Do MEB a WEB – o rádio na educação

Page 1

Nelson De Luca Pretto é doutor em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo e professor associado da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia. Site: www.pretto.info E-mail: nelson@pretto.info Sandra Pereira Tosta é doutora em Antropologia Social pela USP. Professora da PUC Minas; coordenadora do Grupo de Pesquisa em Educação e Culturas (Educ); pesquisadora do CNPq. E-mail: sandra@pucminas.br

Capa Do meb a web.indd 1

Escutar é o método pelo qual a maioria das pessoas aprende, absorve tradições culturais e incorpora, mais do que palavras, sentidos. É sobre esse universo, da valorização da expressividade e do caráter da voz humana, uma das incumbências e responsabilidades de um sistema rádio-educativo, que trata este livro. Para isso, os autores percorrem um espaço de tempo que leva o leitor à origem do Movimento de Educação de Base (MEB), no final da década de 1960, trazendo-o, ainda, para a mutante e inquieta época das tecnologias da informação, para o apogeu da Web. Neste livro é possível vislumbrar, dessa forma, a interface entre esse passado – da utilização do rádio como instrumento pedagógico básico do MEB – e o que está se anunciando como futuro: a interferência da rádio web na educação, suas possibilidades e seus desafios. Com este livro, o leitor poderá trafegar por diversas abordagens e experiências educativas com rádio no Brasil e em outros países. Numa linguagem acessível, esta publicação, importante para se pensar a educação e suas interfaces, do passado aos dias atuais, é voltada para professores, estudiosos, pesquisadores, comunicadores e envolvidos com educação em geral e áreas correlatas.

ISBN 978-85-7526-448-5

www.autenticaeditora.com.br 0800 2831322 9 7 8 8 5 7 5 2 6 4 4 8 5

Do MEB à WEB – O rádio na educação

É importante perceber que, enquanto alguns vivenciam a cibercultura e suas especificidades, navegando, interagindo e produzindo conhecimento colaborativamente e em rede, ainda existem pessoas vivendo na oralidade primária – por meio da qual são educadas.

Do MEB à WEB O rádio na educação

Nelson De Luca Pretto e Sandra Pereira Tosta (Orgs.)

O rádio em seu papel educativo através do tempo é o assunto que norteia esta publicação. Voltando à década de 1950, é possível vislumbrar o embrião da questão primordial: o potencial comunicativo e educativo do rádio. O movimento de Educação de Base (MEB), que incorporou esse instrumento não apenas como um transmissor de sons e vozes, mas como um recurso educativo por meio da recontextualização da voz humana, é peça fundamental da discussão proposta aqui pelos autores. O MEB buscou elaborar suas atividades num esforço de transformar o rádio em instrumento pedagógico, o que lhe permitiu a produção de uma diversificada gama de ações próprias do trabalho educativo na área popular. A partir de análise de elementos históricos que traçam o caráter político e econômico da época, é possível fazer um paralelo com a outra ponta da história: o rádio na Web. A rica possibilidade trazida pela cibercultura mostra que o rádio pode se constituir num elemento articulador e promotor da valorização da cultura local como uma interação planetária.

6/5/2010 10:55:34


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.