Geórgicas - Série Obras Completas de Virgílio

Page 1


Virgílio

GEÓR GICAS

tradução, estudo e notas : Márcio Meirelles Gouvêa Júnior CLÁSSICA

Públio Virgílio Marão

GEÓR GICAS

ÉS R I E OBR A S C OM P L E T SA VIR GÍ LIO de

tradução, estudo e notas Márcio Meirelles Gouvêa Júnior

Copyright da tradução © 2025 Márcio Meirelles Gouvêa Júnior

Copyright desta edição © 2025 Autêntica Editora

Todos os direitos reservados pela Autêntica Editora Ltda. Nenhuma parte desta publicação poderá ser reproduzida, seja por meios mecânicos, eletrônicos, seja via cópia xerográfica, sem a autorização prévia da Editora.

Título original: Georgica

coordenador da coleção clássica

Márcio Meirelles Gouvêa Júnior

editoras responsáveis

Rejane Dias

Cecília Martins

revisão

Julia Sousa

projeto gráfico

Diogo Droschi

diagramação

Waldênia Alvarenga

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação (CIP) (Câmara Brasileira do Livro, SP, Brasil)

Virgílio

Geórgicas / Virgílio ; tradução, estudo e notas Márcio Meirelles Gouvêa Júnior. -- 1.ed. -- Belo Horizonte, MG : Autêntica Editora, 2025. -- (Coleção Clássica)

Título original: Georgica

ISBN 978-65-5928-586-0

1. Poesia épica 2. Poesia latina I. Gouvêa Júnior, Márcio Meirelles. II. Título. III. Série.

25-272514

CDD-873

Belo Horizonte

Índices para catálogo sistemático: 1. Poesia épica : Literatura latina 873

Cibele Maria Dias - Bibliotecária - CRB-8/9427

Rua Carlos Turner, 420 Silveira . 31140-520

Belo Horizonte . MG

Tel.: (55 31) 3465 4500

www.grupoautentica.com.br

São Paulo

Av. Paulista, 2.073, Conjunto Nacional Horsa I . Salas 404-406 . Bela Vista 01311-940 . São Paulo . SP

Tel.: (55 11) 3034 4468

SAC: atendimentoleitor@grupoautentica.com.br

A coleção Clássica

A coleção Clássica tem como objetivo publicar textos de literatura – em prosa e verso – e ensaios que, pela qualidade da escrita, aliada à importância do conteúdo, tornaram-se referência para determinado tema ou época. Assim, o conhecimento desses textos é considerado essencial para a compreensão de um momento da história e, ao mesmo tempo, a leitura é garantia de prazer. O leitor fica em dúvida se lê (ou relê) o livro porque precisa ou se precisa porque ele é prazeroso. Ou seja, o texto tornou-se “clássico”.

Vários textos “clássicos” são conhecidos como uma referência, mas o acesso a eles nem sempre é fácil, pois muitos estão com suas edições esgotadas ou são inéditos no Brasil. Alguns desses textos comporão esta coleção da Autêntica Editora: livros gregos e latinos, mas também textos escritos em português, espanhol, francês, alemão, inglês e outros idiomas.

As novas traduções da coleção Clássica – assim como introduções, notas e comentários – são encomendadas a especialistas no autor ou no tema do livro. Algumas traduções antigas, de qualidade notável, serão reeditadas, com aparato crítico atual.

Não se trata de edições “acadêmicas”, embora vários de nossos colaboradores sejam professores universitários.

Os livros são destinados a leitores atentos – aqueles que sabem que a fruição de um texto demanda prazeroso esforço –, que desejam ou precisam de um texto clássico em edição acessível, bem cuidada, confiável.

Nosso propósito é publicar livros dedicados ao “desocupado leitor”. Não aquele que nada faz (esse nada realiza), mas ao que, em meio a mil projetos de vida, sente a necessidade de buscar o ócio produtivo ou a produção ociosa que é a leitura, o diálogo infinito.

Oséias Silas Ferraz

Agradecimentos

a Eduardo Félix, Oséias Ferraz, Filomena Barata e Guilherme Gontijo, que tanto ajudaram nesta tradução.

Para Teresa.

