
3 minute read
INICIANDO O FURO (PREPARAÇÃO DO COLAR
INICIANDO O FURO (PREPARAÇÃO DO COLAR)
Como os primeiros pés de um furo normalmente são de material não consolidado, o procedimento para perfuração neste material será diferente daquele para o restante do furo. Este procedimento comumente é conhecido por preparação do colar do furo.
Advertisement
Para preparar o colar, proceda como segue:
1.Verifique se a chave para montagem de ferramenta e a chave de desconexão estão totalmente retraídas. Retire do deque da perfuratriz as pessoas e materiais não necessários ao procedimento de perfuração (i.e. tambores de óleo, ferramentas, brocas de reserva, etc.).
2.Coloque o comutador de modo operacional para a posição DRILL. Gire o comutador faixa de velocidade pulldown / elevação para a posição PULLDOWN. Comprima o botão de toque ON do controle de perfuração/locomoção. Libere o freio de elevação e permita que o feixe de ferramentas se abaixe de forma que a bucha de guia esteja firmemente assentada no furo do deque de perfuração. Certifique-se de que as ranhuras da bucha estejam alinhadas com as alças do deque de perfuração. Aplique o freio de elevação.
3.Gire o comutador da faixa de velocidade do acionamento de giro para a posição LOW – baixa.
Gire o reostato de giro no sentido horário até que o gráfico de barras da velocidade de giro na tela de display do terminal do operador indique que o feixe de ferramentas está girando a aproximadamente 25 RPM.
4.Abaixe as cortinas contra pó e ligue o sistema de controle de poeira. Coloque o comutador vent/perfuração do compressor principal na posição DRILL, a fim de fornecer ar de descarga para a broca.
NOTA:enquanto a broca estiver passando através de camadas de material não consolidado no topo da formação, ajuste a velocidade de pulldown o suficiente para provocar a pulldown da broca, colocando o potenciômetro de elevação / pulldown ligeiramente na direção pulldown.
5.Libere o freio de elevação e permita que a broca contate o solo. Monitore a vibração vinda do feixe de ferramentas. Para diminuir a vibração reduza a velocidade de giro através do respectivo reostato. Mantenha a vibração em um mínimo. Á medida que a vibração cai aumente a velocidade de giro e a de pulldown, enquanto monitora os gráficos de pressão de giro e pressão do ar principal na tela.
O objetivo é penetrar na formação o mais rápido possível, sem danificar a máquina ou forçar o furo com cortes. O monitoramento da pressão de giro e a manutenção da carga na parte inferior do gráfico de barras (verde) irão eliminar os danos aos componentes em giro. A redução da carga no motor é acompanhada pela redução da força de pulldown da broca. Em alguns casos pode ser necessário levantar ligeiramente o feixe de ferramentas para reduzir a carga. O monitoramento do gráfico da pressão de ar indicará a condição do furo. Se a pulldown é muito rápida e o ar de descarga não conseguir remover os resíduos tão rapidamente quanto eles são gerados, o furo ficará obstruído e a pressão de ar irá subir. A variação da taxa de pulldown irá variar a pressão de ar. Mantenha a pressão de ar na faixa normal de trabalho (30 psig para máquinas com injeção de água e 40 psig para máquinas com controle de poeira tipo seco) aumentando ou reduzindo a taxa
de pulldown. Mantenha os níveis de vibração em um mínimo, variando a velocidade de giro e a força de pulldown.
6.Quando a broca passa pelo material fragmentado (aproximadamente 3-5 pés [0,9-1,5 m]) e entra no material consolidado logo abaixo, a vibração e a carga se reduzirão drasticamente.
Quando isto ocorre, o furo teve o seu colarinho preparado e a perfuração normal irá começar.


