TODA HORA - 1471

Page 1


TODAHORA.COM

TODA HORA

Rua Diogo Bernardes, n. 2, Quadra 01, sala 01 e 02 – 3º. Andar, Prédio Ephigênio Center, Conj. Jardim Espanha - Aleixo.

CNPJ: 15.183.160/0001-90

PUBLICIDADE

Vendas de anúncio

92 98129-5012

De Segunda à Sexta

Das 8h às 17h

TIRAGEM

10.000 exemplares

FILIADO A

DIRETORIA DE REDAÇÃO

Camila Pereira (MTb 1311/AM)

Larissa Cavalcante (MTb 1110/AM)

EDIÇÃO DE ARTE

Victor Costa

Vanessa Alencar

Desirée Souza

CIRCULAÇÃO

Salles Nascimento

RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DIRETO NO SEU WHATSAPP! Fique sempre atualizado com as notícias mais importantes do dia, em tempo real e no conforto do seu celular. Cadastre-se para receber conteúdos exclusivos, dicas e as informações que você precisa.

David Almeida retoma agenda e apresenta prioridades de 2026

O prefeito David Almeida (Avante) retoma a agenda oficial na próxima segunda-feira (09/02), após duas semanas afastado da Prefeitura de Manaus em razão da morte do filho recém-nascido, David Benedito. Ele participará da abertura dos trabalhos legislativos na Câmara Municipal de Manaus (CMM), onde o chefe do Executivo municipal entregará a tradicional Mensagem Governamental. No documento, Almeida fará um balanço das principais conquistas da gestão e apresentará as prioridades para 2026, com foco em saúde, educação, infraestrutura, assistência social, segurança pública e mobilidade urbana.

Justiça concede liberdade a advogada ligada ao

CV no Amazonas

A advogada Janai de Souza Almeida foi colocada em liberdade após passar meses presa em decorrência da "Operação Roque", deflagrada pela Polícia Federal (PF) em novembro de 2025. Janai integra o grupo de advogados investigados por atuar no braço jurídico da facção criminosa Comando Vermelho (CV) no Amazonas. Embora tenha recebido o direito de aguardar o andamento do processo criminal fora do sistema prisional, a advogada deverá cumprir uma série de medidas cautelares para manter a liberdade. Ela será monitorada por tornozeleira eletrônica, está proibida de deixar o estado e precisa comparecer ao fórum.

Governo avalia editar licenciamento ambiental

O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) informou nesta sexta-feira (06/02), em Brasília, que equipes do governo federal estudam a possibilidade de criar nova regulamentação para o processo de licenciamento ambiental. A meta é reduzir os impactos negativos das mudanças promovidas pelo novo marco legal.

MPAM investiga “funcionários fantasmas” em Envira

O Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM) recomendou à Prefeitura de Envira que tome providências administrativas, disciplinares e judiciais relacionadas a uma servidora que estaria recebendo remuneração sem a correspondente contraprestação laboral desde o ano de 2014. A funcionária deve ressarcir os valores.

Lei garante mamografia às mulheres ribeirinhas no AM

O Amazonas avança na prevenção ao câncer de mama com a Lei nº 7.474/25, que garante a realização do exame em mulheres ribeirinhas pela rede pública estadual. De autoria da Mayra Dias (Avante), a legislação determina que o Estado leve o serviço até comunidades de difícil acesso, com ampliação do diagnóstico.

FOTO: DIVULGAÇÃO
FOTO: DIVULGAÇÃO

Manaus 07.02.2026

Zona Leste concentra maior número de casos de ISTs em Manaus em 2025

Especialistas apontam que a vulnerabilidade social e falta de educação sexual influenciam na epidemia

A zona Leste de Manaus concentrou o maior número de notificações de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), em 2025, de acordo com a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM). Ao todo, a capital contabilizou 8.753 casos de ISTs, no ano passado. Só no bairro Zumbi dos Palmares foram 683 casos registrados.

O levantamento destaca outros bairros da mesma região que também aparecem entre os mais afetados, como Gilberto Mestrinho (373 casos), Jorge Teixeira (263) e Armando Mendes (258).

Do total de casos registrados em Manaus, as mulheres foram as mais atingidas (52%), com 4.568 registros, enquanto os homens somaram 4.183 casos (48%). A faixa etária de 20 a 29 anos concentra quase metade das notificações (46%), o que aponta risco entre a população jovem, seguida por pessoas entre 30 e 39 anos (21%) e adolescentes de 14 a 19 anos (15%).

De acordo com a Fundação, a variação nos índices entre bairros pode estar ligada a fatores como densidade populacional, acesso aos serviços de saúde e cobertura de testagem, que é oferecida nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

Contexto social

Para especialistas, os casos registrados no bairro Zumbi e adjacências da zona Leste de Manaus são reflexos de desigualdades estru-

Incidência de casos em Manaus

• ZUMBI: 683

• MONTE DAS OLIVEIRAS: 465

• GILBERTO MESTRINHO: 373

• TARUMÃ: 363

• NOVO ISRAEL: 272

• JORGE TEIXEIRA: 263

• ARMANDO MENDES: 258

• DOM PEDRO: 253

• TARUMÃ-AÇÚ: 235

• SANTO ANTÔNIO: 202

turais. O professor e sociólogo Israel Pinheiro, destaca que as condições socioeconômicas ditam o ritmo da transmissão.

“Desigualdades no acesso ao tratamento estão associadas a questões culturais, que podem perpetuar o estigma. Condições socioeconômicas e políticas também influenciam como chegam os serviços de saúde à população mais vulnerável. Algumas pessoas não têm condições financeiras de arcar com proteção sexual, e tampouco sabem da distribuição gratuita pelo poder público”, afirma Pinheiro.

O professor destaca que a prevenção deve começar no ambiente escolar, com educação sexual e informação qualificada. “Precisamos falar sobre sexualidade, começando na escola, com informações claras sobre ISTs além do HIV, mas também a sífilis, que está em alta no estado, a gonorreia, hepatite B, entre outras. É fundamental que a população tenha acesso às ferramentas de prevenção”, afirma.

Incidência de casos na zona Leste (2025)

• ZUMBI DOS PALMARES: 683

• GILBERTO MESTRINHO: 373

• JORGE TEIXEIRA: 263

• ARMANDO MENDES: 258

• MAUAZINHO: 75

• PURAQUEQUARA: 52

O médico infectologista Antônio Magela reforça que a desinformação nas áreas periféricas é uma barreira crítica. "Ainda existe um preconceito para além dos grupos mais afetados, como travestis, profissionais do sexo, pessoas privadas de liberdade e usuários de drogas. Todos podem ser infectados. O que percebemos é que cada vez mais os jovens descartam o uso básico de um preservativo, por acreditar que existe cura para todas as infecções, o que não é verdade, o que existem são tratamentos".

