Rua Diogo Bernardes, n. 2, Quadra 01, sala 01 e 02 – 3º. Andar, Prédio Ephigênio Center, Conj. Jardim Espanha - Aleixo.
CNPJ: 15.183.160/0001-90
PUBLICIDADE
Vendas de anúncio 92 98129-5012
De Segunda à Sexta Das 8h às 17h
TIRAGEM
10.000 exemplares
FILIADO A
DIRETORIA DE REDAÇÃO
Camila Pereira (MTb 1311/AM)
Larissa Cavalcante (MTb 1110/AM)
EDIÇÃO DE ARTE
Victor Costa
Vanessa Alencar
Desirée Souza
CIRCULAÇÃO
Salles Nascimento
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DIRETO NO SEU WHATSAPP! Fique sempre atualizado com as notícias mais importantes do dia, em tempo real e no conforto do seu celular. Cadastre-se para receber conteúdos exclusivos, dicas e as informações que você precisa.
Morre filho recém-nascido do prefeito de Manaus, David Almeida
O bebê David Benedito Almeida, filho do prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), com a primeiradama Izabelle Fontenelle, morreu na madrugada desta sexta-feira (23), aos 20 dias de vida. A causa da morte não foi divulgada, mas foi confirmada pelo prefeito em suas redes sociais. “Nossa gratidão a Deus pelo privilégio de termos tido conosco o nosso filho da promessa, David Benedito. Foram os 20 dias mais felizes das nossas vidas (...) O Senhor o deu, o Senhor o tomou; bendito seja o nome do Senhor (Jó 1:21)”, escreveu o prefeito. A criança havia nascido no dia 3 de janeiro, no Hospital Adventista de Manaus.
TCE-AM lança programa para fortalecer o ensino básico no estado
O Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) instituiu o “Programa de Apoio à Melhoria da Qualidade da Educação no Amazonas”, iniciativa inédita voltada ao fortalecimento da educação básica nas redes municipais. O objetivo é impulsionar a qualidade do ensino com ações voltadas para a alfabetização na idade certa e para o avanço das aprendizagens, assegurando equidade e o direito à educação para todos. A proposta reforça o alinhamento institucional do TCE-AM às políticas de ensino do Ministério da Educação (MEC), ao Plano Nacional de Educação (PNE) e ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU).
rápidas
Xi Jinping garante a Lula apoio em tempos "turbulentos"
Em conversa por telefone com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o líder chinês, Xi Jinping, disse que seu país apoia a maior economia da América Latina e o Sul Global e pediu que ambas mantenham o papel das Nações Unidas. A conversa entre os dois líderes foi divulgada pela agência de notícias estatal da China, a Xinhua.
Cidade destaca transparência na divulgação do resultado de concurso
O presidente da Aleam, deputado Roberto Cidade (UB), destacou a divulgação da relação preliminar dos aprovados no concurso público da casa legislativa como um marco histórico após mais de 14 anos sem a realização de uma seleção pública. Para ele, o concurso representa o cumprimento de um compromisso com a modernização da Aleam.
Agências do INSS abrem para atendimento extra no fim de semana
As agências do INSS em todo o país abrirão para atendimento presencial extra neste sábado (24) e domingo (25). O objetivo é antecipar agendamentos e compensar a suspensão dos serviços dos dias 28, 29 e 30 de janeiro. Os canais de atendimento como o Meu INSS e a central telefônica 135, funcionarão normalmente até o dia 27.
Manaus 24.01.2026
Polo de duas rodas projeta novos recordes em 2026
As fábricas instaladas no PIM devem produzir dois milhões de motos
ANA PATRÍCIA DIAS
O Polo Industrial de Manaus (PIM) é o maior centro produtor de veículos de duas rodas fora do eixo asiático. Com projeções de crescimento robusto para 2026, o setor na Zona Franca de Manaus (ZFM) é impulsionado pela demanda por mobilidade urbana, serviços por aplicativo e uma cadeia produtiva cada vez mais integrada.
Segundo a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo), as fábricas instaladas no PIM devem produzir 2,07 milhões de motocicletas neste ano, um avanço de 4,5% sobre 2025, quando a produção chegou a 1.980.538 unidades — o melhor resultado em 15 anos e o terceiro maior da história nacional.
No varejo, a projeção é de 2,3 milhões de motocicletas licenciadas em 2026, alta de 4,6%. Já as exportações devem alcançar 45 mil unidades, crescimento de 4,4%.
“Cerca de 60% dos componentes de duas rodas são fabricados aqui. A engrenagem, movida por gigantes como Moto Honda e Caloi, não apenas abastece o mercado nacional, mas dita o ritmo da economia regional com faturamento bilionário e geração de emprego”, explica o economista Altamir Cordeiro.
Setor histórico
A história desse setor remonta à década de 1970, quando a Caloi inaugurou sua planta em 1975, trazendo sucessos como a icônica Mobylette. Logo em seguida, em 1976, a Moto Honda fincou suas raízes, tornando-se hoje a unidade mais verticalizada do grupo no mundo.
Atualmente, o setor de duas rodas gera 20,6 mil empregos diretos em Manaus e sustenta uma rede de mais de 150 mil postos de trabalho em todo o território nacional, afirma a Suframa.
"Entre os motores de alta cilindrada e as bicicletas, o setor se consolidou como o mais resiliente e dinâmico da Zona Franca. Unindo tecnologia integrada com mão de obra qualificada pelas próprias empresas, projetamos um 2026 de recordes absolutos", afirma o superintendente da autarquia, Bosco Saraiva.
Serviços por app elevam demanda
A explosão dos serviços de transporte por aplicativo e de delivery transformou a moto em uma ferramenta de renda. Em 2025, os emplacamentos bateram recorde com 2,19 milhões de unidades, conforme a Abraciclo.
Produção nacional de bicicletas
No segmento de pedais, o PIM detém 100% da produção nacional, colocando o Brasil na 4ª posição mundial em produção de marcas consagradas. Em Manaus, as associadas da Abraciclo — Caloi, Houston, Ox Bike e Sense — investiram R$ 200 milhões nos últimos três anos para modernizar suas plantas, que hoje têm capacidade instalada de 2 milhões de unidades por ano, gerando mais de mil empregos diretos. Para 2026, a projeção é de 350 mil bicicletas produzidas, alta de 4,3%.
Segundo a Associação dos Motoristas de Aplicativo, Manaus conta com cerca de 50 mil motoristas de aplicativo, sendo quase 38 mil condutores de motocicletas. Esse movimento se reflete diretamente nas ruas e a expectativa da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) é que 2026 tenha um novo pico de 2,42 milhões de licenciamentos.
"O Polo de Duas Rodas, hoje, não é apenas um setor industrial. É um ecossistema econômico, social e tecnológico que conecta fábricas, comércio, serviços, mobilidade urbana e geração de renda, sustentando milhares de famílias na capital amazonense", destaca o economista Altamir Cordeiro.
