Relatório 2021 de Atividades

ABRANGÊNCIA TERRITORIAL 9
APRESENTAÇÃO 7 MISSÃO & VISÃO 8
A SOCIALTRANSFORMAÇÃOEXIGETRANSFORMAÇÕES INTERNAS! 4
Sumário
INSTITUCIONAL(RE)DIRECIONAMENTO 12
ALINHAMENTO COM A BANCORBRÁS 16 ASSESSORAMENTO 18 15.933 PESSOAS IMPACTADAS 18 INICIATIVAS 18 PROGRAMA DE ACELERAÇÃO DE IMPACTO SOCIAL – PAIS 13.565 BENEFICIADOS 18
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E (RE)DIRECIONAMENTO INSTITUCIONAL 10 ESTRATÉGICOPLANEJAMENTO 10
O PAIS DE CARA NOVA! 22 PARTICIPANTESINSTITUIÇÕES 26 ACELERAÇÃO. O QUE É? 32 NPS, O QUE É? 33
AVALIAÇÃO GERAL DO PROGRAMA 35 COMUNIDADENOVIDADES - REDE PAIS 36 JORNADA DE INOVAÇÃO 41
EDUCAÇÃO 64 111 IMPACTADOS 64
CAPITAL SEMENTE 51 TIME DA MUDANÇA SOCIAL 90 BENEFICIADOS 53
CAPACITA BANCORBRÁS - 147 BENEFICIADOS 58
NOTAS E CANÇÕES 92 BENEFICIADOS 64
BOLSAPROJETOS:UNIVERSITÁRIA - 9 BENEFICIADOS 74
BANCORBRÁS SOCIAL 2.221 BENEFICIADOS DIRETA E INDIRETAMENTE 45
PROJETOS 85 VOLUNTÁRIOS BANCORBRÁS 504 BENEFICIADOS 85 CAFÉ COM PROSA 86
CAMPANHAS E CAUSAS SOCIAIS - 4.704 BENEFICIADOS 97
COMUNICAÇÃO COM OS DOADORES 54
TEMPOS DE RENOVAÇÃO! 113
DOAÇÕESBENEFICIADOS11.597 102
PROGRAMA ADOTE UM ESTUDANTE - 19 BENEFICIÁRIOS 74
MEIO AMBIENTE 104 PROGRAMA SAÚDE DO PLANETA - 43 MUDAS DOADAS 104 APOIOS 108
IDENTIDADE CIDADÃ 10 BENEFICIADOS 82 CIDADANIA 84
PROGRAMA EU ABRAÇO ESSA CAUSA 16.805 IMPACTADOS 84
Avalio o ano de 2021 como um divisor de águas na minha vida e na história do Instituto. Depois de muito trabalho e preparação profissional e emocional, consigo dizer que meu papel foi cumprido. Finalizo aqui uma trajetória de aprendiza do, transformações e muito orgulho da história que ajudei a construir desde a criação do “coração” da Empresa, o Instituto
A SOCIALTRANSFORMAÇÃOEXIGETRANSFORMAÇÕES INTERNAS!
Mensagem Diretor-Executivodo
OBancorbrás.legadoque deixo é a evidência de que temos um papel extremamente importante na promoção do protagonismo social, com histórias de vida que representam um impacto marcante na comunidade e na Bancorbrás, sempre priori

Chegou o momento de “passar o bastão” para pessoas que acompanhei o crescimento profissional desde o início de suas histórias com a Bancorbrás. Pessoas que tenho orgulho e confiança de transpassar a missão de cuidar do nosso Instituto, com a responsabilidade, credibilidade e transpa rência necessárias para cumprirmos nosso papel social e ambiental como empresa.
Jorge Tomio Diretor-ExecutivoGuiyotokudoInstitutoBancorbrás

Claudio NogueiraRobertodeSouza Filho
zando iniciativas que utilizam da educação transformadora, da inovação e da liberdade para promover o desenvolvi mento sustentável, de uma maneira que equilibra os inte resses sociais e estratégicos da mantenedora.
Luiz Gustavo Arantes
todas as pessoas que apoiam e fazem parte dessa histó ria, por acreditarem no nosso trabalho e por abraçarem a nossa causa. Juntos, fazemos a diferença!
Apresento-vos então, a nova diretoria do Instituto Ban corbrás, com o Cláudio Roberto Nogueira de Souza Filho como Diretor-Executivo e o Luiz Gustavo Arantes como Vice-Diretor, em vigor a partir de 1º de janeiro de 2022.

Por fim, agradeço a todos os parceiros, beneficiários, colaboradores, voluntários, acionistas, fornecedores, clientes e
Instituto Bancorbrás | 5
6 | Relatório de Atividades


Além de incentivar a responsabilidade social, temos como causa a promoção do protagonismo social, com iniciativas de empreendedorismo, investimento social privado e filantropia colaborativa. Enxergamos a educação, o desenvolvimento sustentável, a promoção da cidadania corporativa e o forta lecimento do Terceiro Setor como diretrizes estratégicas para
Somos a Associação Bancorbrás de Responsabilidade Social, mas podem nos chamar de Instituto Bancorbrás. Nascemos em julho de 2008 com a missão de sermos o agente social das Empresas Bancorbrás, exercendo o papel de empresa cons ciente que acredita em um futuro melhor.
completamos 13 anos de existência. Realizando um balanço de toda a nossa história e impacto, o processo de re flexão e análise de quem somos e onde queremos chegar foi complexo e transformador. Temos na bagagem um repertório de ações, metodologias e modelos de trabalho eficientes e, com a experiência adquirida nos últimos anos, temos a audácia e coragem de rever o que contribui para o nosso cresci mento e o que podemos mudar e aprimorar.


Apresentação
Instituto Bancorbrás | 7
Ser o agente social das Empresas Bancorbrás, promovendo o protagonismo de pessoas e instituições, por meio da oferta de qualidade de vida à comunidade, com práticas que fomentem a educação, o desenvolvimento susten tável e a cidadania.

Ser reconhecida nacionalmente como instituição compro metida com o desenvolvimento humano.
Em 2021, foram aproximadamente 33.830 pessoas beneficiadas direta e indiretamente pelos programas e projetos sociais desenvolvidos pelo Instituto.
VISÃO:
MISSÃO:
Nestes 13 anos de atuação, o Instituto já impactou pessoas e instituições de 20 es tados brasileiros, mais o Distrito Federal.
Instituto Bancorbrás | 9
ABRANGÊNCIA TERRITORIAL

Como de costume, contamos com o apoio da área de planeja mento da Bancorbrás, com o compartilhamento de conheci mentos e de diretrizes determinadas pela alta direção da Em presa. Paralelo ao processo interno, realizamos uma análise S.W.O.T com representantes do nosso público-alvo, em mo delo de Grupo Focal. Analisamos as oportunidades e ameaças inerentes ao nosso trabalho, considerando os fatores exter nos e, voltado aos fatores internos, consideramos também as nossas principais forças e fraquezas.
que nos permitiu compreender melhor sobre os processos de implementação dos Objetivos.
Análise S.W.O.T., 5W2H, Teoria da Mudança e Dragon Dreaming fo ram algumas das metodologias utilizadas em 2021 durante o pro cesso de planejamento estratégico do ciclo 2022 a 2024.
O primeiro passo foi estudar o cenário atual, com os desafios e mu danças impostos pela pandemia, além de buscar as necessidades latentes da agenda 2030, da Organização das Nações Unidas - ONU, com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável - ODS, fazendo uma reflexão sobre quais ODS estavam sendo considerados nos nossos projetos atuais e quais gostaríamos de focar no próximo triênio. Nesse processo, contamos com o apoio primordial da Fundação Assis Chateaubriand - FAC, por meio de um benchmarking
ESTRATÉGICOPLANEJAMENTO
Essa etapa trouxe respostas direcionadoras. Com a análise, foi possível confirmar as percepções que precisavam de mais atenção e as que tinham potencial para continuar agregando valor à nossa atuação.
Planejamento estratégico e (re)direcionamento institucional
10 | Relatório de Atividades
RISCOS
Instituto Bancorbrás | 11
OPORTUNIDADES
QUAIS SÃO OS NOSSOS OBJETIVOS? AS DEMANDAS ESTÃO MUDANDO? COMO PODE SER MELHORADO?

O QUE VOCÊ PRECISA MELHORAR? OS RECURSOS SÃO ADEQUADOS? O QUE OS OUTROS FAZEM MELHOR QUE VOCÊ?
QUAIS BLOQUEIOS VOCÊ ESTÁ ENFRENTANDO? QUAIS FATORES ESTÃO FORA DO SEU CONTROLE?

QUAIS SÃO AS SUAS MELHORES QUALIDADES?


PONTOS FRACOS
PONTOS FORTES
O QUE VOCÊ FAZ BEM? O QUE TE DIFERENCIA?
Por dez anos, a nossa estrutura de trabalho foi distribuída por áreas de atuação, sendo elas: educação, cidadania, meio ambiente e es porte. Em cada área foram empreendidos programas e projetos sociais, seguindo as diretrizes da Política Nacional de Assistência Social - PNAS.

INSTITUCIONAL(RE)DIRECIONAMENTO
Nossa trajetória está repleta de histórias de transformação de milha res de vidas e centenas de instituições sociais. Em 2018, quando pas samos por esse processo de direcionamento institucional pela pri meira vez, conseguimos identificar a nossa causa, definida como a promoção do protagonismo social. De lá para cá, o amadurecimento
Pilares de Atuação até
Esporte 854 beneficiadaspessoas
da atuação foi crescente, chegando a mais um redirecionamen to institucional. Confira alguns dados importantes sobre nossa atuação até 2021:
Meio Ambiente 42 mil plantadasmudas

Cidadania
Educação

9.842impactadaspesssoas
24 mil impactadaspesssoas


Instituto Bancorbrás | 13
2021
Levando em consideração todo o nosso histórico e as análises realizadas nesse processo de direcionamento institucional, percebemos a necessidade de rever a estrutura de atuação, passando a categorizá-la por eixos estratégicos, alinhando os projetos já realizados a esses eixos. Confira como ficou a nova organização:



AssessoramentoProtagonismoSocial Eu ParaEducarEssaAbraçoCausaaVida

Atuação por Causa
Instituto Bancorbrás | 15
Projetos


Notas e DoaçõesCapacitaIdentidadeCampanhasPAISAdoteEuBancorbrásCançõesSocialFaçoaDiferençaumEstudanteCidadãBancorbrásProtagonismoSocial


• Empreender, apoiar e incentivar projetos e ações socioambientais que promovam impacto na comunidade.

Foram apontados pela diretoria da Bancorbrás cinco objetivos estratégicos que orientarão as ações de 2022 a 2024 para o alcance da diretriz estratégica da Empresa. Os objetivos são: Clientes, Comunicação, Parcerias, Diferencial Competitivo e So cioambiental. Vamos entender melhor?
• Ter uma comunicação eficaz com os públicos de interesse, para aumentar o engajamento com a causa defendida, além de promover boas práticas socioambientais.
Marco nº1 eclienteseficienteComunicaçãoparainternosexternos
Marco nº2 experimentar novas possibilidades de atuação
16 | Relatório de Atividades
OBJETIVOS
DIRETRIZ
Promover a marca Instituto Bancorbrás como referência s cioambiental, convertendo em diferencial competitivo.
ALINHAMENTO COM A BANCORBRÁS
• Estabelecer um relacionamento mais próximos com os clientes da Bancorbrás para ações de fortalecimento.
• Fortalecer a atuação colaborativa por meio de parce rias com outros atores sociais para o desen volvimento do Terceiro Setor.
CLIENTESCOMUNICAÇÃO DIFERENCIALPARCERIAS COMPETITIVO DIFERENCIALCOMPETITIVO 20232022 2024
As ações para atender cada objetivo serão divididas no triênio (2022, 2023 e 2024), pensando na otimização de atuação e para concentrar mais ener gia e esforço em cada atividade. Ressalta-se que o objetivo relacionado ao desenvolvimento de projetos e ações socioambientais é inerente à atua ção essencial do Instituto. Confira a abaixo como funcionará o triênio: Marco nº3
Instituto Bancorbrás
PROMOVER A MARCA INSTITUTO BANCORBRÁS
| 17
Marco nº4
Consolidar parcerias por meio da filantropia colaborativa
• Relacionar a atuação social ao principal negócio da Empresa, desen volvendo comunidades turísticas, visando a sustentabilidade e con vertendo em diferencial competitivo para a Bancorbrás.
Promover a marca Instituto Bancorbrás como referência socioambiental convertendo em diferencial competitivo para os negócios.
ROADMAP

Este eixo estratégico tem o objetivo de promover o fortalecimento do Terceiro Setor por meio de iniciativas educacionais, de assessoramento e de democratização do conhecimento para alcançar mais eficiência na superação das desigualdades socioambientais.


18 | Relatório de Atividades PROGRAMA DE ACELERAÇÃO DE IMPACTO SOCIAL – PAIS 13.565 BENEFICIADOS

15.933 PESSOAS IMPACTADAS
Assessoramento
Iniciativas
Encontro com alguns dos participantes do PAIS.

Instituto Bancorbrás | 19

O PAIS é realizado em parceria com os Institutos BRB, Sabin e Sicoob Planalto Central com a execução da Phomenta. O objetivo do programa é fortalecer Organizações da Sociedade Civil - OSCs, por meio de capacitações em gestão, sustentabilidade e inova ção, para ampliar o impacto nas comunidades onde atuam. Em 2021, o PAIS foi 100% online e contou com três frentes de atuação.

20 | Relatório de Atividades
“O crescimento do PAIS é proporcional à sua importância para as instituições sociais participantes.
A cada ano, buscamos trazer inovação à iniciativa, pensando em aprimorar o atendimento das necessidades das OSCs beneficiadas. Em 2021, identificamos a oportunidade de criar a Rede de Impacto PAIS, uma comunidade voltada às instituições já beneficiadas em outras edições, para fortalecermos o relacionamento, compartilharmos experiências e mantermos o monitoramento do impacto do programa a curto e médio prazo”.
| 21
Instituto Bancorbrás
Roberta Abreu, gestora do Instituto Bancorbrás.
COMO ERA:
O PAIS DE CARA NOVA!
Com as mudanças idealizadas para o programa e o crescimento da iniciativa, os investidores identificaram a necessidade de criar uma nova identidade visual para o PAIS, que o desse um destaque independente das marcas dos Institutos financiadores. Confira como ficou a nova marca:


Instituto Bancorbrás
Com a proposta, foi possível capacitar as 12 organizações selecionadas para a imple mentação de ferramentas de gestão e inovação no cotidiano, fortalecendo-as em parcerias locais e na execução dos projetos.
A nova identidade trouxe mais modernidade à marca, possibilitou uma aplicação mais assertiva em vários canais e apresentou uma visibilidade mais expressiva em relação à antiga. A letra “A” apresenta a simbologia de um fogue te, representando a aceleração que o programa propõe às organizações, por meio das metodologias ágeis.
ACELERAÇÃO
SELEÇÃO
| 23
As inscrições foram realizadas no site do PAIS. Foi implementado um funil de seleção com seis fases, sendo: cadastro no site; sessão explicativa online; preenchimento de formulários com informações complementares ao cadastro, com envio de documentos comprobatórios; análise dos pré-requisitos pela Phomenta e Institutos investido res; módulo 0, diagnóstico e entrevistas; e seleção das instituições aprovadas.
Ao todo, 404 instituições, de 177 cidades brasileiras, se inscreveram para o pro grama. Dessas inscrições, 353 passaram para a próxima fase, por atenderem o pré-requisito de possuir CNPJ ativo há pelo menos um ano.

COMO FICOU:
Na sessão explicativa, em um evento online, apresentamos o programa às institui ções candidatas, além de esclarecer como funcionaria o processo de seleção. Após o evento, as organizações interessadas a darem continuidade no procedimento, preen cheram formulários com informações complementares ao cadastro, com o envio de documentos comprobatórios, que foram analisados pela equipe da Phomenta.
24 | Relatório de Atividades
Números em cada etapa
Participação na sessão explicativa Formulários + envio de documentos Requerimento + verificação de documentos Seleção para o módulo 0
Inscrição na página inicial do programa OSCs que cumpriram os pré-requisitos
O funil de seleção finalizou com a apuração de 20 instituições aptas a participarem do módulo 0, uma ambientação da metodologia de ensino e das ferramentas digitais que seriam utilizadas. Após esse módulo, demos início a Aceleração das 12 OSCs selecionadas.
4043531681313520
Estados9+DF Cidades10 OSCs12
Formato: Onboarding* das ferramentas digitais
* Processo de integração de novos membros - de finição Phomenta
Instituto Bancorbrás | 25
4 Módulos - 3 dias
Abrangência
Módulo 0 - 2 dias
Área de atuação do PAIS:

Brasília - DF/ Videira - SC/ Pacajus - CE/ Jaguaré - ES/ Rio de Janeiro - RJ/ Manaus - AM/ Belém - PA/ Curitiba - PR/ Salvador - BA/ Uberlândia - MG
OSCs participantes: 12
Evento de encerramento - 2h
Instituto Embalando Sonhos - Samambaia/DF: atende crianças e jovens, entre 4 e 18 anos, e suas famílias, em situação de vulnera bilidade social. Tem como causa a cidadania e os direitos humanos. Beneficia mensalmente 500 pessoas.
26 | Relatório de Atividades
OrganizaçãoCENTRO-OESTENovaAcrópoleBrasília/DF:

atende crianças e jovens, de 5 a 16 anos, em situação de vulnerabilidade social, da periferia do DF. Tem como causa a educação, a saúde e o bem-estar. No atendimento à saúde, são beneficiados os familiares e pessoas indicadas pelo Centro de Referência Especializado de Assistência social (CRAS) e Conselho Tutelar (CT). Beneficia mensalmente 390 pessoas.
REGIÃO
PARTICIPANTES:INSTITUIÇÕES
Aconchego - Brasília/DF: atende crianças e jovens em situação de acolhimento, pretendentes à adoção. Tem como causa a garantia dos direitos humanos e beneficia 150 pessoas por mês.
Instituto Bancorbrás | 27
Pontos Diversos - Salvador/BA: atende pessoas com deficiência, mu lheres, população LGBTQIA+, juventude, povos tradicionais, popula ção negra, infância e adolescência. Tem como causa a promoção da educação e o combate à desigualdade. Beneficia mensalmente 100 pessoas.
ONG AICC - Pacajus/CE: atende pessoas entre 8 e 65 anos, em sua maioria mulheres, que se reconhecem negras e pardas, moradores da cidade de Pacajus, zona urbana e rural. Tem como causa a educação e a cidadania. Beneficia 200 pessoas por mês.
REGIÃO NORDESTE

28 | Relatório de Atividades
REGIÃO
- Belém/PA: trabalha com planejamento urbano, mais especificamente com ações de acupuntura urbana e urbanismo tático. Atua em diversas frentes com comunicação para conscientização, seminários, workshops, artigos jornalís ticos e podcast. Já realizaram 250 mil higienizações no projeto com Hidro Pontos itinerantes e já identificaram 2.188 reprodu ções do podcast.
LaboratórioNORTEdaCidade
Instituto Juruá - Manaus/AM: atende populações ribeirinhas não indígenas e indígenas da região do Médio Juruá, em Manaus/AM. Atua com projetos de longa duração e visa promover segurança alimentar para 33 mil pessoas do município. Tem como causa a preservação do meio ambiente e o combate às de sigualdades.

Associação Pestalozzi de Jaguaré/ES: atende pessoas com deficiên cia intelectual e/ou múltipla, transtornos globais do desenvolvimen to/autismo. Faixa etária de 0 a 60 anos, residentes no Município de Jaguaré/ES. Tem como causa a saúde, o bem-estar e a educação. Beneficia 82 pessoas por mês.

REGIÃO
Taare - Trabalho de Apoio a Migrantes Internacionais - Uberlândia/MG: atende refugiados e imigrantes em situação vulnerável, sendo uma das principais ações o ensino da língua portuguesa e da cultura brasileira. Tem como causa a defesa dos direitos humanos e a educação, beneficiando 300 pessoas por mês.
EmpoderaSUDESTE-RiodeJaneiro/RJ: atende meninas e jovens mulheres com idade entre 10 e 24 anos, moradoras de territórios de vulnerabili dade econômica social, majoritariamente de favelas do Rio de Janeiro. Tem como causa a cidadania e o combate às desigualdades sociais. Beneficia mensalmente 450 pessoas.
Instituto Bancorbrás | 29
30 | Relatório de Atividades

REGIÃO SUL
AMA Videira - Videira/SC: atende pessoas entre 3 e 25 anos, residentes em Videira e região, todos com diagnóstico no espectro autista e outras comor bidades. Tem como causas a saúde, o bem-estar e a educação. Beneficia 32 pessoas por mês.
Passos da Criança - Curitiba/PR: crianças e adolescentes na faixa etária de 5 a 14 anos, moradores da Vila Torres, bairro com o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) mais baixo da capital paranaense. Tem como causa a educação e a cidadania. Beneficia 175 pessoas por mês.

Atividades práticas e lúdicas.
Exemplos Linguagemreais.simples (sem termos em inglês e jargões corporativos).
Desafios práticos para aplicação das ferramentas aprendidas.
Na prática, para as OSCs, a Aceleração foi uma jornada consultiva com: Encontros online e ao vivo.
Troca de experiência entre as organizações. Assessorias individuais.