Magela orienta que qualquer pessoa pode realizar o teste rápido de HIV, independentemente de idade, gênero, orientação sexual ou qualquer outra condição.

Atendimento

A diretora da FVS-RCP, Tatyana Amorim, pontua que a rede está em constante organização para reduzir desigualdades. “O cuidado em IST se fortalece com ações guiadas por evidências. Seguimos ampliando acesso e organizando uma rede que chega aonde as pessoas estão”, afirma Amorim.

Já a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) ressalta que as UBSs estão equipadas para oferecer acolhimento, testagens rápidas, diagnósticos e tratamento das ISTs. A pasta defende a "prevenção combinada" como estratégia principal, integrando o uso de preservativos à oferta de PrEP (Profilaxia Pré-Exposição) e PEP (Pós-Exposição), além de iniciativas de educação em saúde e prevenção.

Incidência de casos na zona Tipos de IST mais registradas (2025):

• SÍFILIS NÃO ESPECIFICADA: 2.845 (33%)

• SÍFILIS EM GESTANTES: 2.377 (28%)

• HIV: 2.136 (25%)

• INFECÇÃO GONOCÓCICA: 294 (3%)

• CORRIMENTO URETRAL MASCULINO: 436 (5%)

• HERPES GENITAL: 65 (1%)

• HEPATITES VIRAIS (B/C): 84 (1%)

• CORRIMENTO CERVICAL FEMININO: 169 (2%)

• CLAMÍDIAS: 37 (0%)

ANA PATRÍCIA DIAS

Manaus abre consulta pública para definir prioridades do orçamento

População pode votar em até cinco propostas até 27 de fevereiro pela plataforma on-line

A população de Manaus pode participar, até 27 de fevereiro, da definição das prioridades do orçamento municipal por meio da Consulta Pública On-line. A plataforma foi lançada pela prefeitura e pode ser acessada no site consultapublica.manaus.am.gov.br

A Consulta Pública tem como objetivo contribuir para que a prefeitura de Manaus organize e realize suas ações com base no Plano Plurianual (PPA), na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e na Lei Orçamentária Anual (LOA). De acordo com o executivo municipal, a intenção é garantir o bom uso do dinheiro público nas necessidades da população.

Cada cidadão poderá votar em até cinco propostas nos seguintes eixos: ambiental, saúde, crescimento econômico, desenvolvimento social, educação básica e profissional e infraestrutura.

Segundo a prefeitura, as propostas mais votadas deverão ser consolidadas e encaminhadas ao projeto da Lei Orçamentária Anual, que será submetido à Câmara Municipal de Manaus (CMM).

“É abrir as portas da prefeitura para a população. Que o seu João, a dona Maria, os moradores dos bairros mais longínquos da cidade possam ter voz e, mais do que isso, sejam participantes daquilo que será incluído no nosso orçamento, para que, a partir de 2027, a gente consiga tornar realidade aquilo que a população está nos cobrando e dizendo: ‘é aqui que eu quero que invista’”, ressaltou o vice-prefeito de Manaus, Renato Junior.

O secretário da Semef, Clécio Freire, explicou como será o processo de seleção dessas propostas no orçamento público municipal. “As cinco propostas mais votadas pela população deverão estar na LOA 2027. Nós vamos consolidar essas propostas, enviar para a Câmara Municipal de Manaus (CMM) e informar que são oriundas de consulta pública para análise dos vereadores”, orientou.

CPPA Participativo

A subsecretária de Orçamento e Projetos da Semef, Karliley Capucho, informou que essa é a segunda iniciativa de consulta popular realizada pela prefeitura. No ano passado, houve o projeto PPA Participativo, que

PASSO A PASSO

1. Acesso

https://consultapublica. manaus.am.gov.br/

2. Identificação

Acesse com sua conta gov.br para garantir a segurança do voto.

3. Dados Pessoais

Confirme seus dados de cidadão residente em Manaus.

4. Seleção

Escolha 5 propostas prioritárias entre os eixos apresentados.

5. Confirmação

Revise suas escolhas e confirme o envio do seu voto.

6. Pronto!

Seu voto foi registrado e ajudará no planejamento municipal de 2027.

contou com mais de 2.500 participantes e registrou 10,3 mil propostas votadas. Ela afirma ainda que a Consulta On-line consolida esse trabalho, que será realizado anualmente.

No ano passado, além das votações digitais, a prefeitura promoveu audiências públicas presenciais em todos os setores urbanos de Manaus, permitindo que mais pessoas contribuíssem de forma ativa. O processo também colheu sugestões diretas da população, totalizando 882 ideias originais, com destaque novamente para os temas de Saúde (40%) e Infraestrutura (32%).

Bairros envolvidos

Eixos estratégicos

Propostas para votar

Em 2025, mais de 2.500 cidadãos participaram da votação do PPA Participativo. A proposta mais votada foi a de “Construir novas Unidades Básicas de Saúde porte 4”, pertencente ao eixo estratégico “Atenção à Saúde”, com 1.302 votos. O tema reflete a principal demanda percebida pelos participantes, que também fizeram da saúde o eixo mais votado, com 38,4% do total, seguido de Infraestrutura e Mobilidade (18,1%) e Educação Básica (17,6%).

Propostas mais votadas devem integrar a Lei Orçamentária Anual

Parlamentares retomam atividades de olho nas Eleições 2026

Deputados e vereadores iniciam o ano legislativo em meio a articulações políticas

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) e a Câmara Municipal de Manaus (CMM) retomam as atividades, neste mês, em um ano marcado por eleições gerais e intensas articulações políticas.

Na Aleam, os trabalhos foram retomados na última terça-feira (03/02), com a leitura da mensagem governamental de Wilson Lima (União Brasil), em tom de despedida, já que é o último ano de sua gestão.

Entre os parlamentares, é esperado o desafio de conciliar a pauta legislativa com as articulações políticas. O presidente da Casa, Roberto Cidade (União Brasil), afirmou que o calendário eleitoral não deve interferir no funcionamento do parlamento. “Estamos em um período eleitoral, que é natural, mas os deputados e deputadas vão continuar trabalhando”, declarou.

No plenário, os deputados anteciparam pautas voltadas a políticas sociais e ao desenvolvimento do Estado. O deputado Sinésio Campos (PT), presidente da Comissão de Minas, Gás e Energia, destacou pautas ligadas à energia e saneamento e afirmou que seguirá com o mandato aberto à participação popular. Wilker Barreto (Mobiliza), na oposição, reforçou o papel fiscalizador da Aleam, citando a saúde como uma das áreas que exigem maior atenção.

