Capa.indd 1
www.autenticaeditora.com.br 0800 2831322
A ula ] de
S ala
*
Pode-se afirmar que as práticas e angústias compartilhadas por educadores(as) brasileiros(as) justificam e legitimam a retomada de questões que continuam rondando a apropriação das ideias construtivistas na educação infantil, na alfabetização e nos demais segmentos e conteúdos curriculares.
2 L etramento
Esta reedição, ampliada e articulada ao atual debate pedagógico em torno de processos e práticas de alfabetização e letramento, busca manter o diálogo com grandes e pequenas dúvidas de educadores, resgatando o debate em torno dos modelos pedagógicos a que sempre fomos(somos) expostos e da permanente necessidade de nossa ação reflexiva e comprometida com o sucesso escolar.
na
A primeira edição desta obra ocorreu há 13 anos, quando o construtivismo se consolidava, no Brasil, como campo fértil em produções, polêmicas e muitas dúvidas.
e
Professora de Psicologia da Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais e de cursos de Pós-graduação lato sensu em Alfabetização, Educação Infantil e Psicopedagogia. Pesquisadora do Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (Ceale) da Faculdade de Educação da UFMG.
Após três décadas de difusão do ideário construtivista e de sua forte apropriação por pesquisadores e educadores brasileiros, permanece instigante a reflexão sobre dilemas e defasagens entre a produção do conhecimento teórico e sua apropriação por profissionais imersos nas práticas pedagógicas cotidianas.
[A lfabetização
Maria das Graças de Castro Bregunci
9 7 8 8 5 7 5 2 6 4 1 2 6
Qual a razão de se reeditar uma obra 13 anos após sua primeira publicação? Após três décadas de circulação de uma concepção pedagógica, não estariam esgotadas as polêmicas a seu respeito?
2
Construtivismo – Grandes e pequenas dúvidas
O que permanece central e atemporal é a necessidade do debate em torno dos modelos pedagógicos a que sempre fomos(somos) expostos, dos ideários que assimilamos, ampliamos e recriamos, das práticas educativas que continuam a exigir – no nível subjetivo de cada educador(a) e no coletivo das instituições – a ação reflexiva e o compromisso irrestrito com o sucesso escolar.
ISBN 978-85-7526-412-6
Centro de alfabetização, leitura e escrita – FaE / UFMG
com três gêneros textuais: uma entrevista com 70 questões, uma fundamentação teórica e uma bibliografia comentada. Nesses três núcleos, houve mudanças: alguns pressupostos foraam ampliados, sobretudo na perspectiva linguística; algumas questões foram retiradas e substituídas por outras, demandadas pelas inquietações atuais; finalmente, algumas referências para leituras se ajustaram a esses movimentos anteriores.
Construtivismo Grandes e pequenas dúvidas Maria das Graças de Castro Bregunci
A publicação original desta obra já fazia referência a grandes e pequenas dúvidas sobre o construtivismo. Certamente essa qualificação pode se alterar na perspectiva temporal. Grandes dúvidas anteriores podem se configurar, hoje, como pequenas. E as então pequenas dúvidas podem ser o foco de nosso atual debate pedagógico. Esta reedição procura pontuar algumas dessas variantes temporais, embora o espaço que as contextualiza continue sendo o cenário nacional de dilemas, projetos e proposições educacionais. Os objetivos originais são os mesmos: legitimar a interlocução com educadores(as) brasileiros(as) em suas múltiplas formas de atuar, captadas em eventos e processos de formação continuada. A estrutura editorial também é mantida,
25/6/2009 13:30:39