A infância na mídia

Page 1

Márcio Venício Barbosa Professor da UFRN

Capa_Infancia_midia.indd 1

Que imagens a TV oferta à sociedade acerca da infância e dos problemas sociais que a afetam, como a violência? Como as interações constituídas entre crianças e mídia impactam o processo de socialização? Pesquisadores se reuniram nesta coletânea para responder a essas e outras questões referentes ao universo da infância, atentos às peculiaridades do contexto em que vivemos, marcado pela tecnologia midiática e pela supremacia do consumo. Esta publicação é uma importante colaboração para a reflexão sobre infância, mídia, sociedade e cultura, lançando à escola o status de lugar privilegiado para pesquisas multidisciplinares, como a que apresentamos aqui. Deixando de lado o maniqueísmo primário que destina à mídia o rótulo de agente do mal e aos telespectadores a posição de passivos e vítimas, os autores exploram o tema de forma crítica, compreendendo a complexidade do assunto tratado e dos atores envolvidos. O livro foi produzido para profissionais de educação e da mídia, pais, gestores de políticas públicas da educação, de escolas e de projetos socioeducativos.

ISBN 978-85-7526-387-7

www.autenticaeditora.com.br 0800 2831322 9

7 8 8 5 7 5

2 6 3 8 7 7

A infância na mídia

os jovens brasileiros de classe média povoarem progressivamente as crônicas policiais. Não é mais possível reservar um pequeno espaço do planeta para nele vivermos uma paz forjada. Precisamos acompanhar o novo conceito de criança, considerando seus direitos, em sua inserção no mundo adulto contemporâneo, e não em um mundo idealizado para ela e nem sempre por ela. No Brasil atual observamos extremos intrigantes, ou pelo menos deles temos notícia: podemos encontrar meninos escravos, obrigados a retirar o carvão dos fornos que consomem as matas para a produção de minérios, e outros que se entregam por horas à televisão. Entre esses extremos, porém, estão milhões de crianças, expostas diariamente às mais diversas manifestações da mídia. É justamente na intercessão mídia e infância que se encontra esta coletânea de textos produzidos por múltiplos olhares de estudiosos sobre fenômenos que vão dos jogos eletrônicos, passando pela propaganda comercial e pelas interações entre tv e crianças, até chegar às imagens da infância inventadas pelos meios de comunicação e pela sociedade. Estes estudos contribuem de modo significativo para o diálogo aberto nos últimos anos pelos representantes de linhas de pesquisa de várias áreas e campos do saber, interessados em compreender melhor e mais o universo cultural da infância e sua correspondente interação com a mídia.

A infância na mídia Kely Cristina Nogueira Souto Marco Antônio de Souza Sandra Pereira Tosta Graziela Valadares Gomes de Mello Vianna Ruth Ribeiro (Orgs.)

Parece prevalecer ainda uma visão romântica da infância como um paraíso. E isso faz com que, por vezes, até mesmo os que tenham vivido uma infância difícil dela se lembrem com saudade. Entretanto, não se pode esquecer que essa visão sempre conviveu com situações de opressão e de exploração infantil, que só foram enxergadas e denunciadas no século XX. A criança talvez esteja entre os últimos segmentos humanos a verem seus direitos declarados e aceitos, num mundo de uma liberdade espantosamente limitada pelas leis do mercado. E são essas mesmas leis que impelem muitos adultos, ainda, ao exercício da exploração de crianças em práticas rentáveis e, até o momento, não combatidas de forma eficiente ao ponto de serem erradicadas, como o trabalho escravo, a prostituição infantil e o uso das crianças no tráfico de drogas. Talvez menos longe do que imaginamos estar desses extremos, estejam também aquelas que chamamos de “nossas crianças”, expressão que pode se referir a todo o conjunto das crianças do planeta, em um documento da ONU; às crianças brasileiras, na voz indignada de um jornalista na televisão; às crianças vítimas da violência das grandes cidades, na voz verdadeiramente indignada das mães que perdem os filhos... Mas esse é um possessivo que se encontra com mais frequência entre aqueles que acreditam ainda ter os filhos sob uma redoma de bons colégios, cercas elétricas, vidros fumê e planos de saúde. Essa ilusão, que produz e reproduz ela mesma suas violências, tem-se mostrado bastante frágil, sobretudo quando vemos

26/1/2010 15:39:42


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
A infância na mídia by Grupo Autentica - Issuu