
1 minute read
Batata: um alimento global
Poucos ingredientes são tão universais quanto a batata. Em diferentes tamanhos, texturas e sabores, é um elemento presente nas mais diversas cozinhas. Quanto você sabe sobre a história e as variedades desse alimento?
Segundo registros históricos, os primeiros a cultivar a batata foram os incas no Peru, aproximadamente 8.000 anos antes de Cristo. Esta civilização antiga usava o tempo necessário para cozinhar uma batata como medida de tempo.
Advertisement
A batata chegou à Europa em meados do século XVI pelos conquistadores espanhóis e hoje pode ser cultivada em quase qualquer lugar do mundo. É a quarta cultura mais importante depois do arroz, trigo e milho.
Nos Estados Unidos, as batatas tornaramse populares graças ao presidente Thomas Jefferson, que as serviu aos seus convidados na Casa Branca e contribuiu para que fossem aceitas pela aristocracia daquele país. Atualmente, 38 dos 50 estados da União Americana produzem esse tubérculo.
Em termos nutricionais, nenhuma outra cultura chega perto da humilde batata: ela contém quase todos os nutrientes e vitaminas importantes, com exceção das vitaminas A e D. Existem cerca de cinco mil variedades de batatas no mundo e mais da metade são concentradas no Peru, Bolívia, Chile, Equador e Colômbia.
A planta cresce no subsolo e seus botões florais são indícios de que ela começou a produzir os tubérculos que conhecemos como batatas. As flores são de cores diferentes, dependendo da variedade de batata da cultura. Curiosamente, a maior batata da história foi cultivada em 1974 na Inglaterra e pesava quase 168 quilos (370 libras).