Instituto Bancorbrás | 31
Uso de lembretes para a formação de hábitos.
- Phomenta -
“Mudança do status quo de uma organização que possui um fim socioambiental, em um curto espaço de tempo, por meio do aporte intelectual nos temas de gestão, captação de recursos, inovação e liderança.”
Kit Final
Momento de coleta dos resultados do programa no âmbito individual e organizacional.
Módulo 0
Início do programa com ambientação da metodologia de ensino e ferramentas digitais.
ACELERAÇÃO. O QUE É?
Autoavaliação da organização, auxiliando no processo de adaptação dos conteúdos no momento inicial t0.
Um encontro individual da organização com a Phomenta e o Instituto para conhecer mais a fundo a OSC, seu trabalho e as motivações para participar do programa.
Processo de Aceleração
Roda de Avaliação
32 | Relatório de Atividades
Auto avaliação da organização após encerramento do programa no momento final t1.
Entrevista
Encontros online ao vivo, assessorias individuais, apoio nas atividades e Rodas de Conversa para aprofundar conteúdos. O módulo 4 contou com o lançamento do edital interno.
Diagnóstico de organizacionalmaturidadet0
Módulo 1, 2, 3 e 4
As organizações recebem ao final do programa, materiais impressos para que ferramentascolocandocontinuemasemação.
Diagnóstico organizaçãomaturidadedet1
Evento Encerramentode
Evento com painéis de temas sobre o Terceiro Se tor com as OSCs do progra ma compartilhando expe riências e um painel final com os co-realizadores.Institutos
NPS, O QUE É?
Instituto Bancorbrás | 33
Net Promoter Score (NPS), é uma metodologia criada por Fred Heichheld para medir o grau de satisfação e a lealdade dos clientes das empresas de qualquer segmento. Pergunta-se para o usuário/cliente o quanto ele indicaria o produto/serviço a um amigo ou colega em uma escala de 0 a 10.


O programa influenciou na captação deAssessoriasindividuais NPS médio/100 /5/536h R$ 394.380,0094 ConteúdoFormato 4,84,8+ 30
Facilitação
Com as técnicas e as metodologias aprendidas no PAIS, as instituições puderam captar R$ 394.380,00. As prin cipais fontes de captação de recurso apontadas pelas organizações foram por meio de editais, parcerias e campanhas, que juntos representaram 86% do total *Oscaptado.*resultados
Voluntariado R$ 3.500,00
34 | Relatório de Atividades
Campanha R$86.980,00
Valor
Edital R$ 394.380,00
Parceria R$ 84.200,00
Convênio Público R$ 16.500,00
Bazar/ Loja R$ 450,00
Doação: Materiais R$ 12.000,00
Total R$ 394.380,00
Com as técnicas e metodologias aprendidas no PAIS, as organizações conseguiram atingir estes resultados:
Doação: Valor R$ 20.750,00
RESULTADOS IMPORTANTES
Tipo de Fonte
Com a influência do programa 73% das OSCs Aumentaram transparênciaa em sociaisredes/site 80% das OSCs Aumentaram o usos ferramentasdedigitais 82% das OSCs Aumentaram o número voluntáriosde 91% das OSCs aoConseguirammenosumaparceria 91% das OSCs Aumentaram o número doadoresde
apresentados foram calculados com base nos valores declarados pelas OSCs em resposta à pergunta “Considerando a influência do programa, qual o valor estimado captado pela OSC?”
AVALIAÇÃO GERAL DO PROGRAMA
94 84 95 98 95 90 MÉDIA NPS MÓDULO 0 MÓDULO 1 MÓDULO 2 MÓDULO 3 MÓDULO 4
Instituto Bancorbrás | 35
A participação no PAIS nos trouxe uma visão maior da instituição, de uma perspectiva que não havíamos visualizado ainda, principalmente em relação à gestão da comunicação externa com nossos parceiros e voluntários. Em relação ao voluntariado, conseguimos profissionalizar algu mas funções como Social Media e Designer das campanhas. Para o ano de 2022, iremos abrir edital de chamamento de voluntários com vagas específicas. Também pudemos identificar pontos críticos e que demandam atenção especial, como a transparência documental da instituição, pois não tínhamos nosso estatuto e demais documentos publicados em local de fácil acesso. No contexto geral, vejo que podemos transformar nossa gestão interna de forma profissional, com a elaboração de indicadores e principalmente, de metas para a evolução constante da institui ção. Importante ressaltar também a organização das ideias de sustentabilidade as quais estavam no papel, centralizadas em poucas pessoas e, com o desafio do PAIS, conseguimos formalizar, documentar e expandir os envolvidos no processo.
DEPOIMENTO - ASSOCIAÇÃO DOS AMIGOS DOS AUTISTAS DE VIDEIRA - SC:
36 | Relatório de Atividades
COMUNIDADENOVIDADES
“Rede/Comunidade é um grupo de pessoas que compartilham de um interesse em comum, um conjunto de problemas e/ou uma paixão por um tópico e que seus membros aprofundam seus conhecimentos e espacialidades nesta área por meio da interaçãoEtiennecontínua.”Wenger

- REDE PAIS

| 37
Instituto Bancorbrás
A Rede de Impacto PAIS foi destinada a empreendedores sociais das OSCs aceleradas no PAIS dos anos de 2018, 2019 e 2020. A Rede é um passo importante para as organizações continuarem se fortalecendo e se desenvolvendo conjuntamente.
Encontro da Rede PAIS sobre Planejamento Estratégico, facilitado pelo gestor da área de Controladoria da Bancor brás, Gert Wolfgang, voluntário do Instituto Bancorbrás.

• Continuidade do processo de desenvolvimento das OSCs em Foramgestão.realizados encontros mensais e rodas de conversas, além de gestão e moderação de plataformas digitais para a interação en tre os participantes. As inscrições foram divulgadas para todas as organizações participantes das edições anteriores. Das 64 OSCs já beneficiadas pelo PAIS, 43 se inscreveram e participaram. Ao todo, 93 pessoas participaram das atividades da Rede.


Objetivos da Rede de Impacto PAIS:
• Conexão e apoio entre os membros.
644843
OSCs se cadastraram na LP OSCs finalizaram a Cadastradasinscrição Rede PAIS
OSCs participaram do PAIS 2018 a 2020
• Troca de experiências e boas práticas entre as OSCs aceleradas.
38 | Relatório de Atividades ENCONTROSRODASDECONVERSA HORAS ATIVIDADESDEDAREDE75 +20 43 OSCs
na

Os temas abordados nos encontros foram identificados por meio de pesquisa com as instituições participantes e definidos conjuntamente com elas. Os assuntos discutidos incluíam captação de recursos, gestão de pessoas, ESG (Environmental, Social and Governance ” - am biental, social e governança, em português), entre outros.
Durante os encontros da Rede, as OSCs conversaram e trocaram experiên cias por mais de 3 horas, que, com a influência da Rede de Impacto PAIS, geraram outras interações além dos encontros facilitados pela Phomenta:
Depoimentos: “Numa das missões impossíveis do PAIS, fizemos uma pequena doação para uma instituição da Rede e ganhamos um mimo, conforme combinado. Através deste ato, eu, morando no inte rior da Paraíba, cheguei a marcar uma conversa com o represen tante na cidade de São Paulo numa das minhas viagens, o que nunca havíamos imaginado. Isto é ser Rede de Impacto. “
Roda 1 - Comunicação e estratégia nas redes sociais - Phillipe Halley (Co-fundador da Nuclear Hub).
Instituto Bancorbrás
Roda 4 - Implementação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) - Estefânia Martins, Lucas Fontela e Marcela Lima (membros do Comitê LGPD da Bancorbrás).
71% das OSCs comconversarampelomenos1pessoaforadosencontros 19% das OSCs comConversaram3oumaispessoas
| 39
Roda 2 - Educação Financeira - Manoel Macedo (Consultor MM e do BRB).
Roda 5 - Dados e Indicadores - Gert Wolfgang (Coordenador da área de Controladoria da Bancorbrás).
Interações: conversa
Roda 3 - Redescoberta Criativa - Magno San (Consultor e Educador).
As Rodas de Conversa apresentaram um modelo mais informal em relação aos encontros e contou com a participação voluntária de pro fissionais da Bancorbrás e de outras empresas.
encontros e
profissionalizar a administração
(LGPD, Dados e Indicadores)
95% das OSCs se próximassentirammaisdeoutraorganização 73% das OSCs ofereceram ajuda a outra OSC da Rede 59% das OSCs pediram ajuda a outra OSC da Rede 18% outraparceriarealizaramcomOSCsdaRede Com a influência da Rede de Impacto PAIS: #Prática informaram que utilizaram no dia a dia uma boa prática em gestão que aprenderam com outra OSC da Rede de Impacto PAIS. 91% das OSCs
no
a facilitar o controle e a eficiência de todo o processo.”
Depoimentos:
de
40 | Relatório de Atividades
“Estamos implementando as modificações necessárias na nova lei de proteção de dados e utilizando vários indicadores dicas oferecidas nos bate-papos sentido de da instituição forma
estamos
e
peloBeneficiáriosprojeto
• Projeto Aprendendo+, da APABB, de Brasília/DF.
JORNADA DE INOVAÇÃO
Edital de Seleção para as instituições participantes da Rede PAIS, em que elas poderiam inscrever projetos de impacto na co munidade. Foram selecionadas cinco iniciativas, sendo elas:
• Projeto Cooperativa do Sabão, de Samambaia/DF.

A Jornada de Inovação foi criada para fomentar a inovação das OSCs participantes da Rede PAIS a partir de um novo modelo de apoio a projetos baseado em um funil, que buscou capturar ideias e projetos, com um filtro que selecionou os melhores ou a melhor solução. Uma característica importante desse modelo é a redução de riscos para os Foiinvestidores.lançadoum
• Projeto Cuidar de Quem Cuida, da Foco Empreendedor, de Santa Cruz do Sul/RS.
• Projeto Tech Woman, da Junior Achievement, de Brasília/DF.
Instituto Bancorbrás | 41
• Projeto Pensando no Amanhã, da Associação Santa Luzia, de Embu das Artes/SP.
Números das principais na comunidade projetos Inscritos projetos pré-selecionados projetos selecionados e acelerados projetos finalistas apoiado - Cooperativa do Sabão
Durante o processo, as OSCs foram assessoradas por profissio nais da Phomenta, responsáveis por guiar o processo de va lidação e experimentação utilizando o Design Thinking, com um capital semente para utilização nos experimentos e tes tes. O processo durou dez semanas e contou com a aceleração
5
1 projeto
10
42 | Relatório de Atividades
etapas do funil 45131055 45 OSCs
dos projetos e o apoio no desenvolvimento de soluções, por meio de encontros e assessorias individuais. A finalização da jornada se deu pelo Demo Day, com a apresentação dos projetos a uma banca avaliadora, que selecionou a iniciati va Cooperativa do Sabão, da Rugby Samambaia/DF, para
5
13
Problema
Projeto Cooperativa do Sabão
receber o capital semente, no valor de R$ 30.000,00. Conheça o projeto:
O Morro do Sabão continua invisibili zado na região e os moradores sofrem ameaças de desocupação acusados de risco ambiental.

