Contribuintes de Manaus podem optar pelo pagamento por cota
Carnê digital oferece maior desconto /03
TODAHORA.COM
TODA HORA
Rua Diogo Bernardes, n. 2, Quadra 01, sala 01 e 02 – 3º. Andar, Prédio Ephigênio Center, Conj. Jardim Espanha - Aleixo.
CNPJ: 15.183.160/0001-90
PUBLICIDADE
Vendas de anúncio 92 98129-5012
De Segunda à Sexta Das 8h às 17h
TIRAGEM
10.000 exemplares
FILIADO A
DIRETORIA DE REDAÇÃO
Camila Pereira (MTb 1311/AM)
Larissa Cavalcante (MTb 1110/AM)
EDIÇÃO DE ARTE
Victor Costa
Vanessa Alencar
Desirée Souza
CIRCULAÇÃO
Salles Nascimento
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DIRETO NO SEU WHATSAPP!
Fique sempre atualizado com as notícias mais importantes do dia, em tempo real e no conforto do seu celular. Cadastre-se para receber conteúdos exclusivos, dicas e as informações que você precisa.
Brasil doará 100 toneladas de medicamentos à Venezuela
O governo brasileiro confirmou o envio de 100 toneladas de medicamentos e insumos hospitalares para a Venezuela. A iniciativa ocorre após a destruição do maior centro de distribuição de fármacos do país vizinho durante os ataques dos Estados Unidos no último fim de semana. Nesta primeira etapa, serão enviadas 40 toneladas destinadas a pacientes que dependem de tratamento de hemodiálise. Segundo o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a ação é um gesto de reciprocidade e solidariedade. “Não podemos esquecer que, durante a pandemia da Covid-19, a Venezuela nos disponibilizou oxigênio quando enfrentamos uma crise de desabastecimento”, afirmou o ministro.
Os livros que Bolsonaro poderia ler na
prisão para reduzir a pena
O ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes analisa um pedido da defesa de Jair Bolsonaro (PL) para que o ex-presidente participe de um programa para reduzir sua pena por meio de leitura. O governo do Distrito Federal mantém uma lista própria de obras avalizadas para o seu programa de redução da pena. Entre os títulos estão Canção para ninar menino grande, de Conceição Evaristo; Futuro Ancestral, de Ailton Krenak; Diário de Fernando: nos cárceres da ditadura militar brasileira, de Frei Betto; 1968: o ano que não terminou, de Zuenir Ventura; e Ainda Estou Aqui, de Marcelo Rubens Paiva.
rápidas
Brasil encerrou 2025 com inflação de 4,26%, aponta IBGE
A inflação no Brasil subiu ligeiramente em dezembro e encerrou 2025 em 4,26% no período de 12 meses, segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado representa desaceleração em comparação com os 4,83% registrados em 2024.
Donald Trump anuncia que receberá María Corina Machado
O presidente americano Donald Trump informou que a líder opositora venezuelana e prêmio Nobel da Paz, María Corina Machado, deve viajar a Washington na próxima semana. "Estou ansioso para cumprimentá-la", disse o presidente americano ao canal Fox News.
Desmatamento cai 9% na amazônia e no cerrado em 2025
A Amazônia e o Cerrado registraram pelo 2º ano consecutivo queda no desmatamento. Em 2025, a área sob alerta de desmatamento na Amazônia foi de 3.817 km², redução de 8,7% na comparação com 2024. No cerrado, o índice foi de 5.369 km², queda de 9% em relação ao ano anterior. Os dados são do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
FOTO: DIVULGAÇÃO
FOTO: DIVULGAÇÃO
Manaus 10.01.2026
IPTU 2026 tem descontos de até 12% para pagamento antecipado
Decreto define prazos, descontos para pagamento antecipado e regras para parcelamento do imposto
A Prefeitura de Manaus publicou, no Diário Oficial do Município (DOM), o Decreto nº 6.767, que regulamenta o lançamento e o recolhimento do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) referente ao exercício de 2026. O decreto estabelece prazos, formas de pagamento, descontos para quitação antecipada e penalidades em caso de atraso.
O recolhimento do imposto poderá ser feito por meio de carnê, que será enviado ao contribuinte no endereço cadastrado junto à Secretaria Municipal de Finanças, Planejamento e Tecnologia da Informação (Semef); por carnê digital - obtido por meio do aplicativo Manaus Atende - ou por qualquer outro meio disponibilizado pela Semef.
Os contribuintes poderão optar pelo pagamento em cota única ou em até 10 parcelas mensais e sucessivas.
Quem optar pelo carnê digital, poderá obter descontos progressivos. O maior abatimento, de 12%, será concedido aos contribuintes que efetuarem o pagamento até o dia 30 de janeiro de 2026. Também estão previstos descontos de 11% para pagamento até 27 de fevereiro e de 10% para quitação até 16 de março. Para quem escolher o parcelamento, o decreto prevê desconto de 2%, desde que o pagamento ocorra nas datas estipuladas.
Os contribuintes que utilizarem outros meios de pagamento, como o Documento de Arrecadação Municipal (DAM) ou o carnê físico, estarão sujeitos a regras específicas. Para esses casos, o desconto será de 8%, desde que o pagamento seja feito até 16 de março de 2026.
O não recebimento do carnê não exime o contribuinte da obrigação de quitar o imposto. Caso haja atraso no pagamento, o IPTU será atualizado pela UFM, acrescido de juros de mora de 1% ao mês ou fração e multa diária de 0,33%, limitada a 20% do valor devido.
Contribuintes podem optar por cota única ou parcelamento
O decreto também prevê a possibilidade de impugnação administrativa do lançamento do IPTU, desde que respeitados os critérios estabelecidos na legislação tributária municipal. Nesses casos, é admitido o recolhimento parcial do valor considerado incontroverso pelo contribuinte.
A Secretaria Municipal de Finanças e Tecnologia da Informação (Semef) ficará res-
Calendário de Recolhimento - IPTU 2026
PARCELAS DATA DE VENCIMENTO
Cota Única
1ª Parcela
2ª Parcela
3ª Parcela
4ª Parcela
5ª Parcela
6ª Parcela
7ª Parcela
8ª Parcela
9ª Parcela
10ª Parcela
16/03/2026
16/03/2026
15/04/2026
15/05/2026
15/06/2026
15/07/2026
17/08/2026
15/09/2026
15/10/2026
16/11/2026
15/12/2026
ponsável pela divulgação do lançamento do IPTU 2026 e pelo atendimento aos contribuintes, com o objetivo de garantir amplo conhecimento sobre as regras, prazos e formas de pagamento do tributo.