Introdução

49 Livro I

Livro II 84 Livro III 103 Livro IV

123 Virgílio: breve biografia

129 Vida de Virgílio

Suetônio/Élio Donato

137 Glossário dos nomes

155 Referência s

159 Notas

Introdução

1. Carmen perfectum

As Geórgicas sempre foram consideradas um poema perfeito. Para o filósofo renascentista Michel de Montaigne, elas “são a mais perfeita obra da poesia”;1 para John Dryden, poeta e tradutor inglês do século XVII, elas “têm toda a perfeição que se pode esperar de um poema escrito pelo maior dos poetas, na flor da idade, quando a sua imaginação já se encontrava pronta, a inspiração aquecida, o julgamento estabelecido e todas as suas faculdades em pleno vigor e maturidade”.2 Já Odorico Mendes, tradutor brasileiro do século XIX, considerou-as não só a mais perfeita obra do poeta latino, mas “o poema mais perfeito que nos legou a Antiguidade”;3 ao passo que, na segunda metade do século XX, a pesquisadora e tradutora portuguesa Maria Helena da Rocha Pereira afirmou serem as Geórgicas “formalmente o mais perfeito de todos os poemas latinos”.4 Pela unanimidade desse juízo, é preciso indagar em que consiste tal perfeição. Para começar a reflexão, é fácil acompanhar a opinião de T. S. Eliot, no sentido de que

1 Montaigne, 2000, p. 351.

2 Virgil, 1697, p. 49.

3 Virgílio, 1949, p. 12.

4 Rocha Pereira, 2002, p. 249.

Virgílio foi o maior dos poetas clássicos e, para além disso, foi por excelência o próprio poeta clássico do Ocidente.5 Afinal, a partir da concepção eliotiana da maturidade como a mais importante qualidade das obras clássicas, encontramos na poesia de Virgílio exatamente a noção de apogeu de um tempo e de um povo. Ouvimos ali a voz do sereno esplendor de uma civilização consciente de sua importância histórica, já solidamente polida e refinada segundo os princípios educacionais da humanitas, em seus sentidos objetivo e subjetivo de patrimônio cultural. Vemos em seus versos o pertencimento a uma literatura robusta e capaz de estabelecer uma consistente tradição poética, com senso crítico do passado, confiança na produção presente e firme certeza de sua perenidade, com leitores aptos a recebê-la e dela fruírem. Além disso, constatamos na poesia de Virgílio a maturidade da linguagem – na época em que o latim atingira a máxima consistência de suas estruturas, fora experimentado pelos grandes oradores, e alcançava, de forma abrangente na sociedade, o pleno desenvolvimento que a faria transformar-se no modelo definitivo do idioma. Para mais, no caso das Geórgicas, ainda percebemos em Virgílio outra maturidade – a maturidade pessoal, decorrente de sua consciência histórica, de seu conhecimento em ciências naturais, ética, política, filosofia, religião e costumes dos povos. Graças a esse aspecto individual, chegamos a uma obra plena e livre de provincianismos – no sentido de servilismo literário e irrefletida dependência cultural. Por fim, considerando a importância do Império Romano para a história da formação do mundo ocidental e de suas línguas e literaturas, bem como a relevância das

5 Eliot, 1945.

obras produzidas por seus poetas para a literatura dos outros povos e outros tempos, que extrapolaram os limites da civilização romana para alcançar em pleno vigor a contemporaneidade, percebe-se que, de fato, a acompanhar inteiramente a noção de maturidade de T. S. Eliot, Virgílio foi o mais clássico de todos os poetas da Antiguidade.

De igual maneira, como adiante se verá com mais detalhes, também é fácil concordar com o historiador e latinista Pierre Grimal, no sentido de que, especificamente no campo formal, as Geórgicas foram a mais bem-acabada realização do poeta:

É certo que as Geórgicas, que são a obra mais perfeita de Virgílio, testemunham um longo trabalho. O equilíbrio da composição, que dá aos quatro cantos extensão semelhante, a pureza da língua, sempre clara e harmoniosa, a verdade dos episódios, a precisão de um pensamento que chega a ilustrar cada técnica da agricultura associando-a a imagens inesquecíveis, nada de tudo isso poderia ser dado pelos deuses.6

Assim, na conjunção da maturidade da língua e da obra com a sua excelência técnica, pode-se começar a compreender a unanimidade do julgamento das Geórgicas como um carmen perfectum.

2. Contexto histórico

Dando crédito às informações transmitidas na Vita Vergili, a mais antiga biografia de Virgílio, atribuída a

6 Grimal, 1985, p. 117.

www.autenticaeditora.com.br www.twitter.com/autentica_ed www.facebook.com/editora.autentica

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.