
3 minute read
INSTITUIÇÕES PARTICIPANTES
REGIÃO CENTRO-OESTE
Organização Nova Acrópole Brasília/DF: atende crianças e jovens, de 5 a 16 anos, em situação de vulnerabilidade social, da periferia do DF. Tem como causa a educação, a saúde e o bem-estar. No atendimento à saúde, são beneficiados os familiares e pessoas indicadas pelo Centro de Referência Especializado de Assistência social (CRAS) e Conselho Tutelar (CT). Beneficia mensalmente 390 pessoas. Instituto Embalando Sonhos - Samambaia/DF: atende crianças e jovens, entre 4 e 18 anos, e suas famílias, em situação de vulnerabilidade social. Tem como causa a cidadania e os direitos humanos. Beneficia mensalmente 500 pessoas. Aconchego - Brasília/DF: atende crianças e jovens em situação de acolhimento, pretendentes à adoção. Tem como causa a garantia dos direitos humanos e beneficia 150 pessoas por mês.
Advertisement
26 | Relatório de Atividades

REGIÃO NORDESTE
ONG AICC - Pacajus/CE: atende pessoas entre 8 e 65 anos, em sua maioria mulheres, que se reconhecem negras e pardas, moradores da cidade de Pacajus, zona urbana e rural. Tem como causa a educação e a cidadania. Beneficia 200 pessoas por mês. Pontos Diversos - Salvador/BA: atende pessoas com deficiência, mulheres, população LGBTQIA+, juventude, povos tradicionais, população negra, infância e adolescência. Tem como causa a promoção da educação e o combate à desigualdade. Beneficia mensalmente 100 pessoas.
Instituto Bancorbrás | 27

REGIÃO NORTE
Laboratório da Cidade - Belém/PA: trabalha com planejamento urbano, mais especificamente com ações de acupuntura urbana e urbanismo tático. Atua em diversas frentes com comunicação para conscientização, seminários, workshops, artigos jornalísticos e podcast. Já realizaram 250 mil higienizações no projeto com Hidro Pontos itinerantes e já identificaram 2.188 reproduções do podcast. Instituto Juruá - Manaus/AM: atende populações ribeirinhas não indígenas e indígenas da região do Médio Juruá, em Manaus/AM. Atua com projetos de longa duração e visa promover segurança alimentar para 33 mil pessoas do município. Tem como causa a preservação do meio ambiente e o combate às desigualdades.
28 | Relatório de Atividades
REGIÃO SUDESTE
Empodera - Rio de Janeiro/RJ: atende meninas e jovens mulheres com idade entre 10 e 24 anos, moradoras de territórios de vulnerabilidade econômica social, majoritariamente de favelas do Rio de Janeiro. Tem como causa a cidadania e o combate às desigualdades sociais. Beneficia mensalmente 450 pessoas. Associação Pestalozzi de Jaguaré/ES: atende pessoas com deficiência intelectual e/ou múltipla, transtornos globais do desenvolvimento/autismo. Faixa etária de 0 a 60 anos, residentes no Município de Jaguaré/ES. Tem como causa a saúde, o bem-estar e a educação. Beneficia 82 pessoas por mês.
Taare - Trabalho de Apoio a Migrantes Internacionais - Uberlân-
dia/MG: atende refugiados e imigrantes em situação vulnerável, sendo uma das principais ações o ensino da língua portuguesa e da cultura brasileira. Tem como causa a defesa dos direitos humanos e a educação, beneficiando 300 pessoas por mês.

Instituto Bancorbrás | 29
REGIÃO SUL
Passos da Criança - Curitiba/PR: crianças e adolescentes na faixa etária de 5 a 14 anos, moradores da Vila Torres, bairro com o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) mais baixo da capital paranaense. Tem como causa a educação e a cidadania. Beneficia 175 pessoas por mês. AMA Videira - Videira/SC: atende pessoas entre 3 e 25 anos, residentes em Videira e região, todos com diagnóstico no espectro autista e outras comorbidades. Tem como causas a saúde, o bem-estar e a educação. Beneficia 32 pessoas por mês.

30 | Relatório de Atividades
Na prática, para as OSCs, a Aceleração foi uma jornada consultiva com: • Encontros online e ao vivo. • Exemplos reais. • Linguagem simples (sem termos em inglês e jargões corporativos). • Atividades práticas e lúdicas. • Troca de experiência entre as organizações. • Assessorias individuais. • Uso de lembretes para a formação de hábitos. • Desafios práticos para aplicação das ferramentas aprendidas.

Instituto Bancorbrás | 31