Produção de motocicletas (2025):
• 1.980.538 unidades (+13,3%)
Projeção para 2026:
• 2.070.000 unidades (+4,5%)
Projeção de vendas em 2026:
• 2,3 milhões de unidades (+4,6%)
Exportações em 2025:
• 43.117 motocicletas (+39,1%)
• 20,6 mil empregos diretos em Manaus
Produção de bicicletas
• 335.560 unidades em 2025
• Projeção de 350 mil em 2026
Fonte: Abraciclo
Setor de duas rodas gera 20,6 mil empregos diretos em Manaus
FOTO: DIVULGAÇÃO
Carnaval 2026 não terá rebaixamento e ampliará Grupo Especial
Regulamento foi assinado após meses de impasse e traz mudanças nos desfiles
O Carnaval na Floresta 2026 terá mudanças na estrutura e na organização dos desfiles das escolas de samba de Manaus. A principal novidade é a decisão inédita de não haver rebaixamento no Grupo Especial, medida oficializada nesta semana com a assinatura do regulamento entre as oito agremiações e a Secretaria de Cultura e Economia Criativa (SEC). Os desfiles estão marcados para o dia 14 de fevereiro, no Sambódromo.
Também ficou definido que a campeã e a vice-campeã do Grupo de Acesso A em 2026 serão promovidas ao Grupo Especial no ano seguinte. Com isso, a elite do samba manauara passará a contar com dez escolas em 2027, com apresentações distribuídas em dois dias, conforme o calendário oficial do Estado.
Outra definição relevante trata da estrutura física das agremiações. A escola campeã do Grupo de Acesso A passará a ocupar, de forma imediata e compartilhada, o galpão da escola que encerrar o desfile de 2026 na 8ª colocação do Grupo Especial. A agremiação que terminar nessa posição deverá desocupar o espaço até 120 dias antes do desfile de 2027. O descumprimento do prazo implicará multa, cujo valor será revertido à escola prejudicada.
O secretário de Cultura e Economia Criativa, Caio André, destacou o fortalecimento do Carnaval e a garantia de condições para que
as escolas realizem desfiles competitivos e bem estruturados.
“Temos um regulamento assinado pelas agremiações do Grupo Especial e o nosso Carnaval está definido. O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura, vai garantir total apoio para que as escolas façam o que sabem fazer de melhor: produzir cultura e fazer Carnaval. O Carnaval na Floresta 2026 será, sem dúvida, um grande sucesso”, afirmou.
Participaram da reunião representantes das escolas Presidente Vargas, Andanças de Ciganos, A Grande Família, Reino Unido da Liberdade, Mocidade Independente de Aparecida, Vila da Barra, Vitória Régia e Unidos
Ordem e horários dos desfiles do Grupo Especial 2026
Presidente Vargas
Andanças de Ciganos
A Grande Família
Reino Unido
Aparecidada
Vila da Barra
Vitória Régia
Unidos do Alvorada
20h00 às 21h
21h20 às 22h30
22h40 às 23h50
00h00 às 01h10
01h20 às 02h30
02h40 às 03h50
04h00 às 05h10
05h20 às 06h30
do Alvorada.
Fim impasse
A assinatura do regulamento encerra um impasse que se estendia há meses. De um lado, a Liga Independente das Escolas de Samba de Manaus (Liesa) acusava a Secretaria de Cultura de descumprir acordos e atrasar etapas essenciais da organização do Carnaval. Do outro, a SEC apontava a falta de consenso entre as próprias escolas, hoje divididas entre cinco ligadas à Liesa e três alinhadas diretamente ao Governo do Estado.
Ficou estabelecido que a coordenação e a operacionalização do desfile serão de responsabilidade das escolas de samba, com apoio do Governo do Amazonas. Já a SEC ficará encarregada da infraestrutura do evento, incluindo segurança, policiamento e repasse de recursos financeiros para o desenvolvimento artístico das apresentações.
O Governo também assumirá a coordenação geral do desfile, incluindo a seleção da comissão julgadora e a condução dos procedimentos relacionados ao julgamento dos quesitos e às obrigatoriedades do regulamento.
Os presidentes das escolas aprovaram ainda que o corpo de jurados será formado por profissionais de outros estados, com exceção do Amazonas, Rio de Janeiro e São Paulo. Os julgadores não poderão ter vínculo com nenhuma agremiação nem ter atuado como jurados no mesmo evento nos últimos dois anos.
Em nova reunião, as escolas deverão indicar à Secretaria de Cultura o responsável pela direção do desfile, que ficará encarregado de montar as comissões de concentração, cronometragem, dispersão e fiscalização das obrigatoriedades.
Cronograma
Desfiles: 14 de fevereiro
Apuração: 16 de fevereiro, às 14h
Local: Sambódromo de Manaus
Os desfiles estão marcados para o dia 14 de fevereiro
Os novos rumos da economia do Amazonas com o Plano de Bioeconomia
Lançado na COP-30, plano possui cinco eixos estratégicos
MARHIA EDHUARDA BESSA
Lançado durante a COP-30, o Plano Estadual de Bioeconomia do Amazonas coloca a bioeconomia como base do desenvolvimento do estado para as próximas décadas e retoma o debate sobre a redução da dependência da Zona Franca de Manaus (ZFM) sem desmontar o principal motor econômico vigente.
O documento foi elaborado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti) a partir de um processo participativo que envolveu representantes dos 62 municípios, pesquisadores, empreendedores e comunidades tradicionais. O plano estabelece metas e diretrizes voltadas a uma economia de baixo carbono, com foco no uso sustentável dos recursos florestais e na valorização do conhecimento tradicional.
Na prática, o plano funciona como um norte político e econômico de longo prazo, com prazos, metas e fontes de financiamento definidas. A proposta parte de uma premissa clara: a floresta em pé deve deixar de ser apenas um ativo simbólico no discurso ambiental e passar a ocupar um papel concreto na geração de renda, inovação e inclusão social.
Entendendo o plano
O Plano Estadual de Bioeconomia está estruturado em cinco eixos estratégicos: governança, descarbonização e energia renovável, pessoas e cultura, ecossistema de negócios e patrimônio cultural e genético. Esses eixos orientam ações integradas que envolvem ciência, tecnologia, saberes tradicionais e mercado.
Entre as metas anunciadas estão: fomento a pelo menos 14 redes de conhecimento produtivo de base tecnológica; implementação de 10 políticas de incentivo à inovação; formação de 3 mil pessoas por ano em programas descentralizados; implementação
de cinco modelos de produção sustentável; redução mínima de 20% das emissões de carbono em processos bioeconômicos; ampliação de 25% no acesso de povos indígenas, comunidades tradicionais, agricultores familiares e extrativistas às políticas de bioeconomia.
