Cidades Brasileiras - Atores, processos e gestão pública

Page 1

10:28

Page 1

“A pesquisa [...] busca analisar processos de invenção das tradições, refletindo sobre o fenômeno da mudança ou dinâmica cultural em meio à qual se pode perceber a construção do ‘típico’ em cenários de consumo alimentar, no contexto urbano de Fortaleza e municípios de sua região metropolitana.” (Irlys A. F. Barreira e Maria Sulamita de A. Vieira)

“No Brasil, observa-se, no campo da cooperação intergovernamental, o surgimento de algumas experiências de gestão urbana responsáveis pelo estabelecimento de relações cooperativas e colaborativas entre municípios integrantes de Regiões Metropolitanas...” (Maria do Livramento Miranda Clementino)

“É [...] pretensão das reflexões neste ensaio empreendidas assinalar certas contradições urbanas mediante o cotejamento de algumas dimensões e imagens peculiares às cidades patrimônios culturais da humanidade, tal como se constituem em São Luís, simultaneamente aos problemas candentes das relações sociais e da vida material que lhe alteram o sentido ou lhe impossibilitam a urbanidade...” (Raimunda Nonata do N. Santana)

ANTÔNIA JESUÍTA DE LIMA é mestre em Serviço Social e doutora em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). É professora no Departamento de Serviço Social e nos cursos de mestrado em Políticas Públicas e Desenvolvimento e Meio Ambiente da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Integra o grupo de pesquisa Cidade, Tempo e Espaço (UFPI). Desenvolve pesquisas nas áreas de pobreza urbana, avaliação de políticas públicas e gestão local. Entre outros trabalhos, publicou os livros: Favela COHEBE: uma história de luta por habitação popular e As multifaces da pobreza: representações simbólicas dos pobres urbanos.

“[...] assiste-se no Brasil ao acirramento das diferenças sociais urbanas que têm, na segregação e na violência, a sua face mais visível, não escapando São Luís [...], que, entre todas as "cidades" nela existentes, apenas uma – a situada na estreita e reduzida faixa litorânea – seja a feliz destinatária dos mimos e cuidados públicos e privados.” (Frederico Lago Burnett) “O relato e a análise da experiência do planejamento estratégico de Teresina [...] fornecem "pistas" sobre como o Estado formula hoje políticas urbanas, ajustando-as aos interesses do setor privado e promovendo ações de desenvolvimento local estrategicamente articuladas com as empresas.” (Antônio Cardoso Façanha) “A política de regularização fundiária, atualmente conduzida, ressalta a importância de prover os moradores da cidade informal de direitos de propriedade [...] propõe uma regularização que formalize esses territórios informais, transformando-os num mercado fundiário-imobiliário controlado pelo município.” (Maria de Fátima C. M. Gomes, Gabriela Lema Icasuriaga e Lenise Lima Fernandes)

ISBN 978-85-7526-258-0

9 788575 262580

www.autenticaeditora.com.br 0800 2831322

“Cidade contemporânea, cidade pós-moderna ou, simplesmente, cidade moderna. Eis algumas expressões, ainda que polêmicas, utilizadas para designar tempo, dinâmicas, formas e relações sociais que impregnam a ‘condição urbana’ da história recente das cidades...” (Carlos Sait P. de Andrade)

Antônia Jesuíta de Lima (Org.)

29/8/2007

CIDADES BRASILEIRAS - ATORES, PROCESSOS E GESTÃO PÚBLICA

cidades_brasileiras_montada.qxp

“A cidade noturna é, à luz das mentalidades e da cultura, um lugar encantador, sedutor, alegre e pacífico e, paradoxalmente, perigoso, pleno de práticas criminosas, imorais e indesejáveis.” (Bernardo Pereira de Sá Filho).

CIDADES BRASILEIRAS ATORES, PROCESSOS E GESTÃO PÚBLICA Antônia Jesuíta de Lima (Org.)

“[...] ao encerrar a imagem dos pobres urbanos [...] na idéia de que sejam, primordialmente, pessoas impossibilitadas de ter bens materiais [...], os jornais teresinenses contribuem para a negação de qualquer indicativo da existência, entre essas pessoas, de concepções e práticas culturais.” (Hugo Sampaio Assunção) “A cidade, ao ter o espaço urbano modernizado e com maior visibilidade, expulsa os mais pobres para áreas periféricas, sem criar meios para atender às suas demandas, o que não significa necessariamente que os pobres não resistam ao uso dos espaços modernizados.” (Francisco Alcides do Nascimento) “Os apontamentos [...] resultam de um esforço que visa uma reflexão mais detida sobre a inventividade do cotidiano efetuada pelos cineastas ditos marginais do início da década de 1970 [...] que, sob o impacto da pós-modernidade [...] buscavam, através da linguagem filmográfica, ressignificar o mundo à sua volta e especialmente confirmar o seu lugar na cidade.” (Edwar de A. Castelo Branco)


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.