Abdala Fraxe (Avante) defendeu a atuação integrada entre Legislativo e Executivo. Já Joana Darc (União Brasil), atualmente afastada para comandar a Secretaria de Estado de Proteção Animal (Sepet), afirmou que retorna ao cargo de deputada estadual em abril.

Vereadores

A Câmara de Manaus retoma as atividades na próxima segunda-feira (09/02) em meio a pendências políticas e jurídicas. Um dos principais pontos de atenção é a situação do vereador Rosinaldo Bual (Agir), cujo prazo de afastamento do mandato se encerra no iní-

cio de fevereiro. Até o fechamento desta matéria, não havia confirmação de nova decisão judicial ou administrativa.

Nos bastidores, vereadores que já se colocam como pré-candidatos começam a se movimentar. O presidente da Casa, David Reis (Avante), já confirmou que disputará uma vaga na Aleam e vem intensificando agendas no interior do estado. José Ricardo (PT) também articula sua pré-candidatura a deputado federal, fortalecendo alianças com militâncias.

Embora não tenha sinalizado disputa publicamente, o vereador Sargento Salazar (PL) está no radar de possíveis candidatos e aparece em diversas pesquisas de intenção de voto.

Outros parlamentares, como Yomara Lins (Podemos), afirmam que a prioridade será ampliar a atuação legislativa, com apresentação de projetos e demais atividades.

Para o professor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e analista político Afrânio Soares, o impacto do calendário eleitoral tende a reduzir o ritmo das Casas ao longo do ano e unir debate com o eleitoral.

“O parlamento terá velocidade de cruzeiro, ou seja, menor, mas até o final do ano as matérias têm que ser votadas

“Vou seguir trabalhando com governo e prefeitura. Essas forças precisam se unir para que Manaus e Amazonas possam ter um futuro melhor”, Abdala Fraxe, deputado estadual.

“Este ano é de colheita das políticas públicas que lutei na Aleam, como o hospital público veterinário. Estou animada para voltar”, Joana Darc, deputada licenciada.

“A Aleam precisa assumir o papel de fiscalização, por isso vou manter o trabalho que já faço”, Wilker Barreto, deputado estadual.

por essa legislatura. Normalmente existe uma intensificação quando a eleição acaba, na votação de matérias de pautas que ficaram, que foram ou impopulares na época da eleição, ou seja, se fossem votadas poderiam de alguma forma contribuir para uma má avaliação de um candidato, ou que realmente não foram votadas porque os trabalhos foram minimizados”, explicou.

MARHIA EDHUARDA BESSA
FOTO:
DANILO MELLO/ALEAM
Sessão de abertura na Aleam marca retomada dos trabalhos em ano eleitoral

TCE-AM LANÇA PAINEL PARA ACOMPANHAR ENVIO DE PRESTAÇÕES DE CONTAS

Programa do TCE-AM quer melhorar alfabetização nos municípios

Tribunal já iniciou a entrega de diagnósticos individualizados para cada cidade

Os municípios do Amazonas passam a contar com apoio do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) para melhorar a qualidade da educação, com diagnósticos individualizados, acompanhamento técnico contínuo e orientação na formulação de políticas públicas. A iniciativa integra o Programa de Apoio à Melhoria da Qualidade da Educação no Amazonas, lançado nesta semana.

A iniciativa prevê a entrega de diagnósticos individualizados para cada município, com dados sobre alfabetização, aprendizagem, evasão escolar, equidade e maturidade da gestão educacional. A partir dessas informações, equipes técnicas do Tribunal orientam gestores na formulação de políticas públicas e acompanham a execução ao longo do ano.

O modelo aposta em uma atuação preventiva e colaborativa, com acompanhamento contínuo e apoio técnico às redes municipais de ensino. “A educação não é apenas uma política pública a ser fiscalizada, mas um compromisso a ser compartilhado e cultivado. O papel do Tribunal é orientar, induzir boas práticas e colaborar para que a qualidade do ensino avance em todo o Amazonas”, afirmou a conselheira-presidente, Yara Amazônia Lins.

Coordenador do programa, o conselheiro-corregedor Fabian Barbosa, destacou que 73% dos municípios amazonenses não alcançaram a meta de alfabetização em 2024 e que mais da metade registrou queda nos

índices de alfabetização entre 2023 e 2024. Nos anos finais do ensino fundamental, quase metade das redes municipais apresentou redução no IDEB, enquanto os indicadores de proficiência em Língua Portuguesa e Matemática revelam um cenário ainda mais crítico.

Segundo o conselheiro-corregedor, o programa foi estruturado para atuar antes do problema se consolidar. Na prática, o Tribunal já iniciou a entrega de diagnósticos individualizados para cada município, com dados sobre alfabetização, aprendizagem, equidade, evasão escolar e maturidade da gestão educacional.

“Nós não estamos aqui para punir gestores, mas para apoiar. Primeiro, entregamos o diagnóstico, depois orientamos os municípios a estruturarem suas políticas públicas. A fiscalização virá sobre aquilo que foi planejado, de forma responsável e transparente”,

Como funciona o programa:

Diagnósticos por município

Indicadores de alfabetização e aprendizagem

Monitoramento contínuo

Orientação técnica a gestores

Fiscalização baseada no que foi planejado

explicou o conselheiro.

Cooperação

O programa conta com a cooperação direta do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Educação, que ficará responsável por realizar avaliações diagnósticas com estudantes do 2º, 4º e 8º anos do ensino fundamental em todos os municípios. Os resultados servirão de base para a elaboração de planos de formação continuada de professores e para a mensuração do avanço da aprendizagem ao longo do ano.

O governador Wilson Lima elogiou a iniciativa do Tribunal de Contas e destacou o caráter pedagógico do programa. “O Tribunal de Contas vai além do papel de fiscalizar e passa a orientar de forma pedagógica como os municípios podem avançar com responsabilidade e resultados. Aqui no Amazonas, as decisões precisam considerar a logística, as cheias, as secas e a realidade de cada município”, afirmou o governador.

Wilson Lima também reafirmou o apoio do Estado à iniciativa e defendeu o uso de dados concretos para orientar decisões públicas, especialmente no enfrentamento da evasão escolar e no fortalecimento da alfabetização na idade certa.

A representante do Ministério da Educação, Maria Selma de Moraes Rocha, ressaltou que a iniciativa dialoga com os planos decenais de educação e com a cooperação técnica desenvolvida pelo MEC, destacando a necessidade de que as políticas educacionais considerem as especificidades da Amazônia.

No ano passado, o TCE-AM emitiu um alerta direcionado a 28 municípios, advertindo sobre o não cumprimento da meta prevista para 2024 pelo Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), iniciativa do Ministério da Educação (MEC) que busca garantir que 80% das crianças estejam alfabetizadas até 2030.