Morro do Sabão ganha visibilidade após constituir cooperativa de economia solidária para geração de renda e fortaleci mento da economia local.
Solução
Projeto CooperativadoSabão
Cooperativa de economia solidária com foco em qualificação profissional e geração de renda para comunidades em situação de vulnerabilidade social.
Visão de Impacto
Estados com SantaBrasíliaEmbuparticipantesOSCsdasArtes-SP-DFCruzdoSul-RS Jornada de Inovação
44 | Relatório de Atividades
OSCs5Estados2+DF Cidades3Empreendedores21Sociais da
Social
Em quatro anos, o PAIS já beneficiou 99 instituições e 93.204 pessoas indiretamente. Com as técnicas aprendi das no programa, as organizações conseguiram captar R$ 3.716.069,94 para investir em seus projetos sociais.
Abrangência

“Foi muito bom, ótimo na verdade. Reiterando a dinâmica dos conteúdos, a forma de ser tratada a formação e sua execução, principalmente, o acompanhamento individual após cada etapa, fez e tem tido um efeito de ganho para mim, em especial. Também consegui aplicar isso dentro da OSC. Se fosse possível, iria continuar a aprofundar nessa forma de trabalho.”
Instituto Bancorbrás | 45 BANCORBRÁS SOCIAL - 2.221 BENEFICIADOS DIRETA E INDIRETAMENTE O projeto influenciou na captação de R$ 869.975,52

DEPOIMENTOS DAS ORGANIZAÇÕES PARTICIPANTES (ANÔNIMOS):

Participantes do projeto, equipe da Phomenta e do Instituto Bancorbrás.

Estávamos perdendo voluntários por falta de incentivo, falta de maturidade da organização e agora são pessoas engajadas e colocando em prática ideias e projetos. Show!”
46 | Relatório de Atividades
“Foi possível ver a nossa integração dentro da ONG aplicando as ferramentas que aprendemos.
Número de organizações inscritas na página do projeto na web
Número das organizações que enviaram pelo menos parcialmente os formularios
Números de organizações que enviaram todos os formulários
121796044
diretamente, 2.131 pessoas. O modelo online foi mantido com o incremento de melhorias, como: processo seletivo com mais etapas e interações com OSCs de edições passadas.
Número de organuizações que participaram da sessão explicativa
Os depoimentos de quem participou relatam como o projeto tem importância e impacto significativo. As mudanças no cotidiano das insti tuições beneficiadas, após as aprendizagens, são estruturantes e trazem resultados positivos na gestão, captação de recursos, comunicação, en tre outros aspectos inerentes ao empreendedorismo social desenvolvi do por elas.
Instituto Bancorbrás | 47
O projeto foi lançado no segundo semestre de 2021 com o obje tivo de capacitar as lideranças das organizações em gestão, ino vação e captação de recursos. Seguindo os objetivos estratégicos da Bancorbrás, a iniciativa foi realizada no estado de Goiás. Ao todo, 121 organizações se inscreveram para participar do projeto.
Organização por etapado funil
Com a execução da Phomenta, o projeto beneficiou 15 instituições, sendo impactados, diretamente, 30 profissionais do Terceiro Setor e, in
x inválidas Abrangência 2021
20,7% 79,3%
Anápolis - 1 OSCs Alto Paraíso de Goiás - OSCs Inhumas - 1 OSCs
Goiânia - 7 OSCs
cidades6 OSCs15

25 inscrições inválidas válidas
Aparecida de Goiânia - 3 OSCs Caldas Novas - 2 OSCs
96 inscrições válidas Inscrições
48 | Relatório de Atividades
O processo de seleção incluiu uma análise documental e das informações prestadas pelas instituições, além da realização da Sessão Explicativa, um encontro online e ao vivo, com duração de 1 hora, em que reuniu o grupo de organizações durante o processo de seleção com objetivo de apresentar, com mais detalhes, os benefícios do projeto e as etapas do processo de seleção.
Um encontro individual da organização com a Phomenta e o Instituto para conhecer mais a fundo a OSC, seu trabalho e as motivações para participar do projeto.
Início do projeto com ambientação da metodologia de ensino e ferramentas digitais.
Autoavaliação da organização, auxiliando no processo de adaptação dos conteúdos no momento inicial t0.
Diagnóstico organizaçãomaturidadedet1
Auto avaliação da organização após encerramento do projeto no momento final t1.
Roda de Avaliação
Apresentação das seleçãopré-selecionadosOSCseodavencedoraparareceberocapitalsementedeapoionaexecuçãodoprojeto.
Encontros online ao vivo, assessorias individuais, apoio nas atividades e Rodas de Conversa para aprofundar conteúdos. O módulo 4 contou com o lançamento do edital interno.
Processo de Aceleração
Evento Encerramentode
Módulo 0
Entrevista
Módulo 1, 2, 3 e 4
Kit Final
Diagnóstico de organizacionalmaturidadet0
Momento de coleta dos resultados do projeto no âmbito individual e organizacional.
Instituto Bancorbrás | 49
As organizações recebem ao final do projeto, materiais impressos para que ferramentascolocandocontinuemasemação.
Foram mapeadas um total de 56 parcerias com a influência do projeto, sendo que: 100% das OSCs conseguiram pelo menos 2 parcerias. Além disso, 67% das OSCs consegui ram 3 parcerias ou mais . * 0% Nenhuma ou 1 parceria OSCsdePorcentagem Número de parcerias por influência do projeto
Parcerias
50 | Relatório de Atividades 100% das OSCs Aumentaram o uso ferramentasdedigitais 25% 10 ou parceriasmais 100% das OSCs Conseguiram ao menos parcerias2 42% 3 ou parceriasmais 90% das OSCs Aumentaram o número voluntáriosde 32% 2 parcerias 83% das OSCs Aumentaram transparênciaa em sociais/siteredes 66% das OSCs Aumentaram o número doadoresde Com a influência do projeto:
Equipe EcomAmorda

O projeto contou com um edital de seleção para recebimento de capital semente, no valor de R$ 20.000,00, a ser investido em uma iniciativa de impacto, em 2022.
CAPITAL SEMENTE
Cinco instituições participaram do processo que incluiu assessorias e mentorias individuais com profissionais da Phomenta. Ao final do projeto, as cinco organizações apresentaram suas iniciativas a uma banca avaliadora, no Demo Day do Bancorbrás Social, realizado em dezembro. O projeto vencedor foi o Semeando Prosperidade, da EcomAmor, de Goiânia/DF. Conheça mais sobre o empreendimento:
52 | Relatório de Atividades
O projeto tem três frentes: implementação do site da organização na língua inglesa, para angariar re cursos internacionais; contratação de um profissional focado em captação de recursos; e a realização de uma campanha de arrecadação de doações via imposto de renda de pessoas físicas.
A estimativa é que R$ 100 mil sejam captados du rante os meses de execução do projeto e que 630 educadores e 1.920 estudantes da rede pública de ensino de Goiás sejam impactados diretamente para a construção de escolas mais saudáveis e sus tentáveis.

3ª - Captar 115 doadores recorrentes para contribuir na sustentabilidade financeira da organização.
Instituto Bancorbrás | 53
1ª - Automatizar a captação de recursos por meio da plataforma Doare, no plano básico.
5ª - Dar transparência aos recursos recebidos e divulgar as histórias de transformação causadas pela atuação da instituição.
4ª - Atingir uma meta mínima mensal para garantia dos recursos necessários à administração do Instituto Esporte Mais:

Quantidade de doadores mensais (meta)
Com as implementações, o projeto conseguiu beneficiar 90 meninas e mulheres diretamente, e indi retamente, 270 pessoas.
2ª - Contratação de um profissional dedicado exclusivamente para a captação de recursos.
Após ser escolhido em 2020 para receber um capital semente de R$ 10.000,00 a ser investido em 2021, o Instituto Esporte Mais teve como objetivo implementar um método eficaz de captação de recurso e aumentar a receita da instituição. Para isso, estabeleceu cinco metas para o ano, sendo:
TIME DA MUDANÇA SOCIAL 90 BENEFICIADOS
Valor por pessoa Total (meta) 30 R$10,00 R$300,00 30 R$15,00 R$450,00 30 R$12,00 R$360,00 15 R$50,00 R$750,00 10 R$100,00 R$1.000,00
Total - 115 doadores R$2.860,00

54 | Relatório de Atividades
WhatsApp, e-mail marketing, ligaçãomídiastelefônica,digitais,



Estratégias
Ferramentas
COMUNICAÇÃO COM OS DOADORES de Divulgação
RealizadosContatosEmails

Pontuais ORIGEM DAS DOAÇÕES Pessoas Físicas Outros R$ 535.233,24 Arrecadado no período 2021.1
Doações
Instituto Bancorbrás | 55 RESULTADOS DE FEVEREIRO A JULHO DE 2021 - TIPOS DE DOAÇÃO 24 7617%81% 1% 1% Doações recorrentes Voluntariado * Fundação / Instituição / Empresa
56 | Relatório de Atividades
DEPOIMENTO
Ficamos muito felizes por ter participado e ganhado no ano de 2020 o capital semente no projeto de aceleração do Instituto Bancorbrás. Essa é uma iniciativa que apoia Organizações da Sociedade Civil (OSCs) com capacitações nas áreas de governança, financeira, captação de recursos e comunicação, com o objetivo principal de promover o protagonismo e a sustentabilidade das OSCs beneficiadas. Com o apoio do Bancorbrás Social implementamos em

Instituto Bancorbrás | 57
Patrícia Távila - Diretora de Desenvolvimento Institucional
Em três edições do projeto, o Bancorbrás Social já impactou 41 organizações, dos estados de São Paulo, Ceará, Paraíba e Goiás, beneficiando 7.523 pessoas. Juntas, essas instituições conseguiram captar R$1.212.795,00 convertidos em receita para a manutenção dos projetos sociais realizados.
Agradecemos muito ao Instituto Bancorbrás e à Phomenta pelos 5 meses de aprendizado que nos fez conquistar voosGratidão.maiores.
2021, pela primeira vez, um programa de doação recorrente no Instituto Esporte Mais - IEMais. Assim, conhecido como o Time da Mudança Social: você doa e a gente transforma o mundo pelo esporte, foi possível experimentar e validar o nosso relacionamento com o doador. Por meio de suas doações, oportunizaram um amanhã diferente para muitas mulheres e famílias assistidas pelo IEMais, minimizando os impactos negativos da pandemia e garantindo que a instituição continuasse com as portas abertas promovendo ações de impacto social por meio do esporte.

CAPACITA BANCORBRÁS - 147 BENEFICIADOS
Profissionais do Terceiro Setor em formação do projeto

58 | Relatório de Atividades


a integração e troca de experiências entre os Contribuirparticipantes.com a melhoria da qualidade e eficiência da gestão de organizações e programas sociais.