O Decreto nº 6.767 entrou em vigor na data de sua publicação, com efeitos retroativos a 1º de janeiro de 2026.
Descontos da cota única - Carnê Digital
12% para pagamentos até 30 de janeiro
11% até 27 de fevereiro
10% até 16 de março
IPVA: desconto pelo Bom Condutor estará disponível a partir do dia 12
Benefício reduz em até 20% para motoristas sem multas; mais de 35 mil foram contemplados em 2024
No ano passado mais de 35 mil contribuintes foram beneficiados
A Secretaria de Estado da Fazenda do Amazonas (Sefaz) informa que o serviço de solicitação do desconto do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), por meio da Lei do Bom Condutor, estará disponível a partir do dia 12 de janeiro. O benefício é um instrumento de redução tributária que incentiva a direção responsável, concedendo abatimento de até 20% no valor do IPVA. No ano passado mais de 35 mil contribuintes foram beneficiados.
Têm direito ao desconto os condutores que não tenham multas registradas em sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) no período de um a três anos anteriores, com percentuais definidos conforme o histórico de condução: 10% para quem não cometeu infrações no ano anterior; 15% para quem não cometeu infrações nos últimos dois anos; 20% para quem não cometeu infrações nos últimos três anos.
A solicitação pode ser feita no portal da Sefaz, por meio do endereço https://www. sefaz.am.gov.br/portfolio-servicos/detalhes/21. O sistema é integrado ao banco de dados do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), e a análise da solicitação ocorre em poucos minutos, a partir do login na plataforma gov.br
No entanto, há situações excepcionais
que impedem a concessão do desconto pelo serviço de verificação automática. São elas: quando a CNH não está registrada no Amazonas; quando a pontuação na CNH ou a infração vinculada ao veículo é extinta no exercício (ano) atual; ou em casos de indeferimento do desconto pelo sistema automatizado.
Nessas situações específicas, o contribuinte poderá solicitar o desconto por meio do Protocolo Virtual, disponível no endereço https://bit.ly/4aIyMch
Para acessar o Protocolo Virtual, é necessário realizar login com certificado digital ou por meio de usuário e senha cadastrados na Nota Fiscal Amazonense. O sistema também disponibiliza opções de cadastro e recuperação de senha.
Outra opção é buscar o atendimento presencial na Central de Atendimento da Sefaz, localizada no prédio Ozias Monteiro, na Rua Franco de Sá, 263, São Francisco. No local, o atendimento é feito por meio de agenda-
mento prévio, que pode ser feito no site da secretaria.
Dúvidas quanto ao assunto também podem ser tiradas nos postos das Sefaz localizados nas unidades de Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC), no posto de atendimento da Manaus Moderna e, no caso dos municípios do interior, nas agências e postos da Secretaria.
Outros descontos e isenção
Além do desconto do Bom Condutor, o contribuinte pode obter redução adicional de até 10% no valor do IPVA, de forma cumulativa, ao optar pelo pagamento antecipado em cota única. Caso o imposto seja pago de forma parcelada, o desconto será de 10% na primeira parcela, 5% na segunda e pagamento integral na terceira.
A ordem cronológica de pagamento, conforme o final da placa do veículo, está definida na resolução nº 0034/2025-GSEFAZ, disponível no link https://bit.ly/4qb59Fv
Redução
IPVA
Veículos de até mil cilindradas, além de elétricos e híbridos
De 3% para 1,5%
Veículos acima de mil cilindradas
De 4% para 2%
Caminhões, ônibus, micro-ônibus, transporte coletivo e escolar
De 2% para 1%
Locadoras de veículos
• Mantêm alíquota diferenciada de 0,7%
Lei do Bom Condutor
Desde 2015, quando foi regulamentada, a Lei do Bom Condutor no Estado do Amazonas (Lei nº 203/14) garante aos proprietários de veículos automotores pessoas físicas, que não cometeram infrações no trânsito, direito a descontos no valor do IPVA.
Eleições 2026: Carla Reis defende rigor contra fraudes à cota de gênero
Presidente do TRE-AM faz balanço da gestão e os desafios das eleições
Vivendo um momento inédito no Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), com mulheres ocupando os principais cargos de liderança, a presidente da corte, desembargadora Carla Reis, encerra o primeiro ano de seu biênio com balanço positivo. Segundo ela, mais de 50 mil atendimentos foram realizados na capital e no interior.
Em entrevista ao Toda Hora, Carla Reis destacou a importância da presença feminina em cargos de poder, os avanços na modernização do Tribunal e o enfrentamento às fraudes à cota de gênero. A presidente também revelou a criação de uma comissão para combater a violência de gênero, especialmente no período de registro de candidaturas, e falou sobre a preparação do TRE-AM para as eleições gerais de 2026, ressaltando o papel da sociedade no fortalecimento da democracia.
TH: A senhora assumiu a presidência do TRE-AM em janeiro de 2025 ao lado da desembargadora Nélia Caminha. Que mudanças práticas e simbólicas essa condução feminina trouxe para o Tribunal?
Carla Reis: Ao assumir a presidência do TRE-AM, ao lado da desembargadora Nélia Caminha Jorge, tivemos plena consciência do significado histórico desse momento e da responsabilidade que ele carrega. A condução da Corte reafirma que os espaços de poder e decisão também pertencem às mulheres, não por concessão, mas por meritocracia. No plano prático, essa liderança tem se
refletido em uma gestão aberta ao diálogo, à escuta e à construção coletiva das decisões. Buscamos, ainda, fortalecer políticas internas de equidade, valorizar o trabalho das equipes e promover um ambiente institucional baseado no respeito e na cooperação.
TH: Qual o balanço a senhora faz do primeiro ano deste biênio?
CR: Foram 642 processos julgados, abrangendo matérias diversas, com destaque para o volume expressivo de ações relacionadas à fraude à cota de gênero. No campo administrativo, avançamos na modernização de unidades eleitorais no interior do Estado, com melhorias estruturais de cartórios, a exemplo de Nhamundá e Humaitá. Na área de tecnologia da informação, o TRE-AM recebeu recursos do Tribunal Superior Eleitoral para investimentos no setor. Em agosto, novos servidores concursados preencheram vagas para atuarem, especialmente, em ações de prevenção, bloqueio e respostas mais eficientes à disseminação de desinformação e fake news.
TH: Em 2025, o TRE-AM julgou diversos processos envolvendo fraude à cota de gênero. Como a senhora avalia esse cenário?
CR: Os julgamentos envolvendo fraude à cota de gênero revelam que ainda há resistência ao efetivo cumprimento da legislação eleitoral. O TRE-AM tem cumprido rigorosamente o seu papel constitucional, julgando com responsabilidade sempre que provocado, especialmente pelo Ministério Público. A cota de gênero não é uma formalidade burocrática, mas um instrumento de justiça eleitoral e de promoção da igualdade.
