2 minute read

PERFURAÇÃO ANGULAR

____________________________________________________________________________________________________________ que o material seja raspado para fora pela bucha de guia. É importante que a bucha seja mantida em boas condições, caso ela seja usada para a limpeza do feixe de ferramentas.

No caso em que o material está conglomerado em peças grandes, estas peças caem no fundo do furo e são recicladas pela broca sendo rompidas. Se a quantidade de material reciclado for muito grande ele vai acumular no fundo do furo e restringir o fluxo de ar principal. Para manter este material num mínimo, limpe o furo periodicamente. No levantamento do feixe de ferramentas, permita que o material seja rompido pela broca e caia no fundo do furo antes de limpá-lo.

Advertisement

No caso em que o material está desabando das laterais do furo, trate a formação como não consolidada e perfure conforme o procedimento para material não consolidado, detalhado neste manual.

É importante, durante a perfuração através de formações difíceis, monitorar constantemente a máquina e o feixe de ferramentas. Permitir que o feixe de ferramentas fique atolado é um erro oneroso e pode ser evitado por meio de práticas cuidadosas de perfuração. Raspagem e limpeza do furo pode levar apenas alguns momentos, mas pode ser a diferença entre um furo e feixe de ferramentas abandonados e um furo completado com sucesso.

PERFURAÇÃO ANGULAR

NOTA:Ao mover o mastro para perfuração angular em máquinas com comprimento de mastro de 65 pés ou mais, o tubo de perfuração precisa ser estocado nos racks e o cabeçote rotativo abaixado para a sua posição mais baixa.

A perfuração angular segue os mesmos procedimentos gerais que a perfuração vertical. A diferença principal nos procedimentos operacionais, além do fato do que o furo é em ângulo, é a necessidade de monitorar os diferentes sistemas mais profundamente. As diferenças nos procedimentos operacionais para os diferentes sistemas de uma máquina são limitados ao manuseio do feixe de ferramentas, levantamento e abaixamento do mastro no ângulo adequado de perfuração.

Quando perfurar um furo em ângulo, o monitoramento dos indicadores do sistema como pressão de ar de perfuração, pressão de giro e vibração da máquina, se tornam mais críticos do que na perfuração na vertical. O motivo deste monitoramento se tornar mais importante é o fato de que o furo inclinado tende a deslocar para baixo á medida que o furo é feito. Este deslocamento é devido ao aço de perfuração assumindo uma cambagem natural depois que passa pela bucha de guia. Esta inclinação é inevitável e se torna pior á medida que o ângulo se aproxima de 30 graus.

A força da gravidade atua continuamente sobre o feixe de ferramentas provocando o seu dobramento para baixo. Este dobramento para baixo é conhecido como cambagem do tubo de perfuração. Esta cambagem reflete num dobramento gradual do furo a ser perfurado. Esta inclinação do furo provoca o contato do tubo de perfuração com a lateral do furo o que aumenta a carga no motor de giro. Ela também tende a inibir que o ar de descarga faça a limpeza do furo já que os cortes não fluem verticalmente. O fluxo do ar de descarga (e resíduos em suspensão) deve ser desviado em torno dos pontos onde o tubo de perfuração está apoiando na lateral do furo. Isto contribui para a necessidade de maiores pressões de ar na perfuração de furos angulares. A vibração do feixe de ferramentas será aumentada quando se perfura em ângulo, pois o feixe de ferramentas se apoia em uma lateral do furo, mais que no fundo.

This article is from: