Issuu on Google+

Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo Projeto 914BRZ1134 – Escola Municipal de Saúde – um dos pilares para a consolidação do SUS na Cidade de São Paulo Profissional: Gustavo Prado Ramos

Produto 4 Documento contendo novas proposta para um projeto de comunicação e identidade visual dos materiais gráficos, online e off-line, do Canal Profissional da Rede São Paulo Saudável;

_____________________________ Gustavo Prado Ramos

1


SUMÁRIO

Introdução.................................................................................................................... 3 Identidade visual .......................................................................................................... 3 A nova proposta ........................................................................................................... 4 Símbolo .................................................................................................................... 4 As cores .................................................................................................................... 6 Texto ........................................................................................................................ 7 Apresentação da nova proposta .............................................................................. 7 Exemplos de Aplicação ........................................................................................ 9 Programas .............................................................................................................. 12 Reconhecendo Nossos Destaques ..................................................................... 12 Insight - Gerando Novas Ideias .......................................................................... 13 Compartilhando Conhecimentos ....................................................................... 14 Considerações finais .................................................................................................. 17

2


INTRODUÇÃO O presente Produto tem como objetivo apresentar novas proposta para um projeto de comunicação e identidade visual dos materiais gráficos, online e off-line, do Canal Profissional da Rede São Paulo Saudável. Serão apresentados os elementos da concepção da identidade visual com seus respectivos argumentos, algumas formas de aplicação e sugestões de identidade para alguns dos programas do canal para serem utilizadas como referência.

IDENTIDADE VISUAL O Canal Profissional não possui identidade visual definida. Foi criada em forma de vinheta uma apresentação do nome do canal que é usado durante a programação.

Forma como é representado o canal na vinheta.

É identificado também pelo nome acompanhado ao logo da Rede São Paulo Saudável, apresentado dessa forma nas redes sociais.

Destaque para a forma como é representado o Canal Profissional no Facebook.

3


A NOVA PROPOSTA A nova proposta apresenta um símbolo formado pelas letras iniciais do Canal Profissional com fonte personalizada acompanhada do texto. A possibilidade de utilização somente do símbolo para identificação deve ser considerada.

Símbolo A ideia para o símbolo é baseada no gesto feito com as mãos que representa o enquadramento, técnica básica de filmagem, e assim implicitamente à televisão.

Detalhe do desenho base do simbolo com o formato final em cinza, que destaca a adição da haste descendente da letra “P”.

O formato arredondado, com uma suposta dobra deixa o símbolo com um formato mais orgânico lembrando os dedos e suas posições no gesto.

Imagem com o gesto que representa enquadramento.

4


Imagem com o simbolo sem detalhes e rotação para detalahar a formação estilizada das iniciais.

Também foram utilizadas formas geométricas, sombra e um preenchimento com textura de mosaico com quadrados coloridos.

Imagem com a demonstração do uso de sombra.

Os quadrados coloridos foram dispostos aleatoriamente no espaço interno do símbolo representam os pixels (menor unidade de medida de uma imagem).

A textura de mosaico utilizada no símbolo e sua aplicação ligeiramente rotacionada.

5


Demonstração do que é um pixel a partir de destaque em imagem

O símbolo poderá ser apresentado em fundo claro ou escuro, em cores ou monocromático e de forma simplificada ou com os detalhes. Deve-se verificar qual aplicação ficará com o maior contraste entre fundo e identidade visual.

Formato detalhado do símbolo e suas aplicações.

As cores As cores da proposta de identidade visual para o canal foram baseadas nas cores trabalhadas na proposta de identidade da Escola Municipal de Saúde com a finalidade de estabelecer uma identificação com a escola.

6


Retirado do produto anterior, o trecho a seguir argumenta sobre a escolha das cores que conforme mencionado, seguiriam a mesma proposta. “O azul foi escolhido pela associação com conhecimento, sabedoria, tecnologia. Sendo assim mais uma forma de representar a educação, a formação à qual a atividade da EMS está voltada. Representa a modernização, as novas tecnologias que foram agregadas. O verde sugere saúde. É a cor que a escola atualmente, mantendo assim alguma identificação com a identidade visual anterior.”

Texto Foi escolhida uma fonte moderna que agregasse ao texto o aspecto tecnológico que compete ao canal. A fonte foi utilizada em itálico e levemente editada.

Apresentação da fonte e a forma que foi editada.

Apresentação da nova proposta A nova proposta de identidade visual em sua apresentação completa ficaria conforme as imagens a seguir.

Nova proposta de identidade visual com todos detalhes, apresentação horizontal.

7


Nova proposta de identidade visual com todos detalhes, apresentação vertical.

Para a correta apresentação dessa proposta de identidade visual do canal deve-se levar em consideração os dados técnicos a seguir.

Verificar a possibilidade de uso da apresentação horizontal preferencialmente.

8


Exemplos de Aplicação Redes Sociais A interface das redes sociais seriam adaptadas a nova proposta utilizando os elementos gráficos: logo e cores da identidade visual do canal.

Página do Twitter do Canal Profissional.

Nova proposta de página do Twitter para o canal.

9


Pรกgina atual do Facebook do canal.

Nova proposta de pรกgina do Facebook.

10


Pรกgina atual do Youtube do canal.

Youtube com a nova proposta de identidade.