TH: Pensando nas eleições de 2026, quais estratégias o TRE-AM pretende adotar para inibir a repetição dessas fraudes?
CR: Os julgamentos por fraude à cota de gênero têm resultado na cassação de diver-
sos mandatos, que vêm sendo confirmados também pelo TSE, e servem de alerta para o próximo pleito. O rigor na análise dos processos continuará para o cumprimento efetivo da legislação. Estamos formando uma comissão específica de enfrentamento à violência de gênero, com atuação prioritária em áreas sensíveis e de caráter preventivo, por meio de ações de orientação técnica, sobretudo no período de registro de candidaturas.
TH: Como a senhora avalia o cenário atual para a organização das eleições de 2026?
CR: Organizar eleições no Amazonas é, sem dúvida, um grande desafio, em razão das distâncias, das dificuldades de acesso e das especificidades regionais. No entanto, o TRE-AM tem know-how em eleições, pois esta é a atividade-fim do Tribunal. O cenário atual é de planejamento responsável e antecipado. Os principais gargalos continuam sendo logísticos, como o transporte de urnas e equipes para comunidades remotas, além das limitações de conectividade em algumas regiões. Contudo, estamos preparados para garantir um processo eleitoral seguro, transparente e acessível. Nosso compromisso é assegurar que o direito ao voto seja plenamente exercido em todo o Estado.
TH: Como o TRE-AM pode atuar para estimular uma participação política mais consciente, orgânica e efetiva da população?
CR: Dentro de suas atribuições, o TRE-AM tem atuado permanentemente na educação para a cidadania. Desenvolvemos ações de incentivo ao alistamento eleitoral, parcerias institucionais e campanhas voltadas à participação consciente, especialmente de mulheres, jovens, idosos, povos indígenas e comunidades ribeirinhas. Nosso papel é garantir informação, acesso e um ambiente institucional seguro e inclusivo, para que a sociedade se reconheça como protagonista do processo democrático.
MARHIA EDHUARDA BESSA
FOTO: DIVULGAÇÃO
Desembargadora
Carla Reis comandará as eleições gerais no Amazonas
Amazonas amplia capacidade de transplantes de órgãos na rede pública
Estado acompanha crescimento nacional, mas ainda busca reduzir a recusa das famílias
Amazonas, 258 pessoas aguardam na fila por um transplante
Com a ampliação da capacidade de transplantes pela rede pública, o Amazonas vive um momento estratégico para fortalecer a cultura da doação de órgãos, apoiado por investimentos, modernização tecnológica e campanhas que reforçam a importância do diálogo familiar.
No primeiro semestre de 2025, o estado realizou 92 transplantes, sendo 39 de rins e 53 de córnea, acompanhando o avanço nacional, que chegou a 14,9 mil procedimentos no país, alta de 21%. Apesar disso, o desafio persiste: 45% das famílias brasileiras ainda recusam a doação, segundo o Ministério da Saúde.
No Amazonas, 258 pessoas aguardam na fila por um transplante, dentro de um universo nacional que supera 80 mil pacientes. O estado se destaca pela autonomia conquistada, ancorada pelo Hospital Delphina Rinaldi Abdel Aziz, na zona Norte de Manaus, considerado como centro público de referência na Região Norte.
Em pouco mais de dois anos, a unidade já ultrapassou 240 transplantes – 113 com doadores vivos e 126 com falecidos –, retomou cirurgias de fígado após uma década e tripli-
cou a média histórica de transplantes renais. Além dos transplantes renais, o estado também realiza transplante de córnea em clínicas conveniadas.
Em um único dia, o hospital realizou três transplantes — um de fígado e dois de rim — com órgãos captados no Hospital João Lúcio, provenientes de uma doadora de 62 anos, vítima de AVC isquêmico, da qual também foram retiradas as córneas.
Plataforma auxilia doadores
Além da estrutura hospitalar, o Amazonas aposta em novas ferramentas digitais para facilitar a decisão. Desde abril de 2024, está disponível a Autorização Eletrônica de Doação de Órgãos (AEDO), totalmente online. No Amazonas, a plataforma já registrou 237 solicitações. William Soares, de 38 anos, cadastrado para doar córneas e rim, resume o gesto: “Para quem precisa, tenha esperança. Para o doador, se tiver a oportunidade de ajudar alguém, faça isso. Salvar uma vida é algo transformador”.
Integração
No centro dessa engrenagem está o trabalho de sensibilização junto às famílias: “Hoje, essas pessoas encontram tratamento aqui. Temos uma equipe qualificada que trabalha a sensibilização das famílias, em um processo muito bem organizado para que a doação aconteça com todos os exames exigidos”, destacou a secretária de Saúde do Amazonas, Nayara Maksoud, ao explicar a rotina de captação e logística coordenada pela Central Estadual de Transplantes.
Para enfrentar a recusa familiar e qualificar o processo, o Ministério da Saúde lançou o Programa Nacional de Qualidade na Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (Prodot), que reconhece e remunera equipes hospitalares responsáveis por identificar doadores, organizar a logística e conduzir a conversa com familiares.
O programa integra um pacote de R$ 20 milhões por ano para fortalecer o Sistema Nacional de Transplantes, sendo R$ 13 milhões destinados à inclusão de novos procedimentos e R$ 7,4 milhões ao Prodot.
Transplantes no Amazonas (1º semestre/2025): 39 rins e 53 córneas
Hospital Delphina Aziz (2+ anos): 241 transplantes renais
Autorização Eletrônica (AEDO) no AM: 237 solicitações
Recursos federais para custeio (2023): R$ 1,3 bilhão
Lista de espera no AM: 258 pacientes
Recusa familiar no Brasil: 45%
No
ANA PATRÍCIA DIAS
FOTO: DIVULGAÇÃO
Manaus 10.01.2026
Prazo para contestar descontos indevidos do INSS vai até 14 de fevereiro
Governo federal estima que ainda existam 3 milhões de aposentados e pensionistas aptos a solicitar a devolução
Os aposentados e pensionistas que tiveram descontos indevidos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) têm até 14 de fevereiro para pedir o ressarcimento, anunciou o presidente do instituto, Gilberto Waller. Até dezembro, R$ 52,6 milhões já foram devolvidos pelo Governo do Brasil a aposentados e pensionistas do Amazonas devido aos descontos associativos não autorizados em benefícios do INSS.
Cerca de 6,2 milhões de beneficiários contestaram descontos indevidos do INSS, dos quais 4,1 milhões de beneficiários já foram ressarcidos, em valores que somam R$ 2,8 bilhões. O governo estima, no entanto, que ainda existam 3 milhões de aposentados e pensionistas aptos a solicitar a devolução.