Bioeconomia e Zona Franca
Um dos pontos centrais do plano é o reconhecimento da dependência econômica do Amazonas em relação à ZFM, cuja vigência constitucional vai até 2073. Ao invés de propor a substituição do modelo, o Estado defende a criação de sinergias industriais e tecnológicas.
A chamada “Visão 2076” projeta a ZFM como um polo de inovação verde, conectado às cadeias produtivas do interior. A ideia é que conhecimento científico, logística, indústria e tecnologia instalados em Manaus sirvam de base para agregar valor aos produtos da floresta, como bioinsumos, biocosméticos, fibras e óleos essenciais.
“O futuro econômico do estado deixará de se apoiar no benefício fiscal e se afirmará no benefício ecológico, climático e social, tornando o Amazonas protagonista da nova economia verde global”, consta no documento.
estratégicos do Plano
Implementação
A execução será articulada ao Plano Plurianual (PPA 2024–2027), com integração de 21 programas estaduais, coordenação direta do governador e execução técnica pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti).
Conforme a Sedecti, os próximos passos envolvem o apoio à estruturação do Observatório de Bioeconomia em parceria com diferentes institutos de ciência e tecnologia (ICTs) e parcerias em diferentes áreas estratégicas para formação e capacitação.
“Fizemos consultas em todos os municípios, para a gente poder elaborar um plano integrado. Esse plano vai nortear as ações do Estado a partir de agora para gerações futuras”, Wilson Lima, governador do Amazonas.
“Ele vai reunir os saberes tradicionais, nossa biodiversidade e novas tecnologias, agregando ao que já temos no novo polo de desenvolvimento”, Serafim Corrêa, titula da Sedecti.
ÁGUAS
Barco Hospital São João XXIII inicia expedições de 2026 em Manacapuru
Unidade fluvial é reconhecida nacionalmente como modelo de atendimento em áreas remotas
ficará ancorada na comunidade do Caviana, em
O Barco Hospital São João XXIII retoma nesta semana as atividades de atendimento à população ribeirinha no Amazonas. A primeira expedição de 2026 inicia em Manacapuru (a 68 quilômetros de Manaus), onde a unidade fluvial começa mais uma rodada de serviços de saúde de média complexidade após já ter realizado cerca de 200 mil atendimentos desde o fim de 2024.
A embarcação ficará ancorada na comunidade do Caviana entre os dias 23 e 29 de janeiro, oferecendo atendimentos de saúde à população local e de comunidades adjacentes.
Durante o início das atividades, o governador do Amazonas, Wilson Lima (UB), ressaltou a importância estratégica do Barco Hospital para integrar os serviços da Atenção Básica, executados pelos municípios, com a rede estadual de média e alta complexidade.
“Aqui nós temos uma estrutura que permite fazer consultas médicas, pequenos procedimentos cirúrgicos, consultórios odontológicos e procedimentos ambulatoriais. Essa estrutura é um hospital de média complexidade sobre as águas. Conseguimos fazer o atendimento intermediário entre o que faz uma prefeitura, na Atenção Básica, e o estado com o atendimento de alta com-
plexidade na capital”, afirmou Wilson Lima.
Esta é a 26ª expedição do Barco Hospital São João XXIII e a segunda atuação da unidade em Manacapuru. Em fevereiro de 2025, a embarcação realizou mais de 1,4 mil atendimentos na comunidade Vila do Jacaré, reforçando o alcance regional do serviço.
A prefeita de Manacapuru, Valcileia Maciel, destacou o papel do município como polo regional de saúde e a relevância da escolha da comunidade do Caviana como ponto estratégico de atendimento.
“Por isso que a gente escolheu o Caviana porque também fica próximo de Anamã e Beruri. Manacapuru é polo, a gente recebe mais de sete municípios. Antes, muitas
pessoas precisavam ir até Manaus para fazer cirurgias. Isso melhorou bastante com a parceria do Governo do Estado”, afirmou Valcileia Maciel.
O diretor do Barco Hospital São João XXIII, frei Matias, ressaltou o impacto social do serviço para a população que vive distante dos grandes centros urbanos.
“Muitas pessoas não têm condições financeiras de ir até Manaus ou outros grandes centros para ser atendidas. O barco chega perto da casa das pessoas, facilitando o acesso à saúde. Essa parceria com o Governo do Estado é essencial para atender quem mais precisa”, destacou o coordenador do Barco Hospital, Frei Matias.
Reconhecimento nacional
Reconhecido nacionalmente como modelo de atendimento inovador em regiões remotas da Amazônia, o Barco Hospital São João XXIII foi inserido, em novembro do ano passado, pelo Ministério da Saúde, como equipamento do programa Agora Tem Especialista.
A embarcação dispõe de consultórios médicos, odontológicos e oftalmológicos, salas de exames, farmácia, áreas administrativas, cozinha, camarotes para as equipes de saúde, banheiros adaptados, elevador e sistema próprio de tratamento de esgoto, garantindo segurança sanitária e sustentabilidade ambiental. O barco também conta com duas ambulanchas, utilizadas no transporte de pacientes e apoio às ações de saúde.
Balanço de atendimentos
Números gerais
• 200 mil atendimentos realizados
• 25 expedições desde dezembro de 2024
• Atuação na Região Metropolitana e no interior do Amazonas
Serviços ofertados
• Consultas médicas
• Atendimentos odontológicos
• Exames laboratoriais
• Raio-X
Ultrassonografia
Mamografia
Eletrocardiograma
Vacinação
Dispensação de medicamentos
Cirurgias (conforme avaliação médica)
Embarcação
Manacapuru
REDAÇÃO
Manaus 24.01.2026
PIX: novas regras que reforçam a segurança entram em vigor em fevereiro
Quando alguém denunciar um golpe, o sistema vai bloquear a conta para onde o dinheiro foi transferido
REDAÇÃO
As novas regras do Pix, que entram em vigor a partir de fevereiro, prometem reforçar a segurança do sistema de pagamentos e dificultar a atuação de golpistas. As mudanças permitem que os bancos bloqueiem automaticamente, por até 72 horas, contas suspeitas de envolvimento em fraudes logo após uma denúncia.
O principal avanço foi o fortalecimento do Mecanismo Especial de Devolução (MED), que se trata do conjunto de regras e de procedimentos operacionais destinado a viabilizar a devolução de um Pix em casos de fraude e de falha operacional. A ferramenta poderá ser acionada diretamente pelo aplicativo do banco, sem a necessidade imediata de registro de boletim de ocorrência.
A trava, no entanto, não é totalmente eficaz, já que o dinheiro do golpe é rapidamente pulverizado entre outras contas. “Para aumentar a taxa de recuperação de valores é necessário rastrear o caminho do dinheiro além da primeira conta”, informou o BC em apresentação.
