Comunicação e mobilização social na prática de polícia comunitária

Page 1

8

• Entre o espetáculo, a festa e a argumentação: mídia, comunicação estratégica e mobilização social Rennan Mafra • Mídias comunitárias, juventude e cidadania Rafaela Lima (org.) • Mobilização social: um modo de construir a democracia e a participação José Bernardo Toro, Nísia Maria Duarte Furquim Werneck Mais livros no site www.autenticaeditora.com.br

Capa Comunicacao e mobilizacao221010.indd 1

www.autenticaeditora.com.br 0800 2831322

Comunicação e mobilização social na prática de polícia comunitária

Márcio Simeone Henriques

Outros títulos da coleção • Comunicação e estratégias de mobilização social Márcio Simeone Henriques (org.)

comunicação e mobilização social

Apontar os principais desafios da prática conhecida como policiamento comunitário e identificar a mobilização social como principal instrumento para o sucesso dessa política de segurança pública é o que pretende esta obra, integrante da coleção Comunicação e Mobilização Social. Com uma escrita acessível aos leigos e esclarecedora para os especialistas no assunto, o livro possibilita ao leitor refletir sobre a necessidade da integração entre policiais e cidadãos, além de esclarecer como é desenvolvido o trabalho dos policiais dentro das comunidades. Esta obra, organizada de forma didática, certamente contribuirá para os programas de formação dos quadros policiais e para elucidar dúvidas e discussões prementes sobre o tema, por meio de atividades relacionadas à área da Comunicação Social.

Comunicação e mobilização social na prática de polícia comunitária

Márcio Simeone Henriques é relações públicas e professor do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e doutor em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais, dedica-se aos estudos sobre Comunicação para Mobilização Social. Na última década dirigiu pesquisas específicas sobre a mobilização social nas práticas de polícia comunitária, atuando como instrutor dessa temática nos cursos de Multiplicador de Polícia Comunitária para a Secretaria de Defesa Social de Minas Gerais (SEDS-MG) e para a Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP). É autor da tese Falar para a sociedade, falar com as comunidades: o desafio da construção do diálogo na comunicação pública da Polícia Militar de Minas Gerais. Publicou os livros Comunicação e estratégias de mobilização social (coautor e organizador) e Visões de futuro: responsabilidade compartilhada e diálogos com a comunidade (coorganizador), ambos pela Autêntica Editora.

O policiamento comunitário é uma prática que se estende cada vez mais no Brasil como política de segurança pública eficiente. Sua principal característica é aproximar as agências policiais dos cidadãos a quem devem servir, para prevenir crimes e diminuir a violência a partir da cooperação organizada da comunidade. Mas as indagações em torno dessa ainda recente prática começam a surgir. Como não é possível definir o termo “comunidade” sem inseri-lo no ambiente em que se utilizará o policiamento comunitário, é complicado ter um guia prático que padronize as ações de mobilização. Para discutir sobre esse processo de inserção do policiamento comunitário e as formas de comunicação e mobilização social em torno dessa política, Márcio Simeone Henriques apresenta, nesta obra, novas possibilidades de lidar na prática com o processo de coletivização das temáticas relativas à segurança pública. Além disso, reflete sobre os principais dilemas que surgem no dia a dia de um policial comunitário. O livro mostra a importância da mobilização social na prática do policiamento comunitário, que não consiste apenas em divulgação e propaganda, mas, principalmente, em um suporte para proporcionar um ambiente favorável para a cooperação entre a comunidade e a polícia. Afinal, esse processo de mobilização é a interação entre os sujeitos que agem coletivamente em prol da segurança pública.

3/11/2010 09:43:58


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.