“Só nos benefícios previdenciários, isso vai ocasionar uma inserção de R$ 30 bilhões na economia, R$ 21,9 milhões de benefícios previdenciários serão atingidos só por esse reajuste do salário mínimo. No BPC, são 6,4 milhões de pessoas atingidas com esse reajuste do salário mínimo.”, explica.
O prazo original se encerraria em 14 de novembro. No entanto, o Ministério da Previdência Social decidiu ampliar o período para garantir que todos os afetados possam registrar seus pedidos.
O esquema de descontos indevidos foi revelado pela Operação Sem Desconto, deflagrada pela Polícia Federal e pela Contro-
ladoria-Geral da União (CGU), que identificou fraudes em Acordos de Cooperação Técnica (ACTs) firmados entre o INSS e entidades associativas. As investigações levaram ao afastamento de parte da cúpula do instituto em abril.
Na entrevista, Gilberto Waller ressaltou o esforço coordenado de órgãos federais para ressarcir as vítimas dos descontos não autorizados. O presidente do INSS também destacou a união entre o instituto, a Advocacia-Geral da União (AGU), a CGU e a Polícia Federal para rastrear os recursos desviados e entrar com ações na Justiça para recuperar o dinheiro.
Regras de aposentadoria em 2026
Conforme a Reforma da Previdência, aprovada em novembro de 2019, há mudanças anuais nas regras de aposentadoria para os segurados que já contribuíam antes da alte-
Canais de Atendimento Como funciona?
• Meu INSS (aplicativo ou site): serviço “Consultar Descontos de Entidades Associativas”;
• Central 135: ligação gratuita, de segunda a sábado, das 7h às 22h;
• Correios: mais de 5 mil agências oferecem atendimento assistido e gratuito.
1. Contestar o desconto indevido É o primeiro passo. Pode ser feito pelo aplicativo Meu INSS, Central 135 ou nas agências dos Correios.
2. Aguardar a resposta da entidade Prazo: até 15 dias úteis.
ração da legislação. Essas regras fazem parte do cronograma de transição criado para permitir a adaptação gradual às novas exigências.
Com a regra da idade mínima progressiva, a cada ano, são acrescidos seis meses na idade mínima para se aposentar, mas o tempo de contribuição continua o mesmo: 30 anos para as mulheres e 35 para os homens. As mulheres, em 2026, para poderem se aposentar, precisam ter 59 anos e seis meses de idade. E os homens, 64 anos e seis meses de idade.
Outra regra de transição é a regra dos pontos. Para solicitar a aposentadoria em 2026, a soma da idade com o tempo de contribuição para as mulheres deve chegar a 93 pontos, e para os homens, 103 pontos.
Para acessar o simulador, basta acessar o Meu INSS, entrar com CPF e senha, escolher a opção “Simular Aposentadoria” e conferir o resultado. A simulação é apenas uma referência e não garante o direito ao benefício.
3. Sem resposta da entidade? O sistema libera automaticamente a opção de adesão ao acordo.
4. Recebeu resposta irregular?
Nesta nova etapa, o INSS também está liberando a adesão para beneficiários que receberam respostas irregulares das entidades, como assinaturas falsificadas ou gravações de áudio.
5. Aderir ao acordo
Pelo aplicativo Meu INSS ou presencialmente nas agências dos Correios.
FOTO: DIVULGAÇÃO
6,2 milhões de beneficiários contestaram descontos indevidos
Crise na Venezuela expõe riscos econômicos e sociais para o Amazonas
Especialistas avaliam que o cenário político pode afetar migração, serviços públicos e relações comerciais
ANA PATRÍCIA DIAS
O agravamento da crise política e institucional na Venezuela reacendeu o alerta no Amazonas diante da possibilidade de uma nova onda migratória com destino a Manaus, principal polo de acolhimento de venezuelanos no estado. Além dos desafios humanitários, autoridades e especialistas avaliam que um novo fluxo em massa pode pressionar a economia local, afetar serviços públicos e influenciar relações comerciais que hoje somam US$ 308 milhões na balança do estado.
Apesar da tensão geopolítica, o Governo do Amazonas expressa estabilidade ao mercado. Segundo o secretário-executivo da Secretaria de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), Gustavo Igrejas, o cenário venezuelano ainda não provocou impactos diretos relevantes sobre a Zona Franca de Manaus (ZFM), mas está sendo acompanhado de forma permanente pelo Estado.
“A princípio, vamos monitorar a situação. Até o momento, não vislumbramos necessidade de implementar algum plano de contingência. É muito cedo para avaliarmos possíveis interrupções”, afirmou.
Do ponto de vista econômico, a Venezuela segue como um parceiro comercial importante do Amazonas. De acordo com dados da Sedecti, o país respondeu por cerca de 7,5%
das exportações do estado em 2025.
“A grande maioria dessas exportações diz respeito a produtos inerentes ao segmento de concentrados para refrigerantes. Como se trata de relações entre empresas ligadas a um conglomerado norte-americano, a ZFM não deve sofrer um impacto relevante nesta situação atual”, explicou Igrejas.
Ainda assim, os números indicam retração nos dois últimos anos. Em 2024, o Amazonas exportou US$ 90 milhões para o país vizinho, equivalente a 10,3% das exportações da ZFM. Já em 2025, esse valor caiu para US$ 53 milhões, representando 7,5% do total, segundo dados do Comex Stat.
“Houve queda de 2024 para 2025. A Venezuela é o 7º maior parceiro comercial do estado no mundo, e qualquer interrupção prolongada pode desorganizar cadeias de suprimentos de farinhas, açúcares e óleos.
Ainda assim, até o momento, nenhuma empresa do PIM sinalizou preocupação com impactos diretos ou indiretos nas operações por conta do cenário venezuelano”, reconheceu o secretário-executivo da Sedecti.
Perspectivas geopolíticas
Apesar da avaliação econômica cautelosa, a preocupação maior recai sobre o campo social. Nos últimos anos, Manaus se consolidou como um dos principais destinos de ve-
nezuelanos no país, mesmo com a entrada formal ocorrendo majoritariamente por Roraima. Para especialistas, a crise ultrapassa números comerciais.
O sociólogo e pesquisador Marcelo Seráfico alerta para o risco de a Amazônia se tornar palco de conflitos indiretos: "Manaus concentra serviços, oportunidades de trabalho e redes de apoio comunitário, sendo forte polo de fixação. Podemos dizer que a Amazônia, como outras regiões economicamente estratégicas do globo, sendo uma das fronteiras da acumulação de capital em escala mundial, é objeto e pode se tornar palco de conflitos diplomáticos e militares", alerta.
