Relatório de Atividades 2021

Page 1

Relatório 2021 de

Atividades


Sumário

A TRANSFORMAÇÃO SOCIAL EXIGE TRANSFORMAÇÕES INTERNAS! 4 APRESENTAÇÃO 7 MISSÃO & VISÃO 8 ABRANGÊNCIA TERRITORIAL 9 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E (RE)DIRECIONAMENTO INSTITUCIONAL 10 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 10 (RE)DIRECIONAMENTO INSTITUCIONAL 12 ALINHAMENTO COM A BANCORBRÁS 16 ASSESSORAMENTO 18 15.933 PESSOAS IMPACTADAS 18 INICIATIVAS 18 PROGRAMA DE ACELERAÇÃO DE IMPACTO SOCIAL – PAIS 13.565 BENEFICIADOS 18 O PAIS DE CARA NOVA! 22 INSTITUIÇÕES PARTICIPANTES 26 ACELERAÇÃO. O QUE É? 32 NPS, O QUE É? 33 AVALIAÇÃO GERAL DO PROGRAMA 35 NOVIDADES COMUNIDADE - REDE PAIS 36 JORNADA DE INOVAÇÃO 41


BANCORBRÁS SOCIAL 2.221 BENEFICIADOS DIRETA E INDIRETAMENTE 45 CAPITAL SEMENTE 51 TIME DA MUDANÇA SOCIAL 90 BENEFICIADOS 53 COMUNICAÇÃO COM OS DOADORES 54 CAPACITA BANCORBRÁS - 147 BENEFICIADOS 58 EDUCAÇÃO 64 111 IMPACTADOS 64 NOTAS E CANÇÕES 92 BENEFICIADOS 64 PROGRAMA ADOTE UM ESTUDANTE - 19 BENEFICIÁRIOS 74 PROJETOS: BOLSA UNIVERSITÁRIA - 9 BENEFICIADOS 74 IDENTIDADE CIDADÃ 10 BENEFICIADOS 82 CIDADANIA 84 PROGRAMA EU ABRAÇO ESSA CAUSA 16.805 IMPACTADOS 84 PROJETOS 85 VOLUNTÁRIOS BANCORBRÁS 504 BENEFICIADOS 85 CAFÉ COM PROSA 86 CAMPANHAS E CAUSAS SOCIAIS - 4.704 BENEFICIADOS 97

DOAÇÕES - 11.597 BENEFICIADOS 102 MEIO AMBIENTE 104 PROGRAMA SAÚDE DO PLANETA - 43 MUDAS DOADAS 104 APOIOS 108 TEMPOS DE RENOVAÇÃO! 113


Mensagem do

Diretor-Executivo A TRANSFORMAÇÃO SOCIAL EXIGE TRANSFORMAÇÕES INTERNAS! Avalio o ano de 2021 como um divisor de águas na minha vida e na história do Instituto. Depois de muito trabalho e preparação profissional e emocional, consigo dizer que meu papel foi cumprido. Finalizo aqui uma trajetória de aprendizado, transformações e muito orgulho da história que ajudei a construir desde a criação do “coração” da Empresa, o Instituto Bancorbrás. O legado que deixo é a evidência de que temos um papel extremamente importante na promoção do protagonismo social, com histórias de vida que representam um impacto marcante na comunidade e na Bancorbrás, sempre priori4 | Relatório de Atividades


Claudio Roberto Nogueira de Souza Filho

Luiz Gustavo Arantes

zando iniciativas que utilizam da educação transformadora, da inovação e da liberdade para promover o desenvolvimento sustentável, de uma maneira que equilibra os interesses sociais e estratégicos da mantenedora.

todas as pessoas que apoiam e fazem parte dessa história, por acreditarem no nosso trabalho e por abraçarem a nossa causa. Juntos, fazemos a diferença!

Chegou o momento de “passar o bastão” para pessoas que acompanhei o crescimento profissional desde o início de suas histórias com a Bancorbrás. Pessoas que tenho orgulho e confiança de transpassar a missão de cuidar do nosso Instituto, com a responsabilidade, credibilidade e transparência necessárias para cumprirmos nosso papel social e ambiental como empresa.

Apresento-vos então, a nova diretoria do Instituto Bancorbrás, com o Cláudio Roberto Nogueira de Souza Filho como Diretor-Executivo e o Luiz Gustavo Arantes como Vice-Diretor, em vigor a partir de 1º de janeiro de 2022. Jorge Tomio Guiyotoku Diretor-Executivo do Instituto Bancorbrás

Por fim, agradeço a todos os parceiros, beneficiários, colaboradores, voluntários, acionistas, fornecedores, clientes e Instituto Bancorbrás | 5


6 | Relatório de Atividades


Apresentação Somos a Associação Bancorbrás de Responsabilidade Social, mas podem nos chamar de Instituto Bancorbrás. Nascemos em julho de 2008 com a missão de sermos o agente social das Empresas Bancorbrás, exercendo o papel de empresa consciente que acredita em um futuro melhor. Além de incentivar a responsabilidade social, temos como causa a promoção do protagonismo social, com iniciativas de empreendedorismo, investimento social privado e filantropia colaborativa. Enxergamos a educação, o desenvolvimento sustentável, a promoção da cidadania corporativa e o fortalecimento do Terceiro Setor como diretrizes estratégicas para viabilizar a nossa causa. Em 2021, completamos 13 anos de existência. Realizando um balanço de toda a nossa história e impacto, o processo de reflexão e análise de quem somos e onde queremos chegar foi complexo e transformador. Temos na bagagem um repertório de ações, metodologias e modelos de trabalho eficientes e, com a experiência adquirida nos últimos anos, temos a audácia e coragem de rever o que contribui para o nosso crescimento e o que podemos mudar e aprimorar.

Instituto Bancorbrás | 7


MISSÃO: Ser o agente social das Empresas Bancorbrás, promovendo o protagonismo de pessoas e instituições, por meio da oferta de qualidade de vida à comunidade, com práticas que fomentem a educação, o desenvolvimento sustentável e a cidadania.

VISÃO: Ser reconhecida nacionalmente como instituição comprometida com o desenvolvimento humano.

Em 2021, foram aproximadamente 33.830 pessoas beneficiadas direta e indiretamente pelos programas e projetos sociais desenvolvidos pelo Instituto.

8 | Relatório de Atividades


ABRANGÊNCIA TERRITORIAL

Nestes 13 anos de atuação, o Instituto já impactou pessoas e instituições de 20 estados brasileiros, mais o Distrito Federal.

Instituto Bancorbrás | 9


Planejamento estratégico e

(re)direcionamento institucional PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Análise S.W.O.T., 5W2H, Teoria da Mudança e Dragon Dreaming foram algumas das metodologias utilizadas em 2021 durante o processo de planejamento estratégico do ciclo 2022 a 2024. O primeiro passo foi estudar o cenário atual, com os desafios e mudanças impostos pela pandemia, além de buscar as necessidades latentes da agenda 2030, da Organização das Nações Unidas - ONU, com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável - ODS, fazendo uma reflexão sobre quais ODS estavam sendo considerados nos nossos projetos atuais e quais gostaríamos de focar no próximo triênio. Nesse processo, contamos com o apoio primordial da Fundação Assis Chateaubriand - FAC, por meio de um benchmarking

10 | Relatório de Atividades

que nos permitiu compreender melhor sobre os processos de implementação dos Objetivos. Como de costume, contamos com o apoio da área de planejamento da Bancorbrás, com o compartilhamento de conhecimentos e de diretrizes determinadas pela alta direção da Empresa. Paralelo ao processo interno, realizamos uma análise S.W.O.T com representantes do nosso público-alvo, em modelo de Grupo Focal. Analisamos as oportunidades e ameaças inerentes ao nosso trabalho, considerando os fatores externos e, voltado aos fatores internos, consideramos também as nossas principais forças e fraquezas. Essa etapa trouxe respostas direcionadoras. Com a análise, foi possível confirmar as percepções que precisavam de mais atenção e as que tinham potencial para continuar agregando valor à nossa atuação.


OPORTUNIDADES QUAIS SÃO OS NOSSOS OBJETIVOS? AS DEMANDAS ESTÃO MUDANDO? COMO PODE SER MELHORADO?

PONTOS FRACOS O QUE VOCÊ PRECISA MELHORAR? OS RECURSOS SÃO ADEQUADOS? O QUE OS OUTROS FAZEM MELHOR QUE VOCÊ?

RISCOS QUAIS BLOQUEIOS VOCÊ ESTÁ ENFRENTANDO? QUAIS FATORES ESTÃO FORA DO SEU CONTROLE?

PONTOS FORTES O QUE VOCÊ FAZ BEM? O QUE TE DIFERENCIA? QUAIS SÃO AS SUAS MELHORES QUALIDADES?

Instituto Bancorbrás | 11


(RE)DIRECIONAMENTO INSTITUCIONAL Por dez anos, a nossa estrutura de trabalho foi distribuída por áreas de atuação, sendo elas: educação, cidadania, meio ambiente e esporte. Em cada área foram empreendidos programas e projetos sociais, seguindo as diretrizes da Política Nacional de Assistência Social - PNAS. Nossa trajetória está repleta de histórias de transformação de milhares de vidas e centenas de instituições sociais. Em 2018, quando passamos por esse processo de direcionamento institucional pela primeira vez, conseguimos identificar a nossa causa, definida como a promoção do protagonismo social. De lá para cá, o amadurecimento

12 | Relatório de Atividades


da atuação foi crescente, chegando a mais um redirecionamento institucional. Confira alguns dados importantes sobre nossa atuação até 2021:

Pilares de Atuação até

2021

Educação

Meio Ambiente

24 mil pesssoas impactadas

42 mil mudas plantadas

Esporte

Cidadania

854 pessoas beneficiadas

9.842 pesssoas impactadas

Instituto Bancorbrás | 13


Levando em consideração todo o nosso histórico e as análises realizadas nesse processo de direcionamento institucional, percebemos a necessidade de rever a estrutura de atuação, passando a categorizá-la por eixos estratégicos, alinhando os projetos já realizados a esses eixos. Confira como ficou a nova organização:

Educar Para a Vida

Protagonismo Social

Assessoramento

Eu Abraço Essa Causa 14 | Relatório de Atividades


Atuação por Causa Projetos Notas e Canções Adote um Estudante Identidade Cidadã

Bancorbrás Social

Protagonismo Social

PAIS Capacita Bancorbrás

Eu Faço a Diferença Campanhas Doações Instituto Bancorbrás | 15


ALINHAMENTO COM A BANCORBRÁS Foram apontados pela diretoria da Bancorbrás cinco objetivos estratégicos que orientarão as ações de 2022 a 2024 para o alcance da diretriz estratégica da Empresa. Os objetivos são: Clientes, Comunicação, Parcerias, Diferencial Competitivo e Socioambiental. Vamos entender melhor?

Marco nº2

DIRETRIZ

experimentar novas possibilidades de atuação

Promover a marca Instituto Bancorbrás como referência s cioambiental, convertendo em diferencial competitivo.

OBJETIVOS •

Empreender, apoiar e incentivar projetos e ações socioambientais que promovam impacto na comunidade.