11


Programas No produto 1 foi apresentado o diagnóstico das identidades comentando cada programa. Para o presente trabalho somente alguns programas serão utilizadas como exemplo, como referência, de como pode ser trabalhada a criação das identidades. Foram consideradas algumas características já existentes nas identidades anteriores para a criação das novas propostas como cores, conceito e elementos utilizados. O cenário dos programas, é um item da produção dos programas que segue as cores das identidades que são utilizadas atualmente. Serão destacados trechos do produto 1 que falam sobre os programas selecionados para o desenvolvimento das novas propostas.

Reconhecendo Nossos Destaques “Apresenta ações e iniciativas desenvolvidas pelos profissionais da saúde de forma diferenciada e inovadora. A utilização de fotos de entrevistados espalhadas é interessante pois vai de encontro com o que propõe o programa. As estrelas que podem passar a ideia de destaque poderiam receber outro tratamento, tendo a mesma cor do texto e menor tamanho sendo configurado um logo a partir disso.” (Produto 1)

Identidade do programa Reconhecendo Nossos Destaques.

12


Para o programa Reconhecendo Nossos Destaques foram desenvolvidas duas propostas em que são utilizadas as estrelas e as cores são tons próximos ao que já estão presentes na identidade visual atual. As duas apresentam um trabalho com o texto de forma a destacar as palavras chave, “reconhecendo” e “destaques”. Com a finalidade de indicar o “destaque” ao qual se refere o nome do programa são mantidas as estrelas na nova proposta de identidade.

Propostas de identidade para o programa Reconhecendo Nossos Destaques.

Insight - Gerando Novas Ideias Sobre o programa Insight destaco abaixo trechos do diagnóstico realizado no primeiro produto para explicar a proposta de identidade. “Divulga resultados de pesquisas realizadas por profissionais, apresentando sua relevância, seus métodos e seus resultados práticos. A identidade foi trabalhada estabelecendo a relação com o nome do programa. A lâmpada simbolizando a geração de novas ideias é senso comum, mas pode ser interessante. A fonte, que tem um desenho das letras em formato de pinceladas, é muito pesada e de difícil leitura por conta do formato. A imagem que se assemelha a de uma piscina combinada ao olho utilizado na vinheta e aos outros elementos deixam o visual muito poluído.” (Produto 1)

Identidade do programa Insight.

13


A proposta de identidade para o Insight foi desenvolvida utilizando o mesmo conceito da anterior mas fazendo as alterações sugeridas no diagnóstico realizado no primeiro produto. “A fonte deve ser mais simples, talvez a utilização de uma fonte sem serifa, com alguns cantos arredondados e a lâmpada como a forma de alguma das letras, pode-se obter uma proposta mais moderna para a identidade.” (Produto 1)

Proposta de identidade para o programa com fundo preto e fundo branco.

Compartilhando Conhecimentos “Apresenta conteúdos trazidos por servidores que participam de congressos, seminários e eventos externos. Para esse programa o logo foi criado a partir da vinheta. O primeiro programa com nova proposta para reformulação em sua identidade. A vinheta apresentava um texto posicionado em bases sólidas que apareciam em movimentos dinâmicos. As cores e a movimentação podem representar a diversidade de assuntos e formas diferentes de expor as ideias. Mas dessa forma, ainda carece de algum elemento para indicar os servidores. O que será trabalhado na nova proposta de identidade.” (Produto 1)

Identidade do Compartilhando Conhecimentos.

14


Apresentação de aplicação da identidade e de gerador de caracteres no programa.

Para manter a remissão à diversidade e dinâmica, a proposta de identidade para o programa foi desenvolvida com cores semelhantes às utilizadas atualmente. Foi criado um símbolo com uma forma básica que representa uma cabeça e ao ser rotacionada um balão de fala. Essa forma é repetida algumas vezes para representar diferentes pessoas e os seus conhecimentos que são sobrepostos formando um ciclo.

Proposta da identidade para o programa e aplicações como parte do cenário e o gerador de caracteres de acordo com a identidade do programa.

15


SugestĂŁo de vinheta, de aproximadamente nove segundos. Esquematizado com a finalidade de apresentar a essĂŞncia do programa atravĂŠs da identidade visual aplicada na vinheta.

16


CONSIDERAÇÕES FINAIS Para as criações desenvolvidas para o Canal Profissional, também é o ideal que as identidades visuais sigam um conceito como base. Podem ter uma linha de criação minimalista com a utilização de símbolos simples, monogramas ou somente o trabalho com o texto, como o que foi proposto para Insight, ou com degradês, transparências e efeitos que foram utilizados para o Compartilhando Conhecimentos e para o Reconhecendo Nossos Destaques. As propostas aqui apresentadas devem servir de referência de como trabalhar as identidades visuais. O que é produzido para a tv dificilmente é impresso e dessa forma a previsão para avaliar a aplicação dos efeitos deve ser feita na tela. Quanto a identidades visuais, repito aqui trecho do que escrevi para o produto 3. “Partindo da identificação do conceito da marca, ao desenvolver as identidades, procurar por referências em outros trabalhos relacionados ao mesmo tema, programas e campanhas do governo (por se tratar de uma instituição pública) e logos de empresas é essencial. Analisar as soluções que são apresentadas nesses casos pode trazer a ideia de como criar uma própria.” Para o canal essa sugestão também é válida pois além do desenvolvimento das identidades visuais, o que é produzido para televisão de uma forma geral deve ser visto como referência para que se possa avaliar o que pode ser aplicado para o Canal Profissional.

17


Produto 4 gustavopr