Page 1

Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo Projeto 914BRZ1134 – Escola Municipal de Saúde – um dos pilares para a consolidação do SUS na Cidade de São Paulo Profissional: Gustavo Prado Ramos

Produto 1 Documento contendo diagnóstico do projeto de comunicação e identidade visual dos materiais gráficos, online e off-line, da Escola Municipal de Saúde e do Canal Profissional da Rede São Paulo Saudável

_____________________________ Gustavo Prado Ramos

De acordo:

1


_________________________

2


Sumário 1. INTRODUÇÃO .............................................................................................. 5 2. IDENTIDADE VISUAL .................................................................................. 6 2.1. Material Gráfico Online ........................................................................... 7 Site Institucional ..................................................................................... 7 Redes Sociais......................................................................................... 9 Moodle ..................................................................................................... 11 2.2. Material Gráfico Impresso ..................................................................... 13

3


GLOSSÁRIO

4


1. INTRODUÇÃO

O presente produto tem como objetivo avaliar o processo técnico e criativo dos materiais gráficos e digitais desenvolvidos para a Escola Municipal de Saúde (EMS) e para o Canal Profissional da Rede São Paulo Saudável desde as respectivas identidades visuais. O

desenvolvimento

fica

sob

responsabilidade

do

Núcleo

de

Comunicação e TV Corporativa. São produzidos materiais para as publicações utilizadas nos cursos, eventos e a comunicação visual dos programas, bem como na produção, execução, edição e criação das vinhetas. De acordo com a necessidade, também ocorrem produções externas que seguem instruções e são coordenadas e aprovadas por essa equipe. Pode-se considerar a divisão dessa produção em impressa, online e televisiva. A avaliação decorrerá da mesma forma, subdividindo de acordo com os respectivos conteúdos e sobre as identidades visuais.

5


2. IDENTIDADE VISUAL Segundo Dicionário Houaiss a locução adjetiva “identidade visual” significa: o conjunto integrado de elementos visuais (p.ex., logotipo, embalagens, uniforme, cores etc.) que distingue de modo prontamente identificável determinada instituição, produto, promoção, etc.

Escola Municipal de Saúde A identidade da Escola Municipal de Saúde tem no logo suas características principais e mais utilizadas. A cor predominante verde, a simbologia de uma lousa e as pessoas o que facilita sua identificação.

Logo da Escola Municipal de Saúde

O uso de uma lousa no logo para identificar como escola pode ser revisto. Pois no design, essa associação não se faz tão necessária. Pode-se trabalhar com um texto (no caso o nome da escola) somente com uma fonte diferente e assim, ter um logo moderno e legível. Neste formato, o nome da escola, dependendo do tamanho que se usar o logo, não terá legibilidade.

Rede São Paulo Saudável

6


O logo da Tv Corporativa já foi alterado. Antes utilizava imagens relacionadas a cidade dentro de um quadro e o texto com o nome em branco e azul. Agora, mais moderno tem o nome escrito em fonte semi serifada e dois elementos gráficos em formas orgânicas. As cores utilizadas, o azul e verde, são comumente relacionadas à saúde. Só não tornou-se padrão pois o logo antigo ainda é utilizado (no youtube).

Logo da Rede São Paulo Saudável

2.1. 

Material Gráfico Online Site Institucional

Os sites da EMS e da Rede São Paulo Saudável, estão inseridos na página da Secretaria Municipal da Saúde no portal da Prefeitura de São Paulo. Dessa forma, ambos seguem os padrões de layout da Prefeitura com as variações de conteúdo ocorrendo somente em uma parte da página (à direita). Não havendo muita liberdade para criação personalizada ao menos que houvesse o direcionamento para um hotsite somente da EMS.

7


Página da Escola Municipal de Saúde

Página da TV Corporativa Rede São Paulo Saudável

8


Redes Sociais

As redes sociais da Escola são: o Twitter, o Facebook e o Slide Share. As do Canal Profissional são: o Twitter, o Facebook e o Youtube. Twitter, Facebook e Slide Share A interface das redes sociais utilizam em sua aparência os elementos gráficos: logo e cores da identidade visual da escola, e da utilizada para a Tv Corporativa. No Slide Share a mudança do layout da página está atrelada ao pagamento de mensalidade, e isso não é possível ser feito.

Twitter da Escola Municipal de Saúde

Twitter da Rede São Paulo Saudável

9


Facebook da Rede São Paulo Saudável

Print da Página da EMS no Slide Share

Youtube O canal do Youtube tem conteúdo somente referente ao Canal Profissional. Segue a aparência com os mesmos elementos gráficos, logo e cores e utilizados pela Rede São Paulo Saudável com a utilização do logo antigo e com identificação da relação do canal com a Escola Municipal de Saúde (programação de responsabilidade da Escola Municipal de Saúde). 10


Canal do Youtube da Rede São Paulo Saudável.

Moodle

A aparência do ambiente virtual de aprendizagem da EMS tem como padrão a página do Moodle com as divisões devidamente editadas com informações pertinentes.