Ter uma comunicação eficaz com os públicos de interesse, para aumentar o engajamento com a causa defendida, além de promover boas práticas socioambientais.

Estabelecer um relacionamento mais próximos com os clientes da Bancorbrás para ações de fortalecimento.

Fortalecer a atuação colaborativa por meio de parcerias com outros atores sociais para o desenvolvimento do Terceiro Setor.

16 | Relatório de Atividades

Marco nº1 Comunicação eficiente para clientes internos e externos


Marco nº4 PROMOVER A MARCA INSTITUTO BANCORBRÁS

Relacionar a atuação social ao principal negócio da Empresa, desenvolvendo comunidades turísticas, visando a sustentabilidade e convertendo em diferencial competitivo para a Bancorbrás.

Marco nº3

As ações para atender cada objetivo serão divididas no triênio (2022, 2023 e 2024), pensando na otimização de atuação e para concentrar mais energia e esforço em cada atividade. Ressalta-se que o objetivo relacionado ao desenvolvimento de projetos e ações socioambientais é inerente à atuação essencial do Instituto. Confira a abaixo como funcionará o triênio:

Consolidar parcerias por meio da filantropia colaborativa

ROADMAP Promover a marca Instituto Bancorbrás como referência socioambiental convertendo em diferencial competitivo para os negócios.

DIFERENCIAL COMPETITIVO

2023

COMUNICAÇÃO CLIENTES

2022

2024

PARCERIAS DIFERENCIAL COMPETITIVO

Instituto Bancorbrás | 17


Assessoramento 15.933 PESSOAS IMPACTADAS Este eixo estratégico tem o objetivo de promover o fortalecimento do Terceiro Setor por meio de iniciativas educacionais, de assessoramento e de democratização do conhecimento para alcançar mais eficiência na superação das desigualdades socioambientais.

Iniciativas PROGRAMA DE ACELERAÇÃO DE IMPACTO SOCIAL – PAIS 13.565 BENEFICIADOS

18 | Relatório de Atividades


Encontro com alguns dos participantes do PAIS.

Instituto Bancorbrás | 19


O PAIS é realizado em parceria com os Institutos BRB, Sabin e Sicoob Planalto Central com a execução da Phomenta. O objetivo do programa é fortalecer Organizações da Sociedade Civil - OSCs, por meio de capacitações em gestão, sustentabilidade e inovação, para ampliar o impacto nas comunidades onde atuam. Em 2021, o PAIS foi 100% online e contou com três frentes de atuação.

“O crescimento do PAIS é proporcional à sua importância para as instituições sociais participantes. 20 | Relatório de Atividades


A cada ano, buscamos trazer inovação à iniciativa, pensando em aprimorar o atendimento das necessidades das OSCs beneficiadas. Em 2021, identificamos a oportunidade de criar a Rede de Impacto PAIS, uma comunidade voltada às instituições já beneficiadas em outras edições, para fortalecermos o relacionamento, compartilharmos experiências e mantermos o monitoramento do impacto do programa a curto e médio prazo”. Roberta Abreu, gestora do Instituto Bancorbrás.

Instituto Bancorbrás | 21


O PAIS DE CARA NOVA! Com as mudanças idealizadas para o programa e o crescimento da iniciativa, os investidores identificaram a necessidade de criar uma nova identidade visual para o PAIS, que o desse um destaque independente das marcas dos Institutos financiadores. Confira como ficou a nova marca:

COMO ERA:

22 | Relatório de Atividades


COMO FICOU:

A nova identidade trouxe mais modernidade à marca, possibilitou uma aplicação mais assertiva em vários canais e apresentou uma visibilidade mais expressiva em relação à antiga. A letra “A” apresenta a simbologia de um foguete, representando a aceleração que o programa propõe às organizações, por meio das metodologias ágeis.

ACELERAÇÃO Com a proposta, foi possível capacitar as 12 organizações selecionadas para a implementação de ferramentas de gestão e inovação no cotidiano, fortalecendo-as em parcerias locais e na execução dos projetos.

SELEÇÃO As inscrições foram realizadas no site do PAIS. Foi implementado um funil de seleção com seis fases, sendo: cadastro no site; sessão explicativa online; preenchimento de formulários com informações complementares ao cadastro, com envio de documentos comprobatórios; análise dos pré-requisitos pela Phomenta e Institutos investidores; módulo 0, diagnóstico e entrevistas; e seleção das instituições aprovadas. Ao todo, 404 instituições, de 177 cidades brasileiras, se inscreveram para o programa. Dessas inscrições, 353 passaram para a próxima fase, por atenderem o pré-requisito de possuir CNPJ ativo há pelo menos um ano. Na sessão explicativa, em um evento online, apresentamos o programa às instituições candidatas, além de esclarecer como funcionaria o processo de seleção. Após o evento, as organizações interessadas a darem continuidade no procedimento, preencheram formulários com informações complementares ao cadastro, com o envio de documentos comprobatórios, que foram analisados pela equipe da Phomenta.

Instituto Bancorbrás | 23


O funil de seleção finalizou com a apuração de 20 instituições aptas a participarem do módulo 0, uma ambientação da metodologia de ensino e das ferramentas digitais que seriam utilizadas. Após esse módulo, demos início a Aceleração das 12 OSCs selecionadas.

Números em cada etapa

404 353 168

24 | Relatório de Atividades

Inscrição na página inicial do programa OSCs que cumpriram os pré-requisitos Participação na sessão explicativa

131

Formulários + envio de documentos

35

Requerimento + verificação de documentos

20

Seleção para o módulo 0


OSCs participantes: 12 Formato: Onboarding* das ferramentas digitais

Abrangência

Módulo 0 - 2 dias 4 Módulos - 3 dias Evento de encerramento - 2h

9 Estados +DF

10

12 OSCs

Cidades

Área de atuação do PAIS: Brasília - DF/ Videira - SC/ Pacajus - CE/ Jaguaré - ES/ Rio de Janeiro - RJ/ Manaus - AM/ Belém - PA/ Curitiba - PR/ Salvador - BA/ Uberlândia - MG

* Processo de integração de novos membros - definição Phomenta

Instituto Bancorbrás | 25


INSTITUIÇÕES PARTICIPANTES: REGIÃO CENTRO-OESTE

Organização Nova Acrópole Brasília/DF: atende crianças e jovens, de 5 a 16 anos, em situação de vulnerabilidade social, da periferia do DF. Tem como causa a educação, a saúde e o bem-estar. No atendimento à saúde, são beneficiados os familiares e pessoas indicadas pelo Centro de Referência Especializado de Assistência social (CRAS) e Conselho Tutelar (CT). Beneficia mensalmente 390 pessoas. Instituto Embalando Sonhos - Samambaia/DF: atende crianças e jovens, entre 4 e 18 anos, e suas famílias, em situação de vulnerabilidade social. Tem como causa a cidadania e os direitos humanos. Beneficia mensalmente 500 pessoas. Aconchego - Brasília/DF: atende crianças e jovens em situação de acolhimento, pretendentes à adoção. Tem como causa a garantia dos direitos humanos e beneficia 150 pessoas por mês.

26 | Relatório de Atividades


REGIÃO NORDESTE ONG AICC - Pacajus/CE: atende pessoas entre 8 e 65 anos, em sua maioria mulheres, que se reconhecem negras e pardas, moradores da cidade de Pacajus, zona urbana e rural. Tem como causa a educação e a cidadania. Beneficia 200 pessoas por mês. Pontos Diversos - Salvador/BA: atende pessoas com deficiência, mulheres, população LGBTQIA+, juventude, povos tradicionais, população negra, infância e adolescência. Tem como causa a promoção da educação e o combate à desigualdade. Beneficia mensalmente 100 pessoas.

Instituto Bancorbrás | 27


REGIÃO NORTE Laboratório da Cidade - Belém/PA: trabalha com planejamento urbano, mais especificamente com ações de acupuntura urbana e urbanismo tático. Atua em diversas frentes com comunicação para conscientização, seminários, workshops, artigos jornalísticos e podcast. Já realizaram 250 mil higienizações no projeto com Hidro Pontos itinerantes e já identificaram 2.188 reproduções do podcast. Instituto Juruá - Manaus/AM: atende populações ribeirinhas não indígenas e indígenas da região do Médio Juruá, em Manaus/AM. Atua com projetos de longa duração e visa promover segurança alimentar para 33 mil pessoas do município. Tem como causa a preservação do meio ambiente e o combate às desigualdades.

28 | Relatório de Atividades


REGIÃO SUDESTE Empodera - Rio de Janeiro/RJ: atende meninas e jovens mulheres com idade entre 10 e 24 anos, moradoras de territórios de vulnerabilidade econômica social, majoritariamente de favelas do Rio de Janeiro. Tem como causa a cidadania e o combate às desigualdades sociais. Beneficia mensalmente 450 pessoas. Associação Pestalozzi de Jaguaré/ES: atende pessoas com deficiência intelectual e/ou múltipla, transtornos globais do desenvolvimento/autismo. Faixa etária de 0 a 60 anos, residentes no Município de Jaguaré/ES. Tem como causa a saúde, o bem-estar e a educação. Beneficia 82 pessoas por mês. Taare - Trabalho de Apoio a Migrantes Internacionais - Uberlândia/MG: atende refugiados e imigrantes em situação vulnerável, sendo uma das principais ações o ensino da língua portuguesa e da cultura brasileira. Tem como causa a defesa dos direitos humanos e a educação, beneficiando 300 pessoas por mês.

Instituto Bancorbrás | 29


REGIÃO SUL Passos da Criança - Curitiba/PR: crianças e adolescentes na faixa etária de 5 a 14 anos, moradores da Vila Torres, bairro com o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) mais baixo da capital paranaense. Tem como causa a educação e a cidadania. Beneficia 175 pessoas por mês. AMA Videira - Videira/SC: atende pessoas entre 3 e 25 anos, residentes em Videira e região, todos com diagnóstico no espectro autista e outras comorbidades. Tem como causas a saúde, o bem-estar e a educação. Beneficia 32 pessoas por mês.

30 | Relatório de Atividades


Na prática, para as OSCs, a Aceleração foi uma jornada consultiva com: •

Encontros online e ao vivo.

Exemplos reais.

Linguagem simples (sem termos em inglês e jargões corporativos).

Atividades práticas e lúdicas.

Troca de experiência entre as organizações.

Assessorias individuais.

Uso de lembretes para a formação de hábitos.

Desafios práticos para aplicação das ferramentas aprendidas.

Instituto Bancorbrás | 31


ACELERAÇÃO. O QUE É? “Mudança do status quo de uma organização que possui um fim socioambiental, em um curto espaço de tempo, por meio do aporte intelectual nos temas de gestão, captação de recursos, inovação e liderança.” - Phomenta -

Processo de Aceleração Módulo 0 Início do programa com ambientação da metodologia de ensino e ferramentas digitais.

Roda de Avaliação Momento de coleta dos resultados do programa no âmbito individual e organizacional.

32 | Relatório de Atividades

Diagnóstico de maturidade organizacional t0 Autoavaliação da organização, auxiliando no processo de adaptação dos conteúdos no momento inicial t0.