REDAÇÃO
Iniciativa foi lançada nesta semana
Alerta

Carnaval 2026 deve injetar R$ 145 milhões na economia de Manaus

Lojistas apostam em fantasias de super-heróis e serviços personalizados

O Carnaval de 2026 deve movimentar cerca de R$ 145 milhões na economia de Manaus, segundo pesquisa da Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL Manaus). O montante representa um crescimento de 3,3% no comércio em relação ao ano passado.

A pesquisa aponta que 43% dos manauaras pretendem curtir a folia em Manaus, impulsionando setores de alimentação e comércio. Entre os produtos mais procurados, as bebidas (água, sucos e refrigerantes) lideram a intenção de compra com 53%, seguidas por petiscos (47%), cerveja (42%) e as tradicionais fantasias (38%).

No setor de serviços, bares e restaurantes (38%) e transporte por aplicativo (35%) lideram a lista de prioridades dos consumidores. Em seguida, aparecem ingressos para festas (24%), hospedagens (22%), aluguel por temporada (21%) e passagens aéreas ou de ônibus (15%).

Ainda segundo a pesquisa da CDL, 44% dos foliões pretendem gastar até R$ 300 durante o período, enquanto 36% devem gastar até R$ 600. Outros 15% afirmaram que as festas devem custar entre R$ 600 a R$1.000 reais. O dinheiro ainda é o meio de pagamento mais usado (40%) , seguido por Pix ( 28%) e cartão de crédito (15%).

Segundo a CDL, o cenário positivo é sustentado pela permanência das festas em Manaus e pelo comportamento do consumidor, apesar de desafios como inflação e alto custo de vida. Para aproveitar o período, lojistas investem em promoções, reforço de estoque, pagamentos digitais e experiências personalizadas.

Comércio atrativo

A estratégia dos lojistas para atrair esse público foca nas promoções e na pronta-entrega. Segundo Celina Beatriz, gerente do Atacadão MM, o giro de estoque tem sido frenético. “As fantasias e adereços são os mais vendidos. Alguns itens já esgotam em

menos de 30 dias, já que alguns blocos começaram mais cedo e alguns consumidores antecipam as compras”, afirma.

Na Tropical Multiloja, a projeção é de alta de 8% nas vendas. A aposta é em fantasias de personagens da cultura geek. “As fantasias de Mulher Maravilha, Batgirl, princesas e super herois em geral sempre são os mais procurados. Além disso, tem crescido a busca por adereços que fazem referências à memes da internet, os mais jovens buscam esse apelo cômico”, revela a gerente Elisângela Ferreira.

Cadeia produtiva

O impacto econômico vai além do balcão das lojas. A Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (ManausCult) entregou, no fim de janeiro, o fomento às escolas de samba do Carnaval de Manaus 2026 e dos certificados de contemplação às bandas e blocos carnavalescos, que totalizam R$ 8 milhões. O impacto econômico estimado é de mais de R$ 250 milhões em retorno para a cidade, segundo a CDL Manaus.

tiva que sustenta costureiras, carpinteiros e músicos meses antes do feriado.

“O Carnaval é cultura, identidade e geração de oportunidades. Estamos investindo R$ 8 milhões, mas o retorno para a cidade é muito maior. De acordo com dados da Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus, a expectativa é de mais de R$ 250 milhões movimentados na economia local, beneficiando diretamente comerciantes, trabalhadores e empreendedores. É um investimento público que retorna em renda, emprego e desenvolvimento para Manaus”, afirmou o diretor-presidente da ManausCult, Jender Lobato.

Pontos facultativos previstos para o período de carnaval:

• 16 de fevereiro (segunda-feira)

Carnaval (Ponto Facultativo)

• 17 de fevereiro (terça-feira)

Carnaval (Ponto Facultativo)

• 18 de fevereiro (quarta-feira)

Quarta-feira de Cinzas (Ponto Facultativo até as 14h)

O investimento irriga uma cadeia produ-

Produtos mais procurados

• Bebidas (água, sucos e refrigerantes): 53%

• Petiscos: 47%

• Cerveja: 42%

• Fantasias: 38%

Serviços

• Bares e restaurantes: 38%

• Transporte por aplicativo: 35%

• Ingressos para festas: 24%

• Hospedagens: 22%

• Aluguel por temporada: 21%

• Passagens aéreas ou de ônibus: 15%

FOTO: DIVULGAÇÃO
ANA PATRÍCIA DIAS
43% dos manauaras pretendem curtir a folia em Manaus

08/

Manchete

Eleições 2026: uso de IA e deepfakes acendem alerta no processo eleitoral

Força-tarefa pode ser criada para identificar conteúdos manipulados em tempo real

A Justiça Eleitoral estuda a criação de uma força-tarefa com peritos técnicos e instituições acadêmicas para identificar rapidamente conteúdos produzidos por inteligência artificial (IA) durante o período eleitoral, especialmente os chamados deepfakes, os vídeos, áudios e imagens manipulados de forma extremamente realista.

A preocupação é maior em ano eleitoral, quando mais de 155 milhões de brasileiros vão às urnas para escolher presidente da República, governadores, senadores, deputados federais, estaduais e distritais, em um cenário cada vez mais exposto à desinformação.

No último mês, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou 12 resoluções com as regras finais para as eleições de outubro. Com o avanço acelerado da tecnologia, temas que não estavam no radar no pleito anterior passaram a ser foco de atenção, como o uso de IA e seu potencial de ampliar problemas já difíceis de controlar, como fake news e desinformação sobre o processo eleitoral.

O Congresso ainda não regulamentou o tema e a Justiça Eleitoral decidiu colocar balizas ao uso da IA nas eleições, de modo a tentar proteger a decisão bem informada do eleitor.

Pelas regras atuais da Justiça Eleitoral, o uso de deep fakes em campanhas é proibido. A prática é definida como qualquer conteúdo em áudio, vídeo ou combinação de ambos que tenha sido gerado ou manipulado digitalmente para criar, substituir ou alterar a

imagem ou a voz de uma pessoa viva, falecida ou fictícia.

Casos

No Amazonas, casos de desinformação com uso de tecnologias manipuladas já foram registrados nos últimos anos. No fim de 2023, o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), foi vítima de um deepfake em áudio, que circulou nas redes sociais com informações caluniosas e simulações de ataques a profissionais da educação. O caso foi denunciado à Polícia Federal (PF), que conduziu as investigações e, durante uma operação, desarticulou a rede responsável pela produção e disseminação do material.

O vereador Sargento Salazar (PL) usa com frequência, em suas redes sociais, vídeos produzidos com inteligência artificial para ilustrar o prefeito e o vice-prefeito Renato

Junior, de quem é opositor. Em 2025, o chefe do Executivo municipal acionou a Justiça contra o parlamentar.