Seráfico contextualiza a crise em um quadro geopolítico mais amplo. Para ele, as intervenções externas impactam diretamente as cidades de destino migratório. “O efeito não é exportação de democracia, mas de instabilidade, com custos distribuídos para países vizinhos. A instabilidade interna pode comprometer infraestrutura, portos, vias terrestres e fluviais, afetando o escoamento de mercadorias e a regularidade das trocas. A reconfiguração de mercados também pode afetar empresas da ZFM, forçando a buscar rotas alternativas e novos parceiros, o que implicaria custos adicionais e perda temporária de competitividade".
Para o cientista político Raimundo Nogueira, o histórico recente mostra que a migração em massa não é uma escolha, mas uma ‘estratégia de sobrevivência’. “Amazonas exerce dupla função nesse contexto. É território de passagem e de permanência. O padrão observado é típico de crises de colapso estatal parcial: a migração deixa de ser uma decisão planejada e passa a ser uma estratégia de sobrevivência”, afirmou.
Na avaliação do especialista, um eventual agravamento do conflito tende a gerar um efeito de transbordamento rápido: “Não se trata de hipótese abstrata, mas de um movimento já observado em ciclos anteriores, com potencial de repetição".
TRUMP DIZ QUE EUA ATACARÃO CARTÉIS DE DROGA POR TERRA
Monitoramento migratório
Enquanto especialistas alertam para riscos estruturais, entidades que atuam diretamente com migrantes já acompanham sinais de preocupação. A Pastoral dos Migrantes, da Arquidiocese de Manaus, avalia que, mesmo sem confrontos diretos na fronteira, a violência pode provocar novo aumento do fluxo em direção ao Amazonas.
“Diante da grave situação da Venezuela, esperamos sim um novo fluxo migratório grande. É preciso articulação entre os estados, junto à União, para as próximas diretrizes perante à possível migração em massa para a região Norte”, disse a missionária e coordenadora da Pastoral dos Migrantes em Manaus, irmã Carmem Gandra.
Programas federais como a "Operação Acolhida" seguem como principal resposta humanitária, organizando recepção, documentação e interiorização. Desde 2018, mais de 150 mil venezuelanos foram interiorizados para mais de 1.100 municípios brasileiros. Em Manaus, organizações como o projeto Hermanitos atuam na inserção no mercado de trabalho e no apoio à adaptação social.
"Nosso objetivo é fazer com que as pes-
soas retomem sua autonomia por meio do trabalho e recomecem suas vidas com dignidade, contribuindo para o desenvolvimento do nosso país. Aqui em Manaus, algumas mulheres começam na área de alimentação e estética, gerando renda. Já os homens são inseridos na construção civil, comércio e prestação de serviços", afirma Tulio Duarte, diretor-presidente do Hermanitos.
População venezuelana
Nas ruas da capital, as opiniões entre os próprios venezuelanos são divergentes. No último sábado (3), um grupo se reuniu no Largo de São Sebastião para comemorar a prisão de Nicolás Maduro e apoiar a ofensiva dos Estados Unidos. Houve também carreata e buzinaço em avenidas da cidade.
Por outro lado, há quem veja a intervenção com temor. O feirante Aníbal Pérez, de 54 anos, que vive há quatro anos em Manaus, avalia que a invasão pode agravar ainda mais a crise. “Quem ficar lá pode passar dificuldades maiores ainda. Se mais bombas forem lançadas, a fome não vai ser mais a única a matar. Acredito que a busca por petróleo é a única motivação dos EUA. A situação na Venezuela é muito difícil, e infelizmente muitos não tem nem como tentar sair de lá”, disse.
O governo brasileiro ampliou o efetivo de agentes da Força Nacional de Segurança Pública na fronteira com a Venezuela. A tropa federativa foi deslocada para a capital de Roraima, Boa Vista, e em Pacaraima (RR). Os agentes atuarão nos dois municípios de Roraima pelos próximos 90 dias –prazo que, se necessário, poderá ser estendido.
Exportações para a Venezuela:
• Período Jan/2022 a Nov/2025: US$ 308 milhões em exportações (8,71% do total do estado)
• 2024: US$ 90 milhões (10,3% da ZFM)
• 2025: US$ 53 milhões (7,5% da ZFM)
Principais produtos exportados:
• Farinhas, misturas e pastas alimentícias
• Concentrados para bebidas (PIM)
• Óleo de soja
• Açúcares
• Margarina
Perfil de imigrantes no CadÚnico em Manaus (Semasc – nov/2025):
Total: 45,1 mil
• Venezuelanos: 42,7 mil
• Cerca de 2 mil no BPC
• 26,3 mil recebem o Bolsa Família em Manaus;
• Predominância de jovens adultos, com crescimento de famílias com crianças;
Especialistas defendem medidas preventivas para amenizar impactos:
• fortalecimento da cooperação entre União, estado e município;
• planejamento orçamentário específico para fluxos migratórios;
• ampliação de políticas de emprego e qualificação profissional;
• investimentos em moradia popular;
• reforço na rede de educação e saúde.
O prazo final de inscrição no processo seletivo é o dia 27 de janeiro de 2026 INSCRIÇÕES ABERTAS DO
Seleção da Marinha oferta vagas para praças temporários em Manaus
O Comando do 9º Distrito Naval está com inscrições abertas para o Processo Seletivo para o Serviço Militar Voluntário para Praças Temporários. As vagas são para Manaus em diferentes áreas de nível fundamental e médio-técnico.
Poderão participar da seleção candidatos do sexo masculino e feminino que tenham até 41 anos de idade na data da incorporação (28 de setembro de 2026). O prazo final de inscrição é o dia 27 de janeiro de 2026 pelo site: www.marinha.mil.br/com9dn.
Para nível técnico são 20 vagas e o candidato aprovado será incorporado à Marinha na graduação de cabo. Há oportunidades para candidatos com curso técnico nas áreas de enfermagem, higiene dental, comunicação social, contabilidade, eletrotécnica, mecânica, administração. Outras oito vagas são destinadas à graduação de marinheiro especializado nos cargos de motorista, metalúrgico e marceneiro.
A seleção para praças temporários (serviço por tempo limitado de até 8 anos) é reali-
zada por prova objetiva (língua portuguesa), verificação de dados biográficos, inspeção de saúde, prova de títulos, verificação docu-
mental e teste de aptidão física. A marinha não informou o valor dos salários.