Evento de Encerramento Evento com painéis de temas sobre o Terceiro Setor com as OSCs do programa compartilhando experiências e um painel final com os Institutos co-realizadores.

Entrevista

Módulo 1, 2, 3 e 4

Um encontro individual da organização com a Phomenta e o Instituto para conhecer mais a fundo a OSC, seu trabalho e as motivações para participar do programa.

Encontros online ao vivo, assessorias individuais, apoio nas atividades e Rodas de Conversa para aprofundar conteúdos. O módulo 4 contou com o lançamento do edital interno.

Diagnóstico de maturidade organização t1 Auto avaliação da organização após encerramento do programa no momento final t1.

Kit Final As organizações recebem ao final do programa, materiais impressos para que continuem colocando as ferramentas em ação.


36h

Facilitação

+ 30

Assessorias individuais

NPS médio

94

/100

Conteúdo

4,8

/5

Formato

4,8

/5

NPS, O QUE É? Net Promoter Score (NPS), é uma metodologia criada por Fred Heichheld para medir o grau de satisfação e a lealdade dos clientes das empresas de qualquer segmento. Pergunta-se para o usuário/cliente o quanto ele indicaria o produto/serviço a um amigo ou colega em uma escala de 0 a 10.

O programa influenciou R$ na captação de

394.380,00 Instituto Bancorbrás | 33


RESULTADOS IMPORTANTES Com as técnicas e as metodologias aprendidas no PAIS, as instituições puderam captar R$ 394.380,00. As principais fontes de captação de recurso apontadas pelas organizações foram por meio de editais, parcerias e campanhas, que juntos representaram 86% do total captado.* *Os resultados apresentados foram calculados com base nos valores declarados pelas OSCs em resposta à pergunta “Considerando a influência do programa, qual o valor estimado captado pela OSC?”

Tipo de Fonte Edital

Valor R$ 394.380,00

Campanha

R$86.980,00

Parceria

R$ 84.200,00

Doação: Valor

R$ 20.750,00

Convênio Público

R$ 16.500,00

Doação: Materiais

R$ 12.000,00

Voluntariado

R$ 3.500,00

Bazar/ Loja

R$ 450,00

Total

R$ 394.380,00

Com as técnicas e metodologias aprendidas no PAIS, as organizações conseguiram atingir estes resultados:

Com a influência do programa

73% das OSCs Aumentaram a transparência em redes sociais / site 34 | Relatório de Atividades

80% 82% das OSCs Aumentaram o usos de ferramentas digitais

das OSCs Aumentaram o número de voluntários

91%

91%

das OSCs Conseguiram ao menos uma parceria

das OSCs Aumentaram o número de doadores


DEPOIMENTO - ASSOCIAÇÃO DOS AMIGOS DOS AUTISTAS DE VIDEIRA - SC: A participação no PAIS nos trouxe uma visão maior da instituição, de uma perspectiva que não havíamos visualizado ainda, principalmente em relação à gestão da comunicação externa com nossos parceiros e voluntários. Em relação ao voluntariado, conseguimos profissionalizar algumas funções como Social Media e Designer das campanhas. Para o ano de 2022, iremos abrir edital de chamamento de voluntários com vagas específicas. Também pudemos identificar pontos críticos e que demandam atenção especial, como a transparência documental da instituição, pois não tínhamos nosso estatuto e demais documentos publicados em local de fácil acesso. No contexto geral, vejo que podemos transformar nossa gestão interna de forma profissional, com a elaboração de indicadores e principalmente, de metas para a evolução constante da instituição. Importante ressaltar também a organização das ideias de sustentabilidade as quais estavam no papel, centralizadas em poucas pessoas e, com o desafio do PAIS, conseguimos formalizar, documentar e expandir os envolvidos no processo.

AVALIAÇÃO GERAL DO PROGRAMA MÉDIA

NPS

94

MÓDULO 0

MÓDULO 1

MÓDULO 2

MÓDULO 3

MÓDULO 4

84

95

98

95

90

Instituto Bancorbrás | 35


NOVIDADES COMUNIDADE - REDE PAIS

“Rede/Comunidade é um grupo de pessoas que compartilham de um interesse em comum, um conjunto de problemas e/ou uma paixão por um tópico e que seus membros aprofundam seus conhecimentos e espacialidades nesta área por meio da interação contínua.” Etienne Wenger 36 | Relatório de Atividades


A Rede de Impacto PAIS foi destinada a empreendedores sociais das OSCs aceleradas no PAIS dos anos de 2018, 2019 e 2020. A Rede é um passo importante para as organizações continuarem se fortalecendo e se desenvolvendo conjuntamente.

Encontro da Rede PAIS sobre Planejamento Estratégico, facilitado pelo gestor da área de Controladoria da Bancorbrás, Gert Wolfgang, voluntário do Instituto Bancorbrás. Instituto Bancorbrás | 37


7

Objetivos da Rede de Impacto PAIS: •

Troca de experiências e boas práticas entre as OSCs aceleradas.

Conexão e apoio entre os membros.

Continuidade do processo de desenvolvimento das OSCs em gestão.

ENCONTROS

Foram realizados encontros mensais e rodas de conversas, além de gestão e moderação de plataformas digitais para a interação entre os participantes. As inscrições foram divulgadas para todas as organizações participantes das edições anteriores. Das 64 OSCs já beneficiadas pelo PAIS, 43 se inscreveram e participaram. Ao todo, 93 pessoas participaram das atividades da Rede.

5

64 48 43

RODAS DE CONVERSA

HORAS DE ATIVIDADES DA REDE

OSCs participaram do PAIS 2018 a 2020 OSCs se cadastraram na LP OSCs finalizaram a inscrição

43 OSCs 38 | Relatório de Atividades

+20

Cadastradas na Rede PAIS


Os temas abordados nos encontros foram identificados por meio de pesquisa com as instituições participantes e definidos conjuntamente com elas. Os assuntos discutidos incluíam captação de recursos, gestão de pessoas, ESG (Environmental, Social and Governance ” - ambiental, social e governança, em português), entre outros. As Rodas de Conversa apresentaram um modelo mais informal em relação aos encontros e contou com a participação voluntária de profissionais da Bancorbrás e de outras empresas. Roda 1 - Comunicação e estratégia nas redes sociais - Phillipe Halley (Co-fundador da Nuclear Hub). Roda 2 - Educação Financeira - Manoel Macedo (Consultor MM e do BRB). Roda 3 - Redescoberta Criativa - Magno San (Consultor e Educador). Roda 4 - Implementação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) - Estefânia Martins, Lucas Fontela e Marcela Lima (membros do Comitê LGPD da Bancorbrás). Roda 5 - Dados e Indicadores - Gert Wolfgang (Coordenador da área de Controladoria da Bancorbrás).

Interações: conversa

71% das OSCs conversaram com pelo menos 1 pessoa fora dos encontros

Durante os encontros da Rede, as OSCs conversaram e trocaram experiências por mais de 3 horas, que, com a influência da Rede de Impacto PAIS, geraram outras interações além dos encontros facilitados pela Phomenta:

19%

Depoimentos: “Numa das missões impossíveis do PAIS, fizemos uma pequena doação para uma instituição da Rede e ganhamos um mimo, conforme combinado. Através deste ato, eu, morando no interior da Paraíba, cheguei a marcar uma conversa com o representante na cidade de São Paulo numa das minhas viagens, o que nunca havíamos imaginado. Isto é ser Rede de Impacto. “

das OSCs Conversaram com 3 ou mais pessoas Instituto Bancorbrás | 39


Depoimentos:

“Estamos implementando as modificações necessárias na nova lei de proteção de dados e estamos utilizando vários indicadores e dicas oferecidas nos encontros e bate-papos no sentido de profissionalizar a administração da instituição de forma a facilitar o controle e a eficiência de todo o processo.” (LGPD, Dados e Indicadores)

Com a influência da Rede de Impacto PAIS:

95% das OSCs se sentiram mais próximas de outra organização

40 | Relatório de Atividades

73% das OSCs ofereceram ajuda a outra OSC da Rede

#Prática

59% das OSCs pediram ajuda a outra OSC da Rede

91% das OSCs

18% realizaram parceria com outra OSCs da Rede

informaram que utilizaram no dia a dia uma boa prática em gestão que aprenderam com outra OSC da Rede de Impacto PAIS.


JORNADA DE INOVAÇÃO A Jornada de Inovação foi criada para fomentar a inovação das OSCs participantes da Rede PAIS a partir de um novo modelo de apoio a projetos baseado em um funil, que buscou capturar ideias e projetos, com um filtro que selecionou os melhores ou a melhor solução. Uma característica importante desse modelo é a redução de riscos para os investidores. Foi lançado um Edital de Seleção para as instituições participantes da Rede PAIS, em que elas poderiam inscrever projetos de impacto na comunidade. Foram selecionadas cinco iniciativas, sendo elas: •

Projeto Pensando no Amanhã, da Associação Santa Luzia, de Embu das Artes/SP.

Projeto Aprendendo+, da APABB, de Brasília/DF.

Projeto Cooperativa do Sabão, de Samambaia/DF.

Projeto Cuidar de Quem Cuida, da Foco Empreendedor, de Santa Cruz do Sul/RS.

Projeto Tech Woman, da Junior Achievement, de Brasília/DF.

Beneficiários pelo projeto

Instituto Bancorbrás | 41


Números das principais etapas do funil

45 13 10

1 projeto

13 projetos Inscritos 10 projetos pré-selecionados

5

5 projetos selecionados e acelerados

5

5 projetos finalistas

apoiado - Cooperativa do Sabão

Durante o processo, as OSCs foram assessoradas por profissionais da Phomenta, responsáveis por guiar o processo de validação e experimentação utilizando o Design Thinking, com um capital semente para utilização nos experimentos e testes. O processo durou dez semanas e contou com a aceleração

42 | Relatório de Atividades

45 OSCs na comunidade

dos projetos e o apoio no desenvolvimento de soluções, por meio de encontros e assessorias individuais. A finalização da jornada se deu pelo Demo Day, com a apresentação dos projetos a uma banca avaliadora, que selecionou a iniciativa Cooperativa do Sabão, da Rugby Samambaia/DF, para


receber o capital semente, no valor de R$ 30.000,00. Conheça o projeto:

Projeto Cooperativa do Sabão

Problema O Morro do Sabão continua invisibilizado na região e os moradores sofrem ameaças de desocupação acusados de risco ambiental. Visão de Impacto Morro do Sabão ganha visibilidade após constituir cooperativa de economia solidária para geração de renda e fortalecimento da economia local. Solução

Cooperativa de economia solidária com foco em qualificação profissional e geração de renda para comunidades em situação de vulnerabilidade social.

Projeto Cooperativa do Sabão

Instituto Bancorbrás | 43


Abrangência da Jornada de Inovação Social

2 Estados +DF

Estados com OSCs participantes Embu das Artes - SP Brasília - DF Santa Cruz do Sul - RS

21 Empreendedores

5 OSCs

3 Cidades

Sociais

Em quatro anos, o PAIS já beneficiou 99 instituições e 93.204 pessoas indiretamente. Com as técnicas aprendidas no programa, as organizações conseguiram captar R$ 3.716.069,94 para investir em seus projetos sociais.