Procurado pela reportagem, Salazar afirmou que a ação foi favorável a ele. “Irei continuar (usando IA) sim. É obrigatório sinalizar quando o vídeo é feito por IA e eu sempre aciono essa ferramenta nas redes sociais e sinalizo no texto”, explica.

O deputado federal Alberto Neto foi acusado, em dezembro de 2025, de compartilhar uma imagem gerada por inteligência artificial para acusar o filho do presidente Lula (PT) de viajar com o lobista Antonio Carlos Antunes, investigado por desvios de aposentadorias e pensões do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Internautas apontaram que o conteúdo exibia marca de um serviço de IA. A publicação foi mantida.

TRE-AM reforça combate

Tendo em vista essa série de desafios propostos pela IA, a Escola Judiciária Eleitoral (EJE) do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) anuncia foco no combate às fake news na propaganda eleitoral e no uso da inteligência artificial aplicada ao processo democrático.

“Precisamos avançar, sobretudo, no combate às fake news. Por isso, a Escola deve concentrar esforços em cursos voltados à propaganda eleitoral e ao enfrentamento da desinformação”, afirma Cássio Borges, que assumiu a gestão da EJE este ano.

FOTO: DIVULGAÇÃO

Manaus 07.02.2026

Riscos

O cientista político Helso Ribeiro afirma que o uso indevido de inteligência artificial já causou impactos em eleições recentes. Segundo ele, se o problema se intensificar, pode representar um risco ao processo democrático.

“Isso causa estrago nas imagens de políticos, partidos e projetos. A tendência é piorar, considerando que o controle passa a ser cada vez mais difícil, pois cada vez que essas tecnologias avançam, fica mais difícil a fiscalização. A democracia sofre ataques o tempo todo e esse é mais um”, avalia.

Ribeiro também aponta a falta de preparo dos eleitores para identificar conteúdos falsos gerados por inteligência artificial. “A grande maioria das pessoas não está preparada para saber quando é IA ou não. E quando falamos dessa falta de conhecimento não é restrito aos eleitores de interiores do nosso estado, nos próprios centros urbanos é clara a dificuldade. É perigoso acreditar fielmente em tudo que mandam”, complementa.

Regras sobre IA nas eleições*

Conteúdo visual com IA deve informar claramente que foi gerado com inteligência artificial.

Chatbots e avatares não podem simular conversas reais com candidatos ou se passar por pessoas.

Deepfakes são proibidos, tanto para atacar quanto para promover candidatos.

Plataformas digitais devem retirar do ar, sem ordem judicial, contas e conteúdos que promovam atos antidemocráticos ou discursos de ódio, como racismo, homofobia, fascismo e outras formas de preconceito.

*Fonte: TSE

Fácil acesso

O analista de sistemas da Fundação Pau lo Feitoza (FPFTech), Edierley Messias explica que a tendência é que cada vez mais essas IAs sejam acessíveis, possibilitando assim, que mais pessoas usem tanto para o bem, com facilitação de processos por empresas e setores, quanto para o mal, com criação de posicionamentos e ações falsas, além de golpes financeiros.

Cargos

“Estamos em um momento em que a barreira técnica caiu. O que antes era feito em laboratórios, com especialistas, necessidade de bilhões de imagens e muito recurso, agora há diversas ferramentas no mercado que oferecem imagens e áudios por muito menos. Está mais fácil e barato”, afirma.

Messias sugere que um dos caminhos para o enfrentamento à desinformação é a educação midiática do eleitor, com verificação de notícias, atenção a símbolos de empresas de IA e atenção a detalhes como movimentos do corpo e rosto.

• Desinformação: disseminação de informações incorretas ou imprecisas com potencial de confundir, induzir a erro ou distorcer a percepção da realidade.

• Fake news: notícias deliberadamente falsas, disfarçadas de jornalismo, para enganar e manipular.

• Deepfakes: falsificações profundamente realistas, produzidas com IA. Frequentemente aparecem em vídeos, mas também podem estar presentes em conteúdos de áudio ou em imagens estáticas.

Fonte: Programa de Combate à Desinformação, do STF

Presidente; Senadores; Governadores; Deputados federais; Deputados estaduais.

a partir de 16/08

1º turno: 04/10

2º turno: 25/10

Diplomação dos eleitos: 19/12

Interior do estado

Glossário
Manaus
Campanha

MEIs ganham capacitação gratuita para fortalecimento de gestão e finanças

Impulsiona MEI disponibiliza videoaulas sobre finanças, precificação, fluxo de caixa, atendimento e inovação

Formação é gratuita e já está disponível no Portal do Empreendedor e no aplicativo MEI

O Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (MEMP) lançou o Impulsiona MEI, uma trilha nacional de capacitação empreendedora e financeira desenvolvida em parceria com a Cielo. A formação é gratuita e já está disponível no Portal do Empreendedor e no aplicativo MEI.

A iniciativa foi criada para apoiar microempreendedores individuais na gestão do dia a dia dos seus negócios, com conteúdos práticos que ajudam a organizar finanças, melhorar a tomada de decisões e aumentar a sustentabilidade das atividades.

A trilha reúne cerca de 20 videoaulas, organizadas em módulos curtos e objetivos, que abordam temas essenciais para quem empreende, como organização financeira, precificação, controle de fluxo de caixa, posicionamento do negócio, relacionamento com clientes e tendências de inovação. Os conteúdos foram desenvolvidos pela Cielo a partir da experiência do Programa Impulsiona Cielo, que já capacitou empreendedores em diferentes regiões do Brasil.

A parceria com a Cielo prevê a possibilidade de novas etapas, incluindo conteúdos específicos e a atuação conjunta em eventos, feiras e ações de incentivo ao empreendedorismo. Em uma fase posterior, a empresa poderá oferecer condições comerciais especiais aos MEIs que concluírem a capacitação, de acordo com critérios definidos exclusivamente pela instituição.

Acesso

Interessados podem acessar as aulas de forma simples, integrada ao login do GovBR, e de qualquer lugar do país de forma gratuita. É necessário apenas estar cadastrado no Portal do Empreendedor.

Rede MEI

Outra iniciativa lançada é a Rede MEI, que integra os governos Federal, estaduais e municipais, promovendo cooperação no fortalecimento das políticas voltadas ao microempreendedor individual. O objetivo é organizar e conectar ações para que o MEI tenha acesso mais fácil a informações, orientações e políticas públicas.

A

parceria oferece ao MEI?

Trilha de capacitação empreendedora e financeira, com conteúdo prático para gestão, vendas, organização e finanças do negócio;

Desenvolvimento de competências para tomada de decisão e melhoria da jornada empreendedora;

Apoio à formalização e ao fortalecimento da atividade econômica do MEI;

Ações de disseminação de conhecimento e acesso à informação para estimular crescimento e sustentabilidade do negócio.