O projeto tem o objetivo de capacitar e fomentar profissio nais do Terceiro Setor com temas voltados para gestão, inovação, captação de recursos e metodologias pedagógicas, que contribuam no impacto positivo das ações desenvolvidas nas organizações sociais. Além disso, tem a proposta de: Oportunizar o autoconhecimento, o desenvolvimento de lideranças e do empoderamento dos participantes.
Em 2021, 147 profissionais do Terceiro Setor participaram do projeto, que foi realizado em dois módulos: um voltado para educadores sociais e outro para gestores sociais. O primei ro módulo, promovido nos dias 2 e 9 de setembro de 2021, com carga horária de 4 horas, teve o tema voltado ao ensino remoto na educação social, abordando os principais desa fios desse formato, além do compartilhamento de métodos, técnicas, plataformas e jogos que possibilitam a inclusão dos beneficiários. A facilitadora foi a especialista em Gestão de Pessoas e Psicopedagogia, Maibi Mascarenhas.
Instituto Bancorbrás | 59
Subsidiar as práticas pedagógicas no âmbito da educação Promoversocial.
Fomentar boas práticas que possibilitem o aumento da base de recursos e a sustentabilidade das organizações.
60 | Relatório de Atividades
Profissionais do Terceiro Setor em formação do projeto

Total de participantes por módulo Módulo Educadores Sociais e Professores 49
Instituto Bancorbrás | 61
66,7% 33,3 % MÓDULO GESTORES MÓDULO EDUCADORES
O segundo módulo foi voltado para Planejamento Estratégico com ênfase em Geren ciamento de Riscos. Realizado nos dias 14 e 16 de setembro de 2021, com duração média de 3 horas em cada encontro, teve como objetivo auxiliar as organizações so ciais a planejarem ações para a retomada das atividades pós-pandemia e também buscar maior sustentabilidade, com a possibilidade de captação de recursos por meio de ações estratégicas. Para ministrar o conteúdo, foi escolhida a profissional Joana Araujo, da IB Geração de Impacto, Especialista em Projetos Sociais e Políticas Públicas.
Panorama Capacita Bancorbrás - Educadores Sociais dias 2 e 9/9 Gestores Sociais 14 e 16/9
Conforme gráfico abaixo, a maioria dos partici pantes são do módulo voltado para gestores, cuja temática trabalhada foi o Planejamento Estratégico com ênfase em Gerenciamento de Riscos.
Módulo Gestores Sociais 98
TOTAL DE PARTICIPANTES POR MÓDULO
Total de Pessoas impactadas 147
15211 Alcance
16
2 Rio
Devido a abrangência do projeto ser nacional e em forma , a edição 2021 conseguiu inscritos de 15 estados mais o Distrito Federal, alcançando as cinco regiões do Bra sil, como demonstrado abaixo: Grande do Norte (RN) Grande do Sul (RS) total = estados
Estado 1512581218121313 Rio

• Razoável (passivos/neutros) – NPS entre 0 e 49;
• Muito bom (promotores) – NPS entre 50 e 74;
Minas Gerais RioPernambucoParaná(MG)(PR)(PE)Piauí(PI)deJaneiro(RJ)
As avaliações foram realizadas ao final de cada encontro, por meio de formulário digital. As perguntas do questionário foram para ava liação geral do projeto, conteúdo ministrado e a metodologia utilizada.
Instituto Bancorbrás | 63
Rondônia (RO)
Rio Grande do Norte (RN)
Goiás (GO)
Maranhão (MA)
• Ruim (detratores) – NPS entre -100 e -1.
AmazonasBahia(AM)(BA)Ceará(CE)
Santa Catarina (SC)
São Paulo (SP)
Rio Grande do Sul (RS)
Distrito Federal (DF)
O NPS alcançado foi de 90.37% na questão que perguntou ao participante se ele indicaria o projeto. Já para o conteúdo ministrado, a nota geral foi de 97,86% e para a metodologia das facilitadoras, a nota foi de 95,72%. Conclui-se então que, para todos os critérios, a avaliação foi na escala de excelência, em que os participantes são classificados como promotores do projeto.
• Excelente (promotores) – NPS entre 75 e 100;
A metodologia utilizada para a avaliação dos módulos realizados foi a Net Promoter Score - NPS. A escala de classificação é a seguinte:
604020
projetoterritorialAbrangênciado
O projeto busca oferecer a inclusão social por meio da música, a formação artística, cultural e social de crianças e adolescentes moradores da Cidade Estrutural/DF, além de contribuir para criação de vínculos afetivos entre os beneficiados por meio da interação social. Teve início em 2012, em parceria com o Instituto Reciclando Sons –IRS. EDUCAÇÃO


92 BENEFICIADOS
111 IMPACTADOS
Beneficiários do projeto em mo mento de aula presencial
NOTAS E CANÇÕES
Em 2021, o IRS manteve a atuação em formato online, buscando implementar as vídeoaulas, por meio do canal da instituição no YouTube. Os educadores desenvolveram os conteúdos programados em for mato de vídeos, que foram compartilhados com os beneficiários também pelo WhatsApp.
Instituto Bancorbrás | 65
Beneficiada participando das oficinas em formato online, no laboratório da instituição.

atendeu 70 crianças e adolescentes de 11 a 16 anos, com o ob jetivo de envolver os beneficiários em uma experiência dinâmica de aprendizado teórico contextualizado. Promoveu a expressão, a interação, a aprendizagem, por meio de experiências lúdicas e socializadoras, com o estímulo do saber individual e coletivo e o fortalecimento dos vínculos sociais e comunitários. Carga horária de 444 horas no ano.
66 | Relatório de Atividades
Oficina de formação instrumental, práticas musicais em canto coral e instrumento de cordas: atendeu 70 adolescentes com idade entre 11 a 16 anos. Por meio das atividades realizadas durante o ano, os beneficiários puderam desenvolver a memória fotográfica, com fotos, apresentações e slides; auditiva, com sons diversos; cognitiva e motora, com atividades para melhorar a digitação no instrumento, além de contribuir para a ampliação da cognição interpessoal, lógica, linguística e artística dos atendidos. Promoveu a expressão, a interação, a aprendizagem, experiências lúdicas e socializadoras, o estímulo do saber individual e coletivo e o fortalecimento dos víncu los comunitários. Carga horária de 1.216 horas no ano.

Oficina de musicalização infantil: atendeu 18 crian ças de 7 a 10 anos. A atividade teve o objetivo de tra balhar o conteúdo de maneira lúdica, com atividades interativas como canto, contação de histórias, produ ção de instrumentos reciclados, composição de músi cas, entre outras. Carga horária de 140 horas no ano.
Foram promovidas três oficinas socioeducacionais, que atenderam 92 beneficiários, sendo elas:
DEPOIMENTO
Sou muito grata ao Instituto Reciclando Sons. Foi por meio dele que aprendi que antes de qualquer coisa devemos cuidar de nós e da nossa saúde, para podermos nos dedicar aos filhos e maridos nos valorizar enquanto mulheres e mães de família. É tanta coisa que eu poderia escrever para agradecer. Sei que posso contar com o instituto sempre!

68 | Relatório de Atividades Perfil dos atendidos COMOGÊNEROVOCÊ CONHECEU O PROJETO NOTAS & CANÇÕES? POR QUE VOCÊ SE INCREVEU NO PROJETO NOTAS & CANÇÕES?17,9%28,60% 78% 1,5%82,1% 67,9% 22% SE IDENTIFICAM COM O GÊNERO DECLARARAMMASCULINOQUECONHECERAMPORMEIODASMÍDIASSOCIAIS DOS RESPONDENTES RELATARAM QUE FORAM OS/AS RESPONSÁVEIS QUE INCREVERAM NO NOTAS & CANÇÕES SE IDENTIFICAM COM O GÊNERO NÃO-BINÁRIOFEMININO POR MEIO DO GRUPO DE CONVIVÊNCIA SE INCREVERAM PORQUE JÁ TINHAM OUVIDO FALAR DO INSTITUTO RECICLANDO SONS
Instituto Bancorbrás | 69 O QUE TE MOTIVOU A CONTINUAR NO PROJETO NOTAS & CANÇÕES? O QUE VOCÊ MAIS GOSTOU DE FAZER NO PROJETO NOTAS & CANÇÕES? QUAL CARREIRA PROFISSIONAL VOCÊ DESEJA SEGUIR?21,43,6%% 39,3%57,1% 78,6% 100% PARTICIPAR DOS EVENTOS FOI A MOTIVAÇÃO PARA CONTINUAR RESPONDERAM CANTAR RESPONDERAM QUE O QUE MOTIVOU A CONTINUAR FOI PODER FAZER MÚSICA A CONVIVÊNCIA COM A EQUIPE MOTIVOU A CONTINUAR NO PROJETO RESPONDERAMINTRUMENTOSTOCAR RESPONDERAM MÚSICOS/MUSICISTASSER
70 | Relatório de Atividades A APRENDIZAGEM NO PROJETO NOTAS & CANÇÕES LHE OFERECEU OPORTUNIDADE DE CRESCIMENTO HUMANO, INTELECTUAL E PROFISSIONAL? QUANDO PERGUNTADO, QUAIS MUDANÇAS PUDERAM SER OBSERVADAS A PARTIR DO PROJETO NOTAS & CANÇÕES? SOBRE O RENDIMENTO ESCOLAR, OS RESPONSÁVEIS AFIRMARAM QUE OS/ AS USUÁRIOS(AS) APRESENTARAM:96,4%35% 35%9,9% 10,5% 10,5% 20% 30% 3,6% 25% 25% RELATARAM DESENVOLVIMENTOOBSERVARAMCOMPLETAMENTESIMODEHABILIDADES MELHORIA NO COMPORTAMENTO EM SALA DE AULA MELHORIA RELACIONAMENTONOFAMILIAR MELHORIA NA ORGANIZAÇÃO PESSOAL MELHORIA ATIVIDADESPARTICIPAÇÃONADASESCOLARES MELHORIA NA FALA MELHORIA CONCENTRAÇÃONA SIM PARCIALMENTE HOUVE UMA MELHORIA DO APRENDIZADO NA ESCOLA MELHORIA NA NOTA ESCOLAR
Instituto Bancorbrás | 71
O ATENDIMENTO REALIZADO PELO SERVIÇO SOCIAL ATENDEU ÀS SUAS NECESSIDADES?
14,3%86,7% SIM, PARCIALMENTE SIM, TOTALMENTE
Foram realizadas oito atividades interdisciplinares durante o ano, sendo:
• No Dia Nacional de Combate ao Bullying e à Violência nas Escolas foi promovida uma apresentação teatral surpresa: com o objetivo de orientar sobre como agir diante de situações de violência entre os colegas.
• Boas Práticas na Cozinha: foi realizada uma palestra sobre as boas práticas ao cozinhar, trazendo atitudes mais e menos seguras nesse ambiente. Os alunos produziram o lanche da atividade, sendo um cupcake para cada um.
• Em lembrança ao Dia Nacional de Combate a Violência Sexual de Crianças e Adolescentes: foi produzido um vídeo explicativo, além de atividades como desenhos, redações e histórias em quadrinhos sobre a temática.
O Instituto Reciclando Sons realiza, de forma rotineira, avaliações das oficinas promovidas. Os beneficiários respondem questionários que levantam indicadores de qualidade do projeto. Os principais resultados são:
ACONTECEU NO PROJETO
AVALIAÇÃO DOS ATENDIDOS
• Setembro Amarelo: foi promovida uma roda de conversa que abordou o tema do suicídio, focando em doenças de cunho emocional, como ansiedade e depressão.
72 | Relatório de Atividades
• O Dia das Crianças foi realiza do no dia 13 de outubro, sendo um dia especial com brincadeiras, pintura de rosto e brinquedos infláveis. Para a ocasião, o Instituto Bancorbrás contribuiu com a distribuição de uma lembrança para as crianças, além de um kit lanche, com pipoca e donuts.

