Canção Popular Brasileira e Ensino de História – Palavras, sons e tantos sentidos

Page 1

E

Marcos Napolitano

Sobre a autora

Capa Cancao Popular_080512_cecilia.indd 1

Coleção Práticas Docentes

A Coleção Práticas Docentes direciona-se aos docentes da educação básica em suas três etapas: educação infantil, ensino fundamental e ensino médio. Os autores que a integram aceitam o desafio de fazer a mediação entre o conhecimento produzido no ensino universitário e as práticas educacionais dos professores das diferentes áreas da educação básica. Com esse propósito, os livros que a compõem apresentam ferramentas teórico-metodológicas para serem utilizadas segundo os saberes dos docentes da educação infantil e dos ensinos fundamental e médio na contemporaneidade.

www.autenticaeditora.com.br

Palavras, sons e tantos sentidos

Miriam Hermeto é professora do Departamento de História da FAFICH/UFMG, com doutorado nessa área de conhecimento e mestrado em Educação, ambos pela mesma universidade. Tendo atuado na educação básica por alguns anos, mantém o foco nesse segmento de ensino, trabalhando com formação continuada de professores e produção de materiais didáticos e paradidáticos. Como pesquisadora, além das preocupações com o processo de ensino-aprendizagem da história escolar, tem empreendido investigações no campo da história cultural e política do Brasil contemporâneo, pós-década de 1960. Autora e intérprete em projetos de aula-show sobre diferentes temáticas, tem utilizado esse recurso para refletir (e provocar reflexões) sobre as relações entre história e música. Compreende seu ofício como um eterno redescobrir do gosto e do sabor da festa – seja na ciranda da educação, seja interrogando a ação dos homens no tempo. E-mail: miriamhermeto@gmail.com

ISBN 978-85-65381-20-8

CANÇÃO POPULAR BRASILEIRA E ENSINO DE HISTÓRIA

ste livro oferece ao leitor o resultado de cerca de quinze anos de experiência com docência na educação básica, no ensino superior e em pesquisas sobre História, Ensino e Música. Destinado, em especial, à formação continuada de professores do ensino médio, a autora não apenas mostra como usar os diferentes gêneros da canção popular brasileira como fonte e objeto de pesquisa em sala de aula, como também apresenta uma abordagem inovadora sobre o circuito das comunicações no campo da música.

Miriam Hermeto

decodificar o que se ouve na canção, tomada como expressão conjunta “letra & música”, deve suscitar novas escutas por parte dos alunos. Estes, por sua vez, podem apresentar novos olhares sobre a canção, adensando a proposta inicial do professor. Problemáticas e perspectivas que parecem tão complexas e intransponíveis são abordadas neste livro de Miriam Hermeto de maneira clara, direta e sofisticada, sem concessões a modismos pedagógicos ou historiográficos. Esta obra aposta no diálogo com o professor, visto como interlocutor fundamental para que a escola, sobretudo a escola pública, reconquiste seu papel na sociedade. Ninguém melhor que uma professora, cantora e historiadora (apaixonada pela canção), como a autora deste livro, para prosseguir nessa prosa, disfarçada de poesia. Ou seria o contrário?

Coleção Práticas Docentes

Miriam Hermeto

CANÇÃO POPULAR BRASILEIRA E ENSINO DE HISTÓRIA Palavras, sons e tantos sentidos

Cada vez mais o professor é solicitado para incorporar os materiais artísticos e culturais em sua prática docente. Para o professor de linguagens e humanidades, particularmente para o professor de História, essa demanda é ainda mais intensa, pois a canção popular é um dos documentos históricos mais expressivos do século XX, consagrado como o “século da canção”. Além disso, ela é depositária da memória oral brasileira, que remonta ao fundo dos tempos. Portanto, incorporar a canção como material gerador de aprendizado e fonte de conhecimento histórico é praticamente uma exigência no trabalho docente. Mas esse tipo de material quase sempre coloca vários desafios ao professor: qual gênero ou tipo de música deve ser analisado em sala de aula? Como enfrentar a questão da linguagem musical, na qual raramente o professor tem formação? Como lidar com as diferenças entre as escolhas dos professores e o gosto musical dos alunos? Onde obter fonogramas antigos e fora do mercado, para que o trabalho escolar não seja a mera continuidade do que se ouve na mídia? No caso do ensino médio, foco das sugestões e discussões deste livro, a necessidade de ampliação de repertório, encarada como formação de cidadania cultural, passa pelo conhecimento da rica tradição musical brasileira. Afinal, gêneros como samba, bossa-nova, MPB, baião, “música caipira”, rap, entre outros, foram consagrados não apenas como meros entretenimentos musicais, mas como projetos de educação sentimental e política dos ouvintes. Este livro, ao discutir a educação escolar a partir das canções, vai ao encontro dessa tradição, valorizando a escuta como elemento central para o uso da canção pelas escolas. A escuta de professores e alunos – a um só tempo prazerosa, atenta e sistemática –, vivida como experiência cultural no sentido forte do termo, pode ser um instigante método de abordagem da canção em sala de aula. A escuta do professor, informada não apenas pela sua eventual sensibilidade, mas também pela busca de informações que permitam

23/05/12 16:38


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.