Benefícios ao MEI

Capacitação gratuita e acessível;

Aprimoramento da gestão e organização financeira do negócio; Mais autonomia para empreender e crescer;

Apoio ao desenvolvimento sustentável e ao fortalecimento da política pública do MEI.

Concursos públicos

Câmara dos Deputados

São ofertadas 70 vagas imediatas e 70 em cadastro de reserva

Inscrições até o dia 26 de janeiro no site do Cebraspe. Taxa varia entre R$ 100 e R$ 130

Provas serão aplicadas no dia 8 de março em todas as capitais

Marinha do Brasil

850 vagas de nível médio para Escolas de Aprendizes-Marinheiros

As inscrições vão de 27 de janeiro a 25 de fevereiro no site da Marinha.

A taxa é de R$ 53

Prova escrita está prevista para o dia 26 de abril

Ministério das Relações Exteriores

60 vagas na classe de terceiro-secretário da carreira de diplomata

As inscrições deverão ser feitas até 25 de fevereiro no site da Cebraspe. A taxa é de R$ 229

A prova está prevista para o dia 29 de março em todas as capitais

Secretaria de Estado de Fazenda do Pará

642 vagas, sendo 286 vagas imediatas e 356 em cadastro reserva

Inscrições até o dia 13 de fevereiro no site da Fadesp. Taxa varia de R$ 104,19 a R$ 114,19

Provas objetivas serão aplicadas nos dias 22 e 29 de março

Universidade Federal de Rondonópolis (MT)

Seis vagas de nível superior para diferentes áreas de formação

Inscrições até o dia 20 de fevereiro no site da instituição. Taxa é de R$ 150

Prova está prevista para o dia 15 de março

Polícia Militar do Distrito Federal 147 vagas para o cargo, sendo 49 vagas imediatas e 98 para formação de cadastro reserva

As inscrições estão abertas até 6 de março no site da Cebraspe. Taxa é de R$ 163

A prova está prevista para o dia 19 de abril

Unidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

30 vagas de nível médio e superior para cargos Técnico-Administrativos em

Educação

Inscrições até o dia 20 de fevereiro no site da UFMG. Taxa varia de R$ 110 e R$ 165

Prova está prevista para 29 de março

Empregos

FUNILEIRO

Empregador: HVAC

Engenharia

Número de vagas: Não

Informado

Área: Operacional

Requisitos: Experiência comprovada com montagem de rede de dutos; Disponibilidade para início imediato

Contato: vagas@hvacengenharia.com.br

ALMOXARIFE

Empregador: Martins Import

Número de vagas: Não

Informado

Área: Almoxarifado

Requisitos: Ensino Médio completo ou superior cursando logística; Experiência na função em estoque de peças automotivas

Contato: rh@martinsimport. com.br

RECEPCIONISTA

Empregador: Não Informado

Número de vagas: Não

Informado

Área: Atendimento

Requisitos: Experiência em recepção de laboratório ou clínica médica. Conhecimento em Informática

Contato: adriapperes7@gmail. com

AUX. DE CARGA E

DESCARGA

Empregador: Não Informado

Número de vagas: Não

Informado

Área: Operacional

Requisitos: Experiência na função. Disponibilidade para trabalho com esforço físico

Contato: oportunidades@ consultoriarga.com.br

OP. DE MÁQUINA

Empregador: Palco Metais da Amazônia

Número de vagas: Não Informado

Área: Operacional

Requisitos: Ensino Médio completo; Experiência na função; Contratação PJ

Contato: hr-am@ palcoaluminium.com

FERRAMENTEIRO

Empregador: Não Informado

Número de vagas: Não Informado

Área: Operacional

Requisitos: Curso em

Ferramentaria ou área afins; Experiência com manutenção corretiva e preventiva de molde de injeção plástica

Contato: recrutamento. am2025@gmail.com

AUX. DE LOGÍSTICA

Empregador: Smart Frios

Número de vagas: Não Informado

Área: Logística

Requisitos: Ensino fundamental completo ou médio cursando; Experiência como Auxiliar de Logística ou de Depósito

Contato: seleção@smartfrios. com.br

ESTÁGIO

Empregador: Não Informado

Número de vagas: Não Informado

Área: Recursos Humanos Requisitos: Cursando Ensino Superior em Administração, Recursos Humanos ou áreas afins. Disponibilidade para horário comercial

Contato: estagiario.manaus@ gmail.com

AUX. DE MAN. PREDIAL

Empregador: Grupo Genova Número de vagas: Não Informado

Área: Manutenção

Requisitos: Ensino médio completo; Experiência como pedreiro, pintor e em serviços de hidráulica e elétrica

Contato: selecao@ grupogenova.com.br

SECRETÁRIO (A)

Empregador: JF Engenharia Serviços

Número de vagas: Não Informado

Área: Administrativa Requisitos: Ensino Médio completo. Experiência com atendimento ao público e sistemas ERP; Disponibilidade para início imediato Contato: vagas@hvacengenharia.com.br

VENDEDOR (A)

Empregador: Ótica

Número de vagas: Não Informado

Área: Vendas Requisitos: Experiência na área; Disponibilidade de horário; Contratação MEI; Salário fixo mais premiação Contato: enviar currículo para (92) 98209-2631

Apreensão de fuzis venezuelanos expõe rota de armamento no AM

A Polícia Civil identificou armas americanas e russas no estado

A Polícia Civil do Amazonas identificou a consolidação de uma rota de armamento pesado no estado após a apreensão de fuzis AK-47 e FAL 7.62mm, de origem comprovada do Exército Venezuelano, em São Paulo de Olivença. De acordo a investigação, a forca bélica é utilizada pelas facções criminosas no narcotráfico.

Além do armamento venezuelano, foram identificadas armas de outros países, conforme aponta o delegado Paulo Mavignier, diretor do Departamento de Polícia do Interior (DPI).

“Fuzis como o AK-47 da Venezuela, ou armamentos americanos e até russos, são utilizados primordialmente para a escolta de grandes carregamentos de drogas que descem o Rio Solimões, servindo como ferramenta de dissuasão e enfrentamento direto contra as forças de segurança estaduais e federais”, afirma o delegado.

De acordo o diretor do DPI, os criminosos operam em um sistema de "bate e volta". O armamento é utilizado para proteger a carga de entorpecentes da tríplice fronteira até Manaus e, em seguida, retorna para a região de Tabatinga para escoltar novas remessas.

"Esse ciclo garante que as organizações mantenham um poder de fogo superior ao patrulhamento comum, que utiliza armas de baixo poder bélico. Esse desequilíbrio de forças preocupa. Enquanto os criminosos portam fuzis de guerra, as polícias locais muitas vezes operam com armamento de menor calibre, limitadas por questões burocráticas e legais", disse o diretor.