ESPECIALIDADE NÍVEL ESCOLAR VAGAS
Formação
Formação
Para nível técnico são 20 vagas e o candidato aprovado será incorporado à Marinha na graduação de cabo
Concursos públicos
Secretaria de Estado do Meio
Ambiente (Sema)
159 vagas imediatas e 318 para cadastro de reserva
Inscrições até 26 de janeiro de 2026 no site da Cebraspe. Taxa varia de R$ 75 a R$ 105
Provas objetivas estão previstas para o dia 8 de março
Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam)
140 vagas imediatas e 195 de cadastro reserva
Inscrições até 30 de janeiro no site da Cebraspe. Taxa varia de R$ 70 a R$ 90
Prova será aplicada em 29 de março de 2026
Câmara dos Deputados
São ofertadas 70 vagas imediatas e 70 em cadastro de reserva
Inscrições até o dia 26 de janeiro no site do Cebraspe. Taxa varia entre R$ 100 e R$ 130
Provas serão aplicadas no dia 8 de março em todas as capitais
Polícia Militar do Distrito Federal
49 vagas para provimento imediato
Inscrições poderão ser efetuadas de 04 de fevereiro a 06 de março no site do Cebraspe. Taxa é de R$ 163
As provas estão previstas para 19 de abril
Corpo de Bombeiros Militar do Rio de Janeiro
50 vagas para o cargo de Oficial
Inscrições até 18 de janeiro, no site da UERJ.
Taxa é de R$ 100
Prova marcada para o dia 8 de fevereiro
Polícia Civil de Minas Gerais
104 vagas imediatas
Inscrições de 7 de janeiro e 6 de fevereiro, no site da Cebraspe. Taxa é de R$ 65
As provas são previstas em 29 de março de 2026
Conselho Regional de Biblioteconomia da 8ª Região
Vagas para Técnico Administrativo e Bibliotecário Fiscal
Inscrição até 12 de janeiro no site ABCP Concurso. Taxa varia de R$ 75 a 90
Provas objetivas serão realizadas em 1º de fevereiro
Empregos
APRENDIZ
Empregador: Dia a dia
Refeições
Número de vagas: Não
Informado
Área: Não Informado
Requisitos: Ensino Médio completo; Informática Básica e Noções de Excel
Contato: selecao2@ diaadiarefeicoes.com.br
VENDEDOR
Empregador: Distribuição de Bebidas
Número de vagas: Não
Informado
Área: Vendas
Requisitos: Experiência na área de Distribuição de Bebidas; CNH; Veículo próprio; Disponibilidade de horário
Contato: tupambiru@gmail. com
PROFESSORA
Empregador: Centro Educacional Betânia
Número de vagas: Não Informado
Área: Educação
Requisitos: Formação em Pedagogia; Experiência como professora; Noções de ferramentas digitais
Contato: enviar currículo para 99531-7874
OP. DE EMPILHADEIRA
Empregador: Não Informado
Número de vagas: Não
Informado
Área: Operacional
Requisitos: Ensino Médio completo; Curso de Operador de Empilhadeira atualizado; Experiência comprovada na função
Contato: https://shre. ink/5wfH
ATENDENTE
Empregador: Não Informado
Número de vagas: Não Informado
Área: Atendimento
Requisitos: Idade entre 18 e 24 anps; Experiência com atendimento ao cliente por telefone/chat; Disponibilidade de horário
Contato: enviar currículo para 98540-6129
MOTOFRETISTA
Empregador: Fluxo cargo
Número de vagas: Não
Informado
Área: Transporte
Requisitos: CNH atualizada; Moto própria. Experiência na função; Disponibilidade de horário
Contato: adm@fluxocargo. com
VENDEDOR
Empregador: Braga Motos
Número de vagas: Não Informado
Área: Vendas
Requisitos: Ensino Médio completo; Experiência em vendas; Contratação PJ
Contato: enviar currículo para 99255-5682
AJUDANTE DE COZINHA
Empregador: Dia a dia refeições
Número de vagas: Não Informado
Área: Operacional
Requisitos: Experiência na função; Disponibilidade de horário para turnos
Contato: selecao2@ diaadiarefeicoes.com.br
MECÂNICO
Empregador: Não Informado
Número de vagas: Não Informado
Área: Mecânica
Requisitos: Sexo Masculino; Experiência mínima de 6 meses na função; Disponibilidade de horário
Contato: enviar currículo para 99413-2587
AUX. DE SERVIÇOS GERAIS
Empregador: Não Informado
Número de vagas: Não Informado
Área: Serviços Gerais
Requisitos: Sexo Masculino; Idade entre 25 e 36 anos; Experiência mínima de 6 meses na função
Contato: manaustalentorh@ gmail.com
MOTORISTA DE CAMINHÃO
Empregador: Não Informado
Número de vagas: Não Informado
Área: Transporte
Requisitos: CNH cat. D; Curso direção defensiva; Experiência mínima de 6 meses na função
Contato: manaustalentorh@ gmail.com
Aumentam casos de abandono e maus-tratos a animais em 2025
Ações entre a Sepet, ONGs e a polícia avançam em prol da proteção animal
ANA PATRÍCIA DIAS
As ações de proteção animal no Amazonas registraram, entre março e dezembro de 2025, 1.237 atendimentos, 120 resgates e cerca de 700 denúncias de maus-tratos, segundo a Secretaria de Estado de Proteção Animal (Sepet). A maioria das ocorrências envolve crimes como abandono e agressões, além da atuação de canis clandestinos, sendo dois deles que resultaram no resgate de quase 50 animais mantidos em locais insalubres.
Em Manaus, mais de 10 pessoas foram autuadas por maus-tratos, com apoio policial, segundo a Sepet. Entre os episódios mais recentes está o de Mauro Costa, preso por zoofilia, após gravar abuso contra uma cadela, que morreu dias depois. Ele confessou o crime em depoimento da delegacia e segue preso.
No dia 2 de janeiro, uma cadela foi brutalmente atacada por golpes de chave de fenda, no bairro Santo Antônio, zona Oeste de Manaus. O objeto ficou preso ao corpo do animal, que precisou passar por uma cirurgia de emergência no Hospital Veterinário, após ser socorrida por moradores da região.
Em novembro, operações desmantelaram canis clandestinos no Jorge Teixeira e no bairro Flores, onde mais de 40 animais foram resgatados; alguns estavam mortos e outros em estado crítico.
Apesar dos esforços para garantir a proteção animal, a secretaria destaca que presta apenas assistência emergencial. Após o resgate, os animais são encaminhados ao Hospital Público Veterinário, onde fazem os exames necessários e, em seguida, são encaminhados ao lar temporário até estarem aptos para adoção responsável.