44 | Relatório de Atividades


BANCORBRÁS SOCIAL - 2.221 BENEFICIADOS DIRETA E INDIRETAMENTE

O projeto influenciou na captação de

R$

869.975,52

DEPOIMENTOS DAS ORGANIZAÇÕES PARTICIPANTES (ANÔNIMOS):

“Foi muito bom, ótimo na verdade. Reiterando a dinâmica dos conteúdos, a forma de ser tratada a formação e sua execução, principalmente, o acompanhamento individual após cada etapa, fez e tem tido um efeito de ganho para mim, em especial. Também consegui aplicar isso dentro da OSC. Se fosse possível, iria continuar a aprofundar nessa forma de trabalho.” Instituto Bancorbrás | 45


“Foi possível ver a nossa integração dentro da ONG aplicando as ferramentas que aprendemos. Estávamos perdendo voluntários por falta de incentivo, falta de maturidade da organização e agora são pessoas engajadas e colocando em prática ideias e projetos. Show!”

Participantes do projeto, equipe da Phomenta e do Instituto Bancorbrás.

46 | Relatório de Atividades


Os depoimentos de quem participou relatam como o projeto tem importância e impacto significativo. As mudanças no cotidiano das instituições beneficiadas, após as aprendizagens, são estruturantes e trazem resultados positivos na gestão, captação de recursos, comunicação, entre outros aspectos inerentes ao empreendedorismo social desenvolvido por elas. Com a execução da Phomenta, o projeto beneficiou 15 instituições, sendo impactados, diretamente, 30 profissionais do Terceiro Setor e, in-

diretamente, 2.131 pessoas. O modelo online foi mantido com o incremento de melhorias, como: processo seletivo com mais etapas e interações com OSCs de edições passadas. O projeto foi lançado no segundo semestre de 2021 com o objetivo de capacitar as lideranças das organizações em gestão, inovação e captação de recursos. Seguindo os objetivos estratégicos da Bancorbrás, a iniciativa foi realizada no estado de Goiás. Ao todo, 121 organizações se inscreveram para participar do projeto.

Organização por etapado funil

121 79

Número de organizações inscritas na página do projeto na web Número de organuizações que participaram da sessão explicativa

60

Número das organizações que enviaram pelo menos parcialmente os formularios

44

Números de organizações que enviaram todos os formulários

Instituto Bancorbrás | 47


Inscrições válidas x inválidas

79,3% 96 inscrições válidas

20,7% 25 inscrições inválidas

O processo de seleção incluiu uma análise documental e das informações prestadas pelas instituições, além da realização da Sessão Explicativa, um encontro online e ao vivo, com duração de 1 hora, em que reuniu o grupo de organizações durante o processo de seleção com objetivo de apresentar, com mais detalhes, os benefícios do projeto e as etapas do processo de seleção.

Abrangência 2021 Goiânia - 7 OSCs Aparecida de Goiânia - 3 OSCs Caldas Novas - 2 OSCs Anápolis - 1 OSCs Alto Paraíso de Goiás - OSCs Inhumas - 1 OSCs

48 | Relatório de Atividades

15 6 cidades

OSCs


Processo de Aceleração Módulo 0 Início do projeto com ambientação da metodologia de ensino e ferramentas digitais.

Roda de Avaliação Momento de coleta dos resultados do projeto no âmbito individual e organizacional.

Diagnóstico de maturidade organizacional t0 Autoavaliação da organização, auxiliando no processo de adaptação dos conteúdos no momento inicial t0.

Evento de Encerramento Apresentação das OSCs pré-selecionados e seleção o da vencedora para receber o capital semente de apoio na execução do projeto.

Entrevista

Módulo 1, 2, 3 e 4

Um encontro individual da organização com a Phomenta e o Instituto para conhecer mais a fundo a OSC, seu trabalho e as motivações para participar do projeto.

Encontros online ao vivo, assessorias individuais, apoio nas atividades e Rodas de Conversa para aprofundar conteúdos. O módulo 4 contou com o lançamento do edital interno.

Diagnóstico de maturidade organização t1 Auto avaliação da organização após encerramento do projeto no momento final t1.

Kit Final As organizações recebem ao final do projeto, materiais impressos para que continuem colocando as ferramentas em ação.

Instituto Bancorbrás | 49


Com a influência do projeto:

das OSCs Aumentaram o número de doadores

83% das OSCs Aumentaram a transparência

das OSCs Aumentaram o número de voluntários

das OSCs Conseguiram ao menos 2 parcerias

das OSCs Aumentaram o uso de ferramentas digitais

em redes sociais/site

Parcerias Foram mapeadas um total de 56 parcerias com a influência do projeto, sendo que: 100% das OSCs conseguiram pelo menos 2 parcerias. Além disso, 67% das OSCs conseguiram 3 parcerias ou mais . *

32% 0%

2 parcerias

42% 3 ou mais parcerias

25% 10 ou mais parcerias

Nenhuma ou 1 parceria

Número de parcerias por influência do projeto

50 | Relatório de Atividades

Porcentagem de OSCs

66%

90%

100% 100%


CAPITAL SEMENTE O projeto contou com um edital de seleção para recebimento de capital semente, no valor de R$ 20.000,00, a ser investido em uma iniciativa de impacto, em 2022. Cinco instituições participaram do processo que incluiu assessorias e mentorias individuais com profissionais da Phomenta. Ao final do projeto, as cinco organizações apresentaram suas iniciativas a uma banca avaliadora, no Demo Day do Bancorbrás Social, realizado em dezembro. O projeto vencedor foi o Semeando Prosperidade, da EcomAmor, de Goiânia/DF. Conheça mais sobre o empreendimento: Equipe da EcomAmor

Instituto Bancorbrás | 51


O projeto tem três frentes: implementação do site da organização na língua inglesa, para angariar recursos internacionais; contratação de um profissional focado em captação de recursos; e a realização de uma campanha de arrecadação de doações via imposto de renda de pessoas físicas. A estimativa é que R$ 100 mil sejam captados durante os meses de execução do projeto e que 630 educadores e 1.920 estudantes da rede pública de ensino de Goiás sejam impactados diretamente para a construção de escolas mais saudáveis e sustentáveis. 52 | Relatório de Atividades


TIME DA MUDANÇA SOCIAL 90 BENEFICIADOS

Após ser escolhido em 2020 para receber um capital semente de R$ 10.000,00 a ser investido em 2021, o Instituto Esporte Mais teve como objetivo implementar um método eficaz de captação de recurso e aumentar a receita da instituição. Para isso, estabeleceu cinco metas para o ano, sendo: 1ª - Automatizar a captação de recursos por meio da plataforma Doare, no plano básico. 2ª - Contratação de um profissional dedicado exclusivamente para a captação de recursos. 3ª - Captar 115 doadores recorrentes para contribuir na sustentabilidade financeira da organização. 4ª - Atingir uma meta mínima mensal para garantia dos recursos necessários à administração do Instituto Esporte Mais: Quantidade de doadores mensais (meta)

Valor por pessoa

Total (meta)

30

R$10,00

R$300,00

30

R$15,00

R$450,00

30

R$12,00

R$360,00

15

R$50,00

R$750,00

10

R$100,00

R$1.000,00

Total - 115 doadores

R$2.860,00

5ª - Dar transparência aos recursos recebidos e divulgar as histórias de transformação causadas pela atuação da instituição. Com as implementações, o projeto conseguiu beneficiar 90 meninas e mulheres diretamente, e indiretamente, 270 pessoas. Instituto Bancorbrás | 53


COMUNICAÇÃO COM OS DOADORES

Estratégias de Divulgação Contatos Realizados

1600 contatos realizados de fevereiro a julho

WhatsApp, e-mail marketing, ligação telefônica, mídias digitais, site

Ferramentas

Emails 600 emails enviados

54 | Relatório de Atividades


RESULTADOS DE FEVEREIRO A JULHO DE 2021 - TIPOS DE DOAÇÃO

24 Doações recorrentes

76 Doações Pontuais

ORIGEM DAS DOAÇÕES R$

535.233,24

81% * Fundação / Instituição / Empresa

Arrecadado no período 2021.1

1% Outros

17% 1%

Voluntariado

Pessoas Físicas

Instituto Bancorbrás | 55


DEPOIMENTO

Ficamos muito felizes por ter participado e ganhado no ano de 2020 o capital semente no projeto de aceleração do Instituto Bancorbrás. Essa é uma iniciativa que apoia Organizações da Sociedade Civil (OSCs) com capacitações nas áreas de governança, financeira, captação de recursos e comunicação, com o objetivo principal de promover o protagonismo e a sustentabilidade das OSCs beneficiadas. Com o apoio do Bancorbrás Social implementamos em 56 | Relatório de Atividades


2021, pela primeira vez, um programa de doação recorrente no Instituto Esporte Mais - IEMais. Assim, conhecido como o Time da Mudança Social: você doa e a gente transforma o mundo pelo esporte, foi possível experimentar e validar o nosso relacionamento com o doador. Por meio de suas doações, oportunizaram um amanhã diferente para muitas mulheres e famílias assistidas pelo IEMais, minimizando os impactos negativos da pandemia e garantindo que a instituição continuasse com as portas abertas promovendo ações de impacto social por meio do esporte. Agradecemos muito ao Instituto Bancorbrás e à Phomenta pelos 5 meses de aprendizado que nos fez conquistar voos maiores. Gratidão. Patrícia Távila - Diretora de Desenvolvimento Institucional Em três edições do projeto, o Bancorbrás Social já impactou 41 organizações, dos estados de São Paulo, Ceará, Paraíba e Goiás, beneficiando 7.523 pessoas. Juntas, essas instituições conseguiram captar R$1.212.795,00 convertidos em receita para a manutenção dos projetos sociais realizados. Instituto Bancorbrás | 57


CAPACITA BANCORBRÁS - 147 BENEFICIADOS

Profissionais do Terceiro Setor em formação do projeto

58 | Relatório de Atividades


O projeto tem o objetivo de capacitar e fomentar profissionais do Terceiro Setor com temas voltados para gestão, inovação, captação de recursos e metodologias pedagógicas, que contribuam no impacto positivo das ações desenvolvidas nas organizações sociais. Além disso, tem a proposta de: •

Oportunizar o autoconhecimento, o desenvolvimento de lideranças e do empoderamento dos participantes.

Subsidiar as práticas pedagógicas no âmbito da educação social.

Promover a integração e troca de experiências entre os participantes.

Contribuir com a melhoria da qualidade e eficiência da gestão de organizações e programas sociais.

Fomentar boas práticas que possibilitem o aumento da base de recursos e a sustentabilidade das organizações.

Em 2021, 147 profissionais do Terceiro Setor participaram do projeto, que foi realizado em dois módulos: um voltado para educadores sociais e outro para gestores sociais. O primeiro módulo, promovido nos dias 2 e 9 de setembro de 2021, com carga horária de 4 horas, teve o tema voltado ao ensino remoto na educação social, abordando os principais desafios desse formato, além do compartilhamento de métodos, técnicas, plataformas e jogos que possibilitam a inclusão dos beneficiários. A facilitadora foi a especialista em Gestão de Pessoas e Psicopedagogia, Maibi Mascarenhas.

