Leia também, da coleção História e Historiografia O conceito de História Christian Meier, Horst Günther, Odilo Engels, Reinhart Koselleck
História e Psicanálise – Entre ciência e ficção Michel de Certeau
Em que medida um arquivo e uma biblioteca pessoal evidenciam uma trajetória por meio de autorrepresentações e representações múltiplas de seus titulares? É possível ler esses acervos como um lugar de registro consciente das escolhas cultural e socialmente determinadas realizadas pelos agentes sociais? Pode-se, a partir da investigação desses documentos, “verificar o caráter intersticial da liberdade que dispõem os agentes” para manipular, negociar e interpretar os sistemas normativos – contraditórios – nos quais se inserem? Uma trajetória intelectual elaborada a partir dos documentos presentes em um acervo privado pessoal permite entrever as ações individuais, bem como geracionais e de inserção em tradições intelectuais, em um processo de construção autoral? São estas as questões que norteiam a reflexão realizada ao longo deste livro, que tem como objeto privilegiado o arquivo privado pessoal de Francisco José de Oliveira Vianna, importante intelectual brasileiro da primeira metade do século XX. Por meio da análise do conjunto de documentos e livros que compõem esse arquivo, a autora investiga uma série de proposições, imagens e representações, com vistas a contribuir com as reflexões já realizadas sobre a obra desse intelectual.
Lugar de dúvidas – Sobre a prática da análise histórica: breviário de inseguranças Renán Silva Lugares para a história Arlette Farge O pequeno X – Da biografia à história Sabina Loriga Por uma história-mundo Patrick Boucheron, Nicolas Delalande Regimes de historicidade Presentismo e experiências do tempo François Hartog Conheça outros títulos da coleção www.autenticaeditora.com.br
Giselle Martins Venancio
Evidência da história – O que os historiadores veem François Hartog
14 OLIVEIRA VIANNA ENTRE O ESPELHO E A MÁSCARA
Giselle Martins Venancio é professora do departamento de História e do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal Fluminense (UFF) e bolsista de produtividade do CNPq. É pesquisadora do Núcleo de Pesquisa em História Cultural (CEO-NUPEHC/UFF) e associada ao Grupo de Pesquisa Brasiliana, da UFMG. Doutora em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003), com período de doutorado sanduíche na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS/Paris), publicou o livro Pontes sobre o Atlântico: ensaios sobre relações intelectuais e editoriais luso-brasileiras (1870-1930), além de diversos capítulos de livros e artigos científicos em periódicos nacionais e internacionais.
OLIVEIRA VIANNA ENTRE O ESPELHO E A MÁSCARA Giselle Martins Venancio COLEÇÃO HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA
www.autenticaeditora.com.br
Lado a lado com a monumentalidade irrecusável dos livros e dos manuscritos, dispostos em formas discursivas e materiais bem conhecidas, a materialidade fragmentária e acidental dos arquivos se impõe, fornecendo muito da matéria a partir da qual se escreve a história. Nos fragmentos do acervo documental de Oliveira Vianna, Giselle Venancio encontrou máscara e espelho. A máscara é aquela de uma subjetividade que não se pensava irrisória; o espelho, o de um homem público, cujo reflexo deveria, então, superar o seu próprio tempo. Para que a máscara e o espelho de Vianna se tornassem visíveis, Giselle Venancio procedeu a uma rigorosa arqueologia desses resíduos. No seu modo de classificação, desvendou o código de sentido único, em forma de autobiografia, que lhes fora impresso. Atribuiu, com isso, densidade sociológica e histórica à suposta naturalidade do gesto organizador. Transformou o arquivo em campo de interrogação sobre o controle exercido na construção tensa, sob a força do nome próprio, de uma figura engrandecida de homem público em meio à trivialidade das relações da vida privada. E o que diz “o morto” na letra morta do arquivo? A resposta a esta velha pergunta encerra, neste livro, um modo singular de história intelectual, que faz com que Oliveira Vianna mostre um rosto no espelho do seu tempo. E, no mesmo movimento, faz com que seja revelada a sua máscara, que nos chega, hoje, como identidade autoral de uma obra lavrada em grandes livros e tramada em pequenos papéis.
ISBN 978-85-8217-682-5
Andrea Daher Universidade Federal do Rio de Janeiro 9 788582 176825