Como vai funcionar o MED 2.0?
Com a implementação do MED 2.0, o mecanismo passa a contar com um sistema de rastreamento que vai além da primeira conta recebedora dos recursos.
A mudança amplia a chance de recuperação de valores subtraídos em fraudes e gol-
No início do ano, a Receita Federal voltou a desmentir informações falsas que circulam nas redes sociais sobre suposto monitoramento de transações via Pix para cobrança de impostos.
Segundo o órgão, não existe tributação sobre o Pix nem fiscalização das movimentações finan-
pes. Também permite identificar com mais precisão as contas envolvidas nas transações irregulares.
Além disso, eleva o custo para fraudadores, ao dificultar a dispersão do dinheiro e aumentar o risco de identificação.
O funcionamento será o seguinte: assim que um golpe for denunciado, o sistema fará o bloqueio automático da conta que recebeu os recursos.
Caso não haja mais saldo nessa conta, o mecanismo seguirá o rastro da transferência e tentará bloquear a conta seguinte. O processo se repete sucessivamente, acompanhando o caminho do dinheiro.
Segundo o BC, a comunicação da fraude poderá ser feita diretamente pelo aplicativo do banco.
ceiras com esse objetivo. Segundo a Receita, mensagens alarmistas sobre “taxa do Pix” ou “imposto sobre transferências” são falsas. O Pix é apenas um meio de pagamento, como dinheiro ou cartão, e não gera qualquer tipo de tributo.
Sobre o Mecanismo
Existente desde 2021, o Mecanismo Especial de Devolução só pode ser usado em caso comprovado de fraudes ou de erros operacionais da instituição financeira.
A ferramenta não pode ser usada para desacordos comerciais, casos entre terceiros de boa-fé e envio de Pix para a pessoa errada por erro do próprio usuário pagador (como erro de digitação de uma chave).
Pix e o brasileiro
76% dos brasileiros usam o Pix (76 a cada 100 pessoas)
Principal uso
Pagamento de contas
Compras do dia a dia
Crescimento do uso do Pix
46,1% dos brasileiros usavam o Pix em 2021
76,4% utilizam o Pix em 2024
Uso do dinheiro em espécie
83,6% dos brasileiros usavam dinheiro em espécie
68,9% utilizam atualmente
Fonte: Pesquisa “O brasileiro e sua relação com o dinheiro”, do Banco Central
Fake News
FOTO: DIVULGAÇÃO
Mudança fortalece o Mecanismo Especial de Devolução
Manchete
Câmara de Manaus retoma trabalhos em meio a críticas à gestão de David Reis
Gestão de David Reis acumula polêmicas, contratos emergenciais milionários e questionamentos sobre o papel fiscalizador do Legislativo
MARHIA EDHUARDA BESSA
A Câmara Municipal de Manaus (CMM) retoma os trabalhos no próximo dia 9 de fevereiro sob o peso de um primeiro ano da 19ª Legislatura marcado por polêmicas administrativas, contratações emergenciais sem licitação e questionamentos recorrentes sobre a falta de transparência. O cenário reacende dúvidas sobre a capacidade do Legislativo municipal de cumprir seu papel fiscalizador, em meio a controvérsias que têm como figura central o presidente da Casa, vereador David Reis (Avante), eleito para comandar o biênio 2025–2026.
Não é a primeira vez que David Reis enfrenta questionamentos. Em sua gestão anterior à frente da CMM - no biênio 2021/2022 -, o vereador esteve no centro de polêmicas relacionadas à ampliação da sede do Legislativo com o chamado “puxadinho” e à aquisição de equipamentos tecnológicos para os parlamentares, episódio que ficou conhecido como “kit selfie”. Na época, especialistas apontaram indícios de superfaturamento e o caso ganhou repercussão nacional.
Contratos sem licitação
ANos primeiros meses da gestão iniciada em 2025, o presidente da CMM voltou a acumular críticas ao autorizar uma sequência de contratações sem licitação. Em apenas 40 dias à frente da presidência, foram firmados ao menos cinco contratos emergenciais, que juntos somam R$ 4.996.060,23 em recursos públicos.
Os primeiros contratos do ano foram publicados ainda em janeiro. No dia 21, David
Reis autorizou a contratação da empresa LS Serviços de Organização de Eventos Ltda. pelo valor de R$ 1.541.102,54 para serviços de limpeza e conservação. Três dias depois, em 24 de janeiro, a mesma empresa recebeu um novo contrato, desta vez no valor de R$ 928.874,28, para a prestação de serviços de copeiragem, jardinagem, ajudante e garçom. Ambos os contratos com vigência de 12 meses.
Já em fevereiro, no dia 13, a presidência da Casa firmou contrato com a Construtora Pilar Ltda., no montante de R$ 1.757.045,16, para serviços de manutenção predial, incluindo instalações elétricas, hidráulicas, sistemas de iluminação de emergência e para-raios. No dia seguinte, 14 de fevereiro, foi contratada a empresa Supriete Saneamento e Construção Ltda., por R$ 219.849,96, para manutenção da Estação de Tratamento de Efluentes (ETE) e destinação final de resíduos sólidos.
Ainda em 12 de fevereiro, foi publicada a contratação da empresa Econtrol Controle de Pragas Eireli, no valor de R$ 549.188,29, para serviços de desinsetização, desratização e dedetização nas dependências da Câmara Municipal.
A recorrência de contratos firmados com a LS Serviços de Organização de Eventos Ltda. chama atenção. Registrada oficialmente como Posto V8 Express, a empresa tem como atividade econômica principal o comércio de combustíveis. Levantamento do Toda Hora aponta que a empresa já acumula ao menos quatro contratos ao longo de 2025, com valores que ultrapassam o montante de
R$ 5 milhões.
Caso Rosinaldo Bual
Outro episódio que marcou negativamente o ano legislativo foi a prisão do vereador Rosinaldo Bual, em outubro, durante a operação “Face Oculta”, deflagrada pelo Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público do Amazonas (MPAM). O parlamentar é acusado de praticar “rachadinha” e de utilizar recursos públicos para agiotagem, segundo as investigações.
Apesar de ter sido afastado do mandato por 120 dias, Bual continuou recebendo salários normalmente. Apenas entre os meses de outubro e novembro, o vereador recebeu R$ 78.242,94 em valores brutos, além de manter ativa a verba de gabinete, o que gerou novas críticas à condução administrativa da Casa.
Desde o dia 6 de outubro, o Comitê Amazonas de Combate à Corrupção cobra da Mesa Diretora da CMM a abertura de um processo de cassação contra o parlamentar. David Reis justifica a inércia alegando a necessidade de garantir a “ampla defesa” ao vereador.
Diante da falta de providências, o comitê acionou o MPAM por meio de uma Notícia de Fato, solicitando a apuração da conduta do presidente da CMM por suposta omissão.
