
3 minute read
FORMAÇÕES ÚMIDAS OU PEGAJOSAS
liberar por sí mesmo dentro de alguns momentos, abaixe o feixe de ferramentas alguns pés e, se possível, tente novamente.
Se o tampão não se liberar por sí mesmo após algumas tentativas, existem duas opções. O feixe de ferramentas pode ser abandonado imediatamente sem outras tentativas, ou uma tentativa de perfurar o tampão usando o topo da broca pode ser feita. Em todos os dois casos, o furo que está sendo perfurado deve ser abandonado. No primeiro caso, o custo de abandonar o feixe de ferramentas é conhecido, enquanto que no segundo caso, uma aposta está sendo feita, pois a broca e o estabilizador certamente serão sucateados e não há garantias de que o resto do tubo de perfuração possa ser recuperado. Se for decidido abandonar o feixe de ferramentas, tente desenroscar uma seção do tubo para recuperar algo do feixe de ferramentas. Se isto não puder ser feito, abaixe o feixe de ferramentas até o fundo do furo e, usando um maçarico, corte o tubo de perfuração ao nível do solo. Será necessário mover sobre um furo existente para remover o toco de tubo da unidade de acionamento de giro.
Advertisement
PERIGO: Antes de cortar o tubo de perfuração verifique se o compressor do ar principal está desligado. O corte do tubo de perfuração com o compressor de ar principal em funcionamento pode provocar incêndio ou explosão através de escória quente introduzida no fluxo de ar, ou pode provocar que material quente seja soprado de volta á tocha do operador.
Se for feita uma tentativa de perfurar o tampão usando o topo da broca, aplique somente pressão de elevação suficiente para manter a vibração e a carga do motor num nível aceitável, a fim de evitar que o motor estole. Varie a pressão de elevação colocando o seletor elevação / pulldown alternativamente nas posições elevar e neutra. Varie a velocidade de giro para ajudar na redução da vibração. A perfuração através de um grande bloco de material usando o topo da broca é um procedimento demorado e é importante evitar danos ao restante da máquina. Uma vez liberado o feixe de ferramentas, verifique a broca e o estabilizador, assim como o tubo de perfuração quanto a danos. Substitua componentes e se mova para um novo local de perfuração. Não tente perfurar o mesmo furo novamente, pois certamente o feixe de ferramentas ficará novamente atolado.
FORMAÇÕES ÚMIDAS OU PEGAJOSAS
Perfuração em formações úmidas ou pegajosas apresentam três possíveis áreas de problemas. Os três problemas que podem ser encontrados são o revestimento do furo e tubo com material, aglomeração do material em peças muito grandes para serem removidas com o fluxo de descarga de ar, e desmoronamento do furo. Qualquer destes problemas pode estar presente, ou uma combinação dos três pode estar presente ao mesmo tempo.
A perfuração em formações úmidas segue as mesmas práticas que as de perfuração em qualquer outra formação. Entretanto, a perfuração em formações úmidas requer que você preste particular atenção na pressão da descarga de ar e taxas de pulldown apresentadas na tela. Formações úmidas são mais suceptíveis de obstruir o furo, mas a recuperação do feixe de ferramentas de um furo obstruído é mais fácil do que em material não consolidado.
No caso em que o material está aderindo ao tubo de perfuração e cobrindo as laterais do furo, é necessário limpar o furo a cada 5 a 10 pés (1,5 a 3 metros), de forma a remover o material indesejável. Também é necessário limpar periodicamente a broca para retirar o material lá aderido. Isto pode ser acompanhado pela remoção do feixe de ferramentas do furo, permitindo