“Ao longo do ano, ampliamos os serviços, intensificamos campanhas de controle populacional e aumentamos o alcance do Castramóvel, além da inauguração do Hospital Público Veterinário. Somente entre outubro e
Em Manaus, mais de 10 pessoas foram autuadas por maus-tratos
dezembro de 2025, o hospital realizou 113.059 procedimentos", afirma a titular da Sepet, Joana Darc.
Fiscalização
Para 2026, a meta é ampliar a fiscalização e as campanhas educativas. No entanto, a delegada Juliana Viga, titular da Delegacia Especializada em Crimes Contra o Meio Ambiente
Esforço de ONGs
Apesar dos esforços, ONGs reiteram a dificuldade estrutural. A associação 'Teka e Blue' estima que cerca de 800 mil animais vivem nas ruas. A entidade afirma ainda que não existem abrigos suficientes em Manaus. “Os maiores índices de abandono são as zonas Leste e Norte, devido à pessoas de regiões ditas nobres, que levam para lá. O abandono é enorme, por falta de condições, mudança ou só descaso. O acolhimento depende de voluntários, que abrigam em suas casas sem ajuda para alimentação e todos os cuidados que um animal precisa até a possivel adoção. E nem sempre conseguimos isso”, diz a presidente da associação, Glaucia Paiva.
(DEMA), confirma o aumento das ocorrências e alerta que a cada cinco denúncias, uma é de abandono.
Entre as ocorrências de maior mobilização policial estão as de combate aos canis clandestinos. “O que mais preocupa hoje em dia é o avanço de canis clandestinos e venda ilegal de animais. São lugares de maus-tratos graves em ambiente insalubre”, ressaltou Juliana Viga.
A delegada alerta ainda para a ameaça à saúde pública, citando doenças como a esporotricose.
“Além da crueldade, esses espaços representam uma ameaça direta à saúde pública. Doenças graves como a esporotricose se espalham facilmente em locais sem higiene e podem infectar humanos. Se um animal estiver doente, por exemplo, há risco de proliferação de doenças como a esporotricose, se não houver o cuidado com relação aos gatos. Então, pode haver, sim, uma disseminação de doenças”, ressaltou a titular da DEMA.
Para alcançar o seu objetivo terá que dar o primeiro passo em busca dele, pois só pensamento não basta para realização material. Amor: vida a dois promete alegrias.
Leão | 22/07 a 22/08
Uma nova atividade poderá se tornar uma excelente fonte de renda. Diversifique suas atividades e novos horizontes profissionais se abrirão.
Sagitário | 22/11 a 21/12
O setor profissional está favorecido. Procure priorizar o que for mais urgente, pois nessa fase, muita gente está com pressa. No amor, pode rolar romance.
CINEMA
Filmes aguardados em 2026
Touro | 21/04 a 20/05
No trabalho, assuma apenas o que pode fazer, pois do contrário, irá se sobrecarregar e não realizar quase nada. Cuidado com o estresse!
Virgem | 23/08 a 22/09
Você sente que pode fazer mais na sua vida profissional, e de fato, pode. Pesquise novos mercados de trabalho e veja se um deles é o que você anseia.
Capricórnio | 22/12 a 20/01
Não deixe que o orgulho prejudique a convivência com colegas pois eles devem ter grande importância no desenvolvimento das suas atividades.
Gêmeos | 21/05 a 20/06
Trabalho: bons negócios não estão descartados, e se você correr atrás deles a coisa vai ficar muito boa. Fase de prosperidade nas finanças para os nativos deste signo.
Libra | 23/09 A 22/10
Você estará mais perspicaz nesse dia. Irá detectar negócios promissores e não perderá tempo com aventuras profissionais, pois sua objetividade está em alta.
Aquário | 21/01 A 19/02
As tarefas do dia se tornam mais produtivas e prazerosas, mesmo assim, às ações em conjunto tendem ser mais agradáveis.
O ano promete grandes estreias no cinema. A lista inclui filmes de super-heróis, sequência de grandes sucessos, adaptações de histórias já conhecidas e novos personagens.
Entre as produções que chegam às telonas neste mês estão "O Templo de Ossos", sequência da franquia zumbi pós-apocalíptica, e as produções que estão na temporada de premiações, como "Marty Supreme" e "Hamnet".
O ano terá a estreia das animações "Super Mario Galaxy" (2 de abril), "Toy Story 5" (18 de junho), "Minions 3" (1º de julho) e o live-action de "Moana" (9 de julho).
No universo dos quadrinhos, a expectativa é por "Supergirl" (25 de junho), "Homem-Aranha: Um Novo Dia" (31 de julho) e "Vingadores: Doutor Destino" (17 de dezembro).
Do cinema nacional, a expectativa é pelo terceiro filme da franquia de su-
cesso "E se fosse você" em 4 de junho, além do filme "Minha Melhor Amiga", em 28 de maio.
Das sequências também são esperados os filmes "Jogos Vorazes: Amanhecer na Colheita" (19 de novembro) e "Duna: Parte Três" (17 dezembro).
Estreias
• O Beijo de Mulher-Aranha - 15/1
• Destruição Final 2 - 5/2
• Uma Segunda Chance - 26/3
• A Múmia - 16/4
• Michael - 23/4
• O Diabo Veste Prada 2 - 30/4
• Mortal Kombat 2 - 8/5
• Todo Mundo em Pânico 6 - 11/6
• Dia D - 11/7
• A Odisseia - 16/07
• Resident Evil - 18/9
• Street Fighter - 15/10
• Jumanji 4 - 10/12
Câncer | 21/06 a 21/07
Invista nos seus objetivos e você poderá conquistar uma fonte inesperada de ganhos. Diversão: bom momento para relaxar. Que tal um passeio a dois?
Escorpião | 23/10 A 21/11
Dê o melhor de si em tudo o que faz, pois pessoas à sua volta não vão perder a oportunidade de apontar os seus erros. No amor, sucesso no amor.
Peixes | 20/02 A 20/03
Excelente dia para fortalecer relações profissionais, pois o momento favorece trabalho conjunto. Netuno, regente deste signo, prima pelo companheirismo profissional.
KAFTA ÁRABE
Ingredientes
500 gramas de patinho moído
1 cebola média picada
1/2 colher de chá de pimenta-síria
2 colheres de sopa de cheiro-verde picado
2 colheres de sopa de azeite
1 colher de chá de sal
Modo de preparo
Em uma tigela, acrescente a carne moída, junto da cebola, pimenta-síria e do cheiro-verde; Misture tudo com as mãos, integrando bem os ingredientes; Modele as kaftas em formato alongado, do tamanho das mãos. Coloque espetos de churrasco em cada uma delas, se quiser; Aqueça o azeite em uma frigideira com tampa, em fogo médio, e asse as kaftas por 5 minutos de cada lado, até ficarem bem douradas; Sirva acompanhado de molho ou vinagrete e aproveite!
