__MAIN_TEXT__
feature-image

Page 1

Boletim Informativo

EDIÇÃO #2 - MAIO DE 2020

Senar Paraíba retoma atendimento da ATeG com medidas preventivas Os técnicos de campo do Senar Paraíba já estão atendendo produtores rurais benef iciados pelos programas de Assistência Técnica e Gerencial executados pela instituição. O trabalho está seguindo normas e orientações de cuidado e prevenção ao novo coronavírus, como com a utilização de máscaras e distanciamento social. Mesmo com as restrições,

27 profissionais estão atuando em diversas regiões do Estado, acompanhando e contribuindo para o desenvolvimento de 740 produtores rurais paraibanos, de variadas cadeias produtivas, a exemplo da cana-de-açúcar, bovinocultura de leite e corte, assim como a caprinovinocultura. Atualmente o Senar Paraíba está executando três iniciativas de ATeG. São elas o programa

Agronordeste, em parceria com o Ministério da Agricultura, Embrapa e outras instituições, com foco na caprinocultura. Além dela, há outra parceria com o Banco do Nordeste, por meio do Prodeter, com foco na produção de coco e bovinocultura de leite. Outras cadeias são atendidas dentro do Programa de Incentivo a ATeG, nativo do próprio Senar.

Senar PB tem curso a distância sobre produção de máscaras O Senar está com matrículas para o curso a distância sobre produção de máscaras de proteção. O treinamento é gratuito e o cadastro pode ser feito por meio do site ead.senar.org.br, para que as pessoas que vivem no meio rural fiquem mais protegidas contra o coronavírus. O curso faz parte do Programa Qualidade de Vida do Portal EaD Senar. Ele tem duração de sete dias e carga horária de 2h/aulas, o conteúdo seguirá as normas da Organização Mundial da Saúde para confecção do equipamento com e sem costura. Contará com a ajuda de monitores via chat para tirar dúvidas referentes ao ambiente de estudos.


Sistema Faepa/Senar e OCB-PB apresentam demandas do agro A Federação da Agricultura e Pecuária da Paraíba (Faepa) e a Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado da Paraíba (OCB-PB) encaminharam, nesta terça (31), um ofício à Secretaria de Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap-PB) no qual fazem reivindicações emergenciais para auxiliar o setor agropecuário diante da crise gerada pela Covid-19. As instituições propõem sete medidas e destacam que “os prejuízos já são incalculáveis estão causando sérias consequências econômicas aos produtores rurais e cooperativas agropecuárias”. Além da Faepa e OCB, a iniciativa também conta com o apoio da Associação Paraibana dos Criadores de Caprinos e Ovi-

nos (Apacco) e da Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan). O presidente do Sistema Faepa/Senar-PB, Mário Borba, destacou o impacto da crise em cadeias como a bovinocultura e caprinocultura leiteira, avicultura

Senar educa contra o coronavírus O Senar e o Instituto Lado a Lado pela Vida lançaram vídeos para explicar as principais dúvidas sobre a prevenção e o combate ao novo coronavírus no meio rural. O conteúdo está disponível no site www. senarpb.com.br. Uma das recomendações é disponibilizar lavatórios com água e sabão em vários pontos da propriedade rural para higienização constante das mãos.

e carcinicultura. “Essas são atividades na quais quando chega a hora, você tem que tirar, tem que vender. A situação da cadeia do leite está difícil, produtores deixando de dar ração para diminuir a produtividade, pequenos laticínios fechados”, comentou.

Outras opções EAD

Sistema CNA lança plataforma de vendas ‘Mercado’ A CNA lançou, uma plataforma nacional de comércio eletrônico que vai reunir produtores rurais, aplicativos, supermercados e prestadores de serviço de frete para facilitar a comercialização de produtos do campo. Para se cadastrar, basta acessar mercado.cnabrasil. org.br. O objetivo é diminuir a distância entre quem produz e quem consome. Também é possível criar marketplaces, ou seja, lojas virtuais para venda de produtos através da própria ferramenta.

Além do curso sobre produção de máscaras, a plataforma de ensino a distância do Senar conta com mais de 70 títulos de treinamentos disponíveis de forma gratuita para a população do meio rural. O cadastro deve ser feito por meio do site http://ead. senar.org.br/ Os cursos estão divididos em 21 programas, que vão desde a gestão de risco e empreendedorismo, até manejo de pastagens e agricultura de precisão, por exemplo. As cadeias da bovinocultura de corte, leite, ovino e suinocultura também contam com programas de treinamento. Os cursos on-line ampliam o acesso ao conhecimento e abre oportunidades para o aumento da produtividade, da renda e da qualidade de vida dos brasileiros do campo.

Presidente do Conselho Administrativo do Senar Paraíba Mário Borba

Assessoria de Comunicação Social Jocélio de Oliveira (DRT/PB 3015) Débora Borges (estagiária)

Vice-presidente da Faepa Vanildo Pereira

Fale com a redação: www.senarpb.com.br www.faepapb.com.br imprensa@senarpb.com.br 3048-6050 / 6073

Superintendente Sérgio Ricardo Gouveia Martins

Conheça a forma de atuação da ATeG do Senar O Senar lançou uma série de vídeos explicativos sobre como funciona a Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) oferecida pela instituição. Todo conteúdo está disponível no site do Senar Paraíba. A metodologia consiste em 5 etapas: 1) diagnóstico produtivo; 2) planejamento estratégico; 3) adequação tecnológica; 4) capacitação profissional e 5) avaliação sistemática de resultados.

Interaja conosco! /faepasenarpb @faepasenarpb /FaepaSenar @faepasenarpb Faepa SENAR - PB no Soundcloud

Sede Rua Engenheiro Leonardo Arcoverde 320 Jaguaribe João Pessoa - PB CEP 58015-660

Profile for Imprensa Senar Paraíba

Boletim Informativo - Maio de 2020  

Edição de Maio do Boletim Informativo do Sistema Faepa Senar PB.

Boletim Informativo - Maio de 2020  

Edição de Maio do Boletim Informativo do Sistema Faepa Senar PB.

Advertisement

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded