Ficha de trabalho 5

Page 1

Escola Secundária D. Inês de Castro – Alcobaça Ano Letivo 2011/2012 Curso de Educação e Formação de Adultos – EFA (ReAct) – NS CULTURA, LÍNGUA e COMUNICAÇÃO [CLC] UFCD 7 - Fundamentos da Cultura Língua e Comunicação


Proposta 5 Retrato / Autorretrato

Texto A

Texto B

Magro, de olhos azuis, carão moreno, Bem servido de pés, meão na altura, Triste de facha, o mesmo de figura, Nariz alto no meio e não pequeno.

O'Neill (Alexandre), moreno português, cabelo asa de corvo; da angústia da cara, nariguete que sobrepuja de través a ferida desdenhosa e não cicatrizada. Se a visagem de tal sujeito é o que vês (omita-se o olho triste e a testa iluminada) o retrato moral também tem os seus quês (aqui, uma pequena frase censurada...) No amor? No amor crê (ou não fosse ele O'Neill!) e tem a veleidade de o saber fazer (pois amor não há feito) das maneiras mil que são a semovente estátua do prazer. Mas sobre a ternura, bebe de mais e ri-se do que neste soneto sobre si mesmo disse...

Incapaz de assistir num só terreno, Mais propenso ao furor do que à ternura, Bebendo em níveas mãos por taça escura De zelos infernais letal veneno. Devoto incensador de mil deidades (Digo, de moças mil) num só momento E somente no altar amando os frades. Eis Bocage, em quem luz algum talento. Saíram dele mesmo estas verdades Num dia em que se achou mais pachorrento. Manuel Maria Barbosa du Bocage

Poemas com endereço (1962)


Atividades 1.

Identifique, no soneto de Bocage, caraterísticas físicas, psicológicas, morais.

 No soneto de Bocage, as caraterísticas físicas estão representadas na primeira quadra e são: “magro, de olhos azuis, carão moreno,/ bem servido de pés, meão na altura,/ triste de facha e de figura,/ nariz alto e não pequeno.” As caraterísticas psicológicas são: “incapaz de assistir num só terreno,/ mais propenso ao furor do que à ternura, (…)”, “Devoto incensador de mil deidades (…)” ,como está presente na segunda quadra e primeiro terceto. Quanto às caraterísticas morais são elas: “(…) (Digo, de moças mil) num só momento/ E somente no altar amando os frades. (…)”, “Eis Bocage, em quem luz algum talento./ Saíram dele mesmo estas verdades/ Num dia em que se achou mais pachorrento.” (primeiro e segundo tercetos).

2. Considera que o soneto de Bocage é um retrato ou um autorretrato? Fundamente a sua resposta.  É um autorretrato, pois podemos dividir o soneto em duas partes lógicas: 1ªparte duas quadras e o 1º terceto, 2ªparte - o 2º terceto.  A 1ª parte é mais descritiva e nela o poeta começa por fazer o seu retrato físico (na 1ª quadra), de seguida faz o seu retrato psicológico: inconstante; dado à ira; propenso a paixões amorosas (2ª quadra e 1º terceto). No último terceto, apresenta-se, referindo o seu apelido - Bocage.


Atividades  3.

No texto A fala-se em sinceridade [presente por exemplo no último terceto]. Concorda? Justifique.

Sim eu concordo, pois no texto A fala-se em sinceridade, como ele disse: (“Saíram dele mesmo estas verdades…”). Ao dizer estas verdade, ele demostra que está a ser sincero. 4.

Explicite o sentido dos versos 5 e 6, do texto A.

O sentido dos versos 5 e 6 é que ele era incapaz de estar sempre no mesmo sítio, que é irrequieto, impaciente, feroz, agressivo e insensível.


5.

Atividades 

Não se pode, ao contrário do que se passa no soneto de Bocage, falar de sinceridade, no texto B, de O’Neill. Que versos nos dão essa certeza? Os versos que nos são essas certezas são: “Mas sobre a ternura, bebe de mais e ri-se do que neste soneto sobre si mesmo disse…”

6. Refira as caraterísticas formais dos poemas A e B. O texto A apresenta 14 versos, agrupados em 4 estrofes, 2ª quadras e 2º tercetos. Contém o seguinte esquema rimático: abba abba cdc dcd. A rima é emparelhada em B, intercalada em A e é cruzada nos sonetos. Os versos são decassilábicos (dez sílabas métricas). O texto B apresenta uma só estrofe com 14 versos apresenta rima cruzada sendo forçada na primeira quadra. Os versos têm entre 12ª a 13ª sílabas métricas.


Atividades  7.

Elabore, num pequeno texto, o seu autorretrato ou um retrato de uma pessoa que admire.

Nasceu em Alcobaça em 1992 Solteira e boa rapariga 170 cm Calça o 39 Não gosta de grelos mas não dispensa um bife à cavalo Odeia tudo o quanto aos seus olhos é ‘falsificado’ Fala naturalmente alto Dá preferência aos livros de Paulo Coelho Gosta de beber moscatel Gosta de palavrões, tanto escritos como falados Fuma cigarros Não tem dívidas. Quer trabalhar, mas não tem emprego.


Trabalho realizado por:   Inês Filipa Branco Plácido


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.