Page 1

Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo Projeto 914BRZ1134 – Escola Municipal de Saúde – um dos pilares para a consolidação do SUS na Cidade de São Paulo Profissional: Gustavo Prado Ramos

Produto 3 Documento contendo novas propostas para um projeto de comunicação e identidade visual dos materiais gráficos, online e off-line, de comunicação interna, eventos e cursos oferecidos pela Escola Municipal de Saúde

_____________________________ Gustavo Prado Ramos

1


SUMÁRIO INTRODUÇÃO ............................................................................................................... 3 IDENTIDADE VISUAL ..................................................................................................... 4 O logo atual da Escola Municipal de Saúde ............................................................. 4 A nova proposta ........................................................................................................... 5 A cruz ....................................................................................................................... 5 O lápis ...................................................................................................................... 5 O texto ..................................................................................................................... 6 As cores .................................................................................................................... 6 A identidade visual ................................................................................................... 7 Exemplos de Aplicação ................................................................................................ 8 Material Online ........................................................................................................ 8 Site Institucional .................................................................................................. 8 Redes Sociais e Moodle ..................................................................................... 10 Youtube .............................................................................................................. 11 Moodle ............................................................................................................... 12 Material Gráfico Impresso ..................................................................................... 13 Considerações finais .................................................................................................. 14

2


INTRODUÇÃO O presente Produto tem como objetivo apresentar propostas para a identidade visual e um projeto de comunicação dos materiais gráficos, online e off-line, de comunicação interna, eventos e cursos oferecidos pela Escola Municipal de Saúde. Para a concepção do símbolo foram pesquisadas e estudadas formas de simbolizar saúde e escola. Com o cuidado de expressar o posicionamento da instituição de acordo com o estudo de branding desenvolvido e o diagnóstico sobre a identidade visual realizado no primeiro produto.

3


IDENTIDADE VISUAL O logo atual da Escola Municipal de Saúde Tema do primeiro produto desenvolvido, o diagnóstico sobre a identidade da Escola Municipal de Saúde apresentou argumentos relevantes para o desenvolvimento da nova proposta.

Logo utilizado atualmente.

Como forma de argumento para essa proposta, segue texto referente a identidade retirado do diagnóstico feito no primeiro produto. “A identidade da Escola Municipal de Saúde tem no logo suas características principais e mais utilizadas. A cor predominante verde, a simbologia de uma lousa e as pessoas o que facilita sua identificação. O uso de uma lousa no logo para identificar como escola pode ser revisto. Pois no design, essa associação não se faz tão necessária. Pode-se trabalhar com um texto (no caso o nome da escola) somente com uma fonte diferente e assim, ter um logo moderno e legível. Neste formato, o nome da escola, dependendo do tamanho que se usar o logo, não terá legibilidade.”

4


A NOVA PROPOSTA Considerando o diagnóstico da identidade visual da EMS, a nova proposta apresenta um símbolo criado com formas mais simples. Poucas informações, a sigla e uma fusão de símbolos que representam implicitamente saúde e escola.

A cruz A cruz representa o atendimento médico, hospitalar, à saúde. A utilização desse símbolo estabelece uma identificação ainda maior da escola junto ao Sistema Único de Saúde (SUS) por ter uma aparência semelhante. Nesse caso, essa semelhança é positiva ao considerar que a missão, a visão e os valores da EMS estabelecem o SUS como sua referência.

Destaque da cruz com um contorno fictício não utilizado no formato final afim de completar o desenho.

O lápis O lápis representa a educação, o conhecimento e, assim, a formação para a qual a missão da EMS está direcionada.

Desenho do lápis em destaque para apresentação do elemento implicito utilizado no simbolo.

5


O texto O nome Escola Municipal de Saúde foi substituído pela sigla a qual a escola já é conhecida (EMS). O texto escrito em letras minúsculas atribui modernidade e dinamismo a marca. Traduz a nova proposta de trabalho da escola de modernização e inovação com uma fonte de fácil leitura e aparência moderna. Para acentuar essa característica, algumas extremidades das letras foram levemente arredondadas.

Texto verde em destaque com o formato do texto não editado em preto ao fundo.

As cores As cores da proposta de identidade visual para a escola foram escolhidas conforme pesquisa do significado cultural, psicológico das cores. O azul foi escolhido pela associação com conhecimento, sabedoria, tecnologia. Sendo assim mais uma forma de representar a educação, a formação à qual a atividade da EMS está voltada. Representa a modernização, as novas tecnologias que foram agregadas.

Destaque para a utilização da cor azul na nova identidade visual.

6


O verde sugere saúde. É a cor que a escola atualmente, mantendo assim alguma identificação com a identidade visual anterior.

Destaque para a utilização da cor verde na nova identidade visual.