Para o especialista em segurança, coronel

Amadeu Soares, a prevenção e a antecipação são as únicas formas de conter o avanço do crime nas fronteiras e consolidação do estado como rota de contrabando. "O monitoramento contínuo das rodovias e rotas fluviais, precisam ser mais integradas ao uso de inteligência para cobrir os rastros dos criminosos

conexões que facilitam a entrada de armas pela BR-174, rodovia que liga Manaus a Boa Vista e serve como porta de entrada terrestre para o contrabando", contou o delegado.

Atuação de piratas

A partir do recrutamento de criminosos surge a figura dos "piratas de rio" no Solimões. "As facções recrutam esses criminosos locais para dominar as rotas fluviais e garantir que a mercadoria chegue ao destino final. A presença desses grupos colabora diretamente para a circulação de munições de uso restrito e metralhadoras calibre .50 na região", afirmou o delegado.

e evitar que o Amazonas se torne uma rota definitiva de contrabando bélico", avalia.

Fronteira

A crise na Venezuela desempenha um papel central nesse cenário. Segundo Paulo Mavignier, as investigações apontam que milicianos venezuelanos passaram a vender fuzis novos e modernos, geralmente roubados do Exército, para facções brasileiras, com destaque para o Primeiro Comando da Capital (PCC). O baixo custo e a facilidade de acesso transformaram o arsenal das milícias em uma mercadoria valiosa para o crime organizado no Brasil.

"Além do fornecimento de armas via fluvial, esses grupos têm intensificado o recrutamento de venezuelanos em Roraima, aproveitando o fluxo migratório para ampliar suas frentes internacionais. A cooptação cria

Em 2025, a cooperação internacional permitiu que a PF devolvesse ao Peru fuzis furtados de sua Polícia Nacional, que haviam sido recuperados no Amazonas durante a maior apreensão de drogas da história do estado (6,5 toneladas). O episódio demonstrou que as facções operam de forma transnacional, subtraindo recursos de segurança de vários países vizinhos.

“Essa 'artilharia pesada' é utilizada não apenas na proteção de drogas, mas também em assaltos e ações de pirataria nos rios de Coari e Tefé, além da tríplice fronteira", detalhou Paulo Mavignier.

Facções criminosas no Amazonas

25 cidades do AM

5 facções

ANA PATRÍCIA DIAS

Manaus

07.02.2026

Áries | 21/03 a 20/04

Uma brisa de ousadia aparece para visitar. Siga fortalecendo suas bases, e saiba que o céu hoje pode trazer ideias inovadoras. O dia é favorável para buscar parcerias.

Leão | 22/07 a 22/08

Respire. Reserve um tempo para o autocuidado. preservar sua energia agora será essencial para os movimentos que a semana reserva.

Sagitário | 22/11 a 21/12

Comunique suas ideias inspiradas com clareza e entusiasmo. O fluxo de informações está acelerado e sua capacidade de convencer as pessoas está em alta.

DE CARNAVAL

Touro | 21/04 a 20/05

Existe uma exigência de inovação que pode bater de frente com o seu jeito mais tradicional de fazer as coisas. Tente observar o novo com curiosidade, não como uma ameaça.

Virgem | 23/08 a 22/09

O momento pede que você refine metas diárias, descartando o que for excessivo para o seu rendimento e possa trazer ansiedade.

Capricórnio | 22/12 a 20/01

A semana começa pedindo pragmatismo financeiro e valorização das suas habilidades. Invista no que traz retorno sólido.

08 FEVEREIRO

• Banda do Boulevard Avenida Álvaro Botelho Maia, Centro. Entrada gratuita

• Bloco da Grana

Cores, Ritmos e Diversidade – Centro. A partir das 16h. Entrada gratuita

Gêmeos | 21/05 a 20/06

É um excelente momento para revisar metas de estudos ou projetos, descartando o que é apenas distração e focando no que realmente tem estrutura para crescer.

Libra | 23/09 A 22/10

O céu de hoje favorece os librianos que colocam a criatividade em movimento e saem do óbvio. Use sua diplomacia para abrir portas, mas sem apagar sua verdadeira essência.

Aquário | 21/01 A 19/02

Lance suas ideias e ocupe o seu lugar de destaque. A semana começa com uma energia poderosa de renovação pessoal e iniciativa.

AGENDA

Câncer | 21/06 a 21/07

O céu segue trazendo reflexões. Lembre-se de que nem tudo precisa ser uma disputa. Use seu magnetismo para incentivar quem está ao redor.

Escorpião | 23/10 A 21/11

É hora de sair da introspecção e direcionar sua intensidade para o trabalho e para suas ambições. A semana começa pedindo foco total em você.

Peixes | 20/02 A 20/03

A semana começa com uma energia mais introspectiva, sugerindo que você finalize ciclos antes de iniciar novos projetos.

Fevereiro chegou e o Carnaval movimenta Manaus com blocos tradicionais e manifestações culturais. A programação reúne opções gratuitas e festas para diferentes perfis de foliões.

15 FEVEREIRO

• Bloco das Piranhas

Sambódromo, a partir das 16h, entrada é um quilo de alimento não perecível

• Banda do Theo Rua Silva Ramos, 119, Centro. Entrada gratuita

• Bhanda da Bhaixa da Hégua Rua Inocêncio de Araújo com avenida Rio Negro, Educandos. Entrada gratuita

14 FEVEREIRO

• Desfile das escolas de samba do Grupo Especial Sambódromo, a partir das 20h. Entrada gratuita

• Baratona Fest

Estação das Pedras será o ponto final de uma maratona pelos bares do Centro A festa começa às 18h. A entrada é R$ 20 por pessoa

• Bloco do Ferrugem

Centro Comercial Le Bon Marché, no Dom Pedro, a partir das 17h. Mesa à venda por R$ 25

• CarnaLolla

Condado Pub, na Alvorada I, a partir das 21h. Ingressos a R$ 20

• Bloco do Vieiralves Universidade Nilton Lins, Flores, às 17h. Ingressos a R$ 40

• Bloco da Botecaria Centro Cultural dos Povos da Amazônia, antiga Bola da Suframa, a partir das 15h. Acesso gratuito

• Bloco do Eu Sozinho Terraço do Millennium Shopping, a partir das 15h. Ingressos a R$ 50

16 FEVEREIRO

• Bloco do Caldeira Rua José Clemente, no Centro, às 14h. Ingressos a partir de R$ 70

• Bloco do Manaus Memes Podium da Arena da Amazônia, a partir das 16h. Acesso da pista é gratuito

17 FEVEREIRO

• Galo de Manaus Sambódromo, das 16h às 2h. O acesso à pista é gratuito

• Bloco Filhos da Guta Mercado de Origem da Amazônia, no Centro, a partir das 17h. Ingressos a R$ 40

20 FEVEREIRO

• X-Cabloquinho

Rio Negro, Centro, a partir das 17h. Ingressos a partir de R$ 70

14 MARÇO

• Bloco da Lana Del Rey Condado Pub, a partir das 21h. Ingressos a R$ 20

• Bloco Cauxi Eletrizado Mercado de Origem da Amazônia, no Centro, a partir das 17h. Ingressos a R$ 40

FOTOS: DIVULGAÇÃO

futebol Brasil lidera contratações no futebol mundial em janeiro

Clubes brasileiros investiram quase R$ 1 bilhão e trouxeram 456 jogadores

O Brasil foi o país que mais contratou jogadores em transferências internacionais na janela de janeiro. Os clubes desembolsaram quase R$ 1 bilhão, segundo relatório divulgado pela Fifa. Ao todo, 456 atletas chegaram ao país — quase o dobro dos 244 contratados por equipes da Espanha, segunda colocada no ranking.