No dia 15 de dezembro, a Justiça concedeu liberdade a Rosinaldo Bual, mediante a imposição de medidas cautelares, entre elas o uso de tornozeleira eletrônica, além da proibição de frequentar a sede da Câmara e de manter contato com outros investigados.
DAVID REIS FIRMA
LICITAÇÃO DE 2026
Manaus 24.01.2026
Painel eletrônico
A condução das votações no plenário também passou a integrar a lista de críticas à atual gestão da CMM. Adquirido por R$ 630 mil, o painel eletrônico de votação segue subutilizado e, até o mês de julho, havia sido acionado apenas uma vez.
O tema voltou ao debate durante a sessão plenária do dia 5 de novembro, quando foi apreciada a Reforma da Previdência municipal. Na ocasião, David Reis negou o uso do equipamento, apesar dos pedidos de
Desgaste institucional
vereadores como Zé Ricardo (PT), Rodrigo Guedes (Progressistas) e Amauri Júnior (União), que defenderam a utilização do painel como forma de assegurar maior transparência e o registro individual dos votos.
Mesmo diante das manifestações em plenário, a votação da matéria e as deliberações subsequentes foram realizadas de forma simbólica, sem o registro eletrônico dos posicionamentos dos parlamentares.
Para especialistas, o cenário compromete a credibilidade do Legislativo municipal. O cientista político Carlos Santiago avalia que as práticas adotadas pela atual gestão representam um “mau exemplo” para a população. “É preciso, no mínimo, salvar a imagem do poder legislativo, que começou o ano fazendo compras diretas, sem licitação. É um péssimo exemplo para um poder que deveria fiscalizar o Executivo”, afirmou.
Já o cientista político Helso Ribeiro destaca a reincidência de escândalos envolvendo a presidência da Câmara. “Essa visibilidade não ocorreu por realizações positivas, mas por escândalos como o ‘puxadinho’, a compra de kits e veículos. Isso reforça um problema estrutural: uma Câmara alinhada ao Executivo tende a enfraquecer seu papel fiscalizador”, analisou.
Ao mesmo tempo, Ribeiro pondera que a crítica não deve levar à deslegitimação do parlamento como instituição. “A demonização das câmaras não é construtiva. O foco deve ser a conscientização do eleitor sobre a importância do voto e da escolha de representantes comprometidos com propostas concretas”, concluiu.
Posicionamento
A reportagem procurou a CMM para solicitar informações sobre as polêmicas apontadas, assim como as expectativas para o segundo ano da 19ª legislatura. Até a publicação desta matéria não obtivemos respostas.
LS Serviços: campeã em contratos sem licitação
R$ 1,5 milhão
em janeiro, por dispensa de licitação
R$ 928,8 mil
também em janeiro, por dispensa
Cota de gênero
no dia 1º de outubro
R$ 996.070,80
1,6 milhão em 1º de dezembro
Contratação de 2026
é o valor da primeira contratação direta autorizada pelo vereador David Reis no ano de 2026. A empresa contratada é a M3 Comércio Software Ltda. para a renovação de licenças de antivírus utilizadas nos computadores da Casa Legislativa.
Em 2025, o partido Democracia Cristã foi alvo de processo que apura fraude à cota de gênero. Caso seja julgado em segunda instância, o vereador Elan Alencar pode perder o mandato e quem assume é a suplente Glória Carrate (PSB), que já teve sete mandatos na casa legislativa.
Outro episódio que marcou o ano da CMM foi a saída da vereadora Profª Jacqueline para a Assembleia Legislativa do Estado, após a saída de Joana Darc (UB) para a Secretaria de Estado de Proteção Animal (Sepet-AM). Amauri Gomes (UB) assumiu a cadeira herdada por Jacqueline.
Jacqueline na Aleam
Inscrições abertas para concursos nas áreas ambientais no Amazonas
As vagas são para cargos de nível médio e superior na Sema e no Ipaam
Concurseiros podem se inscrever em dois concursos públicos na área ambiental. Estão abertas as inscrições para vagas no Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) e na Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema). As oportunidades são para cargos de nível médio e superior e ambas as provas serão aplicadas pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) em março.
O concurso do Ipaam prevê 90 vagas para Analista Ambiental, de nível superior, e 50 vagas para Assistente Ambiental, de nível médio. Para o cargo de Analista Ambiental, é exigida formação em Administração, Análise de Sistemas, Antropologia, Biologia, Ciências Contábeis, Direito, Engenharia Agronômica, Engenharia Ambiental ou Sanitarista, Engenharia Civil, Engenharia de Pesca, Engenharia Elétrica, Engenharia Florestal, Engenharia Química, Geografia, Geologia, Medicina Veterinária, Pedagogia, Química ou Sociologia.
Para o cargo de Analista Ambiental, a remuneração é de R$ 11.692,22, para jornada de 40 horas semanais. Já para o cargo de Assistente Ambiental, a remuneração é de R$ 4.094,56, também para carga horária de 40 horas semanais.
As inscrições devem ser realizadas até o dia 30 de janeiro no site do Cebraspe. A taxa varia de R$ 90 (nível superior) a R$ 70 (nível médio), com possibilidade de isenção. O Ipaam disponibilizou ponto de apoio para auxiliar candidatos na inscrição. O atendimento é realizado na sede do Instituto, localizada na avenida Mário Ypiranga, bairro Flores, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. As provas objetivas estão previstas para o dia 29 de março, em Manaus.
Sema
Já os interessados nas vagas na Sema tem às 18h (horário de Brasília) para efetuar inscrição no site do Cebraspe. O edital oferta 159 vagas imediatas e 318 para cadastro de
reserva para cargos de Analista Ambiental, Técnico de Nível Superior e Assistente Ambiental, com carga horária de 40 horas semanais.
Para os cargos de nível superior, as oportunidades estão distribuídas entre as especialidades de Administrativo, Análise de Redes, Área Técnica, Comunicação Social, Contabilidade e Jurídico. E para o nível médio, o edital prevê vagas para Assistente Ambiental. A remuneração inicial varia de R$ 3.880 a R$ 11.079,52, conforme o cargo.
A taxa de inscrição é de R$ 75 para o cargo de Assistente Ambiental e R$ 105 para os cargos de nível superior. As provas objetivas estão previstas para o dia 8 de março de 2026, em Manaus.
O concurso público da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares para médicos inclui seis vagas para Manaus. Os profissionais vão trabalhar no Hospital Universitário Getúlio Vargas. As vagas estão distribuídas entre as especialidades de Cirurgia Plástica, Cirurgia Vascular, Geriatria e Medicina do Trabalho.
Os salários variam de R$ 11.464,35 (24 horas semanais) a R$ 19.107,3 (40 horas semanais). As inscrições encerram no dia 30 de janeiro e devem ser feitas no site da Fundação Getulio Vargas. As provas serão aplicadas no dia 29 de março.