Print da página padrão do Moodle

Mesmo editável, o cabeçalho mantém o logo do Moodle. O ideal é ao menos trabalhar com o cabeçalho como no site, com a identidade da prefeitura ou da Escola. Dessa forma facilitaria a identificação para quem acessa. 11


Print da Plataforma de Educação a Distância da EMS no Moodle

Ao pesquisar sobre o Moodle encontra-se diversos tipos de edição de aparência. Desde alguns mais simples como o de Ensino a Distância também relacionado a Prefeitura de São Paulo aos mais personalizados e elaborados como a do Projeto ANA e da Prodam, ambas relacionadas ao governo.

Aparência do ambiente virtual de Ensino a Distância da Prodam

12


Aparência da página do Projeto ANA

As páginas de referência inseridas aqui foram escolhidas por terem relação governamental assim como é o caso da EMS. Mas muitas outras páginas do moodle poderiam ser utilizadas como referência de design. Ex: Universidade Mackenzie, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, PUCSP, Colégio Dante, Fundação Getúlio Vargas, entre outros.

2.2.

Material Gráfico Impresso

Os materiais impressos que são produzidos variam de acordo com o curso ou evento realizado pela Escola. Dentre os materiais impressos são produzidas apostilas, folders, marcadores de página, crachás, convites, pastas, certificados, adesivos, banners e outros materiais. Identificado pelas cores predominantes, logo e elementos gráficos. As apostilas para os cursos ministrados pela escola são em parte impressas dentro da própria EMS e parte produzida em gráficas terceirizadas. A determinação para produção interna ou externa depende do curso e da verba para produção.

13


Para os eventos, a maioria ou a totalidade dos materiais são produzidos externamente. Assim, pode-se de acordo com o tempo disponível para desenvolvimento e aprovação dos layouts dos materiais fazer alguma proposta diferenciada quanto a produção gráfica.

Material oferecido para os alunos do curso de Técnico em Vigilância em Saúde da EMS

14


Exemplo de materiais promocionais

A utilização do logo e elementos gráficos deve ser feita de maneira cuidadosa, verificando a legibilidade dos textos utilizados no material e quanto a composição das peças, considerando a importância dos elementos a serem utilizados para que o material não fique com uma aparência carregada de muitas informações. Na imagem acima, nos poucos exemplos que estão apresentados, podemos ver dois exemplos claros de utilização da identidade visual. Na mochila, a aparência carreagada. Com vários elementos, de tamanhos variados e a utilização de várias cores. Dessa forma, não fica clara a importância dos elementos gráficos utilizados e o texto perde legibilidade. Na apostila que está ao centro, pode-se verificar uma aplicação da identidade de forma mais sóbria, utilizando os elementos em tons

15


relacionados a cor predominante na identidade visual da escola e o título da apostila em destaque.

Televisiva A grade de do canal é composta pelos programas: Compartilhando Conhecimentos, Saúde em Questão, Insight - Gerando Novas Ideias, Você em Foco, Roda de Conversa, Saúde - Direito de Todos, Reconhecendo Nossos Destaques, Acontece na Saúde, Então..., Mitos e Verdades e Siglas da Saúde. Todos os programas tem na aparência do logo a base para toda identidade visual.

Compartilhando Conhecimentos Apresenta conteúdos trazidos por servidores que participam de congressos, seminários e eventos externos. Para esse programa o logo foi criado a partir da vinheta. O primeiro programa com nova proposta para reformulação em sua identidade. A vinheta apresentava um texto posicionado em bases sólidas que apareciam em movimentos dinâmicos. As cores e a movimentação podem representar a diversidade de assuntos e formas diferentes de expor as ideias. Mas dessa forma, ainda carece de algum elemento para indicar os servidores. O que será trabalhado na nova proposta de identidade.

Saúde em Questão Debate com um convidado com temas sobre a saúde. 16


As imagens de bocas com a ideia de representar o debate pode passar a impressão de que o assunto que o programa aborda é relacionado a higiene bucal. O uso do estetoscópio para relacionar à saúde também pode ser revista. Pode ser melhor encaixada com o nome do programa, também trabalhado de outra maneira, considerando a utilização de outro tipo de fonte e talvez a utilização de uma sombra preta abaixo do texto para um maior contraste entre fundo e texto.

Insight - Gerando Novas Ideias Divulga resultados de pesquisas realizadas por profissionais, apresentando sua relevância, seus métodos e seus resultados práticos. A identidade foi trabalhada estabelecendo a relação com o nome do programa. A lâmpada simbolizando a geração de novas ideias é senso comum, mas pode ser interessante. A fonte, que tem um desenho das letras em formato de pinceladas, é muito pesada e de difícil leitura por conta do formato. A imagem que se assemelha a de uma piscina combinada ao olho utilizado na vinheta e aos outros elementos deixam o visual muito poluído. A fonte deve ser mais simples, talvez a utilização de uma fonte sem serifa, com alguns cantos arredondados e a lâmpada como a forma de alguma das letras, pode-se obter uma proposta mais moderna para a identidade.