Rede Feminina de Combate ao Câncer de Brasília, o Instituto Bancorbrás promoveu uma palestra destinada ao público feminino atendido na instituição, sobre a importância do diagnóstico precoce e tratamento do cân cer de mama e do colo do útero.

• A Semana Interdisciplinar dezembro com diversas atividades motivacionais e uma palestra sobre Preconceitos Estruturais, minis trada pela assistente social da instituição. As ações foram realizadas em formato
• Para a Formatura, a turma foi dividida em grupos para a participar presencialmente e evi tar aglomerações. Cada beneficiário recebeu o certificado e uma lembrança na ocasião. Além da ação presencial na instituição, o evento foi trans mitido em formato de tituto Reciclando Sons, no YouTube, com apresen tações musicais e mensagens do Vice-Diretor do Instituto Bancorbrás, Cláudio Roberto, e da gestora Roberta Abreu.

• No Outubro Rosa
Participantes da ação Outubro Rosa
O programa Adote um Estudante oferece assistência a universitários em situação de vulnerabilidade so cial que estejam devidamente matriculados em universidades públicas. Os estudantes beneficiados são estimulados pelo Instituto Bancorbrás a participarem de ações sociais próprias e das ações promovidas pela Empresa.

Em 2021, foram beneficiados 9 estudantes em 5 diferentes estados federativos: Brasília, Minas Gerais, João Pessoa, Goiânia e São Paulo. Desses, três finalizaram sua graduação no segundo semestre, possibilitando a inserção de novos acadêmicos.
Trata-se de concessão de auxílio financeiro para alimentação e transporte, além de acompanhamento social do Instituto, para a conclusão da graduação. Em 17 anos de existência, já foram apoiados mais de 29 estudantes universitários, nas mais diversas formações como: Medicina, Medicina Veterinária, Letras, Música, Ciências Naturais, Geografia, Arquitetura e Urbanismo, Pedagogia, entre outros.
74 | Relatório de Atividades
BOLSAPROJETOS:UNIVERSITÁRIA - 9 BENEFICIADOS
PROGRAMA ADOTE UM ESTUDANTE - 19 BENEFICIÁRIOS
Instituto Bancorbrás | 75

• Rafael Ramos Ribeiro, estudante de Letras, na Universidade de Brasília – UnB, Brasília/DF.
Atualmente, o projeto atende 9 jovens, sendo:
• Isa Viviane Queiroz Silva, estudante de Música, na Universidade Federal da Paraíba – UFPB, João Pessoa/PB;
• Luiz Felipe Brito Silva, estudante de Geografia, na Universidade de São Paulo – USP, São Paulo/SP;
• Frank Lucas Xavier, estudante de História, na Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, Belo Horizonte/MG;
• Flaviane Marques de Assis, estudante de Medicina, na Universidade Federal de Goiás – UFG, Goiânia/GO;
• Kananda Gabryelle dos Reis Sousa, estudante de Terapia Ocupacional, na Universidade de Brasília – UnB, Brasília/DF;
• Cecília Gabriella Coimbra, estudante de Engenharia Química, na Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, Belo Horizonte/MG;

• Larissa Silva Nelo Oliveira, estudante de Medicina Veterinária, na Universidade Federal da Paraíba – UFPB, João Pessoa/PB;
• Marianne Tomaz Porto, estudante de Arquitetura e Urbanismo, na Universidade Federal de Goiás – UFG, Goiânia/GO;
Instituto Bancorbrás
| 77
Encontro de estudantes com a presença do Diretor-Presidente da Bancorbrás, Sr. Victor Arantes e do Vice-Diretor do Instituto Bancorbrás, Sr. Claudio Roberto, além dos beneficiários e equipe do Instituto.

• A vivência universitária, a profissão e os impactos da pande mia no cotidiano universitário - Todos os universitários bene ficiados.
• As dificuldades dos estudantes em situação de vulnerabili dade socioeconômica em universidades públicas tes Rafael Ramos e Luiz Felipe Brito.
78 | Relatório de Atividades
O protagonismo dos estudantes foi crescente durante o ano. Os te mas dos encontros foram propostos pelos mesmos, que ainda fo ram facilitadores de assuntos que tinham domínio. Alguns dos te mas abordados e os responsáveis pela facilitação foram:
• As dificuldades educacionais na Pandemia e ferramentas para organização da rotina de trabalho, estudos e estágio estudantes Larissa Nelo e Frank Lucas Xavier.
Com a realidade estudantil impactada pela pandemia, as universida des parceiras aderiram às aulas online. Os estudantes beneficiados precisaram se adaptar ao novo formato, assim como o acompanha mento social do Instituto. Para promover um monitoramento mais próximo, foram realizados 10 encontros virtuais com a participação dos estudantes, da assistente social do Instituto e demais colabora dores, além de convidados.
• Técnicas de relaxamento, leitura e concentração nos estudos - estudantes Kananda Reis e Flaviane Marques.
• Otimizadores de tempo e rotina - estudantes Cecília Gabrielle e Marianne Tomaz.

| 79
Instituto Bancorbrás
Encontro Natalino com a presença de estudantes beneficiários do Bolsa Universitária e do Identidade Cidadã, equipe do Instituto Bancorbrás e demais convidados.

Um diferencial no relacionamento em 2021 foi a aproximação dos estudantes beneficiados pelos projetos Bolsa Univer sitária e Identidade Cidadã. Foram realizados três encontros para promover o intercâmbio sociocultural entre os jovens que têm muito em comum. Destaca-se a realização do Encontro Natalino, planejado pelos estudantes dos dois projetos, em que foram apresentados os principais resultados e os impactos dos projetos.

80 | Relatório de Atividades

Estudante de Engenharia Química/UFMG

Olá! Sou a Cecília. Tenho 20 anos, sou aluna de Engenharia Química do 4° período na Universidade Federal de Minas Gerais e sou contemplada pelo programa Adote um Estudante da Bancorbrás. Como aluna de baixa renda, o programa é um auxílio muito importante para mim, pois me ajuda em várias dificuldades no meu dia a dia. Com a bolsa oferecida pelo programa, consegui adquirir meu primeiro notebook, que sempre foi necessário e agora é imprescindível nesse momento de pandemia e aulas online. O programa teve e tem impacto em diversas áreas da minha vida acadêmica e pessoal e sou grata por ser contemplada, já que me ajuda a estudar com mais tranquilidade.”
Instituto Bancorbrás | 81
EducAção: é um curso que visa qualificar os jovens de Planaltina/DF e região, interessados em realizar provas para vestibulares, ENEM e/ou PAS. O curso é gra tuito e tem como público preferencial, estudantes da rede pública de ensino e de baixa renda. Bolsista responsável: Lauanda Stephany Almeida Cavalcante de Souza.
82 | Relatório de Atividades
Projeto realizado em parceria com a Faculdade UnB de Planaltina/DF, em que o Instituto Bancorbrás concede uma bolsa-auxílio mensal para estudantes em situação de vulnerabilidade social e que realizam projetos de extensão univer sitária na comunidade. Em 2021, 10 estudantes foram beneficiados. Confira os projetos empreendidos por eles: Informãos: tem como objetivo divulgar conhecimento científico por meio da LIBRAS, produzindo vídeos e videotextos acessíveis com QR Codes, tornando pos sível que mais pessoas tenham acesso ao conhecimento produzido no âmbito do Projeto. Bolsistas responsáveis: Karen Cristina Afonso da Silva, Lauanda Stephany Almeida Cavalcante de Souza e Nathália Alves de Aguiar.
10 BENEFICIADOS
IDENTIDADE CIDADÃ
Festa de Natal na Escola Municipal Flor do Cerrado

CiênciaVerso: promove atendimento educacional especializado tanto no âm bito da complementação quanto da suplementação curricular aos estudantes com deficiências, transtornos e/ou altas habilidades/superdotação. Bolsista res ponsável: Tamires Gomes Correia. Projetos Interdisciplinares: promove atividades que valorizam a voz de cada participante e seu contexto de vida no atual momento, de modo que os pro cessos educacionais sejam entendidos, também, como oportunidades de pro

Em 2021, foram realizados quatro encontros com os estudantes, sendo que um foi compartilhado com os beneficiários do Bolsa Universitária. Das atividades apoiadas, destaca-se a Festa de Natal Solidário, realizada na Escola Municipal Flor do Cerrado, em que os estudantes promoveram atividades recreativas, além da entrega de presentes natalinos.

Municipal Flor do Cerrado
Projeto Socioeducacional PertenSer: promove contextos de diálogo e colaboração com adolescentes que cumprem medidas socioeducativas em meio aberto. Bolsista Responsável: Silvia Ferreira dos
Instituto Bancorbrás | 83 moção de saúde e bem-estar integral. O projeto é voltado para estudantes de 4º e 5º anos da Escola Municipal Flor do Cerra do, localizada na área rural de Planaltina de Goiás/GO. Bolsistas responsáveis: Raimunda Leila José da Silva e Naraline Martins Machado.
Interpessoal: promove intervenções no con texto educacional, que favorecem a promoção da saúde mental. Bolsista Responsável: Tamires Gomes Correia.
Podcast: promovem a socialização de informações, conheci mento e experiências por meio de entrevistas, em áudio, e buscam dar espaço a diferentes pessoas e contextos da vida real. Bolsistas responsáveis: Erick Lucas Castro Germano, Lucas da Silva Rosa e Silvia Ferreira dos Reis.
ProjetoReis.Acolhimento
Audiovisual: promove a edição de vídeos e a promoção de lives com profissionais especialistas em temáticas relacionadas à inclusão em diferentes contextos. Bolsistas Responsáveis: Wallisson Nunes Da Silva e Erick Lucas Castro Germano.
O programa Eu Abraço Essa Causa tem o objetivo de propa gar os princípios e as práticas de cidadania, sustentabilida de e de voluntariado para os públicos internos e externos da Bancorbrás. Além disso, oferece auxílio para instituições sociais, possibilitando a melhoria no serviço prestado para seus beneficiados.
Voluntários do programa

CIDADANIA
PROGRAMA EU ABRAÇO ESSA 16.805CAUSAIMPACTADOS
VOLUNTÁRIOSPROJETOS: BANCORBRÁS
O principal desafio do projeto foi manter o engajamento dos vo luntários, pois devido à pandemia, todos estavam envolvidos em diversas atividades virtuais, o que causou um “desgaste por telas”. Foram promovidas cinco atividades ao longo do ano, com o envol vimento de 49 voluntários e 455 pessoas em situação de vulnerabi lidade social beneficiadas.
A primeira ação foi o Encontro de Voluntários, realizado em 12 de março, pela plataforma Zoom, com a participação de 38 voluntários.
Tem o objetivo de estimular e oferecer ao público interno da Ban corbrás a possibilidade de exercer a cidadania, por meio do trabalho voluntário estruturado.
O Comitê de Voluntariado teve participação ativa no planejamento e desenvolvimento da ação.
504 BENEFICIADOS