FOTO: DIVULGAÇÃO
futebol Barezão 2026: 1ª rodada tem confrontos históricos e equilibrados
Rodada de abertura do Estadual traz clássicos recentes e rivalidades regionais
A primeira rodada do Campeonato Amazonense 2026, que começa no próximo sábado (10/01), reserva duelos de peso marcados por rivalidade, decisões de turno e equilíbrio histórico entre as equipes. Os confrontos reúnem clubes que já se enfrentaram em finais do Barezão e em edições do Campeonato Brasileiro da Série D. Amazonas e São Raimundo abrem a rodada neste sábado (10/01), às 18h30, na Arena da Amazônia. Este será o 11º encontro entre as equipes, somando partidas pelo Estadual e pela Série D. A vantagem é do Amazonas, que soma seis vitórias, três empates e apenas uma derrota. O duelo mais marcante ocorreu na final do primeiro turno do Barezão 2025, quando a Onça-pintada venceu o Tufão por 2 a 0 e conquistou o título.
No domingo (11/01), Nacional e Itacoatiara se enfrentam em um confronto ainda pouco frequente. As equipes mediram forças apenas duas vezes na história do Campeonato Amazonense, com uma vitória para cada lado.
Ainda no domingo, Manauara e Princesa do Solimões protagonizam mais um duelo já conhecido do torcedor amazonense. As equipes já se enfrentaram tanto pelo Estadual quanto pela Série D, somando nove
partidas. O retrospecto é favorável ao Manauara, que permanece invicto, com quatro vitórias e cinco empates.
Fechando a primeira rodada, Manaus e RPE Parintins entram em campo na segunda-feira (12/01), em confronto de histórico equilibrado. Em cinco partidas disputadas,
Rodada de Abertura Barezão
cada equipe venceu uma vez, além de três empates. Gavião e Tourão decidiram o segundo turno do Barezão 2024, com vitória do Manaus por 1 a 0.
Naming rigths
O Campeonato Amazonense voltará a contar com naming rights em 2026 após um hiato de 11 anos. A competição passará a ser denominada Barezão Sicredi, por meio de contrato de patrocínio master firmado com a cooperativa financeira. O anúncio oficial foi feito na última quinta-feira pela Federação Amazonense de Futebol (FAF).
O presidente da FAF e vice-presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ednailson Rozenha, destacou a retomada do modelo como um marco para o futebol amazonense.
“A última vez que o Campeonato Amazonense teve naming rights foi em 2014, desde então, não teve mais nada. Em 2026, o Barezão volta a ter naming rights com o Sicredi para mostrar que temos, sim, um produto comercialmente viável, atrativo para grandes marcas e grandes empresas, colocando a nossa competição no nível de excelência que ela merece”, afirmou.
O acordo foi intermediado pela Footmart, empresa responsável pela gestão comercial da FAF. Para o CEO da empresa, Roberto Peggy, o anúncio consolida um novo momento do futebol local.
Clubes da Temporada 2026
• Amazonas
• Itacoatiara
• Manaus
• Manauara
• Nacional-AM
• Parintins
• Princesa do Solimões
• São Raimundo-AM
Amazonas e São Raimundo duelam na abertura do Barezão
Arena da Amazônia
Mirassol perde 14 jogadores, mas mantém base do elenco
Apesar de ter perdido 14 jogadores do elenco que terminou o Brasileirão do ano passado na histórica quarta colocação, o Mirassol trata as mudanças como parte de um processo natural e planejado. A diretoria e a comissão técnica não veem as saídas com preocupação e apostam na manutenção da base da equipe.
Dos atletas que deixaram o clube ao fim da competição, apenas três eram titulares: Jemmes, Danielzinho e Gabriel. O lateral-direito Lucas Ramon também tem saída encaminhada após assinar um pré-contrato com o São Paulo, mas deve permanecer no Leão até o mês de maio.
Segundo a avaliação do técnico Rafael Guanaes, a espinha dorsal do time foi preservada. Alguns jogadores que deixaram o clube tinham participação frequente, como Chico da Costa, Yago Felipe e Cristian.
Em contrapartida, peças consideradas fundamentais seguem no elenco, como o goleiro Walter, o zagueiro Reinaldo e o ata cante Negueba, além da permanência do próprio treinador, o que reforça a estratégia de continuidade adotada pelo Mirassol.
Quem deixou o Mirassol?
Goleiro: Bruno Bertinato
Zagueiros: Jemmes e Gabriel Knesowitsch
Lateral: PH
Volantes: Roni, Matheus Sales e Matheus Bianqui
Meias: Danielzinho, Gabriel, Guilherme Marques e Yago Felipe
Atacantes: Chico da Costa, Cristian e Maceió
Marlon Freitas chega ao Palmeiras: "Vontade de ser protagonista"
O volante Marlon Freitas chegou ao Palmeiras como primeiro reforço de 2026. O jogador disse ver fim de ciclo no Botafogo, clube onde estava e em que se tornou ídolo, falou de funções em campo e sobre a conversa com Abel Ferreira quando o negócio estava encaminhado. “É um clube que quer voltar a ganhar grandes títulos, fiz a escolha certa, porque tenho esta vontade de ser protagonista. O Palmeiras estava com essa sede de
ganhar títulos, e o Marlon também”, disse o jogador. Ainda no anúncio do clube, Marlon havia mencionado uma conversa por telefone com o técnico Abel Ferreira e o susto ao ser procurado pelo comandante pela primeira vez. “É uma grande oportunidade trabalhar com Abel Ferreira, com uma história grande no Palmeiras. Tenho certeza que ele vai me potencializar muito, vou buscar minha melhor versão”, destacou.
Flamengo faz nova proposta por Kaio Jorge, do Cruzeiro
O Flamengo mantém as investidas para contratar o atacante Kaio Jorge e apresentou uma nova proposta com valores superiores a 30 milhões de euros (cerca de R$ 188 milhões).
A informação foi divulgada pelo site ge. O Cruzeiro, no entanto, recusou a primeira oferta de 30 milhões de euros e reiterou que só aceita negociar o jogador por 50 milhões de euros (aproximadamente R$ 314 milhões). Para tentar viabilizar a transferência,
o Flamengo procurou diretamente o atleta na tentativa de convencê-lo a aceitar o projeto rubro-negro. A iniciativa, no entanto, não foi bem recebida pela diretoria do clube mineiro, que considerou encerrar as tratativas. Mesmo assim, o Flamengo voltou a fazer contato, já que a contratação de um centroavante é tratada como prioridade e Kaio Jorge segue como plano A da diretoria carioca.