2 minute read

FINALIZAÇÃO DO FURO

Levante o feixe de ferramentas até que o furo fique liberado. Deixe o movimento de giro ativado pois isto ajudará a limpar o furo. Se for observado que a pressão sobe lentamente durante a perfuração, reduza momentaneamente a taxa de pulldown e talvez possa ser eliminada a necessidade de cessar a pulldown e levantar o feixe de ferramentas.

4.Continue a perfuração normal até que o furo atinja a profundidade desejada. Pode ser necessário acrescer algum tubo de perfuração para completar o furo. Referenciar-se aos parágrafos apropriados prévios nesta seção sobre os procedimentos necessários para adicionar tubos de perfuração.

Advertisement

A tela de display do terminal do operador mostrará a profundidade do furo em pés.

5.Uma vez atingida a profundidade desejada no furo, pode ser necessário limpá-lo antes que ele seja completado.

FINALIZAÇÃO DO FURO

Uma vez atingida a profundidade do furo acabado, cessa a perfuração normal. É agora necessário escarear o furo antes de preparar a perfuratriz para se mover para o próximo furo. A limpeza do furo abrange a retirada de cortes que tenham caído no fundo do furo e também retifica e aumenta o diâmetro do furo.

Á medida que a broca e o feixe de ferramentas cortam através da formação, a broca tende a desviar-se ligeiramente. Este deslocamento é devido ao fato de que o estabilizador não pode ser exatamente do mesmo diâmetro da broca ou ele iria se desgastar rapidamente e criar problemas de operação. O estabilizador tende a manter a broca no curso, mas ele não pode manter o furo estritamente reto. O escareamento do furo retifica o mesmo e aumenta ligeiramente o seu diâmetro. O escareamento também remove material cortado que fica retido no furo. Estes cortes precisam ser removidos ou eles podem eventualmente cair no fundo do furo reduzindo a profundidade do mesmo.

Para completar o procedimento de perfuração, o furo é escareado como segue:

1.Quando o furo está na profundidade requerida, deixe o fluxo de ar principal ligado e gire o reostato de giro no sentido da posição MÍNIMO, com o movimento ativado. Volte o reostato elevação/pulldown para a posição “0” e acione o freio de elevação. Permita que o feixe de ferramentas gire e que o ar de descarga sopre durante alguns momentos. Isto removerá todos os resíduos de corte em suspensão no furo.

2.Gire o comutador seletor de velocidade de elevação/pulldown para a posição ELEVAÇÃO

LENTA e o reostato de elevação/pulldown na direção elevação e, ao mesmo tempo, libere o freio de elevação. Levante lentamente o feixe de ferramentas para fora do furo. Se for encontrada resistência, ou se a vibração aumentar, retorne o reostato de elevação/pulldown para a posição “0”. Permita que a obstrução seja removida pela broca antes de continuar. Se o furo está muito torto (indicando um estabilizador gasto), pode ser necessário repetir este procedimento de levantamento, então parar e permitir que a própria broca remova, por diversas vezes antes de atingir o topo do furo. Este procedimento retifica o furo e permite que o feixe de ferramentas possa ser removido.

3.Uma vez removido o feixe de ferramentas e o furo escareado, ele precisa ser limpo. O escareamento solta os resíduos que ficaram acomodados na lateral do furo. Estes cortes, e a

This article is from: