lcione Pauli é mestre em Patrimônio Cultural e Sociedade e graduada em Letras pela Universidade da Região de Joinville – Univille (SC), onde leciona, nos cursos de Letras e Pedagogia, as disciplinas Literatura Infantil e Infantojuvenil e Intertextualidade. Coordena grupos de estudo e pesquisa do Programa Institucional de Literatura Infantil e Juvenil (PROLIJ).Atua ainda no setor infantil e juvenil da Biblioteca Pública Municipal Prefeito Rolf Colin como contadora de histórias.
www.autenticaeditora.com.br
9 788582174173
Série
Conversas com o P rofessor
A
série Conversas com o professor pretende facilitar, ao professor do ensino fundamental, o acesso ao conhecimento produzido pela academia, numa linguagem não acadêmica, sem sofisticações teóricas, que leve em conta a vivência e a experiência desse profissional.
M
uito mais que o simples ato de ler, muito mais que decifrar enigmas da historicidade, percorrer “trilhas literárias” é viver, é buscar nos espíritos pertinentes do saber uma saída para as inquietações do fazer um novo, é construir e se fazer parte da história. Um enredo inspirador, que nos leva a uma prazerosa, longa, e ao mesmo tempo breve viagem em suas entrelinhas de raízes cheias de ancestralidade. Caminhar nessas trilhas é uma boa, nova e gostosa maneira de despertar para um novo olhar sobre a memória brasileira, pois cada olhar vê coisas diferentes, dependendo de onde se está sentado.
RONI WASIRY GUARÁ
Trilhas literárias indígenas
A
ISBN 978-85-8217-417-3
S U E L I D E S O U Z A C A G N E T I , A L C I O N E PA U L I
S
ueli de Souza Cagneti é professora há 48 anos, iniciados na pequena Corupá, SC, sua cidade natal, com crianças pequenas. Sueli mudou-se para Joinville, onde trabalhou com ensino fundamental e médio. Passou em seguida para a graduação em Letras e Pedagogia, dedicando-se, nos últimos anos, ao Mestrado em Patrimônio Cultural e Sociedade na Univille. Nessa instituição, além de orientadora e pesquisadora, ministrou a disciplina Pensamento Contemporâneo. Atualmente, optou pela aposentadoria.Vive num paraíso chamado Praia Brava (em Itajaí, SC), onde se dedica a pesquisar e escrever (tem oito livros publicados).Vez por outra, anda pelo Brasil proferindo palestras, ministrando cursos e dando consultorias em colégios, secretarias de Educação e universidades.
SUELI DE SOUZA CAGNETI A L C I O N E PA U L I
Trilhas literárias
indígenas PARA A SALA DE AULA
A
partir das vozes da jovem e ancestral escrita indígena, Sueli de Souza Cagneti e Alcione Pauli propõem trilhas, neste trabalho inédito, para abordar a questão da literatura indígena na escola. São vozes jovens porque, como movimento organizado, tomaram corpo somente em 2004, mas são também ancestrais, pois as memórias desses escritores estão conectadas com suas histórias – que, passadas de geração em geração, garantiram sua presença através da oralidade. Embasadas na Lei n. 9.394, que trata da obrigatoriedade do ensino da cultura e da literatura indígena nos currículos escolares, as autoras buscam contribuir com o difícil processo de apropriação da leitura, da literatura e da reflexão sobre essa escrita, cujos parâmetros e olhares são muito diversos dos ocidentais. Para tanto, num diálogo descontraído, transitam no campo literário, organizando um bloco de histórias que contam um mito sob vários pontos de vista; conversam sobre o que é um mito, sobre a trajetória de um herói e sobre como ele se constrói. Partilham leituras de livros que remetem a outras obras de arte, priorizando, entre elas, o que entendem ser o ponto comum às escritas de vários povos indígenas. Lembram a infinidade de etnias aqui presentes, com todas as suas semelhanças e diferenças, seja na língua, nos ritos, nas guerras, nas pinturas corporais ou no relacionamento com outros grupos.