O concurso público do Ipaam oferece 140 vagas em diferentes áreas da política ambiental
Concursos públicos
Secretaria de Estado do Meio
Ambiente (Sema)
159 vagas imediatas e 318 para cadastro de reserva
Inscrições até 26 de janeiro de 2026 no site da Cebraspe. Taxa varia de R$ 75 a R$ 105
Provas objetivas estão previstas para o dia 8 de março
Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam)
140 vagas imediatas e 195 de cadastro reserva
Inscrições até 30 de janeiro no site da Cebraspe. Taxa varia de R$ 70 a R$ 90
Prova será aplicada em 29 de março de 2026
Câmara dos Deputados
São ofertadas 70 vagas imediatas e 70 em cadastro de reserva
Inscrições até o dia 26 de janeiro no site do Cebraspe. Taxa varia entre R$ 100 e R$ 130
Provas serão aplicadas no dia 8 de março em todas as capitais
Empresa Brasileira de Serviços
Hospitalares (Ebserh)
152 vagas para a área médica
As inscrições devem ser feitas até 30 de janeiro no site da FGV. A taxa é de R$ 180
As provas objetivas serão aplicadas no dia 29 de março em todas as capitais
Marinha do Brasil
850 vagas de nível médio para Escolas de Aprendizes-Marinheiros
As inscrições vão de 27 de janeiro a 25 de fevereiro no site da Marinha.
A taxa é de R$ 53
Prova escrita está prevista para o dia 26 de abril
Polícia Militar do Distrito Federal
49 vagas para provimento imediato
Inscrições poderão ser efetuadas de 4 de fevereiro a 6 de março no site do Cebraspe. Taxa é de R$ 163
As provas estão previstas para 19 de abril
Polícia Civil de Minas Gerais
104 vagas imediatas
Inscrições até 6 de fevereiro, no site da Cebraspe. Taxa é de R$ 65
As provas previstas em 29 de março PROJETO
Empregos
APRENDIZ
Empregador: Não Informado
Número de vagas: Não
Informado
Área: Administrativa
Requisitos: Ensino Médio cursando ou concluído; Conhecimentos básicos em Informática
Contato: aprendiz. manaus25@gmail.com
NUTRICIONISTA
Empregador: Escola Vida
Educar
Número de vagas: Não
Informado
Área: Nutrição
Requisitos: Formação em Nutrição; Registro ativo no conselho
Contato: https://shre. ink/5AZ0
AUX. DE COZINHA
Empregador: Casa da Pizza Número de vagas: 1
Área: Alimentação
Requisitos: Com ou sem experiência na área de cozinha; Disponibilidade de horário
Contato: enviar currículo para 98465-5256
ADMINISTRATIVO
Empregador: Wood Decor Número de vagas: Não
Informado
Área: Administração
Requisitos: Sexo feminino; Formação em Administração ou Ciências Contábeis (completa ou cursando); Pacote Office; Disponibilidade de horário
Contato: enviar currículo para 99166-4009
COZINHEIRA
Empregador: Casa da Pizza Número de vagas: 2
Área: Alimentação
Requisitos: Com ou sem experiência na área de cozinha; Disponibilidade de horário
Contato: enviar currículo para 98465-5256
ASS. DE BALANÇA
Empregador: AMEC Número de vagas: Não Informado
Área: Operacional
Requisitos: Experiência em controle de estoque e
fornecedores; Conhecimento em balanços industriais
Contato: vagas@grupoamec. com.br
ESTÁGIO
Empregador: Magistral Número de vagas: Não Informado
Área: Produção
Requisitos: Superior cursando Engenharia de Produção; Excel intermediário
Contato: talentos@magistralam.com.br
AUX. DE PRODUÇÃO
Empregador: Não Informado Número de vagas: Não Informado
Área: Operacional
Requisitos: Ensino Fundamental ou Médio completo; Experiência na função; Disponibilidade para trabalho em turnos
Contato: rhlegisconts@gmail. com
RECEPCIONISTA
Empregador: Grupo Genova Número de vagas: Não Informado
Área: Atendimento
Requisitos: Experiência mínima de 6 meses na função; Conhecimento em Pacote Office Contato: selecao@ grupogenova.com.br
ATENDENTE
Empregador: Arte Di Latte Número de vagas: Não Informado
Área: Atendimento
Requisitos: Ensino Médio completo; Experiência com atendimento ao público; Disponibilidade para escala 6x1
Contato: artedilatte.rh@ gmail.com
PROFESSOR
Empregador: Não Informado Número de vagas: Não Informado
Área: Educação
Requisitos: Cursando Letras Língua Portuguesa ou Pedagogia com domínio dos conteúdos do Ensino Fundamental até o 9º anos Contato: oportunidade. profe@gmail.com
Narcotráfico se “gourmetiza” e investe em derivados concentrados no AM
Drogas com alto teor de pureza e maior valor agregado passam a dominar o mercado ilegal
Estatísticas de Apreensão (Jan-Dez 2025)
Organizações criminosas têm apostado no tráfico de derivados concentrados de drogas como estratégia para ampliar lucros e atingir consumidores de maior poder aquisitivo. Segundo o Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRCO), o narcotráfico passou a investir em entorpecentes com alto teor de pureza e potência, como o skunk, a maconha colombiana conhecida como creepy e óleos para vaporizadores, produtos classificados como “premium” e que chegam a ser comercializados por valores elevados no mercado ilegal.
O delegado Mário Paulo, diretor do DRCO, explica que o narcotráfico vem mudando de perfil. No caso da maconha, a preferência passou a ser por produtos com alto teor de THC (tetra-hidrocanabinol), principal substância psicoativa da cannabis, cuja comercialização e circulação são proibidas no país.
“O usuário final não quer apenas o entorpecente; ele busca potência e pureza, o que aumenta o valor agregado para o traficante. Por ser considerada ‘premium’, o quilo do skunk no Amazonas pode valer entre R$ 10 mil e R$ 20 mil, dependendo da pureza”, afirmou.
Além do skunk, a “supermaconha”, investigações identificaram a circulação da maconha colombiana chamada creepy ou Colombia Gold, que possui teor de THC em torno de 24%, muito acima dos 5% registrados na maconha comum.
"Essa droga entra pela fronteira, aprovei-
tando as mesmas rotas fluviais usadas para cocaína, e é distribuída por facções, como o CV. Como a maconha colombiana é mais cara e potente, não há necessidade de transportar cargas gigantescas para obter lucro", detalhou o delegado.