Nesse encontro, o Instituto mediou o diálogo entre três convi dadas, a Amanda Meneguzzo, a Soraya Kátia e a Flávia Arruda, todas profissionais da área de psicologia. Elas trouxeram os principais desafios que o distanciamento social trouxe para a saúde mental, principalmente de profissionais do Terceiro Setor, em que o trabalho exige maior contato humano.
CAFÉ COM PROSA
86 | Relatório de Atividades
Na oportunidade, os participantes trouxeram as suas dificuldades com a dinâmica de teletrabalho, o esfriamento das re lações e as dificuldades em se concentrar em si, para processar os sentimentos e angústias causados pelo cenário atual.
O evento foi um bate-papo com a temática Saúde mental em tempos de pandemia: um desafio para as organizações.
Instituto Bancorbrás | 87

88 | Relatório de Atividades


Cada voluntário inscrito recebeu em sua residência, uma caneca personalizada do projeto, recheada com bom bons. Os colaboradores da Matriz receberam o brinde por meio da visita de dois colaboradores do Instituto e aqueles das Filiais, pelos Correios, com uma embalagem

Instituto Bancorbrás | 89
Oexclusiva.evento
aconteceu de forma lúdica, com muita alegria e descontração, por meio de um teatro virtual, com a personagem Pietra Zanini, da Cia Educa Vida. Na opor tunidade, foi falado sobre a importância do voluntariado na sociedade; o protagonismo em suas ações; bem como a realização de quiz para a interação dos participantes. Sorteios de três vales-presente nos valores de R$ 150,00, R$ 100,00 e R$ 50,00 foram realizados com o intuito de animar ainda mais o evento e proporcionar a movimentação de marcações nas redes sociais. Os vo luntários avaliaram positivamente o evento, com elo gios e pedidos de novas ações.
Entrega do brinde ao Embaixador do Comitê de Voluntariado, José Augusto.
90 | Relatório de Atividades

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS - CONTA COMIGO QUE EU TE CONTO UMA HISTÓRIA

Instituto Bancorbrás | 91
Esta atividade foi realizada entre os dias 21 e 25 de junho e também teve a participação ativa do Comitê de Volunta riado no planejamento. A ação foi realizada em duas instituições do DF, sendo: Lar de São José, que atende 70 crian ças e adolescentes de 0 a 18 anos, em Ceilândia; e a Casa de Ismael, que atende crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social, na Asa Norte. A ação consistiu em contação de histórias, em formato virtual, pelo Google Meet, em que o voluntário contou histórias infantis de forma lúdica com fantasias, pintura de rosto, fantoches, instrumentos musicais e etc. Ao todo, 10 voluntários participaram da ação. O Instituto fez uma doação de R$ 200,00 para cada instituição, com o intuito de proporcionar um lanche para as crianças ao final da atividade.
COMEMORAÇÃO DO DIA NACIONAL DO VOLUNTÁRIO

O Instituto Bancorbrás apoiou o evento do Instituto Brasil Logística - IBL, realizado no dia 27 de agosto, de forma híbrida, na sede do IBL. A ação denominada “1º Encontro Intersetorial de Voluntariado do Instituto Brasil Logística – IBL” consistiu no lançamento do pri meiro Guia de Logística Humanitária do Brasil, com a realização de palestras. A colaboradora do Instituto Bancorbrás, Danyelle Amaral, responsável pelo proje to de voluntariado, fez parte do painel de palestrantes, contribuindo sobre a importância do voluntaria do corporativo e a história cronológica da iniciativa voluntária nas Empresas Bancorbrás.Danyelle colaboradoraAmaral,que palestrou sobre o voluntariado da Bancorbrás no evento.

O Instituto Bancorbrás doou o valor de R$ 20.000,00 (vinte mil reais) para o Institu to Inclusão, de Brasília, que atende cerca de 320 pessoas em situação de rua, e R$ 10.000,00 (dez mil reais) para o Abrigo Bela Vista, de Minas Gerais, que atende cerca de 50 pessoas, garantindo três semanas de proteína para complementar a alimen tação diária.
Representantes dos Instituto Bancorbrás, Brasil Logística e Inclusão, além da Brasal e da GPS Foundation.
O mutirão contou com o apoio da Brasal, na doação de 774 litros de refrigerante; do Instituto Brasil Logística - IBL, com a doação 120 kg de arroz, 60 kg de feijão e 39 cobertores; e da GPS Foundation, com a doação de 80 kg de feijão e de 120 kg de arroz.

MUTIRÃO AMOR NA PANELA
A atividade começou a ser planejada no mês de junho, em parceria com o Comitê de Voluntariado. O objetivo da ação foi contribuir no complemento alimentar com proteínas para pessoas em situação de rua em Brasília/DF e Contagem/MG, atendidas pelo Instituto Inclusão e pelo Abrigo Bela Vista, Comrespectivamente.oavançoda vacinação e seguindo todos os protoco los de segurança, o mutirão Amor na Panela foi a primeira atividade presencial desde o início da pandemia. Promovida nos dias 27, 28 e 29 de outubro, com os voluntários do “Eu Abraço Essa Causa”, um almoço especial foi oferecido para os beneficiários das duas instituições sociais. Ao todo, parti ciparam do mutirão 24 pessoas, entre voluntários, colabora dores do Instituto e parceiros.

| 93
Instituto Bancorbrás
Ao todo, 84 voluntários participaram. No dia 08 de dezembro, como forma de incentivo, foi realizado o sor teio de uma caixa de som JBL Pulse 360º led, pelo Instagram da colaboradora virtual da Bancorbrás, a Maísa. A ga nhadora do prêmio foi a voluntária Laianne Gonçalves, da área de Marketing da Bancorbrás.
A última ação voluntária do ano, intitulada “Workshop Volunta riado Protagonista”, aconteceu nos dias 6 e 7 de dezembro, em comemoração ao Dia Internacional do Voluntário, celebrado no dia 5 do mês.
O workshop foi ministrado pela profissional Joana Araújo, da IB Geração de Impacto e, teve duas temáticas diferentes, sendo: “A (re)construção da empatia e do propósito”, que ressaltou a importância desses valores para o trabalho voluntário e o “Volunta riado do agora”, que retratou as possibilidades de adaptação das atividades em tempos de pandemia.

WORKSHOP PROTAGONISTAVOLUNTARIADO
94 | Relatório de Atividades
Instituto Bancorbrás | 95
Voluntários participantes do Workshop

PRÊMIO VOL

96 | Relatório de Atividades
No mês de dezembro, o Instituto Bancorbrás recebeu uma premiação denominada Prê mio VOL, realizada pelo Grupo Dadivar, que tem como objetivo valorizar e incentivar o trabalho voluntário no Brasil. O evento ocorreu de forma híbrida e reconheceu programas de voluntariado de OSCs, empresas e universidades, assim como programas individuais e/ ou grupos autônomos, todos com base nos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Susten tável), e também, reportagens de rádio, TV e mídia impressa/digital sobre voluntariado. O Instituto ainda apoiou financeiramente o evento.
Empreendedores que idealizaram o prêmio, da esquerda para a direita: Ricardo Monello, Roberto Ravagnani, Danilo Tiisel, Enzo Celulari, Eduardo Mello e Alexandre Chiaratti.

Instituto Bancorbrás | 97
CAMPANHAS E CAUSAS SOCIAIS - 4.704 BENEFICIADOS
Pretende engajar, sensibilizar e conscientizar os públicos inter no e externo da Bancorbrás sobre as práticas de cidadania e res ponsabilidade socioambiental. Em 2021, foram promovidas duas grandes campanhas: a da Boação, em parceria com o Instituto Sabin, e a Conversão Solidária, com o protagonismo dos clientes da Bancorbrás Turismo.

CAMPANHA DA BOAÇÃO

Foram dois meses de arrecadação por meio de uma plataforma digital. Os resultados foram: R$ 34.554,99 arrecadados, 5 empresas apoiadoras, 714 cestas básicas doadas para 2.800 pessoas beneficiadas pelo Instituto Eva de Brasília/DF e a ABRAPEC de Ribeirão Preto/SP. Ao todo, foram 8 toneladas de alimentos doados.

Entrega de doações para instituições.
98 | Relatório de Atividades

Instituto Bancorbrás | 99
INSTITUTO EVA - RECANTO DAS EMAS/DF NÚMERO DE ATENDIMENTOS: 300
O Instituto EVA é uma organização da sociedade civil voltada exclusivamente para as políticas públicas e causa das mulheres, especialmente aquelas residentes em comunidades em vulnerabilidade social no Recanto das Emas, uma das regiões do DF em que o projeto tem núcleo de fomento.



Entregas EVA



A Campanha Conversão Solidária, realizada em par ceria com o Clube de Turismo Bancorbrás, possibilita que o cliente converta suas diárias em doações de cestas básicas para instituições sociais. A inicia tiva beneficiou 1.904 pessoas de três organizações, em Brasília/DF, Fortaleza/CE e João Pessoa/PB. Com a Conversão Solidária já foi possível doar 5.259,95 kg de alimentos.

CONVERSÃO SOLIDÁRIA
100 | Relatório de Atividades
A ABRAPEC é uma organização não gover namental, engajada na prestação de supor te socioeconômico, de reabilitação física e emocional e de apoio jurídico às pessoas em tratamento de câncer e em situação de vul nerabilidade social, incluindo atendimento aos familiares e cuidadores.
Entrega de donativos a beneficiários.
ABRAPEC - RIBEIRÃO PRETO/SP NÚMERO DE ATENDIMENTOS: 329

Associação Esperança e Vida (AEV) em João Pessoa/PB, fundada em 2008, atende 75 pessoas que estão em tratamento oncológico.
Instituto Bancorbrás | 101
Instituto Inclusão de Desenvolvimento e Promoção Social, em Brasília/DF, fundado em 2002, presta atendimento para 320 pes soas em situação de rua e crianças e adolescentes em situação de vulne rabilidade e/ou risco social.
InclusãonoEntregasInstituto
O Instituto Bancorbrás indicou 3 organizações sociais para receber o apoio, as quais os clientes poderiam escolher uma para receber a doação das diárias convertidas em cestas básicas, sendo:

Centro de Atendimento Educacional Especializado (CAEESP) em Fortaleza/CE, fundado em 2011, atende 302 crianças com síndromes mentais e comportamentais, como: Down, Hidrocefalia, Paralisia Cerebral.

Em 2021, foram beneficiadas 14 organizações de dez comunidades do Distrito Federal e quatro regiões onde a Bancorbrás possui Filial, dentre essas, uma comunidade quilombola no estado de Goiás, no muni cípio de Cavalcante.
Registro da doação para a instituição W6, de Brasília/DF.

DOAÇÕESBENEFICIADOS11.597
102 | Relatório de Atividades
Registro de entrega de doações.
O Instituto Bancorbrás é responsável pela destinação de bens móveis e enxovais em desuso, de propriedade da Bancorbrás. As doações têm por objetivo apoiar organizações que justifiquem a atuação e o grau de importân cia às necessidades e às prioridades de comunidades em situação de vulnerabilidade social e que estejam com o cadastro ativo no mailing de OSCs do Instituto.

