir

Família - Um projeto de Deus

Data: Sexta às 19h30

Local: YouTube

Clique aqui para assistir

Chamados para Servir

Data: Quarta às 08h30

Local: Rádio e TV Web Maanaim

Clique aqui para assistir

Os dias da minha mocidade

Data: Quinta às 21h

Local: YouTube

Clique aqui para assistir

Anunciando o Evangelho Eterno

Programação: Sexta às 21h

Local: YouTube

Clique aqui para assistir

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.