Instituto Bancorbrás | 59


Profissionais do Terceiro Setor em formação do projeto

60 | Relatório de Atividades


O segundo módulo foi voltado para Planejamento Estratégico com ênfase em Gerenciamento de Riscos. Realizado nos dias 14 e 16 de setembro de 2021, com duração média de 3 horas em cada encontro, teve como objetivo auxiliar as organizações sociais a planejarem ações para a retomada das atividades pós-pandemia e também buscar maior sustentabilidade, com a possibilidade de captação de recursos por meio de ações estratégicas. Para ministrar o conteúdo, foi escolhida a profissional Joana Araujo, da IB Geração de Impacto, Especialista em Projetos Sociais e Políticas Públicas.

Conforme gráfico abaixo, a maioria dos participantes são do módulo voltado para gestores, cuja temática trabalhada foi o Planejamento Estratégico com ênfase em Gerenciamento de Riscos. Total de participantes por módulo

Panorama Capacita Bancorbrás - Educadores Sociais dias 2 e 9/9 Gestores Sociais 14 e 16/9 Total de Pessoas impactadas

147

Módulo Educadores Sociais e Professores

49

Módulo Gestores Sociais

98

TOTAL DE PARTICIPANTES POR MÓDULO

66,7% MÓDULO GESTORES

33,3 % MÓDULO EDUCADORES

Instituto Bancorbrás | 61


Devido a abrangência do projeto ser nacional e em formato online, a edição 2021 conseguiu inscritos de 15 estados mais o Distrito Federal, alcançando as cinco regiões do Brasil, como demonstrado abaixo: Estado Amazonas (AM)

1

Bahia (BA)

18

Ceará (CE)

12

Distrito Federal (DF)

58

Goiás (GO)

12

Maranhão (MA)

2

Minas Gerais (MG)

15

Paraná (PR)

1

Pernambuco (PE)

3

Piauí (PI)

1

Rio de Janeiro (RJ)

3

Rio Grande do Norte (RN)

2

Rio Grande do Sul (RS)

1

Rondônia (RO)

1

Santa Catarina (SC)

2

São Paulo (SP)

15

Alcance total = 16 estados

62 | Relatório de Atividades


A metodologia utilizada para a avaliação dos módulos realizados foi a Net Promoter Score - NPS. A escala de classificação é a seguinte: • Excelente (promotores) – NPS entre 75 e 100; • Muito bom (promotores) – NPS entre 50 e 74; • Razoável (passivos/neutros) – NPS entre 0 e 49; • Ruim (detratores) – NPS entre -100 e -1. As avaliações foram realizadas ao final de cada encontro, por meio de formulário digital. As perguntas do questionário foram para avaliação geral do projeto, conteúdo ministrado e a metodologia utilizada. O NPS alcançado foi de 90.37% na questão que perguntou ao participante se ele indicaria o projeto. Já para o conteúdo ministrado, a nota geral foi de 97,86% e para a metodologia das facilitadoras, a nota foi de 95,72%. Conclui-se então que, para todos os critérios, a avaliação foi na escala de excelência, em que os participantes são classificados como promotores do projeto.

Abrangência territorial do projeto

Amazonas (AM) Bahia (BA) Ceará (CE) Distrito Federal (DF) Goiás (GO) Maranhão (MA) Minas Gerais (MG) Paraná (PR) Pernambuco (PE) Piauí (PI) Rio de Janeiro (RJ) Rio Grande do Norte (RN) Rio Grande do Sul (RS) Rondônia (RO) Santa Catarina (SC) São Paulo (SP)

20

40

60

Instituto Bancorbrás | 63


EDUCAÇÃO

111 IMPACTADOS NOTAS E CANÇÕES 92 BENEFICIADOS O projeto busca oferecer a inclusão social por meio da música, a formação artística, cultural e social de crianças e adolescentes moradores da Cidade Estrutural/DF, além de contribuir para criação de vínculos afetivos entre os beneficiados por meio da interação social. Teve início em 2012, em parceria com o Instituto Reciclando Sons – IRS.

64 | Relatório de Atividades

Beneficiários do projeto em momento de aula presencial


Em 2021, o IRS manteve a atuação em formato online, buscando implementar as vídeoaulas, por meio do canal da instituição no YouTube. Os educadores desenvolveram os conteúdos programados em formato de vídeos, que foram compartilhados com os beneficiários também pelo WhatsApp.

Beneficiada participando das oficinas em formato online, no laboratório da instituição.

Instituto Bancorbrás | 65


Foram promovidas três oficinas socioeducacionais, que atenderam 92 beneficiários, sendo elas: •

Educadora do projeto com parte das crianças beneficiadas.

66 | Relatório de Atividades

Oficina de musicalização infantil: atendeu 18 crianças de 7 a 10 anos. A atividade teve o objetivo de trabalhar o conteúdo de maneira lúdica, com atividades interativas como canto, contação de histórias, produção de instrumentos reciclados, composição de músicas, entre outras. Carga horária de 140 horas no ano.

Oficina de formação instrumental, práticas musicais em canto coral e instrumento de cordas: atendeu 70 adolescentes com idade entre 11 a 16 anos. Por meio das atividades realizadas durante o ano, os beneficiários puderam desenvolver a memória fotográfica, com fotos, apresentações e slides; auditiva, com sons diversos; cognitiva e motora, com atividades para melhorar a digitação no instrumento, além de contribuir para a ampliação da cognição interpessoal, lógica, linguística e artística dos atendidos. Promoveu a expressão, a interação, a aprendizagem, experiências lúdicas e socializadoras, o estímulo do saber individual e coletivo e o fortalecimento dos vínculos comunitários. Carga horária de 1.216 horas no ano.

• Oficina de vivências musicais: atendeu 70 crianças e adolescentes de 11 a 16 anos, com o objetivo de envolver os beneficiários em uma experiência dinâmica de aprendizado teórico contextualizado. Promoveu a expressão, a interação, a aprendizagem, por meio de experiências lúdicas e socializadoras, com o estímulo do saber individual e coletivo e o fortalecimento dos vínculos sociais e comunitários. Carga horária de 444 horas no ano.


DEPOIMENTO

Sou muito grata ao Instituto Reciclando Sons. Foi por meio dele que aprendi que antes de qualquer coisa devemos cuidar de nós e da nossa saúde, para podermos nos dedicar aos filhos e maridos nos valorizar enquanto mulheres e mães de família. É tanta coisa que eu poderia escrever para agradecer. Sei que posso contar com o instituto sempre!

Instituto Bancorbrás | 67


Perfil dos atendidos

82,1%

GÊNERO

17,9%

SE IDENTIFICAM COM O GÊNERO FEMININO

SE IDENTIFICAM COM O GÊNERO MASCULINO

1,5% NÃO-BINÁRIO

COMO VOCÊ CONHECEU O PROJETO NOTAS & CANÇÕES?

POR QUE VOCÊ SE INCREVEU NO PROJETO NOTAS & CANÇÕES?

28,60%

DECLARARAM QUE CONHECERAM POR MEIO DAS MÍDIAS SOCIAIS

78% DOS RESPONDENTES RELATARAM QUE FORAM OS/AS RESPONSÁVEIS QUE INCREVERAM NO NOTAS & CANÇÕES

67,9% 68 | Relatório de Atividades

POR MEIO DO GRUPO DE CONVIVÊNCIA

22% SE INCREVERAM PORQUE JÁ TINHAM OUVIDO FALAR DO INSTITUTO RECICLANDO SONS


O QUE TE MOTIVOU A CONTINUAR NO PROJETO NOTAS & CANÇÕES?

57,1%

3,6%

RESPONDERAM QUE O QUE MOTIVOU A CONTINUAR FOI PODER FAZER MÚSICA

PARTICIPAR DOS EVENTOS FOI A MOTIVAÇÃO PARA CONTINUAR

39,3% A CONVIVÊNCIA COM A EQUIPE MOTIVOU A CONTINUAR NO PROJETO

O QUE VOCÊ MAIS GOSTOU DE FAZER NO PROJETO NOTAS & CANÇÕES?

QUAL CARREIRA PROFISSIONAL VOCÊ DESEJA SEGUIR?

21,4%

100%

RESPONDERAM CANTAR

RESPONDERAM SER MÚSICOS/MUSICISTAS

78,6% RESPONDERAM TOCAR INTRUMENTOS

Instituto Bancorbrás | 69


A APRENDIZAGEM NO PROJETO NOTAS & CANÇÕES LHE OFERECEU OPORTUNIDADE DE CRESCIMENTO HUMANO, INTELECTUAL E PROFISSIONAL?

96,4% RELATARAM SIM COMPLETAMENTE

3,6% SIM PARCIALMENTE

QUANDO PERGUNTADO, QUAIS MUDANÇAS PUDERAM SER OBSERVADAS A PARTIR DO PROJETO NOTAS & CANÇÕES?

35%

OBSERVARAM O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES

20%

MELHORIA NA FALA

70 | Relatório de Atividades

9,9% MELHORIA NO RELACIONAMENTO FAMILIAR

10,5% MELHORIA NA ORGANIZAÇÃO PESSOAL

25%

HOUVE UMA MELHORIA DO APRENDIZADO NA ESCOLA

SOBRE O RENDIMENTO ESCOLAR, OS RESPONSÁVEIS AFIRMARAM QUE OS/ AS USUÁRIOS(AS) APRESENTARAM:

35%

MELHORIA NO COMPORTAMENTO EM SALA DE AULA

30%

MELHORIA NA CONCENTRAÇÃO

10,5% MELHORIA NA PARTICIPAÇÃO DAS ATIVIDADES ESCOLARES

25% MELHORIA NA NOTA ESCOLAR


O ATENDIMENTO REALIZADO PELO SERVIÇO SOCIAL ATENDEU ÀS SUAS NECESSIDADES?

86,7%

14,3% SIM, PARCIALMENTE

SIM, TOTALMENTE

AVALIAÇÃO DOS ATENDIDOS O Instituto Reciclando Sons realiza, de forma rotineira, avaliações das oficinas promovidas. Os beneficiários respondem questionários que levantam indicadores de qualidade do projeto. Os principais resultados são:

ACONTECEU NO PROJETO Foram realizadas oito atividades interdisciplinares durante o ano, sendo: •

No Dia Nacional de Combate ao Bullying e à Violência nas Escolas foi promovida uma apresentação teatral surpresa: com o objetivo de orientar sobre como agir diante de situações de violência entre os colegas.

Em lembrança ao Dia Nacional de Combate a Violência Sexual de Crianças e Adolescentes: foi produzido um vídeo explicativo, além de atividades como desenhos, redações e histórias em quadrinhos sobre a temática.

Setembro Amarelo: foi promovida uma roda de conversa que abordou o tema do suicídio, focando em doenças de cunho emocional, como ansiedade e depressão.