No dia 20 de janeiro, uma ação conjunta com a Receita Federal, com apoio operacional da Polícia Civil do Amazonas e do Pará (PC-AM e PC-PA), resultou na apreensão de 50 quilos de maconha do tipo skunk, avaliados em R$ 1 milhão. O material foi encontrado dentro de um freezer, em uma transportadora de fachada localizada no bairro São Raimundo, na zona Oeste de Manaus. A carga tinha como destino o estado do Pará. Ninguém foi preso. Maconha líquida
Ainda em janeiro, o Departamento Estadual de Prevenção e Repressão ao Narcotráfico (DENARC) e a Receita Federal interceptaram, em Manaus, uma carga de vaporizadores contendo maconha líquida com 82% de concentração de THC. O produto, semelhante a cigarros eletrônicos e com embalagem sofisticada, tinha como destino Boa Vista (RR). Cada unidade era avaliada em R$ 600, evidenciando o foco no mercado de elite.
“Em 2025, registramos um aumento na apreensão de derivados concentrados. O haxixe butano e óleos utilizados em vaporizadores estão sendo interceptados em fundos falsos de lanchas e malas em aeroportos, indicando uma diversificação para usuários de classe alta”, destacou o delegado Mário Paulo.
Recorde histórico: 46,6 toneladas apreendidas
Maconha (Total): 37.064 kg
Skunk (Supermaconha): 14,8 toneladas apreendidas
Prejuízo crime: R$ 946 milhões ensões
Tipos de maconha
Creepy (maconha colombiana): alta de 24% em THC; mais cara e potente
Maconha líquida / BHO: concentrados em óleo para vapes com até 82% de THC; vendidos a R$ 600
Rotas e logística
Principais eixos: Rio Solimões (entrada via Tabatinga) e Rio Negro
Modais: lanchas rápidas (Flyers), ferrys (camuflagem em cargas) e aeronaves em pistas clandestinas
Hub de distribuição recente: Manaus - eixo para o Pará e Nordeste/Sudeste
“As rotas e métodos de tráfico continuam a evoluir, exigindo um constante aprimoramento das ações de combate ao crime organizado e tecnologias que desarticulem essas operações”, afirmou o delegado Mário Paulo.
ANA PATRÍCIA DIAS
Manaus
24.01.2026
Áries | 21/03 a 20/04
Trabalho: Um consenso será alcançado no ambiente profissional e isso favorecerá a produtividade. Sorte no amor. Amor: os amores são os protagonistas.
Leão | 22/07 a 22/08
Trabalho: Boas chances para superar uma dificuldade pela sua persistência. Amor: Seja compreensivo com os problemas da pessoa amada.
Sagitário | 22/11 a 21/12
Dinamismo, energia e gostos originais. Grandes possibilidades de se aperfeiçoar e chances inesperadas de fazer estudos interessantes. Bom período para viajar.
Música
MANAUS RECEBE EXPOSIÇÃO DE TATUAGEM
Touro | 21/04 a 20/05
Nem sempre conseguimos responder com delicadeza, sobriedade e amor cada pergunta indelicada, desrespeitosa e agressiva.
Virgem | 23/08 a 22/09
Amor: um programa a dois deverá melhorar o humor. Sua motivação para lidar com seus projetos está em alta. Você tende a se dedicar ao seu trabalho.
Capricórnio | 22/12 a 20/01
Encontrar amigos e ficar perto de pessoas com as quais você se sente à vontade trará boas surpresas e renovará o humor. Vá atrás de seus sonhos. Acredite no seu potencial.
Confira os shows previstos para 2026
Gêmeos | 21/05 a 20/06
Uma poderosa conjunção dos astros na sua casa de tradições e raízes, fará com que você repense e reforme alguns de seus antigos valores.
Libra | 23/09 A 22/10
Seu carisma, sua criatividade e sua expressividade para lidar com as pessoas estão em alta. A fase é boa para defender projetos no trabalho e nos estudos.
Aquário | 21/01 A 19/02
Você terá idéias originais e deverá manter as suas decisões com firmeza. Procure ser mais ponderado(a) em suas atitudes para que suas chances sejam aumentadas.
O ano de 2026 promete vários shows e conta com atrações já anunciadas para os palcos de Manaus nos próximos meses. No dia 31 de janeiro, o ‘Vermelhou 2026′ vai reunir shows de artistas do Boi Garantido. A festa será realizada no estacionamento do Amazonas Shopping, a partir das 20h. Os ingressos estão à venda no site shopingressos.com.
Já no dia 1º de fevereiro a cantora Ju Marques vai gravar o DVD "Seresta de Verão" com as participações da Banda
• 31/1 - "Vermelhou" Estacionamento do Amazonas Shopping, às 20h
• 1º/2 - Gravação DVD da Ju Marques
Praia da Ponta Negra, às 16h, acesso gratuito
• 7/3 - Dupla Dub Dogz Mercado de Origem da Amazônia, às 21h, ingressos na Bilheteria Digital
Calcinha Preta e da cantora Klessinha. O show gratuito será na Praia da Ponta Negra, a partir das 16h.
Os fãs manauaras do cantor Pablo já tem compromisso para o dia 21 de março. O cantor se apresentará na Arena da Amazônia, a partir das 21h. A venda de ingressos é no site bilhetify.com.br.
Março também terá os shows da dupla Dubdogz, no dia 7, e da Banda Capital Inicial, no dia 28. Os ingressos já estão à venda.
AGENDA DE SHOWS
• 21/3 - Bodega do Pablo Arena da Amazônia, às 20h
• 28/3 - Capital Inicial Studio 5, às 21h, ingressos na Bilheteria Digital
• 2/5 - Banda Ira
Studio 5, às 20h, ingressos no BaladApp
• 16/5 - Guilherme Arantes
Studio 5, venda de ingressos não iniciou
• 16/8 - Christian Chávez Teatro Manauara, às 21h, ingressos na Bilheteria Digital
• 22/8 - Henrique e Juliano
Arena da Amazônia, ingressos estão à venda
• 9 e 10/10 - Samba Manaus
Arena da Amazônia, venda de ingressos não iniciou
Câncer | 21/06 a 21/07
Dia muito favorável para o amor. Você poderá encontrar hoje o amor que vem procurando já há algum tempo; terá surpresas muito agradáveis.
Escorpião | 23/10 A 21/11
Dia muito agradável para os nativos deste signo, que estarão leves e falantes, menos misteriosos do que de costume. A cor anil lhe trará muita sorte.