De acordo com o documento, apenas clubes da Inglaterra (US$ 363 milhões) e da Itália (US$ 283 milhões) gastaram mais do que os brasileiros, que investiram US$ 180 milhões no período.

O levantamento ainda não inclui a transferência de Lucas Paquetá, que deixou o West Ham para reforçar o Flamengo por 42 milhões de euros (cerca de R$ 260 milhões), a maior contratação já feita por um clube brasileiro.

Na América do Sul, a janela expôs a distância financeira dos clubes brasileiros em

relação aos demais países da Conmebol. Somadas, as outras nove federações do continente gastaram US$ 28,9 milhões.

A maioria das contratações no Brasil envolveu jogadores sem contrato (351). Outros 40 retornaram de empréstimo, 37 chegaram em transferências definitivas e 28 foram contratados por empréstimo.

A compra de Gérson, que estava no Zenit, pelo Cruzeiro, por 27 milhões de euros, fez da Rússia o principal destino do dinheiro brasileiro, com US$ 48,3 milhões. Itália, Argentina, Colômbia e Portugal aparecem na sequência.

No cenário global, a janela movimentou US$ 1,9 bilhão em 5.973 transferências — um recorde, 3% superior ao registrado no ano anterior.

O Brasil também se destacou nas vendas, arrecadando US$ 155 milhões. A Inglaterra foi o principal destino, com US$ 73,7 milhões.

Futebol Feminino

Levantamento produzido pela Fifa também cita um marco no futebol feminino: pela primeira vez, esse mercado superou os US$ 10 milhões. As 427 contratações registradas em janeiro fizeram circular US$ 10,8 milhões (R$ 56,8 milhões), valor 85% superior ao de janeiro de 2025. A Inglaterra foi o país em que os clubes mais gastaram, com US$ 5 milhões (R$ 26,3 milhões).

Top 10 maiores contratações da janela

Antoine Semenyo – 72 milhões de euros

Jørgen Strand Larsen – 49,7 milhões de euros

Lucas Paquetá – 42 milhões de euros

Conor Gallagher – 40 milhões de euros

Brennan Johnson – 40 milhões de euros

Ademola Lookman – 35 milhões de euros

Oscar Bobb – 31,2 milhões de euros

Kader Meïté – 30 milhões de euros

George Ilenikhena – 30 milhões de euros

Taty Castellanos – 29 milhões de euros

Reforço do Vasco, Cuiabano se diz pronto para enfrentar Botafogo

Reforço do Vasco, Cuiabano afirmou estar em condições físicas para enfrentar seu ex-clube, o Botafogo, no próximo domingo (08/02), pelo Campeonato Carioca. O lateral-esquerdo será emprestado até dezembro deste ano pelo Nottingham Forest, da Inglaterra, e o Cruz-Maltino terá a opção de comprá-lo ao fim do vínculo.

"Muito feliz por chegar ao Vasco. Estou apto para entrar em campo, tive dois jogos lá no sub-21. Já estava treinando. Agora, vou conversar com o Diniz para ver o que pensa", declarou o jogador, em entrevista ao 'BTB Sports'.

O interesse do Vasco em contar com Cuiabano surgiu no início de janeiro. Apesar de já ter Lucas Piton como titular

da posição, a diretoria identificou a necessidade de mais uma opção para o setor visando a sequência da temporada.

A transferência foi facilitada pela vontade do próprio jogador em retornar ao Brasil, já que vinha tendo poucas oportunidades no futebol inglês.

O lateral-esquerdo foi revelado pelo Grêmio e se destacou atuando pelo Botafogo, antes de se transferir para o Nottingham Forest. Agora, volta ao futebol brasileiro para defender as cores do Vasco.

O reforço integra a estratégia da diretoria vascaína para aumentar a competitividade do elenco, especialmente considerando o calendário intenso que o clube terá pela frente em 2026.

Nacional fará final do primeiro turno contra o Amazonas

O Nacional está classificado para a final do primeiro turno do Campeonato Amazonense Sicredi 2026 após vencer o Princesa, na Arena da Amazônia, com gol de Hernane Brocador. O Leão vai enfrentar o Amazonas, que venceu o Itacoatiara, na final do primeiro turno do Campeonato Amazonense.

O duelo entre Nacional e Amazonas está marcada para o próximo domingo (8/2), às 17h, também na Arena da Amazônia. As equipes irão reeditar a final

do Campeonato Amazonense do ano passado, vencida pelo Amazonas. Não há vantagem no duelo. Se empatar no tempo normal, o jogo será decidido nos pênaltis.

Garantido na final do turno, o Amazonas segue invicto no Campeonato Amazonense. Em cinco jogos, o clube soma três vitórias e dois empates, além de ter terminado a primeira fase como líder do Grupo A, com oito pontos.

Charles do Bronx esquenta disputa de cinturão contra Holloway

O ex-campeão peso-leve, Charles do Bronx, compartilhou o pôster oficial do UFC 326 que terá como atração principal o confronto contra Max Holloway, válido pelo cinturão simbólico "BMF", destinado ao lutador considerado o “mais durão” do plantel. O duelo está marcado para o dia 7 de março, em Las Vegas (EUA), e já é tratado como um dos grandes combates do calendário da organização em 2026.

Na publicação, o brasileiro fez

questão de reforçar a importância do apoio dos fãs e indicou que a apresentação promete ser especial. Charles do Bronx usou o espaço para convocar a torcida e elevar a expectativa em torno do espetáculo que será protagonizado no octógono.

“Pôster oficial UFC 326, dia 07 de março, aí vamos nós. Conto com a energia de vocês para que possamos fazer um grande show e chocar o mundo mais uma vez!”, escreveu o atleta da equipe Chute Boxe/Diego Lima.

FOTO:
DIVULGAÇÃO
FOTO: DIVULGAÇÃO

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.