Boas Práticas na Cozinha: foi realizada uma palestra sobre as boas práticas ao cozinhar, trazendo atitudes mais e menos seguras nesse ambiente. Os alunos produziram o lanche da atividade, sendo um cupcake para cada um. Instituto Bancorbrás | 71


O Dia das Crianças foi realizado no dia 13 de outubro, sendo um dia especial com brincadeiras, pintura de rosto e brinquedos infláveis. Para a ocasião, o Instituto Bancorbrás contribuiu com a distribuição de uma lembrança para as crianças, além de um kit lanche, com pipoca e donuts.

Crianças beneficiadas em ação interdisciplinar

72 | Relatório de Atividades


No Outubro Rosa, em parceria com a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Brasília, o Instituto Bancorbrás promoveu uma palestra destinada ao público feminino atendido na instituição, sobre a importância do diagnóstico precoce e tratamento do câncer de mama e do colo do útero.

Para a Formatura, a turma foi dividida em grupos para a participar presencialmente e evitar aglomerações. Cada beneficiário recebeu o certificado e uma lembrança na ocasião. Além da ação presencial na instituição, o evento foi transmitido em formato de live pelo canal oficial do Instituto Reciclando Sons, no YouTube, com apresentações musicais e mensagens do Vice-Diretor do Instituto Bancorbrás, Cláudio Roberto, e da gestora Roberta Abreu.

A Semana Interdisciplinar foi realizada em dezembro com diversas atividades motivacionais e uma palestra sobre Preconceitos Estruturais, ministrada pela assistente social da instituição. As ações foram realizadas em formato online.

Participantes da ação Outubro Rosa

Instituto Bancorbrás | 73


PROGRAMA ADOTE UM ESTUDANTE - 19 BENEFICIÁRIOS O programa Adote um Estudante oferece assistência a universitários em situação de vulnerabilidade social que estejam devidamente matriculados em universidades públicas. Os estudantes beneficiados são estimulados pelo Instituto Bancorbrás a participarem de ações sociais próprias e das ações promovidas pela Empresa.

PROJETOS: BOLSA UNIVERSITÁRIA - 9 BENEFICIADOS Trata-se de concessão de auxílio financeiro para alimentação e transporte, além de acompanhamento social do Instituto, para a conclusão da graduação. Em 17 anos de existência, já foram apoiados mais de 29 estudantes universitários, nas mais diversas formações como: Medicina, Medicina Veterinária, Letras, Música, Ciências Naturais, Geografia, Arquitetura e Urbanismo, Pedagogia, entre outros. Em 2021, foram beneficiados 9 estudantes em 5 diferentes estados federativos: Brasília, Minas Gerais, João Pessoa, Goiânia e São Paulo. Desses, três finalizaram sua graduação no segundo semestre, possibilitando a inserção de novos acadêmicos.

74 | Relatório de Atividades


Instituto Bancorbrás | 75


Atualmente, o projeto atende 9 jovens, sendo:

76 | Relatório de Atividades

Cecília Gabriella Coimbra, estudante de Engenharia Química, na Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, Belo Horizonte/MG;

Flaviane Marques de Assis, estudante de Medicina, na Universidade Federal de Goiás – UFG, Goiânia/GO;

Frank Lucas Xavier, estudante de História, na Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, Belo Horizonte/MG;

Isa Viviane Queiroz Silva, estudante de Música, na Universidade Federal da Paraíba – UFPB, João Pessoa/PB;

Kananda Gabryelle dos Reis Sousa, estudante de Terapia Ocupacional, na Universidade de Brasília – UnB, Brasília/DF;

Larissa Silva Nelo Oliveira, estudante de Medicina Veterinária, na Universidade Federal da Paraíba – UFPB, João Pessoa/PB;

Luiz Felipe Brito Silva, estudante de Geografia, na Universidade de São Paulo – USP, São Paulo/SP;

Marianne Tomaz Porto, estudante de Arquitetura e Urbanismo, na Universidade Federal de Goiás – UFG, Goiânia/GO;

Rafael Ramos Ribeiro, estudante de Letras, na Universidade de Brasília – UnB, Brasília/DF.


Encontro de estudantes com a presença do Diretor-Presidente da Bancorbrás, Sr. Victor Arantes e do Vice-Diretor do Instituto Bancorbrás, Sr. Claudio Roberto, além dos beneficiários e equipe do Instituto.

Instituto Bancorbrás | 77


Com a realidade estudantil impactada pela pandemia, as universidades parceiras aderiram às aulas online. Os estudantes beneficiados precisaram se adaptar ao novo formato, assim como o acompanhamento social do Instituto. Para promover um monitoramento mais próximo, foram realizados 10 encontros virtuais com a participação dos estudantes, da assistente social do Instituto e demais colaboradores, além de convidados. O protagonismo dos estudantes foi crescente durante o ano. Os temas dos encontros foram propostos pelos mesmos, que ainda foram facilitadores de assuntos que tinham domínio. Alguns dos temas abordados e os responsáveis pela facilitação foram: •

Otimizadores de tempo e rotina - estudantes Cecília Gabrielle e Marianne Tomaz.

Técnicas de relaxamento, leitura e concentração nos estudos - estudantes Kananda Reis e Flaviane Marques.

As dificuldades dos estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica em universidades públicas - estudantes Rafael Ramos e Luiz Felipe Brito.

As dificuldades educacionais na Pandemia e ferramentas para organização da rotina de trabalho, estudos e estágio estudantes Larissa Nelo e Frank Lucas Xavier.

A vivência universitária, a profissão e os impactos da pandemia no cotidiano universitário - Todos os universitários beneficiados.

78 | Relatório de Atividades


Um diferencial no relacionamento em 2021 foi a aproximação dos estudantes beneficiados pelos projetos Bolsa Universitária e Identidade Cidadã. Foram realizados três encontros para promover o intercâmbio sociocultural entre os jovens que têm muito em comum. Destaca-se a realização do Encontro Natalino, planejado pelos estudantes dos dois projetos, em que foram apresentados os principais resultados e os impactos dos projetos.

Encontro Natalino com a presença de estudantes beneficiários do Bolsa Universitária e do Identidade Cidadã, equipe do Instituto Bancorbrás e demais convidados.

Instituto Bancorbrás | 79


Cecilia Gabriella Oliveira Coimbra

80 | Relatório de Atividades


“Olá! Sou a Cecília. Tenho 20 anos, sou aluna de Engenharia Química do 4° período na Universidade Federal de Minas Gerais e sou contemplada pelo programa Adote um Estudante da Bancorbrás. Como aluna de baixa renda, o programa é um auxílio muito importante para mim, pois me ajuda em várias dificuldades no meu dia a dia. Com a bolsa oferecida pelo programa, consegui adquirir meu primeiro notebook, que sempre foi necessário e agora é imprescindível nesse momento de pandemia e aulas online. O programa teve e tem impacto em diversas áreas da minha vida acadêmica e pessoal e sou grata por ser contemplada, já que me ajuda a estudar com mais tranquilidade.” Estudante de Engenharia Química/UFMG Instituto Bancorbrás | 81


IDENTIDADE CIDADÃ 10 BENEFICIADOS Projeto realizado em parceria com a Faculdade UnB de Planaltina/DF, em que o Instituto Bancorbrás concede uma bolsa-auxílio mensal para estudantes em situação de vulnerabilidade social e que realizam projetos de extensão universitária na comunidade. Em 2021, 10 estudantes foram beneficiados. Confira os projetos empreendidos por eles: Informãos: tem como objetivo divulgar conhecimento científico por meio da LIBRAS, produzindo vídeos e videotextos acessíveis com QR Codes, tornando possível que mais pessoas tenham acesso ao conhecimento produzido no âmbito do Projeto. Bolsistas responsáveis: Karen Cristina Afonso da Silva, Lauanda Stephany Almeida Cavalcante de Souza e Nathália Alves de Aguiar. EducAção: é um curso que visa qualificar os jovens de Planaltina/DF e região, interessados em realizar provas para vestibulares, ENEM e/ou PAS. O curso é gratuito e tem como público preferencial, estudantes da rede pública de ensino e de baixa renda. Bolsista responsável: Lauanda Stephany Almeida Cavalcante de Souza. Festa de Natal na Escola Municipal Flor do Cerrado

CiênciaVerso: promove atendimento educacional especializado tanto no âmbito da complementação quanto da suplementação curricular aos estudantes com deficiências, transtornos e/ou altas habilidades/superdotação. Bolsista responsável: Tamires Gomes Correia. Projetos Interdisciplinares: promove atividades que valorizam a voz de cada participante e seu contexto de vida no atual momento, de modo que os processos educacionais sejam entendidos, também, como oportunidades de pro-

82 | Relatório de Atividades


moção de saúde e bem-estar integral. O projeto é voltado para estudantes de 4º e 5º anos da Escola Municipal Flor do Cerrado, localizada na área rural de Planaltina de Goiás/GO. Bolsistas responsáveis: Raimunda Leila José da Silva e Naraline Martins Machado. Podcast: promovem a socialização de informações, conhecimento e experiências por meio de entrevistas, em áudio, e buscam dar espaço a diferentes pessoas e contextos da vida real. Bolsistas responsáveis: Erick Lucas Castro Germano, Lucas da Silva Rosa e Silvia Ferreira dos Reis. Audiovisual: promove a edição de vídeos e a promoção de lives com profissionais especialistas em temáticas relacionadas à inclusão em diferentes contextos. Bolsistas Responsáveis: Wallisson Nunes Da Silva e Erick Lucas Castro Germano. Projeto Socioeducacional PertenSer: promove contextos de diálogo e colaboração com adolescentes que cumprem medidas socioeducativas em meio aberto. Bolsista Responsável: Silvia Ferreira dos Reis. Projeto Acolhimento Interpessoal: promove intervenções no contexto educacional, que favorecem a promoção da saúde mental. Bolsista Responsável: Tamires Gomes Correia. Em 2021, foram realizados quatro encontros com os estudantes, sendo que um foi compartilhado com os beneficiários do Bolsa Universitária. Das atividades apoiadas, destaca-se a Festa de Natal Solidário, realizada na Escola Municipal Flor do Cerrado, em que os estudantes promoveram atividades recreativas, além da entrega de presentes natalinos.

Festa de Natal na Escola Municipal Flor do Cerrado

Instituto Bancorbrás | 83


CIDADANIA PROGRAMA EU ABRAÇO ESSA CAUSA 16.805 IMPACTADOS O programa Eu Abraço Essa Causa tem o objetivo de propagar os princípios e as práticas de cidadania, sustentabilidade e de voluntariado para os públicos internos e externos da Bancorbrás. Além disso, oferece auxílio para instituições sociais, possibilitando a melhoria no serviço prestado para seus beneficiados. Voluntários do programa na ação Amor na Panela

84 | Relatório de Atividades


PROJETOS: VOLUNTÁRIOS BANCORBRÁS 504 BENEFICIADOS Tem o objetivo de estimular e oferecer ao público interno da Bancorbrás a possibilidade de exercer a cidadania, por meio do trabalho voluntário estruturado. O principal desafio do projeto foi manter o engajamento dos voluntários, pois devido à pandemia, todos estavam envolvidos em diversas atividades virtuais, o que causou um “desgaste por telas”. Foram promovidas cinco atividades ao longo do ano, com o envolvimento de 49 voluntários e 455 pessoas em situação de vulnerabilidade social beneficiadas. A primeira ação foi o Encontro de Voluntários, realizado em 12 de março, pela plataforma Zoom, com a participação de 38 voluntários. O Comitê de Voluntariado teve participação ativa no planejamento e desenvolvimento da ação.