Peixes | 20/02 A 20/03
O crescimento exige transformação e bastante garra. Encare as mudanças como uma ponte para a evolução. É tempo de alçar voos altos, bem amplos e tranquilos.
receita
MACARRÃO CREMOSO DE FRANGO
Ingredientes
300 gramas de frango em cubos
1 xícara de chá de macarrão penne
1 cebola
2 xícaras de chá de creme de leite
5 colheres de sopa de parmesão ralado
Suco de 1/2 limão-siciliano
1 colher de chá de raspas de limãosiciliano
1 colher de chá de sal
1 colher de chá de páprica defumada
1 colher de chá de pimenta-do-reino
1 colher de sopa de azeite
Modo de preparo
Em um panela aquecida com azeite, acrescente a cebola, o frango e os temperos, fritando até dourar; Em seguida, coloque o creme de leite, misture bem e deixe no fogo até ferver; Enquanto isso, leve uma panela grande ao fogo alto, adicione água e sal, e cozinhe o macarrão por 8 minutos; Em seguida, escorra o macarrão e transfira para a panela do molho. Misture até que toda a massa esteja bem envolvida. Acerte o sal, coloque a pimenta-do-reino e a páprica; Finalize com o parmesão ralado, as raspas e o suco do limão, mexendo bem para incorporar essa mistura; E está pronto! Sirva ainda quente e aproveite. Bom apetite!
FOTO:
DIVULGAÇÃO
FOTO: DIVULGAÇÃO
futebol Flamengo antecipa time titular e mantém força máxima no Carioca
Após vitória sobre o Vasco, Rubro-Negro deve repetir estratégia no clássico com o Fluminense
O Flamengo decidiu antecipar a estreia do time titular na temporada. Após a vitória por 1 a 0 sobre o Vasco e com a situação mais confortável na tabela do Campeonato Carioca, o clube deve manter o mesmo planejamento para o clássico contra o Fluminense, neste domingo (25/1). As informações são da ESPN.
Inicialmente, a estreia da equipe principal estava prevista apenas para a partida contra o São Paulo, pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro. No entanto, com o Flamengo ocupando a lanterna do Grupo B do Carioca, com apenas um ponto, a comissão técnica optou por escalar força máxima no clássico diante do Vasco. A estratégia surtiu
efeito: o Rubro-Negro venceu no Maracanã e subiu para a terceira colocação, agora com quatro pontos.
A tendência é que o time principal seja mantido nas próximas rodadas, incluindo o duelo com o Fluminense.
Na partida contra o Vasco, jogadores como Arrascaeta, Danilo e Jorginho não foram relacionados e seguem sendo avaliados diariamente no Ninho do Urubu. Com isso, atletas do sub-20, como Guilherme, Iago e Pablo Lúcio, devem continuar sendo utilizados de forma gradual.
Próximos confrontos
Após o clássico contra o Fluminense, o Flamengo terá uma sequência de jogos decisivos. O primeiro compromisso será contra o São Paulo, no dia 28 de janeiro, pela estreia no Campeonato Brasileiro. Em seguida, enfrenta o Corinthians, em Brasília, na decisão da Supercopa do Brasil. Três dias depois, o Rubro-Negro recebe o Internacional no Maracanã, novamente pelo Brasileirão.
Fluminense anuncia a contratação de Savarino
O Fluminense anunciou nesta semana a contratação do meia Jefferson Savarino. O jogador da Seleção da Venezuela, que estava no Botafogo, se apresentou no CT Carlos Castilho, realizou exames médicos e assinou em definitivo com o Tricolor até o fim de 2029. As informações são do Ge.
“Estou muito feliz. Para mim vai ser muito importante ser eu mesmo aqui dentro do Fluminense, desfrutando dentro do campo, no Mara-
canã, onde já joguei muitas vezes, mas agora como minha casa. Vai ser muito especial e importante na minha carreira. Eu sou um jogador que gosta de competir muito. Por isso aceitei o projeto do Fluminense”, disse o jogador.
Savarino é o terceiro reforço do Fluminense para a temporada. Anteriormente, o clube acertou a contratação do zagueiro Jemmes e do lateral-esquerdo Guilherme Arana.
Próximos confrontos
Domingo 25/01
Quarta 28/01
Domingo 01/02
Quarta 04/02
Campeonato Carioca
Brasileirão
Supercopa do Brasil
Supercopa do Brasil
Igor Thiago e Gabriel Jesus entram no radar de Ancelotti
A cinco meses do início da Copa do Mundo, o técnico Carlo Ancelotti ganhou novas alternativas para o ataque da Seleção Brasileira. Embora o time titular pareça encaminhado para o Mundial, com Vini Jr., Matheus Cunha e Estêvão praticamente assegurados e Raphinha bem cotado, o treinador já deixou claro que busca ampliar o leque de opções ofensivas.
Entre os nomes que chamam a atenção está Igor Thiago, em boa fase pelo Brentford, da Premier League. O atacante soma 17 gols e uma assistência em 23 partidas, sendo 21 como titular. Ele participa diretamente de um gol a cada 104 minutos, tem média de 2,3 finalizações por jogo e aproveitamento de 61% nas grandes chances criadas.
Outro jogador que volta a ganhar for ça é Gabriel Jesus. Após quase um ano afastado por lesão no joelho, o atacan te do Arsenal marcou dois gols contra a Inter de Milão, nesta semana, pela Champions League, e já contabiliza três gols e uma assistência em 12 partidas na temporada.
Antes da definição final da lista para o Mundial, a Seleção ainda terá dois testes importantes: enfrenta a França no dia 26 de março, em Boston, e a Croácia no dia 31, em Orlando. Serão os últimos amistosos antes da convocação.
Mercedes divulga seu carro para temporada de 2026
Depois da Red Bull, Racing Bulls, Haas e Audi, foi a vez da Mercedes apresentar, nesta quinta-feira (22) as primeiras imagens do seu novo carro, que competirá no Mundial de Fórmula 1 nesta temporada.
A nova máquina da equipe alemã, batizada de W17 (em referência à 17ª temporada desde o retorno da marca à F1 em 2010), mantém a cor prata, combinada com preto e um toque de
Casemiro vai deixar o Manchester no final da temporada
turquesa em homenagem à sua principal patrocinadora, a petrolífera malaia Petronas.
O tom de cinza, no entanto, está mais claro nesta temporada, provavelmente para se diferenciar da sua concorrente alemã Audi, que na terça-feira apresentou o primeiro carro de F1 de sua história. O W17 é um dos favoritos ao título nesta temporada de inovações tecnológicas.
O volante Casemiro vai deixar o Manchester United, quando seu contrato expirar em junho, anunciou o tradicional clube da Premier League. O capitão da seleção brasileira chegou a Old Trafford em 2022 e disputou 146 partidas, marcando 21 gols.
O jogador de 33 anos conquistou a Liga dos Campeões da Europa cinco vezes com o Real Madrid. “Desde o primeiro dia em que pisei neste belo estádio,
senti a paixão de Old Trafford e o amor que agora compartilho com nossos torcedores por este clube especial”, disse o jogador.
Durante sua passagem pelo United, Casemiro ajudou o time a conquistar dois títulos: a Copa da Liga em 2023 e a Copa da Inglaterra em 2024.
Casemiro quer disputar com a seleção brasileira a Copa do Mundo, de junho a julho.