Esta compacta e vigorosa publicação, Formação de professores e Direitos Humanos: construindo escolas promotoras da igualdade, de Keila Deslandes, incide com muita propriedade no contexto brasileiro recente, marcado por ameaças aos valores democráticos. Cartografando o campo de tensões que se estabeleceu nacionalmente em torno dos temas gênero e diversidade nas escolas e políticas educacionais, a autora recuperou, em seu texto, análises sobre o conceito de gênero e sua incidência nos principais documentos federais, que embasaram as políticas educacionais do Brasil no período 2005-2015. Além disso, mapeou o revide de grupos fundamentalistas religiosos atuantes no poder Legislativo, analisando as alterações dos PNEs relativas à temática gênero e diversidade, bem como projetos de lei elaborados para impedir a abordagem de gênero nas escolas. Constituiu, com sobriedade, o campo controverso dos usos da categoria gênero, convidando, assim, o/a leitor/a a refletir sobre as políticas educacionais brasileiras contemporâneas e o papel das escolas na promoção da igualdade de gênero.
Alcilene Cavalcante de Oliveira Historiadora, doutora em Letras (UFMG), com pós-doutorado em História (UFF) Professora Adjunta da Universidade Federal de Goiás
DA
PR
OIB
A
V
EN
D
I
ISBN 978-85-8217-807-2
9 788582 178072
Cadernos da Diversidade
Formação de professores e Direitos Humanos
Keila Deslandes é professora do Departamento de Educação da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Coordenou o curso Gênero e Diversidade na Escola e o curso de especialização em Gestão de Políticas Públicas com ênfase em Gênero e Relações Etnorraciais, ambos oferecidos na modalidade a distância para centenas de educadoras/es e gestoras/es públicas/os de diversas localidades brasileiras, em especial em Minas Gerais e no Acre. Coordenadora do Programa de Educação para a Diversidade (PROGED) e da série Cadernos da Diversidade, é autora, coautora, organizadora, orientadora e revisora de diversas contribuições acadêmicas para as áreas de formação de professoras/es, gênero, direitos humanos e educação para os direitos humanos, nas quais vem atuando há mais de dez anos. Atualmente, coordena uma pesquisa nacional que pretende fornecer uma avaliação do Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero, que tem apoio da SPM, do CNPq e da ONU-Mulheres.
Formação de professores e Direitos Humanos: construindo escolas promotoras da igualdade Keila Deslandes
Por entender a escola como um locus privilegiado de socialização secundária e de construção de valores e conceitos fundamentais no processo de educação para a cidadania, o Programa de Educação para a Diversidade oferece cursos para a formação de professores e professoras para as temáticas da diversidade, dos direitos humanos, da equidade de gênero, das relações étnico-raciais e, ainda, da sustentabilidade ambiental. A série Cadernos da Diversidade, publicada com apoio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI/MEC), tem como objetivo fornecer argumentos teóricos e práticos – de ordem pedagógica, histórica, sociológica, cultural, jurídica, psicossociológica e econômica – para provocar uma ruptura no ciclo perverso das desigualdades e da destruição dos recursos naturais, incentivando, assim, o amplo debate e a criação de projetos de intervenção com foco na promoção de um ambiente pedagógico inclusivo e ecologicamente sustentável nas escolas da rede pública de educação básica.