Instituto Bancorbrás | 85


CAFÉ COM PROSA O evento foi um bate-papo com a temática Saúde mental em tempos de pandemia: um desafio para as organizações. Nesse encontro, o Instituto mediou o diálogo entre três convidadas, a Amanda Meneguzzo, a Soraya Kátia e a Flávia Arruda, todas profissionais da área de psicologia. Elas trouxeram os principais desafios que o distanciamento social trouxe para a saúde mental, principalmente de profissionais do Terceiro Setor, em que o trabalho exige maior contato humano. Na oportunidade, os participantes trouxeram as suas dificuldades com a dinâmica de teletrabalho, o esfriamento das relações e as dificuldades em se concentrar em si, para processar os sentimentos e angústias causados pelo cenário atual.

86 | Relatório de Atividades


Instituto Bancorbrás | 87


88 | Relatório de Atividades


Cada voluntário inscrito recebeu em sua residência, uma caneca personalizada do projeto, recheada com bombons. Os colaboradores da Matriz receberam o brinde por meio da visita de dois colaboradores do Instituto e aqueles das Filiais, pelos Correios, com uma embalagem exclusiva. O evento aconteceu de forma lúdica, com muita alegria e descontração, por meio de um teatro virtual, com a personagem Pietra Zanini, da Cia Educa Vida. Na oportunidade, foi falado sobre a importância do voluntariado na sociedade; o protagonismo em suas ações; bem como a realização de quiz para a interação dos participantes. Sorteios de três vales-presente nos valores de R$ 150,00, R$ 100,00 e R$ 50,00 foram realizados com o intuito de animar ainda mais o evento e proporcionar a movimentação de marcações nas redes sociais. Os voluntários avaliaram positivamente o evento, com elogios e pedidos de novas ações.

Entrega do brinde ao Embaixador do Comitê de Voluntariado, José Augusto.

Instituto Bancorbrás | 89


90 | Relatório de Atividades


CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS - CONTA COMIGO QUE EU TE CONTO UMA HISTÓRIA Esta atividade foi realizada entre os dias 21 e 25 de junho e também teve a participação ativa do Comitê de Voluntariado no planejamento. A ação foi realizada em duas instituições do DF, sendo: Lar de São José, que atende 70 crianças e adolescentes de 0 a 18 anos, em Ceilândia; e a Casa de Ismael, que atende crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social, na Asa Norte. A ação consistiu em contação de histórias, em formato virtual, pelo Google Meet, em que o voluntário contou histórias infantis de forma lúdica com fantasias, pintura de rosto, fantoches, instrumentos musicais e etc. Ao todo, 10 voluntários participaram da ação. O Instituto fez uma doação de R$ 200,00 para cada instituição, com o intuito de proporcionar um lanche para as crianças ao final da atividade.

Instituto Bancorbrás | 91


COMEMORAÇÃO DO DIA NACIONAL DO VOLUNTÁRIO

Danyelle Amaral, colaboradora que palestrou sobre o voluntariado da Bancorbrás no evento.

92 | Relatório de Atividades

O Instituto Bancorbrás apoiou o evento do Instituto Brasil Logística - IBL, realizado no dia 27 de agosto, de forma híbrida, na sede do IBL. A ação denominada “1º Encontro Intersetorial de Voluntariado do Instituto Brasil Logística – IBL” consistiu no lançamento do primeiro Guia de Logística Humanitária do Brasil, com a realização de palestras. A colaboradora do Instituto Bancorbrás, Danyelle Amaral, responsável pelo projeto de voluntariado, fez parte do painel de palestrantes, contribuindo sobre a importância do voluntariado corporativo e a história cronológica da iniciativa voluntária nas Empresas Bancorbrás.


MUTIRÃO AMOR NA PANELA A atividade começou a ser planejada no mês de junho, em parceria com o Comitê de Voluntariado. O objetivo da ação foi contribuir no complemento alimentar com proteínas para pessoas em situação de rua em Brasília/DF e Contagem/MG, atendidas pelo Instituto Inclusão e pelo Abrigo Bela Vista, respectivamente.

Representantes dos Instituto Bancorbrás, Brasil Logística e Inclusão, além da Brasal e da GPS Foundation.

Com o avanço da vacinação e seguindo todos os protocolos de segurança, o mutirão Amor na Panela foi a primeira atividade presencial desde o início da pandemia. Promovida nos dias 27, 28 e 29 de outubro, com os voluntários do “Eu Abraço Essa Causa”, um almoço especial foi oferecido para os beneficiários das duas instituições sociais. Ao todo, participaram do mutirão 24 pessoas, entre voluntários, colaboradores do Instituto e parceiros. O Instituto Bancorbrás doou o valor de R$ 20.000,00 (vinte mil reais) para o Instituto Inclusão, de Brasília, que atende cerca de 320 pessoas em situação de rua, e R$ 10.000,00 (dez mil reais) para o Abrigo Bela Vista, de Minas Gerais, que atende cerca de 50 pessoas, garantindo três semanas de proteína para complementar a alimentação diária. O mutirão contou com o apoio da Brasal, na doação de 774 litros de refrigerante; do Instituto Brasil Logística - IBL, com a doação 120 kg de arroz, 60 kg de feijão e 39 cobertores; e da GPS Foundation, com a doação de 80 kg de feijão e de 120 kg de arroz.

Instituto Bancorbrás | 93


WORKSHOP VOLUNTARIADO PROTAGONISTA A última ação voluntária do ano, intitulada “Workshop Voluntariado Protagonista”, aconteceu nos dias 6 e 7 de dezembro, em comemoração ao Dia Internacional do Voluntário, celebrado no dia 5 do mês. O workshop foi ministrado pela profissional Joana Araújo, da IB Geração de Impacto e, teve duas temáticas diferentes, sendo: “A (re)construção da empatia e do propósito”, que ressaltou a importância desses valores para o trabalho voluntário e o “Voluntariado do agora”, que retratou as possibilidades de adaptação das atividades em tempos de pandemia. Ao todo, 84 voluntários participaram. No dia 08 de dezembro, como forma de incentivo, foi realizado o sorteio de uma caixa de som JBL Pulse 360º led, pelo Instagram da colaboradora virtual da Bancorbrás, a Maísa. A ganhadora do prêmio foi a voluntária Laianne Gonçalves, da área de Marketing da Bancorbrás.

94 | Relatório de Atividades


Voluntários participantes do Workshop

Instituto Bancorbrás | 95


Empreendedores que idealizaram o prêmio, da esquerda para a direita: Ricardo Monello, Roberto Ravagnani, Danilo Tiisel, Enzo Celulari, Eduardo Mello e Alexandre Chiaratti.

PRÊMIO VOL No mês de dezembro, o Instituto Bancorbrás recebeu uma premiação denominada Prêmio VOL, realizada pelo Grupo Dadivar, que tem como objetivo valorizar e incentivar o trabalho voluntário no Brasil. O evento ocorreu de forma híbrida e reconheceu programas de voluntariado de OSCs, empresas e universidades, assim como programas individuais e/ ou grupos autônomos, todos com base nos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), e também, reportagens de rádio, TV e mídia impressa/digital sobre voluntariado. O Instituto ainda apoiou financeiramente o evento. 96 | Relatório de Atividades


CAMPANHAS E CAUSAS SOCIAIS - 4.704 BENEFICIADOS Pretende engajar, sensibilizar e conscientizar os públicos interno e externo da Bancorbrás sobre as práticas de cidadania e responsabilidade socioambiental. Em 2021, foram promovidas duas grandes campanhas: a da Boação, em parceria com o Instituto Sabin, e a Conversão Solidária, com o protagonismo dos clientes da Bancorbrás Turismo.

Instituto Bancorbrás | 97


CAMPANHA DA BOAÇÃO Foram dois meses de arrecadação por meio de uma plataforma digital. Os resultados foram: R$ 34.554,99 arrecadados, 5 empresas apoiadoras, 714 cestas básicas doadas para 2.800 pessoas beneficiadas pelo Instituto Eva de Brasília/DF e a ABRAPEC de Ribeirão Preto/SP. Ao todo, foram 8 toneladas de alimentos doados.

Entrega de doações para instituições.

98 | Relatório de Atividades


INSTITUTO EVA - RECANTO DAS EMAS/DF NÚMERO DE ATENDIMENTOS: 300 O Instituto EVA é uma organização da sociedade civil voltada exclusivamente para as políticas públicas e causa das mulheres, especialmente aquelas residentes em comunidades em vulnerabilidade social no Recanto das Emas, uma das regiões do DF em que o projeto tem núcleo de fomento.

Entregas EVA

Instituto Bancorbrás | 99


ABRAPEC - RIBEIRÃO PRETO/SP NÚMERO DE ATENDIMENTOS: 329 A ABRAPEC é uma organização não governamental, engajada na prestação de suporte socioeconômico, de reabilitação física e emocional e de apoio jurídico às pessoas em tratamento de câncer e em situação de vulnerabilidade social, incluindo atendimento aos familiares e cuidadores.

CONVERSÃO SOLIDÁRIA A Campanha Conversão Solidária, realizada em parceria com o Clube de Turismo Bancorbrás, possibilita que o cliente converta suas diárias em doações de cestas básicas para instituições sociais. A iniciativa beneficiou 1.904 pessoas de três organizações, em Brasília/DF, Fortaleza/CE e João Pessoa/PB. Com a Conversão Solidária já foi possível doar 5.259,95 kg de alimentos. Entrega de donativos a beneficiários.

100 | Relatório de Atividades


O Instituto Bancorbrás indicou 3 organizações sociais para receber o apoio, as quais os clientes poderiam escolher uma para receber a doação das diárias convertidas em cestas básicas, sendo: •

Centro de Atendimento Educacional Especializado (CAEESP) em Fortaleza/CE, fundado em 2011, atende 302 crianças com síndromes mentais e comportamentais, como: Down, Hidrocefalia, Paralisia Cerebral.

Associação Esperança e Vida (AEV) em João Pessoa/PB, fundada em 2008, atende 75 pessoas que estão em tratamento oncológico.

Instituto Inclusão de Desenvolvimento e Promoção Social, em Brasília/DF, fundado em 2002, presta atendimento para 320 pessoas em situação de rua e crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade e/ou risco social.

Entregas no Instituto Inclusão

Instituto Bancorbrás | 101


DOAÇÕES - 11.597 BENEFICIADOS

Registro da doação para a instituição W6, de Brasília/DF.

O Instituto Bancorbrás é responsável pela destinação de bens móveis e enxovais em desuso, de propriedade da Bancorbrás. As doações têm por objetivo apoiar organizações que justifiquem a atuação e o grau de importância às necessidades e às prioridades de comunidades em situação de vulnerabilidade social e que estejam com o cadastro ativo no mailing de OSCs do Instituto. Em 2021, foram beneficiadas 14 organizações de dez comunidades do Distrito Federal e quatro regiões onde a Bancorbrás possui Filial, dentre essas, uma comunidade quilombola no estado de Goiás, no município de Cavalcante.