17


Você em Foco Apresenta temas ligados à qualidade de vida e mercado de trabalho. Utiliza vários círculos com transparências com uma representação de figura humana como se estivesse inserido e um texto misturado a essa figura. As cores apresentam bom contraste. Pode-se considerar a alteração da fonte, para alguma com cortes arredondados para acompanhar o layout dos outros elementos e a composição, testando outros alinhamentos.

Roda de Conversa Debate de gestores da Secretaria Municipal de Saúde com temas relacionados à gestão de pessoas. A representação de debate por balões de fala com pontuações pode ser interessante mas a composição poderia ser feita em forma de roda, as interjeições utilizadas na vinheta poderiam ser substituídas e trabalhadas da mesma forma. Uma possível disposição do texto, também com outra fonte e os balões podem gerar um resultado mais simples, sem perder o conceito.

18


Saúde - Direito de Todos O texto formado por desenhos relacionado a área da saúde, apesar da boa leitura não apresenta muito contraste que talvez a inversão das cores do fundo e texto possam resolver. O subtítulo aparentemente representando a marca de um carimbo aparenta apesar do tamanho, ter mais destaque do que o título.

Reconhecendo Nossos Destaques Apresenta ações e iniciativas desenvolvidas pelos profissionais da saúde de forma diferenciada e inovadora. 19


A utilização de fotos de entrevistados espalhadas é interessante pois vai de encontro com o que propõe o programa. As estrelas que podem passar a ideia de destaque poderiam receber outro tratamento, tendo a mesma cor do texto e menor tamanho sendo configurado um logo a partir disso.

Acontece na Saúde Notícias rápidas sobre os principais acontecimentos relacionados à Saúde. O texto aplicado sobre a imagem de prédios não apresenta uma ideia marcante relacionando ao programa. O texto de cor ciano com contorno azul escuro, não possui boa legibilidade. Uma sugestão até de acordo com a proposta do programa seria trabalhar com um layout em formato de jornal.

Então... 20


Entradas rápidas e diárias durante a programação: Giro Cultural (agenda cultural), fique Alerta! (avisos eletrônicos), Você Sabia? (dicas e curiosidades), Marque na Agenda! (eventos) e O Parabéns vai para...(efemérides, prêmios e condecorações). O formato de roleta ajuda por conta da diversidade de subtemas. Como não há a legibilidade para os textos, a roleta poderia apresentar os ícones em um tamanho maior. Assim, ficaria mais evidente a indicação quando a seta parasse de rodar na vinheta e o texto sendo apresentado depois, apresentando o assunto que se trata.

Mitos e Verdades Especialistas desmistificam ou embasar algumas crendices populares sobre o assunto. A identidade visual apresenta uma ideia de caça palavras com o destaque para o nome. A coloração utilizada, principalmente pelo azul e rosa, pode passar a impressão de sexualidade. A fonte escolhida, do tipo fantasia, poderia ser mais simples e séria, a ideia de caça palavras indica uma brincadeira.

21


Siglas da Saúde Apresenta o que significam as siglas relacionadas à área da saúde. Representado com letras espalhadas pela, com o nome escrito com uma fonte que apresenta boa legibilidade, possui ainda uma variação de tamanhos. A vinheta é trabalhada com a mesma proposta. Considerando do que se trata o programa, a identidade está condizente.

Vários programas apresentavam geradores de caracteres (GC) com o respectivo nome ou tema abordado durante boa parte de suas durações. O layout no geral é pesado e ocupa boa parte da tela. A inserção das legendas acima dessa faixa, gera um visual extremamente poluído, por conta da legenda invadir por exemplo, a imagem do rosto de um entrevistado. Em todos os programas em que há GC, também deve-se rever a escolha das fontes e cores das mesmas pois em muitos casos apresentam difícil leitura.

22


Imagem do Reconhecendo Nossos Destaques que apresenta baixa legibilidade no texto do GC

Alguns programas são transmitidos ao vivo e há a inserção do texto “ao vivo” no canto superior da tela a direita. Por conta da utilização dessa indicação, a reprise destes programas recebe um outro tratamento para que cubra esse texto. Foram utilizados elementos da identidade visual do programa para esse fim, ocasionando uma poluição visual.

23


Imagem do programa Insight com o GC e a lampada cobrindo o texto ao vivo

24


Referências Bibliográficas

Sites http://www.aguaegestao.com.br/ead/ http://ead.prefeitura.sp.gov.br/ http://ead.saude.prefeitura.sp.gov.br/ http://www.facebook.com/canalprofissional http://www.facebook.com/EscolaMunicipalDeSaude http://houaiss.uol.com.br/busca?palavra=identidade http://twitter.com/cnprofissional http://twitter.com/EscolaMunSaude http://www.youtube.com/redesaopaulosaudavel

25

Produto 1 gpr 16dez ok  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you