Conceitos e práticas para refletir sobre a educação inclusiva

Page 1

Este livro é uma excelente introdução à Série Cadernos da Diversidade. Érika Lourenço produz, com uma linguagem atraente, concisa, simples – sem, em nenhum momento, confundir essa simplicidade com “simplismo” ou superficialidade –, uma obra que expõe conceitos de forma clara e objetiva, tornando-os compreensíveis para leitores de todos os níveis. O livro mantém também excelente coerência interna, seguindo em ordem crescente de complexidade, com exemplos e questões sempre pertinentes ao que já foi visto pelo leitor. Os capítulos são bem organizados, com resumo, objetivos, síntese, orientações aos professores, além de haver sempre um quadro com o que a autora denomina “Curiosidade”, como forma de auxiliar a memorização de determinados pontos. Este é um livro com conteúdo extremamente atual e que é valioso para todos os que se interessam pelos temas da diversidade e da inclusão social.

Cadernos da Diversidade

Conceitos e práticas para refletir sobre a educação inclusiva Érika Lourenço

Ana Maria Jacó-Vilela

Professora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e do Curso de Graduação em Psicologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Coordenadora do Clio-Psyché, Programa de Estudos e Pesquisas em História da Psicologia.

EN

DA

PR

OIB

A

V

I

D

Érika Lourenço possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais, mestrado em Psicologia Social pela Universidade Federal de Minas Gerais, doutorado em Educação, também pela Universidade Federal de Minas Gerais, e estágio de doutoramento na Universidade do Estado do Rio de Janeiro. É membro do grupo de pesquisa do CNPq “História da Psicologia e Contexto Sócio-Cultural” e do Grupo de Trabalho de História da Psicologia da ANPEPP. Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em História, Teoria e Sistemas em Psicologia e Psicologia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: história da psicologia, história da psicologia no Brasil, história da psicologia da educação no Brasil, psicologia da educação e educação inclusiva.

Por entender a escola como um locus privilegiado de socialização secundária e de construção de valores e conceitos fundamentais no processo de educação para a cidadania, o Programa de Educação para a Diversidade, vinculado à Pró-Reitoria de Extensão da UFOP, em parceria com a Cátedra UNESCO “Água, Mulheres e Desenvolvimento”, oferece cursos para a formação de professores e professoras para as temáticas da diversidade, dos direitos humanos, da equidade de gênero, das relações étnico-raciais e, ainda, da sustentabilidade ambiental. A Série Cadernos da Diversidade, que publicamos pela Autêntica Editora, com apoio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade – SECAD/MEC, tem como objetivo fornecer argumentos teóricos e práticos – de ordem pedagógica, histórica, sociológica, cultural, jurídica, psicossociológica e econômica –, para provocar uma ruptura no ciclo perverso das desigualdades e da destruição dos recursos naturais, incentivando assim o amplo debate e a criação de projetos de intervenção com foco na promoção de um ambiente pedagógico inclusivo e ecologicamente sustentável nas escolas da rede pública de educação básica. Keila Deslandes Coordenadora da Série

ISBN 978-85-7526-490-4

9 788575 26490 4

CAPA Conceitos e praticas para pensa_100810_Tales.indd 1

10/08/2010 16:14:04


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.