Registro de entrega de doações.

102 | Relatório de Atividades


No total, são beneficiadas diretamente 11.597 pessoas por essas organizações. Confira na tabela abaixo os donativos repassados, bem como as instituições beneficiadas:

Instituições beneficiadas

Cidade-UF

Quantidade de pessoas impactadas

310 cobertores

PASES- Projeto Assistencial Sementes de Esperança.

Cavalcante/GO Ceilândia/DF

1.648

260 cobertores

W6 Organização Social.

São Sebastião/DF

35 cobertores

ENLACE

São Sebastião/DF

365 35

116 cobertores

ONG FUTURO E AÇÃO

Recanto das Emas/DF

410

120 itens de mobiliário

ONG FUTURO E AÇÃO

Recanto das Emas/DF

850

1 refrigerador

Projeto Frente Beneficente Para a Criança- FBPC

Fortaleza/CE

239 itens de copa

Federação Espírita Do Distrito Federal - FEDF

Brasília/DF

200

10 camas box de casal e 10 duchas higiênicas

Cocaldas - Cooperativa de Catadores de Caldas Novas

Caldas Novas/GO

200

8 móveis de escritório

Obras Sociais do Grupo Espírita Regeneração

Goiânia/GO

26 itens entre móveis de escritório e eletroeletrônicos

Instituto Embalando Sonhos

Samambaia/DF

500

139 itens de informática

Estação Metarreciclagem

Gama/DF

450

149 itens entre móveis de escritório e eletroeletrônicos

Instituto Social de Educação e Cultura Santo Aníbal Maria

Guará/DF

350

8 computadores e 16 monitores

Centro de Cultura e Desenvolvimento do Paranoá e Itapoã-CEDEP

Itapoã/DF

180

1810 materiais de escritório

Associação Sociocultural São Luís Orione do Itapoã - Asloi

Itapoã/DF

100

11 câmeras, 1 DVR e 1 uma cadeira de escritório

Hospital Napoleão Laureano

João Pessoa/PB

Donativo

2.419

390

3.500

Registro de entrega de doações.

Instituto Bancorbrás | 103


MEIO AMBIENTE PROGRAMA SAÚDE DO PLANETA - 43 MUDAS DOADAS O Instituto Bancorbrás se preocupa com os impactos da sociedade no meio ambiente e procura desenvolver ações que utilizam os recursos naturais de forma responsável e sustentável. Com base nisso e pensando nas gerações futuras, o Programa Saúde do Planeta contribui para a conscientização política, institucional e comunitária dos públicos interno e externo da Empresa em relação à preservação dos recursos naturais.

104 | Relatório de Atividades


AÇÕES DE CONSCIENTIZAÇÃO Desde 2010, o Instituto Bancorbrás desenvolve ações para os colaboradores da Empresa buscando a conscientização desse público sobre o consumo consciente, a coleta seletiva e, consequentemente, a preservação do meio ambiente. Voltadas preferencialmente para os colaboradores, as ações foram impactadas com a definição do regime home office. Com essa mudança, o Instituto focou na conscientização pelas redes sociais, com a divulgação de conteúdos educativos sobre o meio ambiente. Somadas, as postagens tiveram 306 curtidas e 4.295 contas alcançadas, no Instagram e Facebook.

Durante seis semanas, foram divulgados conteúdos com os temas: • Coleta seletiva; • Biodiversidade; • Importância da Mata Atlântica; • Semana do Meio Ambiente; • Impactos do desmatamento; • Aquecimento Global; • Efeito Estufa. Instituto Bancorbrás | 105


Parceria Fundação SOS Mata Atlântica Por meio do Projeto Plantando o Futuro, o Instituto renovou a parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica, totalizando 41 mil mudas doadas, em onze anos de projeto, que consiste na doação de mudas de espécies nativas da Mata Atlântica para compensar parte das emissões de CO² na atmosfera. A história do projeto conta ainda com a parceria do Jardim Botânico de Brasília, sendo que do total de mudas já doadas no projeto, duas mil foram para o parque de Brasília. Com isso, o Instituto Bancorbrás já doou 43 mil mudas de árvores desde a criação do projeto.

AES Tietê / Reservatório da UHE Promissão- Fase XXIII, em Sabino - SP.

106 | Relatório de Atividades

Com a doação de 41 mil mudas, foram beneficiados 10 municípios, em quatro estados, somando um total de 15,6 hectares reflorestados. Esse número é equivalente, aproximadamente, ao tamanho das regiões administrativas do DF de Taguatinga e Águas Claras juntas.


AES Tietê / Reservatório da UHE Promissão- Fase XXIII, em Sabino - SP.

Um estudo realizado pelo Instituto Totum e pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ), da Universidade de São Paulo em parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica, estima-se que cada árvore da Mata Atlântica absorva 163,14 kg de gás carbônico (CO²) ao longo de seus primeiros 20 anos. Levando em consideração esse estudo, as doações da Bancorbrás poderiam compensar mais de 6,6 toneladas de CO² da atmosfera.

Instituto Bancorbrás | 107


Apoios

Palestra online apresentada no FIFE

FÓRUM INTERAMERICANO DE FILANTROPIA ESTRATÉGICA – FIFE A 8ª edição do FIFE, realizado entre os dias 28 de fevereiro e 3 de março de 2021, foi promovida de forma híbrida, em que os inscritos da edição de 2020, que não foi realizada devido a pandemia, puderam escolher entre formato online ou presencial. Ao todo, o evento contou com a participação de cerca de 140 pessoas no presencial e 850 no online. Foram quase 100 atividades e palestras voltadas aos temas: legislação, contabilidade, captação de recursos, comunicação, administração, recursos humanos, voluntariado, sustentabilidade, tecnologia, entre outros. 108 | Relatório de Atividades


A iniciativa do Instituto Filantropia tem como objetivo reunir temas variados voltados à gestão do setor e tem o apoio do Instituto Bancorbrás desde 2014. Em 2021, além de apoiar o evento financeiramente e contar com a participação de parte da equipe operacional, o Insti-

tuto ficou responsável por abordar a temática em capacitação sobre Métodos Ágeis no Terceiro Setor: como essas técnicas podem contribuir para a alta performance, ministrada pela Analista de Responsabilidade Social, Leandra Santos. Instituto Bancorbrás | 109


1º DIA DE GESTÃO DE PROJETOS DE IMPACTO SOCIAL - PMI-DF Realizado pelo PMI-DF com o apoio do Instituto Bancorbrás, o evento online, promovido no dia 12 de agosto, teve o objetivo de discutir quais fatores de vulnerabilidades são possíveis de minimizar por meio dos projetos sociais nas linhas de atuação de Direitos Humanos, Saúde, Educação e Meio Ambiente. O Instituto teve oportunidade de palestrar, por meio de sua gestora, Roberta Abreu, com o tema “A importância do gerenciamento de projetos para gerar impacto social”. Roberta reforçou a importância da gestão de projetos para o combate dos fatores que causam os diversos tipos de vulnerabilidades.

Participação da Roberta Abreu no evento organizado pelo PMI-DF

110 | Relatório de Atividades


SEMINÁRIO BÚSSOLA - ODS E BOAS PRÁTICAS EM INVESTIMENTO SOCIAL PRIVADO À convite do parceiro Bússola Social, o Instituto participou do evento online, que foi realizado no dia 23 de setembro, apresentando os projetos desenvolvidos que buscam alcançar o objetivo dez, Redução das Desigualdades, e o dezessete, Parcerias e Meios de Implementação, da agenda 2030 da ONU. A colaboradora que representou o Instituto, Leandra Santos, deu destaque aos projetos Notas & Canções e Programa de Aceleração de Impacto Social - PAIS.

Instituto Bancorbrás | 111


ENCONTRO NACIONAL DA AÇÃO SOCIAL SALESIANA – ENAS O Instituto foi convidado a contribuir com o evento por meio de uma palestra, facilitada pela colaboradora Leandra Santos, sobre as motivações que levam um investidor a aportar recursos em uma obra social. O evento foi transmi112 | Relatório de Atividades

tido no canal da rede no YouTube, no dia 19 de outubro de 2021. Leandra reforçou a importância das organizações sociais investirem esforços para manter os seus parceiros, focando na governança e na transparência.


Tempos de

renovação!

O ano de 2021 foi marcado por mudanças e transformações, tanto para a Bancorbrás, quanto para o Instituto. Sabemos a importância de, sempre que possível, parar e refletir sobre os resultados já alcançados, analisando as potencialidades e as possibilidades de evolução e inovação do nosso trabalho. Munidos de toda a experiência e vivência dos últimos treze anos do Instituto Bancorbrás, temos o combustível e a maturidade necessários para ampliar o nosso impacto social, evidenciar nossa atuação focada em práticas emancipatórias e fortalecer organizações sociais de todo o Brasil.

Gestora do Instituto Bancorbrás, Roberta Abreu, com os Diretores Gerais da Bancorbrás, que passam a ser também Diretores do Instituto em 2022. À direita, o Sr. Cláudio Roberto, Vice-Diretor do Instituto em 2021 e Diretor-Executivo em 2022. À esquerda, o Sr. Luiz Gustavo, que passa a ser o Vice-Diretor do Instituto em 2022.

Instituto Bancorbrás | 113


A inspiração para o triênio que se inicia é alinhar a atuação socioambiental com as estratégias de negócio da Bancorbrás, trazendo mais sinergia com atuação da Empresa como um todo, além de demonstrar comprometimento com o desenvolvimento sustentável da comunidade. Seguimos firmes nesse propósito de fazer do mundo um lugar mais sustentável, inclusivo e justo para todos. Vem com a gente?

Roberta Abreu

Luiz Gustavo

Cláudio Roberto

114 | Relatório de Atividades


O Instituto Bancorbrás tem credibilidade certificada. Com registros do Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente – CDCA e do Ministério Público como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público – OSCIP, desenvolve com idoneidade programas e projetos voltados para o desenvolvimento sustentável e para o fortalecimento da comunidade em situação de vulnerabilidade social.

EXPEDIENTE: Nº 1 – ano 2021 Diretor-Presidente das Empresas Bancorbrás Alfredo Leopoldo Albano - até 2 de maio de 2021 Victor Arantes Marra - a partir de 3 de maio de 2021 Associação Bancorbrás de Responsabilidade Social – Instituto Bancorbrás Diretor-Executivo Jorge Tomio Guiyotoku Vice-Diretor Executivo Claudio Roberto Nogueira de Souza Filho Coordenadora Roberta Abreu Analistas de Responsabilidade Social Núcleo de Projetos Alessandra Amaral Edivan de Sousa Nascimento Leandra Santos Lilia Kézia Pereira Núbia Carrijo Analistas de Responsabilidade Social Núcleo de Comunicação e Voluntariado Caroline Rodrigues Danyelle Amaral Auxiliares Administrativos Núcleo de Projetos e Núcleo de Comunicação e Voluntariado Kallyne Castro Thaise Souto

Instituto Bancorbrás | 115