No total, são beneficiadas diretamente 11.597 pessoas por essas organizações. Confira na tabela abaixo os donativos repassados, bem como as instituições beneficiadas:
8 móveis de escritório Obras Sociais do Grupo Espírita Regeneração Goiânia/GO 390 26 itens entre móveis de escritório e eletroeletrônicos
Donativo beneficiadasInstituições

Cocaldas - Cooperativa de Catadores de Caldas Novas Caldas Novas/GO 200
Instituto Social de Educação e Cultura Santo Aníbal Maria Guará/DF 350 8 computadores e 16 monitores
11 câmeras, 1 DVR e 1 uma cadeira de escritório Hospital Napoleão Laureano João Pessoa/PB 3.500
Registro de entrega de doações.
Cidade-UF
Cavalcante/GOCeilândia/DF 1.648 260 cobertores W6 Organização Social. São Sebastião/DF 365 35 cobertores ENLACE São Sebastião/DF 35 116 cobertores ONG FUTURO E AÇÃO Recanto das Emas/DF 410 120 itens de mobiliário ONG FUTURO E AÇÃO Recanto das Emas/DF 850 1 refrigerador Projeto Frente Beneficente Para a Criança- FBPC Fortaleza/CE 2.419 239 itens de copa Federação Espírita Do Distrito Federal - FEDF Brasília/DF 200
Instituto Embalando Sonhos Samambaia/DF 500 139 itens de informática Estação Metarreciclagem Gama/DF 450 149 itens entre móveis de escritório e eletroeletrônicos
Centro de Cultura e Desenvolvimento do Paranoá e Itapoã-CEDEP Itapoã/DF 180 1810 materiais de escritório Associação Sociocultural São Luís Orione do Itapoã - Asloi Itapoã/DF 100
|
Quantidade de impactadaspessoas
10 camas box de casal e 10 duchas higiênicas
Instituto Bancorbrás 103
310 cobertores PASES- Projeto Assistencial Sementes de Esperança.
PROGRAMA SAÚDE DO PLANETA - 43 MUDAS DOADAS
O Instituto Bancorbrás se preocupa com os impactos da sociedade no meio ambiente e procura desenvolver ações que utilizam os recursos naturais de forma responsável e sustentável. Com base nisso e pensan do nas gerações futuras, o Programa Saúde do Planeta contribui para a conscientização política, institucional e comunitária dos públicos inter no e externo da Empresa em relação à preservação dos recursos naturais.
MEIO AMBIENTE

• Importância da Mata Atlântica;
• Semana do Meio Ambiente;
• Efeito Estufa.
Voltadas preferencialmente para os colaboradores, as ações fo ram impactadas com a definição do regime home office. Com essa mudança, o Instituto focou na conscientização pelas redes sociais, com a divulgação de conteúdos educativos sobre o meio ambiente. Somadas, as postagens tiveram 306 curtidas e 4.295 contas alcançadas, no Instagram e Facebook.
Desde 2010, o Instituto Bancorbrás desenvolve ações para os colaboradores da Empresa buscando a conscientização desse público sobre o consumo consciente, a coleta seletiva e, conse quentemente, a preservação do meio ambiente.

• Biodiversidade;
Instituto Bancorbrás | 105
AÇÕES DE CONSCIENTIZAÇÃO
Durante seis semanas, foram divulgados conteúdos com os •temas:Coleta seletiva;
• Impactos do desmatamento;
• Aquecimento Global;
Parceria Fundação SOS Mata Atlântica
106 | Relatório de Atividades
Por meio do Projeto Plantando o Futuro, o Instituto renovou a parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica, totalizando 41 mil mudas doadas, em onze anos de projeto, que consiste na doação de mudas de espécies nativas da Mata Atlântica para compensar parte das emissões de CO² na atmosfera. A história do projeto conta ainda com a parceria do Jardim Botânico de Brasília, sendo que do total de mudas já doadas no projeto, duas mil foram para o parque de Brasília. Com isso, o Instituto Bancorb rás já doou 43 mil mudas de árvores desde a criação do projeto.
Com a doação de 41 mil mudas, foram beneficiados 10 municípios, em quatro estados, somando um total de 15,6 hectares reflorestados. Esse número é equivalente, aproximadamente, ao tamanho das regiões ad ministrativas do DF de Taguatinga e Águas Claras juntas.
AES Tietê / Reservatório da UHE Promissão- Fase XXIII, em Sabino - SP.

AES Tietê / Reservatório da UHE Promissão- Fase XXIII, em Sabino - SP.
Um estudo realizado pelo Instituto Totum e pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ), da Universidade de São Paulo em parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica, estima -se que cada árvore da Mata Atlântica absorva 163,14 kg de gás carbônico (CO²) ao longo de seus primeiros 20 anos. Levando em consideração esse estudo, as doações da Bancorbrás pode riam compensar mais de 6,6 toneladas de CO² da atmosfera.
Instituto Bancorbrás | 107

noapresentadaonlineFIFE
FÓRUM INTERAMERICANO DE FILANTROPIA ESTRATÉGICA – FIFE

108 | Relatório de Atividades
Palestra
A 8ª edição do FIFE, realizado entre os dias 28 de fevereiro e 3 de março de 2021, foi promovida de for ma híbrida, em que os inscritos da edição de 2020, que não foi realizada devido a pandemia, puderam escolher entre formato online ou presencial. Ao todo, o evento contou com a participação de cerca de 140 pessoas no presencial e 850 no online. Foram quase 100 atividades e palestras voltadas aos temas: legislação, contabilidade, captação de recursos, comunicação, administração, recursos humanos, volun tariado, sustentabilidade, tecnologia, entre outros.
Apoios
tuto ficou responsável por abordar a temática em capa citação sobre Métodos Ágeis no Terceiro Setor: como essas técnicas podem contribuir para a alta performan ce, ministrada pela Analista de Responsabilidade So cial, Leandra Santos.

Instituto Bancorbrás | 109
A iniciativa do Instituto Filantropia tem como objetivo reunir temas variados voltados à gestão do setor e tem o apoio do Instituto Bancorbrás desde 2014. Em 2021, além de apoiar o evento financeiramente e contar com a participação de parte da equipe operacional, o Insti
1º DIA DE GESTÃO DE PROJETOS DE IMPACTO SOCIAL - PMI-DF

Realizado pelo PMI-DF com o apoio do Instituto Bancorbrás, o evento online, promovido no dia 12 de agosto, teve o objetivo de discutir quais fatores de vulnerabilidades são possíveis de minimizar por meio dos projetos sociais nas linhas de atuação de Direitos Humanos, Saúde, Educação e Meio Ambien te. O Instituto teve oportunidade de palestrar, por meio de sua gestora, Roberta Abreu, com o tema “A importância do gerenciamento de projetos para gerar impacto social”. Roberta reforçou a importância da gestão de projetos para o combate dos fatores que causam os diver sos tipos de vulnerabilidades. Participação da Roberta Abreu no evento organizado pelo PMI-DF
110 | Relatório de Atividades
À convite do parceiro Bússola Social, o Instituto participou do evento online, que foi realizado no dia 23 de setembro, apresentando os projetos desenvolvidos que buscam alcançar o objetivo dez, Redução das Desigualdades, e o dezessete, Parcerias e Meios de Implementação, da agenda 2030 da ONU. A colaboradora que representou o Instituto, Leandra Santos, deu destaque aos projetos Notas & Canções e Programa de Aceleração de Impacto Social - PAIS.
Instituto Bancorbrás | 111
SEMINÁRIO BÚSSOLA - ODS E BOAS PRÁTICAS EM INVESTIMENTO SOCIAL PRIVADO

tido no canal da rede no YouTube, no dia 19 de outubro de Leandra2021.
112 | Relatório de Atividades
ENCONTRO NACIONAL DA AÇÃO SOCIAL SALESIANA – ENAS
reforçou a importância das organizações sociais investirem esforços para manter os seus parceiros, focando na governança e na transparência.
O Instituto foi convidado a contribuir com o evento por meio de uma palestra, facilitada pela colaboradora Lean dra Santos, sobre as motivações que levam um investidor a aportar recursos em uma obra social. O evento foi transmi-

Tempos renovação!de
Instituto Bancorbrás
O ano de 2021 foi marcado por mudanças e transformações, tanto para a Bancorbrás, quanto para o Instituto. Sabemos a importância de, sempre que possível, parar e refletir sobre os resultados já alcan çados, analisando as potencialidades e as possibili dades de evolução e inovação do nosso trabalho.
Gestora do Instituto Bancorbrás, Roberta Abreu, com os Diretores Gerais da Bancorbrás, que passam a ser também Diretores do Instituto em 2022. À direita, o Sr. Cláudio Roberto, Vice-Diretor do Instituto em 2021 e Di retor-Executivo em 2022. À esquerda, o Sr. Luiz Gustavo, que passa a ser o Vice-Diretor do Instituto em 2022.

| 113
Munidos de toda a experiência e vivência dos últi mos treze anos do Instituto Bancorbrás, temos o combustível e a maturidade necessários para am pliar o nosso impacto social, evidenciar nossa atua ção focada em práticas emancipatórias e fortalecer organizações sociais de todo o Brasil.
114 | Relatório de Atividades
A inspiração para o triênio que se inicia é alinhar a atuação socioambiental com as estratégias de negócio da Bancorbrás, tra zendo mais sinergia com atuação da Empresa como um todo, além de demonstrar comprometimento com o desenvolvimento sustentável da comunidade. Seguimos firmes nesse propósito de fazer do mundo um lugar mais sustentável, inclusivo e justo para todos. Vem com a gente?

Roberta Abreu Luiz CláudioGustavoRoberto


Associação Bancorbrás de Responsabilidade Social – Instituto Bancorbrás Diretor-Executivo Jorge Tomio Guiyotoku Vice-Diretor Executivo Claudio Roberto Nogueira de Souza Filho
EXPEDIENTE:
Instituto Bancorbrás | 115
Alfredo Leopoldo Albano - até 2 de maio de 2021
Coordenadora
Victor Arantes Marra - a partir de 3 de maio de 2021
Analistas de Responsabilidade Social Núcleo de Projetos Alessandra Amaral Edivan de Sousa Nascimento Leandra Santos Lilia Kézia Pereira Núbia Carrijo
Auxiliares Administrativos Núcleo de Projetos e Núcleo de Comunicação e Voluntariado Kallyne Castro
Thaise Souto
Roberta Abreu
O Instituto Bancorbrás tem credibilidade certificada. Com registros do Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente – CDCA e do Ministério Público como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público – OS CIP, desenvolve com idoneidade programas e projetos voltados para o desenvolvimento sustentável e para o fortalecimento da comunidade em situação de vulnerabilidade social.
Nº 1 – ano Diretor-Presidente2021 das Empresas Bancorbrás
Analistas de Responsabilidade Social Núcleo de Comunicação e Voluntariado Caroline Rodrigues Danyelle Amaral
