Page 1

Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo Projeto 914BRZ1134 – Escola Municipal de Saúde – um dos pilares para a consolidação do SUS na Cidade de São Paulo Profissional: Gustavo Prado Ramos

Produto 5 Manual de identidade visual da Escola Municipal de Saúde.

_____________________________ Gustavo Prado Ramos

1


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO ............................................................................................................... 3 Apresentação ............................................................................................................... 4 Reprodução e aplicação da marca ............................................................................... 5 Malha construtiva .................................................................................................... 5 Medidas ................................................................................................................... 5 Área de respiro ........................................................................................................ 6 Dimensionamento ................................................................................................... 6 Cores ........................................................................................................................ 7 Família tipográfica.................................................................................................... 8 Versão monocromática ............................................................................................ 9 Apresentação conjunta .......................................................................................... 10 USO incorreto ............................................................................................................ 11

2


INTRODUÇÃO O presente produto tem como objetivo apresentar um Manual de identidade visual da Escola Municipal de Saúde para instruir quanto à utilização da marca. O manual foi desenvolvido com base na nova proposta de identidade visual apresentada no produto 3. A identidade deve ser fornecida pela escola a quem necessite reproduzi-la juntamente com o manual.

3


APRESENTAÇÃO A identidade visual apresenta um símbolo, a sigla e uma fusão de símbolos que representam implicitamente saúde e escola. A marca pode ocorrer em duas versões: uma horizontal, de uso preferencial, e outra vertical. O uso da versão vertical será indicado somente nas situações em que, por uma questão de composição dos elementos no layout, a versão preferencial apresentar dificuldades.

Versão horizontal.

Versão horizontal.

USO PREFERENCIAL.

A identidade deve ser apresentada sempre com todos os elementos, conforme apresentado. Sendo possível somente para fins ilustrativos a utilização de algum elemento separado.

4


REPRODUÇÃO E APLICAÇÃO DA MARCA Para assegurar a reprodução e aplicação da marca com as proporções, espaços, medidas e alinhamentos corretos conforme o que será apresentado como suporte.

Malha construtiva

A malha construtiva apresenta as referências de alinhamento, proporção e medidas que serviram de base para a construção da identidade.

Medidas

Essas medidas seguem como referência a malha construtiva. As medidas aqui mencionadas não são necessariamente relativas ao tamanho da marca ou que aponte para o tamanho que deva ser utilizada. Foram indicadas com a finalidade de demonstrar as diretrizes para a construção da marca. 5


Área de respiro Para delimitar a área da marca que não pode sofrer interferências de outros elementos gráficos foi utilizada a altura da letra “e” como base.

O contorno apresentado junto a marca apresenta o limite dessa área de respiro.

Dimensionamento Para dimensionar a identidade com a utilização da marca fornecida em vetor pela escola, deve-se respeitar o tamanho mínimo para redução para manter a leitura ideal. Para ampliação, não há um limite estipulado.

Medidas estipuladas como limite de redução da marca.

6


Cores A identidade foi desenvolvida com duas cores especificas, escolhidas para a concepção da marca. Outras cores podem ser utilizadas nos materiais gráficos, são variações do verde e do azul institucionais que assim como o próprio conceito da marca O azul representa o conhecimento, a sabedoria, a tecnologia. Sendo assim mais uma forma de representar a educação, a formação à qual a atividade da EMS está voltada. Representa a modernização, as novas tecnologias que foram agregadas. O verde sugere saúde. É a cor que a escola atualmente, mantendo assim alguma identificação com a identidade visual anterior.

As cores para a identidade devem ser respeitadas de acordo com as referências de cor apresentadas no diagrama acima.

7


Família tipográfica A tipografia escolhida para a sigla foi escolhida uma fonte moderna e de boa legibilidade com as extremidades editadas para acentuar essas características.

Texto verde em destaque com o formato do texto não editado em preto ao fundo.

A família Amaranth utilizada para a sigla também pode ser utilizado em outros materiais desenvolvidos para a escola. Além dessa família tipográfica, considerando como são produzidos, pode-se considerar a família Trebuchet como tipologia complementar pois já é utilizado para alguns materiais.

Apresentação das famílias tipográficas para a marca.

8


Versão monocromática Prevendo a necessidade da utilização da marca em tons de cinza, em preto e em branco, não havendo a possibilidade de utilizar a marca colorida. Pode-se considerar a apresentação do logo com a substituição do verde para o preto 60% e preto 100% substituindo a cor azul. Há também as possiblidade de utilização da marca toda preta e toda branca.

Apresentação monocromática.

9


Apresentação conjunta Considerando ser uma instituição pública, a marca por muitas vezes é apresentada juntamente a outras instituições. Dessa forma, deve-se respeitar hierarquias e as áreas de respiro de cada marca.

Apresentação da assinatura conjunta.

10


Uso incorreto A marca deve ser utilizada corretamente, sem distorções dos elementos, sem troca da fonte utilizada, sem efeitos, sem troca das cores institucionais e respeitando a orientação quanto a apresentação relacionada ao fundo utilizado. Alguns erros que podem ocorrer são exemplificados a seguir.

Não utilizar a marca distorcida.

Considerar o fundo para aplicação da marca, não utilizando efeitos.

Não utilizar a marca com cores e fontes trocadas.

Ao comparar com a marca em sua apresentação correta, deve-se verificar os erros para que a reprodução e aplicação da identidade seja feita corretamente de acordo com as orientações deste manual para que a leitura seja sempre .

11

Produto 5 gustavopr  
Advertisement