A identidade visual Segundo a EMS sua missão é “Promover a formação e o desenvolvimento de pessoas no âmbito do SUS, tendo o processo de trabalho como princípio educativo, visando a melhoria das condições de saúde da população e a qualidade dos serviços.”(Produto 2) A criação do símbolo com a junção da cruz e do lápis estabelece a relação entre a saúde e educação traduzindo o que diz a missão da escola. Para reforçar a essa relação as cores foram utilizadas de forma inversa. Isso, ao considerar que a cruz e a cor verde representam a saúde e a educação é representada pelo lápis e a cor azul.

Proposta para nova identidade visual da Escola Municipal de Saúde.

A seguir serão apresentadas algumas formas de aplicação da identidade visual da escola, que pode ser utilizada como referência para os materiais que não foram desenvolvidas sugestões. 7


Os layouts foram trabalhados com formas geométricas como base dos layouts, o símbolo como elemento ilustrativo e o símbolo em outra cor. As definições técnicas para utilização correta serão trabalhadas no manual de identidade visual, um dos produtos a seguir.

EXEMPLOS DE APLICAÇÃO Material Online Site Institucional Conforme o diagnóstico (produto 1) é observado que o site da EMS segue os padrões de layout da Prefeitura. A página da prefeitura já foi modificada, está com uma aparência moderna com outra maneira de apresentar seu conteúdo e com navegação diferente. No caso do site da escola continuar a seguir os padrões da página da Prefeitura, com a nova aparência, já terá uma melhor apresentação. O ideal seria a EMS ter um site próprio, personalizado com sua identidade. O

Centro

Cultural

da

Juventude

possui

um

site

personalizado

(ccjuve.prefeitura.sp.gov.br) sem deixar de ser relacionado a Prefeitura. Poderia ser verificado como proceder para que a escola tenha o seu.

8


Página da Escola Municipal de Saúde com o padrão de layout antigo do site da Prefeitura.

Novo layout da página da Prefeitura.

9


Redes Sociais e Moodle As interfaces das redes sociais também seriam adaptadas a nova proposta utilizando os elementos gráficos: logo e cores da identidade visual da escola.

Página do Twitter da Escola Municipal de Saúde.

Nova proposta de página do Twitter para a escola.

10


Página atual do Facebook da escola.

Nova proposta de página do Facebook.

Youtube Por se tratar dos programas do Canal Profissional, é utilizada a identidade da Rede São Paulo Saudável. A relação entre o canal e a escola é estabelecida somente pela utilização do logo da EMS, responsável pela programação. Dessa forma, a sugestão de alteração para o Youtube será observada no próximo produto que tratará da identidade da rede.

11


Moodle A alteração do cabeçalho, com a aplicação da identidade visual da escola, “facilitaria a identificação para quem acessa” (produto 1).

Página atual do Moodle da escola.

Sugestão de layout do moodle com cabeçalho modificado de acordo com a nova proposta de identidade visual.

12


Material Gráfico Impresso De acordo com o diagnóstico sobre a identidade visual da EMS, os “materiais impressos que são produzidos variam de acordo com o curso ou evento realizado pela Escola. Dentre os materiais impressos são produzidas apostilas, folders, marcadores de página, crachás, convites, pastas, certificados, adesivos, banners e outros materiais. Identificado pelas cores predominantes, logo e elementos gráficos.”

Material oferecido para os alunos do curso de Técnico em Vigilância em Saúde da EMS atualmente

Novas propostas para o material oferecido aos alunos.

13


Layout de placa de identificação de sala, material de comunicação visual interna da escola com a nova proposta de identidade visual aplicada.

CONSIDERAÇÕES FINAIS O ideal é que as identidades visuais desenvolvidas sigam um conceito como base e tenham uma linha de criação minimalista com a utilização de símbolos simples, monogramas ou somente o trabalho com o texto. A sugestão de trabalhar de forma mais simples se dá pelo fato de serem confeccionados diversos tipos de materiais, necessitando assim que a identidade se adeque aos tipos de impressão e as várias alterações de dimensão sem que a leitura seja prejudicada.Nada impede de se trabalhar com sobreposição de formas e transparências, degradês e outros efeitos desde que seja prevista a aplicação de uma forma simplicada da mesma identidade. 14


Partindo da identificação do conceito da marca, ao desenvolver as identidades, procurar por referências em outros trabalhos relacionados ao mesmo tema, programas e campanhas do governo (por se tratar de uma instituição pública) e logos de empresas é essencial. Analisar as soluções que são apresentadas nesses casos pode trazer a ideia de como criar uma própria.

Alguns exemplos de referência deidentidadevisual. Os logos da última linha serviram de referência para o presente trabalho.

15

Produto 3 gustavopr